04 outubro 2023

Petrolândia: Nota de pesar do Cine Clube Velho Chico pela morte da jovem atriz Maria Eduarda Cordeiro Da Silva (Duda Cordeiro)

 

Divulgação: Cine Clube Velho Chico



Belém do São Francisco - trecho da BR 116 bloqueado: Sem fornecimento de água e energia há três dias, agricultores dos projetos de irrigação Pedra Branca, Fulgêncio e Brígida realizam protesto na BR 116

O protesto deixou trecho da BR 116 bloqueado. — Foto: PRF

Nesta quarta-feira (4), agricultores dos projetos de irrigação Pedra Branca, Fulgêncio e Brígida realizam protesto no Km 82 da BR 116, próximo ao Trevo do Ibó, em Belém do São Francisco, Sertão Pernambucano.

Os trabalhadores alegam que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) não cumpriu um acordo firmado e que as comunidades estão sem fornecimento de água e energia há três dias. Eles cobram que a situação seja regularizada.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha o protesto. Apenas ambulâncias e viaturas estão autorizadas a seguir viagem

Em nota a Codevasf informou que "a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) é a proprietária dos projetos públicos de irrigação do Sistema Itaparica, do qual fazem parte os projetos que estão sem água e energia. A Codevasf disse que entregou à Chesf a responsabilidade pelas despesas de operação, manutenção e energia elétrica dos projetos por conta do não cumprimento, por parte da Chesf, de um termo de conciliação firmado com a Codevasf".

Também por nota, a Eletrobras informou "que é da Codevasf a responsabilidade pela operação e manutenção dos bens que compõem a estrutura de uso comum dos perímetros irrigados de Itaparica, localizados nos estados de Pernambuco e da Bahia, bem como o pagamento da energia elétrica associada", diz.

A nota segue afirmando que "a Eletrobras Chesf não detém essa responsabilidade e sequer é titular dos contratos junto às distribuidoras de energia. Da mesma forma, nunca executou as atividades de operação e manutenção dos projetos. Diante do exposto, as questões relacionadas ao tema devem ser direcionadas à Codevasf"

Por g1 Petrolina

Petrolândia: 04 de outubro, dia de São Francisco e dos Animais; conheça a história do gato "BRANQUELO" adotado pela família de animais do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia

 

Petrolândia/PE: Gato "BRANQUELO: "Antes da adoção e castração: em situação de abandono, arisco, sujo, magro e com ferimentos (Fotos: Lúcia Xavier)

Hoje, após pouco mais de 2 ano, é um gato saudável, caseiro, carinhoso e tranquilo

A Festa em louvor do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, serái encerrada nesta terça-feira (4/10/2023), Dia de São Francisco de Assis A Festa incluiu, pela segunda vez consecutiva, a Bênção dos Animais. O ato religioso foi ministrado pelo pároco da cidade, Padre Luiz Augusto, e recebeu grande movimentação de pessoas que levaram seus animais de estimação até a frente da Igreja Matriz, na tarde de domingo, 1º de outubro de 2023.

São Francisco de Assis, é conhecido pelo amor à Natureza e, em especial, aos animais. Não por acaso, ele é considerado o patrono da ecologia. O evento foi promovido pela Igreja Matriz, após um pedido de Jane Souza, presidente da ONG Abrasfa, instituição que busca o bem-estar animal em Petrolândia e tem atuação em alguns municípios vizinhos. Algumas paróquias pelo Brasil já adotam o costume há vários anos.

Este blogueiro, Assis Ramalho, além de registrar a ação, também conduziu um pet para ser abençoado.

Conheça, abaixo, a história do gato "BRANQUELO" adotado pela família de animais do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia.

Dia de São Francisco de Assis: conheça história e oração do santo protetor dos animais

 

Gatinho Fogoió faz parte da família de animais da Web Rádio Petrolândia e do Blog de Assis Ramalho - Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia/PE: Gato "BRANQUELO"" e "SEU RAJADO" fazem parte da família de gatinhos da Web Rádio Petrolândia e do Blog de Assis Ramalho 

Petrolândia/PE: Gato "MARRONZINHO" faz parte da família de animais da Web Rádio Petrolândia e do Blog de Assis Ramalho 

No dia 4 de outubro, milhões de pessoas em todo o mundo celebram o Dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais queridos e venerados da Igreja Católica.

Conhecido por sua devoção à natureza, amor pelos animais e compromisso com a humildade e a compaixão, São Francisco é um ícone que transcende as fronteiras religiosas.
Quem foi São Francisco de Assis?

Nascido em Assis, na Itália, no ano de 1182, São Francisco de Assis foi batizado com o nome de João. Seu pai, um comerciante que viajava muito à França, mudou seu nome em homenagem ao local onde fazia bons negócios.

Aos 25 anos, Francisco fez votos de pobreza, se dedicando a uma vida de simplicidade, humildade e serviço aos menos afortunados. Um de seus traços mais marcantes era o amor que nutria pelos animais, tratando todas as criaturas, grandes e pequenas, com respeito e carinho. Durante sua vida, ele falou com os pássaros e os animais como se fossem seus irmãos e irmãs.

Francisco foi responsável pela fundação da Ordem dos Franciscanos e morreu em 4 de outubro de 1226, aos 34 anos de idade. Em 1184, dois anos após o seu falecimento, ele foi canonizado pelo papa Gregório IX. Seu nome está relacionado com o amor aos pobres, a simplicidade, a natureza e a proteção dos animais.



Qual a relação entre o Dia de São Francisco de Assis e os animais?

Por causa da próxima relação entre São Francisco de Assis e a fauna, o dia que celebra sua vida é também usado para abençoar animais e falar sobre a importância da natureza.

Na data, muitas igrejas realizam cerimônias especiais de benção de animais, onde fiéis levam seus animais de estimação para serem abençoados por padres.

Qual é a oração de São Francisco de Assis?

Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!



Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho