segunda-feira, 22 de junho de 2020

Fux rejeita julgamento no STF de ação que pode reabrir caso da facada em Bolsonaro



O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta segunda-feira (22) que o processo sobre a perícia no celular do advogado de Adélio Bispo, autor da facada no então candidato a presidente Jair Bolsonaro em 2018, deve retornar para o TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

O magistrado foi escolhido na sexta-feira (19) relator do mandado de segurança, que é movido pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O TRF-1 já examinou o assunto e decidiu em fevereiro remeter o caso ao STF, onde a ação deu entrada na semana passada.

Uma eventual autorização para a Polícia Federal analisar o aparelho e outros materiais apreendidos no escritório de Zanone Manuel de Oliveira pode levar à reabertura das investigações sobre a tentativa de assassinato do hoje presidente.

A OAB tenta impedir a devassa no telefone para resguardar o sigilo profissional do advogado, garantido pela Constituição.

Jatobá: Prefeitura institui Conselho Municipal por Decreto. Vereador Zé Dantas contesta "de forma equivocada'

Foto: Lúcia Xavier - Blog de Assis Ramalho

Segundo o Vereador Zé Dantas, a Prefeitura de Jatobá, de forma a seu ver equivocada, criou  o  Conselho Municipal de Saneamento Básico por meio de decreto, quando legalmente, entende o Vereador a instituição dos conselhos deverá ocorrer por Lei Municipal, discutida e votada na Câmara.

Explica o Vereador, que os conselhos municipais são órgãos colegiados, instituídos pelos municípios, integrados por representantes dos próprios governos, assim como por representantes das entidades representativas das categorias econômicas de trabalhadores e patronais, enfim pela sociedade civil em geral, que têm a função de democraticamente auxiliar as administrações na formulação das políticas públicas de interesse local e acompanhar à aplicação dos recursos em suas respectivas áreas. Mas deverão serem criados por Lei; os decretos não têm a força jurídica, criá-los, apenas para regulamentar a lei que os cria, quando for o caso.

Afirma o Vereador Zé Dantas, que o Decreto Municipal 028/2020, que instituiu o Conselho Municipal de Saneamento Básico, além de inconstitucional, usurpa a função do vereador no seu papel de legislar sobre a matéria. E, acrescenta Zé Dantas, estranhar as razões pelas quais o executivo assim procedeu, quando deveria ter encaminhado projeto de lei ao legislativo, que o teria aprovado sem nenhum problema, haja visto tratar-se de assunto de interesse do Município, já que deverá viabilizar o recebimento de verbas federais, que espera sejam bem aplicadas em benefícios da população.

Zé Dantas finaliza dizendo esperar que a chefe do Rxecutivo torne sem efeito o Decreto 028/2020 e os demais atos dele decorrentes, sem o que, o Pder Legislativo,  será forçado a fazê-lo,  por meio de Decreto Legislativo

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Obs: De forma democrática este meio de comunicação [Blog de Assis Ramalho] deixa o espação aberto para resposta da prefeitura de Jatobá

Recife e mais sete capitais brasileiras não estavam prontas para flexibilizar, diz pesquisa de Oxford

São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Goiânia, Manaus e Porto Alegre 'não atenderam aos critérios da OMS, embora as políticas de resposta à Covid-19 tenham reduzido a mobilidade', de acordo o levantamento.

Oito das principais capitais do Brasil não estavam prontas para flexibilizar as medidas de isolamento social, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Oxford publicada nesta segunda-feira (22).

São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Goiânia, Manaus e Porto Alegre "não atenderam aos critérios da OMS, embora as políticas de resposta à Covid-19 tenham reduzido a mobilidade" dos habitantes, diz a pesquisa.

As principais deficiências, segundo os autores, são as seguintes:
  • Não há testes em volume adequado
  • Não há um programa de rastreamento de contato para tentar conter o contágio
  • Os brasileiros não sabem o que fazer se apresentarem sintomas ou se tiverem contato com pessoas que tiverem sintomas
A Escola de Governo da Universidade de Oxford tem analisado a forma como 170 países deram respostas à epidemia do coronavírus.

Petrolândia/Covid-19: Isolado após contato com pessoa de teste positivo, Inaldo reclama de boatos contra sua família e falta de informações da Secretaria de Saúde



"Eu atendi um cliente, terça-feira passada, dia 16/6, e na sexta-feira [19], ele me ligou, dizendo que testou positivo para Covid-19. Liguei para a Vigilância Sanitária e mandaram eu ficar isolado por dez dias. E aqui estou, desde sexta-feira, trancado no quarto", relata à reportagem do Blog de Assis Ramalho o cabeleireiro Inaldo Gonzaga, do tradicional Salão Recife, localizado no centro de Petrolândia. "Só que as pessoas estão espalhando que eu estou com o vírus e estão envolvendo minha família e meus filhos", reclama Inaldo sobre os boatos que acompanham o tormento de quem é exposto ao novo coronavírus e à maledicência.

O cabeleireiro não é a primeira pessoa da cidade que tem a vida infernizada por boatos de estar com Covid-19, sem nenhuma confirmação do diagnóstico, através de teste para a doença. Essa é outra preocupação de Inaldo. Segundo ele, falta atenção da Secretária Municipal de Saúde durante seu período de isolamento. "Estou isolado no meu quarto, não saio nem na sala. Desde sexta-feira que estou trancado". Perguntado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho se a Secretaria de Saúde deu algum tipo de assistência, Inaldo responde que não, "nem ligação [telefônica]". 

Nossa reportagem também perguntou sobre o teste de Covid-19, que ele vai fazer em um laboratório particular de Petrolândia, por conta própria. "Está agendado para quarta-feira [24/06]. Quem marcou o teste foi minha esposa. Quando o rapaz me ligou, dizendo que testou positivo para covid-19, imediatamente eu liguei para a Vigilância Sanitária e mandaram eu ficar isolado por dez dias. [Foi] só o que me disseram.
Por whatsapp, Inaldo procurou esclarecimento sobre o monitoramento e recebeu a seguinte mensagem. Sem pontuação ortográfica, a mensagem é dúbia. 


Redação do Blog de Assis Ramalho

Com mais 12 casos, Paulo Afonso registra 128 pessoas com Covid-19, 50 recuperadas e 5 mortes


O Boletim Informativo desta segunda-feira (22), registrou mais 12 casos positivos, aumentando para 128 infectados com a Covid-19. O número de mortes também aumentou, agora são 5 óbitos.

O centro de Paulo Afonso continua liderando os casos positivos. Foram 6 nas últimas 24 horas chegando a 44. Jardim Bahia, Chesf, Vila Moxotó e BTN vêm na sequência.

Os pacientes recuperados são 50, três a mais que o boletim de ontem quando registrava 47. Pessoas que estão sob suspeita são 39 e monitoradas 182.


Por PA4.COM.BR

Manari é a única cidade livre de Covid-19 em Pernambuco

Manari é o único município, até o momento, sem casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco (Créditos das fotos: Andre Julio Lacerda)
Manari é o único município, até o momento, sem casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco(Créditos das fotos: Andre Julio Lacerda)

Pernambuco só tem uma cidade livre da Covid-19. Decorridos 103 dias após o primeiro caso no Recife, a atualização do Painel da pandemia mostra que, praticamente, todos os municípios pernambucanos já têm casos confirmados. Essa conclusão foi possível graças a pesquisa junto aos 12 últimos municípios que ainda não constavam como contaminados nos Informes Epidemiológicos da Secretaria de Saúde de Pernambuco. O mapa da doença é constantemente atualizado pelos pesquisadores do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (Cieg) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O mesmo mostra a situação de cada município do estado e pode ser acessado no site: www.fundaj.gov.br, na aba “Mapeamento da Covid-19 em Pernambuco”.

“Foram necessários exatos 103 dias, pouco mais de 3 meses, desde o surgimento do primeiro caso em Recife, no dia 12 de março, para a pandemia atingir praticamente todos os municípios de Pernambuco, o que ocorreu no dia 22 de junho. As pandemias fazem parte da história da humanidade, sendo responsáveis por importantes mudanças no processo civilizatório, mas nunca sua difusão no território ocorreu de maneira tão veloz”, destacou o pesquisador do Cieg da Fundaj e coordenador responsável pelo Painel, Neison Freire.

Devido a considerável defasagem entre os dados publicados pela SES-PE e os das prefeituras pernambucanas, os pesquisadores resolveram investigar com maior detalhe os casos de Covid-19. Eles mapearam e analisaram a situação específica dos 12 municípios que ainda apareciam como não contaminados nos dados estaduais. Após a elaboração do mapa, procederam para a atualização do número de casos confirmados a partir da verificação nos sites das respectivas prefeituras. Desse levantamento constatou-se que, dos 12 municípios, 10 já tinham casos confirmados. Restavam, portanto, apenas dois municípios não contaminados.

Para esses dois últimos municípios, Manari (21.434 habitantes) e Mirandiba (15.390 habitantes), ambos no sertão do estado, os pesquisadores buscaram informações por telefone junto às respectivas prefeituras e secretarias municipais de saúde nesta segunda-feira (22). Desses contatos, constatou-se, então, que Manari tem casos sob investigação e Mirandiba já apresenta uma morte suspeita pelo Covid-19. Portanto, Manari é o único município, até o momento, sem casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco.

A última atualização do mapeamento da Fundaj mostra como a pandemia se disseminou em quase todos os 185 municípios pernambucanos em pouco mais de 3 meses. Os primeiros casos confirmados de Covid-19 em Pernambuco ocorreram no dia 12 março. A partir do dia 17 do mesmo mês, a Fundaj começou a mapear os casos confirmados residentes no estado, com atualização constante desde então. Naquela data o mapa já apontava 16 casos. Esse número subiu para 82 no dia 31 de março, pulou para 6.860 em 30 de abril e subiu novamente para 34.401 no final de maio (31.05). Assim, atingiu 52.025 casos confirmados e 4.234 óbitos, nesta segunda-feira (22).

“Convém registrar que, desde o início desse estudo, os pesquisadores consideraram apenas os casos confirmados que residem no estado, descontando dos informes aqueles oriundos de outros estados e países, além dos que têm origem ignorada”, afirmou Neison.

Os últimos municípios a serem contaminados pela Covid-19 no estado foram: Belém de Maria, Calçado, Dormentes, Granito, Iati, Moreilândia, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista e Solidão e Mirandiba. Os mesmos possuem populações que variam de 6.007 habitantes (Solidão) até 41.931 habitantes (Santa Maria da Boa Vista). Quando comparados aos demais municípios do estado,todos eles são de alta vulnerabilidade social. Isso em relação aos indicadores de renda, acesso a água e esgoto, e a inadequação de coleta de lixo domiciliar.

