17 janeiro 2024

Petrolândia: Tradicional encontro de amigos veteranos do futebol é realizado na chácara de Miguel

Fotos e vídeos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier Ramalho

Na tarde do último sábado, 13/01, aconteceu em Petrolândia mais uma confraternização de amigos de longa data, veteranos de futebol de Petrolândia e região, realizada na chácara de Miguel, no Brejinho da Serra, às margens do Lago de Itaparica. 

A reunião foi um show de música brasileira, com participações de Miguelzinho, Willams Xucuru e Vicente. O botafoguense Locha, que faltou no ano passado, abrilhantou a festa com suas interpretações. Já o amigo youtuber Nestor (canal Emoldurando Histórias) arrancou largas risadas dos amigos tocando "Americanizado", música de Genival Lacerda. 

Participaram desse encontro os amigos Assis Ramalho e esposa Lúcia Xavier Ramalho, Ivaldo, Loró, Nenê e Rômulo. Punaré e esposa Ivanilda marcaram presença para prestigiar os amigos. Neo, irmão de Vicente, participou do evento pela primeira vez e, claro, gostou e já se inscreveu nos próximos. Quem também prestigiou o evento foi o amigo Naldo, popularmente conhecido por Naldo de Zuleide.

Confira alguns momentos nos vídeos abaixo. 





Deixaram de assinar a lista de presença do primeiro encontro do ano, os filhos de dona Eunalda e o principal organizador da confraternização, Ivanildo Nascimento, o popular Tuí. 

O encontro foi encerrado com um belo pôr de sol, que acompanhou os amigos no retorno para suas residências, após uma tarde em clima de alegria e recordações. A segunda confraternização dos amigos em 2024 acontecerá, provavelmente, em agosto. 

Nossos agradecimentos ao anfitrião Miguel e à sua esposa pela sempre maravilhosa recepção aos amigos. 

MAIS FOTOS ABAIXO

Pernambuco: cronograma para emissão da carteira de identidade nacional será divulgado ainda este mês

Nova carteira de identidade nacional - Foto: MGI/Divulgação

Pernambuco deve divulgar o cronograma de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) ainda neste mês de janeiro. A informação é do vice-presidente do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) e perito papiloscopista, Hênio Procópio.

Segundo ele, a emissão deverá ocorrer por grupos prioritários, de forma gradativa, sendo crianças de 0 a 12 anos as primeiras a terem acesso ao documento, seguidas de idosos e do público em geral.

Pernambuco deve divulgar o cronograma de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) ainda neste mês de janeiro. A informação é do vice-presidente do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) e perito papiloscopista, Hênio Procópio.

Segundo ele, a emissão deverá ocorrer por grupos prioritários, de forma gradativa, sendo crianças de 0 a 12 anos as primeiras a terem acesso ao documento, seguidas de idosos e do público em geral.

Para que a emissão ocorra sem pressa, os cidadãos brasileiros terão até 2032 para trocar o antigo RG pelo novo modelo. O prazo estendido permitirá aos estados uma melhor administração do fluxo de fabricação do documento.

“Pernambuco começou, no início de 2023, a emitir a carteira nacional em algumas ações controladas, para testar sistemas e integração com o Ministério da Justiça e Receita Federal. Agora, além de existir uma perícia interna, a gente precisa remeter para o Ministério da Justiça e Receita Federal, para que seja feito um confronto com a base de dados deles”, informou Procópio.

Ainda de acordo com ele, cerca de 5,5 mil CINs já foram emitidas em Pernambuco durante as ações pontuais realizadas pelo IITB na Região Metropolitana do Recife. Em todo o território nacional, mais de três milhões de CINs já foram emitidas, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), nessa segunda-feira (15).

Durante inauguração de nova loja da Central de Adubos na cidade, Aurélio Cavalcante é agraciado com Título de Cidadão Petrolinense e Medalha Dom Malan


Em uma noite memorável que ficará marcada na história de Petrolina (PE), nesta segunda-feira (15), o empresário Aurélio Cavalcante foi agraciado com o Título de Cidadão Petrolinense e a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan.

O ato aconteceu durante a mega inauguração da nova loja Central de Adubos, a maior distribuidora em produtos agrícolas do Brasil, momento de muita emoção e gratidão, concedido pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Aero Cruz.

“Cheguei em Petrolina (PE) com apenas um ano de idade, sou de Petrolândia, mas nasci em Floresta, isso mostra a importância do trabalho que estamos fazendo gerando empregos e avançando com Petrolina e como morador que sou apaixonado por essa terra, estou acordando desse sonho. Só agradeço a Deus que está no comando sempre, bato agora no peito em dizer agora que sou cidadão petrolinense, vou continuar contribuindo com o agronegócio pelo Brasil e o mundo”, enfatizou Aurélio.

INAUGURAÇÃO

Na segunda-feira (15) a Central de Adubos inaugurou a sua nova loja em Petrolina (PE). Com um espaço de 10 mil metros quadrados de área, a loja funciona na BR 122/428, 135, na saída para Recife. A loja é a maior no segmento de produtos agrícolas já construída no Brasil.

A instalação representa um avanço significativo para a região, oferecendo as melhores soluções agrícolas e um amplo portfólio de produtos de grandes marcas nacionais e internacionais, para impulsionar o sucesso dos agricultores da região.

O diretor da Central de Adubos, Aurélio Cavalcante comentou a novidade. “Esta inauguração é mais do que um evento local. É um compromisso com o desenvolvimento do agro no Nordeste e mais uma etapa concluída do nosso planejamento estratégico de crescimento”.

A nova loja segue os padrões de conforto, diversidade de produtos e qualidade de atendimento que já que são marcas registradas da Central de Adubos. Assim como os projetos de arquitetura e engenharia, que permitem ao cliente ampliar sua experiência de compra.

A Central de Adubos oferece condições exclusivas, preços baixos e grandes marcas destinadas ao agricultor. A nova loja promete somar ferramentas que impulsionam os negócios, mantendo assim a relação de confiança com os agricultores, produtores e parceiros.


Do Blog de Edenevaldo Alves

Professora de Pernambuco cria método, testa na prova e tira 1000 na redação do Enem

Professora Lílian Carvalho tirou 1000 na redação do Enem - Foto: Cortesia

A professora de redação e linguagens Lílian Carvalho foi uma das duas participantes de Pernambuco que tirou a nota 1000 na redação do Enem, cujos resultados foram divulgados na terça-feira (16). Ela, que é do Recife, mas atualmente mora em Carpina, na Zona da Mata Norte do Estado, criou o método batizado de "redação autoexplicativa" e diz ter comprovado a eficácia ao tirar a nota máxima na prova, que teve como tema no ano passado "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Em Pernambuco, dois participantes alcançaram 1000 na redação — além de Lílian, o estudante Igor Kleyverson da Silva, de 23 anos, natural de Escada, na Zona da Mata Sul do Estado. No Brasil, foram 60 notas máximas, das quais 25 saíram do Nordeste.

Em conversa com a Folha de Pernambuco, a professora disse que o método consiste em explicar a redação por si só. Essa, inclusive, não foi a primeira nota 1000 na redação do Enem de Lílian. Ela alcançou a nota máxima ao fazer a prova em 2011, antes de cursar Letras na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Três vereadores são afastados em operação contra peculato, corrupção e lavagem de dinheiro em cidade do Sertão pernambucano

Operação Conluio 2 foi deflagrada pela polícia no Sertão de Pernambuco — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou a operação Conluio 2, que é a segunda fase de uma operação desencadeada em maio de 2023 no Sertão. Foram afastados três vereadores da cidade de Santa Terezinha, incluindo o presidente da Câmara, por associação aos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, duplicata simulada e lavagem de dinheiro.

O delegado responsável pelo caso, Gregório Ribeiro, informou ao g1 que o objetivo foi de desarticular uma organização criminosa na Câmara de Vereadores que fraudava contratos para receber valores das licitações de 2019 a 2023. No total, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão nos endereços de sócios de empresas que faziam parte do esquema criminoso em São José do Egito, Tabira e também em três cidades da Paraíba: Princesa Isabel, Patos e João Pessoa.

Aluna pernambucana nota máxima em matemática fugiu do estresse e focou em fazer simulados nos meses antes do Enem: 'Não esperava nem um pouco'

A estudante Isabella Mahon tirou nota máxima na prova de matemática do Enem 2023 — Foto: Arquivo pessoal

Estudar um pouco todos os dias e evitar se estressar antes da prova. Foi assim que a estudante do Recife Isabella Mahon, de 17 anos, alcançou a nota máxima na prova de matemática (958,6) e também tirou 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Eu não esperava nem um pouco! Desde hoje que só faço chorar. Acho que é porque sempre tive muita facilidade com matemática”, disse

Sem considerar as disciplinas da área de exatas o seu forte, Isabella disse que focou em fazer simulados de matemática nos últimos meses antes da prova. Com as médias que alcançou no Enem, ela quer se candidatar a uma vaga no curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“A primeira coisa é não ficar nervosa e fazer um pouquinho todos os dias. Não sou uma pessoa que estuda 10 horas por dia; talvez não chegue nem a cinco horas. O que eu fiz foi estudar um pouco todos os dias nos últimos anos. E nos últimos três meses eu só fazia as provas anteriores: 20 questões de matemática por dia e 40 questões de linguagens”, contou.

A estudante chegou a fazer cursinho de matemática em 2022, mas decidiu não continuar no ano passado, por acreditar que a rotina de aulas regulares, além do curso extra, a deixaria mais ansiosa.

Petrolândia: Família comunica o falecimento de Ivonete Losmina, ocorrido na madrugada desta quarta (17) na agrovila 7 da reta/bloco 2

 


É com pesar que a família comunica o falecimento de Ivonete Losmina  Santos Silva, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 17 de janeiro de 2024, na agrovila 7 da reta bloco 2, zona rural de Petrolândia.

De acordo com informações passadas pela família ao Blog de Assis Ramalho, Ivonete faleceu  às 00:30 após passar mal em sua residência.

O velório está sendo realizado na residência da família, na agrovila 7 da reta bloco 2, e o sepultamento está marcado para amanhã (18), às 9 horas, no Cemitério de Petrolândia.

O seu esposo Aluisio Alves da Silva, a filha Gabriela Alves da Silva, e demais familiares, convidam a todos para estarem presentes neste momento de fé e solidariedade humana.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e foto: Família

Nossas condolências à família enlutada pela grande perda

Médica de 30 anos morre carbonizada após carro bater de frente com outro e pegar fogo em rodovia na Bahia


Uma médica de 30 anos morreu carbonizada após o carro em que ela estava bater de frente com outro e pegar fogo nesta terça-feira (16), na BA-120, entre os municípios de Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité, a cerca de 200 km de Salvador. O motorista do outro veículo não teve ferimentos.

Após a colisão, Pothira ficou presa às ferragens e o carro começou a pegar fogo após descer em uma ribanceira. Quando os membros da Brigada chegaram, apagaram as chamas, mas encontraram a médica já sem sinais vitais e o veículo destruído.

Ainda segundo informações da Brigada, a vítima viajava de Salvador para Conceição do Coité. O corpo dela foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Serrinha, a cerca de 35 km do local do acidente. Não há informações sobre sepultamento.

Por g1 BA
Foto/arte: PA4

PIS/Pasep: confira o calendário de pagamentos definido pelo Governo Federal

Mais de 24 milhões de trabalhadores serão beneficiados (foto: Frederico Haikal/reprodução)

Foi aprovado pelo Governo Federal o cronograma para pagamento do PIS/Pasep 2024, relativo ao ano-base 2022. Os empregados do setor privado e público receberão os valores segundo o mês de nascimento, e o benefício terá o reajuste do salário mínimo.

É estimado que mais de 24 milhões de trabalhadores serão agraciados com valor que se aproxima de R$ 24 bilhões, de acordo com informações do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os pagamentos serão iniciados em 15 de fevereiro e seguirão até 15 de agosto. A partir do dia 5 de fevereiro, os trabalhadores podem consultar no portal gov.br ou no aplicativo Carteira de Trabalho Digital se têm direito ao benefício.

Para receber o abono salarial, o empregado deve cumprir com determinados critérios como receber até dois salários mínimos mensais, em média em 2022; ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias com carteira assinada em 2022; estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; não ter trabalhado para pessoa física; e ter tido seus dados informados pelo empregador ao governo de forma correta.

O valor a ser recebido é proporcional ao período em que a pessoa esteve com carteira assinada no período. O maior valor, recebido por quem tiver trabalhado durante todos os 12 meses do ano, é igual ao salário mínimo de 2024.

Veja o cronograma:

Nascidos em janeiro: a partir de 15 de fevereiro;
Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março;
Nascidos em março: a partir de 15 de abril;
Nascidos em abril: a partir de 15 de abril;
Nascidos em maio: a partir de 15 de maio;
Nascidos em junho: a partir de 15 de maio;
Nascidos em julho: a partir de 17 de junho;
Nascidos em agosto: a partir de 17 de junho;
Nascidos em setembro: a partir de 15 de julho;
Nascidos em outubro: a partir de 15 de julho;
Nascidos em novembro: a partir de 15 de agosto;
Nascidos em dezembro: a partir de 15 de agosto.

Confira as informações no Estado de Minas.

''Nota mil é resultado de persistência'', diz pernambucano que atingiu nota máxima na redação do Enem

O estudante pretende ingressar no curso de Ciências Biológicas em uma universidade pública (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (16) que 60 estudantes conseguiram alcançar a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pernambucano Igor Kleyverson da Silva, de 23 anos, foi um dos alunos que atingiu a nota máxima. No estado, apenas duas pessoas conseguiram a nota máxima.

Natural da cidade de Escada, na Mata Sul do estado, o estudante é filho de um serralheiro e de uma merendeira. Igor destacou que alcançou o objetivo após quatro anos tentando alcançar notas satisfatórias no Enem. “Quem quiser tirar uma nota mil basta não desistir. Nota mil é resultado de persistência e não de ser bom por natureza”, ressaltou.

Igor Silva soube do resultado através da namorada e contou que não acreditou quando foi informado sobre a nota da redação. “Eu disse para ela atualizar o site para ver se a nota era aquela mesmo e quando ela confirmou, saí chamando meu pai e minha mãe. Foi aquela festa”, contou

O estudante pretende ingressar no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ou na Universidade de Pernambuco para ser professor. “Sempre gostei do ambiente escolar e desde novo nunca quis me afastar deste espaço. Eu tive incentivo de um professor de biologia e decidi que é isso que quero para a minha vida”, contou.

A redação do Enem é um dos principais receios dos vestibulandos, uma vez que ela possui grande peso na hora de conseguir uma vaga em um curso superior. Muitos estudantes recorrem a táticas de estudo e se matriculam em cursos preparatórios a fim de alcançar notas maiores. “A principal diferença na minha rotina de estudos está no cursinho. Este foi meu primeiro ano. No ano anterior eu tive várias dificuldades e neste ano todas as minhas notas aumentaram, mas se destacaram a da redação, de matemática e de linguagens”, destaca o pernambucano.