Web Radio Petrolândia

segunda-feira, 14 de julho de 2014

MEC descredencia 28 instituições de ensino superior


O Ministério da Educação descredenciou 28 instituições de educação superior. A decisão foi publicado hoje (14) no Diário Oficial da União. Segundo a pasta, a medida foi tomada porque as instituições estavam inativas no Censo da Educação Superior e tinham os atos autorizativos vencidos.

As instituições e suas mantenedoras devem manter as atividades das secretarias para que sejam preservados e entregues os documentos acadêmicos de estudantes que já tiveram vínculos com elas. Elas também terão prazo de dez dias para publicar, em pelo menos dois jornais de grande circulação da região de cada uma, a decisão do descredenciamento pelo MEC, além de indicar telefone e local de atendimento para entrega de documentação e demais orientações.

As instituições descredenciadas terão até 30 dias para apresentar recurso contra a decisão ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

No início do ano, o MEC descredenciou a Universidade Gama Filho e a UniverCidade. Os 10,8 mil estudantes matriculados tiveram que procurar novas faculdades ou participar de processo de transferência assistida. A pasta esclarece, no entanto, que os casos anunciados hoje são diferente. "Como o descredenciamento atinge instituições que não declararam, no Censo, ter alunos matriculados, a medida não representa prejuízo direto à comunidade acadêmica".

Onda azul colore as ruas do Centro do Recife com Armando, Paulo Rubem e João Paulo


O azul da coligação Pernambuco Vai Mais Longe (PTB, PT, PDT, PRB, PSC e PTdoB), que tem Armando Monteiro como candidato ao governo, Paulo Rubem (PDT) na vice e João Paulo (PT) ao Senado, tomou conta do Centro do Recife na tarde desta segunda-feira (14). A caminhada arrastou cerca de 3 mil pessoas pelas Ruas da Imperatriz e Nova, contagiando a população desde a concentração, na Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista.

Por onde passavam Armando, Paulo Rubem e João Paulo eram recebidos pela população com sorrisos e abraços. Os três faziam questão de ir a cada loja e falar com os comerciários, vendedores, atendentes, ambulantes e transeuntes. Candidatos a deputado federal e estadual, vereadores, líderes comunitários e lideranças políticas marcaram presença.

Reconhecido de imediato pelo povo, Armando agradeceu o carinho. "Ouvimos demonstrações de afeto e de incentivo. Isso nos faz ter mais convicção que estamos no caminho correto", disse Armando, ao fim do percurso de cerca de 1 quilômetro, já na Pracinha do Diario, bairro de Santo Antônio.

PTB lança carta aberta ao candidato Paulo Câmara


Neste início de campanha, têm sido cada vez mais recorrentes as reclamações dos recifenses com a crescente poluição visual, sonora e com as dificuldades de mobilidade geradas pela campanha eleitoral nas ruas do Recife e das cidades da Região Metropolitana.

Diante disso, para atender ao interesse da população, proponho ao candidato Paulo Câmara um pacto para a realização de uma campanha limpa, como reclamam e merecem os cidadãos:

Não utilização de cavaletes ou bandeiras nas vias públicas durante todo o período de campanha eleitoral, em toda região do Grande Recife;
Restringir a utilização de carros de som aos dias úteis, das 9 às 17 horas.
Comprometo-me a honrar este acordo, uma vez que não temos o direito de ampliar ainda mais os infortúnios e dificuldades vividos diariamente por nossa população com excessos praticados na campanha eleitoral.

Cordialmente,

Armando Monteiro
Candidado ao governo do Estado de Pernambuco

Coligação Pernambuco Vai Mais Longe (PTB, PT, PDT, PSC, PRB e PTdoB)

Petrolândia: Moradores do Bairro Nova Esperança divulgam abaixo-assinado com reivindicações para necessidades básicas da comunidade

Ação de assistência no Bairro Nova Esperança (Foto: Assis Ramalho)

Comissão de Representantes do Bairro Nova Esperança, situado na cidade de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, realizou coleta de aproximadamente 700 assinaturas em abaixo-assinado de reivindicação de melhorias das condições de saneamento, segurança e infraestrutura da localidade.

O  Bairro Nova Esperança, também chamado de Sem Teto, localiza-se na saída de Petrolândia em direção a Floresta. A povoação originou-se de invasões a terreno da Chesf, iniciadas há aproximadamente dez anos. Em 2010, foi inaugurada a Escola Municipal Itamar Leite na comunidade. O abastecimento de água do bairro é realizado por um chafariz público e por carros pipa. O bairro tem crescido de forma rápida e desordenada, em grande parte por famílias carentes e em situação de risco. 

Abaixo transcrevemos o pleito dos moradores do Bairro Nova Esperança, encaminhado ao Ministério Público, Prefeitura Municipal de Petrolândia, Celpe, Compesa, Polícia Militar, Câmara Municipal de Petrolândia, entre outros órgãos.

"Petrolândia, 13 de julho de 2014

Nós, representantes da comunidade Bairro Nova Esperança, queremos através deste encaminhar esta coleta de assinaturas referente a reivindicação das necessidades básicas das famílias deste bairro, que está em anexo.

Visto ser uma necessidade básica e direito de todo cidadão, nas compreensões da lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, as instalações desse serviço irá beneficiar mais de mil famílias que há mais de 10 anos sobrevivem de forma inadequada. 

