Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 4, 2012
Publicidade

Transposição do São Francisco: tão necessária, tão problemática

Imagem
Uma promessa de bilhões de reais, milhões de sonhos, décadas de história e inúmeros interesses políticos. O enredo da transposição do Rio São Francisco é cheio de personagens, dramas e lendas. O assunto traz debates sobre projetos faraônicos, demagogia, preconceitos regionais e o sonho de redenção social e econômica no Nordeste. Após rodar 2.600 km em três Estados, levantar dados e bastidores da obra, na semana da primeira visita oficial da presidente Dilma Rousseff à transposição o JC publica em partes, até sábado, este especial.

A transposição do São Francisco tomaria água do rio e distribuiria no Nordeste a partir deste ano – prometeu várias vezes, do início até os últimos dias de seu governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar disso, até a presidente Dilma Rousseff, em sua atual gestão, não conseguirá concluir a obra secular, pensada pela primeira vez no Brasil de Dom Pedro II, em 1847. Foram 160 anos de espera até as obras, em 2007, início da contagem regressiva p…

Conclusão da Transposição do rio São Francisco pode fazer Fernando Bezerra Coelho sonhar com o Campo das Princesas

Imagem
A primeira visita oficial da presidente Dilma Rousseff (PT) a Pernambuco em 2012, na próxima semana, deve assinalar um pacto com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB). A presidente pretende deixar “no colo” do dirigente da pasta a responsabilidade de acelerar o ritmo da construção da transposição do Rio São Francisco, que poderá ser concluída em 2015, ao custo de mais de R$ 6 bilhões à União.

O ministro vai anunciar, na próxima quarta-feira (08), o chamado “projeto piloto” que deverá colocar em operação até o fim deste ano 30km da transposição do primeiro lote, que compreende o trecho da região de Floresta, no Sertão pernambucano.

Caso consiga esta proeza, Fernando Bezerra estará pronto para alçar voos maiores dentro da política. Informações de bastidores garantem que este é o “preço” do apoio da presidente para sua eleição ao governo de Pernambuco, em 2014. “A remobilização já começou, agora é hora de falar em metas. A presidente deseja que estes prazos s…

SAUDADES ETERNAS DA VELHA BARREIRAS

Imagem
O blog de Assis Ramalho mostra hoje duas fotos que são verdadeiras  relíquias da saudosa "velha" Barreiras.  A feira livre que era realizada aos domingos e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, que recentemente mereceu reportagem exclusiva do programa Fantástico da Rede Globo, como a única igreja submersa das Américas.


JATOBÁ: PREFEITO JOÃO GOMES PROMETE COBERTURA DE FEIRA LIVRE ATÉ JUNHO DE 2012

Imagem
O prefeito de Jatobá,João Gomes, anunciou a licitação para as obras de cobertura do pátio I da feira livre da cidade. Sendo essa uma das suas promessas de campanha, João Gomes disse "que a feira de Jatobá é um verdadeiro patrimônio da cidade não só pela importância econômica, mas também pelo seu valor cultural. Desde os tempos da "Cidade Livre", a feira é responsável por grande parte da circulação de dinheiro na cidade, bem como o abastecimento dos lares com frutas, legumes, verduras e carnes".

Além da cobertura serão trocadas as bancas dos feirantes para oferecer mais qualidade na exposição dos produtos.

Da redação do blog de Assis Ramalho

Publicidade