segunda-feira, abril 20, 2015

Comissão de lideranças Pankararu participa de Audiência Pública sobre PEC 215 no Congresso


Uma comissão de lideranças indígenas Pankararu participou de sessão solene no Congresso para discutir a PEC 215, que retira poderes do Executivo e transfere para o Legislativo a competência de demarcação de terras indígenas. Essa audiência pública, realizada no dia 16 (quinta-feira passada) foi pedida pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB, entidade formada pelas principais organizações indígenas do país.

Com apoio da e- senadora Marina Silva e da bancada do PSB no Congresso, além de outras legendas como PSDB, PV, PSOL e PT, os indígenas se reuniram ainda com o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, e o líder do partido, senador Cássio Cunha Lima, e Vice-Presidente da República, Michel Temer, entre outros lideres políticos no Planalto. Os indígenas tiveram a oportunidade de relatar os diversos ataques ao direito dos povos indígenas propostos pela PEC 215, além de desrespeito em outros assuntos, como grandes obras do PAC que cortam terras indígenas. No congresso a referida PEC encontra apoio principalmente da bancada que representa o agronegócio e da bancada evangélica.

Estiveram em Brasília mais de 2,000 mil indígenas de todas as regiões do país, por ocasião do Acampamento Terra Livre, que é a grande Assembleia Indígena do país, que aconteceu de 13 a 16 de abril e faz parte dos atos do Abril Indígena, realizado anualmente no Brasil. Este ano a responsabilidade por todas as articulações das delegações indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, couberam a Sarapó Pankararu, eleito coordenador executivo da Apoinme na última assembleia geral da organização.

Pernambuco compareceu com a maior delegação, com mais de 200 indígenas das várias etnias do estado, como resultado de articulação da Apoinme junto ao prefeito Lourival Simões, do município de Petrolândia, que conseguiu junto ao governo do estado o transporte para os Povos Pankararu, Entre-serras Pankararu, Pankaiwka e Atikum.

Informações e fotos: Júnior Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário