domingo, 28 de fevereiro de 2016

Correios inscrevem estudantes para concurso internacional de cartas


Estudantes de até 15 anos da rede pública e privada de ensino podem participar do 45º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado pelos Correios. As inscrições serão aceitas até o dia 17 de março.

O tema para este ano é "Escreva uma carta a você mesmo aos 45 anos". As redações devem ser redigidas a mão, com caneta esferográfica preta ou azul e escritas em língua portuguesa, contendo no máximo 900 palavras em formato de carta. Para participar, o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, na qual será escolhida a carta que irá representá-la. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações.

Serra Talhada: Curso de árbitro de futsal qualifica professores, treinadores, técnicos e acadêmicos do curso de Educação Física

Professora Kathyane Xavier, de Petrolândia, agora árbitra oficial de futsal
 
Por Robério Duarte

Após três meses de curso, 31 alunos concluíram o curso de formação de árbitros em futsal. O curso foi promovido pela Federação Pernambucana de Futsal. As aulas ocorreram no município de Serra Talhada, distante cerca de 420 quilômetros da capital Recife. Os novos árbitros e anotadores poderão participar de competições promovidas em todo o Estado.

O Curso foi ministrado pelo árbitro Edson Constantino, que já pertenceu ao quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os alunos concluíram as 120 horas mensais de aula e tiveram noções das regras do esporte, primeiro socorros (ministrantes Cristiane dos Anjos e Rosangela Santos), psicologia (ministrante Denio Barbosa), preparação física (professor Jean Wanderley), Redação Oficial (Jean Wanderley) e mecânica (Edson Constantino), além das aulas práticas práticas.

Petrolândia: Morre Claudionor de Souza Martins (Nozinho de Irene)


Morreu na tarde deste domingo (28) no Hospital Municipal Dr. Francisco de Lima, em Petrolândia, Claudionor de Souza Martins. Nozinho, como popularmente era conhecido, era esposo de Irene Leal - irmã dos comerciantes Lourinho e Chiquinho. além de Geni Leal e Antônio Leal Rodolfo (Toinho).

Nozinho, que tinha 80 anos, sofria de complicações de saúde e possivelmente sofreu uma parada cardíaca por volta das 17h00 de hoje.

O seu corpo está sendo velado na Rua Maria Francisca da Conceição, na Quadra 04, próximo à casa do empresário Lourival Leal Rodolfo (Lourinho), e o sepultamento está marcado para as 16h00 desta segunda-feira (29).

Nozinho deixa esposa, filha, quatro netas e dois netos.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Estudantes podem aderir à lista de espera do ProUni até esta segunda-feira (29)


Os estudantes que não foram pré-selecionados para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem aderir à lista de espera até amanhã (29). A lista será usada pelas instituições de ensino para ocupar as bolsas de estudo que não foram preenchidas nas etapas anteriores.

O ProUni oferece bolsas de estudo de até 100% do valor da mensalidade em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta primeira edição de 2016, o programa teve 1.599.808 candidatos inscritos para concorrer a 203.602 bolsas.

Para aderir à lista, basta acessar o site do ProUni e confirmar a participação. A relação dos candidatos participantes será divulgada no dia 3 de março. Todos os estudantes incluídos na lista deverão comparecer, entre os dias 8 e 9 de março, às instituições de ensino e entregar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição.

Petrolândia: Os espaços conversíveis da cultura


Auditório Cecídio Rubens no Centro Cultural Hidelbrando de Menezes (Foto: Assis Ramalho)

Novo prédio da Biblioteca Municipal Barão de Mauá (Foto: Lúcia Xavier)

Aconteceu na última sessão da Câmara realizada no mês de fevereiro, no dia 24, a oficialização dos nomes do jornalista Hidelbrando Gomes de Menezes para o Centro Cultural do município de Petrolândia e do ex-vice-prefeito, falecido ano passado, Cecídio Rubens para o Auditório, antes chamado 6 de Julho. Apesar dos muitos anos que o Centro Cultural foi divulgado com o nome do jornalista, segundo a Câmara, não foram encontrados documentos oficiais que oficializassem a homenagem, tanto que o nome de Cecídio Rubens foi indicado pelos vereadores para nomear o Centro. Em projeto de lei apresentado pelo vereador Carlos Alberto (Carlinhos), chegou-se à solução para homenagear ambas as personalidades de grande relevância para a história de Petrolândia.

A senhora Paula Francinete Menezes Rubens, nora de Cecídio Rubens e também parente de Hidelbrando Menezes, em agradecimento pelas homenagens, publicado em rede social, lembrou que o Centro Cultural de Petrolândia é composto pelo Auditório e a Biblioteca. Diante dos muitos anos em que o  o espaço tem funcionado como estrutura independente, sem condições para isso, é bom lembrar, de vez em quando, a concepção original do espaço público.

O Centro Cultural "encolheu" devido à cessão de parte do prédio para funcionamento provisório da Agência do INSS no município, enquanto o órgão não constroi sua sede própria. O terreno foi doado há alguns anos pela Prefeitura. Hoje, o Centro Cultural não é o que deveria ser e as instalações provisórias do INSS já não atendem satisfatoriamente à demanda pelos serviços da instituição.

Por enquanto, clamando por reforma, o Centro Cultural limita-se ao Auditório, dotado de sala de projeção (sem equipamentos), mas com apenas um sanitário, situado atrás do palco. Imagine o espectador cruzar o palco para ir ao banheiro no meio de uma reunião, peça de teatro, palestra ou apresentação de dança. Na falta de eventos culturais, o espaço é usado, a maior parte do tempo, para eventos particulares ou reuniões de órgãos da Prefeitura.

Recentemente, foi anexada ao prédio do Centro Cultural a Biblioteca Municipal Barão de Mauá, agora localizada ao lado da Câmara Municipal, na Praça dos Três Poderes, no fervilhante e barulhento centro comercial da cidade, embora o cadastro do SNIIC (Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais), sob ID ES-4422, localize a citada Biblioteca na Rua Maria Coelho, s/n, Rajada, CEP 56320-090, Petrolândia, PE. Isso mesmo: o site governamental Mapa da Cultura (http://mapas.cultura.gov.br/) indica estar em Petrolina a Biblioteca Municipal de Petrolândia.

O antigo prédio da Biblioteca, situado na Av. Milvernes Cruz Lima, na Orla da cidade, com terraço superior de vista estratégica para o Lago de Itaparica, foi desocupado pela instituição em setembro de 2012. O prédio foi cedido para instalação de Núcleo Avançado do Corpo de Bombeiros em Petrolândia, para atender o próprio município, Floresta, Tacaratu, Jatobá e Itacuruba, cidades do Sertão de Itaparica. Após reforma, o Núcleo do Corpo de Bombeiros foi inaugurado, em março de 2014, com a presença do então governador Eduardo Campos, às vésperas de sua renúncia ao cargo, rumo à fatídica campanha à Presidência da República.

Servidores e acervo da Biblioteca foram provisoriamente instalados na Escola Municipal 7 de Setembro, até a construção do novo prédio, concluído em 2015, sem alarde nem inauguração. Próximo ao fim do ano passado, quando observávamos, através das amplas janelas de vidro, as mal iluminadas prateleiras das novas instalações do acervo de conhecimento do município, fomos informados que a biblioteca ainda não estava em pleno funcionamento, pois faltavam os equipamentos de informática e provável ampliação do acervo. "Às vezes, chega alguém aqui [para fazer pesquisas], não podemos mandar embora. Mas só pode abrir [atender com plenitude] quando tiver os computadores", informou, na época, a única servidora no turno, sentada a um birô, próximo à janela.

Como o próprio município, subjugado há quase trinta anos pelos interesses do desenvolvimentismo, no advento da Barragem de Itaparica, o setor cultural de Petrolândia foi fragilizado e ainda está em reconstrução - ou reinvenção -, processo atrasado pela submissão do apoio à cultura às prioridades do momento ou à simples confusão, no dia a dia, entre cultura e entretenimento.
>Petrolândia: Vereador Carlinhos solicita intervenções para construção de prédio para Agência do INSS na cidade
>Petrolândia: Em resposta a ofício do vereador Carlinhos, senador Armando Monteiro indica construção de Agência do INSS ao Ministro da Previdência Social
> Biblioteca Municipal Barão de Mauá está em funcionamento normal

Petrolândia: 1ª etapa da campanha de vermifugação de caprinos e ovinos termina nesta segunda-feira (29)


Prevista para encerramento nesta segunda-feira (29), o anúncio da 1ª etapa Campanha de Vermifugação de rebanhos caprinos e ovinos do município de Petrolândia foi anunciada na última quarta-feira (24), no site oficial da Prefeitura.

A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. A segunda etapa da campanha acontecerá no mês de julho.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Gonzaga Patriota e Lucas Ramos anunciam parceria

Com a parceria, os socialistas passam a realizar uma agenda conjunta em diversos municípios do Sertão (Foto: Bosco Lacerda)

O deputado federal Gonzaga Patriota e o deputado estadual Lucas Ramos (foto), ambos do PSB, anunciaram na última sexta-feira (26) uma parceria administrativa e política que vai nortear a ação dos parlamentares em vários municípios pernambucanos.

De acordo com Lucas, a aliança programática foi construída sobre um alicerce histórico de dois parlamentares que têm voz ativa dentro dos quadros do PSB. “O deputado Gonzaga Patriota, como eu, tem uma história orgânica e de construção dentro do partido. Sempre teve compromisso e fidelidade a Arraes, Eduardo e Paulo”, dispara Lucas.

Petrolândia: Oficina do Edital Funcultura Audiovisual é realizada em Petrolândia


Fotos: Lúcia Xavier

No dia 26 de janeiro foi realizada no Centro Cultural Hidelbrando Menezes, em Petrolândia, cidade escolhida para centralizar a Oficina do Edital Funcultura Audiovisual 2015/2016 para o Sertão de Itaparica, composto, além do município-sede, por Floresta, Itacuruba, Jatobá, Belém do São Francisco, Tacaratu e Carnaubeira da Penha.

Ministrada pela Shirley Hunther, Assessora da Coordenadoria de Audiovisual da Secult/PE, e Sandra Pinheiro, Produtora Cultural, a Oficina teve como objetivo facilitar o entendimento do Edital do Funcultura Audiovisual e dirimir dúvidas dos participantes. No dia seguinte, foi realizada a Oficina com indígenas, em Aldeia Pankararu, na zona rural do município. O período de inscrições do referido Edital aconteceu de 1º a 19 de fevereiro.

Na reduzida plateia, o artesanato foi maioria entre os presentes. Ligados diretamente ao audiovisual, apenas o professor Daniel Filho, criador do projeto Integrando a Sétima Arte. Anotamos a ausência de produtores, como Eduardo Alcântara (Du Filmes) e Rafael Souza (Go! Estúdio Design e Vídeo), jovens talentos com experiência na área. Também não foi registrada a presença de nenhum representante dos municípios vizinhos.

Segundo Alexandre Sertão, Secretário Executivo de Cultura da Prefeitura de Petrolândia, a realização do evento foi divulgada em diversas mídias locais e divulgado em grupos de WhatsApp, com alcance estimado, em média, de 400 pessoas, a maioria artistas, divulgada principalmente a possibilidade de realização do cadastro de produtor cultural, e foi divulgado também em particular, a amigos de Itaparica e Tacaratu.

Ainda segundo o Secretário Executivo, a responsabilidade de informar as cidades é do Funcultura (Secult-PE), através das secretarias de Cultura de cada município.

Ver mais fotos>Oficina do Edital Funcultura Audiovisual em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho

Especialistas dizem que é necessário entender os direitos para enfrentar bullying


Apelidos pejorativos, constrangimento público e ataques físicos são alguns dos problemas enfrentados por quem é vítima de bullying. Na busca para reduzir o problema, entrou em vigor este mês a lei que institui o programa de combate ao bullying e prevê que escolas, clubes e agremiações recreativas desenvolvam medidas de conscientização, prevenção e combate a esse tipo de intimidação. A Agência Brasil ouviu especialistas que avaliaram as medidas propostas pela lei e falaram sobre o combate ao bullying.

A doutora em educação e especialista em bullying e ciberbullying Cleo Fante diz que a lei é um avanço, mas considera que os professores e a escola não estão preparados para o enfrentamento ao bullying. Segundo ela, é preciso um trabalho de capacitação para professores e de abordagem frequente do tema nas escolas. “Ainda há muitos equívocos sobre o que é o bullying. Falta muito entendimento. O bullying não é uma brincadeira, uma ofensa pontual ou um conflito, o bullying vai muito além disso, é violência. Para que a lei se torne efetiva, temos que trabalhar o tema como violência, que é um fenômeno complexo, reflexo da violência social”, defende.

Secretaria de Saúde de Petrolândia tem vagas para contratação de médicos para PSF


A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia contrata médicos para o Programa de Saúde da Família (PSF). Os interessados devem entrar em contato pelo telefone fixo (87) 3851-1287 ou celular (87) 99957-0170 (Operadora Tim).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia

Cabrobó: MPPE recomenda substituir temporários por aprovados em concurso público


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Cabrobó, Auricélio Torres, abster-se de realizar contratos temporários, simplificados, minicontratos ou firmar qualquer outro vínculo empregatício precário para o exercício de cargos em que haja candidato aprovado, dentro ou fora do número de vagas, no último concurso realizado no município, em 2012. De acordo com o promotor de Justiça Carlos Eugênio Lopes, o MPPE recebeu várias denúncias alertando que o prefeito vem realizando contratos temporários para prover cargos para os quais existem candidatos aprovados no concurso público.

Diante da proximidade do prazo final para nomeação dos candidatos, o MPPE também recomendou ao prefeito de Cabrobó que substitua os funcionários contratados temporariamente por aprovados no referido concurso, sobretudo aqueles classificados dentro do número de vagas, pois estes, no entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), têm direito líquido e certo à nomeação.

Pequi em cápsula promete combater envelhecimento e inflamações


A cor amarela do caroço do pequi, de onde a polpa cremosa é raspada, indica que o fruto é rico em betacarotenos, agentes antioxidantes capazes de combater radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. O cheiro adocicado mostra que o alimento é rico em frutose, o açúcar bom das frutas. “Além disso, o óleo do pequi é chamado Ômega 9 e combate o colesterol ruim no sangue. Tem funções boas para o aparelho cardiovascular”, explica o biólogo César Grisólia, pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), que estuda o fruto há 18 anos. Os benefícios do fruto são tantos que o pesquisador – com a contribuição de alunos da graduação e da pós-graduação da UnB – desenvolveu técnicas para transformar a polpa em cápsulas gelatinosas que conservam os nutrientes e devem ser ingeridas diariamente.

Grisólia chama de “fantástico” o conteúdo nutricional do pequi. Típico do cerrado, ocorre com maior frequência nos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Bahia e no Distrito Federal. É um alimento tradicional na culinária mineira e goiana, mas divide opiniões pelo cheiro e gosto fortes, o que também dificulta que seja ingerido diariamente. “Na polpa do pequi, 33% são fibras e sais minerais e os outros 66% são óleo. Por isso, a digestão dele é difícil”, explica o biólogo.

Ao se defender de denúncias, Lula diz que aceita quebra de sigilos

Ex-presidente participou neste sábado da festa de aniversário do PT.
A militantes do partido, ele também saiu em defesa da presidente Dilma.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (27), durante a festa de aniversário do PT, que aceita a quebra dos sigilos bancário e telefônico para esclarecer as suspeitas sobre um triplex no litoral de São Paulo e sobre um sítio em Atibaia, também em São Paulo.

O Ministério Público de São Paulo investiga o ex-presidente por suposta ocultação de patrimônio, relativa a um apartamento triplex. Em outra frente, a Operação Lava Jato, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, investiga todos os imóveis do condomínio no Guarujá onde fica o triplex. Alguns apartamentos do Solaris eram da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) e, em 2009, foram assumidos pela OAS. A PF suspeita que a empreiteira usava os imóveis para pagar propinas de contratos fechados com estatais.

Petrolândia e região: notícias em destaque na semana passada de 21 a 27 de fevereiro de 2016 no Blog de Assis Ramalho


Neste  domingo 14 de fevereiro de 2016, o Blog de Assis Ramalho publica a relação das notícias que foram destaques em Petrolândia e região durante a semana passada 21 a 27 de fevereiro de 2016). Para ler, clique na manchete

Domingo (21)
>Em Paulo Afonso menor é apreendido com celulares furtados na Loja de ''Tonho do Ouro'' em de Petrolândia

11% aprovam e 64% reprovam governo Dilma, diz pesquisa Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (27) no jornal “Folha de S.Paulo” indica os seguintes percentuais sobre como os eleitores avaliam o governo da presidente Dilma Rousseff (PT): Ótimo/bom: 11%; Regular: 25% e - Ruim/péssimo, 64%.

O Datafolha realizou o levantamento nos dias 24 e 25 de fevereiro. As somas podem passar ou ficar abaixo dos 100% por conta de arredondamentos, informou o instituto.

Segundo o instituto, Dilma atingiu o pico de desaprovação em agosto, quando tinha 71% de desaprovação. A avaliação negativa recuou nas últimas pesquisas - em dezembro, a reprovação era de 65%.

Na última pesquisa, realizada em dezembro, o governo Dilma recebeu a aprovação de 12%, que consideravam sua gestão ótima ou boa.