Análise espaço-temporal da pandemia

Analisando o mapeamento temporal do avanço no estado, os pesquisadores concluíram que a pandemia apresentou, até o momento, quatro fases distintas. A primeira delas foi no início da pandemia no estado e se caracterizou por uma difusão do novo coronavírus de forma mais lenta e gradual, localizando-se, principalmente, nos bairros de classes média e alta da capital, “os chamados ‘casos importados’, devido ao fato de que inicialmente foram confirmados casos em passageiros vindos do exterior, especialmente da Itália”, pontuou Neison

A segunda fase, ocorrida entre meados de março e início de abril, caracterizou-se por uma maior velocidade de difusão do vírus, marcado pelos casos agora chamados de “transmissão comunitária”. Nesse momento, a pandemia atingiu toda a Região Metropolitana do Recife (RMR). A partir da segunda quinzena de abril a pandemia conquistou o agreste do estado e as matas norte e sul, tomando os eixos rodoviários como vetores de transmissão (especialmente as BR-232 e BR-101), caracterizando-se como a terceira fase da pandemia em Pernambuco.

A quarta e última fase observada até o momento se refere ao avanço da pandemia em direção às pequenas e médias cidades do semiárido pernambucano. Nesse aspecto, a Nota Técnica, publicada pelo Cieg no dia 26 de maio, mapeou e analisou as 20 últimas cidades ainda não contaminadas naquela data, a maioria localizada no sertão. Essas cidades se caracterizavam pelo isolamento geográfico, baixa densidade populacional e adoção de medidas preventivas, tais como: a instalação de barreiras sanitárias nas entradas das cidades e os decretos de isolamento social e fechamento de comércio não essencial e escolas. De fato, estas foram as cidades mais resistentes à pandemia no estado.

Os tempos de disseminação das pandemias

Se a última pandemia antes da Covid-19 (a gripe espanhola) levou pouco mais de um ano para se espalhar por todo o planeta, em Pernambuco, por exemplo, foram necessários apenas 3 meses para o coronavírus atingir todo o estado, numa primeira onda. Isso aconteceu apesar de todas as ações dos governos, tanto estaduais como municipais, para retardar essa difusão.

“Acredita-se que sem essas intervenções, certamente esse tempo teria sido mais curto. Por outro lado, caso as medidas tivessem sido mais rigorosas e a adesão maior, certamente esse tempo de difusão ainda estaria se alongando no estado. Para entender como isso ocorreu de forma tão rápida, torna-se necessário compreender as características gerais de como as pessoas e grupos sociais se relacionam entre si e, também, entre outras cidades e países”, afirmou ainda Neison.

Convém alertar que ainda permanece desconhecido, na pandemia da Covid-19, qual será o seu ápice de casos e óbitos. Bem como, qual a probabilidade de ocorrerem novas e sucessivas ondas de contágio no território e, consequentemente, quais seriam suas intensidades em termos de coeficientes de contágio e letalidade. Portanto, prevenir ainda é necessário e possível.

Por Thaís Caroline Mendonça Barbosa
Assessoria de Comunicação Fundação Joaquim Nabuco/Fundaj

Petrolândia tem mais um caso de coronavirus; cidade agora conta com 37 confirmações, 14 recuperados, 16 suspeitos e 2 óbitos - veja boletim completo desta segunda-feira (22/06)


Informação: Prefeitura de Petrolândia

COMPARATIVO
Veja abaixo os dado oficiais do município de domingo (21/06/2020)


Tacaratu: Sobe para 38 o número de casos confirmados de coronavírus no município; veja o boletim epidemiológico completo divulgado nesta segunda (22/06)


Prefeitura de Tacaratu

Petrolândia; Prefeitura realiza recuperação e ampliação da iluminação pública do município



A recuperação e ampliação da iluminação pública, uma das ações mais requisitadas pela população petrolandense, está sendo realizada desde o dia 08 de junho pela Prefeitura.

O Governo Municipal está substituindo e implantando lâmpadas nos postes da cidade com o programa “Ação Luz no Campo e na Cidade“, que engloba a compra de materiais e caminhão com cesto aéreo, totalizando R$ 760.937,11 em investimentos.

De acordo com a Prefeita, Jane Souza, cerca de 850 lâmpadas serão implantadas e 650 lâmpadas serão trocadas durante a operação, totalizando 1,5 mil pontos iluminados.

“O objetivo é reativar os postes que se encontram com algum problema e implantar luminárias nas áreas de ampliação, praças, Orla Fluvial, Academia das Cidades e margens da BR. Isso vai melhorar ainda mais a iluminação do campo e da cidade, que desde que a Celpe entregou está precisando de uma ação efetiva”, destaca a prefeita.

Ainda segundo Jane Souza, a meta até o final do ano é universalizar o serviço que conta atualmente com cerca de 3 mil pontos de iluminação e deverá ser elevado ao patamar de 3,8 mil. O serviço começou pelo Bairro Nova Esperança que já está com todas as avenidas e ruas iluminadas. O Distrito do Icó-Mandantes será o próximo a receber as instalações e as demais localidades das zonas rural e urbana também serão contempladas.

“A ação visa corrigir um problema crônico do parque de iluminação público repassado pelas concessionárias às prefeituras, unilateralmente, sem qualquer planejamento e com enorme déficit na quantidade e na qualidade. Uma vez cumprido o cronograma estabelecido, com os equipamentos adquiridos e a contratação do serviço de qualidade, a gestão elevará a eficiência do sistema de 53% para 95%”, completou o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Rogério Viana.

Por: Assessoria da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta terça [23/06] na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta terça-feira, 23 de junho de 2020; confira!

Confira abaixo profissionais médicos que atenderão na Mais Saúde de Petrolândia nesta terça (23/06).

