sexta-feira, abril 22, 2022

Prefeitura de Sertânia inicia preparativos para a Expocose 2022


Após dois anos de paralisação, por causa da pandemia da Covid-19, a Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos (Expocose) será realizada neste ano. A Prefeitura de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, iniciou os preparativos para a edição 2022.

O vice-prefeito e secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Toinho Almeida, se reuniu com parceiros para discutir a parte técnica do evento.

"Estamos ansiosos para o evento deste ano, pois sabemos o quanto ele fez falta na vida dos criadores. Vamos trabalhar para realizar uma das melhores edições da nossa feira de animais", destacou Toinho. Após a reunião, ficou decido que o evento deverá acontecer de 27 a 31 de julho.

Por G1 Caruaru


Craque do jogo: (Vídeo) Cachorro invade campo na final do Pernambucano e rouba a bola e a cena nos Aflitos




Um dos cachorros da Polícia Militar que participava da segurança da final do Campeonato Pernambucano, entre Náutico e Retrô, invadiu o gramado dos Aflitos no fim do segundo tempo, na noite desta quinta-feira. A participação do Pastor Belga levou um minuto e meio e, após algumas vaias, ganhou aplausos da torcida alvirrubra.     Vídeo abaixo


O cachorro, chamado Boris, só saiu do campo com a bola do jogo nos dentes após dois policiais conseguirem acalmá-lo. Novamente de coleira, ele deixou os jogadores retomarem a partida após se divertir.

Inicialmente, a Polícia Militar divulgou o nome do cachorro como "Zumbi", mas na realidade ele se chama Boris.

Por Redação do ge — Recife

Covid-19: ministro Queiroga oficializa fim de emergência sanitária




O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou a portaria de encerramento da emergência de saúde pública de interesse nacional da pandemia da covid-19, hoje (22). Essa condição reconhecia a gravidade da pandemia e dava base para políticas e medidas de autoridades de saúde nos níveis federal, estadual e municipal. A norma deverá ser publicada em edição especial do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira (22).

O fim da emergência de saúde pública terá um prazo de transição de 30 dias, para adequação dos governos federal, estaduais e municipais, ou seja, a portaria passa a valer em 22 de maio.

Em entrevista coletiva, o ministro e secretários da pasta afirmaram que essa mudança não comprometerá as diversas ações e o aporte de recursos para a vigilância em saúde.

“Mesmo que tenhamos casos de covid-19, porque o vírus vai continuar circulando, se houver necessidade de atendimento na atenção primária e leitos de UTI, temos condição de atender”, declarou.

Quanto à manutenção da condição de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o titular da pasta acrescentou que a portaria lida com o encerramento da emergência de saúde pública de interesse nacional, sem mencionar pandemia ou endemia.

Jovem indígena da cidade de Pariconha, no Sertão de Alagoas, é aprovado em universidade internacional



Um jovem indígena morador do município de Pariconha, no Sertão de Alagoas foi aprovado na Universidade UNILA, localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná. Wilker participou de um processo seletivo exclusivo para indígenas de várias nacionalidades sul-americanas, entre eles representantes da Colômbia e da Venezuela, além de outros povos indígenas brasileiros.

De acordo com a mãe do universitário, o jovem concluiu o Ensino Médio em 2021, na Escola Estadual Delmiro Gouveia; seu tempo era dividido entre os estudos e um estágio em uma agência bancária na cidade de Delmiro. “Além disso, foi um ano muito difícil por conta da pandemia”, ressaltou.

O ingresso na UNILA se deu, principalmente, com base nas notas obtidas na escola. A universidade fica em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Sobre a UNILA

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana é um projeto único na história do ensino superior na América Latina. A sua vocação é a de contribuir para o desenvolvimento e a integração latino-americana, com ênfase no Mercosul, por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico e da cooperação solidária entre as universidades, organismos governamentais e internacionais.

É uma universidade aberta para a América Latina e Caribe: alunos e professores são selecionados e recrutados nos vários países latino-americanos e caribenhos, buscando uma proporção de metade de alunos não brasileiros e a outra metade formada por brasileiros.

É uma universidade pública ligada à rede de universidades federais brasileiras. Entretanto, embora esteja localizada dentro de um país, tem como horizonte o compartilhamento de conhecimentos em todos os campos do saber e entre os países do continente.

A escolha da cidade de Foz do Iguaçu como local da instalação da UNILA insere-se no contexto da Região Trinacional entre Argentina, Brasil e Paraguai e será um importante laboratório intercultural e multiétnico.

