terça-feira, 13 de outubro de 2020

Petrolândia volta a registrar caso de Covid-19, após mais de uma semana sem casos ativos; Confira boletim desta terça (13/10)


Depois de mais de uma semana sem casos ativos, Petrolândia voltou a registrar um caso de Covid-19, em isolamento domiciliar na Quadra 10, conforme boletim informativo desta terça-feira (13/10). O boletim anterior foi publicado pela Prefeitura de Petrolândia no dia 4/10.

A cidade tem 7 casos suspeitos, 352 casos confirmados e 666 descartados. Foram registrados 8 óbitos por Covid-19, desde o início da pandemia do novo coronavírus.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Confira o Plano de Governo de Fabiano Marques e Rogério Novaes, da coligação 'Petrolândia pode mais'

Fabiano Marques e Rogério Novaes

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgação das candidaturas às eleições 2020, está disponível o Plano de Governo do candidato a prefeito de Petrolândia Fabiano Marques (PTB-14). 

Na semana passada publicamos as propostas de governo dos candidatos Dr. João (PT-13), Jane (YPSB-40) e Fabiano Oliveira (PROS-90). 

Quatro, das cinco chapas majoritárias, já divulgaram seus planos de governo. Nesta terça-feira (13/10), falta ainda a divulgação da proposta do candidato João Batista Jota (Cidadania-23) pelo TSE.  

Conferir o Plano de Governo>Proposta de Governo de Fabiano Marques

Redação do Blog de Assis Ramalho

Outubro Rosa Pet alerta para câncer de mama em cadelas e gatas

Cães e gatos também podem sofrer de câncer de mama, alerta o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). Em alusão ao Outubro Rosa, mês em que a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama procura conscientizar as mulheres da importância de adotar medidas preventivas, a entidade chama atenção para que o cuidado também se estenda aos animais de estimação.


A maior incidência da doença é em fêmeas, contudo, entre 1% e 3% dos casos são diagnosticados também em machos. Os tumores de mama têm uma tendência a aparecer em cadelas adultas, entre 4 e 12 anos de idade. Já as gatas podem desenvolver a partir de um ano de vida.

O médico veterinário e especialista em Oncologia Veterinária, Rodrigo Ubukata, explica que a incidência é bastante variável, de acordo com a região e o país. “Países desenvolvidos tem política de controle populacional, com isso os animais são castrados precocemente e consequentemente acabam tendo menor incidência de câncer de mama. Já países em desenvolvimento tem uma política de controle populacional ainda inadequada e uma cultura da população muito preconceituosa, então os animais muitas vezes não são castrados precocemente e com isso a incidência de tumores de mama aumenta, porque são tumores que têm uma relação direta com o status reprodutivo do animal”.

Mudança no Código de Trânsito: Bolsonaro altera lei e permite 40 pontos na CNH


O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira (13), com vetos, a lei que faz alterações no Código de Trânsito Brasileiro, informou a Secretaria-Geral da Presidência. Entre outras mudanças, o projeto amplia a validade e o número de pontos da carteira de habilitação (veja detalhes abaixo).

Até a publicação desta reportagem, o texto ainda não tinha sido publicado no "Diário Oficial da União", e o governo ainda não tinha divulgado a lista de vetos. Os trechos retirados por Bolsonaro serão reanalisados pelo Congresso Nacional, que pode restaurar as medidas ou derrubá-las em definitivo.

A Câmara aprovou a versão final do projeto no último dia 22, e Bolsonaro tinha até dia 14 para concluir a análise. As novas regras entrarão em vigor 180 dias após a publicação da lei.

Em uma transmissão em rede social, Bolsonaro comentou a versão da lei que foi aprovada no Congresso e antecipou veto às regras que restringiam a circulação de motociclistas.

"Está no projeto, nós vetamos, que o motociclista apenas pudesse ultrapassar com filas, carros parados e baixa velocidade. Nós vetamos isso. Continua valendo uma velocidade maior para o motociclista poder seguir destino", declarou.

"Algumas coisas foram alteradas [no Congresso]. Não era aquilo que nós queríamos, mas houve algum avanço. Com toda a certeza, ano que vem a gente pode apresentar um novo projeto buscando corrigir mais alguma coisa. A intenção nossa é facilitar a vida do motorista", disse.

O texto foi enviado ao Congresso Nacional pelo governo Jair Bolsonaro, mas sofreu mudanças durante a tramitação. O presidente queria, por exemplo, mudar as regras para transporte de crianças em cadeirinhas – o trecho foi retirado pelos parlamentares.

O que o Congresso aprovou

Entre as mudanças aprovadas no Congresso estão:

aumento do número de pontos para suspensão, em razão de multas, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
obrigatoriedade do uso de cadeirinha para o transporte de crianças de até 10 anos que ainda não atingiram 1,45 metro;

Uma das principais mudanças feitas no Congresso prevê que em casos de lesão corporal e homicídio causados por motorista embriagado, mesmo que sem intenção, a pena de reclusão não pode ser substituída por outra mais branda, que restringe direitos.

Atualmente, a legislação diz que a prisão pode ser substituída por penas restritivas de direitos se o crime for culposo (sem intenção).

Desta forma, se um motorista embriagado ou sob efeito de drogas pratica lesão corporal e até homicídio, sua condenação pode ser convertida em uma pena alternativa.

Pontos da proposta original enviada pelo governo, como a retirada da multa para quem transportar criança sem a cadeirinha, nem chegaram a ser aprovados por deputados e senadores.

O projeto foi tratado como prioridade pelo governo. Em junho do ano passado, o próprio presidente Jair Bolsonaro foi pessoalmente à Câmara para entregar o texto.

Validade da CNH

O projeto amplia o prazo para a renovação da renovação da CNH e dos exames de aptidão física e mental, de acordo com as seguintes situações:

10 anos para condutores com menos de 50 anos;
5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;
3 anos para condutores com 70 anos ou mais.

O texto prevê, ainda, que, em caso de indícios de deficiência física ou mental ou de progressividade de doença que diminua a capacidade de condução, o perito examinador pode diminuir os prazos para a renovação da carteira.

Atualmente, o Código de Trânsito prevê a renovação a cada cinco anos para a maioria dos motoristas e a cada três anos para condutores com mais de 65 anos.

Já o texto enviado pelo governo previa a renovação dos exames a cada 10 anos e, para pessoas acima de 65 anos, a cada cinco anos.

Exame de aptidão

O texto determina, ainda, que os exames de aptidão física e mental sejam realizados por médicos e psicólogos peritos examinadores, com a titulação de especialista em medicina do tráfego ou em psicologia de trânsito, respectivamente. A legislação atual não deixa explícita essa exigência, e os requisitos constam apenas em resoluções do Contran.

Pela proposta, os exames devem ser avaliados "objetivamente" pelos examinados, o que subsidiará a fiscalização sobre o profissional credenciado feita pelos órgãos de trânsito em colaboração com os conselhos profissionais.

Pontuação da CNH

O projeto também prevê limites diferentes de pontuação na carteira de motorista, antes da suspensão, no prazo de 12 meses:

40 pontos para quem não tiver infração gravíssima;
30 pontos para quem possuir uma gravíssima;
20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações do tipo.

Os motoristas profissionais terão 40 pontos de teto, independentemente das infrações cometidas. Esses condutores podem participar de curso preventivo de reciclagem quando atingirem 30 pontos. A legislação atual prevê a suspensão da carteira sempre que o infrator atingir 20 pontos.

O projeto original do governo previa uma ampliação geral, de 40 pontos para todos os motoristas, independentemente da vinculação por infração criada pelo relator.

Avaliação psicológica

O relator incluiu, também, a exigência de avaliação psicológica quando o condutor:

se envolver em acidente grave para o qual tenha contribuído;
for condenado judicialmente por delito de trânsito;
estiver colocando em risco a segurança do trânsito, por decisão da autoridade de trânsito.

Cadeirinha

O projeto aprovado determina também a obrigatoriedade do uso da cadeirinha para crianças de até 10 anos que ainda não atingiram 1,45 m de altura. A cadeirinha deve se adequar à idade, peso e altura da criança.

Pelo texto, o descumprimento desta regra ocasionará uma multa correspondente a uma infração gravíssima.

A proposta original do governo previa que a punição para o descumprimento fosse apenas uma advertência por escrito, sem a multa. Pela proposta do Executivo, endurecida pelo relator, a cadeirinha seria necessária para crianças de até 7 anos e meio.

Exames toxicológicos

Sobre a renovação da carteira de habilitação, o texto também mantém a obrigatoriedade de exames toxicológicos para motoristas das categorias C, D e E.

O fim da obrigatoriedade do exame era um dos pontos polêmicos do texto e foi alvo de críticas de parlamentares e entidades ligadas ao setor.

Segundo a proposta, quem tem idade inferior a 70 anos também terá que se submeter ao exame a cada dois anos e meio, independentemente da validade da CNH. Objetivo é impedir que eventual mudança do prazo da carteira implique em alteração na periodicidade do exame.

Recall

O projeto torna o recall das concessionárias – convocação de proprietários para reparar defeitos constatados nos veículos – uma condição para o licenciamento anual do veículo a partir do segundo ano após o chamamento.

Segundo o relator, são frequentes os casos de descumprimento do procedimento, colocando em risco a segurança dos condutores desses veículos e de outras pessoas.

Cadastro positivo

A proposta cria o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), em que serão cadastrados os condutores que não tenham cometido infração de trânsito sujeita a pontuação nos últimos 12 meses.

O cadastro positivo vai possibilitar que estados e municípios concedam benefícios fiscais e tarifários aos condutores cadastrados.

Inicialmente, o relatório previa que, na Semana Nacional de Trânsito, comemorada em setembro, haveria um sorteio no valor de 1% do montante arrecadado com as multas para premiar os motoristas do cadastro. Contudo, o deputado Juscelino Filho retirou essa parte ao acolher uma emenda de plenário.

Escolas de trânsito

O projeto prevê a criação de “escolas públicas de trânsito” para crianças e adolescentes com aulas teóricas e práticas sobre legislação, sinalização e comportamento no trânsito.

Consulta pública


As propostas de normas regulamentares a serem editadas pelo Contran deverão ser submetidas a consulta pública antes da entrada em vigor. O objetivo é dar mais transparência às decisões do conselho.

Multas administrativas


O parecer propõe a isenção de pontos na carteira de motorista em algumas situações de infrações de natureza administrativa, por exemplo:

conduzir veículo com a cor ou característica alterada;
conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório;
portar no veículo placas em desacordo com as especificações e modelos estabelecidos pelo Contran;
deixar de atualizar o cadastro de registro do veículo ou de habilitação do condutor.

Penalidade de advertência

O texto define, ainda, que para infrações leves ou médias deve ser imposta a penalidade de advertência por escrito, em vez de multa, se infrator não tiver cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses.

Atualmente, a legislação já permite essa possibilidade se a autoridade de trânsito "entender esta providência como mais educativa" e desde que o motorista não tenha cometido a mesma infração nos últimos 12 meses.

Faróis

O texto determina a obrigatoriedade de manter os faróis acesos durante o dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração, e à noite.

O Senado fez uma alteração, mantida na Câmara, para restringir a obrigatoriedade do uso de faróis baixos durante o dia em rodovias de pista simples apenas àquelas situadas fora dos perímetros urbanos.

Ao acolher essa mudança, Juscelino Filho diz que o uso de faróis nas cidades "poderia ter efeito contrário, ao equiparar todos os demais veículos aos ônibus e às motos, que hoje já são obrigados a transitar com farol acesso, para serem diferenciados e melhor percebidos no trânsito urbano."

Outros pontos

Veja outros pontos do projeto:

Reprovação de exame: o projeto revoga dispositivo que determinava que o exame escrito sobre legislação de trânsito ou de direção veicular só poderia ser refeito 15 dias depois da divulgação do resultado, em caso de reprovação;
Capacete sem viseira: a proposta altera trecho do Código de Trânsito que trata da obrigatoriedade do uso do capacete, retirando a menção sobre a viseira - o que, atualmente, é considerado infração gravíssima. O não uso viseira no capacete ou dos óculos de proteção ganhou um artigo separado na lei, tornando-se infração média;
Aulas à noite: o projeto também retira a obrigatoriedade de que parte das aulas de direção sejam feitas à noite;
Policiais legislativos: o texto prevê que os policiais legislativos da Câmara dos Deputados e do Senado, mediante convênio com o órgão ou entidade de trânsito local, poderão autuar os motoristas em caso de infração cometida nas adjacências do Congresso Nacional quando estiverem comprometendo os serviços ou colocando em risco a segurança das pessoas ou o patrimônio do Legislativo. Os autos de infração serão encaminhados ao órgão competente.

Por G1

Pernambuco abre seleção para 180 profissionais nas áreas esportiva, cultural e educacional


Em mais uma ação do Programa Juventude Presente, o Governo de Pernambuco lançou, nesta terça-feira (13), edital de contratação de pelo menos 180 profissionais para atuarem com oficinas de música, percussão, esportes, capoeira, basquete, futebol, educação e meio ambiente junto a 18 mil jovens de 12 a 29 anos do Estado.

A seleção dos oficineiros será feita a partir da análise do currículo e das propostas para as oficinas. Os selecionados precisam ter experiência comprovada e apresentar um plano de aulas. A remuneração é de R$ 5, por hora-aula. Cada oficina terá um total de 16 horas, sendo duas horas por dia e duas vezes por semana.

Ao todo, serão ofertadas 590 oficinas de Conexão Sociocultural por meio da Secretaria de Prevenção à Violência e às Drogas. O objetivo do Programa Juventude Presente é atender ao grupo etário que, historicamente, mais aparece como vítima ou autor de delitos.

As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (14) pelo site https://coonsult-coop-com-br.webnode.com/ , e as aulas começam a partir do próximo dia 19. Cada jovem pode participar de quantas oficinas quiser.

“Essa capacitação dá oportunidades para os nossos jovens terem uma qualificação conectada com o que está acontecendo, não apenas no nosso Estado, mas no País e no mundo. As capacitações, inclusive, dialogam com esse período de tanta dificuldade que nós estamos passando, mas que não deixamos de criar oportunidades para os nossos jovens“, disse o governador Paulo Câmara.

Os territórios beneficiados são considerados prioritários em ações de cidadania. São eles: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, São Joaquim do Monte, Bonito, Barra de Guabiraba, Limoeiro e Petrolina.

“Já participei de outras oficinas e elas me ajudaram a ter uma visão mais ampla daquilo que eu quero fazer no futuro. Acho que elas ajudam a planejar a vida”, disse Eduarda Rodrigues, 17 anos, jovem moradora de Olinda, que participou do evento nesta terça e pretende entrar para o projeto mais uma vez como aluna.

Já o grafiteiro Manoel Mavik, 30, contou que vai se inscrever como oficineiro. “Vamos trazer para esses jovens a ideia de que é possível continuar sonhando com outras possibilidades. E isso é possível através da arte.”

Folha dePE

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta quarta (14/10) na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para a esta quarta-feira, 14 de outubro de 2020; confira abaixo!

Confira abaixo profissionais médicos que atenderão na Mais Saúde de Petrolândia nesta quarta (14/10/2020)




Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta quarta-feira (14/10/2020)



Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta quarta-feira (14/10/2020)


Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta quarta-feira (14/10/2020)


Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta quarta-feira (14/10/2020)

Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta quarta-feira (14/10/2020)


Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta quarta-feira (14/10/2020)


Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta quarta-feira (14/10/2020)

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).












Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Adquira já o seu!





Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Clinica Mais Saúde
 

Petrolândia, Tacaratu e Floresta: Feliz Dia do Fisioterapeuta - Mensagem da Clinica Mais Saúde


 Clinica Mais Saúde

Serra Talhada-PE: Incêndio de grande proporção atinge o Parque Estadual Mata da Pimenteira, primeira unidade de conservação de Pernambuco no bioma Caatinga






Um incêndio de grande proporção atingiu o Parque Estadual Mata da Pimenteira, primeira unidade de conservação (UC) de Pernambuco no bioma Caatinga, que fica localizada no município de Serra Talhada, Sertão do Pajeú a cerca de 415 km da capital pernambucana. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Pernambuco e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) está na área, combatendo as chamas. O fogo começou no final da manhã do último domingo (11) e, até o início da tarde desta terça-feira (13) não foi contido.

“Estamos com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco e com profissionais da CPRH nesta luta para extinguirmos o incêndio que, na tarde de ontem, parecia controlado. No entanto, os ventos da noite fizeram as chamas aumentarem e, hoje, o fogo se alastrou, saindo dos limites da unidade de conservação. O combate está sendo realizado, a partir de hoje, também por via aérea, com o apoio de uma aeronave para o lançamento de água”, explicou o diretor presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Djalma Paes. Até o momento, não há estimativa do tamanho da área afetada pelo incêndio, nem a causa e as consequência do mesmo.

A área onde está ocorrendo o incêndio é de difícil acesso, pois é montanhosa. Outros fatores de dificuldade são a baixa umidade do ar, a alta temperatura na região e a mudança da direção dos ventos. O analista ambiental da CPRH e gestor do Parque Estadual Mata da Pimenteira, Rodrigo Ferraz, está na operação desde o último domingo e comenta: “ A unidade de conservação possui quase 900 hectares de extensão, onde predomina a Caatinga. É uma área com muitas pedras, de vegetação fechada, o que dificulta o acesso. Mas, desde que fomos acionados, estamos juntos com o Corpo de Bombeiros e os voluntários, nesta missão”.

O tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Cristiano Correa, que comanda a operação de combate ao incêndio no Parque Estadual Mata da Pimenteira, explica: “Os incêndios em áreas florestais demoram a serem extintos porque não é só a queima aparente, a que se vê na superfície. Na profundidade, o fogo também existe. É como uma fogueira de São João, que você julga apagada, mas que, ao revolver as cinzas, percebe que ainda há brasas. Isto é o que acontece em um incêndio em uma área de campo, só que em proporções muito maiores”.

De acordo com o tenente coronel, do dia primeiro de agosto ao dia dez de outubro, o Corpo de Bombeiros atendeu mais de 250 chamados para contenção de incêndios em vegetação nativa na região do Sertão do Pajeú. “Apagamos incêndios também no Sertão do Araripe, do Moxotó, Central e do São Francisco, mas, as ocorrências no Sertão do Pajeú superaram os números das outras áreas. Este ano, já em outubro, contabilizamos um aumento de mais de trinta por cento dos incêndios ocorridos em relação ao ano de 2019, só na região do Pajeú”. Para o comandante, a explicação é a de que, além dos ventos, da baixa umidade e da alta temperatura, o ano de 2020 foi de chuva abundante no Sertão, o que significa crescimento da Caatinga. “Parece contraditório: em anos de mais chuvas, mais focos de incêndio. Mas o crescimento da vegetação leva ao aumento da biomassa, que vira combustível. Pega fogo rapidamente. Como a chuva traz de volta a esperança na colheita, o sertanejo volta a plantar. E pequenos agricultores que fazem a limpeza de áreas, queimando a terra para plantarem, que é o sistema de coivara, também promovem o risco de incêndios”, comentou.

Parque Estadual Mata da Pimenteira é a primeira unidade de conservação de Pernambuco no bioma Caatinga

Localizado a uma distância aproximada de 3 km ao norte do centro urbano de Serra Talhada, o Parque tem uma área total de 887,24 ha e recebe o título de Primeira Unidade de Conservação do Estado de Pernambuco no bioma Caatinga. A riqueza da fauna e da flora do local levaram o Governo do Estado a criar, por meio do Decreto Estadual 37.823, em 30 de janeiro de 2012, o Parque Estadual Mata da Pimenteira, localizado no Município de Serra Talhada - uma Unidade de Conservação da Natureza, na categoria de Proteção Integral.

O Parque tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, da recreação em contato com a natureza e de ecoturismo (Lei Estadual 13.787/2009).



Petrolândia no Túnel do Tempo: Jornal Gazeta Regional nº 63 - setembro/2003 - Recordar é viver!

 

Clique uma vez sobre as imagens para ampliá-las.
Clicando a segunda vez, a ampliação é maior.


Por: Assis Ramalho

O Jornal Gazeta Regional nº 63, de setembro/2003, continha 8 páginas. Em edição semanal e tiragem de 200 exemplares por mês, era vendido por 80 centavos.
Na coluna Rota Policial, o destaque foi a recuperação, por Dr. Roberto Fonseca e equipe, da Polícia Civil em Petrolândia, de uma das carretas do empresário Armando Rodrigues, encontrada no Estado do Ceará.

A Câmara de Vereadores de Petrolândia divulgou a pauta da Sessão Ordinária realizada em 16/09/03 e a Prefeitura Municipal de Petrolândia publicou a programação da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis em 2003. Antonio Marcos de Souza (Dr. Marquinhos), assina a nota como Prefeito em exercício.

O Bridão de Ouro Vavá Machado, recentemente falecido, e a dupla Jean e Cid, descontinuada com a partida trágica de Cid, em 19/09/2010, marcaram presença como atrações musicais da festa. A grande atração, na última noite do evento, foi a banda Cavaleiros do Forró.

Reproduzimos parte da programação de 2003, abaixo:

27/09 (sábado)
8h00 - Saída da procissão dos vaqueiros, no Parque de Vaquejada Xodó do Vaqueiro (Parque João Pernambuco);
10h00 - Missa do Vaqueiro na Orla Fluvial
11h00 - Vavá Machado e Léo Costa
13h00 - Corrida de Argola
14h00 - João Neto e Fabinho
19h30 - Novena: "noite da pastoral das crianças, catequese e escolas municipais"
21h00 - Apresentação de danças típicas
23h00 - Ed Ferreira e seus teclados
0h - Lairton e seus teclados (Grêmio Lítero)

28/09 (domingo)
16h00 - Procissão do rio
18h00 - Santa Missa
20h30 - Festival da Música de Petrolândia (compositores locais)
23h00 - Dupla sertaneja Jean e Cid - Pagodão Sandes



 Da redação do Blog de Assis Ramalho

Futuro do Rio São Francisco não inclui novas hidrelétricas

Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Petrolândia - lago da barragem de Itaparica - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O futuro da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) é reduzir o foco na ampliação da geração de energia elétrica pela fonte hídrica no Rio São Francisco, que empresta o nome à Empresa. 

Dessa forma, os investimentos serão na modernização das usinas hidrelétricas existentes nessa Bacia Hidrográfica e em novas fontes de energia. É o que avalia o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin, que também é presidente da Associação Brasileira de Empresas de Transmissão de Energia Elétrica, a Abrate.

Nessa região, onde estão nada menos que oito hidrelétricas da Chesf, os aproveitamentos de energia de fontes solar e eólica no Nordeste continuam como principal atrativo do mercado, inclusive para a Chesf.

João Henrique destaca a importância do Rio São Francisco para milhões de nordestinos que usam suas águas para o abastecimento humano, a agricultura de subsistência, projetos de irrigação, abastecimento animal, e sustenta modelos econômicos que movimentam as cidades ribeirinhas.

No mês que o Velho Chico completou 519 anos, celebrados no dia do Santo, 4 de outubro, o diretor da Chesf destacou a importância que o Rio já teve para o abastecimento de energia elétrica para o Nordeste.

"A Região já foi abastecida 100% com a energia gerada pelas hidrelétricas do São Francisco. Hoje, as usinas geram apenas 40% do consumo do Nordeste. A energia hidráulica foi sendo substituída, diante de anos de escassez hídrica, por parques eólios e agora a energia solar tem tudo para se fortalecer na matriz energética", destacou João Henrique.

O Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp), um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da Chesf, com recursos aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), segue com investimentos em energia solar flutuante no Reservatório de Sobradinho (BA) e outras tecnologias inovadoras, para avaliar o melhor desempenho nas condições do alto sertão.

"A Região do São Francisco continua sendo importante para a geração de energia por já contar com uma estrutura de transmissao", destacou o diretor.
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)

Petrolândia: Comissão da Mulher Advogada da OAB Petrolândia promove evento de conscientização sobre o câncer de mama nesta quarta (14) às 17h; Inscrições gratuitas


Nesta quarta-feira (14), a OAB/Petrolândia, através da Comissão da Mulher Advogada promoverá um evento virtual para conversar sobre a prevenção e a luta contra o câncer de mama.

A partir das 17h será iniciado a participação da Dra. Rayanna Barbosa - Advogada, que trará os aspectos jurídicos sobre o tema e, ainda, haverá informações preciosas na área da Saúde com a fisioterapeuta Dra. Thais Vergolino e a enfermeira Dra. Joane Barboza.

O encontro será mediado pela Dra. Gabriela Vergolino.

Haverá transmissão pelo Google meet

Inscrições gratuitas pelo link: https://doity.com.br/cma-outubro-rosa


Blog de Assis Ramalho
Informação: Comissão da Mulher Advogada da OAB Petrolândia

Boletim desta terça (13/10): Pernambuco registra 77 novos casos e três mortes nas últimas 24h


Foram confirmados mais 77 casos e três óbitos por Covid-19 em Pernambuco, nesta terça-feira (13). Com esse acréscimo, o estado passou a totalizar 153.299 confirmações e 8.417 mortes de pacientes com o novo coronavírus. Os números começaram a ser contabilizados em março (veja vídeo acima).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), nove dos 77 casos confirmados nesta terça foram de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Outros 68 foram de pessoas com quadro clínico considerado leve. No total, com esses novos pacientes, o estado passou a ter 26.569 casos graves e 126.730 casos leves.

Os três óbitos confirmados pela SES ocorreram no domingo (11). Outros detalhes epidemiológicos devem ser informados pelo governo do estado até o fim desta terça.

Por G1 PE

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia divulga 'DICAS PARA ELEGER CANDIDATOS'

 
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia

Petrolândia/Bairro Nova Esperança/BR-316: Colisão entre dois veículos é registrada pela 4ª CIPM; vítimas foram socorridas para Caruaru



De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nesta segunda-feira (12/10/2020) o efetivo da Operação Polígono ao realizar rondas ostensivas com abordagens no intuito de evitar CVLI e CVP foi solicitada pela central de operações da 4ª CIPM para se dirigir a BR-316 no Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, informando que havia ocorrido uma colisão entre dois veículos, uma motocicleta (com dois ocupantes) e um carro (com um ocupante).

Chegando no local, os ocupantes da motocicleta já tinham sido socorridos pela ambulância local e tiveram fratura expostas, tendo sido transferidos para Caruaru, bem como o ocupante do carro se evadiu do local, levando a chave do veículo, o qual ficou no local da ocorrência por não ter guincho para retirar o veiculo. O B.O. foi entregue na DP local para serem tomadas as providências cabíveis.

*VÍTIMA 01: J.M.S., 39 anos.
*VÍTIMA 02: E.O.S., 34 anos.


INFORMAÇÕES - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo

Jatobá/Eleições 2020: Candidato a prefeito Naldo será entrevistado ao vivo no 'Acordando com as Notícias' nesta quinta (15/10/) na Web Rádio Petrolândia

 


O candidato a prefeito do município de Jatobá, Naldo, será entrevistado ao vivo nesta quinta-feira (15/10/2020), pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia. 

Na entrevista, que deverá ter início a partir das 08h00, entre outros temas, o candidato vai falar sobre assuntos pertinentes ao município, fará avaliação do que se espera para as eleições deste ano, analisará o atual cenário político da cidade, e de seu propósito de trabalho. 

O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Posteriormente a entrevista será transformada em reportagem no Blog de Assis Ramalho.


ATENÇÃO CANDIDATOS!
Para agendar entrevista, Contatos com a Redação do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia

Celular (87) 9.9955-1186 (WhatsApp)
E-mail: contato@assisramalho.com.br



Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar. O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Clique na imagem abaixo para ouvir a Web Rádio Petrolândia.



>>> Web Rádio Petrolândia tem nova versão do app na Play Store

Da Redação do Blog de Assis Ramalho