sábado, 10 de fevereiro de 2018

Cientistas desenvolvem 'plástico' ecológico feito de batatas

Melhores técnicas de reciclagem e uso de materiais orgânicos podem ser soluções ao problema do acúmulo de plástico. A empresa Biome Bioplásticos desenvolveu um copo de café completamente reciclável, feito de fécula de batata (Foto: Biome Bioplastics)

Sabemos que o plástico é um problema sério para o planeta- os oceanos estão ficando infestados de lixo, o que ameaça diversas espécies marinhas. Só 9% dos detritos de plástico são recicláveis. E a queima desses materiais contribui para a emissão de gases do efeito estufa. Copos e embalagens feitos com materiais orgânicos e melhores técnicas de reciclagem podem ser uma solução?

Os seres humanos se acostumaram ao longo dos anos a depender de plástico. É durável e versátil, e a economia moderna, em parte, depende desse material. Para muita gente que usa, simplesmente não existem opções comerciais biodegradáveis viáveis e em quantidade suficiente para substituir.

Um exemplo é o canudo de plástico. A empresa Primaplast, fabricante líder de canudos, diz que alternativas mais ecológicas são muito mais caras.


Festa de 40 anos do Galo da Madrugada arrasta multidão no Centro do Recife

Galo da Madrugada levou duas milhões de pessoas para as ruas do Centro do Recife, neste Sábado de Zé Pereira (10) (Foto: Rafael Medeiros/G1)


Celebrando 40 anos de fundação, o Clube de Máscaras Galo da Madrugada tomou conta do Centro do Recife, neste Sábado de Zé Pereira (10). Com mais de 30 trios elétricos, o maior bloco de rua do planeta, segundo o Guiness Book, reuniu na capital pernambucana mais de dois milhões de pessoas, de acordo com os organizadores.

Com o tema “Galo 40 anos: promovendo o folclore e a cultura de Pernambuco”, o desfile começou por volta das 9h, logo depois do café da manhã. Presidente do bloco, Rômulo Meneses falou sobre a importância da agremiação para a cultura do estado.

"O Galo é muito importante para a manutenção do carnaval de rua do Recife. Chegamos aos 40 anos, com 41 desfiles, sem perder a originalidade e sempre representando o nosso povo", disse.

Apesar de o tempo fechado durante a abertura oficial do carnaval da capital, na sexta-feira (9), o folião teve que enfrentar o sol escaldante durante o desfile do clube de máscaras.

Um dos homenageados pelo Galo da Madrugada em 2018, o jornalista da TV Globo Francisco José comentou a importância da homenagem. "Vi o Galo desde o primeiro desfile, com poucas pessoas, no bairro de São José. É uma honra poder mostrar esse bloco que tanto admiro", disse.

Famosos


UNINASSAU Caruaru seleciona docente para o curso de Engenharia Civil; Inscrições até 16 de fevereiro

Processo seletivo está aberto até o próximo dia 16 de fevereiro (Foto: Divulgação)

O curso de Engenharia Civil da Faculdade UNINASSAU Caruaru, que integra o grupo Ser Educacional, está com seleção aberta para contratação de docente de Engenharia Civil, para as disciplinas de Estruturas e Teoria das Estruturas, com carga-horária de 60 e 80h/aula, respectivamente. Os candidatos devem enviar curriculum lattes atualizado e comprovado para o e-mail engcivil.cau@mauriciodenassau.edu.br, até o dia 16 de fevereiro.

O curriculum deve conter a relação dos títulos acadêmicos, relação de experiência profissional, atividades de magistério superior e realizações científicas, técnicas, culturais, humanísticas ou artísticas. A seleção é destinada para engenheiros com título de doutor, mestre ou especialista, que tenham disponibilidade para ministrar aulas no período noturno, em horários estabelecidos pela coordenação do curso.


Temer pede estudos para avaliar redução do gás de cozinha para baixa renda


O presidente Michel Temer determinou à área técnica do governo a realização de um estudo sobre a viabilidade de redução do preço do gás de cozinha para a população de baixa renda. Ainda não há decisão a respeito do tema. As informações são da assessoria de imprensa da Presidência da República.

O tema foi tratado entre o presidente e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, nessa sexta-feira (9). Ao sair do ministério para a reunião com o presidente, no Palácio do Planalto, o ministro afirmou que, até agora, a única coisa concreta é a preocupação do governo sobre o assunto.

Mais cedo, Temer afirmou, em entrevista à Rádio Guaíba, que governo estuda medidas para reduzir o impacto do preço do gás de cozinha para os mais pobres, a serem anunciadas em breve. “Houve aumento no botijão do gás de cozinha e estou examinando uma fórmula de compensar esse aumento para os mais pobres porque é para eles que o gás de cozinha tem um efeito muito grande”, disse.


Campanha incentiva reciclagem de lâmpadas

Iniciativa do setor produtivo põe em prática acordo setorial de logística reversa firmado em 2014 com o Ministério do Meio Ambiente (Foto: Gilberto Soares/MMA)

Uma associação sem fins lucrativos formada por fabricantes, comerciantes, distribuidores e importadores de lâmpadas, a Reciclus, distribuiu pontos de coleta e está promovendo a reciclagem dos componentes das lâmpadas de uso doméstico (tubulares, fluorescentes compactas e com mercúrio, sódio ou mistas). O programa é uma resposta ao edital que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou em 2012 convocando o setor produtivo a apresentar proposta de acordo setorial para implantação da logística reversa em todo o país.

Ao todo, são até agora 336 pontos de coleta, espalhados por todas as regiões do Brasil, em 63 cidades de 22 estados e Distrito Federal. Em 2017, foram recolhidas 198.592 lâmpadas, o que resultou em 29 toneladas. Desse total, 129.085 foram lâmpadas compactas e 69.508 tubulares. Confira aqui os pontos de coleta.

As lâmpadas descartadas podem ser recicladas para produção de diversos produtos, desde vidros de uso não alimentar até cimento. Quando não descartadas corretamente, as lâmpadas fluorescentes podem contaminar o meio ambiente com substâncias perigosas como o mercúrio.



Aliança em prol do Velho Chico: CBHSF firma acordo com governo da Bahia


Pacto é firmado no âmbito do Plano de Recursos Hídricos e de suas interfaces com programa Novo Chico, do governo. Apesar da conquista, muito ainda precisa ser feito (Foto: Manuela Cavadas/Ascom CBHSF)

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio são Francisco (CBHSF) e o governo da Bahia, por meio da Secretaria estadual de Meio Ambiente, assinaram, nesta quarta-feira (7), um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos e atividades previstos no Plano de Recursos Hídricos do Rio São Francisco (PRH) 2016-2025. A parceria foi firmada, em Salvador, na primeira oficina de Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco. Marcaram presença entidades como Secretaria Nacional de Recursos Hídricos (MMA), Casa Civil, Ministério Público da Bahia, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR) e Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), além de membros do CBHSF.

“Tivemos uma grande vitória e queremos que isso sirva para outros estados. O Plano só terá sentido se ele for abraçado por todos que interagem com o rio. Nossa batalha é fazer que todos se apossem disso. A melhor maneira que encontramos para começar foi essa: procurar os parceiros mais determinantes, que são os próprios estados da bacia. A nossa ideia é criar um diálogo entre o Plano (do Comitê) e o planejamento do governo, com foco na interseção entre o que planejamos e o que o governo de cada estado está construindo, para que possamos partir para ações concretas”, declarou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda.


IFPE inaugura seu primeiro Centro de Pesquisa


Com 1.700 metros quadrados, novo prédio foi construído no Campus Recife e deve atender até 20 grupos de pesquisa do Instituto (Foto: André Nery/MEC)


Foi inaugurado, na última quinta-feira (08), o primeiro Centro de Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). A cerimônia foi realizada no Campus Recife, onde está instalado o novo prédio, com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, da reitora do IFPE, Anália Ribeiro e do Diretor Geral do Campus, Marivaldo Rosas.

Com 1.700 metros quadrados, o Centro será dedicado exclusivamente às atividades de desenvolvimento científico e tecnológico do Instituto. O prédio conta com dois pavimentos, 10 laboratórios, 14 salas de pesquisa, uma sala de estudos, uma sala para pós-graduação, além de um auditório e um espaço administrativo. A expectativa é de atender até 20 grupos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento, como Ciências da Computação, Eletrônica, Química, Geociências, Ecologia, Mecânica, Microbiologia, Radiologia e Design.


Nepotismo em Amaraji motiva recomendação do MPPE


Em defesa dos princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade administrativa, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Amaraji, Rildo Reis Gouveia, que exonere sua tia Madalena dos Santos Reisdesignada para o cargo de administração hospitalar no Hospital Municipal Alice Batista.

De acordo com o Supremo Tribunal Federal, por meio da Súmula Vinculante nº 13, a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, viola a Constituição Federal.

O promotor de Justiça Ivan Viegas recomendou aos chefes dos poderes Executivo e Legislativo exonerar, no prazo de 30 dias, servidores ocupantes de cargos comissionados que possuam relação de parentesco até terceiro grau de autoridade nomeante ou servidor investido em posição de chefia, direção ou assessoramento.


Parceria CPRH-Cipoma combate tráfico e reabilita animais silvestres

Em janeiro, o Cetas Tangara acolheu 1.220 animais de diversas espécies, a maioria aves (811). No mesmo período, promoveu a soltura de 499 (Foto: Cipoma)

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), fechou o primeiro mês de 2018 com um total de 1.220 acolhimentos de animais de espécies diversas, entre aves (811), crustáceos (299), réptis (55) e mamíferos (55). Em relação aos meses de 2017, esse número só foi menor que os registrados em maio (1.531), dezembro (1.441) e fevereiro (1.340). Grande parte foi vítima do tráfico e/ou comércio ilegal de animais silvestres.

As apreensões realizadas pela Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma, PM), no combate ao tráfico, resultaram no maior número de acolhimentos, mas há também entregas voluntárias. Os agentes apreenderam, por exemplo, aves que eram comercializadas nas feiras do Cordeiro (503) e Linha do Tiro (48), no Recife, e guaiamuns e caranguejos (299), capturados em período de defeso, que eram comercializados em Aldeia, Camaragibe. As feiras do Cordeiro e Linha do Tiro voltaram a ser visitadas este mês, com novas apreensões (195 e 94, respectivamente).


RAIS 2017: Empregador deve declarar novas modalidades previstas na modernização trabalhista

Período para entrega do formulário vai até 23 de março

A Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2017 está com novidades nesta edição. Por conta da entrada em vigor da modernização trabalhista, foram incluídas novas modalidades de contratação na declaração: Trabalho Parcial, Intermitente e Teletrabalho.

No campo da modalidade do Trabalho Intermitente, por exemplo, a forma de pagamento informada deverá ser por horário. Neste caso, o preenchimento no campo “Horas Contratuais” permitirá apenas o valor igual a 1 (um), referente à hora trabalhada. Enquanto nos campos remunerações mensais deverão ser informados os valores pagos nas convocações.

Já para caracterizar a categoria Teletrabalho, deverá constar a informação de que prestação de serviços deverá ser feita fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.



Sesc Ler Bodocó inscreve até 15 de fevereiro para curso de Teatro

Turmas são voltadas para crianças, jovens e adultos

O Sesc Ler Bodocó está com inscrições abertas para o curso de teatro. A atividade é voltada para crianças, jovens e adultos, com turmas divididas de acordo com a faixa etária. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de fevereiro.

Estão sendo oferecidas duas turmas para crianças de 9 a 14 anos, com aulas as terças e quintas-feiras das 16h às 18h, e outra para jovens a partir de 15 anos e adultos, com aulas também as terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. As inscrições devem se feitas no ponto de atendimento do Sesc Ler, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. É necessário apresentar cópia de RG, CPF ou Certidão de Nascimento, cópia do comprovante de residência, uma foto 3x4, carteira do Sesc atualizada (comerciário ou dependente). A taxa de inscrição é de R$12 para comerciários e dependentes e R$24 para usuários.


Petrolândia: Josimar/JTS Segurança Eletrônica, aniversariante do dia, recebe felicitações da família e de amigos


Neste sábado, 10 de fevereiro/2018, é aniversário de Josimar, empresário da JTS Segurança Eletrônica. Na passagem desta data especial, em que se agradece a Deus por mais um ano de vida, o aniversariante recebe felicitações dos familiares e dos amigos.

As felicitações também são do Blog de Assis Ramalho

Parabéns!

Em Petrolândia e região, JTS Segurança Eletrônica realiza instalação, manutenção e vendas de equipamentos de segurança

Proteger sua família e seu patrimônio é, atualmente, uma preocupação diária do cidadão, diante da escalada da insegurança. Para ajudar nesta tarefa, em Petrolândia e cidades circunvizinhas, você e sua empresa podem contar com os serviços da JTS Segurança Eletrônica, organização de Josimar.

Especializado em instalação, manutenção e vendas de cercas elétricas, porteiros eletrônicos, câmeras de segurança e outros dispositivos para segurança de sua empresa e de sua residência, JTS Segurança Eletrônica oferece também equipamentos e acessórios para informática, chips e recarga de celulares da Tim, vendidos na sede de sua empresa, situada na Av. Barreiras, perto da Cadeia Pública de Petrolândia. Contato: (87) 99995-0167 ou 99903-4741.

Confie a sua segurança a quem entende do assunto e você conhece. Faça o seu orçamento para aquisição, instalação e manutenção de equipamentos com JTS Segurança Eletrônica.

 

JTS Segurança Eletrônica é parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.


Mulheres terão tratamento especial na hora de se aposentarem


As mulheres são maioria no Brasil. No ano passado, com mais de 208 milhões de pessoas no País, elas representavam mais da metade da população, com 50,65% - contra 49,35% dos homens. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa é de que, em 2030, o número nacional de mulheres pule para 50,87%.

A expectativa de vida da população feminina também é maior do que a masculina. Em 2016, quando a idade média brasileira ficou em 75,8 anos, a da mulher chegou a 79,4 anos, enquanto a dos homens foi de 72,2 anos. Mesmo com diferença nessa expectativa, o Brasil ainda é um dos poucos países que não tem estipulada uma idade mínima para aposentadoria.

Segundo informações da Fazenda, o Brasil é um dos países que possui o maior diferencial de idade mínima para receber o benefício entre homens e mulheres, na faixa de cinco anos, sendo 65 anos para eles e 60 para elas, em média. Espanha e Portugal, por exemplo, não fazem essa diferenciação – homens e mulheres se aposentam com a mesma faixa etária.


Petrolândia: Bar e Balneário Roça do Samyr promove Domingo de Carnaval com entrada gratuita


Neste domingo (11), a partir do meio dia, o Bar e Balneário Roça de Samyr, situado na estrada para o Mirante da Serrota, em Petrolândia, promove sua festa de Carnaval com entrada gratuita. A atração é o badalado Pagodão The Bambaz e tem ainda som de paredão. 

Confira no vídeo abaixo como vai ser a pegada na festa de carnaval do Bar e Balneário Roça de Samyr, o point mais animado da cidade neste feriadão. 


O Bar e Balneário Roça de Samyr está localizado às margens do rio São Francisco, com acesso para lanchas e motos aquáticas curtirem o feriadão de Carnaval em horas de lazer no Lago de Itaparica. 

Bar, restaurante, balneário, cascata com água corrente e uma bela paisagem das águas do Velho Chico você encontra no Bar e Balneário Roça de Samyr.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Projeto de reflorestamento prevê plantio de 410 árvores na Estação Ecológica de Caetés


Plano acertado pela CPRH com a Chesf será executado em dois anos, com recursos da compensação ambiental (Foto: CPRH/Divulgação)


A Estação Ecológica de Caetés (Esec Caetés), Unidade de Conservação (UC) em área de Mata Atlântica, em Paulista, Região Metropolitana do Estado, ganhará um reforço significativo em sua cobertura vegetal: o plantio de 410 árvores nativas, num prazo de dois anos. É o que estabelece um projeto de reflorestamento florestal acordado entre a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), com início de implantação em breve.

O projeto será executado pela empresa Cerne Ambiental, de Chapecó (SC), vencedora de licitação específica da Chesf, e os recursos – R$ 185 mil – serão provenientes da compensação ambiental, pela instalação de nova linha de transmissão da companhia (subestação Mirueira 2). Os detalhes foram apresentados aos técnicos da CPRH, Cipoma e a pesquisadores (UPE e UFRPE) pelos engenheiros florestais Brígida Duarte, da Chesf, e Robinson Fumagalli, da Cerne Ambiental,em reunião realizada no auditório da Agência.


Deputado Rodrigo Novaes deseja um bom carnaval a todos os foliões do Marco Zero ao Sertão!


Começou! Vamos todos brincar em paz!  Oportunidade de levar a todos os cantos a força de nossa cultura, a beleza de nossas tradições! Que o frevo tome conta de todo canto! Que todos os cantos estejam coloridos com o maracatu, e que o canto dos velhos carnavais emocione a todos. A partir de hoje o coração pulsa no ritmo do maracatu!  Bom carnaval!

 Rodrigo Novaes - Deputado Estadual/PE


Educação e a desigualdade estampada no orçamento público - Artigo de Janguiê Diniz


Por Janguiê Diniz*

Nas últimas décadas, o Brasil praticamente conseguiu superar o desafio de colocar todas as crianças e adolescentes na escola. Hoje, são mais de 48 milhões de meninos e meninas que frequentam os bancos escolares nos três níveis que compõem a educação básica, número maior do que a população de países como Espanha, Argentina, Canadá e Austrália. Desse total, quase 40 milhões frequentam a rede pública de ensino.

Já na educação superior, são pouco mais de oito milhões os que cursam graduação, sendo menos de dois milhões os universitários que frequentam as instituições públicas e gratuitas de ensino. Entretanto, embora o contingente de alunos entre os níveis de ensino mencionados seja praticamente seis vezes menor e haja inversão na quantidade de atendidos pelas redes pública e particular, há um dado que precisa ser levado em consideração: em 2017, o governo federal destinou cerca de 58% do orçamento do Ministério da Educação (MEC) para a educação superior e 42% para a educação básica.


Petrolândia: Bloco Carroça Elétrica anima as ruas e avenidas da cidade a partir deste sábado; adquira a sua camisa!


Atenção! A CONCENTRAÇÃO do bloco CARROÇA ELÉTRICA será na praça da Quadra 06 a partir das 19:00 horas deste sábado ,não se atrase, venha aproveitar cada minuto desse carnaval!!
Hoje estaremos vendendo as camisas na praça da quadra 06 o dia inteiro!! VENHA CURTIR com a gente no melhor bloco de Petrolândia. Por apenas R$25 você tem direito a 04 DIAS DE FOLIA
✔BATIDA FREE
✅SOM DE PAREDÃO

ALÉM DE MUITA ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO!!!

Blog de Assis Ramalho
Informação: Direção do Bloco Carroça Elétrica


Carnaval será de combate ao trabalho infantil para o Ministério do Trabalho

Campanhas de conscientização e fiscalização serão intensificadas principalmente nos estados onde a festa atrai mais pessoas.

A alegria do Carnaval tomou conta do país e o Ministério do Trabalho (MTb) colocou o bloco do combate ao trabalho infantil na rua. As superintendências regionais, principalmente nos estados onde a festa é grande e atrai multidões, intensificaram a fiscalização e as campanhas de conscientização. Em vários locais, há ações programadas para enfrentar o problema.

No Brasil, o trabalho é proibido até os 16 anos. Dos 16 aos 18 é permitido desde que não ocorra no horário da noite, sobretudo das 22h às 5h, não seja insalubre ou perigoso e não faça parte da Lista TIP (Trabalho Infantil Perigoso), onde estão relacionadas as piores formas do trabalho infantil. E é aqui que entram as atividades relacionadas ao Carnaval, que ocorrem em locais muitas vezes impróprios para crianças e adolescentes, em horários inadequados e em situações que expõem a juventude a perigos.


Petrolândia: Garanta sua camisa da Turma do Tacho/2018 com Silvia Barbosa


A união faz a força! E o tacho mais uma vez vem chegando com tudo nesse carnaval. Amigos interessados garantam já a sua camisa ao preço de R$ 20,00! Interessados devem procurar Silvia Barbosa 9.9934-5440

Haverá concentração no domingo e na terça, partir de 13:00 horas na casa de Silvia, com batida, caldinho, pitu no tacho e carro de som. Tudo gratuito. As camisas chegam nesta quinta feira (08). Garanta a sua. Turma do Tacho, 38 anos de história!


Centros de recursos pesqueiros e aquicultura da Codevasf produziram 154 milhões de peixes desde 2007


Companhia realizou mais de 750 peixamentos com espécies nativas na bacia do São Francisco nos últimos 11 anos (Foto: JLO/Codevasf)

O mais recente balanço de atividades da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na área de piscicultura e aquicultura informa que 154,2 milhões de alevinos – filhotes de peixes – foram produzidos pelos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da empresa desde 2007. Desses, 70,9 milhões eram de espécies nativas da bacia do rio São Francisco – como piau, xira, matrinxã, pacamã e pirá –, e foram usados em 758 ações de recomposição da fauna da bacia (peixamentos). O restante da produção – 83,3 milhões – fomentou criações comerciais, impulsionou a atividade produtiva e proporcionou aumento da renda familiar de pequenos produtores.

"Esse é um trabalho de pesquisa, desenvolvimento de tecnologia e recuperação ambiental que a Codevasf exerce há anos, com muita competência, constituindo um portfólio de resultados positivos. Esses resultados geram muitos benefícios aos cidadãos e ao meio ambiente. A empresa detém larga experiência na área de piscicultura e aquicultura e nossos centros pesqueiros necessitam de apoio condizente ao produtivo trabalho que sempre realizaram", afirma Inaldo Guerra, diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Companhia.


Pastor é denunciado por matar e ocultar o corpo de pastora

Ailsa Regina Gonzaga, de 40 anos, foi morta próximo a cachoeira em Aragoiânia (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)
Ailsa Regina Gonzaga, de 40 anos, foi morta próximo a cachoeira em Aragoiânia (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

O promotor de Justiça Marcelo Franco de Assis Costa, que assina a denúncia, destacou no documento que as condições em que o assassinato foi cometido comprovam “o desprezo do denunciado pela condição do sexo feminino, inclusive a violência em contexto amoroso familiar”.

Ailsa foi vista pela última vez em 8 de novembro de 2017, quando saiu de casa para alugar um imóvel, em Goiânia. Na ocasião, ela deixou os dois filhos, de 15 e 11 anos, na residência e não voltou mais.

Quase dois meses depois, em 28 de dezembro, o pastor foi preso na casa em que morava, em Águas Claras (DF). Ele confessou o crime e revelou que havia deixado o corpo da vítima na zona rural de Aragoiânia, na Região Metropolitana de Goiânia.

Pereira concluiu que Silva saiu da casa onde morava com a esposa decidido a matar Ailsa porque achava que ela poderia denunciá-lo à polícia por ele ser foragido da Justiça. O pastor já respondia por um latrocínio - que é o roubo com resultado morte - cometido em Itumbiara, região sul de Goiás.


Você será substituído por um robô? - Artigo de Ronaldo Cavalheri


Por Ronaldo Cavalheri*

Você será substituído por um robô? Essa é uma pergunta que muitos profissionais se fazem ou que deveriam começar a pensar a respeito. O mundo passa por grandes transformações desde a revolução rural, onde tudo era mais controlável e previsível. Passamos pela era industrial, onde máquinas entraram em cena com uma produção abundante. Veio a era digital onde a informação e a conectividade impulsionaram ainda mais o consumismo. São evoluções naturais que impactam o mercado de trabalho. E agora estamos vivendo uma mudança de era, na qual começamos a passar por uma revolução exponencial, porém mais acelerada, com tecnologia de ponta disponível. Termos como computação em nuvem, IoT, Big Data, robótica, inteligência artificial, impressão em 3D e nanotecnologia se tornaram comuns no nosso dia a dia. Mas como isso vai impactar na vida dos profissionais?

Uma coisa é certa, nos próximos anos teremos muitas e rápidas mudanças. Segundo uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em torno de 57% das vagas de emprego estão suscetíveis à robotização e automação. Mais da metade das funções hoje exercidas pelo homem podem ser substituídas por máquinas. Outra previsão bastante curiosa é do Fórum Mundial Econômico que diz que 65% das crianças vão trabalhar em empregos que ainda não existem. Crianças em idade escolar sendo preparadas para algo que ainda não sabemos como será. Temos um futuro cheio de incógnitas em relação ao que irá acontecer com os profissionais. Quais serão as profissões do futuro? O ser humano terá espaço? Como os profissionais devem se preparar para tudo isso?


Drogas, bebida e causos: a conturbada vida de Valdiram, resgatado pelo Vasco

Valdiram é visto morando na rua (Foto: Rafael Oliveira / O Globo)

Aos 35 anos, Valdiram tem muita história. O problema é que a grande maioria não é para ser contada com orgulho pelo ex-jogador de futebol. Com a ajuda do Vasco, ele está agora em uma clínica de reabilitação no Rio de Janeiro, mas o fim prococe da conturbada carreira havia terminado nas ruas da cidade onde mais brilhou.

Com passagens por 25 clubes, Valdiram ficou mais conhecido pelo o que fez fora de campo. Confesso viciado em drogas, bebida e sexo, o ex-jogador foi o artilheiro do Vasco na Copa do Brasil de 2006, mas perdeu a final depois de chegar bêbado e sem condições de treinar na véspera do clássico contra o Flamengo.

E essa é só uma das tristes (mas não a pior) histórias do agora ex-atacante. Reunimos, abaixo, causos da conturbada vida de Valdiram:


No Show Rural, CIBiogás e Itaipu apresentam protótipo de veículo movido a biometano

Fotos: Kiko Sierich/PTI

O protótipo CH4PA, veículo utilitário movido a biometano, foi oficialmente lançado na última terça-feira (6), durante o 30° Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), pela Itaipu Binacional e o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás).

Resultado de uma parceria internacional voltada à inovação e ao desenvolvimento sustentável no agronegócio, o CH4PA surgiu após pesquisas indicarem a necessidade de um veículo com a capacidade de transporte dos tratores, mesclada com a mobilidade das caminhonetes. O objetivo é facilitar o transporte de cargas e reduzir custos, principalmente para os agricultores familiares.

O utilitário foi desenvolvido em parceria pelo CIBiogás com a empresa austríaca Spirit Design, recursos da Agência de Desenvolvimento Austríaca (ADA) e o apoio da Itaipu Binacional e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).


Confira manchetes dos principais jornais do país neste sábado,10 de fevereiro de 2018

 
 
 
 
Neste sábado 10 de fevereiro de 2018, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país. Para ler, clique na manchete

A Tarde
Procuradoria pede sete anos de prisão para Geddel
Correio da Bahia
Resultado para febre amarela em macacos de Salvador dá negativo
Tribuna da Bahia
Réu em processo por homicídio é preso roubando ônibus
O Globo
Fachin nega habeas corpus a Lula e manda o caso para julgamento no plenário do STF
O Dia
Favela da Praça Seca tem novo tiroteio e jovem é atingida na cabeça
Extra
Jovem mata a mãe com tesoura e tenta ferir padrasto, no Paraná: 'Estava gargalhando'
Folha de São Paulo
Diretor da PF indica que inquérito contra Temer será arquivado
O Estado de São Paulo
Barroso suspende auxílios-saúde e 'aperfeiçoamento' a MP
Correio Braziliense
"Judiciário está em débito com a sociedade", diz Cármen Lúcia
Valor Econômico
Bolsas de NY respiram na reta final do dia, mas registram a pior semana em dois anos
Estado de Minas
Filha de Temer defende legalização do aborto e das drogas
Jornal do Commercio
Carnaval 2018 do Recife é aberto oficialmente com declaração de amor ao frevo
Diário do Nordeste
Polícia prende chefe do tráfico na comunidade do Gereba
Zero Hora
Temporal derruba árvores, bloqueia ruas e deixa 57 mil sem luz na Região Metropolitana
Brasil Econômico
Sem reforma, governo poderá aumentar impostos, diz secretário da Previdência

Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.