segunda-feira, 20 de abril de 2015

Petrolândia: Veja resultado da Pelada da AVEPE realizada neste domingo (19) no estádio ''O Galegão''


Neste domingo, 19 de setembro de 2015, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 6 às 7 hs da manhã):
Camisa Azul 5 x 3 Camisa Amarela
Gols do Camisa Amarela: Nona (2) e Carlos Sarafim
Gols do Camisa Azul: Pantera, Loró, Beto e Louro da Petrovidro


Camisa Azul: Rocha, Pala, Eraldo, Aldenir de Nenéu, Bebeto, Pantera, Loró, Renato Epifânio, Zezinho, Louro e Hiran

Camisa Amarela: Vaquinha, Aparecido, Burrinho, Zé Sandes, Pedão, Lenilson, Léa, Severino Messi, João de Dezinho, Carlos Sarafim e Nona

2ª pelada (das 7 às 8 hs da manhã)
Camisa Amarela 4 x 2 Camisa Azul

Gols do Camisa Azul: Tinho (2) Jailton e Pantera
Gols do Camisa Amarela: Loró e Ivaldo Vieira

Ver mais fotos>Pelada da AVEPE - 19/04/2015

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Churros Express passa a funcionar a partir desta segunda-feira (20) em novo endereço



Churros Express, onde você encontra os churros deliciosos, com recheios de leite condensado, chocolate e doce de leite, anuncia a sua clientela que está de novo endereço. A partir desta segunda-feira (20) o estabelecimento passou a funcionar ao lado da Praça da Matriz, próximo à Igreja São Francisco de Assis.

Como novidade, a Churros Express também passa a servir aos seus clientes sopa, churros, sucos e salgados.

Churros Express
Organização de Sérgio e Elane
Contatos e encomendas: 87-9615-1952.

Ver mais fotos>Churros Express em novo endereço


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

MPPE obtém liminar para suspender seleção simplificada de professores em Ipojuca


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) obteve na Justiça a suspensão do edital 001/2015 para seleção simplificada de profissionais da educação no município de Ipojuca. Com a decisão judicial, a administração não pode realizar novas contratações temporárias para os cargos onde haja candidatos aprovados no último concurso público. A decisão liminar da Justiça foi dada pela juíza Ildete Veríssimo e atende a uma ação civil pública ingressada pelos promotores de Justiça Rinaldo Jorge da Silva e Gláucia Hulse de Farias. A atuação do MPPE está dentro das diretrizes traçadas durante a Gestão Estratégica 2013/2016, no projeto Admissão Legal.

De acordo com o promotor de Justiça Rinaldo da Silva, a prefeitura de Ipojuca realizou concurso público (Edital 001/2013) para o provimento de diversos cargos na administração pública municipal, entre eles o de professor e outros vinculados à área de educação. O concurso ainda encontra-se válido e foram efetivadas algumas nomeações de candidatos aprovados dentro do número de vagas para a área da educação, em substituição aos contratos temporários e de comissionados que exerciam as funções de professor e de pedagogo.

No entanto, apesar de o concurso ainda estar válido e haver 153 candidatos aguardando reposição, o município deflagrou seleção pública simplificada para contratação temporária de professores da educação básica, anos iniciais e finais, sendo o contrato de três anos, prorrogável por mais três. A prefeitura argumentou que a seleção simplificada seria para formação de cadastro de reserva.

Filme afogadense vence Festival Cinema no Interior

Cena do filme "A bailarina e a moça"
Alexandre Morais foi escolhido Melhor Ator
 Prefeitos Gustavo Caribé e José Patriota 
Público fez fila para assistir à mostra de curtas

Afogados da Ingazeira viveu, nesse domingo (19), uma noite de magia e encantamento pela Sétima Arte. No cineteatro São José lotado, com direito a tapete vermelho e tudo, o público pode conferir o resultado final do Projeto Cinema no Interior, capitaneado pela Monserrat Filmes, com recursos do Governo de Pernambuco, e apoio das Prefeituras de Afogados da Ingazeira, Belém do São Francisco, Cabrobó, São José do Belmonte e Serra Talhada.

Durante os últimos três meses, profissionais de cinema percorreram os municípios promovendo oficinas de roteiro, fotografia, produção em cinema e formação de atores. Como resultado, em cada município, foram produzidos, roteirizados e encenados cinco curtas-metragens pelos próprios moradores de cada uma das cidades escolhidas.

O resultado pode ser conferido ontem à noite, com a exibição dos filmes “A bailarina e a moça” (Afogados), “Zeomi” (Serra Talhada), “O bloco do bacurau” (São José do Belmonte), “Amor de gigantes” (Belém) e “A noiva” (Cabrobó).

“A bailarina e a moça” foi premiado como melhor filme pelo júri especial, formado por Milena Evangelista (produtora cultural), André Dib (jornalista e crítico de cinema) e Alexandre Soares (produtor de cinema). Pelo júri técnico, o melhor filme foi “Zeomi”, de Serra Talhada.

Miguel Coelho reivindica instalação de abatedouro de aves para Petrolina

Miguel Coelho (Foto: ​João Bita)

Um antigo pleito dos avicultores do sertão do São Francisco foi defendido pelo deputado estadual Miguel Coelho (PSB). O socialista formalizou um pedido por meio de indicação à Secretaria de Agricultura do Estado para construção de um abatedouro público de aves em Petrolina. O equipamento atenderia não só os produtores petrolinenses, mas centenas de avicultores de municípios próximos.

De acordo com o parlamentar, o abatedouro além de assegurar melhores condições de trabalho e higiene, pode aumentar a produção da avicultura do São Francisco. “A criação de estrutura uma exclusiva para os avicultores pode aumentar a comercialização e reduzir gastos, o que garantiria aos produtores ampliar os investimentos nos negócios”, explica Miguel.

Potencial - A avicultura é um dos setores produtivos que mais pode crescer no Nordeste. Este é um dado apontado por uma recente pesquisa encomendada pela Associação de Avicultura de Pernambuco (Avipe). O estudo mostra que, apesar de 30% da população ser nordestina, a produção avícola na região corresponde somente a 8% no país. A pesquisa afirma ainda que a produção no Nordeste deve triplicar nos próximos dez anos, mas para isso é necessário maiores investimentos em infraestrutura e redução de custos na produção.

Assessoria de Imprensa de Miguel Coelho

Jatobá: Resultado da pelada da Associação Pó de Serra nesse domingo (19)

Foto: Jair Souza

Nosso amigo Jair Souza, o Jair do Picolé, envia os resultados da pelada realizadas nesse domingo (19) no campo da Associação Pó de Serra, em Itaparica, município de Jatobá. Confira: 

Primeiro tempo: 7h20 às 8h20
Placar: Camisa azul 0x2 Camisa vermelha 
Camisa azul
Escalação: Geraldo, Gean, Quel, Fernando, Ivanildo, Paquito, Chimba, Pitomba, Sapatão, Berg e Tião.
Camisa vermelha
Gols: Sílvio (2).  
Escalação: Joedson, Valdir, Catinha, Bangu, Eloi, Joacir, Luiz, Arnaldo, Sílvio, Vagner e Burrinha. 

Segundo tempo: 8h20 às 9h20 
Placar: Camisa azul 3x3 Camisa vermelha 
Camisa azul
Gols: Miúdo (2) e Fan 
Escalação: Geraldo, Nego, João, Miúdo, Tema, Clécio, Ronaldo, Genilson, Fan, Almir e Tales
Camisa Vermelha
Gols: Dedé, Nego Van e Índio
Escalação: Carlinho, Djalma, Luciano, Naldo, Dedé, Juvenal, Nego Van, Naldinho, Eronides, Índio e Babão.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza 

Água e educação: momento de transição, artigo de Mônica Pilz Borba


por Mônica Pilz Borba*

A cultura do desperdício faz parte do dia a dia do povo brasileiro, principalmente nos grandes centros urbanos. Este valor tão enraizado tem como um dos principais motivos a disponibilidade, riqueza e abundância dos recursos naturais em nosso país, pois este ambiente de fartura nos propicia um inconsciente coletivo que potencializa o esbanjamento permanente, lembrando que o nosso modo de vida e cultura estão intimamente ligados ao meio em que vivemos.

Hoje somos 7 bilhões de habitantes que consomem 50% a mais de recursos naturais renováveis disponíveis no planeta[1], e no Brasil 85% da população reside nos centros urbanos, ambientes que afastam as pessoas da natureza e de seus ciclos, ampliando o analfabetismo ambiental. A lógica dos ambientes urbanos estimula o consumo, e não apoia a racionalidade no uso cotidiano da água, dos alimentos, da energia e outros recursos, e isso vem trazendo enormes prejuízos, problemas e instabilidade em relação ao nosso futuro comum, até mesmo a continuidade da espécie humana na Terra.

FPF anuncia finais do Paulista no Allianz Parque e na Vila Belmiro nos dois próximos domingos

Na primeira fase, Santos e Palmeiras se enfrentaram na Vila Belmiro, com vitória alvinegra

A FPF (Federação Paulista de Futebol) anunciou, nesta segunda-feira, que as finais do Paulista ocorrerão no Allianz Parque e na Vila Belmiro, respectivamente. A decisão acolhe os pedidos de Santos e Palmeiras, que preferiram mandar pelo menos um jogo em casa em vez de disputar o título estadual em um campo neutro.

"Nós fizemos o cálculo e chegamos à conclusão de que era melhor jogar na Vila. Tudo isso [jogar em casa, com apoio da torcida] foi levado em consideração. E também os prêmios se conseguirmos o título", disse Modesto Roma, presidente do Santos.

Os jogos serão disputados nos dois próximos domingos (26 de abril e 3 de maio), sempre às 16h. O anúncio foi feito após uma reunião na sede da FPF, com a presença dos presidentes Modesto Roma, do Santos, e Paulo Nobre, do Palmeiras. A alternativa cogitada pela federação, que queria evitar uma decisão em um estádio pequeno como a Vila Belmiro, era levar os dois jogos para o Morumbi ou a Arena Corinthians, mas as opções foram descartadas pelos cartolas.

Petrolândia-PE/Princesa Isabel-PB: Hoje o dia é de Civaneide Silva, aniversariante do dia

Civaneide Silva, aniversariante desta segunda-feira (20)

Nesta segunda-feira, 20 de abril, familiares e amigos felicitam com alegria Civaneide Silva, a Silvaneide, pela passagem de mais um aniversário. A felizarda aniversariante tem à sua disposição uma véspera de feriado para as comemorações. 

Silvaneide, parabéns! Desejamos a você muitos anos de vida com felicidade, sucesso e prosperidade., e que todos seus sonhos sejam realizados pela determinação que lhe é peculiar. Feliz aniversário! 

A bela Silvaneide é filha do empresário petrolandense Cícero Macacão, parceiro do Blog de Assis Ramalho, e a família materna reside na aprazível Princesa Isabel, na Paraíba.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Reprodução Facebook Civaneide Silva

Arcebispo de Brasília é eleito presidente da CNBB

Dom Sérgio Rocha, Arcebispo de Brasília

O arcebispo de Brasília, dom Sérgio Rocha, foi eleito hoje (20) presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo presidente terá mandato de quatro anos e foi escolhido no primeiro escrutínio, após superar os dois terços dos votos necessários para a eleição. Dom Sérgio Rocha substitui o cardeal Raymundo Damasceno Assis.

No processo de eleições iniciado hoje serão escolhidos também o vice-presidente, o secretário-geral e os presidentes das 12 comissões episcopais da CNBB. As eleições podem prosseguir até o dia 23 de abril. A cerimônia de posse está marcada para sexta-feira (24), em Aparecida (SP).

Dom Sérgio Rocha foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II em 2001. Em janeiro de 2007, o papa Bento XVI o nomeou arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Também pelo papa Bento XVI, em 2011, foi nomeado arcebispo metropolitano de Brasília.

Dom Sérgio estudou filosofia e teologia. É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Dom Sérgio tem como lema episcopal “Tudo na caridade”.

Agência Brasil

Comissão de lideranças Pankararu participa de Audiência Pública sobre PEC 215 no Congresso


Uma comissão de lideranças indígenas Pankararu participou de sessão solene no Congresso para discutir a PEC 215, que retira poderes do Executivo e transfere para o Legislativo a competência de demarcação de terras indígenas. Essa audiência pública, realizada no dia 16 (quinta-feira passada) foi pedida pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB, entidade formada pelas principais organizações indígenas do país.

Com apoio da e- senadora Marina Silva e da bancada do PSB no Congresso, além de outras legendas como PSDB, PV, PSOL e PT, os indígenas se reuniram ainda com o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, e o líder do partido, senador Cássio Cunha Lima, e Vice-Presidente da República, Michel Temer, entre outros lideres políticos no Planalto. Os indígenas tiveram a oportunidade de relatar os diversos ataques ao direito dos povos indígenas propostos pela PEC 215, além de desrespeito em outros assuntos, como grandes obras do PAC que cortam terras indígenas. No congresso a referida PEC encontra apoio principalmente da bancada que representa o agronegócio e da bancada evangélica.

Estiveram em Brasília mais de 2,000 mil indígenas de todas as regiões do país, por ocasião do Acampamento Terra Livre, que é a grande Assembleia Indígena do país, que aconteceu de 13 a 16 de abril e faz parte dos atos do Abril Indígena, realizado anualmente no Brasil. Este ano a responsabilidade por todas as articulações das delegações indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, couberam a Sarapó Pankararu, eleito coordenador executivo da Apoinme na última assembleia geral da organização.

Pernambuco compareceu com a maior delegação, com mais de 200 indígenas das várias etnias do estado, como resultado de articulação da Apoinme junto ao prefeito Lourival Simões, do município de Petrolândia, que conseguiu junto ao governo do estado o transporte para os Povos Pankararu, Entre-serras Pankararu, Pankaiwka e Atikum.

Informações e fotos: Júnior Barbosa

Júlio Cavalcanti emite nota de pesar pelo falecimento do deputado Manoel Santos

Deputado Manoel Santos em Audiência Pública da Alepe no Projeto Icó Mandantes, em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Recebemos, com tristeza, a notícia da morte do deputado Manoel Santos. Entramos na Assembleia no mesmo ano, e ele sempre se mostrou um grande companheiro parlamentar, fiel às suas bases e às suas convicções políticas.

Fazíamos parte da mesma bancada, a de oposição ao Governo do Estado. E ele deixará uma lacuna não apenas no nosso grupo, mas para todos os parlamentares da Casa Joaquim Nabuco que puderam conviver com a dedicação e a seriedade de Manoel Santos.

Ele, que construiu sua trajetória ao lado dos trabalhadores rurais do Estado, manteve-se leal à luta dos pequenos agricultores, dos homens e mulheres do campo.

Fica aqui o nosso pesar e a certeza de que o trabalho sério deixa frutos e que esses frutos são o verdadeiro legado da vida pública.

Deputado Estadual Júlio Cavalcanti

Estiagem deve se agravar nos próximos anos. "Peço a Deus chuva para ver isso aqui como era antes, todo mundo feliz", diz Joana Nogueira, em Petrolândia, no Sertão de PE

Joana Nogueira, agricultora e proprietária de Granja de Avicultura no Projeto Apolônio Sales, em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Os problemas de seca prolongada registrados no semiárido brasileiro devem se agravar ainda mais nos próximos anos por causa das mudanças climáticas globais. O alerta é do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), há uma estimativa de que um terço da população dos países em desenvolvimento enfrentará experiências de desabastecimento já em 2025. E a falta de água potável não é o único desafio. A agricultura – responsável pelo consumo de 70% dos recursos hídricos do planeta – será afetada, com consequências diretas na produção e no preço dos alimentos.

Os primeiros sinais dessas previsões já podem ser vistos pelo Estado de Pernambuco. “Eu fiquei impedida de plantar, porque nada brota. É prejuízo na certa.”, desabafou dona Joana Nogueira, 62 anos, em Petrolândia, no Sertão, ao precisar interromper suas atividades no campo.

Para tentar dar fôlego à produção e minimizar os efeitos da estiagem em Pernambuco, produtores agropecuários e agroindustriais de pequeno porte serão beneficiados por uma medida do governo do Estado. As isenções do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços (ICMS) foram prorrogadas até o final do ano, nas saídas de milho. O incentivo deve reduzir os prejuízos, já que, segundo o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, quase nada está sendo plantado. “No momento o quadro é estável em termos de previsão. A gente está trabalhando com cautela nesse sentido, mas em relação ao plantio e à produção, nós não temos nada a mensurar”, disse.

José Patriota divulga nota de pesar pelo falecimento de Manoel Santos

Foto: Farol de Notícias

Foi com profundo pesar e tristeza que recebi, na tarde de ontem, a notícia do falecimento do amigo e companheiro Manoel Santos, o nosso "Mané de Serra", como carinhosamente o tratávamos.

Juntos, eu assessor e ele Presidente, tanto na FETAPE quanto na Contag, travamos, por mais de 20 anos, o bom combate na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais. Formulando projetos e iniciativas que pudessem diminuir o fosso histórico de exclusão imposto aos camponeses.

Manoel era um homem que se destacava pela integridade e pela ampla e inesgotável capacidade de diálogo. Um exemplo raro que fará muita falta a todos nós nesses graves tempos de crise institucional.

Vai com Deus, querido amigo.

José Coimbra Patriota Filho
Prefeito de Afogados da Ingazeira
Presidente da AMUPE

Oficial do TJPE é indiciada como mandante da chacina de Poção, no Agreste de PE

Bernadete é natural de Arcoverde, no Sertão, e seria avó da criança que teria sido resgatada pelos conselheiros e a avó materna, horas antes do crime (Foto: Twitter/@JC_PE)

A oficial do Tribunal de Justiça de Pernambuco Bernadete de Lourdes Britto Siqueira Rocha foi indiciada pela Polícia Civil como mandante da chacina de Poção, Agreste do Estado. O crime ocorreu em fevereiro deste ano, quando três conselheiros tutelares e uma dona de casa de 63 anos foram assassinados a tiros. O resultado do inquérito foi apresentado pela cúpula da Secretaria de Defesa Social, na manhã desta segunda-feira (20), na sede da Polícia Civil.

Bernadete havia sido detida no dia 27 de fevereiro, junto ao filho, José Cláudio de Britto Siqueira Filho, 32 anos. Os dois são naturais de Arcoverde, no Sertão, e seriam avó e pai de uma criança que teria sido resgatada pelos conselheiros e a avó materna, horas antes do crime.

Na casa de Bernadete, em Arcoverde, a polícia encontrou documentos que a relacionam a este caso. Em outra ocasião, ela também teria participado do envenenamento da nora, Jucy Venâncio de Britto Siqueira, mãe da criança. Com um mandando de busca e apreensão, policiais entraram na casa de Bernadete, em Arcoverde, e acharam documentos que a relacionam a este caso, ainda segundo a assessoria.

ENTENDA O CASO - Os três conselheiros tutelares e a avó da criança, Ana Rita Venâncio, foram assassinados a tiros na noite do dia 6 de fevereiro, em Poção, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a polícia, os três conselheiros tinham ido até Arcoverde, no Sertão, pegar a criança, que vivia com o pai e que, por conta de uma decisão judicial, tinha perdido a guarda da criança para a avó materna. Quando já tinham pego a menina e estavam entregando-o para avó, foram surpreendidos e assassinados. Os conselheiros assassinados foram Lindenberg Vasconcelos, Daniel Farias e Carmem Lúcia da Silva. A criança foi ferida de raspão.

Do JC Online

Torcedores do Vasco não perdoam e fazem piadas após eliminarem o Flamengo no Estadual



O Vasco deu fim ao jejum de três anos sem vencer um clássico contra o Flamengo. Após onze partidas, com seis empates e cinco derrotas, o Cruz-Maltino derrotou o Rubro-negro por 1 a 0, com gol de Gilberto, na tarde deste domingo, no Maracanã. A vitória deu a classificação ao clube para a final do Campeonato Estadual. Após eliminarem o maior rival, os torcedores vascaínos não perderam a oportunidade de ironizarem e fizeram várias piadas nas redes sociais.

Codevasf e IF-Sertão promovem ação ambiental no rio São Francisco em Santa Maria da Boa Vista (PE)

Ação de peixamento da Codevasf (Foto: Codevasf/Divulgação)

Trinta e um mil alevinos das espécies nativas piau, pacamã e curimatã foram inseridos na sexta-feira passada (17) no rio São Francisco na altura do município de Santa Maria da Boa Vista, no sertão de Pernambuco. O peixamento fez parte de um conjunto de atividades voltadas a estudantes do campus local do Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF-Sertão), promovidas pela superintendência da Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) sediada em Petrolina (PE).

O objetivo das atividades foi apresentar trabalhos desenvolvidos pela empresa aos alunos dos cursos de edificações e agropecuária do campus do IF-Sertão no município, instalado recentemente. Além de alunos e professores, estavam presentes pescadores da região.

As atividades do dia tiveram início com uma apresentação de ações da Codevasf no estado, conduzida pelo gerente regional de revitalização de bacias da Companhia em Petrolina, Elijalma Augusto Beserra. O gerente destacou ações de infraestrutura hídrica, como a implantação de sistemas de abastecimentos em municípios do sertão, as intervenções do programa Água para Todos (que alcança mais de 40 cidades com a instalação de cisternas) e a perfuração de poços. Também foram destacadas as obras de revitalização do rio São Francisco, como as de esgotamento sanitário de municípios situados ao longo da calha do rio no estado.

Mais de dez mil trabalhadores da Mata Norte se cadastraram no Chapéu de Palha


O Chapéu de Palha da Zona Canavieira cadastrou, na primeira etapa, 10.735 trabalhadores da Mata Norte do Estado. As inscrições terminaram na última sexta-feira (17) em 25 municípios da Região. O número poderá se ampliado, porque algumas usinas adiaram as demissões para o final deste mês e a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, coordenadora do programa, fará o cadastro desses trabalhadores.

A segunda etapa do cadastramento da Zona Canavieira ocorrerá entre os dias 4 e 8 de maio, na Mata Sul. Serão beneficiados trabalhadores da cana-de-açúcar de 28 municípios.

O programa Chapéu de Palha atua em três frentes: Zona Canavieira, Fruticultura Irrigada e Pesca Artesanal. Está em andamento o atendimento dos agricultores da Fruticultura Irrigada, no Sertão, onde são beneficiados 9.897 pessoas em sete municípios da Região. Na próxima segunda-feira (27), terá início a primeira etapa do cadastramento dos pescadores do Agreste e do Sertão.

Diário Oficial publica decreto que homologa terras indígenas


O Decreto 8.433/15, que homologa três terras indígenas na Região Norte do país, foi publicado na edição de hoje (20) do Diário Oficial da União. A demarcação de 232.544 hectares atende a quatro etnias nos estados do Amazonas e do Pará.

Habitada por índios kaixana, a Terra Indígena Mapari, no Amazonas, é a maior das três novas reservas. Com 157.246 hectares, está localizada nos municípios de Fonte Boa, Japurá e Tonantins.

No Pará, no município de Senador José Porfírio, a Terra Indígena Arara da Volta Grande do Xingu, habitada por povos arara e juruna, tem 25,5 mil hectares. Ela faz parte dos procedimentos de licenciamento da Usina de Belo Monte.

Ocupando territórios dos municípios de Borba e Novo Aripuanã (AM), a homologação da Terra Indígena Setemã atende reivindicação de índios mura. A reserva tem área de 49.773 hectares.

Governo do Estado precisa ouvir professores e alunos, afirma em nota líder da Oposição na Alepe

Ato do Sintepe em Vitória de Santo Antão (Foto: nossavitoriape.com)

Os mais de 650 mil alunos das escolas estaduais de ensino entram nesta segunda-feira (20) para a segunda semana de greve dos professores da rede pública. Os docentes reivindicam a implementação do piso salarial, o que era para ter sido feito desde janeiro, como tem ocorrido todos os anos. O aumento de 13,01% deve ser concedido aos 46 mil professores do Estado.

Os trabalhadores da educação, de forma justa e legítima, decidiram manter a paralisação por tempo indeterminado, e contam com o apoio dos próprios alunos, que de forma solidária e consciente lançam o movimento #MeuProfessorMerece.

Como tem feito desde o início do movimento, a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco vem a público se solidarizar com os professores e insiste que o governador Paulo Câmara dê sinais claros de que está disposto ao entendimento, retomando o diálogo com a categoria, para buscar uma rápida solução para este impasse.

Petrolândia: Petroclínica tem atendimento normal nesta terça-feira, 21 de abril


Nesta terça-feira, 21 de março, a Petroclínica estará funcionando em seu horário normal, com realização de ultrassonografia e colposcopia com a Dra. Núbia Lopes e atendimento clínico com a Dra. Michele Freire.

Na Petroclínica, Dra. Joane Barboza faz exame preventivo com imagem e o resultado sai em apenas 8 dias.   