“Lives só com autorização”, diz prefeitura de Paulo Afonso sobre o período junino


A Prefeitura de Paulo Afonso-BA informa que a transmissão de eventos através de redes sociais (lives), somente poderão ser feitas com autorização da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de garantir a proteção dos profissionais envolvidos nos eventos.

A prévia comunicação, é importante para que a equipe da vigilância sanitária se programe para realizar as orientações necessárias aos envolvidos, pois, diante dessa pandemia é fundamental termos responsabilidade individual e coletiva. A solicitação deve ser realizada através de ofício enviado à vigilância em saúde, com a data do evento.

Durante os festejos juninos, equipes da vigilância sanitária estarão percorrendo a cidade, com o intuito de coibir práticas que comprometam a eficácia do isolamento social. Contamos com a compreensão de todos, seguindo as recomendações para que, juntos, possamos vencer essa batalha.

Por PA4.COM,BR

Prefeitura de Tacaratu informa: Garantia Safra está liberada aos agricultores



Portaria do Governo Federal libera Garantia Safra aos agricultores cadastrados no benefício. O repasse será feito em parcela única de R$ 850,00 em decorrência do estado de calamidade pública e as medidas de enfrentamento da propagação da pandemia do coronavírus. Os agricultores podem consultar inscrição do programa pela internet e ter acesso a situação referentes a cadastro, pagamentos e bloqueios:

Prefeitura de Tacaratu

Petrolândia: Petroclínica divulga as especialidades médicas para esta terça-feira (23/06); consultas com horário marcado


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa agenda de
atendimento para esta terça-feira, 23 de junho de 2020. Confira abaixo;

Dr Rommel Alencar-fisioterapia
Dra Nubia Lopes- Ultrassonografia e ginecologia 
Dra Dr Ebenone  ( ortopedia)
Dra Joane Barboza  ( preventivo )

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774

Obs: Para que não haja aglomerações, traga acompanhante somente em casos de extrema necessidade. CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS.

Petrolândia: Morador cobra da prefeitura identificação de áreas onde moram pessoas infectadas com o coronavirus


Caro Assis Ramalho,

Como cidadão eu gostaria de pedir esclarecimento a prefeitura de Petrolândia, por meio da secretaria de saude do município, onde se encontra os casos de pessoas contaminadas com com a covid 19 no município.


A população pede esclarecimento sobre os casos de coronavirus, não queremos nomes, mas identificação das áreas de pessoas infectadas, uma vez que na cidade já há comentários de pessoas infectadas que não estão respeitando o isolamento

Nao desejo ter o nome revelado. Apenas quero respeito pela a socidade e compromisso com a vida de todos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Milho verde ao preço de 35 centavos a espiga - compras e informações, com Daniel

Divulgação/Daniel

Petrolândia: Petroclínica realiza preventivo com câmera nesta sexta e sábado; consultas com horário marcado


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa que a Enfermeira Joane Barboza atenderá para realização de exames preventivos com câmera nesta sexta-feira (26/06) e sábado (27/06)

Atenção cliente amigo: informamos o uso obrigatório de máscaras no nosso estabelecimento e o agendamento prévio de exames e consultas, para que não hajam aglomerações trazer acompanhante somente em casos de extrema necessidade. Contamos com a colaboração de todos.

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774

CPRH faz fiscalização para coibir a venda de madeira para fogueiras


Nesta segunda-feira (22) a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) deflagrou a Operação Fumaça Zero, como objetivo de coibir a venda de lenha para fogueiras. A ação, desenvolvida em conjunto com policiais da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), atende recomendações de autoridades da área de saúde que consideram que a poluição causada pela fumaça pode agravar os problemas respiratórios das pessoas acometidas pela Covid-19, principalmente naquelas que desenvolveram pneumonia viral, pois são mais vulneráveis e correm maiores riscos em decorrência da inalação de fumaças.

Para evitar que a tradição de acender fogueiras durante os festejos juninos, durante os dias 22, 23, 27 e 28 duas equipes da CPRH vão percorrer municípios da Região Metropolita do Recife (RMR) para fiscalizar os locais que vendem lenha para serem usadas nas fogueiras.

De acordo com a coordenadora de Fiscalização Ambiental da CPRH, Silvana Valdivino, a ação será realizada nos municípios que decretaram a proibição da queima de fogueiras. Ela disse também que quando houver flagrante, a equipe de fiscalização apreenderá o material que estiver sendo comercializado.

Um balancê diferente- Para orientar a população sobre festas juninas diferentes, em decorrência do isolamento social causado pela pandemia do coranavírus, a CPRH publicou o livro digital, “Um balancê diferente”, com um poema alusivo ao momento. A publicação traz animais como personagens que falam em favor de vidas humanas e também comentam sobre o próprio sofrimento: o desabrigo, por conta da derrubada das árvores, a fumaça das fogueiras e dos fogos. Estes, inclusive, provocam barulho que são terror à vida dos animais. Sem fogos de artifícios e sem fogueiras, a alegria das festas juninas pode ser ao sabor das comidas típicas, com o som do forró e a esperança em dias melhores. A publicação pode ser conferida no site da CPRH: www.cprh.pe.org.br.

Por Nucleo de Comunicacao Social

Bolsonaro participa da inauguração do Canal AgroMais na manhã desta segunda (22/06) - assista ao vídeo


O presidente Jair Bolsonaro participou, nesta 2ª feira (22.jun.2020) da cerimônia de inauguração do Canal Agr oMais, da Bandnews em Brasília [programação voltada ao agronegócio], no Palácio do Planalto.

“O país que mais preserva é o nosso. Aí fora tem país que nos critica mas não tem um palmo de mata ciliar. Aqui é exatamente o contrário”. E completou: “Nós sabemos que a nossa imagem não está muito boa aí fora por desinformação. E nós, ao lado da verdade, mostraremos ao mundo o que realmente nós somos e o nosso potencial".

