sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Petrolândia: Banda Filarmônica Som do Velho Chico presta homenagem ao filho ilustre João Pernambuco, na abertura da ExpoSertão

A Banda iniciou o seu concerto fazendo uma belíssima homenagem ao compositor João Teixeira Guimarães, o popular João Pernambuco, natural da antiga cidade de Jatobá, hoje Petrolândia/PE.
 
 
 
A canção Luar do Sertão, executada pela filarmônica, contou com a coreografia dos bailarinos Íverson Ferreira e Ana Clara Novaes.
 
 
A canção Luar do Sertão, executada pela filarmônica, contou com a voz da cantora Andreia Crislene 
 

Na noite dessa quinta-feira (08), logo pós o momento inicial da 4ª Feira de Negócios e Empreendedorismo de Petrolândia - ExpoSertão, os olhos do público se voltaram para apresentação musical da Banda Filarmônica Som do Velho Chico, na unidade móvel de Cultura – Teatro Sesc. no Parque João Pernambuco.

A referida banda iniciou o seu concerto fazendo uma belíssima homenagem ao compositor João Teixeira Guimarães, o popular João Pernambuco, natural da antiga cidade de Jatobá/PE, hoje Petrolândia/PE.

A canção Luar do Sertão, executada pela filarmônica, contou com a voz da cantora Andreia Crislene e da coreografia dos bailarinos Íverson Ferreira e Ana Clara Novaes.

Parabéns a Banda Filarmônica Som do Velho Chico pela iniciativa de homenagear o filho ilustre de Petrolândia.

Fotos > Banda Filarmônica Som do Velho Chico na abertura da ExpoSertão/2018

Conheça a Biografia de João Pernambuco

João Teixeira Guimarães, mais conhecido como João Pernambuco, nasceu em Jatobá - atual Petrolândia, em 02 de novembro de 1883. Filho de Teresa Vieira e do português Manuel Teixeira Guimarães, com o falecimento do pai em 1891 a mãe casou-se novamente, transferindo-se com a família para o Recife. Começou a tocar viola na infância, por influência dos cantadores e violeiros locais. Aprendeu a tocar violão com cantadores sertanejos como Bem-te-vi, Mandapolão, Manuel Cabeceira, o cego Sinfrônio, Fabião das Queimadas e Cirino Guajurema.

Em 1902, mudou-se para o Rio de Janeiro, passando a residir com sua irmã e empregando-se numa fundição. Seis anos depois passou a trabalhar como servente na prefeitura do Rio, mudando-se para uma pensão no centro da cidade. No Rio travou contato com violonistas populares, ao mesmo tempo em que trabalhava como ferreiro, em jornadas de até dezesseis horas diárias. Para os seus amigos e admiradores, em número sempre crescente, contava e cantava coisas de sua terra, daí o apelido de João Pernambuco.

Já em 1908, era considerado um dos bambas do Choro, ao lado de nomes como Quincas Laranjeiras, Ernani Figueiredo, Zé do Cavaquinho e Satyro Bilhar.

Compunha músicas de inspiração nordestina, baseadas em cantigas folclóricas. É o caso do hino Luar do Sertão, composto em 1911, seu maior sucesso, não creditado pelo parceiro letrista Catulo da Paixão Cearense, que ficou como o único autor. Pixinguinhacertificou em sua entrevista no Museu da Imagem e do Som que ele ouviu João Pernambuco tocá-la antes de Catulo colocar a letra. João e Catulo apresentavam-se juntos em reuniões da classe alta carioca.

Paralelamente ao Choro, desenvolvia seu trabalho nas canções regionais através de composições suas e de violeiros e cantadores nordestinos. João Pernambuco também cantava e cantava bem. Nas cordas, além do violão, que manejava com maestria e no qual desenvolveu uma técnica peculiar, era hábil na viola. Compôs mais de cem músicas entre choros, valsas, jongos, maxixes, emboladas, toadas, cocos, prelúdios e estudos.

