terça-feira, 17 de agosto de 2021

Secretaria de Saúde de Petrolândia informa que não haverá vacinação contra Covid-19 no ginásio de esportes nesta quarta (18/08)


ATENÇÃO

Informamos que nesta quarta-feira (18), NÃO haverá vacinação contra Covid-19 no ginásio de esportes (zona urbana).

A vacinação acontecerá somente na zona rural, conforme anúncio publicado anteriormente.

Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Petrolândia: Morre em Caruaru José Rinaldo de Araújo (Frô); Corpo está sendo aguardado e será velado na rua Francisco Bispo da Silva, na quadra 05


Nota de falecimento: 

José Rinaldo de Araújo, mais conhecido como"Artigo ou Frô", filho da Finada Candinha e Antônio de Nô Belo, 48 anos, faleceu hoje na cidade de Caruaru-PE. No momento a família aguarda a chegada do corpo, e o horário do enterro será divulgado em breve. O Corpo será velado na rua Francisco Bispo da Silva, número 126, quadra 05 de Petrolândia..

Blog de Assis Ramalho

Informação e foto: Família


Petrolândia: Em Brasília, prefeito Fabiano Marques e vice Rogério Novaes buscam recursos para o município


O Prefeito Fabiano Marques e o vice Rogério Novaes, estão em Brasília buscando recursos para o município.

Foram recebidos pelo Deputado Federal Silvio Costa Filho e estão juntos em agenda pelo Distrito Federal.

As reuniões iniciaram na manhã desta terça-feira (17), com o coordenador de projetos e convênios do FNDE, Gabriel Vilar, dialogando sobre investimentos na Educação de Petrolândia.

Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Governo de Pernambuco assegura cotas e agricultores familiares já podem aderir ao Garantia-Safra 2021-2022


Agricultores familiares de Pernambuco já podem se inscrever na Safra 2021-2022. O Governo do Estado assegurou cotas para atender a 160.000 famílias dos municípios do Estado abrangidos pelas ações da SUDENE. A ação destina aos agricultores e agricultoras que sofrem com perda da lavoura devido à estiagem ou excesso hídrico.

Segundo o Secretário da Agricultura Familiar, Humberto Arraes, o programa é uma oportunidade para os gestores municipais protegerem as famílias vulneráveis e fomentar circulação da economia no comércio das cidades: "O programa Garantia-Safra assegura as condições de sobrevivência a essas famílias no período da seca por meio do pagamento de um benefício que os auxilia na compra de alimentos. Além disso, nos municípios onde a perda é comprovada, ocorre a injeção de um grande volume de recursos na economia local”, afirmou.

Garantia-Safra em Pernambuco

Iterpe realiza reunião de nivelamento técnico com equipes das regionais


Os trabalhos de regularização fundiária do Iterpe seguem em ritmo acelerado no Estado, conforme determinação do presidente do órgão, Henrique Queiroz, tendo como base cumprir as metas previstas no Programa Propriedade Legal, do Governo do Estado.

Além das vistorias e visitas de campo, o Iterpe realiza reuniões de nivelamento com as equipes técnicas das regionais, com objetivo de promover a avaliação dos trabalhos que vem sendo executados, além do planejamento de novas ações.

Na última reunião de nivelamento, coordenada pelo gerente de ações fundiárias do Iterpe, o engenheiro Ivison Silva, foram avaliados os trabalhos realizados na Serra do Inácio, em Ouricuri, e no Sítio Chapada dos Algodões, no distrito de Morais, em Araripina.

Após o encontro, as equipes seguiram a campo, para dar continuidade aos trabalhos de regularização fundiária no Agreste Meridional e no Sertão do Pajeú, atribuições do convênio com o Governo Federal.

Iterpe

Em encontro com Lula, Silvio defende a ampliação do diálogo com o setor produtivo

Sílvio Costa, Lula e Sílvio Costa Filho (Foto: Ricardo Stuckert)

O deputado federal Silvio Costa Filho, presidente estadual do partido Republicanos, reuniu-se com o ex-presidente Lula (PT) no começo da tarde desta segunda-feira (16). Eles conversaram sobre o momento político em que vivem Pernambuco e o Brasil. Silvio é um dos nomes cotados para ser o candidato da Frente Popular ao senado. O encontro também teve a participação do ex-deputado federal Silvio Costa.

“Tive o privilégio de ser convidado pelo presidente Lula para conversarmos sobre o cenário nacional e estadual. Na oportunidade, defendi que é fundamental que ele amplie o diálogo com o setor produtivo nacional e que, em um eventual novo governo, será necessário dinamizar a pauta das reformas estruturais para podermos alavancar as políticas de inclusão social”, falou Costa Filho.

