sábado, 9 de julho de 2016

Petrolândia: Família se reúne para comemorar o aniversário de 98 anos de José Manoel da Silva (Zezé Tecidos)


Na noite desta sexta-feira, 08 de julho/2016, familiares se reuniram para comemorar os 98 anos de José Manoel da Silva, conhecido por Zézé Tecidos. As comemorações aconteceram na residência do aniversariante na Rua São Francisco, em Petrolândia.

Zezé do Mundo Nôvo, como também é conhecido, é um dos nomes mais marcantes na história do comércio da velha Barreiras, hoje submersa as águas do rio São Francisco.

Nossas felicitações a família pelo bonito evento, e agradecemos pelo convite.

Ver fotos, clique > Família se reúne para comemorar aniversário de 98 anos de José Manoel da Silva (Zezé Tecidos)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Agrotóxicos: degradação do cerrado e incidência de câncer


Qual é um dos pontos em comum entre a alarmante destruição do Cerrado brasileiro e alta e incidência de câncer em certas regiões do Brasil? A utilização de agrotóxicos pelo agronegócio nas monoculturas é provavelmente um dos principais catalizadores. Esse tema transversal foi abordado durante a ‘Oficina da saúde da mulher: dialogando sobre o Cerrado e o câncer de mama’, organizada no dia 25 de junho pela Comissão Pastoral da Terra – CPT de Mato Grosso na comunidade de São Manoel do Parí, município de Nossa Senhora do Livramento, a 32 km de Cuiabá.

A reportagem é de Andrés Pasquis e publicado por Saúde Popular, 03-07-2016.

Cleudes de Souza Ferreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR de Livramento, explicou que o Cerrado, berço das águas que alimentam as grandes bacias do continente sul-americano, está em perigo devido à sua exploração pelo agronegócio, com uma utilização desenfreada de agrotóxicos, que empobrecem a terra, poluem os rios, contaminam o ar e envenenam as pessoas. No entanto, Cleudes explica que esse problema vem de uma mentalidade antiga, cujo único foco é o lucro, representada hoje pelo agronegócio, a matriz energética e um sistema patriarcal e discriminatório. “A mulher criou a agricultura cerca de 10.000 anos atrás, e aí o homem criou a propriedade privada.

"A propriedade privada permitiu a dominação do homem sobre o homem e do homem sobre a mulher”, disse Cleudes,demonstrando que, no final das contas, muitos dos problemas enfrentados hoje pela sociedade estão relacionados. O presidente lamenta que temas como esses não sejam ensinados nas escolas, pois através de uma verdadeira conscientização, haveria uma possibilidade de lutar contra a utilização exagerada de agrotóxicos, a degradação do Cerrado e a propagação de vários tipos de câncer. Em outras palavras, seria uma garantia para nossa saúde e nosso futuro.


Petrolândia: Conveniência Bodega da Villa é inaugurada com participação de grande público

Fotos: Assis Ramalho
Bagaceira da Roça animou o evento
Dr. João Lopes, médico e Diretor Presidente do IBVASF (Instituto Beneficente do Vale do São Francisco) esteve presente ao evento 
Fabiano Marque, presidente da Câmara Municipal de Petrolândia prestigiou o evento
O jovem empresário Thiago (camisa verde) recepciona os convidados

Nesta sexta-feira (08), o município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, recebeu um novo empreendimento comercial. Foi aberta a Conveniência Bodega da Villa em endereço nobre da cidade na Quadra 10, na Avenida Auspício Valgueiro de Barros nº 1894. O estabelecimento foi aberto para início de comercialização na parte da manhã, mais o ponto máximo aconteceu no início da noite com som ao vivo e a participação de um grande público, que pode curtir a banda musical Bagaceira da Roça e Forró Pé de Serra. Outros artistas da cidade também deram suas 'canjinhas'.

A grande variedade de produtos e marcas é um dos destaques da Conveniência Bodega da Vila que, além da tradicional seção de bebidas em geral, conta com uma adega, sortida com vinhos de excelente qualidade e bebidas finas. O bom gosto e elegância, diga-se de passagem, é uma marca da loja, decorada com sobriedade e jovialidade, e na prática disposição e exposição de produtos.

Outro destaque, além do amplo espaço de circulação no interior da Conveniência Bodega da Vila, é o horário de funcionamento: De acordo com o proprietário, o jovem empresário Thiago, o estabelecimento será aberto diariamente das 06;h00 as 22;h00.

Na Conveniência Bodega da Vila, o cliente encontra produtos alimentícios industrializados, bebidas, alimentos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, frios, e outros itens indispensáveis no cotidiano do consumidor.

Parabéns ao jovem empresário Thiago por enfrentar o desafio de abrir o novo empreendimento que vem trazer a Petrolândia mais empregos, mais movimento para a economia local e, sobretudo, ser exemplo de que a crise não é desculpa para entregar-se à inércia e permitir a estagnação dos negócios.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Juventude quer mais inserção nos Comitês de Bacia

Encob terminou neste sábado (09), em Salvador (Foto: Ascom CBHSF)

O penúltimo dia do XVIII Encontro Nacional dos Comitês de Bacia – Encob 2017, encerrado nessa sexta-feira (08.08) em Salvador (BA), deu espaço para o diálogo dos setores que compõem os comitês de bacias. Durante os Encontros Setoriais, membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco se dividiram para discutir pautas específicas que interessam ao Poder Público, Sociedade Civil, Usuários, Juventude, Comitês de Bacia Interestaduais, entidades delegatárias e a agências de bacia.

O pesquisador Luiz Carlos Fontes, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), membro do CBHSF, integrou os debates que reuniram os fóruns estaduais de comitês de bacia e defendeu o fortalecimento dessas instâncias representativas dos comitês de bacia hidrográficas. “O empoderamento dos CBHs passa pela visibilidade e reconhecimento por parte da sociedade. A partir daí, os colegiados tem condições para fazer as exigências dentro do que determina a Lei dos Recursos Hídricos”.


AdeS apresenta opções saborosas e nutritivas para curtir as férias de julho

Informe publicitário 

As férias finalmente chegaram e as crianças invadiram sua casa? Depois de passar a tarde brincando, nada melhor do que terminar o dia degustando algo gostoso e nutritivo. Pensando nisso, AdeS dá uma dica especial para tornar esse momento mais divertido: 3 receitas deliciosas que agradam tanto as crianças quanto os adultos. Bora curtir as férias!

Bolo de Fubá (foto acima)

Rendimento: 12 pessoas
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: 40 minutos
Tempo total: 55 minutos

Ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar
3 gemas
meia xícara (chá) de creme vegetal BECEL sem sal
1 xícara (chá) e meia de farinha de trigo
1 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de ADES Original
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (chá) de semente de erva-doce
3 claras em neve


Petrolândia; Familiares e funcionários do Supermercado Louana improvisam festa surpresa para o empresário Lourinho, aniversariante do dia



Aniversariante do dia, o empresário Lourival Leal Rodolfo, conhecido popularmente por Lourinho, foi surpreendido nesta sexta-feira (08) por familiares e funcionários do Supermercado Louana que resolveram improvisar um festinha surpresa. Os parabéns a você, com direito a bolo e bebidas, aconteceu no encerramento do expediate em frente ao Supermercado Louana, localizado em Petrolândia na rua Clodoaldo Bezerra.

Parabéns ao empresário!

Redação do Blog de Assis Ramalho


Contagem regressiva para definição da Pampulha como Patrimônio Mundial

Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte (MG) é candidato a Patrimônio Mundial no Brasil 

Em poucos dias, o Conjunto Moderno da Pampulha poderá ser mais um Patrimônio Mundial no Brasil reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o título inédito de Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno, que irá valorizar esse marco vivo, íntegro e autêntico da história da arquitetura mundial e nacional. O complexo está situado em uma das regiões mais tradicionais de Belo Horizonte (MG) e é de grande significado para diversas gerações, no Brasil e no mundo.

A decisão está prevista para acontecer entre os dias 15 e 17 de julho, na 40ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, no Centro de Convenções de Istambul, Turquia, onde 22 países de todas as regiões do planeta avaliarão o reconhecimento desse patrimônio moderno brasileiro. A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, a superintendente do Iphan em Minas Gerais, Célia Corsino, e o diretor-substituto de Articulação e Fomento do Iphan, Marcelo Brito, acompanharão o ministro da Cultura, Marcelo Calero, e o diretor de Relações Internacionais do MinC, Adam Muniz, representando o Brasil no evento que reunirá autoridades de diversos países, também concorrentes ao título.


Petrolândia: Aniversariante do dia, Paula Francinete Rubens Menezes recebe felicitações de familiares e amigos


Neste sábado, 09 de julho, é o aniversário de Paula Francinete Rubens Menezes, que comemora a data com felicitações e manifestações de carinho da família, de parentes e amigo(a)s.

Parabéns e muitas felicidades!


Confira jogos do Brasileirão deste final de semana; Em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2


Confira abaixo os jogos da rodada do Campeonato Brasileiro Série A e B neste fim de semana; em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Jogos deste sábado (09)
16:30h. Coritiba x Botafogo
16:30h. Chapecoense x Corinthians
21:00h. Ponte Preta x Sport

Jogos de domingo (10)
11:00h. Flamengo x Atlético/MG
11:00h. Grêmio x Figueirense
16:00h. São Paulo x América/MG
16:00h. Santa Cruz x Inter
19:30h. Vitória x Fluminense

Jogo de segunda-feira (11)
20:00h. Cruzeiro x Atlético/PR

Complementação da rodada na terça-feira (12)
20:30h. Palmeiras x Santos

Confira

Por Globoesporte.com


Viveiro de mudas da caatinga garante renda e recomposição florestal em assentamento no Médio São Francisco

Assentada Maria do Socorro investe na produção de mudas nativas da caatinga, em Parnamirim (PE)

Localizado na área rural do município de Parnamirim, no Sertão Central de Pernambuco, o assentamento Né Laranjeira é exemplo de desenvolvimento sustentável com a produção de mudas de espécies nativas do bioma caatinga, como umbuzeiro e aroeira, além de sementes crioulas. A iniciativa tem por objetivo recompor a mata nativa da caatinga que sofre com a degradação climática e ambiental.

A agricultora assentada, Maria do Socorro Nero, iniciou junto com as demais famílias do Né Laranjeira projeto de reflorestamento da mata ciliar dos afluentes do Rio São Francisco por meio do Programa Uma Terra Duas Águas, executado entre 2011 e 2012. Após o encerramento do programa, ela permaneceu com o viveiro, que tem área de 0,02 hectares e é mantido com um sistema de reaproveitamento de água. “Gosto de trabalhar com a recomposição da caatinga, meu viveiro tem capacidade de produção de 10 mil mudas que são subdivididos em 15 espécies nativas, garantindo um salário-mínimo. Também distribuo quando identifico uma área de grande degradação ambiental”, declara Maria Nero.


Prefeitura de Água Branca (AL) divulga programação oficial do Festival de Inverno 2016


A Prefeitura de Água Branca divulgou nesta sexta-feira (8), a programação oficial do 13º Festival de Inverno da cidade, o famoso (FIAB), que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de Agosto.

Na fanpage oficial da prefeitura, foi divulgado o banner da festa e a seguinte mensagem:

‪”#‎FestivaldeInverno. Sabemos que o pais vive um momento delicado, mas, não poderíamos ficar sem o nosso tradicional Festival de Inverno…Sejam todos bem-vindos ao 13º Festival de Inverno… Água Branca está de braços abertos.”

As atrações serão as seguintes:

Sexta-feira (5): Jorge de Altinho, Garota Sertaneja e Kenny Johnny.

Sábado (6): Babado Novo, Thiago Farra e Manos do Forró.

Domingo (7): Samyra Show, Joelma (Ex-Calypso) e Mara Souza.

A festividade é tradição no sertão alagoano, onde reúne centenas de aguabranquenses e turistas, o evento é marcado pelo frio e pela cultura local.

Fonte: Blog de Ozildo Alves


Petrolândia: Show de solidariedade a Joinha acontece neste sábado na Praça da Matriz


Solidariedade é o laço entre as pessoas, é o apoio a causa do outro, sentido moral que vincula o indivíduo à vida, aos interesses de um grupo social de uma nação ou da humanidade. É com o espírito solidário que nos tornamos mais úteis, mais irmãos, mais amor...e é com esse mesmo espírito que somos impulsionados a mergulhar em águas mais profundas e resgatar a esperança daqueles que pra muitos já não serve, já não tem valor...o ser humano é uma jóia rara e preciosa, precisamos nos importar mais com a nossa humanidade, só assim; teremos um mundo de paz, amor e igualdade. E foi pensando nesse jovem, amigo e irmão, Joilson, popularmente conhecido como "Joinha", que por uma fatalidade no dia 04 de outubro de 2015, na qual; deixou com algumas limitações, mais não com a vontade de viver que decidimos proporcionar um laço entre as pessoas dando-lhe uma melhor qualidade de vida. Sintam- se todos abraçados e convidados para a noite beneficente do nosso jovem amigo, Joinha, que acontecerá na praça da matriz às 19:00h deste sábado 09/07/16, com show musical, bingo, sorteio, quermesse com comidas típicas e muito mais. Vamos sim dá um show de solidariedade!

Por Jardel Vital


Banco do Brasil de Feira nova (PE) sofre explosões de caixas eletrônicos

Bandidos atiraram contra a viatura da PM. Foto: PM/Divulgação

Oito homens armados com dinamites provocaram uma explosão de dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil de Feira Nova, Agreste pernambucano, na madrugada deste sábado. Segundo a Polícia Militar, os dois caixas ficaram totalmente destruídos. Um terceiro equipamento ficou danificado.

A ação crimonosa também quebrou os vidros da agência e destruiru parte do teto e da fachada da unidade. Há exatos quatro dias, o Banco do Brasil do munucípio de João Alfredo, também no Agreste, também foi alvo de bandidos. Eles explodiram dois caixas eletrônicos de madrugada e fugiram depois de atirar em viaturas da PM.

Diário de Pernambuco


Polícia interrompe festa no Ceará com bingo que 'sorteava mulher'


Um engradado de cerveja e uma mulher seriam os "prêmios" de um bingo que aconteceria no domingo, 10, na cidade de Barbalha, no Cariri cearense. Após denúncia feita por movimentos feministas, a chácara onde seria realizada a festa foi fechada, nesta sexta-feira, 8, pela polícia.

De acordo com o delegado de Barbalha, Júlio Agrelli, a mulher que seria sorteada disse que não sabia da transação. Natural do Rio Grande do Norte, a garota que se apresenta como modelo e admite fazer programas, disse à polícia que foi chamada para ser atração principal da festa, mas desconhecia que seria usada como prêmio.

Camila Silveira, titular da Coordenaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres do Ceará, disse ter ficado indignada com o caso. "Enquanto mulher, senti revolta", comentou, criticando a forma como a mulher é tratada, "como mercadoria".


Dois jovens são mortos a tiros dentro de bar em Santa Brígida, BA


No final da noite desta sexta-feira (8), dois jovens foram mortos a tiros no município de Santa Brígida-BA, distante 60km de Paulo Afonso-BA.

Segundo as primeiras informações, as vítimas de nomes: Jackson Pereira Cruz, vulgo “Zezinho”, 16 anos e Daniel Pereira da Silva, 19, estavam no conhecido no “Bar de Messias” quando foram surpreendidas por uma saraivada de tiros. A dupla morreu na hora.

Populares disseram que alguns homens não identificados se passaram por clientes, entraram no bar e pediram uma dose. Após tomarem a bebida saíram e depois voltaram já atirando nas vítimas.

Até o fechamento da matéria não havia informações sobre autoria e a motivação do duplo homicídio.

Fonte: Blog de Ozildo Alves


Retração da economia prova que criação do FEEF é um equívoco, diz Silvio

Segundo Silvio, mostram o quanto a criação do Fundo Estadual de Estabilidade Fiscal (FEEF) e a instituição de alíquota adicional para o setor atacadista foram inoportunas (Foto: Roberto Soares)

A queda registrada de 9,6% no PIB de Pernambuco no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2015, e seus rebatimentos na economia, na arrecadação e na geração de empregos exigem medidas estruturantes e não apenas ações paliativas ou emergenciais, como vem fazendo o Governo do Estado desde o início de 2015.

A avaliação, feita pelo deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), leva em consideração os números do PIB de Pernambuco, divulgados pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco (Condepe/Fidem), que indicaram o quarto trimestre consecutivo de retração econômica no Estado.


Composição dos Comitês de Bacias Hidrográficas é questionada durante Encob em Salvador

Almacks Luiz defendeu a ampliação, de forma proporcional, das vagas da sociedade civil na composição dos CBHs (Foto: Ascom CBHSF)

Ao participar de debate que integrou a programação do XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que vem acontecendo no Hotel Othon Palace, em Salvador (BA), o membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco Almacks Luiz defendeu a ampliação, de forma proporcional, das vagas da sociedade civil na composição dos CBHs, buscando igualá-las às do poder publico e as dos usuários das águas.

“Em qual momento a Lei das Águas diz que os comitês devem ser dirigidos por prefeitos ou por um órgão público? Ela não diz isso. É uma lei frágil que não empodera a sociedade civil”, lamentou, em alusão à lei federal n°9.433/1997.