Comissão da Polícia Civil vai investigar operação que terminou com 11 mortos em Santana do Ipanema (AL); oito dos onze corpos já foram identificados pelo IML

Na varanda da casa em Alagoas onde morreram suspeitos de assalto a banco, roupas e sangue no chão — Foto: Janisson Umbelino/TV Gazeta

Em nota enviada à imprensa, a assessoria da Delegacia Geral da Polícia Civil de Alagoas informou que nomeou uma comissão composta por três delegados para apurar a troca de tiros entre integrantes da Instituição e suspeitos de roubos a bancos, ocorrida no município de Santana do Ipanema, nesta quinta-feira (8).

Os delegados Eduardo Mero Campos, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Bruno Emilio Macedo Teixeira, integrante da especializada, e o delegado Hugo Leonardo Oliveira de Vasconcelos, titular da Delegacia Regional de Santana do Ipanema (2ª DRP), compõem a comissão responsável em apurar o caso.

A Portaria com a designação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição de segunda-feira. O delegado Eduardo Mero será o presidente da comissão.

A OPERAÇÃO

Petrolândia: Abertura da 4ª ExpoSertão é realizada com pronunciamentos e palestra no Auditório do Parque João Pernambuco

Prefeita de Petrolândia Janielma Souza - Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Na noite dessa quinta-feira (08), no Parque João Pernambuco, em Petrolândia, Sertão de Pernambuco, foi iniciada a 4ª Feira de Negócios e Empreendedorismo de Petrolândia - ExpoSertão.  Com presença de representantes da Prefeitura de Petrolândia e das instituições que promovem o evento, a abertura oficial do evento, com pronunciamentos e palestra, no Auditório Petrolândia Submersa. 

Antes da anfitriã, prefeita Janielma Souza, fazer seu pronunciamento, usaram a palavra Pedro Lira (Gerente Regional do Sebrae-PE), Francisco Bezerra de Menezes Filho (BM Bioengenharia Ambiental e Energias Renovaveis), Francisco de Paula Domingues Porto (presidente do Sindicoco) e Ten Cel PM Fabrício Ferraz. A palestra, com o tema "Cenários Econômicos", foi ministrada pelo economista Jorge Jatobá. Confira vídeos abaixo.

Após a programação no auditório, o público presente à noite de estreia da ExpoSertão 2018 apreciou a apresentação da Filarmônica Som do Velho Chico, conduzida pelo maestro Deison Bezerra.

Fotos>Abertura da 4ª edição do ExpoSertão em Petrolândia

Confira a programação completa desta sexta-feira (9), segundo dia da ExpoSertão. 

08h às 12h Fórum da Piscicultura com Fernando Kubitza (Auditório Nova Petrolândia)
14h às 16h Palestra da Piscicultura com Nestor José Braun (vídeo-conferência) (Auditório Nova Petrolândia)
16h00 - Coreto: Forró pé-de-serra com Bilé do Acordeon
19h00 - Palco Sesc: Apresentações culturais
Maracatu Nação Science (Música) Petrolândia-PE
Índios Pankararu (Dança) - Petrolândia-PE
Coco Quilombola (Música/Dança) - Tacaratu/Petrolândia-PE
Coco Trupé (Música) - Arcoverde-PE
19h às 21h Palestra do Coco: Consequência da importação do Coco ralado e da água de Coco para o Brasil com Francisco Bezerra de Menezes Filho; Nutrição da Cultura do Coco com Luiz Ângelo Mirisola; Aproveitamento dos subprodutos do Coco com Francisco de Paula Domingues Porto; (Auditório Petrolândia Submersa e Auditório Nova Petrolândia)
21h às 22h Mesa redonda do Coco com Luiz Ângelo Mirisola, Francisco Bezerra de Menezes Filho e Francisco de Paula Domingues Porto; (Auditório Petrolândia Submersa)
ExpoSertão - A 4ª edição da Feira de Empreendedorismo e Negócios de Petrolândia - ExpoSertão, é realizada pela Prefeitura de Petrolândia, em parceria com o Sebrae, o Sesc, o Senac, a Fecomércio-PE e a AD Diper,  nos dias 08, 09, 10 e 11 de novembro de 2018. Com entrada franca e palestras gratuitas, o evento regional tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora e gerar oportunidades de negócios. O evento fomenta os negócios nos setores da agropecuária, do turismo, do comércio e dos serviços, com a busca de novos caminhos através de palestrantes de renome nacional e internacional.

