Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 28, 2013
Publicidade

Cartão SUS vai ter nome social de travestis e transexuais

Imagem
Em apoio ao Dia da Visibilidade Trans, marcado para esta terça-feira(29), o Ministério da Saúde anunciou que travestis e transexuais poderão usar o nome social no Cartão SUS. Para o governo, esta é uma forma de reconhecer a identidade de gênero.
O ministério criou um cartaz que será distribuído aos profissionais de saúde, para reforçar o direito ao uso do nome social. A ideia é promover o acesso digno nos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República lançaram uma campanha de combate à violência contra travestis e transexuais por meio do Disque 100, que é um serviço de denúncia de atos de violência.
.

Ministro diz a prefeitos que redução do IPI é temporária

Imagem
A política de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para setores da indústria, como o automotivo e o da linha branca, é temporária, disse, hoje (28), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

O ministro disse que a diminuição nos repasses ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ocasionada pela desoneração será recomposta.

"Isso vai acabar. Lentamente vamos retirando as reduções [do IPI]. [O FPE e o FPM] serão recompostos com as receitas temporariamente utilizadas para nossa indústria recuperar sua atividade", afirmou Pimentel.

O ministro falou durante participação no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que vai até quarta-feira (30) em Brasília. Ele tratou da questão do IPI em resposta à pergunta de um dos prefeitos e reconheceu que a desoneração "acaba impactando a receita do município".

Fernando Pimentel disse que, diferentemente da desoneração da …

Governo do RJ desiste de demolir Museu do Índio para as obras do novo Maracanã

Imagem
O governo do Rio de Janeiro recuou e decidiu manter o prédio do Museu do Índio, no Maracanã, zona norte do Rio. “O estado ouviu as considerações da sociedade a respeito do prédio histórico, datado de 1862, analisou estudos de dispersão do estádio e concluiu que é possível manter o prédio no local”, diz nota divulgada na tarde de hoje (28). A decisão do governo fluminense ocorre dois dias após a liminar concedida pela Justiça à Defensoria Pública do estado impedindo a demolição museu, localizado ao lado do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.

Segundo a nota, o governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, irão declarar o tombamento do imóvel e definir qual será a destinação do mesmo. A restauração do prédio, de acordo com o governo estadual, ficará a cargo da empresa que vencer a licitação para as obras do Complexo do Maracanã, cujo edital sairá em fevereiro.

O comunicado diz ainda que “o governo está tomando às devidas providências para que o local seja desocupado…

Petrolândia: Família Aquino comemora aniversário de Ângela Maria no Bar do Nego

Imagem
Família Aquino e Abelha(Fotos, Assis Ramalho) Nego Samyr e sua turma competente Delegação de Floresta-PE
Neste domingo (27), as famílias Aquino e Abelha, duas das mais tradicionais  de Petrolândia, resolveram se reunir pra comemorar o aniversário de Ângela Maria Aquino dos Santos.

A confraternização aconteceu no tradicional Bar do Nego, na Roça de Samyr, à margem do rio São Francisco, na estrada da Serrota em Petrolândia.

O encontro também serviu para reunir parentes das duas famílias que vieram de Petrolina, Juazeiro da Bahia e São Paulo.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho também registrou na tarde deste domingo no Bar do Nego a presença de uma delegação de futebol da vizinha cidade de Floresta.

O time do Alto da Ermídia Futebol Clube jogou pela manhã uma partida amistosa diante da Associação Portuguesa de Petrolândia, no Estádio ''O galegão'', em que venceram pelo placar de 3 x 2. Logo após, toda a delegação foi tomar um chopp gelado e saborear os tiragostos e caldo…

Petrolândia: Segunda edição da Copa Codô será realizada esta noite no Ginásio de Esportes

Imagem
Na noite desta segunda-feira (28), a partir das 19 horas, será realizada a segunda edição da Copa Codô,  no Ginásio de Esportes, situado na Quadra 01 de Petrolândia.
A Copa Codô é homenagem ao saudoso atleta Clodoaldo Alexandre de Melo. Amigos e familiares participarão de dois jogos, sendo um feminino e outro masculino. 
Neste dia 28 de janeiro, Clodoaldo (Codô) completaria 41 anos de idade. O atleta fez parte das equipes do BEC , ASFD, Porto, Independente, MEC, Portuguesa e Cantareira, entre outros times de futebol.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho Com informações de Rosivaldo Castor

MPPE alerta operadora TIM a prestar informações precisas aos seus clientes

Imagem
A operadora de telefonia móvel TIM Celular S.A. foi alertada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que as lojas conveniadas/franqueadas do Estado orientem seus funcionários à esclarecer de forma precisa e específica o motivo de determinado cliente não ter direito a certo plano de serviço. Essa medida foi orientada através de recomendação do promotor de Justiça de Defesa do Consumidor Maviael de Souza, após receber denúncias de que a operadora não estaria justificando aos clientes a razão que os impedia de contratar planos. O documento confere ao Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) a função de fiscalizar seu cumprimento.

