segunda-feira, fevereiro 29, 2016

Comunidades rurais do norte baiano serão beneficiadas pela Codevasf com perfuração e instalação de poços tubulares

Foto: Francisco Celente/Codevasf

Diversas famílias que vivem em comunidades rurais dispersas do norte baiano terão em breve acesso à água garantido. Segue em ritmo acelerado na região a perfuração e instalação de poços tubulares pela Codevasf. No município de Juazeiro, cerca de 700 famílias da zona rural serão atendidas com 16 poços. De acordo com o engenheiro civil da Codevasf em Juazeiro, Otávio Augusto de Souza, esses poços vão garantir abastecimento de água para consumo humano e dessedentação animal das comunidades.

“Eles vão beneficiar a população por meio da captação de água do lençol freático, por meio da perfuração de poços que vão fornecer água para a criação de animais através de bebedouros, e também, no caso de poços que tenham água de boa qualidade para o consumo humano”, ressalta.

Otávio Augusto explica ainda que a ação será realizada em duas etapas.
“A primeira etapa são as perfurações e a segunda é a análise da água em laboratório, para saber a quantidade de sais e bactérias presentes e o teste de vazão. Feito isso, é que os poços passam a ter efetivo funcionamento”, explica.

Alfredo da Silva Duarte, morador do distrito de Maçaroca, em Juazeiro, conta os benefícios do poço. “A gente passou três anos de seca e perdeu muito animal devido a falta de água e esse poço vai servir para a gente fazer capineiro, além de servir para as famílias da comunidade”, conta.

Ao todo, serão instalados 36 poços em nove municípios da região da área de atuação da Superintendência da Codevasf, em Juazeiro. Entre os municípios atendidos pela ação estão: Curaçá, Paulo Afonso, Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Jeremoabo, Sento Sé, Campo Alegre de Lourdes e Sobradinho. Os recursos são do Orçamento Geral da União, destinados à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) por emenda parlamentar. 

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário