segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Floresta: Menino é morto por descarga elétrica de poste

Um menino morreu eletrocutado na noite desta segunda-feira (1º) na área central de Floresta, no Sertão de Pernambuco. O menino se chamava Mateus e tinha aproximadamente 10 anos de idade. Ele sofreu uma descarga elétrica por volta das 19h, chegou a ser socorrido, mas faleceu antes de chegar no Hospital Álvaro Ferraz.

De acordo com fontes do Blog do Elvis, o menino brincava próximo a um poste na Rua Getúlio Menezes, no centro da cidade. A criança teria encostado no poste e sofrido a descarga elétrica. Ainda não se sabe se a chuva que caiu na cidade nesta segunda-feira pode ter interferido no fato.

Fonte: Blog do Elvis/NE10

Petrolândia: ''Vamos apresentar um candidato competitivo'', diz o prefeito Lourival Simões em entrevista ao Blog e à Web Rádio Petrolândia

Presidente do PSB no município, Lourival Simões concedeu, após reunião com líderes do partido e comunidade, entrevista que vai  ao ar na manhã desta terça-feira (02), no programa ''Acordando com as Notícias'', com apresentação e comentários de Assis Ramalho, transmitido pela Web Rádio Petrolândia de segunda a sábado das 5h30 as 8h30.

Com a presença do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) e do deputado federal Fernando Filho, líder do PSB na Câmara dos Deputados, o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, coordenou na última sexta-feira (29) reunião do partido no município. O encontro aconteceu na residência do gestor no Projeto Apolônio Sales, zona rural de Petrolândia.

Além do anfitrião, participaram da reunião os prefeitos de Tacaratu, José Gerson, de Belém do São Francisco, Gustavo Caribé, a vice-prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, vereadores petrolandenses Sílvio Rogério, Juarez Patriota, Eudes Fonseca e Dona Santa. Também prestigiaram a reunião os ex-prefeitos de Petrolândia Dr. Marquinhos e Amadeu de Souza.

Após a reunião, em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, Lourival Simões fez avaliação do encontro.

''Esse é um momento importante para Petrolândia, onde recebemos a visita do senador Fernando Bezerra Coelho, que já era votado em Petrolândia desde a velha cidade. Fernando foi colega do meu pai, amigo da família e, nessa andança pelo Estado de Pernambuco, ele chega hoje para visitar seus amigos, seus correligionários, escutar um pouco as dificuldades dos prefeitos, onde tivemos uma grande conversa sobre a situação política, econômica e financeira do nosso país, Também as demais lideranças políticas que estiveram aqui, inclusive vereadores, puderam ficar por dentro do que está acontecendo em Brasília e o provável desenrolar das coisas em nosso país", declarou o prefeito.

Perguntado como tem conduzido o comando do PSB no município, após ter assumido a presidência, o gestor disse estar feliz à frente do partido e otimista com o futuro.

''Está caminhando bem, afinal de contas nós assumimos a presidência do PSB depois de um longo histórico no PR (Partido Republicano, onde eu estive filiado, inclusive chegando a ser vice-presidente dentro do Estado de Pernambuco, quando Dr. Inocêncio tinha mandato eletivo e, após isso, nós buscamos uma outra alternativa. [Foi] quando fomos convidados pelo governador Paulo Câmara para assumir o PSB em Petrolândia, para que a gente pudesse construir uma agenda, onde pudessem ser discutidos os temas de importância para a construção, não apenas de Petrolândia, mas de toda a região. Petrolândia que lidera todas essas cidades [do Sertão de Itaparica], tendo em vista a sua organização de uma maneira geral, seu comércio muito mais firme, a sua agricultura muito mais produtiva. Então, a gente fica feliz em ter assumido o PSB, onde Fernando participou das conversas não apenas pela relação pessoal, mas pela relação política, e hoje somos militantes do PSB."

Perguntado se já tem o nome escolhido para concorrer à sucessão nas eleições deste ano, o gestor negou já ter um nome escolhido.

''Veja bem, isso é algo que está sendo construido. Não é da noite para o dia, porque a nossa responsabilidade, ela é muito grande. Inclusive, na última entrevista que eu lhe dei, no final do ano, você fez essa mesma pergunta e eu dizia 'calma, Assis, vamos deixar passar o carnaval para a gente amadurecer mais as situações que são colocadas'. Vai contar muito a experiência para ultrapassar as barreiras que estão sendo colocadas por toda essa crise financeira que assola o país, e obviamente, os nomes que comporão a chapa majoritária vão sair naturalmente. A gente vem sempre respeitando a população de Petrolândia, para podermos apresentar um candidato competitivo, mas que, principalmente, tenha o compromisso com a população.''

A entrevista completa vai ao ar na manhã desta terça-feira (02) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 05h30 as 08h30.

O programa ''Acordando com as Notícias'' apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Lucas Ramos viabiliza instalação de dessalinizadores em Betânia

Lucas Ramos em reunião com Thiago Norões e prefeita Eugênia Araújo (Foto: Divulgação)

O município de Betânia, Sertão do Moxotó, será contemplado com cinco novos sistemas de dessalinização, que transformam a água salobra em água adequada ao consumo humano. A confirmação veio após reunião, nesta segunda-feira (01), do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões, a prefeita de Betânia, Eugênia Araújo, e o gerente de Revitalização de Sistemas Rurais da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Mauro Lacerda.

Serão beneficiadas as comunidades rurais de Baixa do Arnor, Cajueiro, Carnaúba, Salobro e Logradouro. “Além da instalação destes sistemas dessalinizadores, também garantimos a manutenção dos que estão em funcionamento nos sítios Bredo, Malhada do Boqueirão, Quixabeira e Melancia, todos em Betânia”, afirmou Lucas Ramos. “O deputado é sempre atencioso com o povo de Betânia e a chegada dos novos sistemas reafirma o compromisso dela com nosso município” comentou a prefeita Eugênia Araújo.

Inmetro estabelece limite para metais pesados em bijuterias e joias

As irregularidades costumam ocorrer mais com produtos oriundos da China e do Oriente Médio

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estabeleceu limites para a presença de metais pesados, como cádmio e chumbo, para a fabricação e importação de bijuterias e joias. A portaria do Inmetro foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 26 de janeiro, após consulta pública, e já está valendo, informou hoje (1º) o chefe da Divisão de Articulação Externa e Projetos Especiais do órgão, Gustavo Kuster.

Os fabricantes e importadores terão prazo de 36 meses para se adequarem às novas regras, que estabelecem concentrações máximas de 0,01% do metal presente para contato com o corpo de cádmio e 0,03% de chumbo, em peso, respectivamente, para cada produto analisado. O objetivo do Inmetro é impedir a entrada de produtos irregulares e de baixa qualidade no mercado e que possam trazer riscos à saúde da população e ao meio ambiente, além de proteger o mercado nacional da concorrência desleal.

Codevasf lembra que prazo para renegociação de débitos do K1 termina nesta terça (02)

Foto: Tamires Kopp/MDA

O prazo para os irrigantes dos perímetros irrigados da Codevasf renegociarem seus débitos referentes ao K1 finaliza nesta terça-feira, 02 de fevereiro. A tarifa é paga pelos agricultores pela implantação da infraestrutura de irrigação de uso comum.

Os agricultores que não aderirem à renegociação dentro do prazo estipulado só poderão regularizar os débitos vencidos de K1 com a quitação integral.Os débitos poderão ser parcelados em até 60 parcelas mensais. Os limites mínimos para as parcelas são de R$ 100, para (pessoa física) e R$ 500 para (pessoa jurídica).

Papa Francisco vai estrear no cinema em filme religioso


O papa Francisco protagonizará um evento inédito tanto na Igreja Católica quanto na história do cinema. O Pontífice deve fazer uma pequena participação no filme Beyond the Sun, onde interpretará a si mesmo.

O anúncio foi feito pela produtora Ambi Pictures. “Francisco será retratado em uma história baseada nos evangelhos que, por meio de muitas histórias entrelaçadas, contém a mensagem de Jesus”, aponta comunicado.

Ainda de acordo com a nota, Francisco se ofereceu participação do filme para ajudar organizações de caridade - todo lucro do filme será revertido para duas ONGs argentinas, El Almendro e Los Hogares de Cristo.

Petrolândia: Vereador Fabiano Marques prestigia torneio de futebol na Agrovila 06 da Quixabinha


O presidente da Câmara Municipal de Petrolândia e pré-candidato à prefeitura nas eleições deste ano, Fabiano Jaques Marques tem aproveitado os finais de semana para realizar visitas a comunidades da área rural, para estreitar o contato com a população. Veja mensagem abaixo mensagem enviada pela assessoria.

Ontem (31) pela manhã prestigiei, acompanhado pelo vereador Jorge Viana e pelo futuro vereador Cezar de Creuza um torneio de futebol na Agrovila  06 da Quixabinha, organizado pelo amigo Abdias e família.

Fabiano Jaques Marques
Prestigiando o esporte do nosso município !

Fonte e foto: Assessoria de Fabiano Marques

Moradores de zonas rurais de PE aprendem mais sobre o Projeto São Francisco

Equipe da Comunicação Itinerante levou informações sobre a obra a 40 pessoas em Carreiro de Pedra, Maria Preta e Lajedo.

A Comunicação Itinerante do Projeto de Integração do Rio São Francisco levou informações atualizadas sobre a obra às comunidades rurais de Carreiro de Pedra e Maria Preta, em Cabrobó (PE), e de Lajedo, em Floresta (PE). Cerca de 40 moradores participaram das reuniões, realizadas na última semana.

A agricultora Maria Sônia de Sá compareceu à apresentação em Lajedo. “Eu gosto dessas reuniões. São muito importantes para a gente aprender as coisas”, afirmou Sônia. “É uma beleza ver a água chegando aos reservatórios. Um sonho realizado”, completou. O agricultor Adilson de Araújo tem opinião semelhante. “A água está perto. Os açudes têm água. Em breve vai ter pra gente”, acredita.

O Projeto São Francisco encontra-se em fase de testes em Cabrobó e em Floresta, com água ao longo dos canais, aquedutos e em quatro reservatórios. Três estações de bombeamento estão em operação.

OMS declara zika emergência de saúde pública internacional

Margaret Chan, diretora-geral da OMS, fala a jornalistas nesta segunda-feira (1º), em Genebra, sobre a emergência em saúde pública devido ao zika vírus e à microcefalia (Foto: Fabrice Coffrinni/AFP)
Margaret Chan, diretora-geral da OMS, fala a jornalistas nesta segunda-feira (1º), em Genebra, sobre a emergência em saúde pública devido ao zika vírus e à microcefalia (Foto: Fabrice Coffrinni/AFP)

A disseminação do zika vírus e sua provável ligação com casos de microcefalia tornaram-se uma emergência de saúde pública internacional, declarou nesta segunda-feira (1º) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa em Genebra, depois da primeira reunião do Comitê de Emergência sobre zika vírus da OMS.

O grupo foi convocado na semana passada, quando o órgão demonstrou preocupação com a “propagação explosiva” do vírus e estimou que o número de casos nas Américas pode chegar a 4 milhões este ano.

Segundo Margaret Chan, diretora-geral da OMS, o Comitê de Emergência considerou que o aumento de casos de microcefalia e outras complicações neurológicas no Brasil e também na Polinésia Francesa e sua possível relação com o zika vírus consistem em uma situação extraordinária e uma ameaça para a saúde pública de outras partes do mundo.

Fies divulga lista de candidatos selecionados; confira




O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (1º) o resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O resultado deve ser consultado pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br. A lista foi divulgada pouco antes das 17h.

Até 20h de sexta-feira (29), 547.230 candidatos fizeram a inscrição para tentar o benefício. Neste semestre, o Fies oferece 250.279 vagas de financiamento em 1.337 instituições de educação superior.

Cursos como engenharias, formação de professores e áreas de saúde têm a prioridade das vagas. O benefício também prioriza cursos com melhores índices de qualidade, com conceitos 4 e 5.

O Fies é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.

Próximas chances

Filmes e séries com fumantes devem ter classificação para adultos, diz OMS


A Organização Mundial da Saúde (OMS) quer que todos os países-membros utilizem um sistema de certificação que classifique "para adultos" filmes e séries de televisão com cenas de fumantes.

Esta é a principal recomendação apresentada nesse domingo (31) pela organização sobre a influência que a presença de fumantes em filmes e séries de televisão exerce sobre a decisão de alguém começar a fumar.

A OMS acredita que reduzir a exposição visual à presença de fumantes pode retardar o início desse hábito, assim como as doenças a ele associadas.

Afogados: Baile municipal foi um dos mais animados dos últimos anos


O folião Afogadense tem uma característica bastante peculiar: gosta de se fantasiar e de inovar a cada ano durante o carnaval. Na 11ª edição do baile municipal de Afogados da Ingazeira não poderia ser diferente. Foi grande o número de foliões fantasiados, incluindo crianças.

A festa começou por volta das 22 horas, com a animação da talentosa orquestra Show de Frevo, com músicos de Afogados. Antes da atração principal, Nena Queiroga, a Secretaria de Cultura promoveu o tradicional concurso de fantasias, nas categorias individual, grupo e cosplay.
Os vencedores em cada categoria foram os jovens Emerson e Éverton, com as fantasias Oxum e Iemanjá (grupo), a Sra. Lúcia Alves, com a fantasia de Passista (individual) e na categoria cosplay, mais uma vez, venceu o já consagrado artista Edgley, com a fantasia “O grande predador”, levantando o público em sua apresentação, sempre tão esperada a cada ano. A Prefeitura distribuiu R$ 1.900 em premiações.

Após o concurso subiu ao palco a artista que é considerada “a rainha do carnaval pernambucano”, Nena Queiroga – a única mulher a ter um trio próprio no desfile do galo da madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo. Nena interpretou todos os grandes hits do Frevo Pernambucano. E ainda fez uma bela homenagem à quadrilha junina sanfonar, chamando alguns bailarinos ao palco para se apresentar ao seu lado.

Dupla sertaneja fica ferida em batida no Paraná; mãe dos cantores morreu

Cantores Marcos e Ryan Godoy estão internados em um hospital de Telêmaco Borba (Foto: Divulgação/ Faxinal Notícias/Paulinho Portela)

A dupla sertaneja Marcos e Ryan Godoy, de Faxinal, na região Central do Paraná, sofreu um acidente de carro na rodovia BR-376, em Mauá da Serra. O carro onde os cantores estavam bateu de frente com um caminhão no sábado (30).

A mãe dos artistas, que era uma das passageiras do veículo, não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital. Os cantores foram levados para o Hospital Doutor Feitosa, em Telêmaco Borba, na região central.

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na POLICLÍNICA nas quartas-feiras

Petroclínica de Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros

Dr. Érico Herbert informa aos pacientes e amigos que estará atendendo as quartas-feiras na Policlínica de Petrolândia (Clínica de Dr. Amiltom Viana), situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente à Celpe.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

Dr. Érico Herbert, CRM 18487), é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia, Membro da AO Foundation e Fellow em Cirurgia do Joelho pelo ITORK.

Assessoria de Dr. Érico Herbert

Petrolina divulga programação do Carnaval 2016; confira



Faltando cinco dias para o início do Carnaval em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a programação oficial dos festejos de 2016. A folia na cidade acontece entre os dias 6 e 9 de fevereiro no polo principal, Praça 21 de Setembro/Orla, e nos bairros Areia Branca, Cohab VI e Rio Corrente. Entre as atrações previstas estão cantores e bandas da região, orquestras e fanfarras.

No primeiro dia da festa, o sábado (6), subirão ao palco montado na Avenida Cardoso de Sá, o grupo Axé Camaleão e o cantor Alan Cléber. No domingo (7) a folia será animada pela cantora Fabiana Santiago e pela banda Miragem. O dia 8 terá as apresentações do grupo Nosso Harém e de Elisson Castro & Banda Pega Leve. No último dia do Carnaval de Petrolina, a terça-feira (9), os shows serão de Alan Cléber, Ana Costa e Voa Voa.

Petrolândia: ''Carnaval da Gente'' será realizado na Orla Fluvial com artistas da cidade ''A nossa alegria é a gente que faz''

Justiça suspende validade de concurso da Caixa de 2014


A juíza do trabalho substituta Roberta de Melo Carvalho, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, atendeu a pedido do Ministério Público do Trabalho da 10ª Região, no Distrito Federal e no Tocantins, e determinou a suspensão do termo final da validade dos concursos da Caixa Econômica Federal dos concursos públicos nº 001/2014-NM e nº 001/2014-NS, de 2014, e a consequente prorrogação até o trânsito em julgado da ação.

A juíza determinou ainda a observância da prioridade dos aprovados nesses concursos ao realizar novas seleções. “Que a Caixa Econômica Federal se abstenha de realizar novos certames que tenham a figura exclusiva do cadastro de reserva, ou que contenham número irrisório de vagas não correspondente à real demanda do banco no momento da publicação do edital”, disse ainda a juíza na decisão.

Anitta manda recado para vidente que previu sua morte em 2016


Uma notícia sobre a morte de Anitta circulou nas redes sociais deixando a cantora muito brava com a repercussão. Um vidente disse que fez previsão para alguns famosos e que a funkeira iria morrer em dezembro de 2016 ao lado de outras personalidades.

Anitta decidiu usar suas redes sociais para falar sobre o assunto e em tom de ironia disse que acredita em vidência e irá cancelar seus shows no mês de dezembro.

Ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada é condenado a 12 anos de prisão


A Justiça Federal condenou o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, com pena de 12 anos e dois meses de prisão. A decisão foi publicada pelo juiz Sérgio Moro nesta segunda-feira, 1º.

Também foram condenados, na mesma ação, o ex-gerente da Petrobras Eduardo Costa Vaz Musa e os lobistas João Augusto Rezende Henriques e Hamylton Pinheiro Padilha Júnior, que tem acordo de delação premiada junto ao Ministério Público Federal (MPF).

Serra Talhada registra o 1º homicídio do ano; motorista é assassinado a facadas após negar dívida de R$ 50

 José Vieira Magalhães foi assassinado na madrugada desta segunda-feira (1º)

Serra Talhada registrou o primeiro homicídio do ano na madrugada desta segunda-feira (1º). Em conversa com o FAROL, a Policia Civil informou que o motorista José Vieira de Magalhães Neto, 35 anos, foi esfaqueado dentro de uma pizzaria no bairro da Caxixola. Dois homens, ainda não identificados, chegaram no local por volta de 1h, na avenida Lindauro Gomes Gregório, e teriam cobrado uma dívida no valor de R$ 50 da vítima, que negou.

Com isso, houve discussão e um dos criminosos sacou uma faca e atingiu José Vieira de Magalhãs pelo menos três vezes. No momento do crime, a vítima estava acompanhado de uma mulher, que deve ser ouvida ainda nesta segunda-feira, junto com outras testemunhas que presenciaram o fato. De acordo com a polícia, o motorista chegou a ser socorrido com vida para o Hospam, passou por cirurgia, mas não resistiu, morrendo por volta das 4h.

Homem e enfermeira morrem e três ficam feridos após ambulância capotar no Sertão de PE

Ambulância capotou na BR-428 (Fotos: Divulgação / Polícia Rodoviária Federal)
Acidente aconteceu após o condutor perder o controle da ambulância.

Uma ambulância capotou na BR-428, no Sertão pernambucano, neste domingo (31) e deixou duas pessoas mortas e três feridas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu após o veículo aquaplanar e o condutor perder o controle próximo ao Núcleo 10 do Projeto Senador Nilo Coelho, na Zona Rural de Petrolina.

A ambulância transportava um idoso, de 76 anos, que morreu no local, uma enfermeira, de 49 anos, que acompanhava o paciente e também morreu, um médico de 27 anos, o condutor, de idade não revelada, e o filho do idoso, que também não teve a idade divulgada. De acordo com a PRF, foi necessário acionar os bombeiros para retirar o corpo da enfermeira que ficou preso embaixo do veículo.

Tacaratu: Marília Mendonça é a grande atração da penúltima noite de Festa da Padroeira da cidade


Na penúltima noite da tradicional Festa de Nossa Senhora da Saude, Padroeira da cidade de Tacaratu-PE, existe a expectativa de recorde de público na edição de 2016 com o esperado show de Marília Mendonça. A cantora revelação da música sertaneja e aposta certa para 2016 é de Goiânia-GO e tem apenas 20 anos. É sem dúvida a nova mina de ouro do gênero.

Com apenas cinco meses de estrada, Marília surfa na onda sertaneja: são mais de 15 shows por mês, com plateias que já chegam a quase 10 mil pessoas. Convertida à estrela da música sertaneja, a ex-anônima lançou o primeiro álbum, "Marília Mendonça", em julho, após ter três músicas gravadas por Henrique & Juliano ("Até Você Voltar", "Cuida Bem Dela" e "Quem Ama Entende").

"Adele" do sertanejo

De jeito tímido, mas com prosa despachada, Marília diverge do padrão lapidado e "fitness" de cantoras como Paula Fernandes e Thaeme. É uma espécie de Adele sertaneja, mas que gosta de exibir shorts, decotes e vestidos curtos no palco e na internet, onde faz bombar seus vídeos.

Completa a festa desta noite em Tacaratu, a Banda Virados do Forró. Ontem, domingo (31), o pauloafonsino Helinho Ventura, ex-Mauricinhos do Forró botou todo mundo pra dançar. Da mesma forma, o cantor Mano Walter manteve o pique e ninguém ficou parado.

Nesta terça (02) acontece a procissão a partir das 19h. Logo após, acontecerá a apresentação da banda Pisada do Negão.

Fonte: Blog de Ozildo Alves

Carros batem de frente e quatro pessoas morrem no interior da BA


Quatros pessoas morreram e três ficaram feridas em um acidente na manhã desta segunda-feira (1º) na rodovia BR-242, no município de Barreiras, extremo-oeste do Estado. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 4h, na altura do km 750, entrada do trevo rodoviário de Baianópolis.

Os dois carros, uma D20 e um Corsa Sedan, bateram de frente. Segundo a PRF, o condutor da D20, Filadolfo Pereira de Jesus estava no carro com outras três pessoas que ainda não foram identificadas. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. Os outros três passageiros ficaram gravemente feridos e foram levados para o Hospital de Oeste por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Bebê é encontrado dentro de caixa de sapatos na Avenida Recife

Pequeno Davi é acalentado pela enfermeira Íris Calado (Foto: José Dilermando/ TV Globo)

Um bebê foi encontrado dentro de uma caixa de sapatos na Avenida Recife, próximo ao bairro de Areias, na Zona Oeste do Recife, no início da manhã desta segunda-feira (1º). De acordo com o Corpo de Bombeiros o pequeno foi abandonado em um local onde há um comércio de bebidas nas proximidades do Residencial Ignez Andreazza, no mesmo bairro.

O recém-nascido ainda estava com o cordão umbilical ligado ao corpo, soluçando e com frio, segundo a brigada. O bebê foi encaminhado à Policlínica Arnaldo Marques, no bairro do Ibura, na Zona Sul da cidade. A diretora da unidade, Erilane Fonseca, explica que, pelas características, o bebê nasceu com 37 semanas e pesa 2,3 quilos. “Ele está muito saudável para o tempo de vida dele, não há nem um arranhão. Ele ficará em observação por 48 horas. Enquanto isso, acionaremos o conselho tutelar para que sejam feitos todos os procedimentos legais”, acrescenta.

Com uma baixa produção, preço do umbu está em alta no Sertão de PE


No Sertão de Pernambuco, o mês de janeiro é o período em que nas feiras livres não pode faltar uma fruta típica, o umbu. Este ano, a produção que chegou ao município de Petrolina foi menor em relação ao ano passado, o que fez aumentar o preço do fruto.

Na feira da Cohab Massangano, na Zona Oeste de Petrolina, apenas a barraca da Josefa Pereira está fazendo a venda do umbu. Ela conta que está comercializando o fruto desde a semana passada. “A procura é boa e todos os anos eu vendo o umbu. Veio quatro caixas hoje e na semana passada veio uma”, conta a feirante.

O umbu que é vendido vem da região de Jaguarari, norte da Bahia, cerca de 100 quilômetros de Petrolina. A safra costuma ser entre os meses de janeiro a abril. Entretanto, com as fortes chuvas que ocorreram este mês, a produção ficou prejudicada.

Luz fica mais barata a partir desta segunda-feira


A conta de luz ficará mais barata para os consumidores a partir de hoje (1º). É quando entra em vigor o novo valor da bandeira tarifária que será o patamar 1 da cor vermelha. Assim, os clientes das concessionárias de todo o país vão pagar menos de adicional a cada 100 quilowatts-hora (kWh) gastos. O custo a mais será de R$ 3 e não mais de R$ 4,50 que vinha nas contar desde agosto de 2015.

Com a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica de baixar o valor da bandeira, o impacto final nas faturas será de até 3%.Para reduzir o valor na cobrança extra de energia, a Aneel criou dois patamares para a cor vermelha, o número 1, com a cobrança de R$ 3 para cada 100KWh consumidos e mantendo para o número 2 o valor de R$ 4,50 a cada 100 kWh.

Aedes: MP prevê entrada forçada de agentes de saúde em imóveis abandonados


O governo publicou hoje (1º) medida provisória (MP) que permite o ingresso forçado de agentes de saúde em imóveis públicos e particulares abandonados para ações de combate aoAedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

O texto autoriza ainda a entrada do agente público em casas onde o proprietário não esteja para garantir o acesso e quando isso se mostre “essencial para contenção de doenças”. O agente poderá, nestes casos, solicitar auxílio de autoridade policial.

A MP estabelece como imóvel abandonado aquele com flagrante ausência prolongada de utilização, situação que pode ser verificada por características físicas do imóvel, por sinais de inexistência de conservação, pelo relato de moradores da área ou por outros indícios.

Já a ausência de pessoa que permita o acesso do agente de saúde ao imóvel fica caracterizada, conforme o texto, pela impossibilidade de localização de alguém que autorize a entrada após duas visitas devidamente notificadas, em dias e períodos alternados, dentro do intervalo de dez dias.

Petrolândia: Falta de energia deixa o ''Acordando com as Notícias'' fora do ar na manhã desta segunda


Por motivo de falta de energia na rua em que fica localizada a Web Rádio Petrolândia e o Blog de Assis Ramalho, não foi possível ir ao ar, na manhã desta segunda-feira (1º), o Programa Acordando com as Notícias; apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30. As nossas desculpas aos ouvintes, e aos leitores do Blog que também foi prejudicado por falta de postagem.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Vila Isabel homenageia Miguel Arraes em seu centenário de nascimento


O centenário de nascimento de Miguel Arraes incentivou a Unidos de Vila Isabel a levar para o desfile, na Marquês de Sapucaí, a história do político que, embora, cearense, construiu sua carreira em Pernambuco, onde foi governador, prefeito do Recife, secretário da Fazenda, deputado estadual e federal. “É muito bonito. Não é fútil. Você tem uma história que vale a pena conhecer e transformar em carnaval. É preciso muita criatividade em cima de um assunto às vezes denso”, disse o carnavalesco Alex de Souza.

No texto de apresentação do enredo, o cantor e compositor Martinho da Vila e Alex de Souza destacam a importância de Miguel Arraes na vida política do país. Eles lembram o Acordo do Campo, promovido por ele quando governador, para estabelecer uma relação trabalhista mais justa entre donos de usinas e canavieiros. “Foi uma das coisas mais marcantes da história dele, o encontro entre os camponeses cortadores de cana, para conseguir chegar a um valor mais digno, já que o que recebiam era irrisório”, afirmou Souza.

O texto lembra que o político era chamado de Pai Arraia pelos mais humildes. “Como gesto de candura e devoção”, mostra o projeto do enredo.

Confira placar dos Campeonatos Estaduais pelo Brasil neste final de semana


Campeonato Pernambucano
Domingo (31)
Salgueiro 1 x 0 Sport

Campeonato Paulista
Domingo (31)
Corinthians 1 x 0 XV de Piracicaba
Botafogo 0 x 2 Palmeiras
Linense 2 x 2 Novorizontino
Mogi Mirim 1 x 2 Audax

Campeonato Carioca
Domingo (31)
Vasco 4 x 1 Madureira
Volta Redonda 3 x 1 Fluminense
Bonsucesso 0 x 2 Resende

Clique e confira resultados de domingo (31) dos demais campeonatos Resultado dos jogos dos Estaduais de domingo (31)

Clique> Confira resultado dos Estaduais pelo Brasil no sábado (30)
Blog de Assis Ramalho

Fonte: www.elesbaonews.com

Pré-selecionados no ProUni têm até esta segunda para comprovar informações


Hoje (1º) é o último dia para que os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) compareçam às instituições de ensino e comprovem as informações prestadas no momento da inscrição. A lista de selecionados está na página do programa na internet.

É responsabilidade do estudante verificar nas unidades de educação superior os horários e o local onde deve comparecer para a comprovação de informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações resultará na reprovação do candidato. Entre as informações exigidas estão documento de identificação, comprovantes de residência, de rendimento dos estudantes e de integrantes do grupo familiar e comprovantes de ensino médio.