O promotor baseou-se nas determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para emitir a recomendação. De acordo com os termos do código, a prática de não informar detalhadamente os motivos da recusa é considerada desrespeito ao direito básico à informação, transparência e à lealdade das relações de consumo.
Para ler a matéria complet…

Prefeitos chegam a Brasília com lista de reivindicações

Imagem
Aumento nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e apoio para ações nas áreas de saúde e educação estão entre os temas citados por prefeitos para serem discutidos com o governo federal. Eles apresentarão os pedidos durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que começou hoje (28) e vai até a próxima quarta-feira (30), em Brasília. Os prefeitos também trazem demandas específicas dos municípios, como ações de combate à seca, e vem em busca de parcerias.
Para ler a matéria completa, clique em "mais informações" abaixo.

Procurador-geral do MPPE recomenda fiscalização a todos os Conselhos Tutelares e CMDCAs do Estado

Imagem
O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, emitiu recomendação a todos os promotores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) com atuação na Defesa da Infância e da Juventude para que solicitem da administração municipal de suas comarcas informações sobre o estado dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos de Direitos da Criança e Adolescente. Os dados devem indicar a situação de funcionamento, sobre recursos humanos, materiais e datas de reuniões, ou referentes à instalação, para aqueles em fase de implementação.

De acordo com a recomendação, todos os dados obtidos devem ser encaminhados ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (CAOPIJ) no prazo de 60 dias. A partir daí, cabe ao CAOPIJ registrar as informações e, em seguida, enviá-las à Procuradoria-Geral de Justiça. O procurador-geral ainda indica que nas cidades desprovidas de conselhos, os promotores tomem as providências necessárias para a implementação e funcionamento.

Os representa…

Jatobá: Em Itaparica, legado artístico de Marcel é deteriorado pelo tempo e pelo descaso

Imagem
Em 2012, o Blog de Assis Ramalho postou diversas matérias mostrando o trabalho do falecido artista plástico Marcel Bezerra da Silva (1955-2008).

No início de dezembro passado, registramos algumas das obras de Marcel, existentes ao longo das Avenida Eletrobrás (Sul e Norte), principal via do bairro de Itaparica, em Jatobá-PE. O legado de Marcel é rico, expressivo, mas são evidentes os sinais de deterioração e descuido com suas obras.

Marcel realizou belos trabalhos em Jatobá, município em que residia, Petrolândia e Tacaratu, em Pernambuco, e também em Paulo Afonso-BA. Mas é em Jatobá que a maior parte do acervo de Marcel está concentrada.

A coleção de trabalhos assinados por Marcel em Itaparica, situados em uma área valorizada da cidade, forma uma verdadeira galeria de obras de arte a céu aberto. É um patrimônio que deveria ser valorizado, restaurado, preservado e explorado como atrativo de Jatobá. Se houvesse ali uma única cerâmica assinada por Brennand, com certeza seria dado a ela …

Pai de prefeito é assassinado no interior da Bahia

Imagem

Começa nesta segunda-feira(28), encontro de Dilma com prefeitos

Imagem
Pesquisa feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) concluiu que 3.588 cidades brasileiras (64,4% do total) estão impedidas de celebrar convênios com o governo federal por irregularidades - cometidas por antecessores - apontadas pelo Cadastro Único de Convênios do Tesouro (Cauc).

Os novos prefeitos - houve renovação em 4.063 municípios (72,9%) - foram convocados pela presidente Dilma Rousseff para um grande encontro hoje e amanhã, em Brasília, quando o governo pretende mostrar a eles todas as ferramentas para que possam conseguir celebrar convênios sem passar por intermediários.

O Cauc é um serviço auxiliar de informações para transferências voluntárias que visa a reduzir a burocracia dos processos de convênios e volume de papéis, além de ampliar o nível de controle de exigências, possibilitando maior transparência.

Também compete ao cadastro facilitar a entrega de relatórios de gestão fiscal, execução orçamentária e balanço anual apenas uma vez pelo ente que assina o convê…

MPPE emite nova recomendação a prefeito sobre uso irregular de calçadas, praças e vias públicas

Imagem

Fifa custeará infraestrutura de telecomunicações durante a Copa

Imagem
O Ministério das Comunicações e a Federação Internacional de Futebol (Fifa) assinaram nesta segunda-feira (28) acordo que estabelece as obrigações na área de telecomunicações para a Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil. O acordo definiu que o governo federal será responsável por toda a infraestrutura fixa, que ficará como legado ao país, enquanto a Fifa custeará o que será usado apenas durante o Mundial.

“Tínhamos algumas diferenças entre o ministério e a Fifa, sobre o que era infraestrutura e o que era serviço. Resolvemos tratar que o que vai ficar no Brasil antes e depois da Copa será de responsabilidade do ministério. O que vai ser usado apenas na Copa será pago pela Fifa”, explicou o titular da pasta.

A previsão, até o momento, é que o governo federal desembolse R$ 380 milhões. Do total, R$ 200 milhões foram repassados ao orçamento de 12 redes metropolitanas. Os outros R$ 180 milhões, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destinará para reforço, treinamento, e…

Cerca de 80 pacientes continuam internados em estado grave no RS

Imagem
Em coletiva de imprensa nesta manhã, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que não houve mortes durante a madrugada e que cifra da tragédia é de 231 mortos; 40 feridos estão em Santa Maria, 37 em Porto Alegre e o restante em centros de atendimento a queimados em outras cidades.
Cerca de 80 pessoas com quadro de intoxicação respiratória continuam internadas em estado grave em hospitais de Santa Maria e Porto Alegre após o incêndio na boate Kiss, que deixou pelo menos 231 mortos. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, no Centro Desportivo Municipal de Santa Maria.

Segundo Padilha, 40 feridos estão em hospitais de Santa Maria e outros 39 seguiram para centros de referência no atendimento a queimados em outras cidades, 37 deles em Porto Alegre, ao longo da madrugada desta segunda-feira. Mais remoções devem ocorrer durante o dia.

Desde os momentos que se seguiram após a tragédia, mais de 300 pessoa…

Petrolândia: Vereador Dr. Eudes Fonseca solicita água encanada para comunidade Entre-Serras, em ofício ao Secretário Estadual de Recursos Hídricos

Imagem
Eudes José da Silva Fonseca, o Dr. Eudes, do PRB, vereador mais votado nas eleições para a Câmara de Petrolândia em outubro de 2012, assumiu seu primeiro mandato há poucos dias, mas já está apresentando ações para o município. 
No último dia 16, Dr. Eudes Fonseca viajou ao Recife, e entregou em mãos ao Dr. João Bosco, Secretário de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, um ofício em que solicita a implantação de água encanada na comunidade indígena Entre--Serras, situada em Petrolândia.

Abaixo reproduzimos o Ofício Gab PRB n° 001/2013, assinado pelo vereador Dr. Eudes.

"Exm°
Dr. João Bosco
MD Secretário de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco
Recife-PE

Exm° Senhor:

Tem o presente, a finalidade precípua de solicitar a V.Exa., os valiosos préstimos, no sentido de disponibilizar para esta região, mecanismos que possibilitem a implantação de água encanada, a ser destinada à Comunidade Indígena Entre-Serras, situada neste Município de Petrolândi…

Petrolândia: Prefeito Lourival Simões afirma que município receberá investimentos do Ministério da Integração

Imagem
Lourival Simões, prefeito de Petrolândia-PE Foto: Assis Ramalho 
Por meio de postagem em seu perfil na rede social Facebook, o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, afirma que neste sábado (26) reuniu-se com o Ministro da Integração, Fernando Bezerra, e obteve investimentos para o município de Petrolândia e região. Veja a mensagem abaixo, na íntegra:

"Ontem estive reunido com o Ministro da Integração, Fernando Bezerra, tratando de investimentos para Petrolândia, dentro em breve teremos novidades para nossa Cidade! Inclusive sobre a Transposição, investimentos nos perímetros irrigados existentes, inclusive nos assentamentos dos Sem Terra, tratamos também da expansão dos perímetros para os filhos dos assentados! Encontro extremamente positivo para Petrolândia e Região!"

Vamos torcer que esses investimentos aportem em nossa região o mais brevemente possível.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

INSS revisa 2,3 milhões de benefícios

Imagem

Imip doa pele para tratamento de vítimas da tragédia em Santa Maria

Imagem

Publicidade