23 julho 2017

Tacaratu recebe aulão do grupo Embondeiro Capoeira



Na quarta-feira passada (19), o Grupo Embondeiro Capoeira realizou aulão no Ginásio Poliesportivo Carlos Pereira de Araújo, no município de Tacaratu. O evento foi organizado pelo instrutor Navalha de Tacaratu e a aula foi coordenada pelo professor Formigão, residente na Flórida (EUA), em ação de intercâmbio no Brasil. 

O aulão teve apoio do Departamento de Esportes da Prefeitura de Tacaratu, dirigido por Silvério Sertão. 

"É sempre muito importante e fundamental que o DEPARTAMENTO DE ESPORTES DE TACARATU (SILVÉRIO SERTÃO), valorize esta prática esportiva em todas as suas dimensões, abrindo espaço para todas as modalidades esportivas, em toda as esferas e sempre junto das pessoas que fazem a diferença pro nosso município. E isso o DEPARTAMENTO DE ESPORTES DE TACARATU faz com todo prazer, valorizando os verdadeiros profissionais, gerando mais esperança, alegria, bem estar, aos nossos atletas em todos os esportes. Parabéns ao Instrutor Navalha, ao professor Formigão, a toda equipe que fazem o EMBONDEIRO CAPOEIRA!!! SUCESSO A TODOS!!! Conte conosco sempre!!! É o nosso dever e o nosso prazer fazer parte de tudo que fizer diferença para os nossos munícipes!!!", declarou Silvério sobre o evento. 

Ver mais fotos abaixo

Carnaubeira da Penha recebe curso gratuito de pedreiro em alvenaria; Inscrições a partir de segunda (24)

Foto: Renata Mello

O Programa Novos Talentos da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq), inicia nesta segunda-feira (24), inscrições para preenchimento de 185 vagas gratuitas, distribuídas em cinco cursos de qualificação profissional, na região Agreste e Sertão do Estado. 

Para Bezerros estão sendo oferecidas 25 vagas para curso de Pedreiro de Alvenaria e mais 25 para Gesseiro; em Carnaubeira da Penha serão 60 vagas para Pedreiro de Alvenaria; trabalhadores de Caruaru poderão se inscrever em 25 vagas para curso técnico em Manutenção Automotiva e mais 25 para técnico em Vestuário; já Santa Cruz do Capibaribe recebe 25 vagas para curso técnico em Administração. 

É tempo de descanso!


*Ana Regina Caminha Braga

As férias escolares chegaram, com elas o esperado descanso e diversão. Esse é um momento especial para os pequenos e deve ser programado de acordo com a realidade e a possibilidade de cada criança. Para isso, é necessário compreender as opções que os país podem oferecer para cada um como, por exemplo, as brincadeiras, os passeios, as viagens e até mesmo o dia do pijama, ou seja, aquele dia de ficar em casa criando atividades.

Esses dias devem ser vistos como uma oportunidade de diálogo da família com as crianças, de aproveitar para estreitar relações com os pais, irmãos, familiares e colegas, e assim conversar sobre assuntos relevantes de orientação. Um banho de piscina o qual pode abordar o funcionamento do corpo e condicionamento físico, uma ida ao zoológico para conhecer os animais e aprimorar seus conhecimentos em relação a natureza e também a necessidade de preservação da mesma.

Petrolândia: Quadra 01 conquista o Campeonato Interquadras de Futsal 2017



Na noite de sexta-feira (21), foi realizada no Ginásio de Esportes a final do Campeonato Interquadras de Petrolândia, disputa de futsal entre equipes representantes dos bairros da cidade. A grande vencedora foi a equipe da Quadra 01. A Quadra 06 ficou com o vice-campeonato. 

O Campeonato Intequadras de Futsal 2017 foi realizado pela Prefeitura de Petrolândia, por meio do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Ver mais fotos>Final Campeonato Interquadras de Futsal (21/07/2017)

Redação do Blog de Assis Ramalho

A agonia do Velho Chico! o rio sofre uma das suas piores secas da sua história

Resultado de imagem para a agonia do velho chico
Caso a chuva não regularize a partir de novembro no semiárido, os 69 municípios pernambucanos banhados pelo rio São Francisco podem sofrer graves problemas, inclusive com a captação de água para consumo humano

A recente redução de 650 m³ por segundo para 550 m³ por segundo da vazão diária de água da barragem de Sobradinho, no Norte da Bahia - o menor patamar já adotado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) - poderá afetar diretamente as populações ribeirinhas dos municípios pernambucanos. São quase 70 cidades do Sertão do Estado banhados pelo Velho Chico - sendo Petrolina o primeiro a ser atingido por ser o mais próximo, a 40km da barragem. A situação para Pernambuco é preocupante, alerta o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), visto que o Estado é totalmente dependente da vazão de Sobradinho. É essa usina hidrelétrica que regula o nível de água não só para o baixo, mas para toda a parte submédia da bacia do rio, onde Pernambuco está inserido.

As chuvas abaixo da média nos últimos cinco anos, justifica a ANA, tem sido o motivo principal para a instituição vir autorizando a redução da vazão mínima defluente (água que sai). A vazão de Sobradinho, que começou a operar em 1979, vem diminuindo desde abril de 2013, quando passou a ser menor do que 1,3 mil metros cúbicos por segundo, a vazão ambientalmente correta. E agora, passa a operar com 550 m³/s. De acordo com a ANA, a nova regra vale até 30 de novembro, quando finaliza o Dia do Rio.

O marco, instituído no último dia 20 de junho, estabelece a suspensão da captação d’água no rio São Francisco todas as quartas-feiras, a partir do dia 28, com exceção das indústrias e mineradoras que utilizam acima de 13 horas por dia, que reduzirão em 14% o volume recolhido. O objetivo é preservar os estoques nos reservatórios da bacia do rio São Francisco. A medida é mais um esforço para evitar recorrer ao volume morto de Sobradinho até novembro, quando está previsto o fim do período seco.

Porém, caso não haja a regularidade das chuvas a partir de novembro na região norte de Minas Gerais e Oeste da Bahia, a situação se tornará ainda pior, avalia um dos membros do comitê e reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima. “Na realidade, já vivemos grande dificuldade para a manutenção das atividades, especialmente, agrícolas, pesqueiras e de navegação. A falta de chuvas, aliada à diminuição significativa do volume de água em Sobradinho, agravará ainda mais a situação do rio e quem depende dele”, prevê. Hoje, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) abastece 39 municípios no Sertão pernambucano, atendendo cerca de 800 mil pessoas por meio da captação de água do São Francisco.

Petrolândia: Paulo Câmara reafirma promessa de UPAE em Petrolândia em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia


No último domingo (16), no encerramento da 18ª edição da Feira Nacional de Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o governador Paulo Câmara concedeu entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia. Na oportunidade o gestor de Pernambuco fez análise do evento, afirmando sua satisfação com o sucesso da maior feira do setor da América Latina.

Sobre o assunto, o blog publicou matéria na terça-feira (18).

Também durante a entrevista, Paulo Câmara respondeu perguntas sobre ações prometidas pelo seu governo em recente passagem por Petrolândia, durante o Seminário ''Pernambuco em Ação'', acontecido em 24 de março deste ano.

Naquela oportunidade, entre outras demandas, o governador deu Ordem de Serviço para realização de obra de bastecimento de água no Bairro Nova Esperança.

''Os tempos são difíceis mais a gente tem trabalhado muito. No (Seminário)
Pernambuco em Ação, estivemos em Petrolândia visitando a população, tomando conhecimento de uma série de demandas à fazer, seja na área de infraestrutura, na área da agricultura, na área de saúde, de segurança, na área de abastecimento de água, onde foi dado a ordem de serviço para a realização da obra no Bairro Nova Esperança, e vamos fazer muito por Petrolândia. Eu tenho certeza de que nós vamos conseguir avançar e superar os desafios desta crise, e com certeza eu vou voltar a Petrolândia para levar mais novidades, fiscalizar as obras e, ao mesmo tempo, continuar muito próximo da população. O nosso compromisso é de um governo cada vez mais junto do povo pernambucano'', frisou.