O chefe do Executivo também elogiou o trabalho da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Se Gilmar permitir, Tereza vai ter estabilidade no ministério. Só vai sair daqui 20 anos”, brincou.

Assista ao vivo abaixo:


Bolsonaro falou ainda sobre ter cogitado a fusão entre o ministério da Agricultura e do Meio Ambiente. “Num primeiro momento, durante minha pré-campanha e campanha, falava em fundir dois ministérios: do meio ambiente e da agricultura. Depois vi que seria um ministério muitíssimo pesado. Resolvemos em comum acordo, aceitar a indicação da Tereza Cristina para essa questão e depois do Ricardo Salles a questão ambiental. Nossos ministérios todos falam e esse, em especial, fala muito”, apontou.

Segundo ele, no passado, "o homem do campo tinha medo de receber alguém do Ibama e do Icmbio". "Esse medo praticamente acabou. Ele deve receber com respeito e ser tratado com respeito também porque, em primeiro lugar, adotamos o que está na lei, que é advertir e orientar. Num segundo momento, caso não seja possível isso, daí sim, as penalidades, o que diz a lei. Assim nós agimos e colaboramos para que a produtividade aumentasse”.

Ao final, Bolsonaro destacou a importância da harmonia entre os três poderes. “A nossa locomotiva da economia fará eco no mundo e novas fronteiras se abrirão em nosso país. Nós, em paz e harmonia, com um bom entendimento entre os poderes, todos focados realmente no bem estar da nossa população e nos anseios da mesma. Tenho certeza que colocaremos o Brasil no lugar de destaque que ele bem merece”, finalizou.

Também participaram da solenidade o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o ministro das Comunicações, Fábio Faria; a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Mais cedo, Bolsonaro compareceu à solenidade de abertura da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, no Comando de Operações Táticas. Pela manhã, o presidente conversou com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, mas não falou com a imprensa.

Por Correio Braziliense
Vídeo: You Tub - Canal Foco do Brasil

Em visita a PE, ministro Rogério Marinho assina ordem de serviço de R$18 milhões para a construção de cinco barragens no Sertão

Ministro Rogério Marinho assina ordem de serviço para construção de cinco barragens no Sertão de PE — Foto: Reprodução/ TV Grande Rio

Ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho inaugura nova sede da Codevasf em Petrolina — Foto: Reprodução/ TV Grande Rio

O ministro do desenvolvimento regional, Rogério Marinho, está em Pernambuco. Na manhã desta segunda-feira (22), ele visitou o município de Petrolina, no Sertão. Entre os compromissos na cidade, assinou uma ordem de serviço no valor de R$ 18 milhões, para a construção de cinco barragens em Orocó, Cabrobó, Terra Nova, Santa Maria da Boa Vista e Cedro.

"Nossa vinda a Petrolina tem alguns aspectos, primeiro a liberação de recursos como vocês descortinaram, para aqui e para várias cidades circunvizinhas e para o próprio município de Petrolina. As barragens vão permitir a melhoria da segurança hídrica, vai água para permitir a irrigação de algumas culturas, como a cebola, por exemplo. Mas também, viemos aqui inaugurar conjuntos habitacionais e chegar para conhecer mais de perto a área de fruticultura irrigada, que é um exemplo para o país", destacou Marinho.

Também foi assinado um termo de cooperação entre a Codevasf e o Banco do Nordeste. O acordo concederá crédito para financiamento pra cerca de 340 pequenos, médios e grandes agricultores irrigantes do projeto público de irrigação do Pontal.

"A inauguração do prédio da Codevasf mostra a importância que essa cultura tem para o governo federal, para o estado de Pernambuco, tem para o Nordeste brasileiro. Nós estamos investindo e potencializando essa ação. Hoje houve também assinatura de um convênio do Banco do Nordeste com a Codevasf, justamente para permitir uma obtenção dos créditos junto aos irrigantes. A nossa expectativa é para os próximos 60 dias ampliarmos alguns perímetros, já que há uma demanda muito grande, os irrigantes aqui conseguem com sucesso fazer a sua atividade", esclareceu Marinho.

O ministro do Desenvolvimento Regional inaugurou a nova sede da Codevasf em Petrolina. O prédio começou a ser construído em fevereiro do ano passado no espaço onde funcionava o estacionamento da antiga sede. São 2 mil metros quadrados divididos em dois pavimentos. A obra foi orçada em R$3 milhões 411 mil reais. O novo edifício Doutor Osvaldo Coelho recebeu este nome em homenagem ao deputado que ficou conhecido como o braço forte do Sertão.

Rogério Marinho participou também da inauguração do Residencial Pomares em Petrolina. O conjunto habitacional começou a ser construído há 1 anos e 6 meses e vai contemplar famílias que viviam em áreas de risco ou em ocupações irregulares. A obra custou mais de R$ 36 milhões. O residencial tem 496 apartamentos, área de lazer, centro comunitário e creche.

Após Petrolina, o próximo passo da visita do ministro Rogério Marinho em Pernambuco é o canal do Agreste no município de Sertânia, e, depois, a capital do Recife, onde será liberado recursos para o metrô de superfície e para adutora do Sertão. "Vamos passar quatro dias aqui no Nordeste, aqui [ Pernambuco], no Rio Grande do Nordeste, na Paraíba, e sexta-feira, vamos recepcionar as águas da transposição do Rio São Francisco, no Ceará", disse Marinho.

