Web Radio Petrolândia

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Terras indígenas de Jatobá, Tacaratu e Petrolândia (PE) são visitadas no Censo Experimental do IBGE


O Censo Experimental é um ensaio para o Censo Demográfico que acontecerá em 2020

A coleta domiciliar do Censo Experimental começou no dia 1º de outubro em Poços de Caldas (MG), município que vai concentrar os testes de questionário e de toda infraestrutura necessária para o Censo Demográfico 2020. Cerca de 180 recenseadores visitarão todos os mais de 60 mil domicílios da cidade mineira até 2 de dezembro.

O ensaio geral também será realizado em outros sete estados, com foco na avaliação da coleta em condomínios de alta renda, favelas, moradias improvisadas, terras quilombolas e indígenas, e domicílios com pessoas que não falam a língua portuguesa.

Realizada por agentes de pesquisa e mapeamento que já estavam contratados, a coleta de dados nas localidades começou na última terça-feira (1º), exceto em Poço de Caldas, onde foi iniciada no final desta semana.

Áreas dos municípios de Bujari (AC), General Sampaio (CE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), além de terras indígenas em Jatobá, Tacaratu e Petrolândia (PE), receberão a visita dos recenseadores durante todo o mês de outubro. Já o Censo Experimental em terras quilombolas dos municípios de Restinga Seca e Porto Alegre (RS), e algumas áreas de Juiz de Fora (MG), vai até o dia 25 de novembro.

Os informantes podem verificar a identidade de todos os entrevistadores pelo site Respondendo ao IBGE ou do telefone 0800 721 8181.

Moradores também poderão responder ao Censo pela internet

Com a população brasileira cada vez mais conectada, a coleta de dados pela internet é uma das apostas do Censo 2020. Durante todo esse período de Censo Experimental, os moradores de Poços de Caldas podem responder à pesquisa diretamente por meio do site Questionário 2020. Para quem optar por essa alternativa, é necessário solicitar ao recenseador, no momento da visita, um código e uma senha de acesso ao questionário online.

Entre os dias 21 e 29 de setembro, antes mesmo da visita do recenseador, a população do município mineiro recebeu em seu domicílio uma carta com um código e senha para poder responder ao questionário online. Os domicílios que participaram corretamente dessa etapa não serão mais visitados.

“Tivemos respostas de 2.317 domicílios dos 64 mil enviados nesse primeiro período, o que representa 3,6% de respostas. Foi um pouco acima do teste que fizemos em março, quando nosso retorno foi de 2,9%. Foi um resultado dentro do esperado”, avaliou o gerente técnico do Censo 2020, Luciano Tavares, no anúncio do início do Censo Experimental.

No final do teste da coleta presencial, em 2 de dezembro, os domicílios onde os recenseadores não conseguirem contato receberão uma correspondência com informações para uma última tentativa de preencher o questionário pela internet.

Blog de Assis Ramalho
Fonte|: IBGE

Petrolândia tem XV Festival da Jovem Guarda e Show de Calouros no dia 9 de novembro; Reserve sua mesa


Mal terminaram os festejos do padroeiro São Francisco de Assis e Petrolândia já se prepara para uma festa de arromba. Trata-se do XV Festival da Jovem Guarda, com o tradicional Show de Calouros. O evento vai acontecer na AABB, na Orla Fluvial, no dia 09 de novembro de 2019, a partir das 21h00. 

Quem vai animar o público na 15ª edição do festival é Eron e Banda Avohai.

As mesas estão à venda. O preço da mesa é R$ 100,00 (para 4 pessoas). 

Mais informações e reservas com Sílvia Barbosa (87) 99934-5440.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: [ADIADO] Fernando Batista é entrevistado deste sábado (05) no programa "Acordando com as Notícias"


A entrevista foi adiada para o final da próxima semana (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira, 4 de outubro, é celebrado o dia de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade de Petrolândia, homenageado com seu nome no rio que banha a cidade, descoberto em 4 de outubro de 1501, pelos viajantes Américo Vespúcio e André Gonçalves. Encerrados hoje os festejos religiosos e profanos, o Blog de Assis Ramalho ainda vai debater, na manhã deste sábado (05), na Web Rádio Petrolândia, alguns temas relacionados aos atuais desafios da Igreja Católica e à sociedade com um todo. O convidado é Fernando Batista, ex-pároco de Petrolândia que pediu afastamento das funções na Igreja Católica para constituir família. Casado e pai de um garoto, Fernando se dedica à conclusão do Bacharelado em Direito, em Paulo Afonso, na Bahia. Artigos de sua autoria, sobre diversos assuntos, são frequentemente publicados aqui no Blog de Assis Ramalho.

No bate-papo de Assis Ramalho e Fernando será abordado, entre outros temas, o Sínodo da Amazônia, que acontecerá de 6 a 27 de outubro, no Vaticano. O Sínodo vai debater vários temas relacionados à Amazônia, incluindo questões ambientais de desmatamento e as necessidades pastorais dos povos indígenas. O tema, no entanto, que recebeu uma maior atenção é a proposta de se realizar um estudo sobre se homens casados podem ser ordenados ao sacerdócio, para que os católicos indígenas, em comunidades remotas, possam receber os sacramentos com maior regularidade, visto que muitos ficam meses sem estar na presença de um padre.

A entrevista, ao vivo, vai começar a partir da 7h30, no programa "Acordando com as Notícias", apresentado e comentado pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho. O  "Acordando com as Notícias" é transmitido de segunda a sá"do, das 6h30 às 8h30. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias".

A Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - pode ser acessada no seu computador, no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar, escolha uma opção abaixo:
>app Android
>app iOS (iPhone)

A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 07 a 11 de outubro de 2019


Confira a marcação de exames e consultas no período de 07 a 11 de outubro de 2019. 

Segunda-feira (07): Dentista, Neurologista, Nutricionista, Exames Laboratoriais;
Terça-feira (08): Nutricionista, Colposcopia, Exames Laboratoriais;
Quarta-feira(09): Ginecologista, Nutricionista, Exames Laboratoriais;
Quinta-feira (10): Clínico Geral, Nutricionista, Exames Laboratoriais;
Sexta-feira (11): Urologista (Dr. Danilo), Neurologista, Nutricionista, Exames Laboratoriais.

1. É marcado diariamente canal dentário: é necessário apresentar requisição do odontológo;
2. Para agendamento de exames e consultas é obrigatório apresentar: Requisição Médica, Identidade, Cartão do SUS e Cartão de Consulta do Hospital (atualizado). 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde

Paulo Câmara institui Sistema de Transporte Complementar Intermunicipal e autoriza a sua circulação no Estado

Após várias reuniões e audiências públicas com as partes envolvidas, governador assinou decreto
que regulamenta o funcionamento dessa modalidade no interior (Fotos: Heudes Regis/SEI)

O governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (4), o decreto que institui o Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros Intermunicipal Complementar no Estado de Pernambuco, excetuando a Região Metropolitana do Recife (RMR). A medida, que autoriza a circulação dessa modalidade, ocorreu durante o Seminário Todos por Pernambuco, realizado neste município do Agreste Setentrional.

"Ficamos cientes dessa questão do transporte e dessa legislação que foi sancionada pelo presidente da República no mês de agosto. É, claramente, uma lei feita por pessoas que não conhecem o Nordeste, nem Pernambuco, e não sabem da importância de um trabalho feito com dignidade, por pessoas que chegam a locais que ninguém chega, garantindo o ir e vir da população. Diante disso, nós não tivemos dúvidas: vamos fazer diferente do que a gente está vendo acontecer no Brasil. Através desse decreto, todos vão poder atuar dentro da lei e, acima de tudo, com a garantia do Estado de que eles vão ter tranquilidade para exercer sua função em Pernambuco", afirmou o governador.

Jaloo anuncia que se afastará da cena musical


Uma das atrações do Rock In Rio, no Palco Sunset, foi o Pará Pop. Subiram ao palco Gaby Amarantos, Dona Onete, Fafá de Belém, Lucas Estrela e Jaloo para realizar um show juntos, exaltando a cultura e diversidade musical paraense. O destaque, entretanto, ficou na declaração do cantor Jaloo, que revelou que se afastará da cena musical.

O artista deixou a data em aberto, mas revelou que "não gosta de ser famoso". "Não gosto de ser reconhecido. Se estou no metrô e sinto um olhar, aquilo já me enche de coisa. Começo a pensar na carreira, no que sou e no que represento. É muito cansativo", declarou em recente entrevista.

Homem imita Coringa e causa pânico em sessão do filme no Recife


Uma sessão de pré-estreia do filme Coringa no Recife, realizada na última quarta-feira (2), foi marcada por apreensão e tumulto. De acordo com testemunhas que estavam na sala do Shopping Plaza, Zona Norte da capital, um homem passou parte do filme gritando e bebendo uísque enquanto torcia para o vilão, o que fez algumas pessoas espalharem o boato de que ele estaria armado. De acordo com o centro de compras, o sujeito imitava trejeitos do personagem principal, o que foi suficiente para que algumas pessoas saíssem da sala de exibição.

"Quando o filme ficou mega tenso, ele começou a torcer pelo Coringa e o público foi saindo. Ele gritou 'vão mesmo!'", relatou o jornalista pernambucano Antônio Lira. A administração do Plaza informou que, durante a confusão, o homem foi abordado, revistado e orientado a permanecer em silêncio. O shopping ainda afirmou que a exibição não precisou ser interrompida e as pessoas que deixaram a sala tiveram as entradas revalidadas para assistir ao filme em uma nova sessão.

Petrolândia: Maria Fumaça divulga agenda musical do FDS; programação começa hoje com Edy Ferreira e Keven Vip a partir das 16h

Divulgação

Angélica diz que pode deixar sua carreira para apoiar Huck como candidato a presidente


Com o marido Luciano Huck, 48, cotado como candidato à Presidência da República, a apresentadora Angélica, 45, diz que nunca sonhou ser primeira-dama, mas que entenderia essa possibilidade como um "chamado".

"Não é um desejo meu. Seria uma honra? Claro. Mas nunca quis isso. No Brasil, em vez de a política ser algo do qual as pessoas se orgulham, dá medo. Mesmo sem ser candidato, Luciano já apanha de todos os lados", afirmou Angélica em entrevista à revista Marie Claire.

Mesmo com esses temores, ela afirma que essa escolha não é dela. "Não posso dizer que acho muito legal Luciano sair candidato, não seria verdade, mas tem uma hora que você não está mais no controle. É uma espécie de chamado", afirma.

Luan Santana desmente boatos de ter falado mal de Petrolândia e é aclamado como candidato a prefeito em 2020


Em legenda de vídeo postado no Instagram, Luan Santana convida para show em Petrolândia, que seria realizado à noite/madrugada.

A apresentação do cantor Luan Santana em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, durou cerca de uma hora, na madrugada desta sexta-feira (04), feriado municipal em honra do padroeiro da cidade, São Francisco de Assis. O show foi o ponto culminante da programação oficial da Festa do Padroeiro.

Nas redes sociais, o cantor - que chegou a anunciar no Instagram @luansantana o show que iria fazer em Petrolândia - foi destaque em postagens positivas e negativas durante o dia inteiro. Algumas criticaram a prefeitura pela contratação do cantor pelo cachê de 200 a 300 mil reais, variável de acordo com cada publicação/comentário, e sugeriam como o dinheiro poderia ser aplicado. Um dos comentários indicou a aquisição de um ônibus para o Tratamento Fora de Domicílio-TFD.

Outros aplaudiram e repercutiram a atuação de Luan Santana em prol de melhorias na cidade, com limpeza, consertos e pintura feitas pela prefeitura na Orla Fluvial. A preparação para o show foi marcada por grande mobilização da Prefeitura de Petrolândia.  O motivo é que, após divulgadas as atrações da Festa do Padroeiro de Petrolândia e iniciadas as apresentações noturnas, os shows da de quinta-feira (03) foram transferidos do Pátio de Eventos, em frente à Igreja Matriz, para o novo local devido à expectativa de grandioso público para prestigiar o astro nacional. A operação da prefeitura rendeu memes, vídeos e comentários bem ou mal humorados. Luan foi, inclusive, aclamado como pré-candidato a prefeito (com faixa presidencial) em 2020, com o slogan "para uma Petrolândia melhor". Em um vídeo, aqui não reproduzido, uma petrolandense chega a afirmar que "Luan Santana faz milagre em cidade do interior".


Memes e figurinhas em redes sociais

Mas o principal assunto discutido foram atitudes atribuídas ao cantor. Supostamente, entre as condições para realizar o show, Luan não recusaria comidas e água de Petrolândia, além de não tirar fotos com ninguém. Em conversa com Assis Ramalho, Luan desmentiu o boato amplamente divulgado.

Sobre os boatos de que teria falado mal da cidade

"Eu não estava sabendo dessa história. Foi uma surpresa pra mim. Mas, eu acho que esse tipo de comentário é bem normal, assim, São doze anos de carreira, já passei por várias situações parecidas com essa, mas é uma afirmação totalmente sem fundamento. Eu estou muito feliz de trazer o meu show pra vocês, tenho certeza que vai ser uma noite linda", respondeu o cantor, com simpatia.

Complementando a pergunta, Assis Ramalho pediu a opinião de Luan Santana sobre a declaração do também cantor Milton Nascimento que, em recente entrevista ao jornalista Bruno B. Soraggi, na coluna de Mônica Bergamo, publicada na Folha de S.Paulo, afirmou que "a música brasileira está uma merda".

Sobre a declaração de Milton Nascimento de que "a música brasileira está uma merda"

"Também não vi essa afirmação dele, mas é um cara que eu admiro muito, sou um grande fã do Milton Nascimento, de toda a obra dele e também sou muito fã de muita gente que faz sucesso hoje em dia, e seguimos aí, seguimos fazendo música, seguimos compondo, isso estar atingindo o coração das pessoas, a gente fica muito feliz", declarou o Luan Santana.

Grande público na Orla Fluvial durante o show de Luan Santana (Foto: Assis Ramalho)

Entre as ações que antecederam a apresentação do artista, fotos com fãs no camarim e rápidas conversas com a impressa e mídia da cidade. Não foi tirada nenhuma foto para registrar a pergunta de Assis Ramalho a Luan Santana, feita justamente para esclarecer uma polêmica que durou todo o dia nas redes sociais. Ao Blog de Assis Ramalho foi oferecido pela assessoria da prefeitura o envio de perguntas, por e-mail, à produção do cantor, com direito a uma foto com o artista no camarim. À Web Rádio Petrolândia foi oferecida fazer a pergunta ao vivo, também com direito a uma foto, no camarim. Infelizmente, não pudemos fazer o registro em vídeo, em observância às orientações repassadas a esta reportagem. Radialista profissional, Assis Ramalho compareceu como representante do rádio local.

Ver abaixo fotos divulgadas em rede social da prefeitura

Russo processa Apple por aplicativo do iPhone 'fazê-lo virar gay'


Um russo entrou com um processo contra a Apple por danos morais, argumentando que um aplicativo do iPhone o transformou em um homossexual — segundo cópia da denúncia, à qual a AFP teve acesso. O autor da ação pediu uma indenização de cerca de US$ 15 mil por danos morais e psicológicos, depois de ter recebido uma criptomoeda chamada "GayCoin" por meio de um aplicativo do smartphone, no lugar dos bitcoins que havia comprado.

Segundo o advogado, seu cliente fez o download de um aplicativo de criptomoedas na Apple Store e recebeu uma transferência de 69 "GayCoins" com uma mensagem que dizia "Não julgue antes de testar". "Decidi testar as relações sexuais. Dois meses depois, iniciei uma relação íntima com uma pessoa de mesmo sexo e agora não consigo voltar atrás", explicou.

Sancionada lei que estabelece limite de gastos na campanha municipal

Valor será o mesmo do pleito de 2016, corrigido pelo IPCA. Candidato poderá usar recursos próprios  até o total de 10% dos limites para gastos de campanha para cargo a que concorrer

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13.878 de 2019, que estabelece os limites de gastos de campanha para as eleições municipais. A lei foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quinta-feira (3).

Por se tratar de alteração na legislação eleitoral, a lei precisava ser sancionada um ano antes do pleito do ano que vem, marcado para o dia 4 de outubro, para que as regras possam valer.

Na última quarta-feira (2), o Senado aprovou o projeto de lei que define o teto de gastos de campanha para as eleições de prefeitos e vereadores de 2020. O texto prevê que o valor seja o mesmo do pleito de 2016, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Procurador da Fazenda esfaqueia juíza dentro de tribunal em São Paulo

O procurador da Fazenda Nacional Matheus Carneiro Assunção foi preso nessa quinta, 3, após tentar matar a juíza federal Louise Filgueiras, no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo. A informação foi revelada pela revista eletrônica Consultor Jurídico (Conjur) e confirmada pela reportagem do Estadão.

Assunção teria a atacado com uma faca, golpeando-a no pescoço, e deixando ferimentos leves. Às 20h, a reportagem fez contato com a assessoria de imprensa da Corte, que afirmou não saber de nada.

Ele invadiu o gabinete da magistrada, que atua em substituição ao desembargador Paulo Fontes, que está em período de férias. O agressor, segundo testemunha, atingiu a juíza próximo à jugular.

Depois de contido, o procurador afirmou que ‘queria fazer protesto’.

Estado de Minas

Campanha de adoção de cães e gatos é lançada pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira


A Prefeitura de Afogados da Ingazeira dá início nesta sexta (04), a campanha "quem ama adota", de adoção de cães e gatos. Todos os animais disponibilizados para adoção são vacinados, vermifugados e castrados.

A campanha será lançada na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, às 17h, onde os animais estarão disponíveis para que a população interessada possa conhece-los e adota-los. Todos eles são oriundos das apreensões realizadas pela Prefeitura e habitam o espaço público que o município utiliza para o abrigamento.

A ação conta com o apoio da organização de defesa dos animais "amigos pet".

Prefeitura de Afogados da Ingazeira
Núcleo de Comunicação Social

Corpo do casal de Petrolândia (PE) assassinado em Santa Catarina já chegou e está sendo velado na agrovila 03 da Malhada da Quixaba; sepultamento será hoje às 16 hs no Cemitério de Petrolândia




O corpo de José Sampaio da Silva, mais conhecido como DELY, e da jovem LAYSA BASTOS PEREIRA, mais conhecida como Lala, já chegou em Petrolândia e está sendo velado na Agrovila 03 da Malhada da Quixaba.

A família informa que o sepultamento será realizado nesta sexta-feira (04/10/2019), às 16h00, no Cemitério São Francisco, em Petrolândia.

O casal faleceu no dia 27 09 2019  na cidade de Nova Trento, no estado de Santa Catarina. Segundo a Polícia Militar, José Sampaio da Silva e Laisa Bastos Pereira, foram encontrados mortos dentro da casa onde moravam, eles foram assassinados brutalmente.

O caso está sendo investigado pela delegacia de polícia da cidade catarinense.

A família entristecida desde já agradece à todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade humana.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Família

PF indicia ministro do Turismo como chefe de esquema de laranjas do PSL

Corporação pede ao Ministério Público que Marcelo Álvaro seja condenado por três crimes. Marcelo Álvaro continua no governo.

A Polícia Federal indiciou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, pela articulação de candidaturas laranjas do PSL em Minas Gerais. Em relatório enviado ao Ministério Público, a corporação aponta que Marcelo é o lider do esquema criado para viabilizar candidaturas femininas de fachada para desviar recursos públicos.

No documento, os investigadores acusam o ministro pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita e associação criminosa. Essas ilegalidades tem penas previstas de seis, cinco e três anos respectivamente.

Agora, o Ministério Público decide se oferece ou não denúncia. O presidente Jair Bolsonaro afirmou, anteriormente, que iria aguardar as conclusões da polícia para decidir sobre o futuro dele. Enquanto isso, Marcelo permanece no governo.

Correio Braziliense

Brasileiros elegem domingo (6/10) representantes de conselhos tutelares

Neste domingo (6), das 9h às 17h, serão realizadas eleições para escolha dos representantes dos conselhos tutelares em todo o país. Trinta mil conselheiros deverão ser eleitos para atuar em 5.956 conselhos em funcionamento em todo o território nacional.

A participação na escolha dos novos conselheiros não é obrigatória. No momento da votação, o cidadão deverá apresentar título de eleitor e documento de identidade original com foto, ou o aplicativo e-título, da Justiça Eleitoral. Podem votar eleitores cadastrados nos tribunais regionais eleitorais até 14 de junho deste ano.

O eleitor escolhe um representante para o Conselho Tutelar mais próximo de sua residência.

Informações sobre os locais de votação devem ser buscadas nas prefeituras, nas secretarias municipais que tratam dos direitos de crianças e adolescentes, na Justiça Eleitoral e nas próprias sedes dos conselhos.

Pesquisadores estudam lesão pulmonar causada por cigarro eletrônico



Pesquisadores nos Estados Unidos afirmam que danos nos pulmões de pessoas que sofrem de uma doença respiratória, possivelmente relacionada a cigarros eletrônicos, parecem aqueles provocados pela inalação de substâncias químicas tóxicas.

Os pesquisadores publicaram as descobertas esta semana no periódico New England Journal of Medicine.

Eles analisaram a biópsia de tecidos pulmonares de 17 pacientes, que teriam sofrido lesões nos pulmões devido ao uso de cigarros eletrônicos.

Com novo orçamento impositivo, bancada de Pernambuco discute emendas para 2020


Foto: Jeremias Alves

A bancada de Pernambuco no Congresso se reuniu nesta quarta-feira, 3, para colher sugestões de ações para emendas dentro da Lei de Diretrizes Orçamentária (LOA) 2020. Foram recebidas demandas de 11 entidades filantrópicas e órgãos da estrutura do estado, presentes no encontro. Quórum considerado alto e que, conforme observa um dos coordenadores, deputado Augusto Coutinho (Solidariedade), se deve principalmente à mudança que tornou as emendas impositivas, aumentando a concorrência.

“Mudou a sistemática neste ano, principalmente das emendas impositivas. As de bancada agora são todas impositivas e isso causou uma maior procura por entidades e órgãos públicos estaduais e federais que têm mostrado necessidades em municípios dos parlamentares. É algo legítimo e por isso decidimos fazer esta reunião para que um maior número de entidades pudesse ser ouvida”, disse. O encontro foi conduzido por Coutinho, juntamente com Wolney Queiroz (PDT), também coordenador da bancada.

Mamografia gratuita para advogadas e advogados no Outubro Rosa da CAAPE

Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), da OAB-PE, oferece às advogadas e advogados pernambucanos, agora no Outubro Rosa, mamografias gratuitas no Recife, Olinda, Jaboatão, Caruaru e Garanhuns (Fernando Ribeiro Lins, presidente da CAAPE. Foto: Ademar Filho)

A prevenção é o melhor caminho e um diagnóstico precoce do câncer de mama é um fator importante para o sucesso do seu tratamento. É com esse foco que a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), entidade vinculada à OAB Pernambuco, entra na campanha Outubro Rosa e oferece às advogadas e advogados pernambucanos mamografias gratuitas. As mamografias serão realizadas no Recife, Olinda, Jaboatão, Caruaru e Garanhuns.

“Seguimos sempre no sentido de alertar que a prevenção é o melhor caminho para a saúde”, afirma o presidente da CAAPE, o advogado Fernando Ribeiro Lins. “Tivemos, inclusive, o caso de uma advogada pernambucana que detectou o câncer de mama em um exame feito durante uma ação do Outubro Rosa da CAAPE, há alguns anos, o que foi muito importante para que ela iniciasse o mais breve possível seu tratamento”, lembra.

Pesquisadores estudam ocorrência de raios invertidos no Brasil

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por causa da ação do homem, começou a ser observado em vários locais do mundo um tipo de raio “invertido”, que em vez de descer das nuvens e tocar no solo, parte de uma estrutura alta na superfície, tais como torres de telecomunicações, se propagando em direção às nuvens.

No Brasil, esses raios estão sendo observados em locais como na região da Avenida Paulista e no Pico do Jaraguá, em São Paulo, onde há muitas torres instaladas. Só no Pico do Jaraguá, a frequência desse tipo de raios costuma ser de 40 a 50 ocorrências por ano. A maior parte dos raios ascendentes (invertidos) no Brasil ocorre principalmente na transição da primavera para o verão e do verão para o outono.

Pernambuco ganha voo direto Petrolina-Salvador



O Turismo de Pernambuco conquistou mais uma conexão nacional nesta semana. O Aeroporto de Petrolina contará com voo direto para Salvador a partir de 20 de novembro deste ano. A frequência será operada pela companhia aérea Azul de segunda a sábado.

Os voos vão partir da capital baiana à 0h20 com chegada prevista para 1h30 na cidade sertaneja. Já as frequências com partida de Petrolina saem às 2h10 com chegada em Salvador às 3h20.

"O Aeroporto de Petrolina, a partir de novembro, passará a contar com mais uma conexão nacional para oferecer maior comodidade aos seus passageiros. O voo direto para Salvador representa uma grande conquista em busca da recomposição da malha aérea do destino, que é a porta do Vale do São Francisco. Petrolina sentiu a saída da Avianca, e agora ganha este reforço”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Setur-PE
Foto: Divulgação/Setur-PE