quinta-feira, 30 de junho de 2016

Mutirão da Cidadania oferece serviços gratuitos em Águas Belas nesta sexta (1º)

Os atendimentos serão oferecidos nesta sexta-feira (1) das 8h às 12h (Foto: Assis Ramalho)

Os moradores de baixa renda de Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, vão receber serviços gratuitos nesta sexta-feira (1) durante o “Circuito pernambucano de ação social, palestras, oficinas de esportes e cidadania”. A ação é desenvolvida pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) que em parceria com outros órgãos do estado, oferece ao público ações de cidadania, bem-estar, saúde, e oficinas educativas. O evento acontece no Clube Society (Maracanãzinho), que fica na Rua Treze de Maio, nº 65, Centro de Águas Belas, das 8h às 12h.

A Secretaria de Defesa Social (SDS), em parceria com o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) e o projeto Resgatando a Cidadania permitirá aos participantes a emissão da carteira de identidade e foto 3x4. A equipe da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos vai emitir certidão de nascimento e casamento.


Comitê discute revitalização do São Francisco com ministro da Integração Nacional

Na reunião, foi anunciado que a presidência do Conselho Gestor de Revitalização passará a ser de responsabilidade da Casa Civil, e não mais do Ministério do Meio Ambiente (Foto: Ed Ferreira/MI)

A convite do ministro da Integração Nacional (MI), Hélder Barbalho, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco participou, nesta quarta-feira (29.06), em Brasília, de uma reunião que discutiu o programa de revitalização do Velho Chico. Estiveram presentes ao encontro o presidente e vice-presidente do CBHSF, respectivamente, Anivaldo Miranda e Wagner Soares, além do diretor técnico da AGB Peixe Vivo, Alberto Simon Schvartzman.

Na ocasião, o comitê voltou a cobrar a efetividade das ações que, até o momento, não aconteceram. “Esse programa precisa ter começo, meio e fim. Precisa de uma lógica de investimentos. Construir estrada não é revitalizar”, disse Miranda. Segundo ele, os recursos destinados ao programa estão sendo aplicados em obras que não priorizam a recarga hídrica da bacia. “Para nós, revitalização é recuperação hidroambiental. Em poucas palavras, aumentar a qualidade e quantidade de água. Só assim será possível mensurar se a revitalização está, de fato, dando resultado ou não”, afirmou.


MEC divulga resultado do Fies


O resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está disponível no site do programa. O resultado, previsto para hoje (30) saiu por volta das 22h. Desde o início do dia, estudantes aguardavam a divulgação e a demora causou ansiedade nas redes sociais. Até as 20h, o Ministério da Educação (MEC), não tinha previsão da divulgação.

O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.


Caso Morato: foragido da PF encontrado em motel em Pernambuco morreu envenenado

Substância encontrada no corpo do empresário está presente na composição do inseticida conhecido como "chumbinho"

O empresário Paulo César de Barros Morato, foragido da Operação Turbulência e encontrado sem vida no dia 22 de junho em um motel em Olinda (PE), morreu por envenenamento. A causa da morte foi confirmada hoje (30) pela Polícia Científica de Pernambuco.

A conclusão é de exames de DNA, histopatológico e toxicológico realizados nas vísceras do empresário. Segundo a polícia, não há a como saber, por enquanto, se Morato foi envenenado por alguém ou se tomou o veneno sozinho.

Tecnicamente, o termo que indica o envenenamento no laudo é “intoxicação exógena”. A substância encontrada no corpo de Morato é o organofosforado, presente na composição de um inseticida conhecido como chumbinho.


Entidades educacionais temem retrocesso em pautas com nova composição do CNE


A revogação das nomeações para o Conselho Nacional de Educação (CNE) poderá significar retrocesso em pautas de direitos humanos, disse hoje (30) a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora do Comitê DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Catarina de Almeida Santos. Nesta semana, o presidente interino Michel Temer revogou a nomeação de 12 conselheiros, que tinham sido nomeados no dia 11 de maio, um dia antes do afastamento da presidenta Dilma Rousseff.


"Desde a criação do CNE, nunca houve revogação de nomeação de conselheiros e isso, lógico, traz preocupação para a comunidade educacional", afirmou Catarina. A professora explicou que a preocupação deve-se à importância do conselho na definição de normas e no acompanhamento de políticas educacionais. Caberá ao CNE aprovar, por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), antes de ser encaminhada para a homologação do Ministério da Educação (MEC).

"No momento em que vemos, não só no Congresso Nacional, mas nas assembleias legislativas e câmaras dos vereadores, pautas conservadoras muito complicadas sendo debatidas, e a defesa muito séria da negação de direitos de grupos historicamente excluídos, como no caso de questões de gênero, orientação sexual e raça, o CNE tem papel importante."

De acordo com a professora, a base curricular precisa garantir uma forma de combater esse tipo de ação não só no âmbito da escola, mas também da sociedade. "Quando vemos a revogação da nomeação de 12 conselheiros, não sabemos quem será nomeado", disse Catarina.


Inajá: Prefeito Leonardo Martins garante recursos em Brasília


O prefeito de Inajá, Leonardo Martins (PSDB), voltou hoje de Brasília com a garantia de recursos para a construção de creches, escolas e uma quadra esportiva. O encontro com o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), foi proveitoso. ''De emediato foi liberada a penúltima parcela  para a cobertura da quadra da Escola Maria de Jesus e valores para a construção de outras duas creches'', adiantou Leonardo.

O prefeito, por sinal, tem ainda mais motivos para comemorar. Fará, nesta sexta-feira (1º), um dia de inauguração com a entrega de três ruas pavimentadas e da Praça Eduardo Campos.

 À noite, a banda Limão com Mel tocará na Praça em evento aberto ao público.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria da prefeitura de Inajá


Suspeito de assassinar duas crianças em Delmiro Gouveia (AL) é preso na Bahia


Um homem suspeito de assassinar o filho e a enteada foi preso na tarde desta quinta-feira (30), no município de Dias D'Ávila, na Bahia. O crime foi cometido em 26 de junho de 2011, em Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas.

Segundo informações da Polícia Civil, Adronaldo Felix da Silva, de 32 anos, é suspeito de matar o filho de 8 anos e a enteada de apenas três. No momento da prisão, ele estava utilizando uma identidade falsa.

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Civil, na época, o crime chocou moradores da cidade pela crueldade cometida contra as crianças, que chegaram a ser esquartejadas pelo assassino.


Documento novo do veículo será exigido a partir de amanhã


Termina nesta quinta-feira (30) o prazo limite para circular com o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular – CRLV, de 2015 das placas terminadas em 1, 2, 3 e 4. A partir de amanhã o novo documento será exigido pela fiscalização o CRLV 2016, já os condutores de veículos com placa terminada em 6, 5 e 7 terão até 29 de julho para circular com o documento de 2015.

O proprietário precisa ficar atento pois o CRLV 2016 só é emitido depois que são quitadas todas as taxas que compõem o Licenciamento 2016. São elas: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas (bombeiros, licenciamento), possíveis multas de transito vencidas e seguro obrigatório (DPVAT).


PRF recupera motocicleta roubada e prende suspeito em Serra Talhada

Ilustrativa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma motocicleta roubada em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. Durante uma fiscalização na BR-232, os policiais constataram que a moto Yamaha YBR 125, havia sido roubada no domingo passado no município de Arcoverde.

O condutor de 19 anos, foi detido no local. Ele e a motocicleta foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada.

Diário de Pernambuco


Petrolândia: Neste domingo (03) Petroclínica tem atendimento para realização de mamografia digital. Agende seu exame.


A Petroclínica, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, nº 436, na Quadra 09 de Petrolândia, próximo ao Atacado Sanfrancisco, informa que abrirá neste domingo (03) para realização de exames de mamografia digital, a partir das 7h30 da manhã até o meio dia.

Mulheres com mais de 20 anos poderão realizar a mamografia por apenas R$ 80,00 (oitenta reais). 

O número de vagas é limitado. Mais informações e agendamento de sua mamografia pelos telefones 87 99805-0774 ou 87-3851-2333.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Petroclínica


Miss Pernambuco ganha nova data e local

Curso preparatório das candidatas também está entre as novidades da 61° edição (Fotos: Divulgação)

O Miss Pernambuco está cheio de novidades em sua 61° edição. Este ano, o concurso será realizado no foyer da Universo, na Imbiribeira, com capacidade para duas mil pessoas. A data também mudou e será no dia 28 de julho. Ao todo, 30 candidatas do Sertão, Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana disputarão a faixa e a coroa de Miss Pernambuco 2016.

Outra novidade é o curso preparatório com duração de três dias. O encontro, realizado pela primeira vez na história do certame, será nos dias 1° e 2 de julho, no local do evento; e no dia 3, no Felix Hair Style, no Recife Golden Tulip Hotel. “Queremos reforçar que beleza não é o suficiente para uma miss. Portanto, aliar beleza e informação é algo imprescindível”, explica o organizador, Miguel Braga.


Waldemar Borges faz balanço das ações do Governo no encerramento do primeiro semestre na Alepe

Deputado Waldemar Borges (Foto: Rinaldo Marques/Alepe)

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges, fez um balanço da gestão Paulo Câmara na Reunião Plenária desta quinta-feira (30.06), no encerramento dos trabalhos do primeiro semestre na Casa. Antes de elencar as várias ações e obras realizadas em Pernambuco, o deputado ressaltou que sem dúvida este foi o semestre mais duro de todos os que viveu o Estado nas últimas décadas. “Não apenas porque ao longo desses últimos seis meses a crise brasileira recrudesceu, mas também porque ela já começa a comprometer o que conseguimos construir em Pernambuco no passado recente”, disse.

O parlamentar lembrou que a crise atinge a todos nacionalmente e que ela tem levado muitos estados brasileiros a mais absoluta situação de insolvência. “Já são 18 as unidades da Federação que estão com suas contas no vermelho. Em mais de 10 desses estados, já não há recursos sequer para pagar a folha de pessoal em dia. Em outros, a exemplo do Rio de Janeiro, os serviços públicos simplesmente colapsaram”, falou.


ONU elogia o Mais Médicos de Dilma, comemora Humberto

Senador também alertou para o desmonte que o governo interino pretende fazer no programa (Foto: Alessandro Dantas/Liderança PT Senado)

O Mais Médicos, programa de sucesso criado pela presidente Dilma Roussef (PT) em 2013, foi considerado uma das boas práticas relevantes para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em publicação do escritório da Organização das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul e do PNUD. A notícia foi veiculada no informativo Good Practices in South-South and Triangular Cooperation for Sustainable Development (em português, Boas Práticas de Cooperação Triangular Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável) e é a primeira de uma série desenvolvida pela ONU e pelo PNUD.

“Essa notícia comprova que realmente o Mais Médicos, que os atuais apoiadores de Temer tanto lutaram para acabar, chegou para ficar e é um dos programas mais importantes na área da saúde que o Brasil tem. Levamos atendimento médico para lugares que antes nunca teve um profissional e também onde as pessoas, muitas vezes, nunca tinham visto um médico na vida”, afirmou o líder de Dilma no Senado, Humberto Costa (PT-PE).


PSB defende celeridade para votação de cassação de Cunha

Danilo Cabral (Foto: Douglas Fagner)

Formada por 33 deputados, a bancada do PSB na Câmara Federal defende que não haja recesso parlamentar entre os dias 18 e 31 de julho para que haja continuidade nos processos de votação nas comissões e no Plenário da Casa. Os parlamentares manifestam compromisso com o estrito cumprimento dos prazos regimentais no processo de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Para os socialistas, é fundamental se votar a cassação dele antes do início das campanhas municipais.

O deputado federal Danilo Cabral explica que a bancada está atenta a eventuais manobras e interferências no sentido de evitar o cumprimento dos prazos para que a questão seja apreciada pelo Plenário. “Superar esta questão para que se destrave a pauta que a sociedade deseja que seja discutida e, com isso, o Legislativo recupere sua autoridade e legitimidade enquanto Poder”, afirma.


Eleições 2016: PSD/PE promove seminário para capacitar pré-candidatos e candidatos à reeleição

Foto: Renato Moreira/PSD

Com o objetivo de orientar os pré-candidatos e candidatos à reeleição de prefeituras e câmaras municipais do Estado sobre organização partidária para as eleições 2016, o Partido Social Democrático (PSD), presidido em Pernambuco pelo deputado federal André de Paula, realiza um grande evento nesta sexta-feira, 1º de julho, das 8h30 às 17h, em Recife. Os deputados estaduais pelo PSD/PE, Joaquim Lira, Rodrigo Novaes, Álvaro Porto e Romário Dias, estarão presentes.

De acordo com André de Paula, o seminário acontecerá de forma regionalizada. Neste primeiro momento, estarão participando os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), da Mata Norte e da Mata Sul. “O Agreste do Estado será contemplado posteriormente, com evento previsto para acontecer em Garanhuns. Por último, chegaremos ao Sertão pernambucano, fechando o ciclo de seminários na cidade de Serra Talhada”, explicou André de Paula.


Em visita a Belo Horizonte, ​Miguel Coelho conhece modelo de gestão inovador

Foto: Breno Pataro/PBH​

O pré-candidato a prefeito de Petrolina, Miguel Coelho visitou, nesta quarta-feira (29), Belo Horizonte. O socialista foi recebido pelo prefeito da capital mineira, Márcio Lacerda, que mostrou uma série de programas para agilizar e modernizar os serviços públicos na cidade. A reunião faz parte de uma série de visitas do pré-candidato para conhecer experiências exitosas de gestão dos municípios.

Na conversa com o prefeito Márcio Lacerda, Miguel recebeu informações sobre o sistema de atendimento que reduziu o tempo de emissão de licenças, alvarás e outros documentos da prefeitura. “Lá, é tudo automatizado e rápido. Ninguém precisa ir na prefeitura e preencher papel. Basta ter acesso a um computador ou celular com internet para realizar algo que as pessoas levam horas e até semanas para resolver”, resumiu deputado.


Petrolândia: FocVs Preparatório tem 6 aprovados no concurso da PMPE. Inscreva-se!


Faça como eles! Prepare-se com o FocVs e fique mais próximo do seu sonho!

O FocVs Preparatório, cursinho de Petrolândia, felicita seus 06 alunos aprovados no concurso da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE): Juliana Enda, Marcos Viana, Jales Freire, Nataniel Mendes, Waldeberto Fontes e José C. Santos.

O FocVs é recomendado para aqueles que sonham em se tornar servidores municipais, estaduais ou federais. O funcionalismo público oferece muitas vantagens para a carreira, como estabilidade no emprego, bons salários e gratificações.

Nova turma em formação. Inscreva-se já! O início das aulas está marcado para o dia11 de julho, não perca tempo!

O preparatório oferece aulas para os concursos: Tribunal de Justiça - PE, Polícia Militar da Bahia e Ceará e Corpo de Bombeiros - PE.

Aulas de segunda a sexta, das 19 às 22 horas.

Mais informações pelo número (87) 99939-2394 (Natália Lima) ou pessoalmente na Essencial Perfumaria, localizada na Avenida Auspício Valgueiro Barros, 365, Quadra 07, próximo à Petroclínica.

FOCVS Preparatório


Afogados da Ingazeira abre 12ª edição da Expoagro


Na noite desta quarta (29), a Prefeitura de Afogados da Ingazeira deu início às festividades de comemoração dos 107 anos de sua emancipação política com a abertura da 12° Expoagro, uma das maiores feiras nordestinas de caprino-ovinocultura. Realizada pela Prefeitura, a Expoagro tem o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, Caixa Econômica e Banco do Nordeste.

Estiveram presentes o Prefeito, José Patriota; a primeira dama, Madalena Leite; o Deputado Federal, Gonzaga Patriota; o Prefeito de Tabira, Sebastião Dias; o Gerente de Negócios do Banco do Nordeste, Marivaldo Manoel Júnior; o ex-prefeito de Afogados, Totonho Valadares, os vereadores Raimundo Lima e Igor Mariano, dentre outras autoridades.


Médico cria farmácia que receita alimentos frescos em vez de remédios


Quantas vezes você escutou que consumir um alimento específico ajuda a combater ou a tratar uma doença? Como tomar suco de laranja quando estiver gripado ou consumir mel ou própolis para melhorar a dor de garganta.

Claro que estes dois exemplos são banais, mas você sabia que se consumir os alimentos certos, isto traz diversos benefícios para a saúde?

Ciente das propriedades dos alimentos, o médico americano Dr. Garth Davis decidiu trocar as prescrições de remédios por receitas de consumo de alimentos orgânicos.

“Como médicos, nós realizamos cirurgias e prescrevemos remédios para os nossos pacientes ficarem bem. Por que não educá-los sobre alimentação saudável e disponibilizar frutas e legumes frescos a eles?”, questionou o médico em entrevista à imprensa local.


Curso oferecido pela Escola de Contas tem metodologia inovadora

Curso é voltado para servidores públicos que atuam na área de licitação e contratação pública e tem como objetivo oferecer informações sobre o planejamento nas contratações públicas.

A Escola de Contas do TCE abriu inscrições para o curso de Planejamento das Licitações. A capacitação tem como grande novidade o fato de utilizar o modelo pedagógico de sala de aula invertida.

Nesse novo modelo o aluno estuda os conteúdos básicos antes da aula, com vídeos, textos, arquivos e outros recursos. Em sala, o professor aprofunda o aprendizado com exercícios, estudos de caso e conteúdos que ajudam a esclarecer dúvidas e estimular o intercâmbio entre a turma.


Suspeita de queimar e matar mulher para roubar bebê é presa em PE

Pessoas se aglomeram na frente da Delegacia de Catende (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Uma mulher de 43 anos foi presa na quarta-feira (29) suspeita de sequestrar e matar outra mulher, de 31, para roubar a bebê dela. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu em Catende, na Mata Sul de Pernambuco, e a suspeita foi encontrada em São Joaquim do Monte, no Agreste.

Ainda segundo a polícia, a suspeita queria que a vítima doasse a filha para ela logo após o nascimento. Depois do parto, a suposta criminosa teria sequestrado a mãe e a recém-nascida para roubar a menina, conforme informou a Polícia Civil.

A mulher de 43 anos ainda teria queimado a mãe da criança viva, de acordo com a polícia. O corpo da vítima foi encontrado em fevereiro deste ano - ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.


Justiça Federal bloqueia R$ 19,5 milhões das contas do WhatsApp

Empresa descumpriu ordem de liberar mensagens trocadas por traficantes.
Esse é um desdobramento da operação Quijarro, deflagrada pela PF.

A Justiça Federal em Londrina, no norte do Paraná, mandou bloquear R$ 19,5 milhões das contas do WhatsApp, aplicativo eletrônico de mensagens, que pertence ao Facebook, por ter descumprido uma decisão judicial de liberar mensagens trocadas por traficantes investigados pela Polícia Federal. Esse é umdesdobramento da Operação Quijarro, que prendeu uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas na quarta-feira (29).

O valor se refere a multas acumuladas durante os últimos cinco meses. A cada notificação quinzenal o valor foi triplicando e alcançou, em junho, o valor bloqueado. A decisão determinando o bloqueio de contas da empresa é do dia 24 de junho.


Mais de 60 mil pés de maconha são erradicados em Carnaubeira da Penha, Sertão de PE

Maconha apreendida será incinerada em Floresta (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Donos do plantio não foram encontrados pela polícia (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Um plantio com 62 mil pés de maconha foi erradicado na quarta-feira (29) emCarnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco. O entorpecente foi localizado pela Polícia Militar na fazenda Baixão, zona rural do município.

A polícia não conseguiu localizar os responsáveis pelo cultivo do material - que estava pronto para colheita. Os pés de maconha erradicados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Floresta, no Sertão, que ficará responsável pelas investigações. O material apreendido será incinerado.

Do G1 Caruaru


Bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal em Goiás, foi pai há 10 dias


Preso pela Polícia Federal em Goiânia, na manhã desta quinta-feira, o bicheiro Carlos Cachoeira terá de celebrar atrás das grades uma felicidade genuína: o contraventor se tornou pai de uma menina há apenas dez dias, fruto de seu relacionamento com Andressa Mendonça. A criança é a primeira filha do casal.


Petrolândia: Neurologista Dr. Vitor Shirata atende na MedClinic na próxima segunda (04) a partir das 14:00 horas


A MedClinic Clínica Especializada informa que o Neurologista Dr Vitor Shirata atenderá na próxima segunda-feira (04 ), a partir das 14: 00 horas.

Marcação de consultas e mais informações o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 9-96662380

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de MedClinic


Remanso-BA: Malhadinha recebe pré-candidato a prefeito Marcos Palmeira


Malhadinha, a 60 quilômetros da sede de Remanso, na Bahia, é uma comunidade que, em todos os anos reúne o dobro de seus habitantes, em torno de 4 mil pessoas, na festa de encerramento da novena de São Pedro, o padroeiro local.

Comemorado no último dia das festas juninas, 29 de junho, São Pedro, padroeiro também dos pescadores, com devotos entre os mais necessitados, mesmo não sendo a maior das festas juninas, é o mais venerado nas pequenas comunidades do interior do Nordeste, como o caso da Malhadinha.





Petrolândia: Confira programação do Bar e Restaurante Donna Júlia para esse final de semana


Nesta sexta-feira (1º), aniversário de Petrolândia, o Bar & Restaurante Donna Júlia, na Orla da cidade, recebe a banda Seduzyr a partir das 20hh00. No sábado (02) é a vez do cantor Evânio Barbosa.


Compareça, prestigie nossos artistas e saboreie o cardápio do Bar e Restaurante Dona Júlia, administrado por Callynny e Leonardo.

Em um ambiente familiar e aconchegante, o estabelecimento comercial fica localizado na Avenida Dep. Milvernes Cruz Lima, na orla da cidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Bar e Restaurante Donna Júlia


Pesquisa: depressão atinge 10,2% dos brasileiros desempregados


Estudo que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (30) indica que, em 2013, 10,2% dos brasileiros com 18 anos ou mais que estavam fora do mercado de trabalho (um em cada dez) sofriam de algum tipo de depressão, de um total de 61,8 milhões de pessoas que não trabalhavam, nem procuravam emprego - em um universo de 93 milhões de empregados.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde 2015 – Indicadores de Saúde e Mercado de Trabalho. O levantamento contabilizava, na época, a existência de cerca de 160 milhões de pessoas integrando a População em Idade Ativa (PIA) do país, em um universo de 200,6 milhões de pessoas, segundo o Censo 2010.

Quando se analisa os brasileiros em idade ativa desocupados (5,7 milhões fora do mercado de trabalho, mas procurando emprego) em 2013, o percentual cai para 7,5%. Já entre as pessoas fora do mercado de trabalho (que não trabalhavam, nem procuravam emprego, embora em idade ativa), o total passa a 7,6%, o equivalente a 11,2 milhões. O percentual menor de trabalhadores com depressão foi verificado entre a população ocupada: 6,2%.


MEC divulga hoje o resultado do Fies


O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (30) o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Até as 18h de ontem, a poucas horas do fim do prazo, 265.856 estudantes estavam inscritos no programa. O resultado poderá ser consultado na página do Fies.

Nesta edição serão ofertados 75 mil financiamentos. Aqueles que não forem selecionados serão automaticamente inscritos na lista de espera. As vagas que não forem ocupadas pelos estudantes selecionados serão ofertadas à lista de espera de 4 de julho a 10 de agosto.

O resultado é uma pré-seleção, assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies. A contratação do financiamento fica condicionada à conclusão da inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e ao cumprimento das demais regras e procedimentos do programa.


Termina hoje prazo para sacar o PIS/Pasep


Hoje é o último dia para o trabalhador sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Até a última segunda-feira (27), 1,4 milhão de trabalhadores ainda não haviam sacado o benefício, de acordo com o Ministério do Trabalho.

Equivalente a um salário-mínimo (R$ 880), o benefício é pago a empregados que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2014 e tenham recebido até dois salários mínimos por mês nesse período.

O trabalhador também precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Os recursos não sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).


Vazão mínima defluente de 800m³/s em Sobradinho e Xingó é mantida até 30 de setembro

Foto: Lúcia Xavier

Nesta quarta-feira, 29 de junho, o Diário Oficial da União publica a Resolução nº 642/2016, da Agência Nacional de Águas (ANA), que mantém a vazão mínima defluente de 800m³/s nos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL/SE), no rio São Francisco, até 30 de setembro. A redução da defluência mínima foi solicitada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o patamar mínimo de 800m³/s está autorizado desde 21 de dezembro de 2015.

A bacia do rio São Francisco vem enfrentando condições hidrológicas adversas, com vazões e chuvas abaixo da média, com consequências nos níveis de armazenamento dos reservatórios instalados na bacia. Esta situação tem levado a ações de flexibilização das vazões mínimas defluentes dos reservatórios. Neste contexto, a ANA vem autorizando desde a Resolução ANA nº 442/2013 a redução da vazão mínima defluente abaixo de 1.300 m³/s (patamar mínimo em situações de normalidade) tanto em Sobradinho quanto em Xingó.


Petrolândia: Um exemplo de superação de vida



Hoje 30/06 é uma data que enquanto vida eu tiver nunca vou esquecer, pois esta fazendo 10 anos que nasci novamente naquele triste acidente. Mas hoje parei um pouco e olhei para "dentro de mim" e percebi quantos obstáculos, quantos momentos difíceis eu passei. Os momentos difíceis que já vivi. Hoje me sinto mais forte do que imaginava, apenas em momentos difíceis como este que passei é que descobri a coragem que tenho. O pior sentimento que alguém pode ter por si mesmo é PENA. Valorize tudo que acontecer na sua vida e descubra o poder de transformar a dor em força. Nunca desista. Quando você menos esperar, toda a coragem que você tem guardada vai aflorar e você vai se reerguer novamente. Graças a meu Deus hoje estou aqui junto da minha família que amo muito.

Paula Francinete Ramalho Leal


Redação do Blog de Assis Ramalho
Reprodução Paula Francinete Ramalho Leal


Ex-Miss Brasil encontrada morta pediu em carta para ter enterro simples

Enterro da modelo Fabiane Niclotti (Foto: Mateus Fontana/EGO)

Fabiane Niclotti, Miss Brasil 2004, foi enterrada em caixão fechado, nesta quarta-feira, 29, no Cemitério da Linha Furna, em Gramado, na Serra Gaúcha. Segundo uma prima da modelo, que não quis se identificar, a própria Fabiane pediu um enterro modesto na carta que deixou para a família. "Ela pediu para ser velada de caixão fechado e também para que não deixassem fotografar ou filmar o velório e o enterro", contou a prima.

Fabiane, que tinha 31 anos, foi encontrada morta em sua casa em Gramado, na noite de terça, 28. Segundo a Delegacia de Polícia Civil, "tudo indica que foi suicídio". A modelo sofria de depressão. A informação foi confirmada pela cunhada da miss e pelo delegado responsável pelo caso, o inspetor Gustavo Celiberto Barcellos: "Nós estamos trabalhando na hipótese de suicídio e investigando se ela sofria de depressão. Parece que já teria tentado se matar outras vezes".


Petrolândia: Dr. Fábio Romão, geriatra e clínico geral, atende na MedClinic nesta quinta (30) a partir das 14h30


A MedClinic, situada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima nº 292, na Orla de Petrolândia, informa que Dr. Fábio Romão, geriatra e clínico geral, estará atendendo nesta quinta-feira (30) a partir das 14;h30.

Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 9-96662380

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic


Criminosos explodem caixas eletrônicos de agência bancária em Lajedo, Agreste de PE

Criminosos explodiram dois caixas eletrônicos da agência bancária de Lajedo (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Criminosos explodiram dois caixas eletrônicos de uma agência bancária na madrugada desta quinta-feira (30) em Lajedo, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o grupo estava em dois carros e roubaram as gavetas dos dois caixas.

Ainda segundo a PM, não se sabe se alguma quantia em dinheiro foi levada. A polícia realizou buscas nas proximidades, mas os criminosos não foram localizados. O caso será encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.

G1 Caruaru


Petrolândia: Deputado Rodrigo Novaes recebe título de Cidadão Petrolandense nesta quinta (30)


O Poder Legislativo do Município de Petrolândia, sente-se honrado em convidar V.Exa., e digníssima família, para assistir à Sessão Solene, através da qual será concedido Título de “Cidadão'  Petrolandense” ao Deputado Estadual Rodrigo Novaes.

A presente sessão, será realizada nesta quinta-feira, 30.06.2016, às 19:00 horas, no âmbito desta Casa Legislativa.

Contamos, desde já, com a sua valiosa presença.

Atenciosamente.
Fabiano Jaques Marques
Presidente

Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia


Dois passageiros são baleados em assalto a ônibus no Recife

Suspeitos de assalto a ônibus foram presos em Afogados, Zona Sul do Recife (Foto: Renato Ramos/TV Globo)

Um assalto a ônibus deixou dois passageiros baleados, na tarde de quarta-feira (29), no Curado I, perto do Residencial Guararapes, na Zona Oeste do Recife. De acordo com informações da polícia e confirmadas pelo Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, por volta das 15h, um bandido entrou no coletivo número de ordem 339 da Empresa Borborema, que fazia Linha 346-Terminal Integrado de Passageiros (TIP)/ Conde da Boa Vista, e enunciou a investida. Ele estava armado com um revólver.

Segundo informações de testemunhas, após recolher objetos dos passageiros, o ladrão efetuou disparos. Uma mulher foi atingida de raspão na barriga. Recebeu os primeiros socorros e seguiu para o Hospital Pelópidas Silveira, na Zona Oeste do Recife. Passando bem, acabou liberada.


Carlinhos Cachoeira e ex-diretor da Delta são presos pela PF

Polícia Federal prende o bicheiro Carlinhos Cachoeira em Goiânia e leva para o aeroporto. - Jorge William / O Globo

No âmbito na Operação Saqueador, Policiais federais cumprem hoje (30) mandados de prisão de acusados de participação em um esquema de desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro, no valor de R$ 370 milhões. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), os principais acusados são o empresário Fernando Cavendish, presidente da empreiteira Delta, e o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Além dele, foram denunciadas 22 pessoas – executivos, diretores, tesoureira e conselheiros da empreiteira, além de proprietários e contadores de empresas fantasmas, criadas por Carlinhos Cachoeira, Adir Assad e Marcelo Abbud.


Petrolândia; Felicitações de mãe para filha no dia de seu aniversário

Aniversariante dessa quarta (29), Edyla Gomes Leal Ramalho

É inacreditável como os anos passaram rápido. Você faz 20 anos e para mim é como se eu estivesse todos estes anos lhe ensinando a andar... Mas a verdade, é que você já aprendeu a voar.
Peço a Deus neste seu dia tão especial, que lhe abençoe e proteja por todos os dias de sua vida. Que seu caminho Seja de vitórias, sucesso e felicidades! Eu lhe desejo muita saúde, paz, sabedoria, amor e felicidades em sua vida...
Parabéns, minha filha. Conte sempre com a sua mãe, ‪‬estaremos semprejuntas...Te amo!

Sinésia Gomes Leal Ramalho


Tacaratu; Missa e procissão marca encerramento da Festa de São Pedro no Olho D'água do Bruno


Na noite desta quarta-feira (29) um grande número de fiéis participaram da missa e pricissão de encerramento da festa de São Pedro, em Olho D'água do Bruno, zona rural de Tacaratu.

A missa foi presidida pelo pároco do município, padre Domingos.

O Blog de Assis Ramalho felicita a comunidade de Olho D'Água do Bruno pela bonita festa.

Ver mais fotos>Galeria de fotos do encerramento da Festa de São Pedro no Olho D'água do Bruno

Fotos: Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Notícia relacionada
>Prefeitura de Tacaratu realiza desfile cívico em Olho d'Água do Bruno, na zona rural do município

Redação do Blog de Assis Ramalho