ESPOSERTÃO
Com mais de 100 estandes, a ExpoSertão conta com Pavilhão Comércio, Pavilhão Agropecuária, Pavilhão Institucional e o Pavilhão Serviços, com destaque para a produção da tilápia, do coco verde, do artesanato, da tecelagem, das indústrias, do comércio, do turismo, da cultura, da moda, de caprinos, de ovinos, do mel, entre outros.


Pedro Lira - Gerente Regional do Sebrae
Janielma Souza - Prefeita de Petrolândia

Dr. Jorge Jatobá: Tema "Cenários Econômicos". - parte 01

Dr. Jorge Jatobá - Parte 02

Petrolândia: Condutores de ambulância e funcionários do Hospital Dr. Francisco Simões de Lima celebram missa de 03 anos da morte de Cícero José da Silva


Condutores de ambulância do Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima realizaram nesta sexta-feira (08), celebração e homenagem pela passagem de 03 anos de falecimento do senhor Cícero José da Silva que foi vítima de acidente de trânsito quando em serviço.

Familiares, colegas de trabalho  e funcionários do HMFSL de Petrolândia se emocionaram durante a celebração que contou com a presença do padre Luiz Augusto e membros da paróquia da Esperança de Petrolândia.

Cícero José da Silva faleceu na madrugada de 09 de novembro de 2015 em decorrência de um  grave acidente automobilístico acontecido na BR-423, na cidade de Cachoeirinha.

Naquela fatídica madrugada, ele fazia o encaminhamento de vítimas de colisão entre duas motos, ocorrida na Agrovila 07 do Limão Bravo, zona rural de Petrolândia, sob acompanhamento da Técnica em Enfermagem Mônica Paula da Silva. No acidente com a ambulância, a técnica sofreu apenas ferimentos leves.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Operação policial contra tráfico de drogas na BA e SE resulta na morte de quatro pessoas, uma em Paulo Afonso


Pelo menos 20 pessoas haviam sido presas e quatro haviam sido mortas em confronto com a polícia, até as 8h40 desta sexta-feira (9), em uma operação policial contra o tráfico de drogas.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), a operação busca cumprir mais de 30 mandados de busca e apreensão e mais de 20 mandados de prisão em cidades de Sergipe e da Bahia.

Em Sergipe, os mandados deverão ser cumpridos nas cidades de Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, Monte Alegre, Canindé do São Francisco, Poço Redondo e Porto da Folha. Na Bahia, na cidade de Paulo Afonso.

A ação é coordenada pelo delegado Jorge Eduardo dos Santos Filho, da Delegacia Regional de Nossa Senhora da Glória, e conta com o trabalho integrado de 250 policiais civis e militares, envolvendo diversas unidades operacionais das polícias.

PAULO AFONSO – Tentativa de cumprimento de mandado de prisão em ação conjunta da COE/SE, CIPE Caatinga e CETO do 20 BPM resultou em óbito.

Conselho Tutelar de Olinda-PE denuncia comissário aposentado suspeito de abusar das cinco filhas

Uma das meninas escreveu uma carta para a mãe relatando abusos que sofreu durante cinco anosFoto: Julya Caminha/Folha de Pernambuco

O Conselho Tutelar de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), denunciou um comissário de polícia aposentado suspeito de abusar sexualmente das cinco filhas. A conselheira Cláudia Moura tomou conhecimento do caso na última terça-feira (6).

As meninas – de 2, 6, 11, 15 e 16 anos – foram encaminhadas a uma casa de acolhimento na cidade e foram submetidas a exames sexológicos. Os resultados dos laudos serão divulgados pelo Instituto de Medicina Legal (IML) em até 30 dias.

A adolescente de 16 anos escreveu uma carta para a mãe contando os abusos que sofreu quando tinha entre 6 e 11 anos. “A mãe leu e rasgou. A adolescente a viu falar com o pai [sobre a carta] e teve medo”, explicou a conselheira Cláudia Moura. A menina então decidiu procurar ajuda das diretoras da escola estadual em que estuda. A unidade de ensino então acionou o Conselho Tutelar.

Professores e alunos da UPE do campus de Nazaré da Mata são alvo de agressões



A Reitoria da Universidade de Pernambuco, frente às últimas ações de violência com características da manifestação do ódio, divulgou nota em repúdio a agressão a qualquer membro de sua comunidade acadêmica. Na última quinta-feira (8), no campus de Nazaré da Mata, também foi espalhado uma carta contendo agressões à professores e alunos da instituição. A reitoria considera que qualquer ato dessa natureza constitui agressão à sociedade e fere profundamente o Estado Democrático de Direito. Diante da situação da refeitoria instaurou processo administrativo de sindicância para investigar o fato.

Em nota divulgada nesta sexta (9), a UPE lembra que o artigo 206 da Constituição Federal garante a “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber” e o “pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”. A liberdade de cátedra é reafirmada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96).

Propina era repassada em caixas de sabão, diz PF


O esquema investigado pela Operação Capitu, que prendeu nesta sexta-feira, 9, os empresários Joesley Batista e Ricardo Saud, e o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (MDB), fez entregas de dinheiro "em caixas de sabão e malas". Também são alvos pessoas que atuavam na Câmara e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Segundo a força-tarefa da Polícia Federal, Receita e Procuradoria, uma das maiores redes de supermercados do País também teria integrado a engrenagem de lavagem de dinheiro oriundo do esquema, repassando aos destinatários finais os valores ilícitos em dinheiro vivo e em contribuições "oficiais" de campanha.

O total de doações "oficiais" feitas por empresas vinculadas e administradas por um empresário do ramo de supermercados nas eleições de 2014 totalizou quase R$ 8,5 milhões.

Petrolândia: Deputado eleito com apoio do PT/PSOL do município é cotado para assumir pasta de Agricultura e Reforma Agrária do Estado

Doriel Barros, que teve o apoio do PT/PSOL de Petrolândia - nas eleições deste ano, é cotado para assumir a pasta de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco no 2º mandato de Paulo Câmara

Sem espaço no Governo Federal desde que a presidente Dilma saiu do Palácio do Planalto em agosto de 2016, sem cargos relevantes na Prefeitura do Recife e no Governo do Estado, o Partido dos Trabalhadores voltará a respirar aliviado a partir do próximo ano quando deverá ganhar no mínimo um espaço no primeiro escalão da gestão do governador Paulo Câmara (PSB).

Em contato com o Blog, uma fonte bastante próxima a um dos principais líderes políticos da sigla no estado, revelou que a perspectiva de poder já está levando a alguns cardeais do PT pernambucano a disputarem a preferência pela indicação de alguns postos mirados pelo partido.

Sabendo que tem direito a ao menos uma secretária, o PT trabalha para garantir a estratégica pasta de Agricultura e Reforma Agrária, hoje nas mãos do PDT de Zé Queiroz. Um dos nomes levantados para o posto é o do deputado recém-eleito Doriel Barros. Na ótica dos que defende o nome do parlamentar para o posto está em jogo uma equação que contemplaria algumas figuras do partido, a exemplo de Oscar Barreto.

Esta engenharia levaria em conta convencer o ex-prefeito do Recife, João da Costa, a assumir a suplência de Doriel na ALEPE, abrindo espaço para que Oscar Barreto assuma a vereança na Câmara do Recife na vaga que será aberta para João da Costa, suplente de Marília Arraes, eleita deputada federal. De acordo com esta mesma fonte, há também quem defenda o nome de Bruno Ribeiro, atual presidente estadual do partido, para assumir a secretaria que será reservada ao partido.

Empresário morre após se envolver em acidente de trânsito na PE-122 no Sertão de Pernambuco

Empresário bate carro em carreta e morre em Exu (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um empresário de 54 anos morreu no final da tarde de quinta-feira (8) em um acidente de trânsito em Exu, no Sertão de Pernambuco. Segundo o Corpo de Bombeiros, Arnaldo Cardoso Lobo dirigia um veículo e bateu lateralmente em uma carreta na PE-122, na Serra do Araripe, próximo a divisa com o Crato, no estado do Ceará.

De acordo com os Bombeiros, Arnaldo ficou preso nas ferragens e morreu no local. A Polícia Militar disse que a vítima trabalhava no ramo automobilístico em Juazeiro do Norte, no Ceará.

A Polícia informou ainda que o motorista da carreta prestou socorro e teve ferimentos leves.

Por G1 Petrolina

Petrolândia: Central de Adubos, em parceria com a Yara Fertilizantes, promoveu com sucesso o 1º Simpósio para discutir tendências agronômicas da cultura do coco

O 1º simpósio Yara da cultura do coqueiro ocorreu no Centro Cultural de Petrolândia.- Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Nesta quarta-feira (07), a Central de Adubos, em parceria com a YARA FERTILIZANTES, promoveu em Petrolândia o 1º Simpósio YARA DA CULTURA DO COQUEIRO.

O evento contou com a participação de produtores de Petrolândia e região, e foi voltado para debater a cultura do coco visando atender a produtores de Petrolândia e cidades vizinhas.

O Vale do São Francisco, que engloba municípios de Pernambuco e Bahia, é uma das maiores produtoras de coco do país. Sendo assim, diversos mercados consumidores adquirem o produto diretamente das lavouras da região. Para discutir as tendências agronômicas do segmento, Petrolândia (PE) recebeu o SymCoco – 1º simpósio Yara da cultura do coqueiro, que ocorreu no Centro Cultural da cidade.

A Yara foi uma das participantes do evento, com uma palestra de Eduardo Saldanha, especialista agronômico da companhia, sobre a importância da nutrição adequada do coqueiro.

"Para trazer aumento de produtividade à cultura e rentabilidade à lavoura, o produtor precisa escolher o fertilizante correto, aplicando os nutrientes na quantidade adequada e no tempo certo. A palestra que ministramos no evento levou dicas para que o produtor possa extrair o máximo potencial produtivo do coqueiro. Além disso, o objetivo do evento foi o de fornecer conhecimento agronômico para esta cultura tão importante para a região", disse Eduardo Saldanha.

"Estamos desenvolvendo trabalhos de campo com o programa nutricional da Yara para o coqueiro, que já resultaram em aumento de produtividade. No evento, apresentamos os detalhes destes testes realizados nas lavouras da cultura", completou Saldanha.

Além da Yara, diversas empresas participarão do evento, como Pepsico e Bayer. O evento também contou com uma palestra sobre as doenças na cultura do coqueiro, ministrada pela Dra. Josiane Castro, da Emater de Alagoas. 

O Eng. Agrônomo Felipe Carvalho - Pepsico, ministrou palavras sobre a comercialização do coco. Já o Eng. Agrônomo Patrick Barbosa - BAYER, falou sobre Manejo de plantas daninhas no coqueiro

O dia terminou com uma visita a Fazenda Santo Antônio, no sitio Umbuzeirão, de propriedade do Sr. Antônio Cassemiro.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR