sábado, 19 de setembro de 2020

Especialista adverte: "Não nos livraremos das máscaras tão cedo"

Especialista alemão, que desenvolveu o primeiro teste de diagnóstico do mundo do Sars-Cov-2, avalia a situação da pandemia.

Em entrevista à DW, virologista alemão que desenvolveu o primeiro teste de covid-19 do mundo fala sobre o fim da pandemia e as regiões que mais preocupam. E antecipa um inverno difícil para a Europa.
A ação direta e decisiva da chanceler federal Angela Merkel logo no começo da epidemia no país foi um dos fatores para o controle da covid-19 na Alemanha, segundo o virologista Christian Drosten.

Em entrevista à DW, o especialista alemão, que desenvolveu o primeiro teste de diagnóstico do mundo do Sars-Cov-2, avalia a situação da pandemia no mundo e projeta até quando ainda as máscaras de proteção serão indispensáveis.

DW: Por quanto tempo ainda vai persistir a pandemia causada pelo novo coronavírus?

Christian Drosten: É muito difícil fazer previsões em nível global. Temos muitas situações diferentes e difíceis na Europa. O inverno não vai ser fácil. Teremos vacinas no ano que vem, mas penso que determinadas parcelas da população só poderão ser vacinadas no fim de 2021.

Não nos livraremos das máscaras tão cedo. Pois, mesmo quando for iniciada a vacinação, a maioria da população ainda terá que usá-las. Em países como a Alemanha, onde há poucas infecções, não haverá uma imunidade ampla. Provavelmente também será assim nos demais países da Europa.

Petrolândia: Casos confirmados de Covid-19 sobem para 316, com 13 casos ativos; Confira boletim deste sábado (19/09)

A Secretaria de Saúde de Petrolândia divulgou nete sábado (19/09) novo boletim informativo sobre a Covid-19 no município. O número de casos confirmados subiu para 316 e o de casos ativos, após alguns dias em queda, voltou à tendência de elevação. O boletim anterior foi divulgado no dia 17/09. Hoje, são 13 ou 14 casos ativos. O boletim diverge da tabela de localização dos casos ativos: são 13 casos no boletim e 14 na tabela.

O número de casos suspeitos subiu para 25 para 30. Os casos descartados, de 493 para 522. Os casos de recuperação subiram de 293 para 295. 

Apenas 2 casos estão localizados no entorno urbano de Petrolândia, segundo a tabela de casos ativos. Há um caso na Quadra 02 e outro no Bairro Nova Esperança. Todos os demais estão na zona rural.

O último óbito por Covid-19 na cidade foi registrado no dia 17/09, sendo a 8ª vítima da doença em Petrolândia. 




Confira abaixo quadro comparativo com o (último) boletim divulgado na quinta-feira, 17/09/2020







Redação do Blog de Assis Ramalho

Codevasf realiza peixamento e fornece mudas no município de Estância (SE)

Foto: Divulgação/Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou um peixamento na Lagoa dos Tambaquis, no município de Estância (SE), na quarta-feira (16). Foram inseridos cerca de 500 espécimes adultos de tambaqui na lagoa com o objetivo promover o controle biológico do caramujo hospedeiro da esquistossomose. A Codevasf também forneceu mudas de árvores à prefeitura local para ações de reflorestamento.

Os peixes e mudas usados nas ações ambientais foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, unidade mantida pela Codevasf em Neópolis (SE). A utilização do tambaqui para o controle biológico do caramujo hospedeiro da esquistossomose proporciona melhores condições de saúde aos usuários por meio da prevenção, além de ser um método de pouco impacto ambiental e que valoriza um importante ponto turístico da região.

“Como os tambaquis que já habitam a lagoa se acostumaram à alimentação com ração, foi necessário esse repovoamento com novos adultos para que eles possam se alimentar dos caramujos e evitar que haja problemas de esquistossomose. Além disso, com peixes adultos o índice de perda é praticamente nulo e o resultado é imediato”, explicou o chefe substituto do Centro Integrado de Betume, Fábio dos Santos.

Governo federal regulamenta turismo de trilhas no Brasil

A RedeTrilhas conecta pontos do patrimônio cultural e natural

O governo federal definiu os critérios para a adesão de novos trajetos nacionais e regionais à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas). A portaria conjunta dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi publicada nesta semana no Diário Oficial da União.

A RedeTrilhas conecta pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro, estruturando e promovendo o ecoturismo no país. As trilhas de longo curso também funcionam como ferramentas de conservação, interligando biomas e impedindo a fragmentação das unidades preservadas.

As propostas de adesão deverão ser apresentadas à Secretaria de Ecoturismo do ministério por entidades e órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados. Novas trilhas e trechos adicionais deverão seguir padrões de mapeamento, identificação visual, acesso a serviços, indicação de pontos de apoio, pernoite e de interesse turístico, a fim de proporcionar mais segurança aos visitantes.

China anuncia retaliação após decisão dos EUA contra TikTok e WeChat


A China lançou, neste sábado (19), um mecanismo que lhe permitirá sancionar empresas estrangeiras, mais um passo na guerra tecnológica com os Estados Unidos, um dia depois que Washington tomou medidas contra os populares aplicativos chineses TikTok e WeChat.

O anúncio do Ministério do Comércio, feito em plena escalada entre Pequim e Washington, não aponta diretamente para nenhuma empresa estrangeira. Mas faz alusão, de forma geral, a uma série de ações que implicariam sanções para as empresas e restrições às atividades e entrada de material e pessoas na China.

A lista incluirá as empresas cujas atividades "ataquem a soberania nacional da China e seus interesses em termos de segurança e de desenvolvimento" ou que violem "as regras econômicas e comerciais internacionalmente aceitas", segundo o ministério.

A lista chinesa de "entidades não confiáveis" é considerada uma arma de Pequim para tomar represálias contra os Estados Unidos, que utilizou sua própria "lista de entidades" para excluir a gigante chinesa das telecomunicações Huawei do mercado americano, ao mesmo tempo em que atua contra TikTok e WeChat.

A lista foi anunciada justamente um dia após o Departamento do Comércio dos Estados Unidos aumentar a pressão ao ordenar a proibição dos downloads do aplicativo TikTok e o bloqueio efetivo do aplicativo WeChat.

As medidas da China podem incluir multas contra a entidade estrangeira, proibição para realizar operações comerciais e investimentos na China, assim como restrições à entrada de pessoas ou equipamentos no país.

Segundo o ministério, podem afetar "empresas estrangeiras, outras organizações e indivíduos".

De acordo com a ordem dos EUA de sexta-feira contra os aplicativos chineses, o WeChat - propriedade do Tencent - perderia parte de suas funções no país a partir de domingo.

Em relação ao TikTok, proibirá os usuários de instalar atualizações, mas poderão continuar acessando o serviço até 12 de novembro.

No contexto da campanha eleitoral de Donald Trump, que visa uma reeleição em novembro, as autoridades americanas descreveram as medidas como essenciais para preservar a segurança nacional e evitar a possível espionagem chinesa através dessas plataformas.

No entanto, o Ministério do Comércio da China condenou, neste sábado, o que chamou de "intimidação" americana, afirmando que violava as normas comerciais internacionais e que não havia comprovações de nenhuma ameaça à segurança.

"Se os Estados Unidos insistirem em seguir seu próprio caminho, a China tomará as medidas necessárias para preservar firmemente os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas", disse.

O WeChat é muito usado por expatriados chineses para manter contato com suas famílias e há um processo judicial pendente nos Estados Unidos de vários usuários contra o bloqueio.

No caso do TikTok, a medida aumenta a pressão sobre a ByteDance, a empresa proprietária chinesa, para que conclua um acordo de venda total ou parcial do aplicativo e, dessa forma, elimine as preocupações de segurança dos Estados Unidos.