Atenciosamente,

Comissão:
Cícera Maria da Rocha
Quitéria Demesiano Francisco
Maria Genilda Soares da Silva
Maria Severina de Lima
Egnalda Ferreira da Silva
Cornélia Barros Oliveira

ABAIXO-ASSINADO: BAIRRO NOVA ESPERANÇA EM APELO POR CONDIÇÕES BÁSICAS DE SOBREVIVÊNCIA

"Nós, moradores do Bairro Nova Esperança, localizado no município de Petrolândia (PE), reconhecemos que necessitamos urgentemente de melhores condições básicas para sobrevivermos na localidade na qual escolhemos para criarmos nossos filhos. Portanto através do mesmo estamos apelando para que as autoridades competentes nos apoie na realização da encanação de água, saneamento básico (esgoto/lixo) e ordenamentos das ruas. Partindo desta realidade comprovamos que as injustiças sociais predominam em pleno Século XXI em meio de mais de 1.000 (mil) famílias, que estão bastante comovidas em vivenciar as grandes obras da Transposição do Rio São Francisco, que tem como meta levar água para demais estados brasileiros, enquanto que os moradores do Bairro Nova Esperança aumentam a cada dia o desejo para a concretização do sonho o mais rápido possível, até porque o recurso natural da água é farto e suficiente para abastecer todo o município e libertamos da dependência de carros pipas.

Outro problema agravante do bairro é a questão do saneamento, principalmente do esgoto/lixo, poque de acordo com o meio onde vivemos podemos contrair e transmitir diferentes doenças. Por isso estamos precisando conservar e garantir o bem estar físico, mental e social.

Em relação ao ordenamento das ruas, faz-se necessário a topografia/loteamento para melhor organização das casas, ruas e avenidas, evitando o tráfego de carros em locais inadequados, bebidas, prostituições e maiores desentendimentos entre as famílias de Petrolândia por invasão de terrenos pertencentes a outros lotes. Tomando as providências necessárias, estamos amenizando preocupações, intrigas, violência física e verbal, evitando demais consequências.

Colaborem com este abaixo-assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante para a valorização da localidade e da humanidade que direta ou indiretamente colaboram para o sucesso de todos."

Informações: Comissão de Representantes do Bairro Nova Esperança

Floresta: 14ª Missa do Vaqueiro de Nazaré do Pico acontece neste domingo (20); confira as atrações

Humberto destaca reforço a time pernambucano


Líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT), participou, hoje, do anúncio oficial do novo patrocinador do time, a Caixa Econômica Federal ao Sport. Com o novo apoio, o clube pernambucano vai receber R$ 6 milhões de reais por ano. O acordo começou a ser costurado ainda em fevereiro, em encontro que reuniu Humberto, o senador Armando Monteiro, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, e os presidentes do Sport, Náutico e Santa Cruz.

Na ocasião, Humberto expôs a Hereda os problemas financeiros dos times do Estado e pediu que a área de marketing da Caixa avaliasse a possibilidade de estender o apoio que já oferece a alguns clubes do país também aos pernambucanos.

“O apoio de um banco importante como a Caixa representa o fortalecimento do futebol pernambucano. Queremos que todos os times do nosso estado estejam bem porque isso significa que o futebol de Pernambuco está bem. Naútico e Santa Cruz seguem conversando sobre essa possibilidade de patrocínio”, afirmou o senador. Para patrocinar os times brasileiros, a Caixa exige a Certidão Negativa de Débitos (CND).

O presidente do Sport, João Humberto Martorelli, também fez questão de destacar a importância do apoio da Caixa ao futebol pernambucano. “Isso representa o resgate da cidadania do Sport”, afirmou Martorelli.

Assessoria de Imprensa do senador Humberto Costa

Petrolândia: 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado acontece nessa quinta-feira (17)


Informações: Prefeitura Municipal de Petrolândia

Valcke diz não acreditar em fim da venda ilegal de ingressos


O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, admitiu hoje (14) que houve venda irregular de ingressos da Copa do Mundo e que o problema nunca será totalmente superado, mas disse que a entidade luta para combater esse comércio ilegal.

“Nós tivemos pessoas presas na África do Sul assim como no Brasil, mas não acredito que vamos conseguir pôr um fim nessa venda de ingressos fora do sistema da Fifa”, disse Valcke. “A Fifa vende todos os ingressos no valor de face (impresso). E isso está claro. Não há sequer um ingresso vendido pela Fifa num valor superior ao que está impresso. Mas temos 3 milhões de ingressos fora do sistema da Fifa, que vão para os parceiros e são vendidos de novo. É contra essa venda que temos que lutar”, reconheceu.

Valcke disse que a Fifa colabora com os governos no combate a essa prática e afirmou que o correto é devolver à entidade os ingressos que não forem usados, em vez de revendê-los em um preço maior. “Não se pode dizer que a Fifa não está lutando contra esse sistema ilegal. Sempre oferecemos todo o nosso apoio às autoridades”.