Professora cai de motocicleta e morre atropelada por carreta em Arapiraca, AL

Professora Fernanda Barbosa de Oliveira morreu em acidente entre carretas e motocicleta em Arapiraca, Alagoas — Foto: Reprodução/Facebook

Uma professora de 35 anos morreu em um acidente entre uma carreta e uma motocicleta na manhã desta sexta-feira (22), em Arapiraca, no Agreste de Alagoas. A morte de Fernanda Barbosa de Oliveira foi confirmada pelo Sindicato dos Professores do Estado de Alagoas (Sinpro - Alagoas).

Segundo testemunhas, a professora guiava sua motocicleta e quando fez uma ultrapassagem perigosa, ficou entre duas carretas. Ela se desequilibrou, caiu na pista e foi atropelada por uma das carretas.

Fernanda Barbosa era professora no Colégio Santa Afra, em Arapiraca. No momento do acidente, ela ia para o trabalho. Por meio de nota, o Sinpro-Alagoas lamentou o falecimento da professora (confira nota na íntegra ao final do texto).

Em suas redes sociais, a professora mostrava sua paixão pela educação, matemática e raciocínio lógico, xadrez e corrida.

O Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionados para o local do acidente.

Leia a nota do Sindicato dos Professores do Estado de Alagoas:

É com profundo pesar que a direção do Sindicato dos Professores do Estado de Alagoas comunica o falecimento da professora Fernanda Barbosa. Infelizmente, ao se dirigir ao trabalho, a professora acabou se envolvendo num acidente de trânsito e veio a falecer no local. Fernanda era professora do Colégio Santa Afra.

Os nossos sinceros sentimentos aos familiares, amigos e estudantes da instituição de ensino.


Por g1 AL

Petrolândia: Dr. Blênio Alves (Endoscopia Digestiva) atende na Clínica e Laboratório Jaques na próxima terça (26); tem preços promocionais nas 5 primeiras vagas

A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Petrolândia na AV. Djalma Wanderley, informa que Dr. Blênio Alves (Endoscopia Digestiva) atende na terça-feira, 26 de abril de 2022. 

As 5 primeiras vagas com preços promocionais

 Agende já!

Blog de Assis Ramalho
Informação: Clínica e Laboratório Jaques

Chesf altera vazões em Sobradinho e Xingó neste final de semana


Barragem de Sobradinho

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que as vazões nas Usinas de Sobradinho e Xingó serão alteradas neste final de semana. A partir do domingo (24), Sobradinho terá redução da vazão do patamar de 2.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 1.900 m³/s, devendo permanecer até nova avaliação.

A Usina de Xingó, por sua vez, terá vazão de 1.500 m³/s na sexta-feira (22) e, a partir do sábado (23), será elevada para o patamar de 2.000 m³/s, que deverá permanecer até nova reavaliação.

Os valores correspondem à defluência (água de saída) total dos reservatórios, podendo ser vertida e/ou turbinada, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS.

A situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco e conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS.

A Companhia ressalta fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista o período úmido ainda em curso e a possibilidade de elevação das vazões, a depender da evolução do quadro de chuvas na Bacia

Informação: Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) 

Jovem morre em acidente de moto em Paulo Afonso, Bahia


Um jovem morreu e outro ficou ferido em um acidente de motocicleta (tipo queda) na madrugada desta sexta-feira, 22 de abril, na estrada de acesso ao povoado Alto da Espora – Povoado Riacho, na área rural de Paulo Afonso, Bahia.

Segundo ocorrência resgistrada pela Polícia Militar, “Iagney dos Santos Carvalho, 29 anos, residente no povoado Riacho, veio a óbito, atestado pelo médico do SAMU e a segunda vítima, que sofreu algumas escoriações pelo corpo trata-se de Brendo de Lima Medeiros, 22 anos.”

Após constatado o óbito, os militares aguardaram no local a chegada da Polícia Técnica, que chegou por volta das 04:40. A Polícia Civil está investigando a causa do acidente. O corpo da vítima foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Paulo Afonso.

Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte do jovem. “Você mostrou a todos o significado da palavra respeito. Da infância sofremos, crescemos, lutamos e conseguimos. Fomos, somos e sempre seremos resistência”, homenageou Rafael Lima. (veja abaixo).



Por Redação (pa4.com.br)

Morre no RJ menina imprensada por carro alegórico após desfile


A menina Raquel Antunes da Silva, de 11 anos — Foto: Reprodução/TV Globo

Morreu no início da tarde desta sexta-feira (22) a menina atropelada pelo carro abre-alas da Em Cima da Hora. Raquel Antunes da Silva, de 11 anos, foi imprensada por um poste e a alegoria da escola e chegou a perder a perna direita durante uma cirurgia complexa.

Raquel estava internada em estado gravíssimo no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio de Janeiro, e, segundo funcionários da unidade, teve uma hemorragia interna.

Uma funcionária disse que a tia da menina ligou para a mãe de Raquel para informar sobre a morte. Ao chegar ao hospital, Marcela Portelinha, desmaiou. Ela está grávida.

Durante a cirurgia, que durou mais de 6 horas, Raquel sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ela também teve traumatismo no tórax e respirava por aparelhos.

Suspeito de fingir passar mal para não pagar a conta é investigado por golpes em 6 estados


Golpista do restaurante foi preso em Palmas — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

O homem preso em Palmas suspeito de dar calote em um restaurante da Praia da Graciosa é investigado por golpes em outros seis estados e no Distrito Federal. Ruan Pamponet Costa foi detido na capital dois dias depois de fingir passar mal para não pagar uma conta de R$ 6 mil em Goiânia. Após deixar a cadeia ele consumiu mais de R$ 5,2 mil em produtos e serviços em um estabelecimento da TO e se recusou a pagar o valor. (Veja o vídeo acima)

Após a prisão Ruan Pamponet foi levado para uma delegacia, onde confessou o crime, e depois foi levado para a Unidade Penal de Palmas. Nenhum advogado do suspeito foi localizado.

Segundo um levantamento feito pelo g1 Ceará, Ruan é suspeito cometer o mesmo crime desde 2019 em estabelecimentos de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará e no Distrito Federal. Em cidades do nordeste, ele teria se passado por jogador de futebol e dado calotes de R$ 2 mil e R$ 4 mil.

Caixa paga hoje Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 5



A Caixa Econômica Federal paga hoje (22) a parcela de abril do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 5. O valor mínimo do benefício é de R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil.

DJ de reggae e amigo morrem depois de serem atingidos por tiros durante festa no Ceará

DJ Thiago Poeta, 36 anos (à esquerda) e o amigo Robervânio, conhecido como "Catita Roots", de 34 anos, foram mortos a tiros durante festa de reggae em um clube na Praia de Iracema, em Fortaleza. — Foto: Reprodução

Um DJ, de 36 anos, e o amigo dele, de 34 anos, foram mortos depois de serem atingidos por tiros durante uma festa em um clube de reggae nem Fortaleza, na noite de quarta-feira (20). O crime aconteceu na Rua José Avelino, na Praia de Iracema. Conhecidos como DJ Thiago Poeta e "Catita Roots", as duas vítimas chegaram a ser socorridas para o hospital Instituto José Frota (IJF), mas não resistiram aos ferimentos.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os homens, que não tiveram as identidades divulgadas oficialmente, foram lesionados durante a festa. Não há informações sobre como o crime aconteceu.

Ainda de acordo com a SSPDS, uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) investiga as circunstâncias do duplo homicídio. A polícia realiza buscas para tentar identificar os suspeitos.

Policial Civil comete suicídio em Caruaru/PE


Um agente da Polícia Civil cometeu suicídio na manhã desta quinta-feira (21), no apartamento que morava na Vila Serena, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Adilson Vieira da Silva, de 41 anos, era lotado na 1ª delegacia de Caruaru. A Polícia Militar, o Instituto de Criminalística e a Polícia Civil estiveram no local, o corpo foi encaminhado para o IML.

Postado Por: Paulo Fernando
Via Portal Agreste Violento

INSS paga primeira parcela do 13º para mais de 31 milhões a partir de segunda. Veja calendário



Mais de 31 milhões de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) começam a receber a priemeira parcela da antecipação do 13º a partir desta segunda-feira, dia 25. O pagamento será escalonado até o dia 6 de maio.

A parcela é paga primeiro aos segurados que ganham até um salário mínimo (R$ 1.212), de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS), e depois se estende aos demais. O valor é pago junto com os benefícios de abril. A segunda parcela será paga entre 25 de maio e 7 de junho, com os benefícios de maio.

Segundo cálculos do governo, o adiantamento vai permitir que mais de R$ 56,7 bilhões sejam injetados na economia — R$ 28,3 bilhões referentes a cada uma das duas parcelas.

Têm direito ao 13º do INSS todos os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

O extrato pode ser resgatado no site Meu INSS. Lá, o segurado deve fazer login, na tela inicial, e procurar o serviço "Extrato de Pagamento", onde pode acessar os detalhes do pagamento do benefício. O procedimento também pode ser feito pelo aplicativo do Meu INSS, disponível para Android e IOS.
Confira o calendário da primeira parcela do 13º

Confira manchetes dos principais jornais do país desta sexta-feira 22 de abril de 2022

 

Petrolândia: Saúde & Sorriso Consultórios Especializados informa que Drª Débora Pereira (Cirurgiã Dentista/Endodontia) atende nesta sexta (22) e sábado (23)

 

Saúde & Sorriso Consultórios Especializados, localizado em Petrolândia na Rua Higino Alexandre Araújo, 96 - Quadra 02 (rua do antigo Lili Magazine) informa que Drª Débora Pereira (Cirurgiã Dentista/Endodontia) atende na tarde desta sexta-feira (22/04)) e na manhã de sábado (23/04/).

Telefone para marcação de consultas: (81) 9.9669-7052

Saúde & Sorriso Especialidades Odontológicas

Petrolândia (PE)
Rua Higino Alexandre Araújo, 96 - Quadra 02
Contatos: 9.9669-7052

Jatobá (PE): Mini Shopping Itaparica - Box 10 - Itaparica
Fone: (87) 9.8165-0406

Blog de Assis Ramalho
Informação: Saúde & Sorriso Consultórios Especializados

Petrolândia: Cantor Rahmon Lima abre agenda do final de semana no Maria Fumaça nesta sexta (22/04); Programação vai até o domingo, confira

 


O cantor Rahmon Lima abre a agenda do final de semana do Maria Fumaça neste sexta (22//04/2022).

Confira acima as demais atrações que vão agitar o bar mais badalado da cidade neste final de semana.

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

O funcionamento desta sexta-feira é até às 24:00

Petrolândia: Confira especialistas que atendem na MAIS SAÚDE nesta sexta-feira-feira (22/04/2022) e agende sua consulta

 


A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa a relação de especialistas que atendem na próxima sexta-feira (2204/2022): VEJA NO QUADRO ACIMA

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

Guilherme Coelho comemora o envio de 24 navios com fertilizantes russos para o Brasil



Desde o início da guerra na Ucrânia, a disponibilidade de fertilizantes russos no mercado nacional passou a preocupar os produtores rurais. Apesar das sanções internacionais contra a Rússia, o país enviou 24 navios transportando o produto para o Brasil.

Segundo o pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho, a manutenção do comércio de fertilizantes é resultado de acordos fechados durante o encontro econômico promovido pelo Conselho Empresarial Brasil-Rússia, realizado no mês de fevereiro.

A delegação brasileira esteve em Moscou para se reunir com autoridades e empresários russos. Guilherme Coelho integrou a comitiva e aproveitou a oportunidade para reivindicar a potencialização das exportações dos adubos para atender a demanda nacional.

Hoje estão a caminho dos portos brasileiros aproximadamente 700 mil toneladas, principalmente cloreto de potássio. A carga ajudará a conter a alta nos preços dos fertilizantes que vem impactando a produção de alimentos.

"É importante destacar que o aumento no preço dos fertilizantes prejudica tanto os produtores rurais, quanto o consumidor que precisa desembolsar mais dinheiro na hora de fazer as suas compras. Estamos ansiosos pela chegada desse carregamento para adubar as nossas lavouras e estabilizar os preços", comentou Guilherme Coelho.

Marcela Cavalcanti
Assessora de Comunicação

Guilherme Coelho comemora o envio de 24 navios com fertilizantes russos para o Brasil

Guilherme Coelho - Foto: Lúcia Xavier/BlogAR

Desde o início da guerra na Ucrânia, a disponibilidade de fertilizantes russos no mercado nacional passou a preocupar os produtores rurais. Apesar das sanções internacionais contra a Rússia, o país enviou 24 navios transportando o produto para o Brasil.

Segundo o pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho, a manutenção do comércio de fertilizantes é resultado de acordos fechados durante o encontro econômico promovido pelo Conselho Empresarial Brasil-Rússia, realizado no mês de fevereiro.

A delegação brasileira esteve em Moscou para se reunir com autoridades e empresários russos. Guilherme Coelho integrou a comitiva e aproveitou a oportunidade para reivindicar a potencialização das exportações dos adubos para atender a demanda nacional.