AFP/Diário de Pernambuco

Tremor de terra é registrado em arquipélago no RN

Fenômeno foi captado por estações da Rede Sismográfica Brasileira

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) captou ontem (18), por volta das 21h43, um tremor de terra de magnitude 6.9 na escala Richter nas proximidades do arquipélago São Pedro e São Paulo. O evento foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operada pelo LabSis. A estação mais próxima do epicentro é a estação de Riachuelo. Um forte tremor, de magnitude 6.5, já havia ocorrido na região no dia 30 de agosto.

Segundo o LabSis, o epicentro do terremoto foi registrado a aproximadamente 282 quilômetros (km) a leste de São Pedro e São Paulo, a 816 km a nordeste de Fernando de Noronha, a 1.184 km a nordeste de São Miguel do Gostoso, a 1.193 km a nordeste de Natal, a 1.338 km a norte-nordeste de Recife e a 1.405 km a leste-nordeste de Fortaleza.

O LabSis informou ainda que, dada a magnitude do evento, é possível esperar novas réplicas nas próximas horas, ou mesmo dias. “Para eventos dessa magnitude uma questão que sempre se coloca é se o tremor não pode provocar um tsunami. Para que isso ocorra, de forma perceptível, teríamos de ter magnitude acima de 7.5 e o movimento na falha sísmica tem que ser do tipo reverso ou normal, o que causaria um levantamento ou afundamento brusco do soalho oceânico”.

Agência Brasil

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão de segunda a sexta da próxima semana na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para a próxima semana, de 21 a 25/09/2020; confira!

Confira abaixo profissionais médicos que atenderão na Mais Saúde de Petrolândia na próxima semana de segunda a sexta; Veja acima!

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).





Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Adquira já o seu!




Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Clinica Mais Saúde


Petrolândia: O sabadão chegou e é dia de saborear uma boa pizza em família: Faça seu pedido sem sair de casa a Pizzaria Delivery C&J [Delivery Gratis]

O sabadão  dia de saborear uma boa Pizza em família!

Fique em casa e faça seu pedido pelo telefone (87) 9 9802-3309 (Zap) - preço R$ 10,00, Delivery Gratis!

A Pizzaria Delivery C&J avisa que aceita cartão de credito, debito e refeição.

Organização: Carlos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Deputado João Paulo Costa reforça compromisso com lideranças em convenções partidárias, inclusive em Petrolândia em apoio a chapa de Fabiano Marques e Rogerio Novaes

Em Petrolândia o deputado participou da Convenção em apoio a eleição do candidato a prefeito Fabiano Marques e do vice Rogério Novaes, onde foi entrevistado pelo blogueiro e radialista Assis Ramalho. Veja  https://www.assisramalho.com.br/2020/09/petrolandia-eleicoes-2020-convencao.html



O deputado João Paulo Costa (Avante) vem ampliando as bases eleitorais com o objetivo de renovar seu mandato na Alepe. Desde que as convenções partidárias tiveram início, o parlamentar tem participado de eventos em Pernambuco. "Nossa agenda foi muito extensa nesse período de oficialização das candidaturas. Fomos para a Mata Norte e as demais regiões do Agreste e Sertão para contemplar todos os nossos amigos, mesmo com toda a limitação necessária para contenção da covid-19”, disse o parlamentar.

Além de Petrolândia, João Paulo teve participação em diversas coligações minicipais


O deputado participou do lançamento da candidatura de Igor Miranda à Prefeitura de Vertentes. "Igor tem demonstrado bastante vontade para ajudar a cidade a crescer. É um quadro jovem, honesto e comprometido com as pessoas da cidade", defendeu. Também esteve presente em Lagoa do Ouro, onde firmou parceria com o o grupo do atual prefeito, Marquidoves, e declarou apoio ao pré-candidato Wanderley; em Itaquitinga, defendendo o nome de Iran Martins como prefeito; em Afogados da Ingazeira, renovando o compromisso com Zé Negão e em Petrolândia, apoiando a eleição do candidato a prefeito Fabiano e do vice Rogério Novaes.

