quinta-feira, 4 de abril de 2019

Petrolândia: Curso Completo de Cabeleireiro tem inscrições abertas na Sala do Empreendedor

Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: Conselho Municipal do Idoso divulga Resolução para Registro de Entidades


O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) de Petrolândia tornou pública a Resolução 001/2019 que dispõe do registro, junto ao Conselho, de entidades não governamentais, de atendimento direto ou indireto; da inscrição de serviços e programas de entidades governamentais e o de entidades privadas.

Confira aqui a resolução do CMDI.

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Gjlvânia Viana, aniversariante do dia, recebe felicitações de Édio Braga


O dia hoje foi dela! Nesta quinta-feira, 4 de abril, Gilvânia Viana, esposa do vereador Jorge Viana, completou idade nova. O amigo Édio Braga lembrou a data com mensagem de felicitações à aniversariante.

Gilvania, Felicitações! Que seu dia seja completo de paz, amor e felicidade. Não esqueça de sorrir, pois sua alegria é contagiante. Parabéns! Édio Braga

Parabéns, Gilvânia! 

Blog de Assis Ramalho

Bolsonaro parabeniza PM após ação que terminou com 11 bandidos mortos em SP


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) celebrou a execução de 11 assaltantes na manhã desta quinta-feira (4/4), após um violento assalto a dois bancos em Guararema, na região metropolitana de São Paulo. O pesselista ressaltou que apesar da reação policial, “nenhum inocente saiu ferido”.

O chefe do Palácio do Planalto usou o Twitter para parabenizar os PMs. “Parabéns aos policiais da ROTA (PM-SP) pela rápida e eficiente ação contra 25 bandidos fortemente armados e equipados que tentaram assaltar dois bancos na cidade de Guararema e ainda fizeram uma família refém. Onze bandidos foram mortos e nenhum inocente saiu ferido. Bom trabalho”, escreveu o presidente.

Na mesma tendência, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também comemorou a ação policial. O parlamentar e filho do presidente disse que a “sociedade agradece” as mortes. “Parabéns ao policiais que, em Guararema-SP, defenderam a sociedade e anteciparam a ida de 11 assaltantes para o inferno, sendo que, no caso, os bandidos ainda fizeram uma família de refém! A sociedade agradece e bate palmas”, escreveu o deputado.

O presidente e o parlamentar não foram os únicos a comemorar a morte dos criminosos. Mais cedo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que os policiais estavam de parabéns por colocar “no cemitério mais 10 bandidos”.

“Bandidos que usam escopeta, fuzis e metralhadoras não saem para passear. Saem para assaltar e fazer vítimas”, disse o governador. Doria adiantou que os agentes serão homenageados nos próximos dias por “defender o cidadão de bem, o patrimônio privado e público” contra os criminosos.

Entenda o caso
Na madrugada desta quinta-feira, durante uma tentativa de assalto a dois bancos na cidade de Guararema, no interior de São Paulo, 11 criminosos foram mortos por policiais militares.

De com a Polícia Civil, um grupo com cerca de 30 criminosos invadiu a cidade para roubar duas agências bancárias, uma do Banco do Brasil, que fica ao lado da delegacia, e outra do Santander. Não conseguiram, entretanto, levar o dinheiro.

O bando estava fortemente armado com fuzis e metralhadoras e carregava explosivos. Algumas dinamites chegaram a ser colocadas nos caixas eletrônicos, mas não foram detonadas. Houve troca de tiros entre os policiais. O bando já era monitorado há, ao menos, nove meses pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual, e a Polícia Militar conseguiu cercar os criminosos ainda durante a ação.

Na fuga, um dos criminosos invadiu um imóvel e fez uma família refém. Como não houve negociação e o homem optou por não se render, ele foi baleado e morreu. Até o início da manhã, a PM continuava em busca de outros suspeitos. As agências estavam interditadas por terem sido deixados explosivos em seu interior.

Veja as mensagens publicadas por Bolsonaro e Eduardo:

Parabéns aos policiais da ROTA (PM-SP) pela rápida e eficiente ação contra 25 bandidos fortemente armados e equipados que tentaram assaltar dois bancos na cidade de Guararema e ainda fizeram uma família refém. 11 bandidos foram mortos e nenhum inocente saiu ferido. Bom trabalho!


Parabéns ao policiais que em Guararema-SP defenderam a sociedade anteciparam a ida de 11 assaltantes para o inferno, sendo que no caso os bandidos ainda fizeram uma família de refém! A sociedade agradece e bate palmas

O Globo

Petrolândia: Otorrinolaringologista Dr. Vicente Monteiro atende na Petroclínica neste sábado (6)



A Petroclínica, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 436 - Quadra 09 de Petrolândia, informa que Otorrinolaringologista Dr. Vicente Monteiro vai atender neste sábado (6). O otorrinolaringologista é especialista em diagnóstico e tratamento de doenças no ouvido, nariz e garganta.

Mais informações e agendamentos: 87 99805-0774 ou 3851 2333.

Petroclínica, sua saúde nosso compromisso

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

PSDB e PSD declaram apoio à reforma da Previdência


O PSD e o PSDB apoiam uma reforma da Previdência para o país, mas devem manter a independência em relação ao governo federal. Os presidentes dos dois partidos estiveram hoje (4) no Palácio do Planalto para uma primeira rodada de diálogos do presidente Jair Bolsonaro em busca de apoio à aprovação da reforma enviada ao Congresso em fevereiro.

De acordo com o presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, para o partido, a reforma precisa ser justa com todos os trabalhadores, combater privilégios e acabar com o déficit fiscal.

“O PSDB tem uma postura de independência em relação ao governo, não há nenhum tipo de troca, não aceitamos cargos no governo e votamos com aquilo que entendemos que é importante para o Brasil. Essa é a primeira das reformas estruturantes que o Brasil precisa, mas dentro desse foco de justiça social e fiscal”, disse Alckmin, reiterando que o partido não participará da base aliada de Bolsonaro.

Alckmin afirmou que, apesar de apoiar a reforma, o PSDB é contra mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) pago a idosos e na aposentadoria rural. “Se há diferença de idade na área urbana, por que não na área rural?”, questionou.
Almoço

Assim com Alckmin, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, avaliou como positiva a postura do presidente de dialogar com os partidos. Ao deixar o Palácio do Planalto, Kassab afirmou o compromisso do seu partido com a reforma no sistema de aposentadorias, mas disse que a tradição do PSD é de manter independência em relação ao governo.

“Em relação às bancadas, o partido não fechará questão [não orientará a votação de seus membros], mas haverá um esforço intenso no sentido de mostrar aos parlamentares a importância das reformas para o Brasil. Independência significa total condição de apoiar os projetos que estão sintonizados com o nosso programa e o que pensam os parlamentares”, disse, ressaltando que não houve oferta de cargos em troca de apoio.

Ao deixar a reunião, o líder do PSD no Senado, Otto Alencar (BA), disse que a bancada do partido é contra as alterações no BPC e na aposentadoria rural, além da instituição do sistema de capitalização sem contribuição patronal e sem piso salarial para o trabalhador.

Além de Alckmin e Kassab, Bolsonaro conversou com os presidentes do PRB, deputado Marcos Pereira (ES), e do PP, senador Ciro Nogueira (PI). Em seguida, ele almoça com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do DEM. Nesse almoço, também está prevista a presença do presidente do DEM, ACM Neto, que é prefeito de Salvador. Ao chegar, Caiado disse que defende que o DEM faça parte da base aliada do governo.

Por Agência Brasil

Deputado Fernando Monteiro dá entrada em projeto de lei propondo criação de Zona Franca do Sertão do São Francisco


O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) protocolou, na noite desta terça-feira (2), Projeto de Lei propondo a criação da Zona Franca do Sertão do São Francisco. O objetivo é estimular o desenvolvimento da vitivinicultura, da fruticultura e do enoturismo na região, considerada hoje a maior exportadora de frutas e a segunda maior produtora de vinhos do país, estimulando o desenvolvimento, a geração de emprego e de renda na região do Sertão do São Francisco.

Como área de livre comércio de importação e exportação, a Zona Franca deverá isentar parte dos impostos de toda esta cadeia produtiva. O projeto abrange os municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Lagoa Grande, Orocó, Petrolândia, Afrânio, Santa Filomena, Dormentes e Cabrobó (em Pernambuco); e Juazeiro, Curaçá, Sento Sé, Rodelas, Glória, Paulo Afonso e Casa Nova (na Bahia).

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém deve atrair mais de 50 mil pessoas







Durante a Semana Santa, a cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 180 km do Recife, deverá receber mais de 50 mil pessoas para assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre do mundo, segundo estimativa dos organizadores. A temporada de 2019 acontecerá de 13 a 20 de abril.

Na peça teatral, que este ano completa 52 anos de história, a vida de Jesus é contada em nove palcos-plateia com uma arrojada cenografia que reproduz lugarejos, ambientes e prédios da Jerusalém dos tempos de Cristo, como o Templo, Fórum Romano, o Palácio de Herodes e o Monte do Calvário. Além disso, um rico figurino e efeitos especiais de última geração completam a grandiosidade do espetáculo. A encenação tem início com a cena do Sermão da Montanha e termina com a espetacular ascensão de Cristo aos céus. A peça começa diariamente às 18h, mas os portões são abertos ao público às 16h.

O evento não tem caráter religioso, mas trata-se de um espetáculo teatral que recebe um público diversificado, incluindo turistas que são atraídos pelo entretenimento cultural e grupos ligados a igrejas cristãs.

Outro ponto alto da Paixão de Cristo é o elenco de artistas formado por destacados atores e atrizes que conferem à encenação uma carga dramática intensa por meio de interpretações magistrais que emocionam e dão força ao realismo das cenas. Como acontece todos os anos, a encenação contará em 2019 com a participação de artistas conhecidos da teledramaturgia nacional como Juliano Cazarré (Jesus), Priscila Fantin (Maria), Ricardo Tozzi (Herodes), Gabriel Braga Nunes (Pilatos) e Bruno Lopes (Apóstolo João).

O ator Juliano Cazarré afirma que interpretar Jesus na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é muito mais que um trabalho. Ele considera um presente divino, que irá lhe proporcionar uma jornada espiritual. “É um momento de estudo, de recolhimento, de concentração, de tentar entender e aprender um pouco mais sobre a figura de Jesus e os seus”, afirmou.

Para a atriz Priscila Fantin, viver o papel de Maria será uma grande responsabilidade. “Eu estou muito honrada de estar interpretando uma personagem tão famosa. Sei que o público aqui chega a milhares de pessoas e eu nunca pensei em me apresentar para um público tão grande. Estou bem ansiosa".

Além dos artistas convidados, o elenco é formado também por mais de 50 atores e atrizes pernambucanos, entre os quais se destacam Ricardo Mourão (Caifás), Nínive Caldas (Madalena), José Barbosa (Judas), Júlio Rocha (Pedro) e Rafaella Carvalho (Herodíades).

Ao todo, 450 atores e figurantes atuam no espetáculo sob a direção artística de Carlos Reis e Lúcio Lombardi. Além disso, a Paixão agrega cerca de 600 profissionais incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contras regras, maquiadores, cabeleireiros, e costureiras, entre outros.

Segundo o presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, que também é o coordenador geral da peça, boa parte desses profissionais trabalham o ano todo para que, durante a temporada, tudo fique perfeito. “Desde o início, quando as encenações aconteciam nas ruas da Vila de Fazenda Nova, o espetáculo é realizado com muito suor, muita dedicação e comprometimento de todos os envolvidos. Nós nos esmeramos na riqueza dos detalhes e no realismo das cenas a fim de proporcionar ao nosso público uma viagem no tempo, na qual as pessoas possam viver emoções como se estivessem presenciando os fatos que aconteceram há mais de dois mil anos”, afirma Pacheco.

O esforço e a seriedade empreendidos na montagem da Paixão de Cristo traduzem-se na satisfação revelada pelo público nas pesquisas de opinião. Todos os anos, cerca de 98% dos pesquisados consideram o espetáculo ótimo ou bom. Além disso, quase 50% do público retornam para assistir a Paixão pelo menos mais uma vez. Não é sem motivos, portanto, que, ao longo dos seus mais de 50 anos de história, a Paixão de Cristo já registra um público acumulado de aproximadamente 3,8 milhões de expectadores.

A maior parte do público chega em ônibus de turismo e vans que é a forma mais fácil e cômoda de ir à Nova Jerusalém. Esses serviços de traslados têm preços variados e podem ser encontrados no Google ou Facebook. Existem também iniciativas independentes de grupos de amigos, igrejas, clubes e associações que formam caravanas para assistir ao espetáculo. Muitas pessoas também chegam de automóvel até a Nova Jerusalém. A estrada que liga a cidade-teatro à capital pernambucana e ao município de Caruaru é duplicada em sua quase totalidade, oferecendo conforto e segurança para os viajantes.

Além disso, os turistas de qualquer parte do Brasil, que optarem por pacotes de hospedagem no Recife ou na paradisíaca praia de Porto de Galinhas (PE), podem adquirir o passeio para assistir ao espetáculo oferecido pela Luck Viagens (81 3366-6222 – www.luckviagens.com.br), lojas da CVC em todo Brasil e outras agências de viagens. O pacote inclui transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo, guia turístico e parada na famosa feira de Caruaru para conhecer o artesanato regional e saborear uma deliciosa tapioca. No Recife, o ônibus sai do aeroporto e, em Porto de Galinhas, o turista tem acesso ao transporte nos hotéis e pousadas.

Para os que buscam viver emoções mais fortes, a Pousada da Paixão, instalada dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém, oferece pacotes para os turistas que desejam não só assistir, mas também sonham em entrar em cena junto com os atores do espetáculo. São dois dias de hospedagem, nos quais os turistas assistem à peça no primeiro dia e, no segundo, atuam como figurantes juntamente com todo o elenco (Pousada da Paixão, 81 3732-1574,www.pousadadapaixao.com.br). Ou pelos celulares – Vivo (81) 9 8239-4764 / Tim (81) 9 9673-0815.

As entradas para o espetáculo, que já estão à venda pelo site oficial (www.novajerusalem.com.br) custam de R$ 100,00 a R$ 120,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos.

Assessoria de Imprensa

Bandidos sequestram caminhoneiro na BR-232 e roubam carga de R$ 60 mil em Serra Talhada, PE


Um caminhoneiro, de 46 anos, ficou sob a mira de uma quadrilha armada na BR-232, próximo ao distrito de Vazinha, na zona rural de Serra Talhada, no fim da tarde dessa terça-feira (2). Em depoimento a 21ª Seccional Delegacia de Polícia Civil, a vítima contou que os suspeitos que contavam com carros de luxo para realizar o assalto levaram uma carga de arroz avaliada em R$ 60 mil.

De acordo com a polícia, em conversa com a reportagem do Farol de Notícias, a vítima contou que parou o caminhão para ir ao banheiro por volta das 17h30, próximo a outro caminhão. Ao retornar os suspeitos se aproximaram em uma caminhonete Hilux, de cor preta, dois deles entraram no caminhão e anunciaram o assalto.

Enquanto o carro dos assaltantes guiava o caminho na frente, um deles dirigia e o outro acuava a vítima no banco do passageiro. Os bandidos levaram a vítima até as proximidades da cidade de Floresta, e pararam em uma casa que parecia abandonada na PE-390.

Após retirar toda a carga do caminhão, a quadrilha liberou o motorista. Ele acredita que era por volta de 1h da manhã quando conseguiu chegar em um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para pedir ajuda. Na manhã dessa quarta-feira (3) o caminhoneiro compareceu a DP local para denunciar o caso.

Por  Farol de Notícias

Tacaratu: Prefeito José Gerson participa de lançamento do 13º para beneficiários do Bolsa Família


Um mês após o anúncio do programa em coletiva de imprensa, o Governo de Pernambuco lançou, na manhã desta quinta-feira (4), o funcionamento do 13º salário para beneficiários cadastrados no Bolsa Família, que já recebem o benefício do Governo Federal.

