terça-feira, 21 de outubro de 2014

'' Os tucanos olham para o Nordeste com preconceito", diz Dilma em Pernambuco

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, durante ato político em Petrolina (PE) (Foto: Juliane Peixinho/ G1)
Dilma posa para fotografia ao lado de operários da fábrica da Jeep em Goiana (PE) (Foto: Luna Markman / G1)
O ex-presidente Lula discursa ao lado de Dilma em ato de campanha nas ruas do Recife

A presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, criticou nesta terça-feira (21), durante ato de campanha em Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco, a informação de que os autores das propostas da área econômica do programa de governo do tucano Aécio Neves planejam promover uma auditoria em bancos públicos, caso o presidenciável do PSDB vença a disputa pelo Palácio do Planalto. Reportagem publicada na edição desta terça do jornal "O Estado de S. Paulo" afirma que a equipe econômica de Aécio pretende começar a trabalhar na devassa das contas "já na próxima segunda-feira", se ele for eleito.

O texto relata que os auxiliares do tucano estão convencidos de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal "acumulam um grande volume de valores a receber do Tesouro Nacional, sem que se saiba exatamente quanto".

Acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma atribuiu a ideia de auditar as duas instituições financeiras públicas ao ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga, que foi anunciado em meio à campanha presidencial como futuro ministro da Fazenda, na hipótese de Aécio ganhar a corrida presidencial. Em tom irônico, a petista disse que Fraga, atualmente um dos sócios da Gávea Investimentos, deve desconhecer que os bancos públicos já são submetidos a auditorias internas e externas do Banco Central.

Jatobá: Santa Luzia e Bom de Bola conquistam 3ª Copa da Juventude de Futsal

Vice-prefeito Itomar Tolentino Varjão esteve presente no ato das premiações

No sábado passado (18) foram realizadas as finais da 3ª Copa da Juventude de Futsal na cidade de Jatobá. O campeão da categoria Sub-11 foi o Santa Luzia, após vencer por 9x5 o CPA.

O Santa Luzia também disputou o campeonato na categoria Sub-13, mas esbarrou na defesa do Bom de Bola de Jatobá, vencedor do duelo pelo placar de 2x1. 

Clique e confira a premiação individual e detalhes do evento> aqui

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Ivaldo Júnior/Bom de Bola Jatobá

Candidatos poderão acessar cartão de confirmação do Enem a partir do dia 27

As provas do Enem serão nos dias 8 e 9 de novembro

A partir da próxima segunda-feira (27), os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão disponíveis na página do exame na internet. Para ter acesso, o estudante deve o informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), também a partir da próxima semana, começarão a chegar aos endereços informados pelos candidatos os cartões enviados pelo correio.

O documento de confirmação traz os dados pessoais do participante – nome, CPF, número de inscrição no Enem, data, hora e local das provas, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). Aqueles que acessarem o cartão pela internet deverão conferir as informações antes de imprimí-lo.

Caso cartões enviados pelo correio sejam devolvidos, o Inep entrará em contato com os candidatos por meio de SMS e mensagem eletrônica, por celular e e-mail. Segundo o instituto, quem não receber o cartão, não conseguir imprimir pela internet ou constatar erro no documento, deve entrar em contato com o atendimento ao participante, pelo telefone 0800616161.

Petrolândia: Sepultamento do corpo da jovem Cícera Suelen acontecerá nesta quarta, às 16 horas

Cícera Suelen (Cicinha)

Os familiares, parentes e amigos da jovem Cícera Suelen, 17 anos, vítima de acidente ocorrido na manhã de domingo passado (19), em Petrolândia, comunicam que o sepultamento do corpo será realizado às 16 horas desta quarta-feira (22) no Cemitério São Francisco. 

A chegada do féretro está prevista para as 21 horas desta terça-feira e o velório será realizado na Rua das Flores, n° 68, na Quadra 01 desta cidade. 

Homenagens - No perfil da jovem, no Facebook, amigos cumprem o ritual da despedida, com mensagens em homenagem a Cicinha, como era carinhosamente tratada.

Vítima de uma tragédia, a jovem pereceu na flor da idade. A família está enlutada e compreensivelmente inconformada diante da perda. Imagens do fatídico acidente, nos mínimos detalhes, estão espalhadas pelo morgue em que se transformou a Internet com a banalização da vida e a exploração de imagens mórbidas. Diante disto, o Blog de Assis Ramalho, em nome da família e amigos da jovem, pede que em respeito a este momento de grande dor apenas compareçam ao velório as pessoas verdadeiramente movidas por sentimentos de compaixão e caridade, pois é comum nesses casos acorrer uma multidão, movida somente pela curiosidade, levando à família transtornos em vez de levar o necessário conforto. 

Deputado Rodrigo Novaes reivindica reabertura do Banco do Brasil de Tacaratu


O deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi à tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (21), reivindicar a reabertura do Banco do Brasil de Tacaratu.

O Banco sofreu uma grande quantidade de assaltos nos últimos meses e, por conta disso, a superintendência resolveu fechar as portas.

"A população da cidade que perde. Tacaratu tem uma economia conhecida pela confecção de redes e mantas e distribui para todo o Brasil", justificou Novaes.

O parlamentar foi, ainda hoje, na Secretaria de Defesa Social, na companhia do prefeito no município, Gerson Silva, para tratar do assunto.

Assessoria de Imprensa - Deputado Rodrigo Novaes

Manifestação no oeste baiano quer melhorias ambientais para o Velho Chico

Meu Velho Chico, vamos lhe dar um gole d’água
Caminhada em Bom Jesus da Lapa. (Fotos: Almacks Silva, membro do CBHSF)
 Ponte de Bom Jesus da Lapa. 
 Coordenador da CCR do Médio São Francisco, Claudio Pereira lamenta baixo nível do rio. 

Lideranças e moradores de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, realizaram na ultima sexta-feira (17.10) uma caminhada em defesa do rio São Francisco. O ato, denominado Meu Velho Chico, vamos lhe dar um gole d’água, teve como objetivo protestar contra a degradação do meio ambiente. O baixo nível de água, os visíveis bancos de areia no rio, o uso intensivo do solo e a contaminação dos recursos hídricos são alguns dos problemas do São Francisco na região.

Durante a caminhada, que percorreu desde a Praça Marechal até a ponte da cidade, os mais de cinco mil participantes, entre moradores a representantes da sociedade civil, Prefeitura, instituições religiosas e comitês de afluentes do Velho Chico, levaram recipientes com água limpa e despejaram no rio.

TSE suspende três propagandas de Aécio


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu três propagandas do candidato Aécio Neves (PSDB). Todas, de acordo com os ministros que julgaram as questões, não têm cunho propositivo. As decisões foram divulgadas hoje (21). Com isso, são sete propagandas de Aécio suspensas pelo TSE após a nova orientação do tribunal, determinada na semana passada.

Em uma das propagandas, considerada “vazia de conteúdo propositivo”, além de “elaborada em tom jocoso”, pelo ministro Herman Benjamin, a coligação de Aécio diz que “Dilma e o PT estão fazendo a campanha mais baixa, agressiva e mentirosa de toda a história recente democrática do Brasil” e, ao final, afirmam que “Aécio é o Brasil sem medo do PT”.

Benjamin também suspendeu uma propaganda da coligação de Aécio que insinua o retorno do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, condenado no processo do mensalão, a um eventual segundo governo de Dilma Rousseff. No trecho, a propaganda diz que a candidata petista mandou embora o ministro da Fazenda exatamente num período de inflação e diz que “José Dirceu está saindo da cadeia, não sei se ela está esperando ele para assumir”.

CBHSF participa do seminário Diálogo Político OCDE/Brasil sobre Governança da Água

“O governo prometeu investir R$ 1 para revitalizar os rios, especialmente as matas ciliares, para cada R$ 2 investidos na transposição, e até agora não se viu nem um centavo”, disse Anivaldo Miranda, presidente do CBHSF, no encontro.

Especialistas brasileiros e estrangeiros realizaram dois dias de reunião em Brasília (DF) para o seminário Diálogo Político OCDE/Brasil sobre Governança da Água. O encontro é uma parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com a justificativa de fortalecer o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) para que ele possa atender aos desafios atuais e futuros relacionados à água.

O evento, cuja abertura contou com a presença dos ministros da Integração, Francisco Teixeira, e do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, além do presidente da ANA, Vicente Andreu, teve a participação de comitês de bacias hidrográficas de vários estados. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) foi um dos convidados. O presidente do colegiado, Anivaldo Miranda, participou dos debates e aproveitou a oportunidade para buscar sensibilizar os participantes e, especialmente o governo, para a importância dos comitês no processo de governança da água.

Prefeito de Tacaratu participa de Audiência com o Secretário Estadual de Defesa Social sobre o fechamento da agência do Banco do Brasil


Nesta manhã 21 de outubro, o prefeito José Gerson acompanhado do Deputado Estadual Rodrigo Novaes estiveram em audiência previamente agendada com o Secretário de Defesa Social, Dr. Alessandro, para tratarem sobre o fechamento anunciado da Agência do Banco do Brasil de Tacaratu, devido aos assaltos registrados, inclusive com solicitação de providências no sentido de garantir maior segurança ao comércio, as indústrias de tecelagem e aos cidadãos.

Visando manter a Agência em Operação, o Deputado Rodrigo Novaes que atendendo solicitação do Prefeito Gerson, já havia encaminhado no último dia 14 ao plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Indicativo com apelo para suspender a decisão, considerando que o fechamento causaria enormes prejuízos ao Município.

Assessoria da Prefeitura Municipal de Tacaratu

No Sertão de Pernambuco, Dilma critica falta de água em São Paulo

Dilma fala com a militância em Petrolina
 

A presidente Dilma Rousseff (PT) disparou contra os problemas de abastecimento de água no Estado de São Paulo, governado pelo PSDB, no discurso que proferiu em Petrolina, no Sertão do São Francisco, em Pernambuco, no início da tarde desta terça-feira (21).

“São Paulo, o estado mais rico do país, não se preparou para a seca. Já o governo federal se preparou e trouxe água para o Nordeste”, afirmou enérgica, próxima do Rio São Francisco. Os testes do sistema de bombeamento da Transposição começaram na semana passada. Os primeiros, falharam.

Em São Paulo, moradores de várias cidades e de alguns bairros da capital tem reclamado da falta de água em alguns períodos do dia, após a reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Oficialmente, apenas a cidade de Itu passa por racionamento. Os paulistas têm dificuldade de abastecimento devido a baixa no nível de água do Sistema Cantareira, que abastece 8,8 milhões de pessoas.

“Eu vim aqui pedir o voto de vocês. Mais do que o voto, eu vim pedir a fé de que nós não deixemos a bola cair, para que a gente vença junto”, pediu a presidente. Nesta quarta (22), os ministros Francisco Teixeira, da Integração Nacional, e Miriam Belchior, do Planejamento, irão visitar as obras da Transposição em Pernambuco.

Senado pode questionar governo sobre situação do Rio São Francisco

Foto: Lúcia Xavier

Aguarda designação de relator em Plenário requerimento do senador Kaká Andrade (PDT-SE) solicitando à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, informações sobre a situação dos reservatórios de água ao longo do Rio São Francisco. O parlamentar está preocupado com os impactos da estiagem prolongada sobre a disponibilidade de água para consumo humano e atividades produtivas, como irrigação e transporte hidroviário.

“Não são raros relatos de cidades com problemas no abastecimento de água e prejuízos de agricultores que dependem de irrigação ou do transporte hidroviário, de aquicultores e empresários do ramo do turismo”, diz o parlamentar, ao justificar o pedido de informação à ministra.

Kaká Andrade observa que os problemas surgiram com a instalação de hidrelétricas no São Francisco, como Sobradinho e Três Marias, e foram agravados com as secas dos últimos anos.

Ele afirma que, para diminuir o risco de racionamento de energia elétrica, o governo tem alterado a vazão das usinas, reduzindo ao mínimo a liberação de água nas barragens, o que compromete o abastecimento e as atividades produtivas que dependem das águas do rio.

Com as informações solicitadas ao governo, diz ele, o Senado poderá conhecer a real situação dos reservatórios e os procedimentos adotados pelo Executivo para a gestão da bacia do São Francisco.

Pedidos de CNPJ à Receita só serão aceitos online a partir de novembro


A Receita Federal anunciou hoje (21) que, a partir de novembro, os pedidos do CNPJ serão aceitos somente online. Os contribuintes brasileiros também deixarão de utilizar o Aplicativo de Coleta Offline do Programa Gerador de Documentos do CNPJ (PGD CNPJ 4.0). Esse aplicativo é utilizado para preenchimento de solicitações (inscrição, alteração e baixa) relativas aos dados cadastrais de pessoas jurídicas e equiparadas ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

A partir de 3 de fevereiro, os contribuintes deverão utilizar exclusivamente o Aplicativo de Coleta Online do CNPJ (Coleta Web) para preenchimento de solicitações cadastrais de inscrição, alteração ou baixa. Ou seja, não haverá mais necessidade de se fazer o download ou instalar qualquer programa para as solicitações.

Para os interessados, a Receita Federal oferece curso de ensino a distância sobre o CNPJ. O objetivo é facilitar o contribuinte sobre procedimentos e legislação. Com cinco cinco módulos, o curso terá, entre outros temas, legislação aplicada, cadastro sincronizado, atos cadastrais e Microempreendedor Individual (MEI).

Agência Brasil

Ministros fazem visita técnica às obras da Transposição em Floresta nesta quarta-feira

Eixo Leste da Transposição: o enchimento da barragem de Areias, semana passada, desperdiçou mais água do que o previsto para o "teste" (Foto: Assis Ramalho)

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, realizam, nesta quarta-feira (22/10), visita técnica às obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Pernambuco. A visita está prevista para acontecer às 10h, em Floresta, na Estação de Bombeamento 1 (EBV 1), onde os ministros acompanham os testes de bombeamento da estrutura.

A visita será aberta para imprensa e os ministros concederão entrevista após a agenda, às 10h30, no mesmo local.

Formado por dois canais que somam 477 quilômetros lineares, o Projeto de Integração do Rio São Francisco também envolve a construção de 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis para transporte de água.

Ministério da Integração Nacional/Assessoria de Comunicação Social

Petrolina recebe Caravana de Direitos Humanos para o Envelhecimento Digno

A caravana é uma iniciativa da Superintendência de Defesa e Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco, e já passou por Arcoverde, no Sertão do Moxotó, e Garanhuns, no Agreste Meridional. 

Começa nesta quarta-feira, 22 e segue até a quinta, 23, em Petrolina, a Caravana de Direitos Humanos para o Envelhecimento Digno. O evento faz parte do Mês da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.

O objetivo é fortalecer a política da pessoa idosa nos municípios, bem como os encaminhamentos em caso de violação, de qualquer forma, seja familiar, de vizinhos, ou violência financeira. Além disso, o encontro abre espaço para ouvida das demandas e de dúvidas com relação ao público a partir de 60 anos.

Gestores de Assistência Social e de Educação, Conselhos de Idosos, diretores de Instituições de Longa Permanência, ILPIs, promotores de Justiça e delegados participam da Caravana, que já passou por Arcoverde, abrangendo o público do Sertão do Moxotó, Sertão Central e Pajeú; e por Garanhuns, contemplando Agreste Meridional, Setentrional e Central. 500 pessoas foram contempladas.

Domingo foi de alegria para crianças de Afogados da Ingazeira


A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu no último domingo (19) a festa do dia das crianças para os pequenos afogadenses. O Ginásio Desportivo Municipal ficou pequeno diante da multidão de pais, avós e crianças que compareceram para aproveitar o momento de descontração e diversão organizado pela gestão municipal.

Praticamente todas as Secretarias do município envolveram-se na organização do evento. Do lado de fora da quadra coberta, a Prefeitura organizou a distribuição de algodão doce, pipoca, lanche e brinquedos. Uma tenda foi montada para que as crianças pudessem pintar os rostos com temas variados.

Dentro da quadra, artistas populares animavam a garotada com imitações, música e apresentações circenses. Um dos destaques foi Edson Barbosa, o popular “tiririca cover”. De voz e físico muito parecidos com o original, Edson demonstrou satisfação em poder levar a alegria para as crianças. “Este é o segundo ano que venho a Afogados, e é sempre muito gratificante ver esse espaço lotado, com as crianças interagindo e sorrindo,” finalizou o artista, chamando o repórter de “abestado”.

DETRAN abre novo período de inscrições para o Programa Carteira de Habilitação Popular (CNH Popular)


Grande parte das profissões exercidas ao volante requerem que o cidadão faça a adição ou mudança de categoria de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como acontece no caso de condutores que já dirigem automóveis (categoria B da CNH), mas desejam se tornar motoristas de caminhão (categoria C da CNH), de ônibus (categoria D) ou carretas (categoria E) e também nos casos de condutores de automóveis que desejam adicionar em sua CNH a categoria (de motocicleta) para atuarem como motofretistas ou mototaxistas.

Por este motivo, o DETRAN-PE escolheu os processos de Adição e Mudança de Categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como principais alvos do novo período de inscrições para o Programa Carteira de Habilitação Popular (CNH Popular), que vai de 21 de outubro a 23 de novembro de 2014.

Além disso, pensando em pessoas que precisam renovar a CNH para se manter no mercado, mas estão impedidas financeiramente, o DETRAN disponibiliza vagas para quem precisa realizar este processo.

Até o final do ano, o DETRAN-PE convocará 10 mil selecionados, que terão oportunidade de realizar, gratuitamente, todas as etapas para a Renovação da CNH, Adição das categoria A ou B ou Mudança de categoria da CNH.

Decisões recentes ameaçam direitos territoriais indígenas e abrem polêmica no STF

Guarani-Kaiowá comem terra em manifestação na frente do STF, nesta semana

Deliberações usam caso da Terra Indígena Raposa-Serra do Sol (RR) como referência e podem significar obstáculos a novas demarcações. Mas ainda não há consenso na principal corte do País sobre o assunto

Decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) colocam em xeque os direitos de centenas de comunidades indígenas que ainda reivindicam suas terras, em especial no Centro-sul. O teor das deliberações mostra, no entanto, que a polêmica deve durar e que ainda não há consenso dentro da mais importante corte do país sobre alguns aspectos da questão.

Uma das decisões foi tomada pela 2ª turma, em meados de setembro, e anulou a demarcação e a portaria declaratória da TI Guyraroká, em Caarapó (MS), argumentando que os índios não estariam na área reivindicada há mais de 70 anos. A determinação baseia-se nas diretrizes adotadas pela corte no caso da TI Raposa-Serra do Sol (RR), em 2009, no qual a data de promulgação da Constituição (5/10/1988) foi indicada como “marco temporal” para comprovar a posse indígena, ou seja, a comunidade teria direito à terra se estivesse nela nessa data.

O problema é que muitos povos indígenas não se encontravam, na época, e ainda não se encontram em seus territórios porque foram expulsos. O próprio acórdão do julgamento da TI Raposa-Serra do Sol reconhece que, em casos como esses, o “marco temporal” não seria válido.

Brasil conquista cinco medalhas na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia


A delegação brasileira conquistou cinco medalhas e outras premiações na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (Olaa), que aconteceu na última semana no Uruguai. São os melhores resultados do país desde a criação da competição em 2009. Com o resultado, o país alcança a marca de 16 medalhas de ouro, 12 de prata e duas de bronze na história da Olaa. A equipe brasileira foi selecionada com base na pontuação obtida na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), de 2013.

“Desde que recebi o convite para a seleção, me empenhei muito, era um sonho. Quando fui selecionado, fiquei muito orgulhoso em representar o meu país, e nos preparamos muito bem para isso”, disse o medalhista de ouro Romero da Silva, de 17 anos, de Itabira (MG). Ele está no 3º ano do ensino médio e já se decidiu por estudar engenharia aeroespacial na faculdade.

Nesta edição da Olaa, o Brasil conquistou três medalhas de ouro e duas de prata. Todos da equipe ganharam ainda o prêmio especial de melhor prova individual, por terem gabaritado os exames. Além de Romero, o ouro também ficou com os estudantes Rafael Charles Heringer Gomes, de Mogi das Cruzes (SP), e Wagner Fonseca Rodrigues, de Belo Horizonte (MG). Carolina Lima Guimarães, de Vitória (ES) e Lucas Hagemaister, de Porto Alegre (RS) ficaram com a prata. O grupo foi liderado pelos professores e astrônomos, João Canalle, coordenador da OBA, e Júlio Klafke.

São Paulo vive sob uma ameaça com toques apocalípticos: a água está terminando


O Estado de São Paulo vive hoje sob uma ameaça com toques apocalípticos: a água está terminando. Não se trata de uma previsão a longo prazo ou uma campanha de conscientização, é que não existe nenhuma garantia de que no próximo mês será possível abastecer a cidade, tampouco cerca de 70 municípios do Estado. Enquanto que na região metropolitana fala-se de cortes encobertos, no interior, a água já deixou de correr em muitas localidades.

A reportagem é de María Martín e publicada pelo El País, 20-10-2014.

A empresa estatal de saneamento Sabesp, que abastece 60% dos municípios paulistas, continua negando o racionamento. Já para as prefeituras e gestoras dos recursos hídricos dos municípios menores é mais difícil ocultar a falta de previsão e de investimento. Os cortes afetam 38% da população, mais de 15,5 milhões de pessoas, segundo uma pesquisa do Instituto Ibope de setembro.

Nesta maior crise hídrica do último século, EL PAÍS percorreu quatro municípios onde a falta de chuva e a gestão dos recursos determina o cada vez mais angustiado dia a dia dos moradores.

Cordeirópolis: O impopular prefeito da seca

O município de Cordeirópolis, a 160 quilômetros de São Paulo, não vai realizar sua tradicional festa do Rodeio este ano. O prefeito Amarildo Zorzo (PV) precisou escolher entre a dupla sertaneja e os bois ou o combustível que alimenta as bombas de água da cidade. Em estado de calamidade desde junho, a coisa não está para muita comemoração. A água da qual dependem quase 23.000 habitantes, acabará em um máximo de 60 dias.

TCE-PE comemora Outubro Rosa


Uma palestra do oncologista Rossano Araújo sobre Atualização no Câncer de Mama – Novas Perspectivas, foi o destaque da programação do TCE para marcar a passagem do Outubro Rosa. A palestra contou com a ampla participação dos servidores do Tribunal, que lotaram o auditório Nilo Coelho.

O médico falou da evolução e da alta incidência do câncer de mama entre as mulheres e apontou o diagnóstico precoce como a melhor forma de garantir a cura da doença. Rossano Araújo destacou a importância da realização do exame de mamografia, mais recomendado para as mulheres com idade acima dos 40 anos e da ultrassonografia, indicado para as pacientes com menos de 35, de manter uma dieta alimentar saudável e de ter hábitos regrados, tudo isso como reforço na prevenção da doença.

A programação do Outubro Rosa no TCE começou às 7h com a distribuição de material informativo sobre o câncer de mama e a venda de artigos como canecas, camisetas e biscoitos da Casa Rosa, organização sem fins lucrativos de acolhimento às mulheres, vítimas da doença, cuja sede fica no bairro da Encruzilhada. Um grande número de servidores externou seu engajamento à campanha usando uma peça de roupa ou acessório de cor rosa.

Frases do dia 21/10/2014: Coletânea IHU Online


Legado educacional

“Vale a pena insistir neste ponto porque o legado educacional desses anos (governo FHC) foi lamentável. Durante oito anos, o país não inaugurou nenhuma (há de se sublinhar, nenhuma) nova universidade federal. Ao contrário, quando o sr. Paulo Renato entregou seu cargo de Ministro da Educação, o país conhecera oito anos sem concursos públicos para professores universitários, deixando um déficit de 7.000 professores no sistema nacional” – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 21-10-2014.

MPPE recomenda ao prefeito de Goiana nomear aprovados em concurso


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Goiana (Mata Norte), Frederico Gadelha, nomear imediatamente todos os candidatos aprovados dentro das 287 vagas previstas no edital do concurso público para provimento de cargos de nível superior, técnico, médio e fundamental. A seleção foi realizada no ano de 2010 e teve a validade prorrogada até o dia 27 de outubro deste ano, data limite para a nomeação. A gestão municipal também deve recorrer ao cadastro de aprovados além das vagas para efetuar a substituição de servidores temporários que estejam ocupando vagas para as quais foi aberta a seleção.

Segundo informações recebidas pela promotora de Justiça com atuação na Defesa do Patrimônio Público de Goiana, Patrícia de Vasconcelos, o município não só deixou de convocar os candidatos aprovados dentro das vagas como também contratou, em detrimento dos aprovados excedentes, profissionais para exercer as funções de advogado, enfermeiro, técnico de enfermagem, professor e digitador, entre outros.

A ocupação precária desses cargos, seja por terceirização, comissão ou contratação temporária, configura, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), burla à exigência do concurso público, gerando direito à nomeação para os candidatos que excedem o número de vagas.

Jatobá: Inscrições abertas para novos cursos do PRONATEC ao público do Bolsa Família


A Prefeitura Municipal de Jatobá, através da Secretaria de Assistência Social, informa aos beneficiários do programa Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Cadastro Único que estão abertas as inscrições para os cursos do PRONATEC 2014.2. 

As inscrições estão sendo realizadas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, até quinta-feira, dia 23 de outubro, nos horários das 08h às 12h e de 14h às 17h. 

Confira os cursos ofertados:
-Agente de Projetos Sociais (Escolaridade: Ensino Fundamental completo)
-Agente de Inclusão Digial em Centros Públicos de Acesso à Internet (Escolaridade: Ensino Fundamental Completo)
-Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS-Português) (Escolaridade: Ensino Médio Completo)
-Programador de Sistemas (Escolaridade: Ensino Médio Incompleto)

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Jatobá

Paulo Afonso: Duda organiza o 2ª encontro para confraternização de ex-atletas no dia 27 de dezembro deste ano

Assis Ramalho recebe de Duda camisa do encontro de confraternização a ser realizado em Paulo Afonso no dia 27 de dezembro deste ano
Tuí mostra com orgulho a camisa recebida por Duda
Assis Ramalho e Tuí - presença confirmada no encontro
Duda, no auge de sua carreira quando defendia o time da Mendes Junior

 Portuguesa - Paulo Afonso- ano de 1981
Assis Ramalho é o 4ª em pé, da esquerda para direita (cabeludo). Na foto encontram-se  também Benoni, Abel, Pita, Bujega, Cassimiro, Everaldo,  Lisboa entre outros brilhantes atletas.
Time do Azimute-Itaparica- ano de 1985
Em pé: Adones(treinador), Ney, Joãozinho, Valmir Brasil,  Assis Ramalho, e Edízio.
Agachados: Cezar Campos, Ivaldo, Edilson Galego, Edson Madera, Lisboa e Altamir
Tuí, entre os irmãos Eron e Ivaldo em Jogo de entrega de faixa ao Olímpico, bi-campeão pauloafonsino de 1980

Será realizada em Paulo Afonso(BA) no dia 27 de dezembro deste ano, a 5a. Copa Sênior de Futebol. O evento que será realizado a partir das 7 horas no Campo da Associação ''Baba da Amizade''  faz parte da tradicional confraternização de ex-atletas que tiveram passagens marcantes pelo futebol de Paulo Afonso, Itaparica, Delmiro Gouveia, Petrolândia, entre outras cidades da região, nas décadas de 70, 80 e 90.

Pela segunda vez consecutiva a organização do evento será realizada pelo ex-craque Duda, que já deu início a distribuição dos kits (Camisa, calção e meião) para os ex-aletas convidados que irão participar da festa de confraternização dos boleiros. A organização dos três primeiros eventos, (2010, 2011 e 2012), foi realizada por Joãozinho, ex-atleta da Seleção de Futebol de Paulo Afonso e campeão do Intermunicipal de 1985, Joãozinho também fez parte da história do glorioso time do Azimute, de Itaparica, na década de 80, entre outras equipes do futebol de Paulo Afonso e região.
Esse blogueiro, que além de Petrolândia, teve passagem pelo futebol de Paulo Afonso, Itaparica, entre outras regiões, na década de 80 e 90, agradece o convite feito pelo amigo Duda, que esteve em Petrolândia no domingo (19) para a entrega do kit.

Tuí, outro ex-atleta de Petrolândia, que também teve passagem brilhante pelo futebol de Paulo Afonso, foi outro que foi agraciado com o convite feito por Duda no último domingo (19) na sede da AVEPE (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia).

Mais uma vez estaremos presentes no importantíssimo evento de confraternização, por que é sempre gratificante rever, em um mesmo encontro, ex-atletas e amigos. São momentos gratificantes da vida que com certeza não há dinheiro que pague. Viva o futebol ! viva a amizade!.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Revista IHU Online #456: As tecnociências e a modelagem da vida

Para ler a revista, clique na imagem

Por ocasião do XIV Simpósio Internacional IHU: Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, e a ser realizado nesta semana, nos dias 21 a 23 de outubro, a presente edição da IHU On-Line debate alguns dos impactos da tecnociência contemporânea. Contribuem na discussão alguns dos pesquisadores nacionais e internacionais que participarão do evento.

Contribuem para o debate Nikolas Rose, Jesús Conill, Flavia Costa, Luis David Castiel, Anna Quintanas Feixas, Alberto Cupani, Virgínia Chaitin e Luiz Mazzei, Halina Leal e Miguel Ângelo Flach, Irene Machado, Luiz Henrique Lacerda Abrahãoe Jennifer Prah Ruger.

Matérias em destaque:

Fonte: IHU Online

Em dia D de Dinamite, Vasco encara América na Arena das Dunas nesta terça

Joel Santana não definiu escalação da equipe

Desde sábado com a delegação vascaína pelo Nordeste, o presidente Roberto Dinamite tem longe de Natal, da Arena das Dunas, onde o Vasco joga esta noite contra o América uma importante definição para o seu futuro e do próprio clube. Em pauta de julgamento marcado para abrir o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro a partir das 13h, a liminar que mantém o atual presidente no poder será finalmente julgada. Horas mais tarde, às 19h30 - horário de Brasília -, o time entra em campo na luta pelo acesso contra um desesperado América-RN, que é o primeiro time da zona de rebaixamento.

No Vasco, a era Dinamite está perto do fim. Com um título conquistado (Copa do Brasil de 2011) e dois rebaixamentos - 2008 e 2013 -, o presidente, que acompanha a delegação nos dois jogos no Nordeste, vai saber o resultado do processo de longe. No Rio, advogados da chapa "Sempre Vasco", que conseguiu a liminar e anulou a decisão de veto à extensão do mandato de Dinamite do Conselho Deliberativo em reunião de 13 de agosto, do departamento jurídico do clube, da diretoria de transição e também de outros sócios que entraram como terceiros interessados no caso acompanham o julgamento.

Longe da tensão política, Joel luta pela sexta vitória no comando do Vasco - até agora, em 10 jogos, foram cinco resultados positivos, quatro empates e uma derrota, na última partida, contra o Santa Cruz. Fora de casa o time ainda tem dificuldades para se impor, o que o treinador espera começar a corrigir no jogo desta terça contra o América.

Clique e veja jogos desta terça da Série B
>Brasileirão Série B

Blog de Assis Ramalho
Por Globoesporte.com

Policiais federais entram em greve nesta quarta-feira


Policiais federais em todo o País farão uma greve de 72 horas, com paralisação de suas atividades, entre os dias 23 e 25, informa a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) em nota distribuída à imprensa. O movimento será iniciado no final desta terça-feira (22) com atos públicos de protesto em frente às unidades da PF.

Os policiais federais reclamam que o governo federal não cumpriu o acordo assinado no final da greve de 2012, que inclui a modernização da carreira na PF e o reconhecimento das atividades realizadas por todos servidores, ainda regidos por leis da época da ditadura militar.

"O estopim da greve é a recente Medida Provisória 657, que atropelou o longo período de negociações entre a Fenapef e o governo, ignorou as dezenas de propostas de modernização e beneficiou somente o cargo de delegado, criando uma espécie de concurso para chefe no serviço público federal", diz a nota. "Nos corredores da PF, a Medida Provisória é chamada de 'MP da Chantagem'. O motivo é a sua publicação na semana em que ocorreram os vazamentos do escândalo da Petrobras. A MP não reconhece os demais policiais, investigadores ou peritos, como autoridades competentes", acrescenta.

Conforme o presidente da Fenapef, Jones Borges Leal, afirma na nota, a MP 657, em vez de reconhecer os avanços da PF dos últimos anos, volta no tempo para criar um cargo político dentro da polícia, tornando o órgão mais dividido e burocrático. "Estão recriando a polícia fascista da ditadura militar, que não funciona, mas é fácil de controlar pelas indicações dos cargos de chefia", diz.

Estadão

Crise: Prefeituras de Alagoas começam a demitir



Demissões. O fantasma de todo mercado de trabalho se reveste de um tom ainda mais sinistro quando anunciado pelo próprio poder público – ainda que, de antemão, descarte que vá atingir os servidores efetivos.

A medida foi não apenas cogitada por alguns prefeitos, na reunião semanal da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), como já é adotada por pelo menos um deles: Rogério Farias, de Barra de Santo Antônio. A reunião, sempre às segundas-feiras, teve ontem um tom de maior preocupação, mas também o de mobilização em que prefeitos de todo o Estado fecharam as prefeituras como forma de chamar a atenção para a situação de esgotamento de recursos que vem presenciando, segundo o presidente da entidade e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas.

Ele diz que o alerta é dirigido à própria população das cidades, que devem ser as primeiras a sentir suas consequências. Lembrando um dos lemas do movimento municipalista, segundo o qual as pessoas vivem, estudam e trabalham não na União ou nos estados, mas no município, ele dispara: “o que a gente precisa é que esse discurso saia da boca e vá para os cofres dos municípios”.

Confira resultado das loterias da Caixa desta segunda (20); Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Styllus


20/10
Quina (Concurso 3618):
13 17 44 49 54

Lotofácil (Concurso 1121):
01 02 04 05 06
08 09 11 12 17
18 20 22 23 25

Loteca (Concurso 626):
>confira os resultados

Lotogol (Concurso 647):
>confira os resultados

>Veja todos os resultados