Paulo Rubem: "Vamos criar o Sistema Estadual de Educação Básica em Pernambuco"

Foto: Alexandre Albuquerque/divulgação
  
Após o candidato a governador Armando Monteiro (PTB) eleger a educação como a "prioridade das prioridades" em seu plano de governo, a coligação Pernambuco Vai Mais Longe já delineou algumas ações para o segmento. E uma delas é a criação do Sistema Estadual de Educação Básica. A política prevê incentivos financeiros, administrativos e pedagógicos do Estado aos municípios com o intuito de universalizar o acesso das crianças e jovens às escolas, garantindo também que os alunos concluam todo o ensino médio, evitando a evasão escolar. Em paralelo, o programa propõe constituir o Fundo Estadual dos Recursos do Pré-Sal para destinar todas as verbas oriundas dos royalties do petróleo para o setor em Pernambuco.

Líder nacional na defesa de uma educação pública de qualidade, o candidato a vice Paulo Rubem Santiago (PDT) frisou que o Sistema Estadual de Educação Básica de Pernambuco vai exercer ações de suporte aos municípios pernambucanos para que matriculem toda criança e jovem nas escolas de tempo integral. Além disso, o pedetista defendeu que a Universidade de Pernambuco (UPE) seja utilizada na formação dos professores e que os polos da UPE possam atuar na pesquisa, monitoramento e acompanhamento dos indicadores escolares.

Santana do Ipanema: Show de manobras radicais da 52ª Festa da Juventude é realizado sem incidentes

Campo de Pouso, palco do show de manobras radicais em Santana do Ipanema (AL)

Durante a 52ª Festa da Juventude o público lota o Campo de Pouso para ver um espetáculo maravilhoso. Muita gente compareceu e vibrou das arquibancadas com o show das manobras radicais e a arrancada, realizado no sábado passado (12). Os pilotos com suas manobras prenderam a atenção do povo, do início ao fim das competições. Para garantir ainda mais a segurança dos pilotos e do público a comissão organizadora realizou o teste do bafômetro em todos os pilotos. A banda Asas da América fez a animação durante as competições.

De acordo com o jovem Rafael Brain, “as manobras radicais são um show à parte! É muito bom poder vir a Santana e prestigiar o evento. A gente vê que há uma preocupação muito grande com a organização e a segurança dos pilotos e das pessoas”, comentou.

O Prefeito Mário Silva esteve no local para prestigiar o evento e disse do seu contentamento pela organização, “todos nós estamos vendo que a 52ª Festa da Juventude está sendo um sucesso, tanto de público quanto de organização e paz, pois nós não tivemos um só incidente. Isso nos deixa muito felizes. Graças a Deus tudo corre na mais perfeita ordem”, finalizou.

Fonte: Juca Souza/Ascom PMSI em Alagoas na Net

Paulo Câmara discute propostas para Pernambuco em debate do Grupo Lide

Evento reunirá empresários de diversos segmentos

O Grupo de Líderes Empresariais (Lide) receberá nesta segunda-feira (14) o candidato da Frente Popular ao Governo, Paulo Câmara (PSB), a partir das 19h30, para um jantar-debate. O socialista apresentará uma palestra sobre o tema "Uma Agenda de Desenvolvimento para Pernambuco", debatendo, em seguida, as suas propostas e recebendo sugestões de uma plateia de aproximadamente 180 pessoas, entre gestores públicos e empresários presentes ao evento.

Também foram convidados pelo Lide jornalistas de vários grupos de comunicação de Pernambuco, que contribuirão para o debate com perguntas para o candidato. São eles: Magno Martins, Roberta Jungmann, Jamildo Melo, Patrícia Raposo, Rhaldney Santos e Aldo Vilela. O jantar-debate acontecerá no MV Empresarial, que fica na Avenida Presidente Dutra, 298, na Imbiribeira.

Assessoria de Imprensa do PSB

Visando sair da zona de rebaixamento, Fla encerra período de treinos; confira jogos da 10ª rodada do Brasileirão 2014

O técnico do Flamengo, Ney Franco durante período de treinamento intensivo do time durante a paralisação para a Copa do Mundo

Mesmo sem jogos oficiais, por conta da Copa do Mundo, as últimas semanas no Flamengo foram de muito trabalho. O técnico Ney Franco aproveitou a paralisação do Campeonato Brasileiro e intensificou os treinamentos rubro-negros. A meta é tirar o clube da zona de rebaixamento. O rubro-negro é o 19º colocado e volta a jogar pelo Brasileiro nesta quarta-feira, contra o Atlético-PR, em Macaé, pela 10ª rodada.


Confira os jogos da 10ª rodada e classificação atualizada:

Jogos de quarta-feira (16)
Grêmio x Goiás  19h30 - Arena do Grêmio
Coritiba x Figueirense  19h30 - Couto Pereira
Sport-PE x Botafogo-RJ  19h30 - Ilha do Retiro
Flamengo x Atlético-PR 22h00 Moacyrzão
Bahia x São Paulo Qua - Arena Fonte Nova
Criciúma x Fluminense  22h00 - Heriberto Hülse

Jogos de quinta-feira (17)
Corinthians x Internacional 19h30 - Arena Corinthians
Santos x Palmeiras  19h30 - Vila Belmiro
Cruzeiro x Vitória-BA  21h00 - Mineirão

Confira classificação

Morre escritora sul-africana e prêmio Nobel de Literatura Nadine Gordimer

Foto: Basso Cannarsa / Divulgação

A escritora sul-africana Nadine Gordimer, prêmio Nobel da Literatura em 1991 e ativista na luta contra o regime de segregação racial da África do Sul, o apartheid, morreu no domingo (13) aos 90 anos. De acordo com um comunicado de parentes da escritora, feito hoje (14) pelo escritório de advogados Edward Nathan Sonnerbergs, Gordimer morreu tranquilamente durante o sono, em sua casa, em Joanesburgo.

A escritora "orgulhava-se não só de ter recebido o Nobel da Literatura em 1991, mas também de ter testemunhado [em um processo] em 1986 e ter contribuído para salvar a vida de 22 membros do Congresso Nacional Africano, acusados de traição", lembraram os filhos, no comunicado.

Nascida em 20 de novembro de 1923, Nadine Gordimer era filha de imigrantes judeus oriundos da Europa de Leste. A sul-africana sempre recusou deixar o país, mesmo em momentos mais difíceis do apartheid, em vigor entre 1948 e 1994.

Autora de 15 romances e vários volumes de contos, Nadine Gordimer observou as desgraças da sua sociedade de forma sóbria e sem concessões. Desde que a democracia chegou ao poder em 1994, a autora nunca deixou, apesar da idade avançada, de apontar os defeitos dos sucessores de Nelson Mandela.

Agência Brasil com informações da Agência Lusa

Onze dos doze povos indígenas de Pernambuco declaram voto em Paulo Câmara

 Candidato reuniu-se com representantes do segmento

Lideranças de 11 dos 12 povos indígenas que habitam Pernambuco declararam apoio ao candidato da Frente Popular ao Governo, Paulo Câmara (PSB). Representantes dos Kambiwá, Kapinawá, Pankaiwká, Tuxá, Pankará, Pankararu, Entre Serras Pankararu, Pipipã, Fulni-ô, Truká e Atikum defenderam a continuidade do trabalho que vem sendo feito no Estado há sete anos e meio, e levaram suas demandas e sugestões ao socialista, que prometeu assumir pessoalmente a responsabilidade sobre a questão, a partir de 2015. "Vamos atualizar o plano de ações para a população indígena de Pernambuco. Esse trabalho vai ser supervisionado e acompanhado pelo gabinete do Governador. E vocês terão comigo um canal de diálogo aberto o tempo todo", garantiu Paulo, que reuniu-se com o segmento no último sábado (12).

Câmara recebeu o pedido de que fosse criado o Conselho de Políticas Indigenistas, além de uma secretaria de Estado específica para o assunto, e prometeu estudar a viabilidade das medidas. "É preciso que cada área do Governo tenha um olhar específico para essa questão, seja na Saúde, na Educação, na Infraestrutura. E também é necessária uma instância que coordene todo esse trabalho", concordou o candidato, que terá novas reuniões com os representantes dos povos para aprofundar as sugestões gerais e pontuais de cada povo.

Jogador de futebol morre carbonizado após carro colidir, capotar e pegar fogo no RS


Figura carimbada do futebol do interior gaúcho, o atacante Éder Machado morreu no início desta segunda-feira após ter o corpo carbonizado em um acidente de carro em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo do Rio Grande do Sul. O jogador de 31 anos estava atuando no Santa Cruz.
Eder Machado (Foto: Italo Santos/Brasil de Pelotas)

Recentemente, passou pelo Brasil de Pelotas, time da Região Sul do estado, em que era considerado ídolo. A morte foi confirmada pela direção do Santa Cruz nas redes sociais. Além do Galo, o Xavante também lamentou a perda do jogador, em nota oficial no site do clube. De acordo com a família, o enterro será em Alegrete, na Fronteira Oeste. Ele deixa dois filhos.

Também conhecido pelo apelido de "El Loco", Éder já havia sido goleador em outras equipes e conquistado o acesso à elite estadual com o Avenida em 2011, jogou no Santo Ângelo em 2012, além do Brasil-Pel, em 2013.

Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Éder perdeu o controle do veículo e atingiu uma mureta de proteção de uma ponte na ERS-409. Depois, o carro capotou e pegou fogo. Segundo a BM, ele morreu carbonizado. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal e passará por perícia. O acidente ocorreu por volta das 4h40m no quilômetro 11 da rodovia.

G1 RS

A lição da Seleção Alemã. Responsabilidade social dentro e fora do campo


A seleção alemã promoveu a mais terrível goleada da história numa semifinal de Copa do Mundo, jamais sofrida pela seleção brasileira em toda sua existência. No entanto, a incrível seleção alemã goleou, também fora de campo, todas as demais seleções, a FIFA e o governo do Brasil.

A reportagem é de Antonio Fernando Pinheiro Pedro e publicado pelo portal Ambiente Legal, 09-07-2014.

Como já havia feito antes, na Copa 2010, na África do Sul e na Eurocopa, na Polônia e na Ucrânia, a Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla original) promoveu ações sociais beneficiando a comunidade local onde se hospedou.

A atitude, de pura responsabilidade social, constitui uma retribuição, um agradecimento pela hospitalidade. Assim foi o que sucedeu na Bahia, local escolhido pelos alemães, para centro de treinamento durante a Copa 2014.

Em agradecimento à recepção e hospitalidade dos brasileiros, aDFB, doou 10 mil euros para a aldeia Pataxó em Santa Cruz de Cabrália, que o time visitou no dia seguinte à sua chegada ao Brasil.

A delegação e jogadores alemães, também visitaram uma escola municipal local, onde brincaram e interagiram com as crianças. Note-se que a DFB já vinha auxiliando financeiramente a escola, através do projeto “Sonhos de Crianças”.

Não contente com o apoio institucional já proporcionado, a delegação alemã já anunciou, por meio de sua assessoria de imprensa, novos investimentos no local, a compra de mobiliário e a reforma do único campo de futebol do lugar – que deverá ter o mesmo padrão “Copa” do campo utilizado no centro de treinamento montado na região para a seleção germânica.

Deputado Rodrigo Novaes participa de eventos em Petrolândia


Rodrigo Novaes (PSD), candidato a reeleição à ALEPE, retornou a Petrolândia neste domingo (13), realizando visitas e distribuição de adesivos e material de sua campanha.

Novaes foi acompanhado por membros de sua base no município, entre eles os vereadores Fabiano Marques (PROS), presidente da Câmara Municipal, Rogério Novaes (PSL), José Luiz (Zé Pezão, do PSC), Carlinhos (PTB) e Raimundo Paulo (Noca, do PROS).

Ver mais fotos: Rodrigo Novaes em Petrolândia

Fotos: Reprodução Facebook Rodrigo Novaes

''Essas declarações não são atribuíveis ao papa'', afirma Vaticano sobre entrevista a Scalfari


No jornal La Repubblica deste domingo (13) é publicado, com grande vidência, o relato, assinado por Eugenio Scalfari, de uma sua nova conversa com o Santo Padre Francisco. A conversa é cordial e muito interessante, e toca principalmente os temas da chaga dos abusos sexuais de menores e da atitude da Igreja para com a máfia.

A reportagem é do sítio da Rádio Vaticano, 13-07-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

No entanto, como já ocorrido anteriormente em uma circunstância análoga, é preciso salientar que o que Scalfari atribui ao papa, referindo "entre aspas" as suas palavras, é fruto da sua memória de jornalista especialista, mas não de uma transcrição precisa de uma gravação e muito menos de revisão por parte do interessado, a quem as afirmações são atribuídas.

Portanto, não se pode e não se deve falar de modo algum de uma entrevista no sentido habitual do termo, como se se relatasse uma série de perguntas e de respostas que refletem com fidelidade e certeza o pensamento preciso do interlocutor.

Frases do dia 14/07/2014: Coletânea IHU On-Line

Sem projeto nacional

"Desde Getúlio Vargas, que pretendeu desenvolver o Brasil via industrialização e urbanização, o país está sem um projeto nacional. Nem Lula, nem Dilma Rousseff, nem Fernando Henrique defenderam um. E também não percebo nenhuma mudança de postura nos atuais presidenciáveis" - Carlos Lessa, economista - O Globo, 13-07-2014.

Bobo de “MacBeth”

“Acho que tem muito papo furado nessa história de "as novas gerações têm uma outra cabeça" (a frase é ridícula por si só). Mudou o cenário, o enredo continua sendo escrito pelo bobo de "Macbeth" – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 14-07-2014.

Amarelões

“É comum hoje as pessoas acharem que todo mundo (e a mídia também) deve se preocupar antes de tudo com a autoestima das pessoas. Discordo. É este mundo da autoestima que forma os amarelões" – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 14-07-2014.

Fonte: IHU On-Line

Em Afogados da Ingazeira, Paulo participa de grande carreata e promete campus da UPE

Fotos: Wagner Ramos
Mais de 700 veículos e cinco mil pessoas participaram do ato. Ao final, socialista reforçou o compromisso com a interiorização do conhecimento

Com as bençãos da chuva que ajuda a melhorar a vida no Sertão, a Frente Popular comandou, no município de Afogados da Ingazeira, na noite desse sábado (12), a primeira grande carreata da campanha que levará o candidato Paulo Câmara (PSB) ao Palácio do Campo das Princesas. Ao lado do ex-governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB) e dos seus companheiros de chapa, Raul Henry (PMDB/vice) e Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), o socialista recebeu o carinho dos populares que fizeram questão de ocupar as ruas e janelas das residências para acenar e confirmar que Pernambuco dará continuidade à transformação vivenciada nos últimos anos. O ato contou com mais de 700 veículos, entre automóveis e motos, e arrastou cerca de cinco mil pessoas.

Embalados pela “onda amarela” que tomou conta do município, os afogadenses ainda seguiram em massa para a inauguração do comitê regional do Sertão do Pajeú, no Centro de Afogados. O espaço reunirá prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, lideranças e militantes das cidades de Igaracy, Ingazeira, Carnaíba, Tabira e do próprio município.

Na sequência, Paulo Câmara, Eduardo Campos, Raul Henry (PMDB/vice), Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), prefeitos, ex-prefeitos, deputados e candidatos da chapa proporcional realizaram empolgante comício em praça pública. O candidato ao Governo do Estado destacou a sua satisfação de voltar à região que o havia abraçado durante a fase da pré-campanha.

Zeca Cavalcanti fortalece apoios em Itaíba, no Agreste do Estado


 O candidato a deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) pegou a estrada no final de semana em busca dos votos para sua eleição. O destino foi o município de Itaíba, aonde participou da inauguração do Sindicato da Agricultura Familiar e Empreendedor Rural do município, que é presidido por Sebastiana Pequeno.

