quinta-feira, 9 de junho de 2016

Tratar estupro sob ótica policial é retrocesso, dizem ativistas na Câmara

Erika Kokay (PT-DF) considera que a ideia de responder aos crimes contra mulher com a criação de um departamento na PF “reduz o estupro à ação de delinquentes e tira, assim, a possibilidade de ações que possam enfrentar o problema” (Foto: Alexandre Martins/Agência Câmara)

Focar em iniciativas de segurança pública para combater a violência sexual no Brasil, ao mesmo tempo em que se negligencia ações no campo da educação, representa um grande retrocesso, afirmaram hoje (9) parlamentares, especialistas e ativistas que participaram de uma audiência pública sobre o assunto na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

“É voltar à época das trevas, quando a violência contra as mulheres era questão apenas de polícia”, disse a professora da USP Eleonora Menicucci, ex-ministra das Mulheres no governo da presidenta afastada Dilma Rousseff. Ela se referiu à iniciativa do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, de criar um departamento na Polícia Federal para cuidar de casos de violência contra a mulher. “Um puxadinho do puxadinho”, afirmou a professora.


Petrolândia: Incêndio atinge casa de dona Eurides rezadeira, que precisa de ajuda

Incêndio destruiu o quarto e todos os pertences de dona Eurides Rezadeira.
(Fotos: Assis Ramalho)


A senhora Eurides Ipanema da Silva, de 83 anos, conhecida popularmente por dona Eurides rezadeira, perdeu todos os seus pertences em decorrência de um incêndio, ocorrido em sua residência, localizada na rua Presidente Castelo Branco, na Quadra 10 de Petrolândia. Dona Eurides mora com uma neta, um neto e um irmão, que é cadeirante.

Ainda não se sabe exatamente o que causou o incêndio, acontecido na última terça-feira (07), mas a suspeita é de ter havido um curto circuito na fiação elétrica da residência.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, dona Eurides falou do drama.

 ''Perdemos tudo o que tinha dentro do meu quarto. Cama, colchão, roupas, calçados, remédios e até as roupas da minha bisneta que também estava no quarto'', disse dona Eurides. Ela não segurou as lágrimas quando perguntamos em que parte da casa estava dormindo após o incêndio e se aceitaria ajuda de pessoas de bom coração.

''Estou dormindo aqui - apontando para chão da cozinha - que é o lugar que me restou, porque eu moro nesta casa com os netos e um irmão, que é aleijado (cadeirante) e eu não enxergo, sou cega''.

A nossa reportagem faz apelo a pessoas que possam ajudar dona Eurides Rezadeira, por favor, entrar em contato com Rosiete - neta de dona Eurides - pelo celular (87) 9.99696377. As necessidades mais urgentes são roupas, colchão, lençóis, mas qualquer tipo de ajuda neste momento é bem-vinda.

"Não devemos contentar-nos em falar do amor para com o próximo, mas praticá-lo" (Albert Schweitzer).

Ver fotos, clique>Incêndio atinge a casa de d. Eurides Rezadeira

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


MPPE já publicou 404 documentos na busca do portal Consumidor Vencedor


Consumidores de todo o Brasil têm agora à disposição mais uma ferramenta para proteger seus direitos. No portal Consumidor Vencedor agora é possível fazer buscas em um banco de dados nacional, com informações sobre a atuação do Ministério Público brasileiro para defender os direitos do consumidor. Inserindo informações como o nome da empresa ou o assunto, é possível acessar decisões judiciais, termos de ajustamento de condutas (TACs) e outros documentos resultantes da atuação dos promotores de Justiça. Somente o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) já publicou no site 404 atuações.

De acordo com a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor (Caop Consumidor), promotora de Justiça Liliane Rocha, o principal objetivo da nova ferramenta é divulgar as conquistas em favor do consumidor. Todas as decisões estão publicadas em formato PDF e podem ser consultadas, na íntegra, pelos usuários da página.


Inmetro produz substância que ajudará polícia em investigações criminais

Foto: Hugo Silva/Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) apresentou hoje (9), no Rio de Janeiro, os Materiais de Referência Certificados (MRCs) para as chamadas drogas de abuso. Produzidos em parceria com o Ministério da Justiça, os MRCs são um auxiliar de peso para as investigações criminais.

As substâncias puras foram transformadas em padrões reconhecidos internacionalmente e poderão ajudar na solução de crimes com custo e prazos menores, informou o Inmetro, por meio de sua assessoria de imprensa.

Os MRCs foram produzidos para drogas com pureza elevada, como cocaína e o composto por diazepam ou flunitrazepam conhecido como Boa Noite Cinderela, usado para desacordar pessoas que ficam reféns de golpes, assaltos e de violências sexuais.


Miguel Coelho defende ampliação da idade para ingresso na PM e Bombeiros

Foto: Giovani Costa/Alepe​

Após receber muitas reivindicações de estudantes e ouvir representantes da Polícia Militar e dos Bombeiros, o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) deu entrada num pedido oficial para aumentar de 28 para 35 anos a idade limite para ingresso nas duas corporações de segurança pública. A solicitação foi encaminhada ao governador do Estado pela indicação 4.739/2016 nesta semana.

Segundo o parlamentar socialista, a atual legislação está defasada e existem estados no Brasil onde o limite de idade para candidatos em concursos da PM e Bombeiros é superior a de Pernambuco. “Não faz sentido que em determinados locais como Alagoas e Paraíba o limite seja de trinta anos e em outros lugares até mais e aqui continue vigorando essa restrição. A gente tem recebido essa reivindicação de muitas pessoas que tem o sonho de trabalhar na Polícia e nos Bombeiros, mas não podem por conta dessa limitação de idade”, ressalta o deputado.


Leitora do Blog a procura de emprego


Boa noite Assis Ramalho! Eu sou uma fã de seu blog.
Estou aqui encarecidamente pra lhe pedir um favor. Estou desempregada a mais de 8 meses e a procura de Emprego,  Me chamo Ionara. Tenho licenciatura em pedagogia e experiência com vendas, auxiliar administrativo, informática e habilitação.

Estou apta a qualquer trabalho. Cel. (87) 9.9988-7720.

Obrigada

Informações: Ionara


Jatobá: Grupo de oposição se articula visando as eleições 2016


Nesta última segunda-feira (6), voltou a se reunir a maior força política de oposição (Washington Souza -PCdoB, Nestor Soares - PP, Éder Rodrigues-PRB e Dionaldo Barbosa -PDT), do município de Jatobá-PE, Sertão de Itaparica. 

De acordo com informações do grupo, o motivo da reunião foi para que se desse continuidade aos preparativos da construção da agenda prepositiva, que deva ocorrer até o final deste mês. A reunião também serviu para elaborar planejamento de definição da junção das propostas dos partidos aliados para uma só tese.

Ainda segundo informações dos oposicionista jatobaenses, com os acordos estabelecidos anteriormente é chegado o momento em que à população de Jatobá almejava! Com as inserção das propostas das forças políticas e inserindo as propostas das mesmas, se tornará mais viável no debate com a sociedade escolhendo a tese para a disputa deste pleito.

O grupo acredita que agindo desta forma, tornará mais fácil com a tese única de  viabilizar o debate de propostas para reconstrução do município, e resgatar a auto estima dos habitantes daquele lugar.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria do PCdoB.


Petrolândia tem Curso Preparatório para Concursos Públicos Focvs


Para conseguir ser aprovado no concurso dos seus sonhos, invista em um Curso Preparatório! O FocVs é recomendado para aqueles que sonham em se tornar servidores municipais, estaduais ou federais. O funcionalismo público oferece muitas vantagens para a carreira como estabilidade no emprego, bons salários e gratificações.

Alcance o seu sonho. Prepare-se com o FocVs e seja aprovado!

Inscreva-se na Essencial Perfumaria entre os dias 09 e 30 de junho.

O início das aulas está marcado para o dia 04 de julho, não perca tempo!

Os cursos oferecidos são para os concursos: Tribunal de Justiça - PE, Polícia Militar da Bahia e Ceará e Corpo de Bombeiros - PE.

Aulas de segunda a sexta, das 19 às 22 horas.

Mais informações: (87) 99939-2394 (Natália Lima)
Essencial Perfumaria, localizada na Avenida Auspício Valgueiro Barros, 365, Quadra 07, próximo à Petroclínica.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Natália Lima


Petrolândia: Homem é encontrado morto em apartamento onde morava


Um homem de 51 anos foi encontrado morto no início da tarde desta quinta-feira (09), dentro de um apartamento - onde morava sozinho - na Rua Clodoaldo Bezerra, centro de Petrolândia. Após ser acionada, a Polícia Civil registrou o fato, tendo constatado o óbito. O corpo de Aparecido será encaminhado ao IML de Petrolina para necropsia. A morte possivelmente teria sido de causas naturais.

Redação do Blog de Assis Ramalho


PF de PE desarticula quadrilha que deu prejuízo de R$ 600 mil à Caixa Econômica por clonagem de cartão


O grupo era especializado em clonar cartões de crédito (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

A Polícia Federal em Pernambuco realiza nesta quinta-feira uma operação para desarticular uma quadrilha interestadual de clonagem de cartões de crédito acusada de causar um prejuízo de R$ 600 mil à Caixa Econômica Federal (CEF), entre os anos de 2013 e 2014.

A Operação Cartão Vermelho cumpre um mandado de prisão no bairro de Conceição, em Paulista, e seis intimações para tomada de depoimentos em Paulista e em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Os suspeitos começaram a ser investigados em 2014 após a PF receber relatos de uma empresa prestadora de serviço da CEF que gerenciava cartões de crédito sobre o registro de uma grande incidência de clonagem de cartões de crédito no Grande Recife. Nos estabelecimentos comerciais onde os cartões clonados teriam sido utilizados, os agentes obtiveran imagens e comprovantes de pagamentos, conseguindo identificar suspeitos, alguns deles de uma mesma família.


Petrolândia: No Dia Mundial da Imunização Hospital Municipal felicita profissionais do PNI


Nesta quinta, 9 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Imunização, a direção do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima destaca ações do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município e felicita a equipe de profissionais da área.

A Coordenadora do PNI em Arcoverde, Bernadete, supervisionou as salas de vacinas do município de Petrolândia, onde não foram encontrados registros de advertência.

"Parabéns a todos profissionais que atuam na área do PNI em Petrolândia e, em especial, à coordenadora Silvania Maria, que sempre dedicou com muito profissionalismo e amor as salas de vacina", informa o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima em homenagem aos profissionais.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos do HOMUPE


Réver chega ao Flamengo: "Oportunidade de me reerguer"

Réver em apresentação pelo Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Réver chegou. Com a confiança da diretoria do Flamengo, mas com um olhar desconfiado dos rubro-negros. Nesta quinta-feira, o zagueiro, de 31 anos, assinou contrato de empréstimo até 30 de junho do ano que vem, conheceu o Ninho do Urubu e trabalhou na academia. Com só um dia útil pela frente, o departamento jurídico do clube busca inscrevê-lo a tempo de estrear domingo, contra o Figueirense, pelo Brasileirão.

- É uma satisfação imensa vestir essa camisa de tanta tradição. Fico feliz com o reconhecimento, estou tendo a oportunidade de dar a volta por cima, já que fui contestado por muitos no último ano. Flamengo me dáchance de reerguer a minha carreira. Espero retribuir e dar alegrias aos torcedores


Comissão da Alepe aprova PL que obriga divulgação do tempo estimado de eventos culturais

José Humberto Cavalcanti, autor do projeto, também teve em destaque a matéria sobre emissão boletos em braile para cobrança de gás canalizado a clientes com deficiência visual.

Produtores de eventos artísticos, como shows e peças teatrais, poderão ser obrigados a divulgar, em ingressos e materiais de propaganda, a duração estimada do espetáculo anunciado. Essa é a proposta do Projeto de Lei n° 783/2016, de autoria do deputado José Humberto Cavalcanti (PTB), que recebeu parecer favorável da Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco, em reunião nesta quinta (9). A matéria foi aprovada nos termos da Emenda Modificativa n° 01, apresentada pela Comissão de Justiça.

Segundo a justificativa do projeto, a medida visa “conferir maior transparência” às informações de interesse de consumidores de eventos artísticos e culturais realizados no Estado. “Em muitos casos, as pessoas pagam elevados preços por espetáculos cuja duração não condiz com seu preço, frustrando expectativas da parte vulnerável na relação jurídica”, informa o documento.


Petrolândia: Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima realiza ações de prevenção à saúde para os munícipes


Na última sexta-feira (03), o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima realizou ações de prevenção à saúde para os munícipes. No mercado público foi realizado o "Saúde na Feira" com aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos de HIV e sífilis, e orientações sobre a dengue, zika vírus e chikungunya; para todos os comerciantes da feira livre, assim como para todas as pessoas que circulavam pelo pátio da feira durante todo o período da manhã.

As ações deram continuidade no HOMUPE onde foi realizado mais um atendimento do projeto "Envelhecer com Saúde" no qual ofereceu atendimento médico com o clínico geral Dr. Cícero Simões e atendimento nutricional com a nutricionista Dr. Cíntia Letícia para todos os idosos do CRAS.

Ver fotos, clique > Hospital realiza ações de prevenção à saúde para os munícipes

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Assessoria do HOMUPE


Moro aceita denúncia e mulher de Cunha vira ré na Lava Jato


O juiz federal Sérgio Moro recebeu hoje (9) a denúncia oferecida pelos procuradores da Força-Tarefa da Operação Lava Jato contra Cláudia Cordeiro Cruz, mulher do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB).

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a denúncia foi oferecida face aos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas “envolvendo valores provenientes do esquema criminoso instalado na Diretoria Internacional da Petrobras”, diz a nota do MPF. Com o recebimento da denúncia, Cláudia Cruz passa à condição de ré.

Segundo o MPF, as investigações apontam que a mulher de Cunha tinha consciência dos crimes que praticava e que ela é a única controladora da conta em nome da offshore Köpek, na Suíça. A conta foi usada para pagar despesas feitas com cartão de crédito no exterior.


Petrolândia: Márcia Kelly, vendedora da Viana Construcampo ganha prêmio destaque do mês de maio


Buscando incentivar cada vez mais os seus funcionários, a loja de material de construção e irrigação em Petrolândia, Viana Construcampo, elege e premia mensalmente, aquele vendedor ou vendedora que mais se destaque durante cada mês.

A vendedora destaque do mês de maio/2016, foi a funcionária Marcia Kelly.

O Blog de Assis Ramalho parabeniza a funcionária, e a direção da empresa pela iniciativa de incentivar os seus funcionários e funcionárias.

A Viana Construcampo, que é parceira do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, além de material de construção e equipamentos para irrigação, também tem em suas instalações um espaço dedicado a cama, mesa e banho e produtos infantis.

Viana Construcampo está localizada na Av. Manoel Borba, 216, no centro de Petrolândia. Contatos: 87-3851-1096.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Funcionário do SBT é morto em tentativa de assalto


O funcionário do SBT, Ronaldo Lincon Costa Paz, de 31 anos, foi assassinado a tiros em uma tentativa de assalto na rua Professor Paulo Mangabeira Albernaz, região de Americanópolis, zona sul de São Paulo, por volta das 23h de terça-feira (7).

De acordo com a emissora, o funcionário, que trabalhava havia mais de dois anos como assistente de programação, utilizava o ônibus fretado para retornar à sua casa. Ele foi abordado por dois homens em uma motocicleta, que tentaram assaltá-lo quando ele desceu do coletivo. A vítima teria reagido e levou dois tiros.

Testemunhas afirmaram que um motociclista que utilizava capa de chuva preta e tinha uma nas costas uma caixa para levar pizza teria efetuado os disparos.


Ministro da Defesa, Raul Jungmann, faz visita ao Eixo Leste da Transposição e é entrevistado pelo Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia

Integra da entrevista com o ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS-PE) vai ao ar na manhã desta sexta-feira (10) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das das 5h30 as 8h30.
Ministro visitou o Eixo Leste da Transposição, em Floresta (Fotos: Assis Ramalho)



O ministro da Defesa, Raul Jungmann, verificou nesta quarta-feira (08) as atividades da Operação Carro-Pipa e o andamento das obras da Transposição do rio São Francisco, projetos com a atuação do Exército Brasileiro. Para minimizar a escassez de água em áreas críticas do semiárido, o ministro anunciou a construção de 2.500 poços artesianos em todo o Nordeste. A medida visa, segundo ele, à redução da pressão e dos custos do programa de abastecimento por carros-pipa. “Nós estamos aqui iniciando um novo projeto de exploração de água subterrânea. Com aproximadamente 40 perfuratrizes, iremos propiciar 2.500 novos poços. Isso vai significar água direto e a redução da pressão e dos custos do programa de entrega de água por meio de carros-pipa”, explicou Jungmann.

A visita do ministro às obras do Eixo Leste da Transposição, entre Floresta e Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, aconteceu à tarde. Na oportunidade, o ministro foi entrevistado por Assis Ramalho em reportagem para o Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia

Na entrevista, o ministro afirma que, com a conclusão da Transposição, prevista para o próximo ano, a indústria da seca chegará ao fim. Jungmann destacou a importância dos trabalhos realizados pelo Exército Brasileiro na obra.

Raul Jungmann: ''A Transposição é uma obra extraordinária, que está trazendo para o plano da realidade um antigo sonho nordestino, que é poder fugir do flagelo da seca, poder viver na terra em que nasceu e, sobretudo, viver com prosperidade. Viver com justiça e viver sem precisar de favores políticos, seja de quem for, e liquidar de uma vez por todas a indústria da seca. E é pra isso que o atual programa de distribuição de água do carro-pipa do Exército Brasileiro tem contribuido, com três milhões e novecentas pessoas sem ter qualquer tipo de direcionamento, e sem ter qualquer tipo de troca de água por consciência ou por votos''.

A nossa reportagem perguntou como o ministro está assimilando a transição, ao ter assumido, recentemente, uma pasta que pertencia ao outro governo.

Raul Jungmann: ''Olha, isso aqui é uma coisa que começou ainda no Império. Me lembro da famosa frase do Imperador D. Pedro que dizia “Venderei até a última jóia da coroa, mas solucionarei o problema da seca no Nordeste”. A verdade é que essa obra, tão sonhada, ela foi iniciada em governos anteriores e evidentemente que merece o nosso reconhecimento, mas sem sombra de dúvidas isso aqui é uma obra que diz respeito a todos os brasileiros e brasileiras, e particularmente aos nordestinos e que contam com o apoio decisivo do Exército, que está fazendo o canal de acesso, está fazendo barragens e que também está construindo estradas de acessos, ou seja, é um trabalho conjunto, tanto de governos anteriores quanto do governo atual, que vai, espero eu, em 2017 estar colocando definitivamente para funcionar a Transposição do Rio São Francisco''.

Perguntamos se o presidente Temer pretende fazer sua primeira viagem oficial ao Nordeste, fazendo visita às obras da Transposição do São Francisco.

Raul Jungmann:
  ''Olha, ainda não tem uma data definida, mas eu colhi uma informação, lá na Casa Civil, que o presidente pretende fazer sua primeira viagem [oficial], e que essa viagem seria exatamente para que ele possa conhecer de perto e monitorar as obras da Transposição. E que também nessa oportunidade ele estaria, muito provavelmente, definindo uma data para que a Transposição entre em operação. De qualquer maneira, eu acho de muita felicidade que a primeira viagem do presidente Temer seja ao Nordeste, seja à Transposição que é um grande sonho dos nordestinos''.

Perguntamos a opinião do ministro sobre o momento crítico pelo qual o país atravessa, como o mar de corrupção que se alastra em Brasília e sobre o futuro da Lava Jato.

Raul Jungmann:
 ''De um lado, eu estou vendo com tristeza, por verificar que a corrupção era muito maior do que a gente imaginava. Vejo com muita tristeza o dinheiro da saúde, da educação, da segurança ser desviado para o bolso de corruptos e isso, evidentemente, nos deixa muito triste. Mas, pelo outro lado, está um sentimento de alegria, porque o Brasil é maior do que a crise e vai sair muito melhor depois da Lava Jato, porque essa operação, que vai até o fim, e com o apoio do governo Temer, está passando a política e o Brasil a limpo''.

Ver fotos, clique > Visita ministro Raul Jungmann à Transposição Eixo Leste/Floresta-PE

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho



Campanha “Doe livros Infanto-juvenis” da Polícia Civil de PE termina na próxima quarta-feira (15)


A Polícia Civil de Pernambuco lançou no dia 16 de maio, junto a suas Diretorias, nas redes sociais e na Sede da Chefia de Polícia, uma Campanha para formar jovens leitores em Pernambuco. A meta da “Doe livros Infanto-juvenis” é contribuir com a formação de leitores integrantes das comunidades que frequentam o Centro Comunitário da PAZ (COMPAZ), no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife.

A Campanha “Doe livros Infanto-juvenis” faz parte das Ações Sociais desenvolvidas pela PCPE e se estenderá até a próxima quarta-feira, 15 de junho. Na sexta, 17 de junho, os livros serão entregues no COMPAZ. A PCPE está recebendo exemplares novos e seminovos em bom estado de conservação.


CPRH lança edital de seleção de projetos de educação ambiental para Unidades de Conservação de Pernambuco


A Agência Estadual de Meio Ambiente lançou o edital do Chamamento Público CPRH Nº 001/2016, cujo objeto é a seleção de projetos para Unidades de Conservação de Pernambuco.

Os envelopes com as propostas deverão ser entregues de 08 de junho de 2016 a 02 de agosto de 2016, das 08h às 17h (segunda a sexta), na Secretaria Executiva da Câmara Técnica de Compensação Ambiental da CPRH sita na Rua Santana, 367, Casa Forte- PE, CEP 52060-460, Recife-PE.


Temer inaugura a república evangélica


"O fundamentalismo evangélico – com seu moralismo hipócrita – conta com toda a simpatia do presidente interino Michel Temer. Corremos o risco de, com seu apoio, vermos ruir mesmo aquelas modestas paredes levantadas ao longo das três décadas da nossa débil democracia". O comentário é de Luiz Ruffatto, jornalista, em artigo publicado por El País, 08-06-2016.

Eis o artigo.

O PT flertou com os evangélicos ao longo dos mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente afastada Dilma Rousseff. Não fosse o engajamento de pastores e bispos das igrejas pentecostais, provavelmente o partido não teria ganhado quatro eleições seguidas. E para garantir esse apoio, os petistas abriram mão de compromissos históricos, principalmente aqueles relacionados à luta pelos direitos das minorias (mulheres, homossexuais, negros e índios), concentrando esforços na melhoria das condições de vida da população pobre, também público-alvo dos pentecostais. De qualquer maneira, os governos Lula e Dilma, ainda que reféns dos evangélicos, mantiveram uma agenda propositiva no campo social.

No entanto, não bastasse a vexaminosa performance do presidente interino Michel Temer – dois ministros demitidos em apenas 19 dias, por envolvimento com denúncias de corrupção – é em seu governo que os religiosos vêm conquistando espaço inédito na história da República. Segundo registro na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Evangélica – que inclui católicos, protestantes e pentecostais - conta hoje com a participação de 199 membros (39% do total da Casa) e quatro senadores. O primeiro compromisso oficial de Michel Temer, como presidente interino, foi receber alguns membros da bancada evangélica, que o cumprimentaram e oraram por ele.


TCE-PE está atento aos gastos dos municípios com festas juninas

A Prefeitura de Bom Conselho, no Agreste, recebeu recomendação para não realizar gastos com qualquer evento junino, já que o município enfrenta uma crise econômica e o prefeito planejava fazer shows ao custo de até R$ 500 mil.

O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) pediu o apoio dos promotores do Ministério Público do Estado (MPPE) no Interior para fiscalizar as prefeituras nos gastos de recursos próprios com os festejos juninos deste ano. O objetivo é evitar que as cidades, que estão com salários dos servidores atrasados, gastem com festas e shows.

As medidas repetem ações tomadas em janeiro e fevereiro, quando os prefeitos foram alertados, pelo MPCO e MPPE, para evitarem despesas com o Carnaval, caso tivessem folhas em atraso.

“O São João é uma festa tradicional, mas não se justifica gastar neste evento com servidores há três meses sem receber, como em alguns municípios”, disse o procurador geral do MPCO, Cristiano Pimentel.


MST interdita rodovias em protesto contra o governo Temer em PE; mobilização ocorreu em Petrolândia, Jatobá e São Caetano


Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) interditaram os dois sentidos de rodovias do Agreste e Sertão de Pernambuco nesta quinta-feira (9). O trânsito ficou parado até às 9h na BR-232, em São Caetano, na BR-316, em Petrolândia, e na BR-110, em Jatobá, mas já foi liberado.

Ao G1, Francisco Terto, integrante do MST, informou que em Jatobá e Petrolândia participaram 200 e 400 pessoas, respectivamente. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não contabilizou a quantidade de manifestantes nestes municípios. Por telefone, o G1 tentou entrar em contato com uma integrante do MST que esteve em São Caetano, mas as ligações não foram atendidas. A PRF informou que haviam 70 pessoas no local.

Francisco Terto ainda destacou que as manifestações ocorreram em todo o país. "O protesto é contra o governo de Michel Temer [presidente em exercício] e contra a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário", informou.

G1 Caruaru


Assaltantes arrombam caixa eletrônico de galeria em Petrolina

Caixa eletrônico do Banco do Brasil foi arrombado na Galeria Eco Center (Fotos: Leciane Lima/ TV Grande Rio)
Assaltantes usaram um maçarico

Um caixa eletrônico do Banco do Brasil, localizado na galeria Eco center foi arrombado, na noite desta quarta-feira (8), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A suspeita é de que três homens tenham participado do crime. Para facilitar a ação eles chegaram a alugar uma loja na galeria. Não foi divulgada a quantia levada pelos assaltantes. Até o momento inguém foi preso.

De acordo com informações da síndica do estabelecimento comercial, Dalma Coelho, eles locaram a loja em um ponto estratégico com visibilidade para os caixas eletrônicos, como forma de acompanhar a movimentação. O assalto ocorreu depois que o caixa foi reabastecido. Os homens chegaram a pedir autorização a administração para realizar um serviço no período da noite.


Belém do São Francisco: Polícia apreende mais de 20 kg de maconha em ônibus de passageiros

Ilustrativa

Uma mulher de 53 anos foi presa, nesta quarta-feira (8), por transportar mais de 20 kg de maconha dentro de um ônibus de transporte de passageiros que fazia a linha, Petrolina / Caruaru. A prisão ocorreu em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco.

A apreensão do entorpecente aconteceu na BR-316. A mulher estava com 20,160 kg de maconha pronta para consumo. A droga estava distribuída em tabletes e acondicionados em duas bolsas. A mulher foi presa e encaminhada para a Polícia Federal de Salgueiro, também no Sertão de Pernambuco.

G1 Petrolina


Sobe para 18 número de mortos no acidente com ônibus na Mogi-Bertioga


Mais duas pessoas morreram em consequência do acidente com o ônibus que capotou na Rodovia Mogi-Bertioga, no fim da noite de ontem (8), elevando para 18 o total de mortos. Elas tinham recebido os primeiros socorros no Hospital de Bertioga e foram depois transferidas para o Hospital Santo Amaro, no Guarujá, onde, segundo a instituição, chegaram seis feridos, dos quais dois não resistiram aos ferimentos.

O Hospital de Bertioga informou que dos oito feridos atendidos na unidade, um chegou morto e cinco foram transferidos para o Hospital Santo Amaro e para a Santa Casa de Santos. Quinze morreram no local do acidente. O número oficial de feridos ainda está sendo apurado, mas as primeiras informações do Corpo de Bombeiros indicam um total de 18. O ônibus fretado transportava 46 estudantes secundaristas e universitários para a cidade de São Sebastião.