Mais informações e agendamentos, ligue (87) 3851-2333 ou (87) 9805-0774.
Policlínica
Av. Auspício Valgueiro Barros
Próximo ao Atacado Sanfrancisco

Programação com cerimônias e homenagens marcará adeus a Manoel Santos

Cinzas do líder sindical serão depositadas em Serra Talhada, sua terra natal (Foto: Assis Ramalho)

A despedida do líder das lutas populares, Manoel Santos, começa hoje e vai até amanhã, com cerimônias religiosas, cortejos e homenagens vindas de todo o estado. O corpo do deputado estadual está sendo trazido de São Paulo e a expectativa é que chegue, por volta das 13h, ao Aeroporto Internacional Gilberto Freire. Às 14h30, o corpo deverá ser acolhido por representantes do Movimento Sindical Rural, vindos de vários cantos do estado e do País, e de outros movimentos e organizações, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), na Rua Gervásio Pires, 876, Boa Vista, Recife.

Às 16h30, o corpo será conduzindo em um cortejo à Assembleia Legislativa, onde ocorrerá o velório, ao longo de toda a noite. Amanhã (21), às 9h, haverá uma Celebração na Assembleia Legislativa, seguida da saída do corpo para o Cemitério Morada da Paz (em Paulista), para o início da cerimônia de cremação.

Um segundo momento de homenagens será realizado no município de Serra Talhada. Quando vivo, Mané de Serra, como era carinhosamente chamado entre os companheiros de luta, declarou o seu desejo de ter suas cinzas depositadas em sua terra natal. Essa cerimônia ainda não tem data prevista.

Frases do dia 20/04/2015: Coletânea IHU Online


É coisa nossa

“Não é surpreendente o PSDB ter embarcado na nau do impeachment. Derrubar presidentes é da nossa História. Um senador faz uma lista de casos semelhantes: Júlio Prestes foi vítima de golpe em 1930; Getúlio Vargas se suicidou em 1954; Café Filho foi deposto no mesmo ano; quarteladas tentaram impedir, em 1955, a posse de Juscelino Kubitschek no ano seguinte; Jânio Quadros renunciou em 1961; João Goulart foi deposto por um golpe militar em 1964; Costa e Silva teve um enfarto, em 1969, e seu vice, Pedro Aleixo, foi impedido, pelos militares, de substituí-lo; e, Fernando Collor sofreu um impeachment em 1992” – Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 19-04-2015.

Petrolândia: Edna Cavalcante, aniversariante do dia, recebe felicitações de sua amiga Ana Célia Honorato

 Amigas inseparáveis Ana Célia e Edna

Nesta segunda-feira (20), Edna Cavalcante comemora mais um ano de vida e sua amiga inseparável Ana Célia Honorato a felicita com muito carinho em nome da forte amizade que as une.

Edinha, 
Feliz aniversário! Que sua vida seja longa e plena de bênçãos, com saúde e sucesso em tudo que você fizer. Deus a abençoe! Parabéns e muito obrigada por ser essa grande amiga de todas as horas. 
Ana Célia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Ana Célia Honorato

Petrolândia: Consultório Saúde e Sorriso informa especialidades médicas disponíveis

 
Dra. Daniela de Sá Carvalho- Endodontia, estética e clínica geral
Dra. Flávia de Sá Carvalho- Especialista em Ortodontia

A Saúde e Sorriso Consultórios Especializados - parceria do blog -, além de tratamentos especializados e completos em odontologia, oferece também as seguintes especialidades em Petrolândia:

Endodontia, estética e clínica geral: Dra. Daniela de Sá Carvalho, as segunda, quarta e sexta-feiras

Fisioterapia Dermato Funciona e Estética: Dra. Josy Cândido, às segundas e terças-feiras.

Fonoaudiologia: Dra. Maralisa Fonseca, às quartas-feiras.
Psicologia: Dra. Cristina Rosa (às quintas) e Dr. Jean Albuquerque (às sextas).

Ortodontia; Dra. Flávia de Sá Carvalho

Mais informações e marcação de consultas: (87) 3851-2596 e (87) 9669-7052.
A Saúde & Sorriso Consultórios Especializados está localizado na rua Higino Alexandre Araújo, n° 96 - Quadra 02 de Petrolândia (rua do Lili Magazine).


 

Blog de Assis Ramalho
Informações: Consultório Saúde e Sorriso

Mensagem da Fetape - Manoel Santos: um homem que fez da luta pelo campo a sua grande razão de viver



A Direção da Fetape e conjunto do Movimento Sindical Rural estão de LUTO. Neste final de semana, perdemos o nosso amigo de todos os momentos, um sertanejo fiel às suas origens, um dirigente com liderança indiscutível, um homem que fez da luta pelo campo a sua grande razão de viver: MANOEL SANTOS.

Perdemos um companheiro que nos ensinou que ser trabalhador e trabalhadora rural é um grande motivo de orgulho, pois somos nós que buscamos na terra o nosso sustento, e alimentamos o nosso país. Ele também nos ensinou a lutar por acesso a direitos e a transformar os desafios em força.

Em todos os momentos, MANOEL foi trabalhador rural, mesmo quando assumiu um assento na Assembléia Legislativa do Estado, nos orgulhando por sua conquista, mas, acima de qualquer coisa, fazendo ecoar as bandeiras de luta do campo.

Lamentamos profundamente a morte do nosso companheiro, e a nossa dor é imensurável. Porém, é na sua experiência de vida que buscamos força para continuar lutando. Ele foi e sempre será o símbolo de um agricultor familiar que, mesmo com raízes fincadas na sua terra, não deixou de espalhar por todos os cantos do país, a luta por um campo digno para se produzir, viver e reproduzir.

Direção da FETAPE

Momentos de Homenagem

Dia 20/04
14h30 - Chegada do Corpo, vindo de São Paulo
- Acolhida - na Fetape, com uma celebração.
(Rua Gervásio Pires, 876 – Boa Vista/Recife).

16h - Cortejo da Fetape até a Assembleia Legislativa - com velório durante toda a noite.

Dia 21/04

9h- Celebração na Assembleia Legislativa - e saída do corpo para o Cemitério Morada da Paz (em Paulista), para o início do processo de cremação.

Assessoria de Comunicação FETAPE

Senador Fernando Bezerra Coelho divulga nota de pesar pelo falecimento de Manoel Santos


"Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do deputado estadual Manoel Santos. Manoel era um líder entre os trabalhadores rurais, uma referência na luta pelos direitos de homens e mulheres do campo. Deixa um importante legado de coerência e humildade. Que a família encontre a paz de espírito e o conforto necessários para atravessar este momento tão difícil."

Senador Fernando Bezerra Coelho

Nota de pesar pelo falecimento do deputado estadual Manoel Santos, assinada pelo deputado federal Fernando Filho


A notícia do falecimento do deputado estadual Manoel Santos entristece a todos nós. Era um homem comprometido com Pernambuco e, em especial, com os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Deixa uma grande lacuna na política pernambucana. Que a família possa encontrar conforto e paz para superar este momento de tanta dor.

Deputado Federal Fernando Filho

Alberto Feitosa sobre o falecimento do deputado estadual Manoel Santos


É com pesar que recebo a triste notícia do falecimento do companheiro e deputado estadual Manoel Santos. Um homem público de caráter inquestionável que, desde a sua juventude, usou sua força e inteligência para lutar pelos direitos dos trabalhadores rurais do Estado. Um excelente colega, de uma grande simplicidade e de fácil relação. Pernambuco e, em especial, o Sertão do Pajeú perdem um dos seus maiores representantes. Presto minhas condolências a família e amigos de Manoel Santos.

Deputado Estadual Alberto Feitosa

Confira resultados deste domingo pelos campeonatos estaduais


Vasco derrota o Flamengo e se classifica para a final do Carioca para enfrentar o Botafogo; em São Paulo, decisão vai reunir Palmeiras e Santos, pelo pernambucano o Salgueiro leva a melhor e vence o Sport por 2x0.  confira jogos deste domingo

Campeonato Paulista 2015 (Semifinal)
Corinthians (5) 1 x 1 (6) Palmeiras
Santos 2 x 1 São Paulo

*Palmeiras e Santos decidem o título.

Campeonato Carioca 2015 (Semifinal – jogo de volta)
Flamengo 0 x 1 Vasco (ida 0x0)

Campeonato Pernambucano 2015 (Semifinal – jogo de ida)
Salgueiro 2 x 0 Sport

*O Vasco está na decisão do estadual para enfrentar o Botafogo.

Campeonato Mineiro 2015 (Semifinal – jogo de volta)
Cruzeiro 1 x 2 Atlético-MG (ida 1x1)
Caldense 2 x 0 Tombense (ida 0x0)

*Atlético-MG e Caldense estão classificados.

Campeonato Gaúcho 2015 (Semifinal – jogo de volta)
Internacional 3 x 1 Brasil de Pelotas (ida 1x1)

*O Internacional garantiu vaga na decisão para enfrentar o Grêmio.