Quando não foi possível estar presente, o João Paulo Costa participou das convenções de forma virtual. O deputado também declarou apoio aos prefeituráveis Ânderson Lopes, em Itapetim; Gleybson Martins, em Carnaíba; Cida, em Solidão; Natinho do Sindicato, em Mirandiba; Wilsinho, em Belo Jardim e os prefeitos Ivaldo Almeida, em Cachoeirinha e Humberto Mendes, em Santa Maria da Boa Vista.

Por Assessoria do deputado João Paulo Costa

Boletim deste sábado (19/09): Pernambuco ultrapassa a marca de oito mil mortes provocadas pela Covid-19

 

Pernambuco ultrapassou, neste sábado (19), a marca de oito mil mortes provocadas pela Covid-19, de acordo com dados divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Desde o início da pandemia, em março, segundo o boletim, ocorreram 8.004 óbitos.

O governo também informou, neste sábado, que foram registrados mais 807 casos do novo coronavírus. Deste total, 42 (5,2%), são ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e as outras 765 (94,8%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar.

Com isso, subiu para 141.042 casos confirmados da doença no estado. Do total de confirmações, são 26.032 graves e 115.010 leves, de acordo com o boletim.

Ainda de acorro com a SES, as mortes registradas no boletim deste sábado ocorreram desde o dia 23 de abril.

Desses óbitos, 4 (12%) ocorreram nos últimos três dias, sendo uma na sexta-feira (18) e três em 16 de setembro. Os outros 29 registros (88%) ocorreram entre os dias 1º de maio e 14 de setembro.

O estado informou que os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo deste sábado.

Por G1 PE

Petrolândia: Gestora da EREFEM ICÓ MANDANTES, Iolanda Santos parabeniza professoras e funcionários por alcance de Metas do IDEB

Escola de Referência no Ensino Fundamental e Médio - EREFEM ICÓ MANDANTES (Foto: Assis Ramalho/BlogAR)


Na última quarta-feira (16) dia da divulgação das metas DO IDEB - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, A EREFEM ICÓ MANDANTES - ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, localizada no Perímetro Irrigado de Icó Mandantes, espaço rural, no município de Petrolândia PE, em nome da gestora Iolanda Santos, vem divulgar e Parabenizar a todos os professores, professoras, funcionários em geral que forma a instituição.

Dizer que a soma colaborativa do esforço de cada um foi o responsável pelo alcance das Metas projetadas para o ano de 2019. Dizer da satisfação, da felicidade e na certeza do dever cumprido. Desafios foram muitos. Mas muito também foi a determinação de todos e todas. Continuamos firmes na luta para a ampliação e melhoria da educação dos nossos alunos e alunas. 

Muito obrigada.
Iolanda Santos: Gestora da EREFEM ICÓ MANDANTES - Petrolândia-PE

Blog de Assis Ramalho
Informação: Iolanda Santos

Petrolândia: Pré-candidato a vereador, Deison Bezerra destaca em suas redes sociais ações realizadas no âmbito cultural e social: a fundação da Filarmônica Som do Velho Chico

O pré-candidato a vereador Deison Bezerra destacou em suas redes sociais uma das grandes ações já realizadas no âmbito cultural e social em Petrolândia: a fundação da Filarmônica Som do Velho Chico.


O pré-candidato a vereador Deison Bezerra destacou em suas redes sociais uma das grandes ações já realizadas no âmbito cultural e social em Petrolândia: a fundação da Filarmônica Som do Velho Chico.

Segundo Deison, junto a amigos, ele esteve à frente da fundação da Banda Filarmônica Som do Velho Chico, um entidade sem fins lucrativos, que envolve jovens, adolescentes e música. O projeto social hoje é reconhecida como Ponto de Cultura pela Lei Federal de Cultura Viva 13.018/2014, que tem como Presidente o Sr. Ayrton Ferreira.

“A maior missão da Filarmônica Som do Velho Chico é educar musicalmente os seus participantes e difundir valores sociais, educacionais e culturais que são proporcionados por esse tipo de formação. Promover projetos de cunho social é, como visto na Banda Filarmônica Som do Velho Chico, um passo importante para que os jovens cresçam conscientes do seu papel na sociedade, algo fundamental nos dias de hoje”, ressaltou o pré-candidato a vereador pelo MDB.





O pré-candidato a vereador Deison Bezerra destacou em suas redes sociais uma das grandes ações já realizadas no âmbito cultural e social em Petrolândia: a fundação da Filarmônica Som do Velho Chico.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: É Hoje! - Direito de resposta: Representantes do Diretório Municipal do PT concederão entrevista na Web Rádio Petrolândia para esclarecer denúncias do vereador Toinho de Eugênio à decisão do partido em mudar o vice na chapa majoritária


Arte/Daniel FilhoArte/Daniel Filho

Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Petrolândia - Comunicado à população

Neste sábado (18) o presidente do PT de Petrolândia e representantes do diretório estarão ao vivo com Assis Ramalho (no Programa Acordando com as Notícias - Web Rádio Petrolândia) para esclarecimentos acerca das denúncias e críticas feitas pelo vereador Toinho de Eugênio à decisão do partido em mudar o vice na chapa majoritária.


Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Petrolândia



A entrevista terá início a partir das 7 horas da manhã

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.
A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

>>> Web Rádio Petrolândia tem nova versão do app na Play Store

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Luiza Trajano, dona da Magazine Luiza, é a mulher mais rica do Brasil


A empresária Luiza Trajano, 68, dona da Magazine Luiza, é a mulher mais rica do Brasil de acordo com a lista divulgada pela revista Forbes nesta sexta-feira (18). Ela ocupa a 8ª posição do top 10 brasileiros como a única mulher e subiu 16 posições na lista comparado ao ano de 2019.

Em 2019, as vendas totais alcançaram R$ 27,3 bilhões. Especificamente no quarto trimestre, período no qual as vendas no e-commerce representaram quase metade (48%) do faturamento, o lucro líquido foi de R$ 168 milhões.

Formada em direito pela Faculdade de Direito de Franca, Luiza já atuou em diversos setores do Magazine Luiza, como o de venda e o de cobrança e alcançou o posto mais alto da empresa em 1991, quando sua tia, Dona Luizinha, que dá nome à loja, resolveu passar o comando para a sobrinha.

Além das atividades que exerce no Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano lidera o Grupo Mulheres do Brasil – formado por profissionais que atuam em diversos segmentos da economia.

OS 10 MAIS RICOS DO BRASIL SEGUNDO A REVISTA FORBES

Joseph Safra
R$ 119,08 bilhões

Jorge Paulo Lemann
R$ 91 bilhões

Eduardo Saverin
R$ 68,12 bilhões

Marcel Herrmann Telles
R$ 54,08 bilhões

Carlos Alberto Sicupira e família
R$ 42,64 bilhões

Alexandre Behring
R$ 34,32 bilhões

André Esteves
R$ 24,96 bilhões

Luiza Trajano
R$ 24 bilhões

Ilson Mateus
R$ 20 bilhões

Luciano Hang (Havan)
R$ 18,72 bilhões

Portal Folha de Pernambuco e Folhapress

Governo brasileiro confirma intenção de aderir à Covax


Após tratativas com a Aliança GAVI, o governo brasileiro confirmou a intenção de aderir à Covax Facility. A iniciativa inédita, co-liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa impulsionar o desenvolvimento de vacinas para combater a pandemia de covid-19 e ajudar na produção e distribuição dos medicamentos mais eficazes assim que disponíveis.

Por meio de nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social, do Ministério das Comunicações, disse que o Ministério da Saúde tem atuado em diversas frentes para alcançar com agilidade e segurança uma solução efetiva para a cura da covid-19. Reiterou ainda, que a aquisição de uma vacina segura e eficaz é prioridade do governo federal.

Mais de 170 países aderiram ao programa de vacinas contra covid-19

Em um vídeo pré-gravado para um webinar sobre o Covax, Tedros Adhanom Ghebreysus, diretor geral da OMS disse que ontem (17) que mais de 170 países aderiram à iniciativa.

“Mais de 170 países aderiram à Covax, ganhando acesso garantido ao maior portfólio mundial de vacinas candidatas”, informou.

Por Agência Brasil