terça-feira, 16 de julho de 2019

Homem é flagrado com 128 espoletas para explosivos na BR 232, em Tacaimbó


Motorista possuía passagem na polícia por porte ilegal de munição de uso restrito e descaminho (Foto: Divulgação/PRF)

Um homem, de 33 anos, foi flagrado com 128 espoletas para explosivos de demolição, nesta terça-feira (16), na BR 232, em Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco. O material estava escondido no fundo falso de um carro e foi encontrado durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão Integrado Especializado da Polícia Militar (1° BIEsp-PM).

Durante a abordagem ao veículo no quilômetro 163 da rodovia, os policiais desconfiaram das informações fornecidas pelo condutor e levaram o carro até a Unidade Operacional de São Caetano. Após uma vistoria próximo ao capô do veículo, foi localizado um saco plástico contendo os pinos de metal. O cão farejador do 1° BIEsp foi acionado, mas não encontrou outros ilícitos.

Petrolandenses coordenam concurso Miss Teen Pernambuco Internacional 2019, no Recife




No último sábado (13), foi realizado no Recife, pela primeira vez, o concurso Miss Teen Pernambuco Internacional, sob coordenação das petrolandenses Zenaide Sá e Rebeka Evellin. Entre as 12 candidatas, representantes de todas as regiões do estado, foi eleita a jatobaense Lourrany Eskarllate, 16 anos. A vencedora vai representar Pernambuco, em novembro, no Miss Teen Brasil Internacional, a ser realizado em Vitória, capital do Espírito Santo, em concurso que nunca contou com a beleza teen pernambucana.

Na ocasião também foi eleito, por aclamação, o Mister Teen Internacional, Mateus Santos, representante de São José da Coroa Grande, que também estará no concurso nacional em novembro.

O concurso elegeu ainda: Miss Teen Simpatia Pernambuco Internacional Lavínia Fernanda (Miss Teen Abreu e Lima Internacional), Miss Teen Fotogenia Pernambuco Internacional Lilian Luna (Miss Teen Fernando de Noronha Internacional, Miss Teen Popularidade Pernambuco Internacional Lourrany Eskarllate (Miss Teen Jatobá Internacional) e Princesa Teen Pernambuco Internacional Vitória Santos (Miss Teen Sertânia Internacional).

"A vitória de Lourrany Eskarllate, uma jovem do sertão pernambucano, trouxe para a região , a esperança para meninas e meninos que sonham em participar de concursos de beleza e consequentemente seguir a carreira de modelo", afirmam as coordenadoras do evento. "A franquia internacional que tem sua sede em Vitória, no Espírito Santo, vêm para Pernambuco mudar o conceito dos concursos teens no estado, onde a maioria dos coordenadores só pensam em ganhos próprios deixando de lado as candidatas", acrescentam. De acordo com a organização, a franquia é afiliada à 8D Agency Model Management, agência de modelos de Recife, onde as candidatas podem seguir uma carreira de modelo.

Com o slogan, "realizamos sonhos de verdade", o Miss Teen Pernambuco Internacional torna os sonhos das candidatas em realidade, já que os concursos de beleza são a primeira experiência para o mundo de modelo, segundo a coordenadora Zenaide Sá. "Nós, da franquia internacional em Pernambuco, nos juntamos à agência 8D, para que as misses que têm interesse em seguir a carreira tenham acesso direto com a agência, por isso que realizamos sonhos de verdade", conclui.

Veja mais fotos abaixo.


Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Divulgação/Coordenação Concurso Miss Teen PE Internacional

Petrolândia: Empresário musical Dão Sobreira agradece pelo sucesso do Show Beneficente 'Todos Por André'

Divulgação/ Dão Sobreira

OAB e Conselhos Profissionais se unem Pernambuco em contra Projetos de Lei


O Fórum dos Conselhos Profissionais de Saúde de Pernambuco (FCPS) se reuniu, nesta segunda (15), na sede do Conselho Regional de Biologia da 5° Região (CRBIO5) para tratar dos Projetos de Lei e PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que pretendem enfraquecer os conselhos profissionais colocando em risco a sociedade.

Na ocasião o presidente do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco, Prof. Lúcio Beltrão, pediu apoio e mobilização dos conselhos profissionais ao Projeto de Lei n° 4011/2019 da Senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP) que altera o art. 282 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, para tipificar o exercício ilegal das profissões de saúde de nível superior.

Paulo Câmara participa de missa em homenagem à Nossa Senhora do Carmo

Celebração aconteceu nesta terça, 16 de julho, dia da Padroeira do Recife na Basílica da santa localizada no Centro (Foto: Heudes Regis/SEI)

Fé que se renova em momentos difíceis. Em meio a uma multidão de fiéis, o governador Paulo Câmara compareceu, na manhã desta terça-feira (16.07), à missa solene de encerramento da Festa de Nossa Senhora do Carmo 2019, com a presidência do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. O governador destacou a importância desse momento de fé para o povo pernambucano.

"É sempre bom estar aqui celebrando Nossa Senhora do Carmo. E, ao mesmo tempo, pedindo por dias melhores, por mais justiça, por mais igualdade e com muita fé que tudo vai melhorar sob as bênçãos de Nossa Senhora do Carmo", afirmou Paulo Câmara.

Petrolândia: Agenda de atendimento da Clínica Mais Saúde; Confira e marque sua consulta



A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimentos da semana; confira acima!

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533

Confira abaixo as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

Petrolândia: Quinzena do Descontão Pisebem já começou; Aproveite e faça economia!


A Pisebem Revestimentos vai zerar os estoques. Chegou a hora de você comprar o melhor em pisos e revestimentos com o menor preço da região. De 15 a 31 de julho, a loja toda estará com 20% de desconto à vista, e nas compras no cartão de crédito são 10% de desconto.

Aproveite! É agora que você vai renovar sua casa! Mas corra porque não vai sobrar nada!

Pisebem Revestimentos sempre presente na realização dos seus sonhos! Fone: 87 99642-4177.

A Pisebem Revestimentos de Petrolândia está localizada na Avenida Manoel Borba, ao lado do Banco Bradesco.

Petrolândia: Joane Barboza, enfermeira especialista em estética também é ALFA SAÚDE; adquira já o seu cartão de desconto!

Enfermeira Especialista em Estética, uma profissional que além de muito Competente e responsável ,dona de uma simpatia e alto astral contagiante, o nome dela é: JOANE BARBOZA! Ela também é ALFA SAÚDE!Vem ser ALFA você também!


Veja abaixo lista com 40 profissionais credenciados, procedimentos e farmácias conveniadas





Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Divulgação/Alfa Saúde

Centro de Hemodiálise de Serra Talhada será entregue em dezembro e vai gerar 100 empregos diretos


O Centro de Hemodiálise que está sendo construído em Serra Talhada, no bairro Borborema, já tem data para ser entregue e servir a população. A confirmação partiu do médico e diretor da Casa de Saúde São Vicente, Clóvis Carvalho (Dr. Clovinho), durante entrevista ao programa Frequência Democrática, na rádio Vila Bela FM.

O prazo para o término da obra, que custa cerca de R$ 2 milhões, é dezembro deste ano, e além de gerar cerca de 100 empregos diretos, e beneficiar 120 pacientes, num primeiro momento.

“Me foi feito uma pergunta sobre a morosidade nas obras [em Serra Talhada], que começavam e depois perdiam o ritmo, foi dado o exemplo do aeroporto e outras obras. Mas essa obra é totalmente privada e vai ter o vínculo público porque vai funcionar através do credenciamento com o Sistema Único de Saúde SUS)”, disse Dr. Clovinho, explicando como será feita a parceria co, a prefeitura.

“A nossa parceria com o município de Serra Talhada é que está havendo uma grande ajuda em relação a burocracia que a prefeitura tem tido a total boa vontade, no sentido de dar celeridade. A burocracia realmente atrasa muito o ritmo, principalmente o de uma obra. Licença, fiscalização e uma série de outras coisas, mas isso aí já está havendo a colaboração do município. Quero dizer que não existe nenhum tipo de investimento por parte do município, nem do governo do estado”, reforçou Carvalho.

Por Farol de Notícias

Figuinho, voltado para o público infantil, é uma das novidades da 29ª edição do Festival de Garanhuns



Entre outras atrações, pela primeira vez no FIG haverá uma programação voltada para as crianças no Palco Pombo Instrumental, nos dias 20, 21 e 27 de julho (Foto: Circo Alves em Arquivo-Secult-PE)

Referência nacional quando o assunto é produção cultural para o público infantil, Pernambuco terá durante a 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns uma novidade voltada para a criançada: O Figuinho, que vai contar com uma série de atividades lúdicas como contação de histórias, oficinas, além de exibições de filmes, apresentações da cultura popular, teatrais, circenses e musicais. Em toda a programação do Festival, haverá um selo do Figuinho indicando quais atrações são direcionadas para a garotada.

Uma programação inédita e que integra o Figuinho acontecerá durante as tardes dos dois sábados (20 e 27 de julho) no Palco Pombo / Instrumental do Festival (localizado no Parque Ruber Van Der Linden). Uma das atrações confirmadas para o primeiro sábado (20) é a Fada Magrinha, que revelou estar preparando um show especial para o Festival.

Força-tarefa do CRMV-BA atende mais de 300 animais atingidos por rompimento de barragem na Bahia

Situação mais crítica é a de 80 suínos encontrados em uma pocilga, com pragas extremamente perigosas à saúde do animal e também da população (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Mais de 300 animais, entre cães, gatos, aves e roedores, atingidos pelo rompimento da barragem de Quati, no município de Pedro Alexandre, no nordeste do Estado, já foram atendidos pela equipe de resgate do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA).

Com base na cidade de Coronel João Sá, a equipe é comandada pela médica-veterinária Ilka Gonçalves, presidente a Comissão de Bem-estar Animal do Conselho, e conta com o reforço da médica-veterinária Carla Sassi do CRMV-MG, que atuou na coordenação geral de desastres nas tragédias de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais.

Ipem-PE orienta indústrias de panificação sobre normas em relação aos produtos comercializados


Representantes do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) participaram, na última quarta-feira (10), de uma palestra sobre as ações do órgão nas panificadoras. O evento, realizado pela Associação dos Industriais de Panificação de Pernambuco, em conjunto com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Pernambuco, reuniu profissionais do setor com objetivo de orientar e tirar dúvidas sobre às normas vigentes em relação aos produtos comercializados por padarias.

“Nosso objetivo maior é proteger o consumidor, que é sempre o lado mais fraco nas relações de consumo. Portanto, estamos realizando uma série de ações orientativas em parceria com as instituições representativas do setor de panificação para minimizar os erros por conta de desconhecimento da legislação, assim todos saem ganhando”, comenta o presidente do Ipem-PE, Adriano Martins.

Assessoria Ipem Pernambuco

Petrolina capacita agentes comunitários de saúde no combate à violência contra a mulher


Com o intuito de conduzir a discussão de combate à violência contra a mulher para os mais diversos locais de Petrolina, a prefeitura promove o I Fórum Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra a mulher, direcionado a agentes comunitários de saúde. O evento foi iniciado nesta terça-feira (16) e vai até a sexta-feira (19 de julho), no auditório da Secretaria de Saúde, a partir das 8h30.

Cerca de 500 profissionais participam do fórum durante os quatro dias de evento, em rodas de conversas mediadas por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) e convidados. O objetivo é orientar os agentes de saúde, que estão em contato direto com a população, sobre tipos de violência contra a mulher e onde elas podem procurar auxílio nestes casos.

Sistema que substituirá eSocial vai desburocratizar e personalizar o acesso conforme o porte da empresa



Com a mudança, a expectativa é que a quantidade de informações exigidas durante o cadastro seja reduzida pela metade 

Com a aprovação do relatório da MP da liberdade econômica pela Comissão do Congresso, que extinguiu o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas), os empregadores brasileiros terão mais facilidade e economizarão tempo na hora de enviar as informações dos funcionários para o governo. De acordo com o anúncio do secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, a partir de janeiro de 2020, duas novas plataformas serão criadas, uma para o Trabalho e Previdência e outra para a Receita Federal. O acesso ao novo sistema será diferenciado conforme o porte da empresa, o que facilitará ainda mais para as micro e pequenas empresas.

Além disso, o cadastro será concentrado no CPF do trabalhador, o que agilizará o processo de inclusão de dados. “A expectativa é que haja redução de quase 50% das informações exigidas atualmente, retirando a necessidade de dados duplicados ou que não são exigidas por lei, como o número do RG, título de eleitor e PIS. As informações de folha de pagamento, férias e sobre acidentes de trabalho serão mantidas”, explica Bianca Dias de Andrade, coordenadora da área de Relações de Trabalho e Consumo do escritório Andrade Silva Advogados.

Ministério da Saúde suspende contratos com laboratórios para distribuição gratuita de 19 remédios

Fábrica de medicamentos do governo federal, Farmanguinhos, em Jacarepaguá, será uma das impactadas Foto: Michel Filho / Agêcia O Globo

O Ministério da Saúde suspendeu, nas últimas 3 semanas, contratos com sete laboratórios públicos nacionais para a produção de 19 medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Documentos obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo apontam suspensão de projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) destinados à fabricação de remédios para pacientes que sofrem de câncer e diabete e transplantados. Os laboratórios que fabricam por PDPs fornecem a preços 30% menores do que os de mercado. E já estudam ações na Justiça.

Associações que representam os laboratórios públicos falam em perda anual de ao menos R$ 1 bilhão para o setor e risco de desabastecimento – mais de 30 milhões de pacientes dependem dos 19 remédios. A lista inclui alguns dos principais laboratórios: Biomanguinhos, Butantã, Bahiafarma, Tecpar, Farmanguinhos e Furp.

Além disso, devem ser encerrados contratos com oito laboratórios internacionais detentores de tecnologia, além de laboratórios particulares nacionais. Isso porque cada laboratório público, para desenvolver um produto, conta com dois ou três parceiros. Depois, esses laboratórios públicos têm o compromisso de transferir a tecnologia de produção do medicamento ao governo brasileiro. Essa lista inclui referências da indústria como a GlaxoSmithKline Brasil Ltda. (GSK) e a Libbs, além de Oxygen, Nortec, Biomm, Cristália, ITF, Axis e Microbiológica Química e Farmacêutica Ltda.

Transitório

Procurado, o Ministério da Saúde informou que as PDPs continuam vigentes. Segundo a pasta, foi encaminhado aos laboratórios um ofício que solicita “manifestação formal sobre a situação de cada parceria”. O órgão federal ainda informou que “o chamado ‘ato de suspensão é por um período transitório”, enquanto ocorre “coleta de informações”. O jornal, porém, teve acesso a um dos ofícios em que o ministério é categórico ao informar o encerramento da parceria.

O documento, do dia 26 de junho, é assinado por Denizar Vianna Araújo, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. a Bahiafarma é informada que, com base em um parecer da Advogacia-Geral da União e da Controladoria-Geral da União, “comunicamos a suspensão da referida PDP do produto Insulina Humana Recombinante Regular e NPH, celebrada com a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos e solicitamos manifestação formal da instituição pública quanto à referida decisão, no prazo improrrogável de dez dias úteis”.

O presidente da Bahiafarma e da Associação dos Laboratórios Oficiais do Brasil (Alfob), Ronaldo Dias, disse que os laboratórios já estão tratando as parcerias como suspensas. “Os ofícios dizem que temos direito de resposta, mas que a parceria acabou. Nunca os laboratórios foram pegos de surpresa dessa forma unilateral. Não há precedentes”, afirmou.

Consequências

O entendimento da associação de laboratórios é que a entrega de remédios já programada continua garantida. Isso significa que não deve haver interrupção imediata no fornecimento. Segundo ele, a maior parte pretende fazer um questionamento jurídico. “A primeira medida que a gente pretende tomar é no âmbito judicial. Nossa linha deve ser alegar a arbitrariedade da forma que isso se deu”.

Já o representante de um laboratório de São Paulo, que falou com o Estado sob a condição de não ter o nome divulgado, disse que a suspensão das parcerias vai criar um problema de saúde e afetar uma cadeia econômica “imensa”, expondo o Brasil à insegurança jurídica.

Ele cita como exemplo uma planta industrial no valor de R$ 500 milhões, construída em uma parceria de um laboratório privado com o Instituto Butantã e financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Essa planta toda fica obsoleta. Toda cadeia econômica está severamente afetada”, disse.

O presidente da Bahiafarma e da Associação dos Laboratórios Oficiais do Brasil (Alfob), Ronaldo Dias, vê retrocesso para a indústria nacional de medicamentos e um risco para a saúde de milhões de pacientes. O laboratório é um dos que tiveram seus contratos suspensos.

O representante do setor destaca que as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) também funcionam como um regulador de preço no mercado. Ele explica que a Bahiafarma, por exemplo, vende insulina a um preço três vezes menor que laboratórios estrangeiros. Dias ressalta que um processo de compra de medicamento no Ministério da Saúde costuma demorar até 11 meses para ser concluído. Por isso, haveria até risco de desabastecimento.

G1

Show de Zé Lezin acontece na próxima sexta-feira (19), em Juazeiro, BA



Embrulhado para presente e tomado banho de loja, o humorista Zé Lezin promete muitas risadas em Juazeiro (BA). O comediante se apresenta às 19h da próxima sexta-feira (19), no estacionamento do Juá Garden Shopping, e é uma das principais atrações da região para o final de semana. Ingressos disponíveis.

O show é uma mistura de piadas consagradas e outras inéditas. Entre os temas, há causos do humorista como as bodas de ouro de um casamento, além de histórias a respeito do sertanejo nordestino e piadas sobre sua própria experiência de vida. Interpretado por Nairon Barreto, o personagem paraibano Zé Lezin ganhou visibilidade nacional ao interagir na Escolinha do Professor Raymundo, ao lado de Chico Anysio.

Pernambuco recebe mais vinte e seis venezuelanos


O grupo foi acolhido pela Cáritas Brasileira, no Recife. Em um ano, Estado recebeu 343 imigrantes da Venezuela (
Foto: Marcelo Vidal/SDSCJ)

Pernambuco recebeu mais 26 imigrantes venezuelanos. O grupo foi acolhido pela Cáritas Brasileira, no Recife. Com a chegada deles, na última quarta-feira (10),Pernambuco atinge a marca de 343 venezuelanos acolhidos durante o processo de interiorização no Estado, que começou em julho do ano passado. São 142 em Recife, 148 em Igarassu e 53 em Carpina.

A partir da instalação dos imigrantes, o Governo de Pernambuco, junto ao município do Recife, vai identificar as principais necessidades e articular ações básicas, como atendimento de saúde, inclusão em escolas para as crianças em idade escolar, estratégias de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Todos chegam a Pernambuco com o CPF, carteira de trabalho e solicitação de refúgio.

Menos da metade dos estudantes aprende sobre segurança na internet



Menos da metade dos estudantes de escolas públicas, 44%, receberam orientações dos professores sobre como usar a internet de um jeito seguro, de acordo com a pesquisa TIC Educação, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgada hoje (16). Um percentual ainda menor, 33%, diz que os professores falaram sobre o que fazer se algo os incomodasse na rede.

Ao todo, foram entrevistados 11.142 estudantes de 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio, em todo o país. A pesquisa mostra que o cenário é diferente nas escolas públicas e nas particulares. Nas privadas, 68% dizem ter aprendido com docentes sobre segurança na rede e 59% terem recebido orientações para agir caso algo os incomode.

Danilo Cabral cobra governo sobre cortes na educação


Foto: Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados


O deputado Danilo Cabral (PSB) apresentará requerimentos com pedido de informação aos ministros Paulo Guedes (Economia) e Abraham Weintraub (Educação) sobre os cortes nos recursos da educação básica, que atingiram desde as creches até o ensino integral. “Esse governo prova mais uma vez sua desatenção com a educação, área que deveria ser estratégica para o desenvolvimento do país”, afirma o parlamentar.

Após os cortes no orçamento das universidades federais, o governo Bolsonaro ampliou a redução do repasse de recursos para outras áreas da educação. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, divulgadas hoje (15), houve esvaziamento nas ações voltadas para a educação básica no primeiro semestre deste ano. Não houve, por exemplo, repasse para o apoio à educação integral nos ensinos fundamental e médio. Em todo o ano passado, foram transferidos R$ 399,6 milhões para 9.197 escolas.