quarta-feira, 5 de junho de 2019

Vice-presidente da República, general Hamilton Mourão recebe título de cidadão recifense


O vice-presidente da República, general Hamilton Mourãorecebeu o título de cidadão recifense, na tarde desta quarta-feira (5), no plenário da Câmara Municipal. O requerimento foi proposto em 2018, após a eleição presidencial, pelo então vereador Marco Aurélio Medeiros (PRTB), hoje deputado estadual.

O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB) deu início a solenidade e fez um discurso de saudação ao vice-presidente. “É uma honra homenagear o ilustre brasileiro, excelentíssimo vice-presidente da República Federativa do Brasil, Antônio Hamilton Martins Mourão por sua significativa contribuição nas diversas ações realizadas para o desenvolvimento da nossa nação, bem como pelas atenções voltadas à cidade do Recife, no desempenho das funções militares anteriores a atual e tão dignificante missão outorgada pela maioria do povo brasileiro”, pronunciou.

Ainda em em seu discurso, Eduardo Marques leu um comunicado enviado pelo prefeito Gerado Julio (PSB), que justificou a ausência no evento em função do recebimento do prêmio “Prefeito Empreendedor”, do Sebrae, em Brasília. O gestor municipal parabenizou o título e disse que agradece a gentileza de ser recebido na quinta-feira no gabinete da vice-presidência.

Por Folha dePE

Sebastião Oliveira solicita que a Infraero assuma a operação do Aeroporto de Serra Talhada

Deputado federal Sebastião Oliveira e a presidente da Infraero, Martha Seillier

O deputado federal Sebastião Oliveira e a presidente da Infraero, Martha Seillier, reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (9), em Brasília, para tratar do Aeroporto de Serra Talhada. Na ocasião, o parlamentar pernambucano solicitou à gestora que a estatal assuma a operação do equipamento.

Sebastião aproveitou a oportunidade do encontro para repassar as principais intervenções que foram realizadas na estrutura física do aeroporto, como a requalificação da pista de pouso e decolagem, a construção do terminal provisório de passageiros e a instalação da brigada de incêndio do Corpo de Bombeiros, além disso, ele destacou a importância da Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A), que recentemente foi homologada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

“Foi uma reunião muito proveitosa com a presidente Martha Seillier, a quem agradeço pela excelente receptividade. Ciente do status atual, ela concordou que Serra Talhada possui um aeroporto pronto para operar dois voos semanais e, futuramente, com alguns investimentos, receber voos diários”, esclareceu Sebastião Oliveira, que deixou a reunião bastante otimista com a possibilidade de uma parceria entre o Governo do Estado e a Infraero.

“Será um importante passo para que o aeroporto comece a funcionar, levando desenvolvimento, geração de renda e oportunidades a diversos municípios sertanejos”, finalizou Sebá.

Por Bçog da FOLHA

Petrolândia: Aniversariante Roseane Barbosa recebe felicitações da amiga Jô Lima


Roseane Barbosa, aniversariante desta quarta-feira, 5 de junho, é homenageada pela amiga Jô Lima com mensagem de felicitações.

Hoje é seu dia Pérola!
Espero que você tenha um dia pleno de sentimentos bons, homenagens e surpresas positivas. Que hoje e sempre esteja rodeada pelos que mais ama, e que nunca lhe falte Deus no seu coração, carinho e amor.
Hoje sorria com o rosto e com o coração, e que esse sorriso se mantenha o ano todo abençoando sua vida com muita paz, felicidade e esperança.
Seja sempre muito feliz, minha amiga, e saiba que mesmo longe poderá sempre contar comigo, pois distância alguma fará nossa amizade diminuir. Lovo tu! Parabéns amiga!


Jô Lima

UNIVASF, UFRPE e UFPE têm mais de 200 bolsas de pós-graduação da Capes cortadas

A Universidade Federal de Pernambuco - UNIVASF tem 12.964 estudantes, sendo 11.345 de graduação e 1.619 de pós. A UFRPE tem 1.138 professores e 1.940 funcionários.

As universidades federais de Pernambuco perderam mais de 200 bolsas de pós-graduação desde que a limitação de verbas na educação foi adotada pelo governo federal. Nessa terça-feira (4), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou o bloqueio de mais 2.724 bolsas de mestrado e doutorado no país. O órgão, ligado ao Ministério da Educação (MEC), alegou que o bloqueio era necessário em função do contingenciamento de recursos da pasta.

O novo corte atingiu a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que perdeu mais 78 bolsas de pós-graduação; a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que teve mais 71 bolsas de mestrado e 32 de doutorado eliminadas, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com sede em Petrolina, Sertão do estado, que também deve ter bolsas cortadas. Ao todo, considerando os dois bloqueios, a UFPE e a UFRPE perderam 218 bolsas. A Univasf deve ter que suspender 18 bolsas, chegando a 236 bolsas cortadas no estado.

A UFPE teve, nessa terça, 78 bolsas de pós-graduação – 63 de mestrado e 15 de doutorado – cortadas pela Capes. A concessão do benefício atinge futuros pós-graduandos. Os atuais bolsistas não serão afetados. Na primeira suspensão, anunciada em maio, a UFPE perdeu 33 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. A redução no número desse benefício na universidade chegou a 111 este ano. No Brasil, já são 6.198 bolsas suprimidas em 2019.

No segundo corte feito pela Capes, foram afetados nove cursos, sendo dois de doutorado e sete de mestrado, ligados a sete programas de pós-graduação da UFPE: engenharia mecânica; saúde coletiva; fisioterapia; ciências geodésicas e tecnologias da geoinformação; saúde da criança e do adolescente; artes visuais, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e engenharia civil e ambiental.

O corte de bolsas na UFPE atingiu ainda o Núcleo de Línguas (Nucli), que abriu inscrições para os cursos de verão intensivos em idiomas. Não haverá oferta de cursos de inglês, uma vez que as bolsas Capes, que financiam os professores da língua, estão suspensas devido ao contingenciamento de gastos promovido pelo governo federal.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco já havia perdido duas bolsas de mestrado e duas de doutorado dentre as que estavam temporariamente vagas para serem implementadas em maio deste ano. Na segunda fase dos cortes, a universidade perdeu mais 71 bolsas de mestrado e 32 bolsas de doutorado.

Já a Univasf não perdeu bolsas na primeira fase dos cortes, mas, considerando a metodologia da segunda etapa da redução, a universidade deve perder 18 bolsas.

Justificativa


A Capes afirmou que, nessa segunda etapa, foram bloqueadas as bolsas de cursos que foram avaliados consecutivamente com nota 3 ou que tiveram redução de nota 4 para 3. "O critério foi estabelecido com o propósito de alinhar a concessão de bolsas no país à avaliação periódica da Capes, preservando os cursos mais bem avaliados nos últimos 10 anos", informou o órgão em nota. Foram congeladas 2.331 bolsas de mestrado, 335 de doutorado e 58 de pós-doutorado, totalizando 2.724 bolsas. O congelamento não afetará nenhum bolsista que atualmente recebe o benefício da Capes.

A Capes realiza uma avaliação a cada quatro anos dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados, doutorados e pós-doutorados), que recebem notas de 1 a 7. Avaliações na escala 1 e 2 têm as autorizações de funcionamento e o reconhecimento dos cursos de oferecidos cancelados. Já a nota 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade do órgão.

UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco tem três campi (Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão), 105 cursos de graduação, 133 cursos de pós-graduação, 30,6 mil alunos de graduação, 12,7 mil alunos de pós-graduação, 2,8 mil professores e 4,1 mil servidores técnico-administrativos. A instituição ficou em 20º lugar entre as universidades brasileiras classificadas no ranking 2019 do Times Higher Education (THE) de países considerados de economia emergente (Emerging Economies University). A UFPE está no intervalo 301–350 entre todas as instituições do mundo. Os resultados mostraram que a UFPE melhorou nas dimensões de ensino e visibilidade internacional.

UFRPE


A Universidade Federal Rural de Pernambuco, de acordo com o Relatório de Gestão 2017 da instituição, tem 12.964 estudantes, sendo 11.345 de graduação e 1.619 de pós. A UFRPE tem 1.138 professores e 1.940 funcionários. Levando em consideração todas as universidades públicas (federais e estaduais), a UFRPE ficou, em 2018, na 27ª melhor classificação no ranking do Índice Geral de Cursos (IGC/MEC). Ao todo, 2.083 instituições de ensino superior foram avaliadas pelo MEC. A UFRPE ocupa o posto de 77º no ranking geral, que inclui além das universidades, centros universitários, faculdades, institutos, entre outras instituições públicas e privadas.

Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco está presente em três estados: Pernambuco, Bahia e Piauí. Os primeiros campi foram implantados em Petrolina, sertão pernambucano; Juazeiro (BA) e São Raimundo Nonato (PI). Em seguida, a universidade se estabeleceu em Senhor do Bonfim (BA), depois foi implantado o campus Paulo Afonso (BA) e, mais recentemente, o campus Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, foi criado. A universidade oferece 35 cursos de graduação, dos quais 30 são presenciais e cinco na modalidade de Educação a Distância (EAD). A Univasf também possui 17 cursos de mestrado, quatro doutorados e 10 especializações.

Por Diário de Pernambuco

PF prende agentes suspeitos de vazar documentos sigilosos

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (5) policiais federais suspeitos de vazamento de documentos sigilosos.

Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em sete endereços em Belo Horizonte, entre eles, casas e escritórios de advogados. A Polícia Federal prendeu os advogados Carlos Alberto Arges Júnior e Ildeu da Cunha Pereira e os escrivães da PF Paulo de Oliveira Bessa e Márcio Antônio Camilozzi Marra.

A investigação apontou que os dois escrivães acessavam nos computadores da Polícia Federal investigações e documentos sigilosos. Na sequência, de forma criminosa, vazavam para diversos advogados que, por sua vez, utilizavam o material para oferecer facilidades ilegais aos clientes.

Os investigadores afirmam que em dezembro de 2018, durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão na casa de Andrea Neves, irmã do deputado federal Aécio Neves, do PSDB, foram encontradas várias cópias de peças de inquéritos policiais que tramitam sob segredo de justiça.

Ibimirim-PE: 27 pessoas que participaram de retiro foram contaminadas pelo surto de doença de Chagas

Estudante Brysa dos Santos, uma das vítimas do surto de doença de Chagas, contou que teve dor forte depois do retiro em Ibimirim - Vítimas de surto de doença de Chagas em Pernambuco contam luta para superar sintomas

Vítimas do maior surto da forma aguda de doença de Chagas registrado em Pernambuco contaram como estão enfrentando o tratamento para superar os sintomas. Nesta quarta-feira (5), duas mulheres relataram também o que aconteceu durante o retiro realizado em Ibimirim, no Sertão, na Semana Santa, quando ocorreu a contaminação.

O surto veio à tona no dia 31 de maio. Ao todo, 77 pessoas participaram do retiro. Dessas, 27 estão em tratamento, sendo sete ainda internadas no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, na área central do Recife.

Vinte e duas pessoas tiveram resultado positivo em testes laboratoriais e cinco foram diagnosticadas por causa dos sintomas apresentados. Nesta quarta (5), duas pessoas deram entrada no hospital e uma teve alta.

Ao contrário dos pacientes que estão na fase crônica da doença, a perspectiva de cura dos doentes contaminados no retiro existe porque eles apresentam a doença na fase aguda, segundo o médico Wilson Oliveira, da Casa de Chagas.

Uma das vítimas, a estudante Brysa Sascha Batalha dos Santos, de 26 anos, relatou que o primeiro sintoma foi uma dor lombar. "Depois, essa dor passou para as pernas. Tive febre e fui para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) quatro vezes. No dia 24 de maio, fui internada", lembra.

Ela diz a, ainda, que recebeu tratamento para febre tifoide e malária até chegar ao diagnóstico de doença de Chagas. "Agora, vou ficar sendo acompanhada. São dois meses, mas a vida é normal. Estamos muito gratos a Deus e aos médios", diz a paciente.

A mulher lembra que foi uma das primeiras pessoas a chegar ao local do retiro, em uma escola da rede municipal. "Na quinta-feira, umas pessoas tomaram uma água que tinha na escola, eu não. Na sexta-feira, eles passaram mal. Fizemos uma limpeza no bebedouro e encontramos fezes de lagartixa", afirma.

Outra paciente, que preferiu não ser identificada, contou que os sintomas começaram a aparecer uma semana após o fim do retiro. Com 31 anos, a mulher lembra que teve enxaqueca e dor nos membros superiores, no dia 30 de abril.

"Eu não tinha feito atividade nem esforço físico. Não tinha motivo para tanta dor", recorda. Entre outros incômodos estavam náusea, dor na barriga e falta de apetite.

A mulher deu entrada no hospital com o marido, que também participou do retiro e foi infectado. "Ele recebeu alta e está com nosso filho em casa. Agora, fico ansiosa para voltar, espero que eu seja liberada ainda hoje", diz.

A vítima do surto diz que está melhor, mas deve se cuidar por causa de um derrame na membrana que envolve o coração. "Às vezes, me dá um cansaço e percebo que não posso andar por muito tempo", conta.

A paciente, que deu entrada no hospital há 26 dias, lembrou que foi para Ibimirim com amigos em uma van que saiu do Derby, na área central do Recife. “A única parada que fizemos na ida foi em uma lanchonete. Não comi nada, só tomei um cappuccino”, lembra.

Durante os três dias de retiro, de 18 a 21 de abril, segundo ela, a alimentação foi feita de forma coletiva, ou seja, o cardápio era o mesmo para todos. A paciente diz também que a maioria das comidas era cozida.

"Tivemos poucas saladas cruas e, ainda assim, tudo estava muito bem higienizado. As frutas do café da manhã também eram bem lavadas pela equipe da cozinha", afirma. Ainda de acordo com a mulher, não houve empresa terceirizada em qualquer função no retiro.

Investigação

Na terça-feira (4), a Secretaria Estadual de Saúde informou que 62 integrantes do grupo fizeram coleta de sangue para análise. O material está sendo avaliado pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife, e pelo Laboratório da VI Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Arcoverde, no Sertão.

Todos os pacientes em tratamento receberam o medicamento Benzonidazol, produzido pelo Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe).

Entre as seis pessoas ainda internadas no Huoc, a maioria é composta por mulheres. Segundo o médico infectologista Filipe Prohaska, elas têm idades entre 16 e 40 anos.

"Todos os pacientes internados saíram do isolamento e estão na enfermaria com um quadro de saúde estável. Três tiveram complicações e precisam ficar mais um tempo por aqui", diz o profissional.

Mesmo que não tenham apresentado sintomas da infecção, os outros 50 participantes do retiro passam por exames de rotina, já que a doença pode ser assintomática.

Destes, 30 já fizeram exame físico, de sangue e laboratorial com ênfase no funcionamento dos órgãos. Os resultados não acusaram a doença de Chagas, mas eles também devem ser acompanhados por uma equipe médica.

De acordo com o infectologista, quem foi diagnosticado com a doença tem um acompanhamento diário, enquanto houver sintomas. Os assintomáticos têm um acompanhamento ambulatorial por cinco anos.

As causas do surto ainda sendo investigadas pela Secretaria Estadual de Saúde. Até esta quarta (5), não havia sido divulgado nenhum resultado de exames.

"Sabemos que a doença começou no retiro. Dificilmente, teria acontecido em outro lugar e atingido o mesmo grupo de pessoas. É mais comum encontrar o barbeiro ou as fezes do animal em alimentos", afirma Filipe Prohaska.

Doença

A doença de Chagas é causada pelo protozoário Tripanossoma cruzi, cujo vetor é o barbeiro. Outra forma de transmissão é por meio de alimentos contaminados.

Entre os sintomas estão febre contínua, intermitente e prolongada por cerca de sete dias, edema de face ou de membros, manchas vermelhas na pele, inchaço de gânglios, inflamação de fígado ou de baço, além de problemas cardíacos agudos.

Também podem acontecer manifestações hemorrágicas, icterícia, náusea, perda ou diminuição de força física, dor nas articulações, edema inflamatório nas pálpebras ou dor estomacal.

Por G1 PE

Petrolândia: Por meio da Casa das Juventudes, prefeitura realiza Projeto ''Minuto Sarau" na Escola Municipal do Bairro Nova Esperança


A Prefeitura de Petrolândia, através da Casa das Juventudes, realizou nessa terça-feira (04) o “Minuto Sarau”, um projeto desenvolvido pelos jovens protagonistas da Casa das Juventudes, que tem como objetivo promover arte e cultura e descobrir novos talentos.

As atividades desenvolvidas pelos jovens envolveram um Sarau com dança, grafitagem em camisas, música e poesia, demostrando as habilidades trabalhadas nas oficinas de educação cultural; e Oficina de Malabarismo, ofertada às crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e aos alunos da Escola Municipal Itamar Leite, no Bairro Nova Esperança.

Ver abaixo, mais fotos

Petrolândia Classificados: Ponto comercial na Av Djalma Wanderley está à venda; Troca-se por casa



VENDE-SE ou TROCA-SE POR CASA 01 (um) ponto comercial situado na Avenida Djalma Wanderley, na Quadra 04, às margens da BR-316, em Petrolândia.

O imóvel tem área de 240m² (10x24m), em ótima localização, vizinho ao Hospital Dr. Francisco Simões de Lima. Documentação OK. IPTU pago. PREÇO NEGOCIÁVEL.

Contatos: (87) 9 9913-0877 ou (87) 9 9616-0994.

Informações e fotos: Proprietário do imóvel

Petrolândia: Missa de 4 anos de José Felício da Silva (Felício da AABB) será realizada nesta quinta às 19h00; família divulga emocionante mensagem


A família convida todos os parentes e amigos para a missa de 4 anos in memoriam de José Felício da Silva (Felício da AABB), que será celebrada nesta quinta-feira (06),  na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, no centro de Petrolândia-PE, às 19h00.

Por meio do Blog de Assis Ramalho, a família divulga emocionante mensagem

Petrolândia: 16º Arraiá de São João da Paróquia São Francisco de Assis será realizado no próximo sábado (8)


A Paróquia São Francisco de Assis, de Petrolândia, convida a comunidade para a 16ª edição do São João da Paróquia, que acontecerá neste sábado (08/06/2019), a partir das 18h30, em frente à Igreja Matriz.

A tradicional quermesse junina contará com barracas de comidas típicas, apresentações culturais e forró ao vivo com Jhamison Sandes, Jeyninho Souza e Dedinho do acordeon.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Paróquia de Petrolândia


Petrolândia: Dr. Cleobenisson Cruz atende na MedClinic nesta quinta e sexta-feira; marque já a sua consulta


Nesta quinta e sexta-feira. 06 e 07/06/2019, o Cardiologista Dr. Dr. Cleobenysson Cruz atenderá na Medclinic Clínica Especializada.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 996302907 - 87 38511879

Petrolândia: CMDCA divulga relação de candidatos classificados na prova objetiva para Conselho Tutelar



O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Petrolândia, através do processo de eleição para o Conselho Tutelar 2020/2024, torna pública a relação de candidatos classificados na prova objetiva, disponível abaixo:

Confira >> Relação de candidatos classificados na prova objetiva

Divulgação/Prefeitura Municipal de Petrolândia

TCE julga procedente em parte denúncia contra Câmara de Belém do São Francisco


A Primeira Câmara do TCE julgou procedente, em parte, nesta terça-feira (04) uma denúncia formulada por vereadores do município de Belém do São Francisco em razão de suposta ordenação de despesas indevidas relativas à concessões de diárias, ressarcimento de custos de viagens e aquisição de combustíveis, realizadas no exercício financeiro de 2017, pelo então presidente da Câmara Municipal, Joase Campos Lima Júnior.

De acordo com o voto do relator do processo (TC n° 1750697-9), conselheiro substituto Marcos Flávio Tenório, com base em um parecer do Ministério Público de Contas, foram apontadas insuficiências nos mecanismos de controle dos gastos com combustível. No entanto, as impropriedades apuradas são de cunho eminentemente procedimental, não havendo prova ou indício da existência de desfalque, desvio de bens ou valores ou ainda da prática de qualquer ato ilegal. Por esse motivo, não foi aplicada multa ao gestor.

O voto foi aprovado por unanimidade. Representou o MPCO na sessão o procurador Cristiano Pimentel.

Por TCE-PE

STR-Petrolândia realiza reunião “Rumo a Marcha das Margaridas“ em Brasília



Realizada nesta quarta-feira, 05 de junho de 2019, a oficina de construção do coletivo das margaridas rumo a marcha 2019, evento de extrema importância para nós mulheres na luta por democracia ,justiça, igualdade e livre de violência. A marcha será realizada nos dias 13 e 14 de agosto em Brasília. Ao decorrer desse tempo estaremos realizando reuniões para definições do evento. Agradecendo a todas pela presença, garra e dedicação, as nossas companheiras e representantes dos municípios do polo,aos nossos companheiros que também com muito esforço e dedicação contribuíram para a organização do evento.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia

Marcha das Margaridas
Nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília, será realizada a 6ª edição da Marcha das Margaridas. Será uma manifestação em defesa a agroecologia, dos direitos iguais, pelo fim da violência contra as mulheres e do racismo. Estarão reunidas milhares de mulheres do campo, da floresta, das águas e também das cidades, apresentando propostas para barrar as tentativas de desmonte da democracia e dos direitos. Está ocorrendo uma campanha de divulgação da Marcha e do esforço de financiamento coletivo para sua realização



 
 








Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Missa de 1 ano de Tanderson Felipe (Tandinho) será realizada nesta quinta às 19h00; família divulga emocionante mensagem


A família convida todos os parentes e amigos para a missa de 1 anos in memoriam de Tanderson Felipe Mateus (Tandinho), que será celebrada nesta quinta-feira (06), na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, no centro de Petrolândia-PE, às 19h00.

Por meio do Blog de Assis Ramalho, a família divulga emocionante mensagem

Serra Talhada: Colisão entre carros deixa uma mulher morta na PE-365




Uma mulher identificada como Ytamiran Nunes de Souza, de 54 anos, morreu após uma picape Ranger e uma Veraneio colidirem na manhã desta quarta-feira (05), na PE-365, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações, além de Ytamiran, mais quatro pessoas vinham com ela na Ranger, o motorista (não identificado) e o irmão dela, Iran de Souza; o neto da vítima, de 8 anos, e a esposa do condutor, Maria do Socorro. O acidente aconteceu próximo a uma linha férrea, logo após o clube “O Peladão”.

Ainda de acordo com informações, Iran de Souza e Maria do Socorro estão no bloco cirúrgico do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), nesse momento. A criança sentiu dores na cabeça e foi submetida a uma tomografia.

As vítimas não correm risco de morte.

POSSÍVEL CAUSA DO ACIDENTE
Em conversa com familiares da vítima fatal, o condutor da picape teria perdido o controle do veículo ao tentar desviar da buraqueira na estrada. Contudo, o Corpo de Bombeiros relatou que, no local do acidente, não existiam buracos. A Polícia Civil deve abrir inquérito para elucidar o caso.

Por Jornal Desafio e Portal Farol de Notícias

Jatobá: Organizado por Edísio Bezerra, baba dos 'Amigos da Bola' será realizado em Itaparica no próximo dia 26


Será realizado no próximo dia 26, em Itaparica (BA), no Estádio da ADECITA, o tradicional 'Baba dos Amigos da Bola'. O encontro será organizado por Edísio Bezerra, ex-integrante do inesquecível time do Azimute de Itaparica, entre outras tradicionais equipes do futebol de Petrolândia, Paulo Afonso e região.

 A oportunidade também servirá para edísio reencontrar amigos, atualmente tem residência fixa em Eunápolis (BA).

Veja também

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Edisio Bezerra 

Após anunciar convocação de 500 PMs aprovados, Paulo Câmara descarta novo concurso por falta de dinheiro

Governador Paulo Câmara (PSB) assina convocação de PMs para curso de formação de praças, nesta quarta-feira (5), durante reunião do Pacto Pela Vida, no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
A Polícia Militar conta, atualmente, com aproximadamente 18.900 PMs — Foto: Kety Marinho/TV Globo

O governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (5), a convocação de 500 aprovados no concurso de praças da Polícia Militar (PMPE), realizado em 2018. Apesar de ter prometido concursos anuais para as forças de segurança, o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou não ter seleção prevista para este ano.

“Não tem nada [concurso] programado, até porque estamos acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. [...] Nós já fizemos o que precisava ser feito nos últimos dois anos. Então, o movimento agora é mais cirúrgico, é mais em cima dos pontos que precisam ser colocados. Essa área de segurança precisava desse reforço de mais 500 policiais”, disse o governador.

O "limite prudencial", é de 46,55% da receita corrente líquida para gastos com servidores, segundo a legislação. Acima desse limite, o estado pode sofrer sanções. Por isso, saúde e segurança foram colocados como prioridade em possíveis contratações. O governador conversou com a imprensa durante reunião mensal do Pacto pela Vida.

Sem citar números, o governador Paulo Câmara afirmou que os números de mortes violentas e de crimes contra o patrimônio caíram em maio deste ano.

O comandante geral da PM, Ivanildo Maranhão, apontou que atualmente o estado tem 18.900 PMs na ativa. Segundo ele, o número ideal seria 26 mil. Atualmente, cerca de 400 PMs saem da ativa por ano. Com isso, os 500 novos serão "reposição" da tropa e não reforço no efetivo.

A previsão é de que os policiais militares convocados estejam nas ruas no início de 2020. Os novos integrantes devem começar em 1º de julho o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP), com duração de seis meses.

O curso de formação é a última etapa do concurso, que foi realizado em agosto de 2018, com salários de R$ 2.819,88 para praças. Após essa fase, o novo contingente fica apto para atuar no policiamento ostensivo. Dessa forma, o número de policiais nomeados para a área de segurança passa de 7 mil.

Quando o concurso foi lançado, o edital informava que eram, ao todo, 500 vagas para praças, 60 para oficiais da PM e 20 para oficiais do Corpo de Bombeiros. Desse total, 5% eram destinados a pessoas com deficiência.

Por G1 PE

Petrolândia: Tradicional São João do ECC é realizado com grande participação de público

Neste sábado, 1º de maio/2019, o grupo do Encontro de Casais em Cristo (ECC) da Paróquia de São Francisco de Assis, em Petrolândia, promoveu mais uma animada abertura de São João. Em grande número, os amantes do forró pé-de-serra marcaram presença na sede do Grêmio Litero de Petrolândia.

Leia também
>Petrolândia: Arraiá do Lions é realizado com grande sucesso 'Festa foi só alegria!

Dido do Acordeon & Banda animou o público com forró, xote e baião, para ninguém botar defeito nem ficar parado.

Essa foi a 13º edição do São João do ECC, que tradicionalmente é realizada no primeiro sábado do mês de junho. Parabéns aos membros do ECC e a todos os participantes da festa que transcorreu em clima de alegria e muita harmonia.

Ver fotos, abaixo

Paulo Câmara anuncia convocação de mais 500 aprovados no concurso da Polícia Militar de PE


Em rede social, p governador Paulo Câmara anunciou na manhã desta quarta-feira (05/06/2019) a convocação de 500 aprovados no concurso da Polícia Militar, que já começarão em 1º de julho o Curso de Formação e Habilitação;

Veja abaixo, a mensagem do governador de Pernambuco

Estamos reforçando a segurança pública de Pernambuco com a convocação de mais 500 aprovados no concurso da Polícia Militar, que já começarão em 1º de julho o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP), com duração de seis meses. Com essa convocação, passará de 7 mil o número de servidores nomeados para a área desde o início da nossa primeira gestão, em 2015. Vamos continuar investindo nas forças de segurança do Estado, pois sabemos como elas são fundamentais para a redução da criminalidade, que tem ocorrido mês a mês em todas as regiões.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Veja os prós e contras da nova legislação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Jair Bolsonaro foi ontem pessoalmente entregar a proposta que altera a legislação ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Ao fazer questão de ir até a Câmara dos Deputados entregar o projeto de lei que muda as regras para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi enfático: “é um projeto que parece que é simples, mas atinge todos do Brasil. Porque todo mundo é motorista ou anda de uma forma ou de outra em um veículo automotor”.

Pois tão logo o texto foi apresentado, começaram as discussões em torno de regras como a elevação da pontuação mínima para perda da carteira dos atuais 20 para 40 ou o novo prazo de validade da CNH, que passa dos atuais cinco anos para 10.

A grande dúvida é: as normas defendidas pelo governo Bolsonaro influenciarão de alguma forma o comportamento dos motoristas ou o trânsito no país?

Na avaliação de especialistas ouvidos pelo Estado de Minas, muito pouco. Mas vão desburocratizar e tornar mais barato para o motorista ter a sua carteira de motorista. Isso porque alarga o prazo para renovar a habilitação e ainda prevê que o exame médico possa ser realizado em qualquer clínica especializada, e não apenas naquelas credenciadas pelo Detran de cada estado.

Para se ter uma ideia, o exame feito em Minas Gerais custa cerca de R$ 170. Pelo projeto de lei, o motorista poderá usar, por exemplo, o plano de saúde e não gastar nada.

Talvez o ponto mais polêmico seja a prática de infrações que podem levar o motorista a perder a carteira de habilitação. Pela legislação atual, ao atingir 20 pontos o documento fica suspenso e o condutor é obrigado a fazer um curso de reciclagem de 30 horas-aulas, promovido pelas auto-escolas, para ter direito a voltar a dirigir.

''Outros países prolongaram a validade da carteira e aumentaram a pontuação. A proposta não representa ameaça à segurança no trânsito, mas combinada a um contexto em que eu posso me comportar mal que não vai dar nada para mim, é perigoso''
Paulo Resende, coordenador do núcleo de logística e infraestrutura da Fundação Dom Cabral

Em Minas Gerais, segundo o Detran, 42.988 condutores tiveram a carteira suspensa no ano passado. Se o projeto do governo já estivesse em vigor, vários deles poderiam estar com o documento em mãos, já que as infrações poderão somar 40 pontos.

“Outros países prolongaram a validade da carteira e aumentaram a pontuação. A proposta em si não representa uma grande ameaça à segurança no trânsito, mas combinada a um contexto em que eu posso me comportar mal que não vai dar nada para mim, é perigoso”, diz Paulo Resende, coordenador do núcleo de logística e infraestrutura da Fundação Dom Cabral.

O especialista vai além. Para ele, dobrar o número de pontos na carteira não implica necessariamente que os motoristas ficarão mais “irresponsáveis” no trânsito.

“Acho que para o brasileiro aquilo que realmente importa é a multa, que dói no bolso. A gente tem a impressão de que o brasileiro ainda dá pouca importância à questão do acúmulo de pontos. E o que me parece é que a proposta não atinge o lado financeiro”, pondera.

Raciocínio semelhante tem o engenheiro de transporte e trânsito e professor da Fumec, Marcio Aguiar. Para ele, continua a necessidade de uma fiscalização e punição mais efetivas aos infratores de trânsito – pontos que não são tratados no projeto de lei elaborado pelo Palácio do Planalto.

“Hoje você já tem os pontos na carteira e muitos motoristas continuam dirigindo. Aumentar o número de pontos pode até favorecer o mal-intencionado, mas para as pessoas reincidentes, não faz diferença se o limite é 20 ou 40 pontos. O grande problema é a fiscalização que se faz depois do acontecido”.

Cadeirinha
O projeto de lei inclui ainda no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) normas previstas em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) envolvendo o transporte de crianças até sete anos e meio, que devem ser transportadas no banco traseiro e com cadeirinha prória ao tamanho e peso. Mas o texto do projeto gerou polêmica ao retirar a previsão de multa de R$ 293,47 pelo descumprimento da norma, trocando para uma “advertência por escrito”.

A resolução do Contran, em vigor atualmente, diz que descumprir a regra torna-se infração gravíssima, sujeita a multa e retenção do veículo. A Casa Civil alegou que a aplicação da multa já estava suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O argumento dos ministros é que uma resolução do Contran não poderia criar infrações e penalidades não previstas no CTB.

Rebite
Para o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores (Siprocfc-MG), Alessandro Dias, um ponto positivo do projeto é que ficará mais barato ter uma carteira de motorista – custo que explica uma queda de 40% na procura por aulas de direção, segundo dados da entidade.

Por outro lado, ele considera preocupante algumas alterações, como o fim da exigência do exame toxicológico para os motoristas profissionais, que são aqueles que dirigem vans, ônibus, carretas e caminhões.

“Hoje vemos pessoas que rebaixaram a categoria da carteira por causa da necessidade do exame, e agora não terão que provar mais (que não usam substâncias tóxicas). É uma mudança muito impactante no cenário em que nas categorias profissionais há um uso grande de substâncias como rebite”, afirmou Dias, referindo-se ao nome popular dado à anfetamina, substância usada por motoristas para aumentar o número de horas na estrada.

A legislação atual prevê a realização de exames para verificar o consumo de substâncias psicoativas que comprometam a capacidade de direção. Os condutores dessas categorias (C, D e E) com carteira válida por 5 anos devem fazer o exame no prazo de dois anos e meio.

Os idosos – acima de 65 anos – devem refazê-lo a cada um ano e meio. A reprovação no exame implica na suspensão do direito de dirigir pelo período de 3 meses.

Por Isabella Souto
Jornal Estado de Minas


Petrolândia/Jatobá: Patrulha dos Heróis - Tenente Osmando e Sargento Gerson são homenageados com visita


Policiais militares da reserva remunerada e reformados que, enquanto na ativa, protegeram os cidadãos, a sociedade e os bens públicos e privados no estado de Pernambuco estão sendo homenageados pelos relevantes serviços prestados, através de visitas interativas feitas pelo efetivo policial da ativa.

O Projeto PATRULHA DOS HERÓIS foi posto em prática pelo Major PM Rezende, subcomandante da 4ª CIPM-Petrolândia que viu as visitas como uma necessidade e uma forma de demonstrar a importância de cada um Policial Militar da Reforma, que não foram esquecidos e fazem parte das prioridades da instituição.

Ele destaca que graças a esses guerreiros, a Polícia Militar de Pernambuco é o que é hoje. E que esse resultado foi obtido com muita garra. Disse também o oficial que, infelizmente, para chegar no que está hoje, muitos policiais militares em serviço e no cumprimento do dever de proteger a sociedade perderam suas vidas.

RELATO da 4ª CIPM - EM 04 DE JUNHO DE 2019

Em cumprimento a ordem de serviço nº 089/2019, visando uma maior interação entre o efetivo policial da ativa e inativos, bem como, os familiares dos policiais que tombaram em serviço, estão sendo realizadas visitas aos militares reformados, como uma forma de demonstrar a importância de cada um e também, que não foram esquecidos e fazem parte das prioridades da instituição.

PMs visitados:
TEN RR OSMANDO (Jatobá)
SGT RR GERSON (Petrolândia)

EFETIVO
GTI 4800
GTI 4021

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo
Vanguarda do Itaparica 🌵🌵

Procuradoria diz ao STJ que Lula já pode ir para o regime semiaberto


A subprocuradora-geral da República Áurea Maria Etelvina Nogueira Lustosa enviou  ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) parecer dizendo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já pode ir para o regime semiaberto. O órgão também se posicionou favoravelmente à redução da multa de R$ 16 milhões para R$ 2,4 milhões, definida em abril, no processo do tríplex de Guarujá (SP).

O documento é assinado pela subprocuradora-geral da República Áurea Lustosa Pierre e não significa acesso imediato ao regime semiaberto. Trata-se de uma avaliação do MPF, que será julgada pelo STJ, sem data definida. O parecer foi recebido pelo STJ em 29 de maio e aguarda análise do ministro relator do processo, Felix Fischer. O pedido tem como base a decisão tomada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), que reduziu a pena do petista.

Lula está preso desde abril de 2018, após ser condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). Em abril deste ano, a pena foi reduzida para 8 anos, 10 meses e 20 dias pelo STJ, abrindo caminho para que ele pedir progressão de regime.

A Lei de Execução Penal prevê a progressão para regime semiaberto ao preso com bom comportamento que tiver ficado em regime fechado por um sexto da pena. Para Lustosa Pierre, quando o STJ reduziu em abril a pena de Lula de 12 anos e um mês para 8 anos e dez meses de prisão, a progressão para o semiaberto deveria ter sido definida. Ela diz que houve "omissão".

Pela avaliação inicial de alguns advogados, com a decisão do STJ, Lula atingiria esse tempo para progressão no fim de setembro. A defesa de Lula, porém, diz que, com a mudança na sentença e descontado o tempo de prisão que ele já cumpriu, o ex-presidente tem agora uma pena de 7 anos e 9 meses, o que permite a progressão para o semiaberto por ela ser inferior a oito anos.

O pedido dos advogados do petista no STJ é para que o ex-presidente passe a cumprir pena no regime aberto. Os advogados de Lula argumentam que a revisão da pena feita pelo STJ permite a mudança para o regime semiaberto -quando o preso pode sair para trabalhar durante o dia, mas precisa se recolher em estabelecimento penal à noite.

No entanto, a defesa de Lula argumenta a "inexistência de estabelecimento compatível" e a "peculiar situação do embargante [Lula]" para pedir que o ex-presidente migre automaticamente para o regime aberto (quando a pessoa pode sair durante o dia, mas precisa retornar para a sua residência à noite).

O advogado Cristiano Zanin, defensor de Lula, diz que o resultado esperado "para esse e para qualquer outro recurso é a sua absolvição, porque é o único resultado compatível para quem não praticou qualquer crime".

"No tocante à argumentação subsidiária submetida pela defesa de Lula ao STJ, o parecer apresentado pela subprocuradora geral da República Aurea Lustosa Pierre reconheceu que não há obstáculo legal no caso concreto para a fixação imediata do regime aberto".

Por: Folhapress

Em Brasília, ex-prefeito de Inajá Leonardo Martins cumpre agenda movimentada


A luta de Leonardo Martins(PSDB) por Inajá, Manarí e os municípios da região é contínua, e vai além de mandatos eletivos, o compromisso com as pessoas é maior.

Leonardo está em Brasília, onde na tarde desta terça-feira(04) cumpriu agendas em Ministérios e no Congresso.

Bem articulado, o líder da oposição em Inajá esteve na liderança do Solidariedade com o Deputado Federal Augusto Coutinho com quem tem uma relação de amizade e que tem garantido bons frutos para os municípios.

Participaram do encontro o presidente nacional da sigla, Deputado Paulinho da força e o presidente do partido em Roraima o Deputado Otaci Nascimento.

Leonardo Martins tratou durante a viagem de assuntos relacionados ao Município de Manarí, no sentido de agilizar a liberação de verba de custeio para a saúde através do PAB e MAC e recursos para pavimentação de ruas.

Ele ainda articulou a liberação de uma emenda de para aquisição de um trator, ambulância e mais um veículo para a secretaria de saúde.

Para o município de Inajá, Leonardo fez a solicitação de mais poços artesianos, uma retroescavadeira e uma caçamba para o município, via sindicato.

Leonardo aproveitou para reforçar o convite aos deputados para participarem neste domingo(09), da Missa do Vaqueiro de Inajá.

Por Assessoria

Chegou em Petrolândia ALFA SAÚDE, o melhor e maior plano de desconto familiar - adquira já o seu cartão

Alfa Saúde, Cartão de desconto da família!! Venha fazer seu Cartão Alfa Saúde e tenha desconto em diversas Clínicas de Petrolândia. Descontos em exames, consultas e procedimentos!!! Os descontos variam de 15 a 50%. Venha fazer seu Cartão e ganhe um preventivo e um hemograma , para os 100 primeiros usuários cadastrados!! Fone: 87 999652169 (zap).

Divulgação/Alfa Saúde

Petrolândia: Quarta do Clone no Maria Fumaça apresenta Marcinho Ferreira às 20h


Hoje é dia de promoção, com clone de caldinho, e música ao vivo no Bar e Restaurante Maria Fumaça. A atração da noite, a partir das 20h00, é Marcinho Ferreira.

Cada vez melhor, o Maria Fumaça está localizado na Orla Fluvial de Petrolândia.

Divulgação/Maria Fumaça

Construção de escolas e ampliação de verbas para a Educação Indígena serão temas de audiência pública hoje na Alepe


A educação escolar indígena será o tema de uma audiência pública realizada na Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) que ocorrerá nesta quarta-feira, 5 de junho, a partir das 9h30, no auditório Ênio Guerra.

Na audiência, temas como a implementação de uma política pública de educação escolar indígena em Pernambuco, a criação da categoria de professor indígena, a realização de concurso público específico e a estrutura de escolas e do transporte escolar estarão em pauta.

A proposta de realização da audiência foi da deputada Teresa Leitão, que é membro do colegiado de Educação da Alepe. A audiência contará com a presença de órgãos públicos estaduais, do Conselho Estadual Indígena, da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (COPIPE), Conselho Indigenista Missionário (CIMI-NE) dentre outros convidados.

Assessoria de comunicação da deputada estadual Teresa Leitão

Petrolândia: Ciclo Bike Esperança faz consertos em geral e venda de bicicletas




Andar de bicicleta é bom para a saúde, para o bolso e para o meio ambiente. Já pensou em dar um trato na sua bike ou comprar a sua "magrela" e sair por aí, esbanjando saúde e sustentabilidade? Em Petrolândia, a Ciclo Bike Esperança, do amigo Wellington, tem tudo para você cuidar da sua bike: consertos, reformas e peças para incrementar o seu instrumento de locomoção, esporte ou lazer, com equipamentos de segurança e aumento de performance.

A Ciclo Bike Esperança está localizada em Petrolândia na Avenida Auspício Valgueiro Barros, 482-coladinha no Blog de Assis Ramalho, em frente ao Atacado Sanfrancisco.

Se você ainda não participou do projeto Pedala Petrolândia, realizado nas noites de terças, quintas e sextas, passe na Ciclo Bike Esperança e conserte ou adquira uma nova bicicleta. A compra pode ser parcelada em até 12 vezes nos cartões de crédito. Mais informações (87) 99800-1858.


Redação do Blog de Assis Ramalho