segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Embraer anuncia plano de demissão voluntária em suas fábricas no Brasil


A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) anunciou nesta segunda-feira (8) que vai adotar um plano de desligamento voluntário (PDV) para funcionários das unidades do Brasil, como uma das medidas que visam à redução de custos, informou a empresa. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, os trabalhadores das fábricas foram informados hoje do plano, mas sem detalhes, o que devem questionar em reunião na próxima quarta-feira (10).

“Em razão do cenário desafiador observado no mercado aeroespacial global, a Embraer reduziu suas estimativas de entrega de aeronaves e de resultados para o ano, conforme foi informado na divulgação de resultados do segundo trimestre, no último dia 29 de julho”, diz nota divulgada pela empresa, que adotará outras medidas para reduzir custos em todas “suas unidades e negócios globalmente”.


Araripina: MPPE recomenda combater poluição sonora causada por propaganda eleitoral


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos partidos políticos, às coligações, aos candidatos a cargos eletivos, aos proprietários de carros de som e a todos que pretendam realizar propaganda eleitoral por meio da emissão de sons ou ruídos, bem como à Prefeitura de Araripina, à 2ª Companhia de Polícia Militar e ao 7º Batalhão da Polícia Militar uma série de medidas para prevenir a prática do delito de poluição sonora, cooperando assim com a lisura do processo eleitoral e a manutenção da ordem pública no município de Araripina.

De acordo com a promotora de Justiça Eleitoral Juliana Pazinato, a propaganda por meio de instrumentos sonoros, especialmente através dos carros de som, é amplamente utilizada nos períodos de campanha eleitoral para a divulgação de candidaturas e de plataformas políticas por quase todos os candidatos, em todo o território nacional. No entanto, conforme apontou a promotora de Justiça, “a cada período eleitoral ocorre um aumento significativo de denúncias relativas à emissão exacerbada de sons e ruídos, em razão de uma forte atuação clandestina e das dificuldades de fiscalização e controle pelo Poder Público, o que acaba até mesmo impossibilitando ou dificultando a aceitação e a compreensão de qualquer das inúmeras simultâneas mensagens passadas pelos candidatos”.


Portugal prepara festa dos 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima

Lúcia, Francisco e Jacinta

A comissão organizadora do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, preparou uma extensa programação para comemorar o evento religioso, em maio do ano que vem. Para a Igreja católica, é um acontecimento histórico.

Haverá ciclos de música sacra, produção de documentários, lançamento de livros, exposições, concertos, performances, fóruns de estudo, apresentação de coros infantis, oficinas musicais criativas e oficinas de esculturas, entre outras atividades.

A comemoração do centenário remete ao ano de 1917, quando três pequenos pastores – os irmãos Francisco e Jacinta, e Lúcia, prima dos dois – afirmaram ver a imagem de Nossa Senhora na Cova da Iria, local a 2,5 quilômetros da cidade de Fátima.


Assembleia homenageia Marco Maciel pelos 50 anos de vida pública


Homenagem foi proposta pelo presidente Guilherme Uchoa, com o apoio dos deputados Joaquim Lira, Priscila Krause e Tony Gel (Foto: Henrique Genecy/Alepe)

Ao iniciar sua vida partidária na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em 1966, o pernambucano Marco Antônio de Oliveira Maciel, nascido no Recife, em 21 de julho de 1940, trilhou uma longa caminhada de vida pública, marcada por vários cargos, que somente poucos políticos conseguiram atingir. Além de deputado estadual, foi deputado federal, governador, senador e vice-presidente da República. Nesta segunda (8), o Museu Palácio Joaquim Nabuco sediou uma Reunião Solene em homenagem aos 50 anos de vida pública e política de Marco Maciel. A iniciativa partiu do presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), com o apoio dos deputados Joaquim Lira (PSD), Priscila Krause (DEM) e Tony Gel (PMDB).

Ao abrir a cerimônia, Uchoa destacou os relevantes serviços prestados por Maciel ao Brasil e a Pernambuco. “A Assembleia presta uma homenagem ao homem público, ao gestor, cidadão, pai, esposo e avô, que é lembrado por aqueles que divergiam de suas posições político-partidárias, mas reconhecem suas qualidades morais, humanas, cristãs e, principalmente, a igualdade com que tratava os semelhantes.”

O político, que sofre do mal de Alzheimer, não compareceu à solenidade. Ele foi representado pela mulher, Anna Maria Maciel, e o filho João Maurício, que receberam da Assembleia uma placa comemorativa. Durante a Reunião Solene, também foi exibido um vídeo, elaborado pela Superintendência de Comunicação Social da Alepe, sobre a trajetória política de Maciel.


Festival multicultural Lula Calixto chega à 9ª edição em Arcoverde neste mês


A festividade busca integrar artistas de todos os ritmos e regiões do estado (Foto: Anderson Souza Leão)

Entre os dias 12 e 14 de agosto o município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, recebe a 9ª edição do Festival Lula Calixto, neste ano intitulado “A Caravana Não Morreu”. Realizado pelo Samba de Coco Raízes de Arcoverde, que nesta edição também comemora o seu 18ª aniversário, o evento contará com dois palcos e mais de 50 atrações de todas as regiões.

O Festival tem como principal objetivo fazer uma ligação entre as várias vertentes culturais do estado e até do país, garantindo um momento de estimulo, valorização e resistência aos grupos produtores e participantes. Nesta edição a expectativa de circulação de público é superior a 50 mil pessoas, tendo em vista a grande quantidade de turistas e seguidores das tradições do Coco Raízes.

Entre a atrações, maracatu, coco, samba, forró, xaxado e muito mais, garantindo vários gêneros durante os três dias de festa. Quem visitar o evento irá conferir grupos como o Coco Trupé, A Sambada, Lia Morais, Coco da Resistência, Forró Pé de Estrada, Tambores De Ogum, entre outros, além de uma programação exclusiva para a garotada.


DETRAN-PE realiza ação educativa no dia do pedestre comemorado nesta segunda, 8 de agosto


Em registro ao Dia Mundial do Pedestre, comemorado nesta segunda-feira, 8, a Secretaria Estadual das Cidades - SECID, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE realizou durante todo manhã ações educativas em vários pontos do Recife, desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito.

Em uma delas, que foi coordenada pelo gerente da Escola Pública de Trânsito, Ivison Correia, e realizada na Avenida Cruz Cabugá, a Turma do Fom-Fom entrou em cena orientando os pedestres que atravessavam naquela via. Na ocasião, os artistas educadores mostraram os cuidados necessários e também os deveres dos pedestres, destacando a importância da utilização da faixa e calçadas.


Terminam nesta terça (09) matrículas de aprovados para Curso Técnico em Agronegócio do Senar/PE

Primeiro aluno matriculado no curso do Senar, em Bezerros-PE

O candidato aprovado na seleção para o Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil no Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), deve procurar a secretaria do polo de Bezerros (localizada no Sindicato Rural do município) para efetivar sua matrícula. O período de matrículas termina nesta terça-feira, 09/08. O início das aulas está previsto para a quarta-feira, 10/08. A relação dos aprovados pode ser conferida no portal http://www.senar.org.br/etec/.

Para a matrícula, o novo aluno deve se apresentar à secretaria do polo de apoio presencial, munido de toda a documentação exigida, originais ou fotocópias autenticadas em cartório. Os documentos necessários são: certificado de conclusão do Ensino Médio; histórico escolar do Ensino Médio; cédula de identidade; cpf; certidão de nascimento ou casamento (se houver alteração no nome); título de eleitor e comprovantes de votação da última eleição, para quem tem mais de 18 anos; uma foto 3x4 recente; comprovante de endereço e, nos casos de desempate na classificação, os documentos necessários, previstos no edital da seleção.


Petrolândia: Domingo de curtição e muito samba no Bar e Balneário Roça do Samyr

Domingo foi de curtição no Bar e Balneário Roça do Samyr (Fotos: Assis Ramalho)


O calor pede cerveja; no Bar e Balneário do Samyr, a menos gelada estava assim!

Neste domingo (07), o Bar e Balneário Roça de Samyr foi procurado por um bom público para se divertir ao som da banda Metade Perfeita - Erickson Voz & Violão.

Situado à margem do rio São Francisco, na estrada da Serrota, o Bar e Balneário Roça de Samyr é uma das excelentes opções de lazer em Petrolândia, nos feriados e fins de semana.

No Bar e Balneário Roça de Samyr, além da belíssima vista do Lago de Itaparica e um local propício ao banho, o cliente encontra tira-gostos e caldos, preparados com carinho na cozinha da tia Lenir, que tem como carro-chefe o tradicional peixe frito (tilápia e tucunaré) com baião-de-dois.

Reúna sua turma ou a família e aproveite o domingão no Bar e Balneário Roça de Samyr, organização de Samyr Oliveira.

Ver fotos > Domingo de muita curtição no Bar e Balneário Roça de Samyr


Rafaela Silva conquista 1º ouro do Brasil na Olimpíada do Rio

Enrolada na bandeira, Rafaela Silva comemora ouro chorando no meio da torcida (Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

É Silva, é da favela, é uma das milhões de brasileiras que tiveram uma infância pobre. A diferença é que o esporte transformou a vida de Rafaela, e cerca de quinze anos depois de ser colocada pelo seu pai em um projeto social que ensinava judô para evitar que o crime organizado a seduzisse, a menina carioca de 24 anos é a mais nova campeã olímpica do esporte mundial.

Nascida e criada na famosa favela Cidade de Deus, Rafa enfileirou cinco adversárias e levantou uma contagiante torcida nesta segunda-feira, na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra, para realizar o maior sonho de qualquer atleta no planeta, não importa de onde ele veio. Na final do peso-leve (até 57kg), a atleta de 1,69m se agigantou e venceu por wazari a judoca da Mongólia Sumiya Dorjsuren, líder do ranking mundial.


Guardas municipais de Petrolândia protestam por regularização

Grupo segue em caminhada pela avenida dos Três Poderes em direção à prefeitura de Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho)

Guardas municipais de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, realizaram ato na manhã desta segunda-feira (8) pedindo o cumprimento do Estatuto das Guardas Municipais, lei que prevê uma série de medidas regulatórias para a profissão.

O ato teve o apoio do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolândia - SINSEMPE.

Após se concentraram na Secretaria de Segurança Cidadã, região central da cidade, eles seguiram em caminhada pela avenida Prefeito José Gomes Avelar, passando pela avenida dos Três Poderes. O ato teve o encerramento em frente a prefeitura onde líderes se manifestaram através de microfone do carro de som.

De acordo com os organizadores do evento, o Estatuto, estabelecido em 2014, dava prazo de dois anos para que as prefeituras "adequassem suas legislações e efetivassem a segurança pública nos municípios". O prazo se encerra nesta segunda.

Por esse motivo, guardas municipais de todo o Brasil estão fazendo denúncia aos Ministérios Públicos municipais e estaduais, mostrando essa irregularidade.

Ver fotos > Guardas municipais de Petrolândia protestam por regularização

Lei
Criada em 2014, a Lei Federal 13.022/14 determina uma série de melhorias para as guardas municipais em todo o Brasil. O prazo para a implantação de medidas, como reforço de equipamentos e profissionais, termina nesta segunda-feira (8). Entretanto, o Sindicato dos Guardas do Recife (Sindiguardas) afirma que a capital pernambucana ainda não esboçou qualquer sinal de mudança.

Entre os principais pontos da lei, estão a instituição de um plano de cargos e carreiras e o aperfeiçoamento dos integrantes da corporação. Conforme a legislação, eles devem ter, no mínimo, ensino médio completo e armamento quando o município apresenta um conjunto de garantias legais. Até março deste ano, apenas cinco municípios haviam pedido autorização para armar seus guardas em Pernambuco.


Professores fazem paralisação contra atraso no pagamento do salário em Floresta, no Sertão de PE


Professores municipais de Floresta, no Sertão de Pernambuco, se reuniram na manhã desta segunda-feira (8) em busca de providências com relação ao atraso no pagamento dos salários. Geralmente o dinheiro era depositado na conta dos docentes no fim do mês.

De acordo com a diretora do Sinduprom-PE, Marineide de Sá, o prazo para o pagamento do mês vencido (segundo as leis trabalhistas no artido 459) é até o 5º dia útil do mês subsequente. “Na última sexta-feira (5) fizemos uma assembleia e determinamos a parada”, explicou a líder. A mobilização continua até a regularização do pagamento.

De acordo com um ofício entregue pelo Sinduprom à prefeitura e à secretaria municipal de Educação, A gestão recebeu através do Fundeb o montante de R$ 10 milhões de janeiro a julho deste ano. Veja o documento na íntegra abaixo:

professores municipais sinduprom paralisacao atraso pagamento de salario (2)
Sinduprom chegou a enviar um ofício para a prefeitura e secretaria de Educação com dados sobre a movimentação financeira. Foto: Blog do Elvis/NE10

Com a palavra o poder público municipal…
Fonte: Blog do Elvis/NE10


Petrolândia: Felipy Siqueira & Thamyrys Nunes anunciam saída da banda Geninho Batalha


Hoje venho informar que eu (Felipy Siqueira) e Thamyrys Nunes  não fazemos mais parte da banda GENINHO BATALHA. Queria desde ja agradecer a todos que fazem parte da banda, dizer que foram muito importantes para o nosso crescimento musical. Infelizmente nada dura para sempre, foi muito bom, foi essencial em nossa carreira, so tenho que agradecer a tudo e a todos mas a vida segue.

Aos amigos, fãs e admiradores do nosso trabalho em Breve tera novidades para todos, a Luta nao acabou, apenas esta começando, a nossa vontade de vencer é bem maior que qualquer obstáculo.. Obg a todos que torcem por nós.

Felipy Siqueira


Treinador Falcão é demitido do Internacional


A terceira passagem de Paulo Roberto Falcão no comando do Inter durou apenas cinco jogos – sem nenhuma vitória. O clube anunciou nesta segunda-feira, em seu site oficial a saída do treinador. De acordo com o Colorado, a decisão foi acordada entre o técnico e o presidente Vitorio Piffero nesta segunda-feira.

O técnico assumiu o comando do time na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, no Beira-Rio. Desde então, sempre pediu calma para consolidar seu trabalho junto ao elenco, sempre respaldado pelo comandante – o que, de fato, não ocorreu.

Ídolo colorado, Falcão foi tricampeão brasileiro pelo Inter, em 1975, 1976 e 1979. Ele foi revelado no Beira-Rio, em 1973, e em 1980 rumou para o Roma, em que é idolatrado como um dos maiores craques da história do clube italiano. Ele disputou as Copas do Mundo de 1982 e 1986.

Por GloboEsporte.com
Porto Alegre


Servidores do Detran decretam greve a partir de quinta-feira

Decisão foi votada em assembleia geral da categoria, realizada na manhã de hoje. Foto: Reprodução/ Facebook

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) decretaram greve a partir de zero hora da próxima quinta-feira. A decisão foi votada em assembleia geral da categoria, realizada na manhã de hoje, no pátio do departamento, no bairro da Iputinga, no Recife.

"Nós vamos aguardar até quinta-feira que o governo considere o termo de referência para contratar o novo plano de saúde, que foi elaborado por uma comissão em 2014, fruto de acordo entre a gestão e o sindicato.Uma portaria formou a comissão que elaborou o termo que rege a contratação do plano provisório e para fazer a licitação definitiva", adiantou o presidente do Sindetran, Alexandre Bulhões, ao final da reunião.


Presidente do CBHSF defende o “Pacto das Águas” em Encontro com o Ministério Público Federal, em Salvador


Ao abrir sua participação no 1º Encontro do CBHSF com Membros do Ministério Público Federal, nesta segunda-feira (08.08), em Salvador, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, voltou a defender, com veemência, a instituição do “Pacto das Águas”, em que os estados e a união incorporem a questão dos recursos hídricos da bacia do São Francisco em sua vida política e institucional, de forma a garantir a quantidade, a qualidade e o uso racional e democrático das águas.

Como ressaltou Miranda, a grande plataforma que o CBHSF pode oferecer para sustentar esse pacto é o Plano de Bacia, cuja revisão está sendo finalizada agora, depois de um processo amplo, democrático, participativo. “Construímos um Plano que tem a cara da bacia, com todas as suas contradições e méritos, que revela as situações que vimos enfrentando em meio a ausência de revitalização e aos impactos ambientais cada vez maiores”, observou.


Sérgio Moro vai ao UniCEUB para palestra sobre democracia e combate à corrupção

De ministro do STF a professora de renomada Universidade norte-americana, debate reúne juristas para falar sobre a importância da ação da Justiça no fortalecimento da democracia. Evento ocorre na próxima quarta-feira, 10 (Foto: Divulgação)

Combater a corrupção no setor público, crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro. Para debater estes temas emergentes, o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) organiza a palestra “Democracia, Corrupção e Justiça: diálogos para um país melhor”, nesta quarta-feira (10), às 8h, no campus Asa Norte.

A mesa contará com a presença da dupla que integra o topo da hierarquia na operação Lava Jato: o juiz federal Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol. Também estarão presentes a professora da Universidade de Yale (EUA) especialista em corrupção política Susan Rose-Ackerman, e o ministro do STF e professor do UniCEUB, Luís Roberto Barroso.

O evento é a continuação do projeto “Instituto de Diálogos Constitucionais”, inaugurado em dois de agosto e presidido por Luís Roberto Barroso. A proposta é de internacionalizar o debate e reflexões sobre o direito constitucional ao trazer juristas de várias partes do mundo para dialogar em Brasília.


Petrolândia: Após participar da convenção de Fabiano, PSDC volta ao comando de Senhor de Lau e lança pré-candidatos a vereadores na convenção de Dr. João

Senhor de Lau é novamente presidente do PSDC em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Legenda disputada por duas coligações, a comissão provisória do Partido Social Democrata Cristão (PSDC) no município de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, não tem esquentado a cadeira nas últimas semanas.

No dia 04 de março deste ano, foi registrada a comissão provisória sob a presidência do Manoel Senhor da Silva, conhecido como Senhor de Lau, que cogitou participar da coligação de apoio à candidatura de Fabiano e Rogério Novaes à prefeitura, mas a negociação não foi à frente.

Senhor de Lau e o 'grupo dos 8', pré-candidatos a vereadores pelo PSDC, uniram-se então à candidatura de Dr. João, mas a presidência da comissão provisória no município já havia sido transferida, em 28 de julho, para o empresário Geraldo Severo (Melinha), que ratificou a inclusão do PSDC na coligação de Fabiano, em convenção realizada no dia 30 passado.

Na última sexta (05), o PSDC participou da convenção para homologar a chapa Dr. João Lopes/Antonio de Bila, na coligação Muda Petrolândia. Na ocasião, lançou seus oito pré-candidatos a vereadores. Segundo o sistema do TSE, atualizado nesta segunda (08), a comando local do partido voltou para Senhor de Lau na última quarta-feira (03), juntamente com os demais membros destituídos em 27 de julho.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Com apenas 12% de vereadoras, país avançou pouco na equidade de gênero


O percentual de vereadoras eleitas no país nas últimas eleições municipais em 2012, de apenas 12%, revela que a equidade de gênero na política ainda está longe de ser alcançada. O assunto foi debatido hoje (8), na capital paulista, no seminário Desafios para a Igualdade de Gênero nas Eleições Municipais de 2016. O evento foi promovido pelo Instituto Patrícia Galvão.

Segundo dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e pelo Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), em 2012 venceram as eleições 7,65 mil vereadoras (12% do total), contra 49,78 mil vereadores. Candidataram-se 134 mil mulheres (31% do total) e 286 mil homens.

“Um dos pilares da democracia é que as mulheres participem. As estimativas dizem que, no Brasil, levaremos 150 anos para atingir a paridade entre homens e mulheres. O país está entre os 60 com pior desempenho da presença da mulher no Parlamento”, disse a pesquisadora Adriana Vale Mota, do Ibam.


A tradicional indústria da seca permite que o sertanejo morra de sede com água no joelho. Entrevista de João Abner Guimarães à IHU On-Line

“Qual a explicação para no Nordeste semiárido se disponibilizar água para irrigação durante um evento com criticidade secular? Ou se tem muita água – ao contrário do que se propaga, ou não se tem gestão, ou as duas coisas”, afirma o engenheiro hidráulico (Foto: Assis Ramalho)

Por Patricia Fachin

A atual seca no Nordeste - NE Setentrional brasileiro “tem posto em xeque o sistema de gestão dos recursos hídricos”, e na parte interiorana doRio Grande do Norte “se repete o quadro de colapso generalizado do abastecimento de água retratado nosemiárido brasileiro, apesar de atualmente constatarem-se reservas substanciais de água para atender plenamente o abastecimento de água de toda população do Estado”, diz João Abner Guimarães à IHU On-Line.

Na entrevista a seguir, concedida por e-mail,Guimarães informa que a “abordagem governamental” diante da seca tem sido “a tradicional”, ou seja, “os governos municipais e estaduais, após decreto de emergência, se livram das suas responsabilidades, levando a uma dependência quase que total das políticas governamentais aplicadas na região semiárida pelo governo federal, que se desenvolvem com dois tipos de abordagem: as ações emergenciais precárias de abrangências locais e as macropolíticas que pouco enxergam as diversidades regionais”. Segundo ele, entre as políticas desenvolvidas, “contraditoriamente, assegura-se 100% de garantia” de abastecimento “para os maiores projetos de irrigação, enquanto faltam meios (sistemas adutores de grande porte) para assegurar essa mesma garantia ao consumo humano das pequenas e médias cidades que são abastecidas pelos reservatórios menores”.

Para João Abner Guimarães, a atual gestão dos recursos hídricos na região está relacionada à história da indústria das secas, que tem “promovido o desenvolvimento insustentável na região”. Além da prioridade da irrigação em larga escala, o pesquisador afirma que “desde o Império a política hidráulica do governo federal permanece a mesma, no Nordeste como uma reserva de mercado do parque da indústria da construção civil pesada do Brasil, que tem como principal interesse o desenvolvimento de projetos de obras hídricas tradicionais, tais como a construção de grandes açudes e canais, seguindo um plano interminável de obras em que, com a limitação de locais para a construção de novos açudes, as transposições dão continuidade”.


Receita abre consulta a terceiro lote de restituição do Imposto de Renda


A Receita Federal abre hoje (8) a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto Renda Pessoa Física de 2016. Foram liberadas também restituições dos exercícios de 2008 a 2015. O crédito bancário será feito no próximo dia 15.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.


Petrolândia: Dra. Anne Valéria, pneumologista e alergologista, atende na Neurocordis nesta quarta (10)

Neurocordis, no centro de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

A pneumologista e alergologista Anne Valéria atenderá na tarde desta quarta-feira (10), em Petrolândia, na Neurocordis, para consultas e exames de espirometria e testes alérgicos.

A Neurocordis está localizada na Av. Pref. José Gomes de Avelar, 63 - Centro de Petrolândia. Marque sua consulta pelo telefone (87) 3851-0503.

Pneumologia é a especialidade da medicina que estuda o mecanismo de funcionamento da respiração e da estrutura dos pulmões, responsável pelo tratamento das doenças pulmonares e respiratórias, incluindo as intervenções de cirurgia torácica.

Alergologia (ou Imunoalergologia) é a especialidade da Medicina que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas. A especialidade consiste na avaliação clínica do paciente, nos testes cutâneo-alérgicos, na prescrição e fornecimento da imunoterapia específica para dessensibilização.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Apenas para cumprir cota, partidos preferem candidatas sem chance de se eleger

O estudo mostra ainda que as candidatas mulheres não são vistas pelos partidos como participantes ativas, mas como figurantes.

Pesquisa feita pelo Instituto Patrícia Galvão, organização social sem fins lucrativos voltada à comunicação e aos direitos das mulheres, revela que os partidos políticos brasileiros convidam mulheres para concorrer em eleições apenas para preencher a cota mínima exigida por lei.

O tema foi debatido hoje (8) na capital paulista, no seminário Desafios para a Igualdade de Gênero nas Eleições Municipais de 2016. O estudo foi realizado em 2014 com base em entrevistas com 14 mulheres que concorreram como vereadoras na eleição de 2012. Metade delas conseguiu se eleger.

Segundo a pesquisa, o convite dos partidos é feito com um ou dois meses de antecedência das campanhas políticas, mostrando o baixo interesse dos partidos em formar candidatas com chance real de vitória.


A 8 dias da campanha eleitoral, DivulgaCandContas do TSE tem poucos registros de candidaturas

Petrolândia ainda não tem registro de candidaturas no TSE

Os cartórios eleitorais brasileiros terão uma semana de muito movimento esta semana. Segundo consulta ao sistema de divulgação de candidaturas e contas eleitorais, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral em seu site, até as 10h25min desta segunda-feira (08), apenas 437 candidaturas a Prefeito, 433 a Vice-prefeito e 10.038 a Vereador, foram registradas no DivulgaCandContas, em todo o país.

A campanha eleitoral será autorizada a partir do dia 16 de agosto. Em Pernambuco, dos 184 municípios do Estado, o TSE recebeu registros de candidaturas em apenas doze: Afrânio, Cabo de Santo Agostinho, Dormentes, Ferreiros, Flores, Mirandiba, Ouricuri, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Filomena, Sirinhaém e Vertente do Lério.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Família de Salgueiro procura homem desaparecido; recompensa é de 5 mil para quem der informação concreta de seu paradeiro


Está desaparecido desde a última segunda-feira (1º), quando foi a Paulo Afonso-BA dar entrada em carteira de habilitação, o sr. ANTONIO ALVES GONDIM, conhecido por Tubiano, residente no bairro Divino Espírito Santo, em Salgueiro-PE.

Em contato com o Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, a família informou que Antonio Alves desapareceu por volta das 11h00, quando saiu da Auto Escola para pegar uma van em direção a Salgueiro-PE, e desde então não entrou em contato com a família nem foi localizado.

Segundo informações da família, pessoas disseram ter visto Antonio nesta região, entre Petrolândia e Tacaratu, e pede-se encarecidamente a quem o encontre ou tenha encontrado que dê notícias aos familiares que estão oferecendo R$ 5 mil para quem der informações concretas.

''Assis Ramalho, falam que ele foi visto com mendigos nas intermediaçoes entre Tacaratu e petrolandia e quem nos trazer ele com segurança, ou lhe der abrigo, e comunicar a familia, estamos dando 5 mil reais como recompensa'' disse um filho do desaparceido a nossa reportagem, por meio de whatsapp

Os telefones para contato são: (87) 99656-1650 (Tim e WhatsApp) ou (87) 99192-8345 (Claro).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da família


Miguel registra chapa com apoio de 16 partidos e 166 pré-candidatos a vereador

Luska,  Miguel, Heitor, Guilherme e Tolentino ​(Foto: Jonas Santos​)

“Petrolina com força de novo” é o nome da coligação encabeçada por Miguel Coelho e Luska Portela na disputa da eleição para Prefeitura de Petrolina. Os pré-candidatos a prefeito e vice reuniram a maior composição política na capital do São Francisco com uma aliança de 16 partidos e um exército de 166 postulantes ao cargo de vereador. A coligação é formada pelo PSB, DEM, PSDB, PV, PDT, PR, PSD, PSC, PRP, REDE, PSDC, PTC, PRTB, PPL, PEN E SD.

Para a disputa a uma vaga na Casa Plínio Amorim, a frente de partidos foi dividida em cinco chapas. A maior delas é a “Petrolina com força de novo” com PSB, DEM, PSDC, PRTB, PPL, PEN e PDT. A coligação “Petrolina forte e sustentável” tem a REDE, PSDB e PRP. As outras três são “Coragem para mudar” (PV e PTC), “Unidos por Petrolina” (PR e PSD) e “Por uma Petrolina forte” (PSC e SD).


Antenas de celular não fazem mal à saúde, defendem especialistas


A polêmica sobre a determinação de que as operadoras de telefonia retirem as antenas de celular de áreas próximas a escolas públicas no Distrito Federal trouxe o debate sobre a possibilidade de esses equipamentos fazerem mal à saúde da população. Mas, segundo especialistas, não há estudos que comprovem a relação da radiação emitida pelas antenas com o surgimento de doenças.

O professor de engenharia elétrica Leonardo Menezes, da Universidade de Brasília (UnB), diz que é praticamente consenso que a exposição à radiação das antenas não tem efeito notável nenhum sobre a saúde. “O que se estudou até hoje a respeito é que não se encontrou nada que leve a doenças como o câncer, por exemplo”, explicou.

Mas, segundo ele, ainda há dúvidas dos efeitos do uso prolongado dos aparelhos de celular. “Já houve dúvidas muito tempo atrás em relação às antenas, mas com o avanço das pesquisas já se chegou à conclusão de que, se houver efeito, é muito pequeno. É muito mais provável o efeito do telefone em si do que da torre.”


“De Bem com Você - a Beleza contra o câncer” amplia participação no Nordeste e chega ao Ceará

Projeto desenvolvido pelo Instituto ABIHPEC oferece oficinas de automaquiagem para promover a autoestima de pacientes em tratamento oncológico 

O Instituto ABIHPEC, braço de responsabilidade social da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, lança hoje, 8 de agosto, a primeira oficina do projeto “De Bem com Você – a Beleza contra o Câncer” em Fortaleza. A iniciativa será oferecida em parceria com o Instituto do Câncer do Ceará, que é referência em tratamento oncológico na região.

Esta é a segunda cidade no Nordeste, seguida de Salvador, na Bahia, que será atendida pelo projeto. No Brasil desde 2013, o Instituto ABIHPEC vem promovendo o crescimento do “De Bem com Você” que, já em 2016, deve atingir a marca de cerca de 3.500 pacientes. Só em Salvador já foram realizadas cerca de 20 oficinas com mais de 170 mulheres.


Fortaleza ensina receitas para surpreender seu pai com um almoço ou jantar delicioso

Informe publicitário
Coloque a mão na massa e celebre o amor pelo herói da sua vida

Comemorado, no Brasil, sempre no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para você preparar uma surpresa para o homem mais importante da sua vida. A Fortaleza, marca da M. Dias Branco, sugere algumas receitas para você homenagear o seu pai no dia 14 de agosto: Frittata de Lámen com Camarão e Pavê de Ganache com Frutas Vermelhas.

Nenhum pai é igual ao outro, cada um possui uma característica que o define bem. São jeitos que marcam e moldam quem nós somos. Podemos dizer até que muitos pais são referência de perseverança, tornando-os verdadeiros heróis. Pensando nisso, que tal fazer um prato salgado com camarão e uma sobremesa deliciosa com calda de frutas vermelhas? O mais importante é você colocar a mão na massa e mostrar com pequenos gestos o carinho que você tem por ele.