Silvio também falou da sua ligação histórica com os partidos de centro-esquerda e do trabalho de Lula por Pernambuco. “Todos sabem da minha ligação histórica com os partidos de centro-esquerda em Pernambuco. Entendo que Lula foi o melhor presidente para o nosso estado, alguém que trouxe investimentos e ações para melhorar a vida das pessoas. Me coloquei à disposição para ajudar no diálogo do centro no Congresso Nacional”, concluiu.

Assessoria de Imprensa Sílvio Costa Filho

Petrolândia: Confira especialistas que atendem na PETROCLÍNICA nesta quarta (18); confira e agende sua consulta/exame

 

Petroclínica, situada na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia

A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro da cidade, informa agenda de atendimento para esta quarta-feira, 18 de agosto de 2021; Confira!

Dr Luciano Souza- neuropsicopedagogo, Terapeuta ocupacional
 
Dra Jennifer Lorrainy-Nutricionista clínica e Esportiva
 
Enfa Joane Barboza - preventivo com câmera
 
Dr Rommel Alencar - fisioterapia em geral
 
Dra Andreza Carvalho - Psicóloga
 
Dra Adriana Souza - dentista
 
Dr Esau Cardoso- Pediatra
 
Dra Rita Fonseca-Psicopedagoga

Petrolândia: Rede Saf em parceria com o Grupo Zelo está contratando vendedor externo; interessados devem enviar o currículo


A Rede SAF, plano que reúne assistência funeral e diversos outros benefícios aos seus segurados, em parceria com o Grupo Zelo está contratando vendedor externo com salário fixo, comissão e benefícios. 

Os interessados devem enviar o currículo. Saiba mais detalhes no cartaz abaixo.



SAIBA SOBRE O PLANO SAF

O Plano SAF, plano que reúne assistência funeral e diversos outros benefícios aos seus segurados, chegou em Petrolândia em maio de 2019:

Há 26 anos no mercado, a empresa está presente com filial em Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, e em 94 outras cidades existe há duas décadas e foi criado para dar apoio, conforto e atenção às famílias enlutadas, conduzindo detalhes práticos e burocráticos em momentos delicados, O conceito SAF é estar presente na vida das famílias não só nos momentos difíceis, mas também nos mais felizes.

Com grandes e contínuos investimentos em estrutura e equipamentos, formação de pessoal, apoio a eventos da comunidade e parcerias que oferecem diversas vantagens aos usuários o plano SAF tem conquistado prestígio e confiança de milhares de associados, o que permite à Rede SAF comemorar anos de liderança de mercado e de valorização da vida. Todas as conquistas foram concretizadas pela determinação e visão empreendedora da direção do plano, pelo empenho dos colaboradores e parcerias com conveniados. Paras proporcionar mais conforto aos associados do SAF, foram projetadas novas lojas, amplas e modernas. O número de representantes e filiais foi ampliado consideravelmente e todos os funcionários foram treinados.

Rede SAF oferece acesso a cremação

Petrolândia: Loja Eletroléo anuncia live com promoções de colchões Ortobom neste sábado (21/08); Aproveite

 



VEJA TAMBÉM
Petrolândia e região: Lojas Eletroléo e Lar&Cia têm 01 carro 0km e mais 30 prêmios no sorteio dos 31 anos de aniversário, no próximo dia 27; Participe!


A Eletroléo tem matriz em Petrolândia-PE, na Rua Manoel Borba, no centro da cidade.

As lojas Eletroléo e Lar & Cia., pertencentes ao Grupo Louana, comemoram os 31 anos de atividade com o sorteio de 31 prêmios, entre eles um automóvel zero quilômetro. O sorteio final vai ocorrer no dia 27 de agosto de 2021.

Até o dia 27/08/2021, a cada R$ 200,00 em compras, o cliente ganha 01 cupom para participar do sorteio. Corre até a Eletroléo ou Lar&Cia. e garanta seu cupom.

Certificado de autorização SECAP/ME nº 06.010365/2020.
Promoção válida de 20/11/20 a 27/08/21. Sorteio final 27/08/21.
Para recebimento dos prêmios, os ganhadores deverão estar em dia com as prestações.
Consulte o regulamento disponível nas lojas participantes.
Imagens meramente ilustrativas.

Por Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Turismo - Secretários participam de reunião entre estados para promover o potencial econômico do município


Petrolândia sendo bem representada no Turismo.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Igor Nogueira, a secretária executiva Madalena Queiroz e o secretário especial Sandro Alberto, participaram da reunião entre os estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia e Sergipe, com o intuito de integralizar as rotas turísticas, buscando promover o potencial econômico das regiões.

Compromisso feito pela Gestão Municipal, dando o devido destaque que Petrolândia merece.

Blog de Assis Ramalho
Divulgação: Secretaria de Turismo de Petrolândia


País atinge 50 milhões de pessoas com vacinação completa contra covid


O Ministério da Saúde informou, hoje (17), que mais de 50 milhões de pessoas já tomaram as duas doses ou a vacina de dose única contra a covid-19, o que representa 31,9% da população acima de 18 anos de idade com a imunização completa contra a doença.

O andamento da vacinação pode ser conferido na plataforma LocalizaSUS, atualizada diariamente.

De acordo com os dados da base nacional do Programa Nacional de Imunizações (PNI), 49.062.641 pessoas completaram o ciclo vacinal. Além delas, 2.089.449 também já tomaram as duas doses ou dose única, conforme informado pelas secretarias estaduais de Saúde, mas que ainda aguardam registro na base do PNI. O total, então, chega a 51.152.090 pessoas imunizadas.

O Ministério da Saúde reforça aos brasileiros que ainda não completaram o ciclo vacinal que procurem uma unidade de saúde para a segunda dose. Para que as vacinas atinjam a efetividade esperada, é necessário tomar as duas doses - ou a dose única, no caso da vacina da Janssen.

A orientação é que a segunda dose seja aplicada no período recomendado, de 12 semanas para as vacinas da Pfizer/BioNTech e da Astrazeneca/Fiocruz e de quatro semanas para a CoronaVac/Butantan. No entanto, mesmo para quem perdeu o prazo, a orientação é procurar um posto de vacinação para completar o ciclo vacinal.

Petrolândia: Diploma extraviado de EDJANE GOMES DE SOUZA SOARES


Foi extraviado o diploma de graduação de Edjane Gomes de Souza Soares, do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena, Habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º grau, concluído no 2º semestre de 1992, com colação de grau em 23.01.1993, no Departamento de Educação Campus VIII/ UNEB (Paulo Afonso-BA).

Quem tiver informações sobre o documento, por favor, entrar em contato com Edjane através do número 87 98141-3030.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Edjane Gomes

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta (18/08) a partir das 14 h00; Confira novos serviços em ortopedia e agende sua consulta

 

A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira 18 de agosto de 2021, a partir das 14h00.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às sextas-feiras a partir das 08h;00.

Boletim desta terça (17/08/2021): Pernambuco confirma mais 584 casos e 15 óbitos por Covid-19; total é de 601.076 infectados e 19.188 mortos


Mais 584 casos e 15 óbitos provocados pela Covid-19 foram confirmados em Pernambuco nesta terça-feira (17). Com isso, desde março de 2020, quando houve os primeiros registros da doença, o estado totalizou 601.076 infectados e 19.188 mortos por causa do novo coronavírus.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os novos diagnósticos incluem 24 (4%) casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), de pessoas que morreram de Covid-19 ou precisaram ser internadas. Há, ao todo, 52.860 registros desse tipo no estado, contabilizados desde o início da pandemia.

Outros 560 (96%) casos são leves, de pessoas assintomáticas, que não precisaram ser internadas ou que descobriram terem sido infectadas já depois de curadas. Ao todo, houve 548.216 quadros desse tipo em Pernambuco.

Brasil bateu dez recordes em produção de energia renovável no Nordeste em julho


O Brasil bateu, no mês de julho, 10 recordes de produção de energia de fontes renováveis na região Nordeste. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Foram quatro recordes de geração eólica média e quatro de geração instantânea, além de dois recordes de produção de energia solar.

O Ministério de Minas e Energia destacou o índice registrado em 22 de julho, quando, pela primeira vez, a força dos ventos gerou energia capaz de abastecer 102% da região Nordeste durante 24 horas. Só naquele dia foram produzidos mais de 11 mil megawatts médios de energia eólica.

O diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do ministério, André Osório, afirmou que essas duas maneiras de gerar energia fazem parte da matriz energética renovável do país. De acordo com ele, essas formas de produzir sem esgotar a fonte de energia é predominante e deve continuar assim.

COB cancela realização dos Jogos da Juventude


O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta segunda-feira (16) que cancelou a edição 2021 dos Jogos da Juventude, que aconteceria em dezembro em Aracaju, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

“Considerando a gravidade da pandemia de covid-19 e a disseminação de novas cepas do coronavírus, e levando-se em conta também o número elevado de participantes [aproximadamente 5 mil] na faixa etária 15 a 17 anos, o COB entende que deve zelar pela integridade física e saúde de todos os envolvidos”, diz a nota do COB.

Em novembro de 2021, o tradicional evento estudantil de base do país, passou a se chamar Jogos da Juventude, mudança que aconteceu após 15 anos, período no qual o torneio se chamava Jogos Escolares da Juventude. Antes, a competição chegou a ser chamada de Jogos Olímpicos da Juventude.

Grandes nomes do esporte brasileiro passaram pelos antigos Jogos Escolares da Juventude, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô, Hugo Calderano (tênis de mesa), Raulzinho (basquete), Ana Claudia Lemos (atletismo), Etiene Medeiros e Leonardo de Deus (natação).

Agência Brasil

Caiu! Após sequência de derrotas, Dado Cavalcanti é demitido do Bahia


Dado Cavalcanti não é mais técnico do Bahia. A saída do treinador foi comunicada pelo clube na manhã desta terça-feira. No comunicado oficial, o Tricolor não deixa claro se Dado foi demitido ou houve um acordo para a sua saída. Isso porque, de acordo com a nova regra da Série A, o clube que demitir dois treinadores não poderá contratar um terceiro.

Ele deixa o comando do time após 51 jogos, com 21 vitórias, 11 empates e 19 derrotas, aproveitamento de 48,3%. Dado Cavalcanti assumiu o Bahia em dezembro de 2020, substituindo Mano Menezes. Na época, conseguiu livrar o Tricolor do rebaixamento e renovou o vínculo.

Em 2021, o treinador de 40 anos conquistou o título da Copa do Nordeste, caiu na primeira fase da Copa Sul-Americana e nas oitavas da Copa do Brasil para o Atlético-MG. Na Série A, Dado teve um bom início, mas o Tricolor caiu de rendimento. Desde que começou a disputa, pela primeira vez passou a figurar fora do top-10 na classificação.

Leia abaixo o comunicado do Bahia

Casal e criança ficam feridos em colisão entre carro e carreta na BR-232, em Arcoverde

Carro após acidente na BR-232 — Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação

Um casal e uma criança ficaram feridos em um acidente na BR-232, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, na manhã desta terça-feira (17).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi uma colisão frontal entre um carro e uma carreta. Pelos vestígios verificados no local, o motorista do carro entrou na contramão da rodovia.

As pessoas ficaram feridas e foram socorridas para o Hospital Regional de Arcoverde. O motorista da carreta não se feriu. Ele realizou o teste do bafômetro e o resultado foi normal.

O trânsito está congestionado e os veículos estão passando pelo acostamento no sentido interior, conforme a PRF.

Por G1 Caruaru

Pernambuco recebeu na madrugada desta terça (17) lote com mais 125 mil doses de vacinas contra a Covid-19





Na madrugada desta terça-feira (17.08) Pernambuco recebeu uma nova remessa de imunizantes para reforçar a campanha de vacinação contra a Covid-19. As 125 mil doses da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz chegaram no voo que aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre por volta das 0h50 e foram levadas à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem e armazenamento.

“Com esse novo lote, que será todo destinado para aplicação de segundas doses, poderemos avançar mais, completando o ciclo vacinal das pessoas com comorbidades e deficiência”, afirmou o governador Paulo Câmara. Os imunizantes seguirão para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) já na manhã de hoje, juntamente com as 98.280 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech que chegaram na tarde de ontem (16.08), para que os gestores façam as retiradas.

“Temos reforçado com a população a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Então, se você já tomou a primeira dose, fique atento ao prazo para a segunda dose e não deixe de se vacinar quando for a hora”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Imunização contra a Covid-19 é reforçada em Pernambuco com mais 98.280 doses de Pfizer


Mais um lote de vacinas para imunização da população contra a Covid-19 chegou a Pernambuco. Na tarde desta segunda-feira (16/08), aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre um voo trazendo 98.280 doses de vacina da Pfizer/BioNTech. Do aeroporto, os imunizantes, para ambas as doses (1º por faixa etária e 2º de gestantes e puérperas), seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE), e devem ser encaminhadas para as 12 Gerências Regionais de Saúde já na manhã desta terça-feira (17/08). A partir da chegada às Regionais de Saúde, os imunizantes ficam à disposição dos gestores municipais para dispensação e utilização em suas campanhas.

Pernambuco recebeu o primeiro lote desse fabricante no início do mês de abril, com 17.550, e de lá para cá, já totalizam 1.718.730 de vacinas apenas da Pfizer. “A chegada de novas remessas de vacinas ao Estado nos ajuda a garantir que mais pessoas sejam protegidas contra o novo coronavírus. Temos mais de 1,9 milhões de pessoas com o esquema vacinal completo no Estado, seja com a aplicação de duas doses ou dose única, e precisamos que as entregas de vacinas se mantenham regulares para que os municípios possam elaborar suas estratégias para dar acesso a suas populações e protegê-las, tanto com primeira como com segunda dose”, destaca a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Petrolândia: Veja agenda de atendimento da MedClinic, e marque sua consulta


A MedClinic - Clínica Especializada informa atendimento para essa semana; CONFIRA ACIMA!

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada em Petrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.



Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinicDivulgação/MedClinic

Petrolândia: Veja as notícias regionais mais acessadas da semana passada no Blog de Assis Ramalho


O Blog de Assis Ramalho agradece aos milhares de acessos da semana que passou, e publica relação das notícias regionais mais lidas - no período de 09 a 15 de agosto de 2021[de segunda a domingo].

Veja abaixo

Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR
Tacaratu: Com lágrimas comoção homenagens e sob aplausos, multidão se despede do ex-prefeito José Gerson (Fotos e vídeos)

Petrolândia: Secretaria de Saúde desce mais uma idade na vacinação contra a Covid-19 e atende público a partir de 23 anos a partir desta terça (17)


Cuida! Avisa pra galera que a idade BAIXOU!

23 ANOS DE IDADE OU MAIS.

A partir desta terça-feira (17), confira o informativo completo ZONA RURAL E URBANA, PRIMEIRA E SEGUNDA DOSE, SEM AGENDAMENTO.

Confira as datas, horários e locais no informativo completo que consta nas imagens acima.



Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Três pessoas morrem após veículo capotar e bater em árvore na PE-60, em Barreiros


Caminhonete bateu em uma árvore, na PE-60, em Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco — Foto: Reprodução/WhatsApp

Três pessoas morreram em um acidente, nesta segunda-feira (16), na PE-60, no município de Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. De acordo com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), o veículo capotou e bateu em uma árvore que fica às margens da rodovia.

As vítimas foram duas mulheres e um homem de 38, 25 e 24 anos. Eles não eram parentes. Os nomes não foram divulgados. Todos morreram no local do acidente.

Uma equipe do Instituto de Criminalística (IC) foi até o local para levantar vestígios que ajudem a entender como ocorreu o acidente.

De acordo com o IC, a perícia realizada no local do acidente identificou que o motorista, que era um homem, perdeu o controle na curva por estar acima da velocidade permitida da via. Ainda não se sabe a velocidade exata em que o carro estava.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que registrou o acidente e que o caso será apurado pela Delegacia de Barreiros.

Por G1 PE


Glória Menezes deixa hospital homenageada por funcionários

Glória Menezes tem alta hospitalar (Foto: Reprodução/Instagram)

Glória Menezes, de 86 anos, teve alta hospitalar nesta segunda-feira (16) após seu tratamento contra Covid-19. A atriz deixou o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, sob homenagens dos funcionários, como mostrou Claudia Raia em seu Instagram.

Na foto compartilhada por Claudia, Glória aparece segurando um cartaz escrito "Parabéns por esta vitória" e cercada de funcinários do hospital, que seguravam balões coloridos. "Glorinha, você é uma guerreira, mulher forte, corajosa! Estamos de mãos dadas com você! Nós te amamos", publicou a atriz em seus stories.

Conta de luz deve subir 16,7% em 2022, estima Aneel

Crise hídrica vai pesar nas contas de luz Foto: Reprodução

BRASÍLIA — Cálculos preliminares da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) preveem que as contas de luz podem subir, em média, 16,68% no próximo ano, principalmente por conta da crise hídrica, que atinge as principais hidrelétricas do país.

Para evitar que as contas disparem, a agência reguladora já analisa medidas para mitigar os efeitos para os consumidores e manter os reajustes inferiores a dois dígitos.

Os dados foram apresentados pelo superintendente de Gestão Tarifária da agência reguladora, Davi Antunes Lima, nesta segunda-feira em audiência pública na Comissão de Legislação Participativa da Câmara.

Para economizar, ligue o aparelho apenas quando for dormir e desligue logo ao acordar. Uma opção é usar a função sleep, disponível em alguns modelos. Outro cuidado é manter o ar-condicionado em temperatura adequada. Especialistas recomendam 23ºC. Não é preciso colocar temperatura muito baixa, para não gastar muita energia. Foto: Pixabay