domingo, fevereiro 27, 2022

Petrolândia/PE: Túnel do Tempo – Recordar é viver! Ai que saudade que eu tenho, dos carnavais de outrora…

 

1989 - Primeiro Carnaval da Nova Petrolândia: Na foto - Edson Madera, Berinho, Tatá Nogueira, Catita,Tuí e Assis Ramalho

"Ai que saudade que eu tenho, dos carnavais de outrora…" Como já diz a tradicional marchinha, os dois anos sem carnaval deixaram saudosos aqueles que são fanáticos pela celebração e colecionam memórias e bons momentos da folia. Diante desse hiato causado pela pandemia da covid-19, as alegrias, roupas e histórias são os meios encontrados por muitos para acalentar a falta das festas nas ruas e da energia proporcionada durante o período.

Saudades dos carnavais dos Clubes da velha cidade nos anos 70 e 80. Saudades do Clube Grêmio Lítero Recreativo de Petrolândia, e do Clube da Barreiras. Sem dúvidas,  fizeram parte da história e da vida de muito petrolandenses/Barreirenses. Nas imagens em foco (abaixo), momentos de animação e as criativas fantasias dos foliões. Tudo isso hoje é passado e sem registro na preservação histórica do município.

Aproveite e identifique as pessoas das fotos

1981 (Velha Petrolândia). Da esquerda para direita: Tatá Nogueira), Nel (professor), Edson Madera e Assis Ramalho - Detalhe: A localidade da foto é em frente ao Cartório de Silvio Rodrigues.


Aproveite e identifique as pessoas das fotos

Empresário Hilton Rodrigues e o seu famoso Calhambeque que só saia da garagem em dias de Carnaval

 


O meu amigo Luiz Espíndola e esposa Beta, em ritmo de carnaval no Grêmio Lítero na nossa inesquecível velha Petrolândia

Foto no pátio do Grêmio Lítero: O meu amigo Mauro da Pop Disco sempre foi baixinho, mas gostava das alturas. Em baixo, da esquerda para a direita; os saudosos Albenis e Gilberto, logo após podemos ver Tico Coringa, José Adelson e João. O rapaz agachado, eu não estou me lembrando. Alguém pode me ajudar?

Último Carnaval da Velha Petrolândia

Turma do Tacho - João Vicente, Catita, Vicente, Edson Madera e Juracy

Turma do Tacho - Primeiro Carnaval da Nova Petrolândia: Na foto - Edson Madera, Berinho, Tatá Nogueira, Catita,Tuí e Assis Ramalho

A tradição do carnaval de Petrolândia se confunde com a TURMA DO TACHO que neste ano (2022) completa 42 anos de existência. 

Veja mais abaixo a  História do bloco contada por Assis Ramalho, um dos fundadores do bloco da amizade.

Carnaval de 2020 - comemoração dos 40 anos da Turma do Tacho

Carnaval de 2020 - comemoração dos 40 anos da Turma do Tacho

História do bloco contada por Assis Ramalho

O bloco Turma do Tacho foi criado em 1980, na Velha Petrolândia, para animar o carnaval de um grupo de amigos. Naquela ocasião, participaram da fundação da Turma do Tacho: Assis Ramalho, Edson Madera, Juracy (Galego), Zé Roberto (Magrão), Adalberto (Carioca), Arnaldo (Dé) e Vicente.

''Tudo começou quando, no dia 17 de fevereiro de 1980, domingo de carnaval, estávamos tomando uns gorós no Bar de Rosa, nos preparando para ir ao encontro do Bloco de Pantaleão, no centro da cidade. De repente, tivemos a ideia maluca de ''roubar'' um pote que existia no Bar de Rosa. Esse pote servia água aos clientes do bar, que também vendia cocada no seu estabelecimento comercial. Vale dizer que a nossa turma era freguesa assídua do Bar de Rosa, que era nossa amiga.

Usamos alguém para entreter Rosa no pé do balcão, enquanto praticávamos o ''furto'' do pote. A partir dali, com o pote cheio de ''goró'' (uma mistura de cerveja, Montilla, cachaça e Deus sabe mais o quê), saímos pelas ruas, acompanhando o bloco carnavalesco de Pantaleão e distribuindo a ''garapa'' para o povão. O sucesso do pote foi tanto, que não faltou quem patrocinasse (e não foi a prefeitura) a bebida quando o mesmo ficava vazio. O pote, que roubou a cena daquele domingo de carnaval não sobreviveu à folia, mas Rosa ganhou um pote novo. Tivemos que pagar o preço, no mínimo triplicado, por exigência da dona do bar.

A partir daquele ano, foi fundado oficialmente o Bloco Turma do Tacho, já com maiores proporções, inclusive com camisetas. Substituímos o pote pelo tacho, por ser mais fácil de carregar. Para a alegria de Adalberto, o carregador oficial do pote, que ainda hoje diz que o seu pescoço dói, após tantos anos conduzindo o precioso líquido''.

Por: Assis Ramalho

Infelizmente não temos registro do ano (1980) em que foi criado por improviso o Bloco.  Essa foto é um registro do ano de 1981. Da esquerda para direita: Tatá Nogueira), Nel (professor), Edson Madera e Assis Ramalho - Detalhe: A localidade da foto é em frente ao Cartório de Silvio Rodrigues.

VEJA TAMBÉM - CLIQUE ABAIXO




Nenhum comentário:

Postar um comentário