Presente ao evento agricultores filiados ao sindicato, políticos locais e lideranças que apoiam a candidatura do ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti. Entre eles o coordenador político Jandilson Gomes, os vereadores Zé de Sérgio, Eraldo Pequeno e Regina da Saúde, do distrito de Negras, além das lideranças Valdo do Pipa, Prequé, Zé Piloto, seu Henrique do Giral, Zé Rodrigues, Idel Vicente e o candidato a deputado estadual Paulinho Tomé. Para Cavalcanti, o fortalecimento das entidades sindicais é a garantia de que a luta pelos direitos dos trabalhadores estará sempre em pauta. O sindicato é o grande instrumento que o trabalhador rural tem para lutar e conquistar novos direitos e mais qualidade de vida, disse Zeca Cavalcanti.

Da cidade, o candidato trabalhista tomou o rumo do Distrito de Negras, aonde participou de reunião com lideranças locais na residência da vereadora Regina da Saúde. Na conversa, Zeca Cavalcanti ressaltou que sua candidatura nasceu da vontade do povo de ter um representante de nossa região em Brasília e será baliza em três pilares: saúde, educação e interiorização do desenvolvimento.

Notícias relacionadas (clique para ler)
>Vereadores de Betânia reforçam candidaturas de Zeca Cavalcanti e Júlio Cavalcanti
>Zeca Cavalcanti (PTB) traça perspectivas para as eleições de 2014, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho>
>Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho, Zeca Cavalcanti diz que decisão da prefeita de Arcoverde em apoiar Paulo Câmara foi uma surpresa desagradável
>Petrolândia: Zeca Cavalcanti, pré-candidato a deputado federal, prestigia Festa do Padroeiro São Francisco de Assis
>Tacaratu: Ex-vereador Zito de Maninho declara apoio a candidatura de Zeca Cavalcanti para deputado federal.
>Zeca Cavalcanti, ex-prefeito de Arcoverde e pré-candidato a Deputado Federal pelo PTB, visita lideranças políticas de Petrolândia e Jatobá
>Zeca Cavalcanti, ex-prefeito de Arcoverde e pré-candidato a deputado federal, fala dos rumos das eleições de 2014 em entrevista ao Blog de Assis Ramalho

Assessoria de Imprensa de Zeca Cavalcanti


Festival de Inverno de Garanhuns vai fortalecer tradições quilombola pernambucanas

Foto: Val Silva

Durante o Encontro de Povos Tradicionais, que acontece entre os dias 22 e 25 de julho, no Quilombo Castainho, o público do 24º Festival de Inverno de Garanhuns terá a oportunidade de conhecer melhor as tradições culturais das comunidades quilombolas do Agreste pernambucano.

O Polo Castainho, que fica a aproximadamente 5 km do centro da cidade, terá apresentações musicais com percussão afro, danças e grupos de coco. O Coral Vozes do Quilombo, formado por crianças e adolescentes da comunidade Estivas, será um dos destaques da programação.

Oficinas de dança, percussão, confecção de instrumentos e de jogos, destinadas exclusivamente para pessoas de comunidades quilombolas, indígenas e rurais também são destaques. Já no Polo Quilombo Estivas, os moradores vão conferir a palestra “Rede de Saúde e Cultura: plantas que curam e alimentam”, que será ministrada por representantes da Fiocruz e do MinC, na terça-feira (22), das 14h às 17h.

PM é reconhecido por assaltantes e morto a tiros dentro de padaria na Bahia

Ilustrativa

Um cabo da Polícia Militar da Bahia, lotado da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, foi morto com um tiro na cabeça na manhã desta segunda-feira (14).

De acordo com a PM, Clóvis Silva da Paixão, de 47 anos, que não estava a trabalho no momento do crime, foi morto em uma padaria localizada no bairro de Itinga. Ainda conforme a polícia, as primeiras informações colhidas no local do homicídio apontam que a vítima estava tomando café, quando homens tentaram assaltar o estabelecimento.

"Houve uma tentativa de assalto ao estabelecimento comercial, contudo ele foi reconhecido como policial militar e dois elementos numa motocicleta atiraram", conta a PM sobre as informações obtidas no local do crime. De acordo com a polícia, Clóvis da Paixão integrava os quadros da corporação há 25 anos.

O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Conforme a PM, o Serviço de Valorização do Policial Militar (Sevap) da corporação acompanha a família da vítima. A Polícia Militar divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do PM na manhã desta segunda-feira.

G1 Bahia

Governo Federal começa a pagar abono salarial 2014/2015 nesta terça-feira


O Ministério do Trabalho informou que começa a pagar a partir desta terça-feira (15) o abono salarial do exercício 2014/2015. No atual exercício, houve antecipação do pagamento, que antes começava em agosto, informou o governo.

Outra mudança no calendário, segundo o Ministério do Trabalho, é que os trabalhadores que recebem o benefício em conta corrente vão ter o depósito em suas contas de acordo com o mês de aniversário, a partir de 15 de julho. O prazo final para sacar o abono é dia 30 de junho de 2015. Cerca de 23 milhões de trabalhadores têm direito ao abono salarial
Terão direito de receber o benefício os trabalhadores que tiveram os dados informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e que atendam aos seguintes critérios: cadastro no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; ter trabalhado com carteira assinada ou ter sido nomeado efetivamente em cargo público durante, pelo menos, 30 dias no ano-base para empregadores contribuintes do PIS/Pasep (empregadores cadastrados no CNPJ); e ter recebido em média até dois salários mínimos de remuneração mensal durante o período trabalhado.

Como sacar o benefício

Coligação Pernambuco Vai Mais Longe promove caminhada no Centro do Recife

Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação

O candidato ao governo de Pernambuco Armando Monteiro (PTB), o vice, Paulo Rubem (PDT), e o candidato ao Senado (PT), João Paulo, realizam grande caminhada nesta segunda-feira (14), no Centro do Recife. A coligação Pernambuco Vai Mais Longe ganha as ruas às 15h, com concentração na praça Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista. Ao lado da militância e da população, Armando, Paulo Rubem, João Paulo, e os candidatos a deputado estadual e federal, percorrem a Rua da Imperatriz, Rua Nova e promovem, ao final, um ato na Praça da Independência.

Serviço:
Caminhada da coligação Pernambuco Vai Mais Longe
Horário: 15h (concentração na Praça Maciel Pinheiro)

Assessoria de Imprensa do PTB

Pelo menos 43 mil escolas brasileiras não têm equipamentos para exibir filmes


Pelo menos 43 mil escolas brasileiras não estão preparadas para atender à nova lei que determina a exibição mensal de, pelo menos, duas horas de filmes produzidos no Brasil. O número corresponde às instituições que não têm televisão, de acordo com o Censo Escolar de 2013. O número aumenta quando se trata de aparelhos de DVD – do total de 190,7 mil colégios, mais de 48 mil não têm o equipamento. Em relação aos retroprojetores, que também podem ser usados na exibição de filmes, apenas um terço (63 mil) tem o equipamento.

A lei entrou em vigor no final do mês de junho. Pelo texto, a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola. "Infelizmente, a lei ainda vai permanecer como desafio, por mais que tenha a norma, ela não será implementada imediatamente. Somos um país gigante, com muita diversidade. Temos escolas que não dispõem de recursos mínimos como TV e vídeo. Elas terão que ser equipadas", diz o vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima.

A maior deficiência está entre as escolas públicas, de acordo com a plataforma de dados educacionais QEdu, em que 74% têm TV e 71%, DVD. Entre as particulares as porcentagens aumentam para 90% e 88% respectivamente. As escolas municipais são a maioria no Brasil (119,9 mil) e são também as que apresentam as maiores deficiências. Entre esses centros de ensino, 69% têm TV e 66%, DVD.

''Como Jesus, vou usar o bastão contra os padres pedófilos', diz o Papa Francisco em entrevista a jornal italiano


"A pedofilia é uma lepra que há na Igreja e também afeta os bispos e os cardeais. Alguns sacerdotes passam por cima do fenômeno mafioso: a denúncia pública é rara".

A reportagem é de Eugenio Scalfari, diretor do jornal La Repubblica, 13-07-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

São as 17 horas da quinta-feira, 10 de julho, e é a terceira vez que eu encontro o Papa Francisco para conversar com ele. Sobre o quê? Sobre o seu pontificado, que começou há pouco mais de um ano e que, em tão pouco tempo, já começou a revolucionar a Igreja; sobre as relações entre os fiéis e o papa que vem do outro lado do mundo; sobre o Concílio Vaticano II concluído há 50 anos e apenas parcialmente implementado nas suas conclusões; sobre o mundo moderno e a tradição cristã e, sobretudo, sobre a figura de Jesus de Nazaré.

Finalmente, sobre a nossa vida, sobre os seus afãs e as suas alegrias, sobre os seus desafios e o seu destino, sobre o que nos espera em um esperado além ou sobre o nada que a morte traz consigo.

Esses nossos encontros foram desejados pelo Papa Francisco, porque, entre as tantas pessoas de todas as condições sociais, de todas as fés, de todas as idades que ele encontra no seu apostolado cotidiano, ele também desejava trocar ideias e sentimentos com um não crente.

Paulo abre campanha de rua no ​Recife arrastando uma multidão

Cerca de 1,5 mil pessoas acompanharam o candidato em Roda de Fogo,  bairro símbolo para a Frente Popular 

A estreia no Recife da campanha de rua da Frente Popular não podia ser mais animada e simbólica. O candidato ao Governo Paulo Câmara (PSB) arrastou uma multidão pelo bairro de Roda de Fogo, nesta sexta-feira (11), acompanhado de seus companheiros de chapa - o vice Raul Henry (PMDB) e o postulante ao Senado Fernando Bezerra Coelho (PSB) -, do prefeito Geraldo Julio (PSB) e de vários candidatos proporcionais. Cerca de 1,5 mil pessoas foram abraçar, conversar e conhecer o socialista, dando uma mostra do que vem por aí até o próximo dia 5 de outubro.

"Pude conversar com muita gente hoje e me apresentar a quem não me conhecia. Vim dizer quem eu sou, o que eu fiz como secretário; que sou o candidato do ex-governador Eduardo Campos (PSB) e do prefeito Geraldo Julio. Me sinto muito bem sabendo que essa é a forma correta de fazer política: olhando no olho das pessoas, ouvindo a todos e buscando o bem comum. Pernambuco não pode ser tratado como um negócio, um projeto pessoal. Tem que ser um projeto de todos", afirmou Paulo Câmara, garantindo que, como governador, manterá o canal de diálogo com a população e com os municípios.

Petrolândia: Curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos tem início no dia 28 deste mês

O curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, promovido pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolândia, será realizado no período de 28 de julho a 1º de agosto em Petrolândia, com duração de 20 horas-aula.

Com 15 vagas, o curso tem como público alvo proprietários e funcionários de pousadas, bares, restaurantes e lanchonetes.

O curso será realizado na Casa da Criança Nutrida e tem início às 14 horas.

Informações: SEDETUR-Petrolândia

Até Maradona critica prêmio de melhor da Copa do Mundo entregue a Messi: ‘Injusto’

Maradona e Rivelino no programa De Zurda

Até o ex-craque argentino Diego Maradona não concorda com o prêmio de “Melhor jogador da Copa do Mundo” dado ao seu compatriota Lionel Messi. Além de falar sobre o assunto no programa de TV venezuelano De Zurda, o ex-camisa 10 albiceleste ainda elogiou o elenco argentino e criticou as mudanças feitas pelo técnico Alejandro Sabella.

— Daria o céu a Leo (Messi), mas quando os marqueteiros querem fazer com que ganhe algo que não merece, é injusto. Vi como se ele não quisesse receber o prêmio — afirmou Maradona. Para ele, o jovem colombiano James Rodríguez, artilheiro da competição, deveria ter recebido o prêmio.

Sobre o título alemão, “Dios”, como o ídolo argentino é conhecido no seu país, disse que o que houve foi um descuido da defesa e que a seleção deixou o Brasil de cabeça erguida.

— Estou triste, eu estava com o coração partido por esta derrota e eu sinto muito pelo meu país. Mas terminamos de cabeça erguida. Alemanha venceu aproveitando uma desatenção defensiva — destacou.

Para Maradona, Sabella ainda errou ao substituir Lavezzi por Agüero. Ele elogiou os defensores Zabaleta, Rojo e Garay.
Globo Esporte

Sem Messi, seleção da Copa tem dois jogadores brasileiros e cinco alemães. Confira.

Seleção fifa final (Foto: Editoria de Arte)
Sem Messi, dono da Bola de Ouro, a Fifa divulgou a última atualização da seleção da Copa do Mundo, nesta segunda-feira (14), com os brasileiros Oscar e Thiago Silva. Além disso, cinco campeões com a Alemanha estão na equipe ideal do Mundial: o goleiro Manuel Neuer, o zagueiro Mats Hummels, o lateral Philipp Lahm (como meio-campista), o atacante Thomas Müller e o volante Toni Kroos - esse o dono dos melhores números da competição.

Os números não têm qualquer relação com a premiação da Fifa divulgada neste domingo, com base na análise do Grupo de Estudos Técnicos da FIFA (TSG). Vice-campeão com a Argentina, Messi ganhou a Bola de Ouro, de melhor jogador, e o francês Pogba foi considerado a revelação da competição. Mesmo assim, com base nas estatísticas, nenhum deles esteve na lista divulgada nesta segunda-feira.

Com nota de 9,46, o craque do Mundial, por exemplo, foi considerado apenas o 11º no ranking de estatísticas, atrás até mesmo do francês Benzema (que também não está na seleção). A melhor avaliação foi de Toni Kroos (9,79), seguido pelos holandeses Robben (9,74) e De Vrij (9,7), ambos na seleção da Fifa - o argentino Marcos Rojo e o colombiano James Rodríguez completam a lista da seleção ideal.

Petrolândia: Time da Quadra 01 vence torneio de futebol do 'Visga' realizado na Orla Fluvial da cidade




Torcedor prestigiou o torneio em bom número.
Fotos: Assis Ramalho
Equipe da Quadra 01, liderado por Cleber e os experientes Junior Camaleão, Fabio Gomes, Adriano, Fantica e Junior da Agrovila foram os grandes vencedores do torneio. 
 
Equipe da Quadra 02 perdeu a final por 1 a 0 ficando com a 2ª colocação
Fabiano Jaques Marques entrega o troféu ao capitão Adriano da equipe campeã da Quadra 01
Neste domingo(13) foi realizado no campo da Orla Fluvial de Petrolândia, grande torneio de futebol.  O evento contou com os principais times das Quadras da cidade, e teve grande participação do torcedor que compareceu em massa para prestigiar o torneio organizado por Francisco Mozart, conhecido popularmente por Visga.

A competição, que teve inicio as 8 horas da manhã, foi finalizada pouco depois da 14 horas, quando o time da Quadra 01 liderado por Cleber e uma porção de jogadores experientes do nosso futebol, a exemplo de Junior Camaleão, Adriano, Fábio Gomes, Fantica, Dadinho, e Junior da Agrovila  bateram na grande final o time da Quadra 02 por 1 a 0.

Entre outros patrocinadores, o torneio teve o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia, do Comercial Rocha e do Presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques, que compareceu ao evento para entregar as premiações.

Para ver todas as fotos do Torneio, clique >Torneio de Futebol na Orla Fluvial da cidade

Visga, organizador do torneio, e Zé Epifânio, Diretor do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Petrolândia
 
 Flamenguinho da Quadra 02
 
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho