sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Guga Lins (PSDB), prefeito de Sertânia, é entrevistado pelo Blog de Assis Ramalho

Prefeito de Sertânia, Guga Lins (PSDB), em entrevista
 ao Blog de Assis Ramalho (Fotos: Lúcia Xavier)

O prefeito de Sertânia, Guga Lins (PSDB) esteve em Petrolândia no último sábado (24), prestigiando a Sessão Solene da Câmara Municipal que concedeu Título de Cidadão Petrolandense ao Senador Armando Monteiro (PTB-PE).  Após a solenidade na Casa Legislativa, foi servido um almoço de recepção, com show acústico de Jean Marks, na Chácara de Geraldo (Posto Rical), situada às margens do Lago de Itaparica. Na ocasião, a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou, com exclusividade, o prefeito Guga Lins.

Na entrevista o prefeito avalia o início de seu governo, afirmando que assumiu a prefeitura recebendo um município sucateado, mas que, na sua gestão, Sertânia já avançou muito e vai avançar ainda mais.

Guga Lins afirma que, nas eleições de 2014, apoiará Zeca Cavalcanti (PTB), ex prefeito de Arcoverde,  para deputado federal, e Júlio Cavalcanti (PTB) para deputado estadual. Quanto ao governo do Estado, Guga afirma que a tendência é o apoio a Armando Monteiro (PTB), se o Senador confirmar sua candidatura, mas que aguarda as definições dos candidatos para tomar uma decisão final.

Abaixo, na íntegra, a entrevista concedida pelo prefeito de Sertânia, Guga Lins (PSDB) ao Blog de Assis Ramalho:

Iniciamos a entrevista solicitando ao prefeito uma análise dos oito meses de seu governo em Sertânia:
Guga Lins: Primeiramente, eu gostaria de dizer que aqui, em Petrolândia, eu me sinto em casa, porque aqui tem muitos filhos de Sertânia. Eu quero fazer uma referência ao empresário Geraldo Melinha e aos seus irmãos, que moram aqui, e inclusive eu até estava falando com Lourival (Simões, prefeito de Petrolândia) e com o presidente da Câmara, Fabiano (Marques), dizendo que na minha primeira campanha, quando eu fui candidato a vereador, eu vim pedir votos aqui, porque aqui tem muitos sertanienses, e na ocasião foram dois ônibus lotados pra lá. Então, aqui eu me sinto em casa. Eu também tive a oportunidade de estar ontem em Jatobá, prestigiando a Festa da Tilápia (Fentija) com o nosso amigo Robson Leandro (prefeito de Jatobá), e ele também participou da nossa Exposição de Animais, lá em Sertânia, que foi agora no final de julho. Então é muito importante esse intercâmbio, para que a gente adquira mais experiências, e é bom a gente visitar outros municípios, para que a gente copie o que é bom, e o que é ruim a gente vá excluindo no nosso dia a dia. Sobre Sertânia, o que eu posso dizer da nossa administração é que nós pegamos um município sucateado em respeito a saúde, educação, assistência social. Nós também temos dificuldades com a questão do pessoal que ficou, porque era um pessoal que vinha de 16 anos de uma gestão e ficam aquelas pessoas  emperrando a nossa administração. Mas nós já avançamos muito. Fizemos o carnaval, no que diz respeito à questão cultural, fizemos a Exposição de Animal, o aniversário de Sertânia, fizemos a primeira Cavalgada dos Amigos de Sertânia, que foi um sucesso total. Então, realmente nós estamos promovendo a cidade.

Sobre a Educação:
No que diz respeito à educação, nós já conseguimos a construção de quadras, construção de cobertas de quadras, de escolas, já estamos pagando o piso (salarial) dos professores. Inclusive, já terminamos de pagar o retroativo. Também conseguimos cursos de graduação, de pós-graduação e cursos técnicos para o município, tudo isso, na nossa gestão.

Sobre a Saúde:
Na saúde, nós vamos fazer uma grande reforma no Hospital de Sertânia, estamos reformando todos os postos, o Centro de Saúde da Mulher, estamos pagando melhor aos agentes de saúde, aos médicos, estamos pagando um dos melhores salários de PSFs da região. Então, realmente nós estamos preocupados com o social, com a educação, com a saúde, com a política do idoso, da juventude, e estamos disponibilizando transporte gratuito para  os universitários que estudam em Monteiro (PB) e Arcoverde.  Nós estamos dando um foco em todas as áreas de Sertânia.


Sobre a Cultura:
Também já tivemos avanços na cultura. Estamos apoiando os artesãos, fazendo um levantamento das pessoas que realmente produzem em Sertânia.

Reuniões com os secretários e parcerias com governo estadual e federal:
Nós estamos fazendo reuniões de monitoramento com os nossos secretários, de quatro em quatro meses, para que a gente esteja em sintonia com o governo. Através de parcerias com o governo federal e com o governo do estado, estamos realizando várias ações e várias obras no nosso município.
Perguntamos sobre as principais obras a serem realizadas em breve pelo seu governo no município de Sertânia:
Guga Lins: O recurso que foi disponibilizado pelo Governo do Estado, que é o recurso do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal), vamos investir todo no Hospital de Sertânia. Essa é uma grande reforma que nós estamos fazendo, estimada em 1 milhão e trezentos mil reais, porque - como eu lhe falei - a saúde estava sucateada. Então nós tivemos a sensibilidade de investir todo esse recurso no Hospital de Sertânia. Também haverá a construção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e nós iremos fazer cinco academias da saúde, sendo três nos distritos e duas na cidade.
Perguntamos quais as maiores dificuldades que tem encontrado desde o início de sua gestão:
Guga Lins: As maiores são as dificuldades financeiras. A cada dia que passa os municípios estão recebendo menos recursos e, infelizmente, todos os municípios estão passando por dificuldades muitos grandes. Tudo isso nos preocupa, porque nós (prefeitos) estamos recebendo mais responsabilidades e menos dinheiro. Veja que no próximo ano a gente já vai ter que assumir a questão da manutenção da iluminação pública, que é algo obrigatório, em que todos os municípios terão que administrar a iluminação pública. Isso nos preocupa bastante porque - para que você tenha uma ideia - o (dinheiro) que está chegando no dia 20 (de cada mês) não dá nem pra gente repassar para a Câmara de Vereadores. Então, se a gente não tiver alguma reserva, se a gente não tiver um melhor acompanhamento sobre tudo isso, as coisas se complicam ainda mais.
Perguntamos se o prefeito já definiu seu apoio às prováveis candidaturas nas eleições de 2014, lembrando que o prefeito é do PSDB:
Guga Lins: Veja bem, nós temos parcerias com o Governo do Estado e com o Governo Federal, devido às circunstâncias. Sem essas parcerias, a gente não consegue realizar nada. Mas, no que diz respeito a apoio a candidatura ao Governo do Estado, nós ainda não temos uma definição. De acordo com o passar do tempo nós vamos tomar uma posição. Nós (no momento) estamos com uma simpatia muito grande pela candidatura de Armando Monteiro (PTB), mas estamos aguardando uma definição, para ver como é que vai se comportar tudo isso, para que a gente possa tomar uma posição. Vamos apoiar, para deputado federal, Zeca Cavalcanti (ex-prefeito de Arcoverde, do PTB) e, para deputado estadual, Júlio Cavalcanti, com quem vamos marchar juntos nessa caminhada para a grande vitória da nossa região.
Agradecemos a atenção do prefeito à nossa reportagem e o deixamos à vontade para as considerações finais da entrevista.
Guga Lins: Assis, muito obrigado. Eu agradeço a você e a todos de Petrolândia, que me receberam muito bem. Obrigado e até a próxima oportunidade.

Notícias relacionadas(clique):
>Câmara de Petrolândia concede título de cidadão honorário ao Senador Armando Monteiro
>Senador Armando Monteiro é entrevistado por Assis Ramalho
>Zeca Cavalcanti, ex-prefeito de Arcoverde e pré-candidato a Deputado Federal pelo PTB, é entrevistado pelo Blog de Assis Ramalho


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Petrolândia: Clínica Psicanalítica Vera Maria Souza de Carvalho oferece atendimentos especializados. Nova parceria do Blog de Assis Ramalho

Psicanalista Vera Maria Souza de Carvalho
O divã moderno (Fotos: Assis Ramalho) 
A Clínica Psicanalítica de Vera Maria Souza de Carvalho, situada no centro comercial de Petrolândia, oferece atendimentos psicológicos especializados na área de Psicanálise, Arteterapia e Psicopedagogia. 

Atendimento com hora marcada às terças, quartas e quintas-feiras, das 08h00 às 12h00.

Clínica Psicanalítica
Vera Maria Souza de Carvalho
ABEPE - 2.515 - 50200335
Rua Cecília Delgado - 1º andar (próximo à loja Donna K)
Contato: (87) 9991-2871



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

CNJ recomenda interdição de dois presídios no Ceará


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai recomendar ao governo do Ceará a interdição de dois presídios, devido a problemas de superlotação e péssimas condições de higiene. Os fatos foram constatados pelo Mutirão Carcerário, que verifica as condições das cadeias no estado.

Na Casa de Privação Provisória de Liberdade Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal, em Caucaia (CE), a coordenação do mutirão encontrou instalações superlotadas. A capacidade da prisão é 828 vagas, mas foram encontrados 1.172 detentos. O CNJ vai recomendar a interdição parcial da unidade e a transferência do excedente de presos para outras cadeias.

Serra Talhada: Fernando Bezerra Coelho e Eduardo Campos inauguram trecho da Adutora do Pajeú nesta segunda-feira


Nesta segunda-feira (02/09), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, inauguram, às 11h30, o trecho Serra Talhada e Calumbi da Adutora do Pajeú.

Com investimento total de R$ 547 milhões, as obras da Adutora Pajeú são executadas pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), entidade vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

Os primeiros trechos entregues evitaram o colapso de água na zona urbana e já beneficiam cerca de 90 mil famílias na região. Depois da conclusão da segunda etapa, os 598 quilômetros de extensão vão captar água do Rio São Francisco e do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco atendendo, com água de qualidade, 400 mil pessoas em 21 municípios de Pernambuco e oito da Paraíba.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional

Audiência Pública em Serra Talhada debate Transposição

Visita técnica ao canal da Transposição
Audiência Pública em Serra Talahada
Senador Humberto Costa (PT-PE)
Fotos: Társio Alves

Prefeitos, vereadores, deputados, lideranças políticas, integrantes do Ministério da Integração Nacional e representantes da sociedade civil se reuniram nesta sexta-feira (30), no município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, para debater o andamento das obras da Transposição do Rio São Francisco. A audiência pública foi proposta pelo relator da Comissão Especial que companha a obra no Congresso Nacional, senador Humberto Costa (PT-PE).

“O objetivo aqui foi verificar como andam as atividades da Transposição na Região e ouvir a sociedade sobre as suas demandas em relação a esse projeto. Acho que tivemos um evento muito positivo porque, especialmente em uma época como essa em que sofremos com a seca, sabemos como é importante fazer com que, o mais rápido possível, a gente tenha água nas torneiras da população sertaneja”, afirmou Humberto Costa. Pela manhã, o petista e o presidente da mesma Comissão, o senador Vital do Rego (PMDB-PB), visitaram trechos do empreendimento no município de Custódia.


Tacaratu: Prédio da Biblioteca Pública precisa de reforma urgente para proteger acervo do município

Biblioteca Pública Municipal D. João de Souza Lima
Fotos: Lúcia Xavier
Mezanino
Em meados deste mês de agosto, visitamos a cidade de Tacaratu, registrando nosso tour pela princesa das serras de Itaparica. Um dos locais visitados por nossa reportagem foi a Biblioteca Pública Municipal Dom João de Souza Lima.

Inaugurada em instalação própria em 2004, o prédio amplo com mezanino, guarda um acervo de cerca de 12 mil obras está à disposição da comunidade. Há também computadores para acesso à Internet, usados pelos alunos em pesquisas. A Biblioteca Pública de Tacaratu é referência para a região.

Mas, além do vasto e bem organizado acervo, chama a atenção o estado em que se encontra o prédio, com infiltrações no teto e paredes, bem como ameaçadoras rachaduras. Há mofo e reboco em estado precário, algo que pode ser visto em outros prédios da cidade, como a Casa de Cultura. A umidade do solo definitivamente não contribui para a conservação das construções da cidade. A Biblioteca Pública precisa de reforma urgente.

Todo o acervo à disposição do público está no espaço térreo, devido à interdição do mezanino, a área elevada. O mezanino foi desativada após o desabamento de parte do gesso do teto, que cedeu às infiltrações, ainda existentes, bem à vista, no telhado. Várias prateleiras, ainda sem uso, recebidas na gestão anterior, aguardam a recuperação do telhado para que o acervo, atualmente guardado até na cozinha, seja distribuído de forma funcional e o mezanino volte a ser usado como local de estudo. Por enquanto, é apenas um depósito de material e problemas.

Outro lugar que nos despertou a curiosidade na Biblioteca foi a área totalmente descoberta, no interior do prédio, separando a área de estudo de banheiros e cozinha. O local que, claramente, deveria ser um corredor protegido de sol e chuva, foi entregue pela construtora, em 2004, como um pátio a céu aberto. Assim, nos dias de chuva, o desafio dos servidores é atravessar o pátio sem se molhar, a fim de evitar danos aos livros manuseados durante o expediente.

Na cozinha, que parece estar desmoronando, encontramos rachaduras na paredes e marcas da água que lava as paredes nos dias de chuva. No local, por falta de espaço nos demais cômodos, estão guardadas obras que, apesar de desatualizadas, não podem ser descartadas por serem tombadas.

Esperamos que o prédio da Biblioteca Pública possa entrar na lista de prioridades da atual administração de Tacaratu, um lugar onde a cultura de nossa região possui importantes raízes.

Para ver as fotos, clique aqui>Biblioteca Pública de Tacaratu

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Paulo Afonso-BA: Prefeitura divulga programação completa da Copa Vela 2013



A grande novidade da Copa Vela 2013 em Paulo Afonso(BA) é a volta do trio elétrico para a avenida, que trará ao grande público os artistas locais, que vão agitar em cima do trio, arrastando milhões de foliões ao som de muita música. O trio estará os três dias na avenida garantindo a alegria. 
Este ano, a mistura de ritmos está garantida com a apresentação da Banda Cheiro de Amor; do ex-Barão Vermelho Frejat e dos Paralamas do Sucesso, dois ícones do pop rock nacional. O evento acontece de 6 a 8 de setembro, está na sua 24ª edição e promete reunir novamente milhares de pessoas na Avenida Apolônio Sales.

Confira a programação completa com as bandas e locais
Palco 1
Sexta-feira (06/09)
23:45 Cheiro de Amor

Sábado (07/09)
23:45 Frejat
               
Domingo (08/09)
 23:45 Paralamas do Sucesso

Palco 2
Sexta-feira (06/09)
21:45 Gean Ramos

Sábado (07/09)    
 21:45 Garotos da Bahia

Domingo (08/09)     
21:45  Nathy Blue

Trio Elétrico Avenida
Sexta-feira (06/09)
1:30 Marreta You Planeta

Sábado (07/09)
1h30 Bom Swing

Domingo (08/09)      
1h30 Acadêmicos

Prainha
          Sexta (06/09)           
12h30 Leva City  
15h Traz a Massa

Sábado (07/09)  
 11h Balandauê
13h30 A Vibe
 16h Nababus

Domingo (08/09)
11h Blackout
13h30 Eternos Amigos
16h Sutac

Com informações do Blog de Ozildo Alves

Paróquia de Petrolândia informa que camisetas da Festa do Padroeiro, São Francisco de Assis, já podem ser encomendadas


Camisas da Festa São Francisco de Assis 2013
Festa de S. Francisco de Assis em 2012 - Foto: Assis Ramalho
A Festa do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, está se aproximando. As festividades começam no final de setembro. 

Irmã Talita Angélica comunica a todos que as camisas podem ser encomendadas na Secretaria da Paróquia. O preço será entre 18 e 20 reais.

A programação religiosa será divulgada em breve pela Paróquia de Petrolândia. 

Notícias relacionadas - Relembre a Festa do Padroeiro de Petrolândia em 2012(clique):

Redação do Blog de Assis Ramalho

Justiça autoriza transferência do corpo de Dominguinhos para Garanhuns


O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) autorizou a transferência do corpo do cantor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, que está enterrado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, para Garanhuns, no Agreste do estado, cidade natal do artista. A decisão é da juíza Andréa Duarte Gomes, atendendo a um pedido do filho do músico, Mauro José Silva de Moraes. A sentença saiu na quinta (29), mas foi divulgada somente nesta sexta (30). 

Mauro ingressou com ação na 1° Vara Cível de Paulista, no dia 2 de agosto, alegando que a remoção seria uma forma de tentar respeitar um dos últimos pedidos do pai, que expressou o desejo de ser sepultado no município onde nasceu. “É uma felicidade muito grande poder atender a um dos últimos desejos do meu pai. Estou sabendo que a prefeitura já está construindo um mausoléu em Garanhuns. Agora vamos preparar tudo pra que seja respeitada essa vontade dele”, comemorou.


Armando Monteiro: “Pernambuco ainda tem muitos desafios pela frente”

Armando Monteiro discursa em encontro do PTB (Foto: José Alves)
Pernambuco avançou, mas é preciso que este processo de desenvolvimento se torne permanente. Este foi o conceito-chave do discurso feito pelo senador e presidente estadual do PTB, Armando Monteiro, no encerramento do encontro de vereadores do partido que reuniu mais de 700 pessoas nesta sexta-feira (30), em Caruaru. Além dos legisladores municipais, o partido demonstrou força ao atrair para o encontro prefeitos, vice-prefeitos, deputados federais e estaduais e lideranças politicas de diversos partidos da Frente Popular de Pernambuco.

“Nós temos muito o que fazer para que esse processo de desenvolvimento de Pernambuco possa se perenizar, de modo a incluir uma grande parcela de pernambucanos que ainda estão à margem. É isso o que hoje nos aflige. E é isso o que o PTB de Pernambuco discute, para oferecer ao Estado uma proposta alicerçada numa visão de futuro. Não é justo que o pernambucano do Sertão tenha um terço da renda do pernambucano do Recife e da Região Metropolitana. Não podemos ter pernambucanos de duas ou três categorias. É preciso distribuir melhor o desenvolvimento”, declarou o senador Armando Monteiro.

Leitor pede notícias de amigos de Petrolândia


O leitor Sebastião Mota deixou a seguinte mensagem, procurando conhecidos seus de Petrolândia.

"Se possível, gostaria de ter notícia da família de Osmarina, filha do Sr. Osmar e Dona Raimunda. Ela tem um irmão chamado Paulo, ele possui uma deficiência mental. Da última vez que os visitei, moravam na Agrovila 5, como quem vai sentido Petrolândia/Floresta." Sebastião Mota

Se você tem alguma informação, por favor, clique aqui>Deixe seu recado

O Blog de Assis Ramalho agradece a sua participação.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Sexta-feira tem rodízio de massas no Restaurante Donna Júlia

Leonardo e Callynny

A sexta-feira é especial, com rodízio de massas no Restaurante Donna Júlia, em Petrolândia. Esta noite os clientes também poderão degustar petiscos de festas (coxinhas, canudinhos e empadinhas) gratuitamente, além de apreciar a novidade: chocolate quente suíço. 

Restaurante Donna Júlia, organização de Leonardo e Callynny, oferece cardápio variado, com grande diversidade de massas, carnes, saladas, sobremesas etc, trabalhando com self-service, prato comercial e marmitas. Para conforto dos clientes, o ambiente é climatizado.

Restaurante Donna Júlia
Tempero diferente para seu dia a dia
Av. Djalma Wanderley, 397-B (pátio do Posto Rodrigás)
Petrolândia (PE)
Telefone: 87-3851-2121
Horário de funcionamento: 
Diariamente das 6h30 às 21h30, exceto domingos à noite.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Escola de Contas Públicas do TCE oferece Curso sobre o Regime Diferenciado de Contratações Públicas de 2 a 6 de setembro


Profissionais que trabalham na área de licitações e contratos na área de engenharia têm uma oportunidade única de se atualizar sobre o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). É que a Escola de Contas Públicas está oferecendo um curso sobre o tema entre os dias 02 e 06 de setembro.

O Curso “Pressupostos para contratação integrada no Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC)” já está com inscrições abertas ao público e podem ser feitas pelo site do TCE ou da Escola de Contas Públicas. O professor Adolfo Luiz Souza de Sá, servidor do Núcleo de Engenharia do Tribunal de Contas (TCE-PE), vai mostrar o arcabouço jurídico brasileiro quanto ao Regime Diferenciado de Contratações; as novidades e a abrangência das leis; a justificativa técnica e econômica, contratação integrada e o critério de julgamento de técnica e preço, entre outros.

Pesquisas do Projeto São Francisco revelam que seca existe há 10 mil anos

Serra da Capivara em São Raimundo Nonato, no Piauí
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o governador do Piauí, Wilson Martins, visitam, nesta sexta-feira (30), o Museu do Homem Americano, localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). O acervo apresenta a história do homem de 100 mil anos atrás até a chegada do colonizador branco. O Museu é considerado o mais completo e moderno da América do Sul e possui laboratórios de arqueologia, paleontologia, registros rupestres e vestígios orgânicos e cerâmicos.

Parte da exposição é formada por descobertas feitas durante pesquisas arqueológicas nas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que cruza quatro estados brasileiros: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Dois importantes achados ocorreram desde o início dos estudos, em 2009: que a seca existe há 10 mil anos e a confirmação da convivência entre o homem e a megafauna, composta por animais da era do gelo.

Morre o sanfoneiro Duda da Passira

Duda da Passira no 'Sala de Reboco'
Morreu na madrugada desta sexta-feira (30), o sanfoneiro Duda da Passira. O artista estava internado há nove dias no Hospital da Restauração, no Derby, Recife, onde faleceu, após complicações causadas por uma hemorragia hepática. O velório de Duda da Passira será em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, cidade onde morava. 

O compositor e cantor de 64 anos dedicou 50 anos ao pé-de-serra, participando, inclusive, da turnê Danado de bom, ao lado de Luiz Gonzaga. Ele tinha músicas gravadas com Jorge de Altinho, Limão com Mel e Novinho da Paraíba. Dizem os amigos que são mais de 200 canções gravadas. 
 

PTB mostra força no encontro de Caruaru


Mais de 700 pessoas lotam neste momento a casa de Recepções Maria José, em Carua`ru, para participar do encontro de vereadores do PTB de Pernambuco.

O evento, liderado pelo senador e presidente estadual do PTB, Armando Monteiro, atraiu não apenas os legisladores municipais, mas também prefeitos, vice-prefeitos e lideranças de todas as regiões do Estado e de diversas legendas que compõem a Frente Popular de Pernambuco.

Os deputados federais petebistas José Chaves, Silvio Costa, José Augusto Maia e Jorge Corte Real, além dos deputados estaduais do partido, também prestigiam o encontro.

Ao discursar para os participantes no inicio do evento, o diretor da União de Vereadores de Pernambuco, João Batista, lembrou que, sob a liderança do senador Armando Monteiro, o PTB sempre deu atenção especial ao trabalho dos vereadores.

"Com este evento, o PTB prestigia o político mais próximo da população, o que conhece as reais necessidades dos municípios, que é o vereador", disse.

No evento, os vereadores também foram informados da criação de novos grupos de representação setorial do partido - PTB Jovem, PTB Mulher e PTB Empreendedor -, e assistiram a uma breve apresentação do site que esta sendo produzido pelo partido para intensificar o diálogo com os vereadores e demais filiados em todo o Estado.

Assessoria de Comunicação do Senador Armando Monteiro
Foto: José Alves/Divulgação

Petrolândia: Operação Malhas da Lei, em conjunto com a PMBA, erradica plantação de maconha em Glória (BA)


Na manhã desta sexta-feira (30), após levantamento realizado por policiais da Operação Malhas da Lei de Petrolândia, Sertão de Itaparica, e NIS II, policiais dos estados de Pernambuco e Bahia, trabalhando em conjunto a Operação Divisa Segura, erradicaram um plantio de maconha às margens do Rio São Francisco, no município de Glória (BA). Foram erradicados 15.000 pés da erva e 16 Kg de maconha pronta para o consumo.

Na ocasião, foi preso um dos cultivadores, de 26 anos de idade, natural de Petrolândia (PE), de posse de duas armas de fabricação caseira. Os demais empreenderam fuga pela caatinga. O elemento detido foi apresentado na Delegacia de Polícia de Glória, onde a ocorrência foi registrada, e está à disposição da Justiça.

Para ver todas as fotos, clique aqui>Operação Divisa Segura PMPE-PMBA

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: 4ª CIPM-Petrolândia/Divulgação

Concurso premia iniciativas da administração pública que promovam práticas de sustentabilidade


Estão abertas até o dia 15 de setembro as inscrições para o 5° Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade – Prêmio A3P que tem por objetivo reconhecer as iniciativas dos órgãos e instituições do setor público na promoção e na prática da agenda ambiental na administração pública. O prêmio é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente.

O evento contemplará as melhores iniciativas com troféus e certificados em quatro categorias: gestão de resíduos; uso e manejo sustentável dos recursos naturais; inovação na gestão pública e destaque da Rede A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas mediante o preenchimento da ficha de inscrição e do relatório da iniciativa, em formato eletrônico, que estão disponíveis no site da A3P. O regulamento e todas as informações sobre o prêmio também estão no site.

Para acessar o site, clique aqui>www.mma.gov.br 

Agência Brasil

Donadon: Veja a lista dos 50 deputados presentes à Câmara que não votaram na sessão de cassação do deputado-presidiário

Ajoelhado, Donadon agradece a manutenção do mandato
Cinquenta deputados estavam presentes na Câmara mas não foram ao plenário na sessão que iria decidir a cassação do deputado federal Natan Donadon (ex-PMDB-RO). As ausências contribuíram para livrar da cassação o deputado-presidiário, primeiro parlamentar preso desde a volta do país à democracia, em 1985.

Durante a votação, que é secreta, o plenário registrou apenas 233 votos pela cassação - 24 a menos do que o mínimo necessário. Outros 131 congressistas votaram pela absolvição e 41 se abstiveram. Dentre os 108 deputados que faltaram, 50 deles estavam no prédio e não foram votar.

Em números absolutos, o PT foi o partido que mais teve evasão de deputados: 11 não compareceram à sessão que poderia ter cassado Donadon. Proporcionalmente, o partido com mais "fujões" foi o PP: 21,1% dos presentes não votaram.

Natan Donadon foi condenado a mais de 13 anos de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia por meio de contratos de publicidade fraudulentos.

Confira a lista completa dos omissos:

PT
Angelo Vanhoni (PR);
Beto Faro (PA);
Biffi (MS);
Iriny Lopes (ES);
João Paulo Cunha (SP), condenado no julgamento do mensalão;
Marina Santanna (GO);
Miguel Corrêa (MG);
Odair Cunha (MG);
Pedro Eugênio (PE);
Pedro Uczai (SC);
Vicentinho (SP);

TCE aprova com ressalvas contas da Câmara do Recife do ano de 2011


O TCE aprovou com ressalvas a prestação de contas da Câmara Municipal do Recife do exercício financeiro de 2011, mas aplicou multa no valor de R$ 2.000,00 ao então presidente Jurandir Pereira Liberal. O relator do processo foi o conselheiro Dirceu Rodolfo.

O processo deveria ter sido julgado na Segunda Câmara mas o relator levou-o para o Pleno por achar indispensável a apreciação pelo colegiado da constitucionalidade do artigo 3º da Lei Municipal nº 678/2005, regulamentada pela Resolução nº 678/2005, que permite o ressarcimento, por meio de verba indenizatória, de despesas com aluguel de imóveis de propriedade dos próprios vereadores.

Esta iniciativa, segundo o conselheiro, está amparada na Súmula 347 do Supremo Tribunal Federal, cujo anunciado é o seguinte: "O Tribunal de Contas, no exercício de suas atribuições, pode apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do poder público".

TCE-PE - Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 30/08/13

MPPE cria Comissão de Direitos Homoafetivos e promove encontros regionais


A mais recente decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região quanto à questão dos direitos homoafetivos reconheceu a união homoafetiva de militar, permitindo que os militares tivessem os seus direitos homoafetivos reconhecidos como os dos civis.

Dentro desse contexto de avanços nos direitos homoafetivos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), numa ação pioneira, criou a Comissão de Direitos Homoafetivos. A primeira ação da Comissão será a realização de vários encontros sobre os referidos direitos visando promover um debate com toda a sociedade civil para consolidação de um marco nos direitos homoafetivos.

Nos encontros, que vão percorrer o Estado, será discutido o painel Aspectos Políticos, Jurídicos e Sociais do Direito Homoafetivo, sendo o primeiro em Recife, no dia 13 de setembro, no auditório do Banco do Brasil ― Av. Rio Branco, 240, Bairro do Recife.

Petrolândia: Agência de Empregos CLD comunica vagas de ajudantes para empresa de Minas Gerais


Carlenildo Gabriel, diretor da Agência de Empregos CLD, de Petrolândia, comunica que há vagas vagas de ajudantes para empresa de Minas Gerais.

Os candidatos devem procurar a  Agência de Empregos CLD ou ligar para 87-9999-8654 e 87-3851-1809.

CLD Agência de Empregos e Empreendimentos Turísticos oferece serviços de turismo, cursos profissionalizantes, segurança particular, serviços de assessoria e recursos humanos, conserto e manutenção de micros, seleção e recrutamento de mão-de-obra, eventos, publicidades, conveniência, currículos, xerox, digitações, de documentos, passagens aéreas e pesquisas no Internet.

CLD Agência de Empregos e Empreendimentos Turísticos ME
Rua Maria Gomes da Costa, 177, em frente à Praça da Quadra 12
Petrolândia (PE)
Telefone/Celular: (087) 9999-8654, 9633-9518 e 3851-1809
E-mail: agenciadeemprego_cld@hotmail.com 
carlenildogabriel1@hotmail.com


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informaçôes: CLD Agência de Empregos e Empreendimentos Turísticos ME

Prefeitura de Tacaratu promove 1° Seminário de Orientações e Desmistificações sobre a Saúde de Homem nesta sexta-feira (30)


A Prefeitura Municipal de Tacaratu, através da Secretaria Municipal de Saúde, convida todos os tacaratuenses a se fazerem presentes no 1° Seminário de Orientações e Desmistificações sobre a Saúde de Homem. O evento acontecerá nesta sexta-feira, 30 de agosto, a partir das 18 horas, no Tacaratu Social Clube.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem - PNAISH propõe qualidade de vida do homem jovem e adulto. São muitos os desafios a serem enfrentados, principalmente em relação às doenças que são mais frequentes no sexo masculino.

O PNAISH promove ações de Saúde, respeitando as diferentes maneiras de ser dos homens, organizando-se através de três eixos principais: Saúde Sexual, Reprodutiva e Paternidade, Violências e Acidentes em Geral e o acesso/acolhimento dos homens na Atenção Básica, que é a porta de entrada prioritária do SUS. 

É importante lembrar que os homens estão mais propensos a desenvolver doenças do coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes, hipertensão e possuem mais tendência à obesidade, além de viverem, em média, 7 anos a menos que as mulheres, pois estão mais expostos a acidentes de trânsito e de trabalho, em geral pelo uso de álcool e de drogas em maior quantidade.

Compareça. Homem que se cuida não perde o melhor da vida. 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Secretaria de Saúde de Tacaratu

Frases do dia 31/08/13: Coletânea IHU On-Line

Bancada da Papuda

"Varou a madrugada no presídio da Papuda a recepção ao deputado Natan Donadon, que voltava do Congresso com o mandato político preservado pelo voto secreto na Câmara. Pode ser o primeiro passo para a formação de uma futura bancada dos condenados. O deputado-ladrão já fala abertamente na elaboração de uma emenda parlamentar para melhorar a comida na cadeia" - Tutty Vasques, humorista - O Estado de S. Paulo, 31-08-2013.

Serra Talhada: Teve início nesta quinta-feira a festa da padroeira Nossa Senhora da Penha; confira programação

A cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, começou a receber a partir desta quinta-feira (29) a festa em homenagem à Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade. 
Programação
Palco Lagoa Maria Timóteo, a partir das 21 horas
Dia 3
- Garota Safada
- Léa Emanuelly
Dia 4
- Toca do Vale
- Léo Magalhães
Dia 5
- Simone e Silmara
- Limão com Mel
- Banda Vizzú
Dia 6
- Forró das Estrelas
- Fábio e Nando
- Gabriel Diniz
Dia 7
- Musa do Calypso
- Marina Elali
- Bené do Arrocha
- Kennedy Brasil e Daniel São Paulo

G1 PE

Comercial JS - Petrolândia, PE

Comercial JS

Salgueiro empata com o Inter em 2 a 2 e está fora da Copa do Brasil. Carcará se despede de forma honrosa

Internacional/Site oficial
A missão do Salgueiro era difícil. Praticamente impossível. Reverter uma vantagem de três gols do Internacional, feita no Rio Grande do Sul, soava quase uma utopia. Sequer as lembranças de já ter eliminado Vitória e Criciúma animavam para eliminar o "todo poderoso" Colorado. Mesmo poupando os atletas como D’Alessandro, Forlán, Juan e Kleber - e ainda com Muriel, Gabriel, Josimar e Índio lesionados-, os gaúchos não tiveram dificuldades para passar pelo o Carcará na Copa do Brasil, na noite desta quinta-feira, no Sertão. Dois a dois no placar.

Despedida honrosa, é verdade. Outro alento é que a equipe deixa o torneio com a melhor campanha feita por um time do interior pernambucano numa competição nacional de elite, ficando na 13ª colocaçao. O foco agora é o Nacional/AM, adversário do próximo domingo no primeiro mata-mata da Série D.

Salgueiro
Mondragón; Ricardo Braz, Ranieri e Alemão; Marcos Tamandaré (Gil Mineiro), Daniel, Moreilândia (Yusuke), Rodolfo Potiguar, Yerien e Elvis (Canga); Kanu. Técnico: Marcelo Chamusca.

Internacional

Alisson; Ygor, Ronaldo Alves, Alan e Fabrício; Aírton, Willians, Jorge Henrique e Alex (Alan Patric); Scocco (Otavinho) e Leandro Damião (Caio). Técnico: Dunga.

Ficha do jogo
Estádio: Cornélio de Barros (Salgueiro-PE)
Árbitro: Wagner Reaway (MT)
Assistentes: Marcio Eustaquio Santiago (MG) e Marrubson Melo Freitas (DF)
Gols: Jorge Henrique (Inter, aos 13 do 1ºT), Alex (Inter, aos 16 do 2ºT), Ranieri (Salgueiro, aos 12 do 2ºT) e Daniel (Salgueiro, aos 45 do 2ºT)

Diário de Pernambuco