Por G1 Petrolina

Com 1 milhão de casos de Covid-19 em 8 dias, OMS alerta que pandemia continua acelerando no mundo e que efeitos serão sentidos 'por décadas'


A pandemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, "continua acelerando" no mundo, com um milhão de casos registrados em apenas oito dias, advertiu nesta segunda-feira (22) o diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

"Sabemos que a pandemia é muito mais que uma crise de saúde, é uma crise econômica, social e, em muitos países, política. Seus efeitos serão sentidos durante décadas", afirmou Adhanom Ghebreyesus em uma conferência virtual organizada por Dubai.

A advertência do diretor da OMS acontece no momento em que vários países entram em uma fase de flexibilização do confinamento para reativar suas economias.

Na semana passada, o diretor da OMS chamou esta nova fase de "perigosa", ao destacar que apesar da necessidade de colocar um ponto final nas restrições, o vírus prosseguia com "propagação rápida" e continuava sendo "mortal".

"Foram necessários mais de três meses para alcançar o primeiro milhão de casos registrados. O último milhão de contágios aconteceu em apenas oito dias ", afirmou Tedros.

Futuras pandemias

O diretor da OMS também pediu aos governos que se preparem para futuras pandemias que podem acontecer "em qualquer país a qualquer momento e matar milhões de pessoas, porque não estamos preparados".

"Não sabemos onde nem quando acontecerá a próxima pandemia, mas sabemos que terá um impacto terrível sobre a vida e economia mundiais", advertiu Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus matou 468.724 pessoas em todo o mundo, de acordo com o levantamento da universidade americana Johns Hopkins às 9h45 desta segunda-feira. A Covid-19 foi detectada pela primeira vez em dezembro, na China.

Os países mais afetados são Estados Unidos (119.977 mortos), Brasil (50.951), Reino Unido (42.717), Itália (34.634) e França (29.643), também segundo dados da universidade americana Johns Hopkins às 9h45 desta segunda-feira.

O Brasil tem mais de um milhão de casos de Covid-19 e as Américas são o atual epicentro da pandemia, com 20 mil mortos no México, mais de 8 mil no Peru e mais de 1 mil na Argentina.

Por France Presse

Boletim desta segunda-feira [22/06]: Com mais 381 confirmações e 18 mortes, Pernambuco tem 4.252 óbitos pela Covid-19

Foi o menor número de mortes por coronavírus em 24 horas desde o dia 20 de abril.

No mesmo dia em que o varejo e templos religiosos retomam suas atividades, o Estado confirmou, nesta segunda-feira (22), 381 novos casos de pessoas infectadas pelo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também foram confirmados 18 óbitos em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas. É o menor número de mortes confirmadas diariamente no Estado desde o dia 20 de abril, quando também foram registrados 18 óbitos.

Com os novos dados, Pernambuco agora totaliza 52.494 casos do coronavírus, desde o início da pandemia, com 4.252 pessoas que não resistiram à doença. Dos casos confirmados nesta segunda, 250 são casos leves e 131 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Já com relação ao número total de infectados, 34.265 casos foram considerados leves e 18.229 graves.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por Jornal do Commercio

INSS prorroga atendimento remoto até 10 de julho

Agência do INSS em Petrolândia/PE - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou - até o dia 10 de julho - o atendimento remoto aos seus segurados e beneficiários em razão da pandemia da covid-19.

A portaria, que normatiza a prorrogação, foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União, e prevê o retorno gradual do atendimento presencial nas agências no dia 13 de julho.

Com a reabertura, serão priorizados, nesta primeira fase, serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Segundo o INSS, o retorno destes serviços visa dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial.

Para isso, o segurado deve realizar o agendamento pelo site ou aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135.

“Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde”, destacou o INSS, em comunicado.

Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam pelos canais remotos (Meu INSS e telefone 135).

Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua nas agências enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado.
Retomada do atendimento nas agências

A retomada do atendimento considerará as especificidades das 1.525 agências da Previdência Social em todo o Brasil, que deverão oferecer condições mínimas de segurança sanitária.

Elas também deverão observar as regras de isolamento, quarentena e outras condições de funcionamento estabelecidas pelos estados, municípios e Distrito Federal.

Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico para o adequado distanciamento social, as medidas de limpeza e desinfecção dos ambientes e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

De acordo com o INSS, atualmente 753 agências estão aptas a voltar a funcionar, o que representa 70% da capacidade de atendimento do instituto. As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.

Por Agência Brasil

Auxílio Emergencial: Caixa paga 3ª parcela a 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família com NIS final 4 nesta segunda


A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta segunda-feira (22) a terceira parcela do Auxílio Emergencial para 1,9 milhão beneficiários do Bolsa Família qualificados no programa, cujo número do NIS termina em 4. Os pagamentos para esse grupo são feitos da mesma forma que o Bolsa.

Veja o calendário completo de pagamentos do Auxílio Emergencial

Veja o calendário:

Calendário de saques da terceira parcela do auxílio emergencial para quem faz parte do Bolsa Família — Foto: Editoria de Economia/G1

Sem definição para demais beneficiários

Para os demais trabalhadores aprovados no programa, as datas de pagamento da terceira parcela do benefício seguem indefinidas. O segundo e terceiro lotes de aprovados que se inscreveram por meio do site e do aplicativo do programa, e que receberam a primeira parcela do Auxílio Emergencial após 30 de abril, o pagamento da segunda parcela também não foi definido.

Ainda segundo a Caixa, foram processados pela Dataprev 106,3 milhões de cadastros, dos quais 64,1 milhões foram considerados elegíveis - destes, 19,2 milhões de beneficiários do Bolsa Família, 10,5 milhões do Cadastro Único e 34,4 milhões de trabalhadores que se inscreveram por meio do site e do aplicativo do programa.

Foram considerados inelegíveis 42,2 milhões de cadastros, entre eles 19,9 milhões feitos por meio do site e do aplicativo do programa.

Outros 1,2 milhão de cadastros feitos pelo app e site estão em reanálise, e 1,5 milhão ainda aguardam a primeira análise.

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Por G1

Empresários e funcionários da Caixa Econômica são condenados a prisão por fraude de cerca de R$ 50 milhões no Ceará

Empresários e funcionários da Caixa Econômica são condenados a prisão por fraude milionária no Ceará — Foto: Divulgação

Sete acusados de participar de uma fraude de cerca de R$ 50 milhões aos cofres da Caixa Econômica Federal (CEF) no Ceará, entre empresários e funcionários da Instituição, foram condenados a prisão pela Justiça Federal. Outros 11 acusados foram absolvidos.

A sentença foi proferida pelo juiz da 32ª Vara Criminal, Francisco Luís Rios Alves, na última quinta-feira (18). A quadrilha foi desarticulada na Operação Caixa Preta, deflagrada pela Polícia Federal (PF) há quatro anos, no dia 1º de junho de 2016.

A empresária Ana Carolina de Araújo Medeiros teve a maior condenação, 19 anos e 1 mês de reclusão, pelos crimes de estelionato, obtenção de financiamento mediante fraude e organização criminosa. Ela ainda foi absolvida de lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

Segundo a sentença, Ana Carolina "foi a principal articuladora do esquema criminoso apurado nesta ação penal, tendo as empresas que comandava - tanto formalmente quanto informalmente - sido beneficiadas com um multimilionário volume de recursos obtidos mediante operações de crédito fraudulentas concedidas pela CEF".

As investigações apontaram que a empresária movimentou mais de R$ 16 milhões em suas contas bancárias, entre janeiro de 2011 e abril de 2015, valor que não era compatível com a declaração à Receita Federal. Ela obteve empréstimos fraudulentos para ao menos 20 empresas, sendo a maioria do setor da construção civil. A defesa da empresária não foi localizada.

Gerente bancário


O contato da empresária na Caixa Econômica era o gerente da Agência Náutico, David Athilla Andrade Bandeira Barreto. A Justiça Federal o condenou a 11 anos 11 meses de prisão, por gestão fraudulenta e organização criminosa, e ainda o absolveu dos crimes de lavagem de dinheiro, peculato, inserção de dados falsos e corrupção passiva.

Conforme as investigações, Ana Carolina e David Athilla tinham uma relação de intimidade - tendo trocado cerca de 3 mil ligações telefônicas em um período de um ano - o que facilitou a concessão de empréstimos fraudulentos. A defesa de David também não foi localizada.

O gerente da CEF também foi investigado na Operação Fidúcia, deflagrada pela PF em 2015, para combater outro esquema criminoso de fraude milionária à Instituição.

A organização criminosa, segundo a PF, contava com outros empresários, 'laranjas' e funcionários da Caixa. Entre eles, também foram condenados pela Justiça a dona de casa Dayna de Araújo Medeiros, a 2 anos de prisão, por falsidade ideológica (ao emprestar o nome para a companheira Ana Carolina para a obtenção de empréstimos fraudulentos); e o funcionário da Caixa, Ricardo Gonçalves Castro, a 3 anos de reclusão, por gestão fraudulenta (ao liberar recursos irregulares a mando de David).

Três empresários também foram condenados: Gehard Shintani Hauache, a 3 anos e 7 meses de prisão, pelos crimes de estelionato e obtenção de financiamento mediante fraude; Susana Glória dos Santos Moreira, a 3 anos e 1 mês, por estelionato e obtenção de financiamento mediante fraude; e Gleucia Maria Nunes de Sousa, a 2 anos e 2 meses, por estelionato. Os dois primeiros teriam ligação com Ana Carolina, comprovada para a Justiça pela movimentação de dinheiro entre eles.

O advogado Haroldo Gutemberg Benevides, que representa a ré Susana Glória, revelou que irá recorrer da condenação, "porque não reflete a realidade do que aconteceu, inclusive o Ministério Público Federal (MPF) havia se posicionado pela absolvição da Susana". As defesas dos outros acusados não foram localizadas ou preferiram não comentar a decisão.

Por G1 CE

Médica e ex-prefeita de Santa Luzia do Norte, AL, morre por Covid-19 neste domingo

Médica e ex-prefeita de Santa Luzia do Norte, Hermínia Tavares morreu vítima de Covid-19 — Foto: Arquivo pessoal
Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, Hermínia Tavares, 70, médica e ex-prefeita da cidade de Santa Luzia do Norte. A informação foi confirmada pela família e por amigos próximos.

Ela estava internada há mais de 30 dias no Hospital Medradius, em Maceió. Hermínia trabalhava atualmente atendendo no Programa de Saúde da Família (PSF) em Major Izidoro e na Associação dos Militares Reformados de Arapiraca.

O corpo da médica foi para a cidade de Recife, em Pernambuco, onde será cremado e deverá retornar para Alagoas na segunda (22). As cinzas serão levadas para Santa Luzia do Norte na terça (23).

Na década de 1990, Hermínia foi secretária municipal de saúde em Santa Luzia do Norte, e foi prefeita da cidade de 1992 a 1996, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A prefeitura da cidade declarou luto oficial por 3 dias.

Leia abaixo a nota de pesar

“É com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento da ex-prefeita de nosso município, Dra Hermínia Tavares. Nossas sinceras condolências aos familiares e amigos. A partir de hoje fica decretado luto por 3 dias.”

Por G1 AL

Petrolândia chega a 100 dias de enfrentamento à pandemia da Covid-19 com aumento de casos confirmados

Final da feira livre no Mercado Público de Petrolândia, na última sexta-feira, 19 (Foto: Assis Ramalho) - abaixo, mais fotos registradas nas ruas de Petrolândia na sexta-feira (19/06)

Na próxima quinta-feira, 25 de junho, a cidade de Petrolândia, no sertão de Pernambuco, vai chegar ao 100° dia de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os boletins de acompanhamento da doença no município foram lançados pela Prefeitura a partir de 18 de março, inicialmente com casos suspeitos, descartados após exames. Os primeiros casos confirmados - dois registros - chegaram no boletim de 1º de maio. Um mês depois, em 1º de junho, eram nove casos confirmados e, infelizmente, com um óbito, ocorrido no dia anterior. Mais 20 dias à frente, são 36 casos confirmados e dois óbitos.

O gráfico abaixo mostra o acompanhamento da detecção do novo coronavírus em Petrolândia, no período de 18/03 a 21/06/20. Os dados são dos boletins da Prefeitura de Petrolândia (Arte: Blog de Assis Ramalho)

Com base no boletim divulgado nesse domingo (21/06), os 36 casos confirmados são divididos pela Secretaria Municipal de Saúde da seguinte forma:  em internamento (01), em isolamento domiciliar (19), recuperados (14) e óbitos (02). Na mesma data, há 32 casos descartados e 14 suspeitos.

Desde a última segunda-feira (15/06), o município entrou na fase de flexibilização das medidas restritivas, permitida por decreto estadual. Petrolândia não está entre os municípios com números super elevados de casos e, basicamente, foi permitida na cidade a abertura oficial do comércio, inclusive de rua, e salões de beleza.

Hoje, 22/06, mais uma etapa da flexibilização será promovida no Estado. Novas atividades poderão ser retomadas, entre elas a abertura de templos religiosos, que voltam a receber os fiéis, mas com ocupação limitada a 30% da capacidade.

Restaurantes e lanchonetes ainda não estão autorizados a receber clientes em Pernambuco. O atendimento deve ser somente como drive-thru ou delivery (entrega do pedido no local ou em domicílio). Academias e escolas também permanecem com aulas suspensas.

Como foi visto no Recife, neste final de semana, a população parece confundir flexibilização com "liberou geral". Lá, foi permitido o uso da orla (calçadão), com as medidas de proteção e distanciamento social. Os frequentadores entenderam que foi liberado o uso irrestrito da praia, com direito a banho de mar e tomar sol na areia. No Rio, a situação foi idêntica.

A flexibilização é feita com o compromisso de os estabelecimentos cumprirem os protocolos de prevenção ao coronavírus, com disponibilização de meios para higienização e observância ao distanciamento social. As empresas e pessoas autorizadas devem, entre outras medidas, fiscalizar o uso da máscara por funcionários e clientes, e impedir o acesso a quem não usar, com punições para quem descumprir os decretos. 

Na última sexta (19), para verificar o funcionamento do Mercado Público de Petrolândia, administrado pela prefeitura, a reportagem do Blog de Assis Ramalho passou pelo local, por volta do meio dia. O Centro Comercial Abel Henrique de Souza funciona durante a semana, mas a sexta é o dia tradicional da feira livre no local.

Entramos pelo acesso da rua dos Corrreios. Nenhuma barreira na entrada, nenhuma orientação ou exigência da higienização das mãos e do uso de máscaras. A não ser pelo fato de a maioria das pessoas usar (adequadamente) máscaras de proteção, enquanto alguns - clientes e vendedores - não usavam ou usavam de forma incorreta, nada mais dentro do Mercado Público lembrava que o município enfrenta a doença. Usar máscara é fácil, difícil mesmo é o distanciamento social. Esse não encontramos, apesar de o horário já ser de encerramento da feira e haver algum espaço para as pessoas se manterem afastadas.

Enquanto (a maioria d)os estabelecimentos privados em Petrolândia faz o possível para atender às exigências de funcionamento, com medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus, os espaços da administração pública deveriam, no mínimo, servir de exemplo. Não custa lembrar que, no primeiro epicentro registrado, o coronavírus começou a se espalhar através da aglomeração de um mercado público.

Depois de atravessar o Mercado Público, fomos observar o comércio lojista, já adaptado às normas, e os ambulantes. No comércio de rua, assim como no Mercado Público, muitas pessoas sem máscaras, quase todas em aglomerações. Mas, o sinal de que na falta de fiscalização nem tudo está perdido quando há conscientização, foi sentir. desde longe, o cheiro de álcool gel, em uso por um ambulante que tinha sua mercadoria criativamente exposta no porta-malas do automóvel, estacionado em frente à Secretaria de Saúde.

Apesar da flexibilização, as recomendações ainda são: se puder, fique em casa. Se não puder, use máscara e higienize as mãos com frequência.


Notícia relacionada

>> Petrolândia: Primeiro dia de reabertura do comércio tem ruas movimentadas no centro da cidade

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos/ruas da cidade: Assis Ramalho/BlogAR
Foto: Vista aérea da cidade: Dufilmes

Petrolândia; Vende-se Frango Caipirão acima de 2,5 kg abatido; pronta entrega


Vende-se Frango CAIPIRÃO abatido - Peso acima de 2,5 kg.
Entrega em domicílio.

Tel: (087) 99637-2100
MATEUS.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho