domingo, 20 de maio de 2018

Petrolândia: Plantão Social do Cadastro Único leva atendimento ao Bairro Nova Esperança, Agrovila 3 dos Mandantes e Quadra 17



A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, promoveu ações para aproximar os serviços da população. Com essa finalidade, no projeto Plantão Social, o Cadastro Único e Programa Bolsa Família estiveram presentes no Bairro Nova Esperança, Agrovila 3 dos Mandantes e na Praça da Quadra 17, para garantir o atendimento das demandas dessas comunidades.

Nos atendimentos, foram ofertados serviços de atualização cadastral, inclusão e orientações sobre as  condicionalidades da saúde e educação.

O Plantão Social do Cadastro Único contou com a participação de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), na divulgação da Campanha 18 de Maio - Faça Bonito. Os conselheiros fizeram palestras para ressaltar a importância de denunciar a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Ver mais fotos>Plantão Social Cadatro Único


 



Assessoria da Prefeitura de Petrolândia


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 21 a 25 de maio de 2018


Segunda-feira (21): Neurologista, Nutricionista, Exames Laboratoriais
Terça-feira (22): Eletrocardiograma, Nutricionista
Quarta-feira (23): Dentista, Exames Laboratoriais e Nutricionista
Quinta-feira (24): Nutricionista, Ginecologista
Sexta-feira (25): Pediatra, Nutricionista

É marcado diariamente procedimento de Canal Dentário: é necessário o encaminhamento do odontólogo.

Atenção! Para marcação de consultas e exames é obrigatório: requisição médica, cartão do SUS, cartão de consultas atualizado do hospital.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia


Morre oitava criança internada com suspeita de raiva humana no Pará

Atualmente, são 14 casos suspeitos de raiva humana, com oito óbitos, sendo um confirmado laboratorialmente para a doença. Segundo a Sespa, casos confirmados no Pará não ocorriam desde 2005 (Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou neste domingo (20) a morte da criança M.S.F, de 8 anos de idade, que estava internada na Santa Casa, em Belém, com suspeita de ter contraído o vírus da raiva humana. O falecimento ocorreu na manhã deste domingo. Atualmente, são 14 casos suspeitos de raiva humana, com oito óbitos, sendo um confirmado laboratorialmente para a doença pelo Instituto Evandro Chagas (IEC).

Outros três pacientes permanecem internados no mesmo hospital e mais três estão recebendo cuidados médicos no município de Breves, na Ilha do Marajó. Todos permanecem em estado grave. Segundo a Sespa, coletas sorológicas foram realizadas em todos esses pacientes internados, inclusive nos que vieram a falecer.


Secretaria Estadual de Saúde em alerta para casos de influenza em Pernambuco



Até o dia 5 de maio, Pernambuco registrou 594 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), quadro que pode ser provocado por diversos agentes (vírus, bactérias) e é caracterizado pela necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório. Do total de casos, 22 tiveram resultado laboratorial positivo para influenza A(H1N1), 11 para influenza A(H3N2) e 1 para vírus sincicial respiratório (VSR).

Nas últimas semanas, a SES observou uma média semanal de 75 casos de Srag, enquanto anteriormente estavam sendo 50, ou seja, houve um incremento de 50%. Diante disso, a Secretaria ressalta a importância dos grupos prioritários para a vacina contra a influenza procurarem os postos de saúde para serem imunizados, medida que evita o agravamento da doença e óbitos. A SES também está encaminhando, na última quarta-feira (16.05), uma nota de alerta para os municípios com as informações epidemiológicas e as orientações.


Fraude em doações de eleitores preocupa

O Tribunal Superior Eleitoral pretende trocar informações com a Receita Federal e outros órgãos. 

O início da arrecadação on-line para campanhas eleitorais na última semana reacendeu a discussão sobre a transparência das doações após a reforma eleitoral. Como elas serão mais restritas do que há quatro anos, ainda há dúvidas se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conseguirá trazer, com facilidade, informações sobre o doador para descobrir se está, indiretamente, ligado a uma empresa ou não. Apenas serão aceitos Cadastros de Pessoas Físicas (CPF).

A mudança passou a valer depois da minirreforma eleitoral, em 2015, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, por oito votos a dois, que empresas não poderiam mais financiar campanhas. Na tentativa de ganhar a corrida eleitoral, os candidatos tiveram que buscar meios de conseguir dinheiro. Os recursos do próprio bolso foram determinantes na campanha de 2016 do agora ex-prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). Também devem ser para o pré-candidato à Presidência da República Henrique Meirelles, caso seja escolhido para disputar o cargo pelo MDB. Outra modalidade que pode conquistar novos fundos são as vaquinhas virtuais, como ficou conhecido o crowdfunding.


Seres realiza terceiro mutirão jurídico do ano em Arcoverde


A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) promove, da próxima segunda (21) a sexta (25), o mutirão jurídico do Presídio Advogado Brito Alves (PABA), em Arcoverde. A ação tem o objetivo de atender 100% da população carcerária e dar maior agilidade no andamento dos processos.

​Participarão da ação oito advogados da Seres, além de supervisores, assistentes de ressocialização e agentes penitenciários, com o apoio da Defensoria Pública do Estado, que realizarão os atendimentos visando à oferta de benefícios como habeas corpus, livramento condicional, progressão de regime, extinção e remição de pena. “Esses mutirões têm importância para as pessoas privadas de liberdade porque conseguimos agilizar os processos, esclarecer dúvidas e desafogar o sistema prisional”, pontua o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues. Esse é o terceiro mutirão de 2018.

​ O PABA possui cerca de mil detentos. ​


Médicos alertam sobre os perigos dos fogos de artifício


Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos que os fogos de artifício podem causar, o Conselho Federal de Medicina – CFM, a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão – SBCM e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatogia – SBOT se uniram para lançar uma campanha em torno do assunto. A campanha tem o apoio do Ministério da Saúde – MS e a Associação Médica Brasileira – AMB.

Durante todo o mês de junho, as entidades irão divulgar informações em duas redes sociais, sites e publicações internas orientando as pessoas sobre a forma correta de utilização dos fogos e os principais cuidados e perigos que eles trazem. Além disso, algumas linhas da CPTM e Metrô de São Paulo irá exibir um vídeo instrutivo.

Em breve será divulgado um levantamento de dados sobre o volume de acidentes e a campanha será divulgada de 15 de junho a 30 de julho.


Pacientes e profissionais vivem caos com superlotação no Agamenon Magalhães, no Recife

Presidente do Cremepe diz que há casos em que uma ressuscitação necessária não tem condições de ser realizada e Secretaria Estadual de Saúde não se posiciona (Foto: SES-PE)

Queixas de pacientes e familiares de pacientes relacionada aos problemas decorrentes de superlotação nas emergências do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no bairro de Casa Amarela, Região Noroeste do Recife, viraram denúncia pública na Internet. O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) publicou em sua fanpage uma denúncia acompanhada de um vídeo intitulado Blitz Simepe, realizado às 8 horas da quinta-feira. “Isso aqui fere tudo que se possa esperar de respeito ao cidadão”, diz o presidente do sindicato, Tadeu Calheiros. “Tem que tomar uma medida enérgica para restringir o atendimento”, avaliou o presidente do Conselho Regional de Medicina em Pernambuco (Cremepe), André Dubeaux.

“É um espaço para vinte leitos que tem mais dez ou mais (improvisados), inclusive com macas no chão, puxadas por corda”, descreveu Márcio Pimentel, que acompanha um irmão. “Assistência é boa, mas ficam gerando mais atendimentos. Falta material porque é muita gente”, avalia. O posicionamento é o mesmo do presidente do Cremepe. “Se não resolver o problema do fluxo de pacientes (encaminhados pelas unidades) do Interior para a Capital não vai vai ter solução”, afirma, acrescentando que o problema é antigo, como constatou quando trabalhava no HAM, de 1993 a 1999, mas não tão grave como agora.


Super Mix Itinerante reúne empresas do segmento atacadista em Caruaru

Participantes aproveitaram o evento setorial para apresentar lançamentos e fechar negócios (Foto: Divulgação)

A Capital do Agreste recebeu a Super Mix Itinerante, na última quinta-feira (17). O evento, realizado pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) e a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), reuniu cerca de 20 expositores locais e de outras cidades para estreitar relacionamentos, fazer negócios e apresentar lançamentos. A feira aconteceu no Centro de Convenções do Senac. Foram movimentados cerca de R$ 350 mil em negócios.

Primeira vez como patrocinadora diamante da Super Mix, a Compex destacou que a parceria com a feira auxilia no fortalecimento da marca no Estado. “Fomos patrocinadores da Super Mix no ano passado e, por causa do que foi apresentado, resolvemos ser patrocinadores diamante este ano. A Itinerante é uma oportunidade que temos que fortalecer o nome nos segmentos de varejo, atacado e distribuição em Pernambuco, que hoje representam 70% do nosso faturamento”, explicou a gente comercial e de marketing da Compex, Meire Moreira.


Em Encontro de Governadores, Lucas Ramos critica pressa do Governo Federal em privatizar a Eletrobras



O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) alertou, durante o Fórum de Governadores do Nordeste e de Minas Gerais realizado na última sexta-feira (18) no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, para a falta de diálogo por parte do Governo Federal ao buscar viabilizar a privatização do Sistema Eletrobras, que inclui a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) entre suas subsidiárias. Lucas destacou que o governo Temer tem dedicado esforços para vender a estatal de forma apressada e sem promover o debate com a sociedade.

“É notório o esforço do presidente Temer, de seus ministros e de toda a base aliada ao despender uma energia sobre-humana para vender por menos de 5% do valor de mercado um conglomerado de empresas cujo patrimônio é estimado em R$ 400 bilhões”, avaliou. Ontem, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou edital para contratação de serviços necessários para estruturação e definição do modelo de privatização da estatal, uma forma de apressar a desestatização. “Gostaríamos de ver o mesmo empenho no debate de temas mais urgentes, como o Plano de Desenvolvimento do Nordeste, a reestruturação do Pacto Federativo e as reformas da Previdência e Tributária”, enfatizou.


Vídeos educativos contarão a história e a ação das Unidades de Conservação em PE


Fruto de edital da CPRH, produção está em fase avançada, passando este mês pelo PE Mata da Pimenteira, ESEC Caetés, as APAs de Guadalupe e de Santa Cruz e o RVS Gurjaú (Foto: Arquivo/CPRH)

Este mês de maio está marcando nova etapa na produção de seis vídeos educativos que abordarão a história, personagens, as características ambientais, econômicas, sociais, culturais e a vida de moradores de Unidades de Conservação (UCs) do Estado. Os vídeos, com lançamento previsto para o segundo semestre, serão exibidos nas próprias UCs e em salas de exibição do Estado, dentro das ações voltadas para a Educação Ambiental, e também terão cópias distribuídas em escolas e bibliotecas.

A produção é feita com recursos da compensação ambiental, a partir de edital público da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). As produtoras Saga Audiovisual e Cidadania e o Instituto Evoluir Desenvolvimento Humano, selecionadas pelo edital, estão em fase adiantada do trabalho de campo. A primeira é a responsável pelo audiovisual sobre o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Engenho Uchôa e a segunda pelos vídeos abordando a Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz, APA de Guadalupe, a Estação Ecológica de Caetés (ESEC Caetés), a RVS Gurjaú e o Parque Estadual Mata da Pimenteira, em Serra Talhada.


PRF inaugura nova unidade operacional em Igarassu


Área total é de 3.751,59 m² e dá acesso aos dois sentidos da rodovia (Foto: Divulgação/PRF)

Uma nova unidade operacional será inaugurada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na sexta-feira (18/05), no quilômetro 29 da BR 101, em Igarassu, no Grande Recife. A solenidade terá início às 10h e será conduzida pelo diretor-geral da PRF, Renato Borges Dias, e pelo superintendente da PRF em Pernambuco, Valcir Correia Ortins.

Entre outras autoridades, está prevista a presença do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e do governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

"A unidade representa um marco para a Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco e simboliza a modernização pela qual a instituição vem passando. Além de trazer benefícios diretos no atendimento à sociedade, a nova estrutura fornece melhores condições de trabalho aos policiais que atuam na região", destaca Ortins.



Humberto Costa é vaiado em evento de Marília Arraes no Recife

Evento acontece no Clube Internacional do Recife e conta com a presença de lideranças do PT. Divulgação: Amanda Miranda, do Blog de Jamildo

Defensor da aliança entre PT e PSDB em Pernambuco, o senador Humberto Costa foi vaiado no evento em apoio à pré-candidatura da vereadora do Recife Marília Arraes, na capita, neste domingo (20). As vais foram durante o discurso do secretário nacional de cultura do PT, Marcos Tavares, que citou uma entrevista do parlamentar em que ele advoga pelo apoio ao socialistas no Estado.

Se o partido decidir pela aliança, Humberto Costa pode ter espaço na chapa majoritária de Paulo Câmara para disputar a reeleição ao senado. A outra vaga deve ser de Jarbas Vasconcelos (MDB), opositor histórico do PT. O partido marcou para 10 de junho um congresso para decidir se haverá candidatura própria ou aliança. Trezentos delegados vão votar.  Além de Marília, se colocaram como pré-candidatos o deputado estadual Odacy Amorim e o militante petista José de Oliveira.

JC Online


Jatobá/Itaparica: Pelada da Associação Pó de Serra deste domingo (20)

 

Neste domingo, 20 de maio de 2018, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá. realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 7:00 às 8:00hs da manhã):
Placar: camisa amarela 4 x 1 camisa verde

Gols do camisa Amarela: Chumbinho (2), Fabinho e Pitomba
Gol do camisa verde: Sapatão

Segundo tempo (8h00 às 9h00)
Placar: Camisa verde 4 x 2 camisa amarela
Gols do camisa verde: Flávio, Samuel, Tales e Genilson
Gols do Camisa amarela: Vágner

Logo após a pelada, aconteceu a tradicional confraternização na sede da entidade entre sócios e convidados.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e foto de Jair Souza



IF Sertão-PE abre inscrições para cursos do Proeja em quatro cidades do Sertão

Programa de Educação de Jovens e Adultos abre inscrições no Sertão de Pernambuco (Foto: Fabio Fernandes/Divulgação)

Começam a partir desta segunda-feira (21) as inscrições para o processo seletivo para o segundo semestre dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Ao todo, são 225 vagas distribuídas entre os campi Petrolina, Ouricuri, Salgueiro e Serra talhada.

As inscrições podem ser feiras até o dia 20 de junho pela internet. Estão sendo oferecidas 95 vagas no campus Petrolina para os cursos de Edificações, Eletrotécnica e Informática. Em Salgueiro, estão sendo ofertadas 35 vagas para o curso de Edificações. Já no campus Ouricuri estão disponíveis 30 vagas no curso de Edificações e 30 no de Agroindústria. Enquanto que em Serra Talhada, são 35 vagas para o curso de Edificações.


Combate ao narcotráfico é tema de capacitação do MPPE em Petrolina


Curso ocorrerá em Petrolina e é destinado aos promotores de Justiça, o comando da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil de Pernambuco.

Nos próximos 24 e 25 de maio, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realiza o curso “Atuação da Polícia Judiciária no Combate ao Narcotráfico e Segurança nos Municípios”, na cidade de Petrolina. A capacitação é voltada aos promotores de Justiça do MPPE das cidades de Petrolina, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Salgueiro. Participam ainda comandantes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e delegados da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) da região. O curso ocorre das 8h às 18h, no auditório do Sest/Senat, na Rua Zito de Souza Leão, nº. 10.

O curso tem o objetivo de proporcionar aos participantes o aprimoramento profissional, capacitando para a atuação no combate ao tráfico de drogas, através da execução de abordagens, buscas e ainda no desenvolvimento de habilidades e técnicas investigativas específicas. “Queremos aperfeiçoar ainda mais grupo de servidores que atuam nesta área no MPPE, bem como os demais atores institucionais envolvidos no combate ao narcotráfico. Nosso objetivo é oferecer conhecimento para que seja possível melhor identificar o infrator que está trazendo entorpecentes para comercialização, bem como despertar habilidades e técnicas avançadas de identificação do narcotraficante”, disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros. Ele irá ministrar a palestra de abertura do encontro.


Prêmio Sebrae de Prefeitos Empreendedores 2018 prorroga inscrições


O Sebrae-PE prorrogou para 15 de junho as inscrições do décimo Prêmio Prefeito Empreendedor. A prorrogação se deu para que as prefeituras tenham mais tempo de preencher o formulário de inscrição com todas as informações solicitadas. Todas as etapas - da inscrição até o julgamento, estão sendo feitas no portal www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br, onde também é possível encontrar o regulamento do Prêmio.

O Prêmio Prefeito Empreendedor tem como objetivo facilitar as atividades dos pequenos negócios para o desenvolvimento dos municípios, incentivando a aposta política nessa alternativa. De acordo com Priscila Lapa, analista da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-PE, o prêmio é uma ação de referência, pela seriedade do processo e pelo estímulo que representa para a melhoria da gestão pública. "O Prêmio Sebrae para o Prefeito Empreendedor está em sua décima edição e tem como proposta difundir a cultura empreendedora, com foco no desenvolvimento local, destacando em âmbito nacional as boas práticas da gestão municipal”, afirma. “O Sebrae não apenas mobiliza as Prefeituras para concorrerem, como também oferece consultoria aos municípios para que possam avançar na implantação de políticas de desenvolvimento com foco no apoio às micro e pequenas empresas e ao empreendedorismo".


Falhas na transposição do rio São Francisco revelam a finalidade da obra: patrocinar latifúndios e coronéis da política regional. Entrevista IHU Online com Altair Sales Barbosa

Mapa do projeto de Transposição do São Francisco (Fonte: Portal do Governo Federal)
Altair Barbosa (Foto: Ricardo Machado - IHU)

O relatório da Controladoria Geral da União – CGU, que apresenta problemas de planejamento capazes de impedir a operação, manutenção e sustentabilidade da transposição do rio São Francisco, “não traz para os mais esclarecidos nenhuma novidade”, diz Altair Sales Barbosa. Segundo ele, muito antes da conclusão do relatório, “estudiosos da bacia do São Francisco, bem como os conhecedores da dinâmica do rio, alertaram por meio de audiências, publicações e movimentos, quanto aos riscos da execução desse projeto. Infelizmente a classe política se fez surda, não deu ouvidos. Só não ficou muda porque expressava as opiniões de burocratas ‘geniais’ que os alimentavam com argumentos surgidos entre quatro paredes e totalmente desprovidos de conhecimentos concretos”.

Na entrevista a seguir, concedida por e-mail para a IHU On-Line, Barbosa comenta as “soluções paliativas” para reverter os impactos da transposição do São Francisco, como a Resolução da Agência Nacional das Águas - ANA nº 1.043 de 19/06/2017, e informa sobre os reais propósitos da obra. “Este alicerce é falso, porque esconde desde o início o real propósito da transposição, que era patrocinar grandes projetos de irrigação dos grandes latifundiários do Nordeste, padrinho e patrocinadores dos coronéis da política regional, cujo modelo é o mesmo desde o início da colonização”, afirma.

Altair Sales Barbosa possui graduação em Antropologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile, doutorado em Arqueologia Pré-Histórica pela Smithsonian Institution - National Museum of Natural History, de Washington, Estados Unidos. É coordenador do projeto Enciclopédia Virtual do Cerrado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, do qual é sócio titular.

Confira a entrevista.

IHU On-Line – De acordo com o relatório da Controladoria Geral da União – CGU, existem problemas de planejamento capazes de impedir a operação, manutenção e sustentabilidade da transposição do rio São Francisco. Como o senhor avalia esse relatório? Ele trouxe alguma novidade?

Altair Sales Barbosa - A obra da transposição do rio São Francisco sempre teve um viés muito mais político do que social ou científico. O empreendimento, que envolve as grandes empresas construtoras do Brasil e as grandes empresas de engenharia elétrica, tem na sua base um alicerce falso, pois fala que seria realizada para atender as necessidades das populações rurais, cujas produções agrícolas e criações de animais padecem na época da estação seca. Na realidade este quadro continua e foi acentuado com as obras da transposição. Este alicerce é falso, porque esconde desde o início o real propósito da transposição, que era patrocinar grandes projetos de irrigação dos grandes latifundiários do Nordeste, padrinho e patrocinadores dos coronéis da política regional, cujo modelo é o mesmo desde o início da colonização. Portanto o relatório da CGU sobre a sustentabilidade da transposição do rio São Francisco não traz para os mais esclarecidos nenhuma novidade.


Petrolândia: Neste domingo (20), Edy Ferreira e Kinho são atrações do Maria Fumaça


Domingo tem atração musical em dose dupla no point mais animado de Petrolândia, com vários estilos musicais. Às 13h00, Edy Ferreira canta o melhor da MPB e, para antecipando o clima de festejos juninos, Kinho Forró Pé de Serra encerra a programação, a partir das 17h.

Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor, fica localizado na Orla Fluvial de Petrolândia.

Divulgação/Bar e Restaurante Maria Fumaça



Alberto Feitosa é eleito presidente de Comissão Especial de Segurança Pública instalada na Alepe



Foi instalada na última quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Comissão Especial para Proposição de Medidas de Segurança Pública. O deputado estadual Alberto Feitosa (SD), propositor da iniciativa, foi eleito como presidente do grupo de discussão, que terá também Nilton Mota (PSB) como vice-presidente e Júlio Cavalcanti (PTB) como relator. Bispo Ossésio Silva (PRB) e Antônio Moraes (PP) também são membros titulares.

Segundo o deputado Alberto Feitosa, a comissão ouvirá profissionais e especialistas em segurança pública, como também magistrados e representantes do comércio e da indústria, entre outras entidades da sociedade civil. “O objetivo da comissão é produzir um documento que apresente novas propostas que possam colaborar com a redução dos índices de violência no país. A discussão também gira em torno de uma atualização na legislação criminal brasileira”, afirmou.


Mudança climática e sustentabilidade: Professores da PUC-Rio investigam o que o brasileiro pensa sobre o tema


Conclusões da pesquisa serão apresentados na COP24, na Polônia, em dezembro deste ano. Cidadão conectado pode participar do estudo respondendo questionário online (Foto: Pnuma)

Levantamento recente feito pelo grupo WWF-Brasil e pela Associação Contas Abertas aponta que o orçamento ambiental caiu R$ 1,3 bilhão em cinco anos no país. A aparente pouca importância dada pelo Governo Federal pode estar associada ao descaso que a própria população tem em relação ao tema. Pensando em investigar melhor sobre o que brasileiros realmente pensam sobre mudanças climáticas e sustentabilidade, o professor Rodrigo Penna-Firme, do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, está coordenando um estudo inédito que pretende responder a esse questionamento. Os resultados serão apresentados durante a 24ª conferência anual das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP24), que acontece no fim de 2018 em Katowice, no sul da Polônia.

Uma das etapas da investigação consiste em conhecer comportamento e nível de reflexão do cidadão conectado sobre os temas. Para isso, quem quiser contribuir, pode responder a um questionário online disponível no link: http://pt.surveymonkey.com/r/PR2XPS6


Lagostas comercializadas em período de defeso são apreendidas em Brasília Teimosa, no Recife


Ação foi realizada na manhã desta quinta (17) por agentes da CPRH e Cipoma. Foram encontradas duas lagostas ovadas, congeladas.

Trinta e dois quilos de lagosta vermelha (Panulirus argus) foram apreendidos na manhã de quinta-feira (17) em um boxe (pescaria) de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, numa ação realizada em parceria pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), da Polícia Militar. Em razão do período de defeso (reprodução), a pesca, a comercialização e o transporte do crustáceo estão proibidos até 31 deste mês.

Foi aplicada uma multa de R$ 5.660,00 ao responsável pelo estabelecimento, que também está sujeito a processo judicial por crime ambiental. O mesmo foi conduzido no final da manhã à Polícia Federal pelos agentes policiais da Cipoma. Duas das lagostas encontradas – congeladas – estavam ovadas. A apreensão foi doada a instituição carente.


Tempo gasto em computadores afeta bem-estar de jovens, diz pesquisa

Aspectos como autoestima, satisfação com a vida e felicidade caem muito entre adolescentes que passam muito tempo no computador, aponta a pesquisa.

Ficar em frente a telas para navegar na internet, acessar redes sociais ou jogar videogame tem impacto negativo no bem-estar de adolescentes. A tese é de uma pesquisa conduzida por três acadêmicos das universidades da Georgia e de San Diego, nos Estados Unidos, publicada neste ano. Os investigadores analisaram dados de um levantamento anual feito no país com respostas de mais de 1 milhão de meninos e meninas.

Os pesquisadores observaram os índices de bem-estar, entendido como uma sensação a partir de diversos critérios, e identificaram uma queda brusca, desde 2012, em aspectos como autoestima, satisfação com a vida e felicidade. O estudo revelou também redução no sentimento de satisfação como um todo, menos entusiasmo dos jovens na relação com amigos e na diversão e queda da sensação de segurança.

Ao buscar as causas da redução, chegaram à conclusão que quanto maior o uso de computadores e dispositivos eletrônicos, menor o bem-estar relatado pelos adolescentes entrevistados. Aqueles que usam meios eletrônicos por seis horas ou mais tiveram índices de infelicidade quase o dobro da média.


Você sabe o que é perda auditiva induzida por ruído? 35% dos casos de surdez são consequências da exposição a ruídos diários

O médico otorrinolaringologista Fayez Bahmad Jr do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (Iborl) alerta sobre os cuidados

O fone de ouvido caiu no gosto dos brasileiros, seja para lazer ou para o trabalho, é usado quase diariamente. Apesar da praticidade, o uso exagerado e incorreto vem preocupando os médicos. Dados da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) apontam que 35% dos casos de surdez são consequências da exposição a ruídos diários - também presentes em shows, boates e festas.

O médico otorrinolaringologista do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (Iborl), Fayez Bahmad Jr aponta que esse tipo de problema, conhecido como perda auditiva induzida por ruído, é uma das doenças mais frequentes entre crianças e adolescentes. " Vocês pais e mães fiquem atentos se seus filhos estão expostos a ruídos intensos, de mp3 players, trios elétricos, casas de shows, explosões de fogos de artifícios, entre outros. Isso pode causar perda auditiva neurossensorial irreversível, por lesão das células sensoriais do aparelho auditivo", alerta.


Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingo 20/05/2018


Neste domingo, 20/05/2018, o Blog de Assis Ramalho vai ao fundo do baú e mostra fotos para nos lembrarmos da nossa saudosa velha Petrolândia, cujo centro da antiga cidade e povoados estão hoje submersos no Lago de Itaparica, reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, em águas do rio São Francisco, entre Pernambuco e Bahia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Petrolândia ontem, hoje e sempre



CFEPP Cursos: A importância dos cursos profissionalizantes


Bastante dinâmico, um curso profissionalizante oferece qualificação profissional em um curto espaço de tempo. Ou seja, é focado na atualização e aperfeiçoamento de áreas específicas, com maior direcionamento para o ramo que o aluno pretende seguir. Sendo assim, ele permite a rápida inserção do estudante no ambiente de trabalho.

É uma ótima opção para os profissionais que estão formados há alguns anos e precisam se atualizar sobre as novas ocupações, novos conceitos, as mudanças do mercado e as tecnologias adotadas pelas empresas, que costumam mudar em um curto espaço de tempo.

E A CRISE?

Mesmo com a crise econômica, o mercado brasileiro precisa de mão de obra qualificada em diversos postos de trabalho. Nesse sentido, o curso livre oferece uma oportunidade de aprender determinados conteúdos rapidamente e contribuir para o crescimento das empresas. Com isso, toda a sociedade é beneficiada, pois o sucesso de um negócio movimenta a economia e contribui ainda mais para o aumento das ofertas de emprego.


Gonzaga Patriota participa da entrega de 3 tratores no município de Tuparetama


O deputado federal Gonzaga Patriota - PSB, esteve na última sexta-feira (18) em Tuparetama juntamente com os vereadores Diógenes Patriota e Valmir Tunú, e com o prefeito Sávio Torres (PTB), para a entrega de 3 tratores de pneus a 3 Associações Rurais do município.

Estes equipamentos foram comprados com recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Gonzaga Patriota e custaram R$ 351 mil reais. A compra foi realizada com a contrapartida da prefeitura, com o valor de R$ 58.500 mil.


Confira jogos deste domingo na TV; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade.


11h00 - Campeonato Brasileiro Série A: Vitória x Ceará - PREMIERE
13h15 - Campeonato Italiano: Milan x Fiorentina - FOX SPORTS
13h00 - Campeonato Italiano: Spal x Sampdoria - FOX SPORTS2
13h30 - Campeonato Espanhol: Atletico de Madrid x Eibar - ESPN BRASIL
15h45 - Campeonato Espanhol: Barcelona x Real Sociedad - ESPN BRASIL
15h45 - Campeonato Italiano: Lazio x Inter de Milão - ESPN
15h45 - Campeonato Italiano: Sassuolo x Roma - FOX SPORTS
16h00 - Campeonato Brasileiro Série A: América/MG x Botafogo - GLOBO e PREMIERE
16h00 - Campeonato Brasileiro Série A: Sport x Corinthians - GLOBO e PREMIERE
16h00 - Campeonato Brasileiro Série A: Paraná x Grêmio -GLOBO (RS e PR) e PREMIERE
16h00 - Campeonato Brasileiro Série A: São Paulo x Santos - PREMIERE
19h00 - Campeonato Brasileiro Série A: Fluminense x Atlético/PR - SPORTV e PREMIERE
19h00 - Campeonato Brasileiro Série C: Remo x Confiança - ESPORTE INTERATIVO

Por: Rede Brasil de Notícias
Blog de Assis Ramalho


Atlético-MG vence o Cruzeiro no Independência e lidera o Brasileirão


A sexta rodada do Campeonato Brasileiro foi aberta com o grande clássico mineiro na tarde deste sábado (19). No Independência, em Belo Horizonte (MG), Atlético-MG e Cruzeiro-MG mediram forças. Com gol de Róger Guedes, o Galo levou a melhor com vitória por 1 a 0 e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos.

O Atlético volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado (26), diante do Flamengo-RJ, no Independência. O Cruzeiro atua novamente pela competição no domingo (27) e encara o Santos-SP no Pacaembu.


Flamengo-RJ e Vasco-RJ disputaram clássico carioca pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro na noite deste sábado (19). No Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), os rivais marcaram ainda no primeiro tempo da partida e empataram em 1 a 1. O resultado acabou sendo melhor para o Cruzmaltino, que foi a oito pontos e subiu para o quinto lugar. O Rubro-Negro foi a 11 e perdeu a liderança, caindo para a segunda colocação.

O Flamengo atua novamente pelo Campeonato Brasileiro diante do Atlético-MG, no sábado (26), no Independência. O Vasco volta a campo pela competição no domingo (27) e encara o Bahia-BA na Fonte Nova.

Confira jogos e classificação

Globo Esporte