quarta-feira, fevereiro 09, 2022

Sessão da Câmara de Vereadores de Petrolândia é suspensa após presença de moradores contrários à vacinação de crianças contra Covid-19




Foi cancelada a realização da sessão ordinária programada para acontecer na manhã desta quarta-feira, 09 de fevereiro, na Câmara Municipal de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. O motivo: um protesto  promovido por pais que questionam a suposta vacinação compulsória das crianças contra a Covid-19 no município. 

O manifesto foi comunicado com antecedência à Casa Aureliano de Menezes, onde representantes do movimento solicitaram a palavra durante a sessão e tiveram o pedido rejeitado.

Todos, inclusive a imprensa, foram surpreendidos ao chegar no local devido à afixação de um cartaz no vidro da porta da Câmara, aviso sobre a obrigatoriedade do comprovante de vacinação para adentrar no espaço público. 

Questionada por nossa reportagem por não ter havido publicidade do decreto legislativo com antecedência, representantes da Câmara Municipal afirmaram que o documento foi, possivelmente, publicado no site da Casa Legislativa. Publicação não constatada.

A opinião do Blog de Assis e Web Rádio Petrolândia é que a informação também deveria ter sido passada para os meios de comunicações da cidade - e não na calada da noite, como ficou parecendo. 

Quem não se comunica, se trumbica. Já dizia o saudoso Chacrinha

Nesta tarde, a Câmara Municipal publicou no seu site e distribuiu uma Nota de Esclarecimento (https://www.petrolandia.pe.leg.br/nota-de-esclarecimento) sobre o caso e justificou o cancelamento da sessão. A exigência do comprovante de vacinação para ingresso no recinto da Casa Legislativa teria sido incluída através de Portaria de 08/02/2022, para atender o Decreto de 07/02/2022 do Poder Executivo Municipal (http://www.petrolandia.pe.gov.br/post/decreto1201) que renovou a determinação de exigir comprovante de vacinação para acesso a órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura. Segundo a nota da Câmara, a portaria foi publicada no site da Câmara ainda no dia 08/02, porém, em pesquisa no site da instituição, não foi encontrada postagem na data mencionada.

Procurados, representantes do movimento comprometeram-se a enviar, também, nota de esclarecimento dos fatos a este Blog, o que não aconteceu até a publicação desta reportagem. 

Leia a nota de esclarecimento da Câmara Municipal.

Leia a Portaria 008/2022 da Câmara Municipal. 



Observação: Devido às fotos desta postagem apresentarem cartazes com algumas frases que contrariam o posicionamento científico consolidado sobre o assunto, o Blog de Assis Ramalho adicionou legendas de esclarecimento

*https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/factcheck/2020/09/10/interna_internacional,1184307/mesmo-com-vacina-eficaz-quem-nao-recebe-dose-prejudica-quem-recebe.shtml
**https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-09/anvisa-vacinas-em-uso-no-brasil-nao-sao-experimentais

Tire essas e outras dúvidas em http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/756-mitoseverdadescovid19

Redação do Blog de Assis Ramalho

Tacaratu: Clínica Jaques informa que Dra Cristiane Jaques atende nesta quinta (10); Agende já!


A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Tacaratu na Rua Cavalcante Nozinho, 253, informa que Dra Cristiane Jaques (Psiquiatria/Médica do Trabalho/Clínica Geral) atende nesta quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022. Agende já!

Telefone para marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-4556

Petrolândia: Secretaria de Saúde avisa que disponibiliza de Vacina contra Covid para crianças de 5 a 11 anos, e 1ª, 2ª e 3ª dose para adultos


Vacinação contra Covid-19.

Estamos vacinando contra Covid-19 todas as crianças de 5 a 11 anos.

Aos adultos, tem vacinação disponível 1ª, 2ª e 3ª dose.

Confira os dias, horários e locais nas imagens acima, zona urbana e rural.

Documentação: CPF, RG, cartão de vacina e cartão do SUS.




 Divulgação/Secretaria de Saúde Petrolândia

Bolsonaro diz que vai concluir transposição do São Francisco ainda neste ano

Reprodução/Twitter
Presidente Jair Bolsonaro inaugurou obra da Transposição, em Salgueiro, nesta terça-feira (08)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira que o governo federal vai concluir a transposição do Rio Francisco ainda neste ano. O chefe do Executivo pretende disputar a reeleição em outubro. No entanto, a previsão do Ministério do Desenvolvimento Regional, como mostrou reportagem do Broadcast Político em novembro, é de conclusão apenas em 2024.

"Vamos fazer com que, brevemente, ainda no corrente ano, tenhamos concluída totalmente a transposição do São Francisco, para o bem de vocês e tranquilidade do nosso País. Tudo faremos para que a água, esse bem indispensável, chegue ao lar de vocês", disse o presidente em Jardim de Piranhas, Rio Grande do Norte, em cerimônia para marcar a chegada das águas do Velho Chico ao Estado.

Na presidência da reunião plenária, deputado Fabrizio Ferraz defende melhorias no abastecimento hídrico no interior do Estado




A reunião plenária de hoje (9), na Alepe, foi conduzida pelo deputado estadual Fabrizio Ferraz. Dentre os pronunciamentos, o abastecimento hídrico no Estado foi um dos principais temas em discussão. Na presidência dos trabalhos , Fabrizio Ferraz usou a palavra para defender melhorias estruturais no fornecimento de água nas cidades do interior.

“ O que a gente precisa continuar debatendo e defendendo, sem precisar atacar opositores, são ações que levem, efetivamente, água às torneiras dos pernambucanos. Sem dúvidas, esse é o principal objetivo de todos os parlamentares membros deste Poder”, afirmou Ferraz.

Auxílio Carnaval - Durante a reunião, o presidente em exercício recebeu o projeto de lei, de autoria do Governo do Estado, que prevê o auxílio emergencial do ciclo carnavalesco para 2022. O benefício tem valores entre R$ 3 mil e R$ 30 mil. A previsão, segundo o Estado, é atender este ano, 750 grupos, artistas e agremiações.

“Recebemos a matéria hoje na Assembleia Legislativa, e agora o projeto irá tramitar pelas comissões temáticas da Casa para, então, ser apreciada em plenário. Não temos dúvidas de que aprovaremos a proposição por unanimidade, uma vez que todos os deputados concordam e têm a ciência da importância dessa iniciativa”, finalizou Fabrizio Ferraz.

Blog de Assis Ramalho
Com Assessoria

Vazão de 4000 m³/s em Sobradinho e Xingó é mantida até 28 de fevereiro


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco informa que, em reunião da Sala de Crise da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), ocorrida na manhã de hoje (08/02), ficou decidido que as defluências médias diárias dos reservatórios de Sobradinho e Xingó permanecerão mantidas no valor de 4.000 m3/s até o dia 28/02/2022.

Dessa forma, alertamos para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, considerando a possibilidade de elevação da vazão a depender da evolução do quadro de chuvas na bacia. Contamos com o apoio dos Poderes Públicos Municipais para o acompanhamento dessa questão no âmbito de cada município.

As vazões dos reservatórios de Sobradinho e Xingó foram elevadas gradualmente do patamar de 1.000 m3/s para o patamar de 4.000 m3/s, do período de 12/01 a 24/01. A operação é necessária mediante condição de cheia declarada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em articulação com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), provocada pelas fortes chuvas ocorridas em Minas Gerais.

Nos colocamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

José Maciel Nunes de Oliveira
Presidente do CBHSF


CBHSF

Deputada e pediatra Simone Santana reforça que vacina contra Covid-19 é segura para crianças

"A Ômicron vem atingindo de forma intensa as pessoas não vacinadas, como é o caso da maioria das crianças. É urgente acelerar o ritmo da campanha”, afirma a deputada pernambucana (Foto: Alepe)

A deputada Simone Santana (PSB) fez um apelo, nesta terça (8), para que os pais e responsáveis levem as crianças para se vacinar contra a Covid-19. Durante discurso na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a parlamentar também sugeriu que as prefeituras promovam a imunização nas creches e escolas municipais.

Médica pediatra e coordenadora da Frente Parlamentar da Primeira Infância da Alepe, Santana expressou preocupação com o aumento das infecções provocadas pela variante Ômicron neste período de volta às aulas. Ela destacou, ainda, que as vacinas aplicadas em meninos e meninas a partir de 5 anos de idade passaram por estudos criteriosos e receberam a aprovação das agências reguladoras.

“Estamos num momento crítico da infecção pelo coronavírus. A Ômicron vem atingindo de forma intensa as pessoas não vacinadas, como é o caso da maioria das crianças. É urgente acelerar o ritmo da campanha”, afirmou. “Os pais e responsáveis podem ficar tranquilos a respeito da eficácia e da segurança dos imunizantes”, acrescentou a deputada, ressaltando a redução da circulação do vírus e a queda, em 90%, do internamento hospitalar entre pessoas com ciclo vacinal completo.

Petrolândia: Clínica Jaques informa que Dra Cristiane Jaques atende nesta quinta (10); Agende já!


A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Petrolândia na AV. Djalma Wanderley, informa que Dra Cristiane Jaques (Psiquiatria/Médica do Trabalho/Clínica Geral) atende nesta quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022.  Agende já!

Telefone para marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-4556


Blog de Assis Ramalho
Informação: Clínica e Laboratório Jaques


Setur-PE e Empetur lançam ações para fortalecer os segmento de aventura e turismo criativo em Pernambuco

No Sertão de Itaparica, Carnaubeira da Penha e Petrolândia serão contempladas com a iniciativa (Foto: Revista Turismo na Serra)

Pernambuco possui uma imagem turística consolidada no mercado nacional e, em meio à pandemia, segue como um dos mais bem-sucedidos na retomada turística. Com o objetivo de transformar o Estado num destino ainda mais representativo, oferecendo serviços e mão de obra qualificados, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, anuncia o Plano Estratégico para o Turismo de Aventura e uma formação para o segmento de turismo criativo.

Ambas ações são destinadas aos gestores municipais e ao trade das regiões. A primeira das iniciativas inicia os trabalhos já nesta quinta e sexta-feiras, às 9h, na Sala Caruaru, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

“O desenvolvimento do plano estratégico de turismo de aventura servirá para identificar as necessidades de organização, estruturação e requalificação das atividades em todo o Estado, a partir da análise profissional sobre o que já é oferecido e também do olhar sobre o que tem grande potencial e ainda não é trabalhado. Já com relação ao turismo criativo, estamos oferecendo uma capacitação para que novos produtos sejam criados, inovando a oferta turística das cidades”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Vacinação é prioridade para o controle da pandemia, diz Fiocruz

Tânia Rego/Agência Brasil

Perto de completar dois anos, a pandemia de covid-19 ainda apresenta cenário preocupante, com rápida transmissão da variante Ômicron, e seu controle depende prioritariamente da vacinação. A avaliação é de pesquisadores do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que divulgaram hoje (9) um balanço de dois anos da emergência sanitária, que fez 5,71 milhões de vítimas no mundo e mais de 630 mil no Brasil.

Desde que os primeiros casos de covid-19 foram confirmados na China, ainda em 2019, o novo coronavírus já infectou 388 milhões de pessoas no mundo e 26 milhões no Brasil. O país concentra 6,7% do total de casos do mundo e 11% do total de vítimas, apesar de os brasileiros serem menos de 3% da população mundial.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 30 de janeiro de 2020 que a covid-19 representava uma Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional, e passou a caracterizar a disseminação da doença como uma pandemia, presente em todos os continentes, em 11 de março. Na época, a doença já tinha chegado a 114 países e causado 4,2 mil mortes. No Brasil, o Ministério da Saúde reconheceu a covid-19 como Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em 3 de fevereiro.

Esposa do diretor de patrimônio do Clube Ypiranga morre em acidente de carro em Floresta/PE

Matéria atualizada às16h00


Um grave acidente de carro na noite dessa terça-feira, 8, no município de Floresta, deixou uma pessoa morta e outras feridas. Um dos dois carros envolvidos estava sendo conduzido pelo diretor de patrimônio do clube de futebol Ypiranga, Dinho Santana. A esposa dele, Joana Darc, morreu no local do acidente.

A assessoria de imprensa do Ypiranga informou que Dinho foi socorrido para o Hospital Regional de Serra Talhada e não corre risco de morte. Outras duas pessoas que estavam no veículo com o casal também foram socorridas para o hospital serra-talhadense.

As vítimas seguiam para o Sertão, a procura de um espaço para abrir um estabelecimento comercial no ramo de confecções.

As informações são do Blog Alvinho Patriota


Redução de público em eventos em locais abertos e fechados passa a valer em Pernambuco; confira novo protocolo




Novas restrições devido à pandemia da Covid-19 começaram a valer em Pernambuco nesta quarta-feira (9). Até o dia 24 de fevereiro, o limite de público em eventos em todo o estado foi reduzido de 3 mil para 500 pessoas, em espaços abertos, e de 1 mil para 300 pessoas, em ambientes fechados (veja vídeo acima).

Essas medidas não valem para o período de carnaval. Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, nenhum tipo de evento ou festa, em espaços privados ou públicos, com ou sem comercialização de ingressos, pode ser realizado em Pernambuco, conforme anunciado pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, na terça-feira (8).

Nos dias em que os eventos podem ser realizados, devem ser exigidas tanto a comprovação de vacinação contra a Covid-19 quanto a apresentação de teste negativo para a doença. Essa norma é válida para locais abertos e fechados, incluindo circos, cinemas, teatros e jogos de futebol.

Jatobá/PE: Número de casos de Covid cai de 230 para 155; confira o novo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde


A Secretaria de Saúde de Jatobá/PE  informa:

Boletim da Covid-19 desta terça-feira (08/02).
 
Nesta terça-feira, 08 de fevereiro de 2022, 16 pacientes testaram positivo para a Covid-19.

Também foram registrados 47 pacientes recuperados.
O total de positivos ativos agora é de 155 pessoas.

A Secretaria de Saúde de Jatobá informa que ainda não foi decretado pela OMS o fim da pandemia. É importante manter a utilização da máscara, higienizar as mãos e evitar aglomeração.

Confira abaixo o boletim completo



PARA EFEITO DE COMPARAÇÃO COM OS DADOS ATUAIS, CONFIRA ABAIXO OS NÚMEROS DO PENÚLTIMO BOLETIM DIVULGADO NO DIA 05 DE FEVEREIRO DE 2022

Após divulgar morte cerebral de agente, Polícia Civil da BA volta atrás e diz que médico solicitou novos exames


Policial civil volta atrás e nega morte cerebral de agente envolvido em acidente na Chapada Diamantina — Foto: Redes sociais

Após divulgar a morte cerebral do investigador Yago da França Souza Avelar, no último sábado (5), a Polícia Civil divulgou nota, na noite desta terça-feira (8), onde diz que um médico da equipe que atende o policial, no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, decidiu pedir novos exames antes de atestar a morte cerebral. O policial é uma vítimas do acidente que matou outros dois agentes na última sexta-feira, na BA-233.

"No sábado (5), a equipe médica que tratava o servidor informou à família e ao Departamento Médico da Polícia Civil sobre a morte encefálica, sendo iniciado o processo de realização do protocolo de morte encefálica, que inclui exames clínicos e complementares, como de imagem, por exemplo. Um médico, então, decidiu solicitar novos procedimentos e investigar o estado de saúde do servidor de maneira mais aprofundada antes de atestar o encerramento de suas atividades cerebrais", diz a nota divulgada pela polícia nesta terça.

A nota diz ainda que "como em todo quadro clínico, é possível haver desdobramentos imprevistos". A Polícia Civil da Bahia afirma ainda que segue aguardando novos posicionamentos da equipe médica e diz que "ora" pela mudança do quadro.

No mesmo acidente onde Yago da França Souza Avelar ficou ferido, outros dois policiais, identificados como Kleber Correia Cardoso, de 42 anos, e Matheus Guedes Malta Argolo, de 31, morreram no local. Eles eram lotados na 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra)

Dois homens são assassinados dentro de carro em Santa Cruz do Capibaribe/PE

Homens mortos a tiros em Santa Cruz do Capibaribe — Foto: Blog Agreste Notícia/Reprodução

Dois homens de 31 e 23 anos foram assassinados em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, na noite desta terça-feira (9). De acordo com a Polícia Civil, Rivaldino Santos e Josival de Freitas estavam dentro de um carro quando suspeitos se aproximaram e atiraram neles. Uma mulher e uma criança de dois anos que estavam no veículo ficaram feridas.

Ainda segundo a polícia, na bolsa da mulher foram encontrados 75 g de crack e 15 g de cocaína. As vítimas, que já tinham passagem pelo sistema prisional, morreram no local do crime.

A motivação e a autoria do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil. Os corpos dos homens foram levados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Por G1 Caruaru

Petrolândia/COVID-19: Sobe de 269 para 307 o número de casos positivo, e de 5 para 8 a quantidade de internados; confira o novo boletim divulgado pela prefeitura



A prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou o novo boletim epidemiológico da covid-19 na noite desta terça-feira, 08 de fevereiro/2022.

De acordo com os dados, subiu de 269 para 307 o número de casos de Covid - em comparação com o último boletim divulgado no dia 07 de fevereiro de 2022..

O quadro também aponta que o município fez registro de mais três pacientes internados, subindo de  cinco para oito.

O número de óbito não teve alteração, permanece em 51.

CONFIRA OS DADOS OFICIAIS DE PETROLÂNDIA DIVULGADOS NA NOITE DESTA TERÇA-FEIRA, 08/02/2022

Confira manchetes dos principais jornais do país desta quarta-feira 09 de fevereiro de 2022

Quase 80% das mortes por Covid-19 em PE são de pacientes com atraso na vacinação, afirma secretário



Quase 80% das mortes por Covid-19 registradas durante o mês de janeiro em Pernambuco envolveram pacientes que não estavam completamente imunizados contra a doença, ou seja, não tinham tomado as duas doses necessárias para concluir o esquema vacinal. Já entre os internados com síndrome respiratória na rede pública, a porcentagem de pessoas com atraso na vacinação está em 83%.

Os dados são de um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado na tarde desta terça-feira (8) pelo secretário André Longo durante coletiva de imprensa no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. Segundo informou o gestor, a proporção exata das mortes de quem não tinha tomado a primeira ou a segunda dose é de 79,4%. Além disso, das vítimas que estavam com a vacina em dia, 85% eram idosos ou pacientes com comorbidades.

"Estes dados comprovam que as vacinas evitam casos graves e óbitos e ratificam a necessidade de estarmos em dia com todas as doses disponíveis. As vacinas podem impedir que seu filho adoeça ou tenha complicações. Leve seu filho para se vacinar, nesse momento em que estamos trazendo mais força à vacinação infantil", ressaltou Longo.

Por Folha de Pernambuco
Capa: Jornal do Commercio

Petrolândia: Confira agenda de atendimento da Climagem para quarta, quinta e sexta-feira


Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem


Tacaratu: Urologista Dr Danilo Santos atende na Clínica Jaques nesta quinta (10); Agende a sua consulta

 


A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Tacaratu na Rua Cavalcante Nozinho, 253, informa que o Urologista Dr Danilo Santos atende nesta quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022/

Telefone para marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-4556 


Blog de Assis Ramalho
Informação: Clínica e Laboratório Jaques