O evento aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, e contou com a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo do Estado. O governador Paulo Câmara e o prefeito de Tacaratu, José Gerson, estavam entre os presentes. O pagamento deve começar a ser feito em 2020 às 1.178.450 famílias que recebem o Bolsa Família no Estado, inclusive os beneficiários de Tacaratu.

O benefício é de uma parcela adicional, de até R$ 150, pelo programa. Os beneficiários que recebem menos de R$ 150 do Bolsa Família vão passar a receber valor equivalente, no programa 13º, ao oferecido pelo Governo Federal - por exemplo, quem recebe R$ 80 no Bolsa Família receberá R$ 80 também como décimo-terceiro. O valor do pagamento pode chegar a R$ 150, caso a família cadastre o CPF na Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) ao comprar alimento, gás de cozinha, roupas, calçados, materiais de limpeza, higiene pessoal e medicamentos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes, o valor pago independe do benefício oferecido pelo Governo Federal. “Estamos falando aqui de um pagamento extra, que é do mesmo valor do benefício que o beneficiário recebe do Governo Federal. Então, no mês em que fizermos o pagamento, o beneficiário vai receber, do Governo Estadual, uma parcela igual a que ele recebe do Governo Federal, que poderá ser acrescentada de acordo com os 5% da nota fiscal, chegando a um limite de 150 reais”, explica.

Para reconhecer quem terá direito ao benefício, o período de apuração inicial vai de 29 de março deste ano a 31 de janeiro de 2020. Terão direito a ganhar o valor do benefício aqueles que receberem o Bolsa Família durante, pelo menos, metade dos meses do período de apuração, intercalado ou em meses seguidos. Em 2020, a apuração será feita do dia 1 de fevereiro a 31 de janeiro de 2021. Nesse caso, somente a pessoa que receber pelo menos seis desses 12 meses de apuraçã, estará apta a receber o décimo-terceiro.

Para tirar dúvida, a população pode entrar em contato com o serviço de ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude através telefone 0800.0814421.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Folha de Pernambuco

Em três meses, mais de mil profissionais desistem do Mais Médicos


O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (4) que 1.052 profissionais desistiram do programa Mais Médicos nos primeiros três meses do ano. O número representa 15% das vagas preenchidas por médicos brasileiros após a saída de Cuba do programa em novembro de 2018.

Um edital foi aberto ainda em novembro para ocupar as 8.517 vagas deixadas pelos cubanos no programa. No total, 7.120 vagas foram preenchidas por brasileiros formados no Brasil. As vagas remanescentes foram, então, oferecidas a médicos formados no exterior, que deveriam ter se apresentado aos seus postos de trabalho entre os dias 28 e 29 de março.

Prefeitura de Petrolândia, BNB e Sebrae articulam ações em parceria na reunião do Comitê Gestor Municipal da Ovinocaprinocultura

Raimundo Neto e Adelmo Azevedo (BNB), prefeita Jane Souza, Pedro Lira (Sebrae-PE) e Fábio Menezes, secretário de Agricultura de Petrolândia

Foi realizado nesta quarta-feira, 03 de abril, no Auditório do Centro Cultural, reunião do Comitê Gestor Municipal da Ovinocaprinocultura do município de Petrolândia, iniciativa da política do PRODETER - Programa de Desenvolvimento Territorial, operacionalizado pelo Banco do Nordeste-BNB, como estratégia para contribuir com o desenvolvimento territorial e local, por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas financiadas na Região. O Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, ressaltou que um dos objetivos do programa é fortalecer as cadeias produtivas, potencializando a participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento, promovendo o financiamento integrado e orientado das atividades produtivas.

O consultor do SEBRAE, Pedro Lira, ressaltou que o Arranjo Produtivo Local (APL) da ovinocaprinocultura no território do Sertão de Itaparica será fortalecido com apoio do SEBRAE-PE, que iniciou os primeiros contatos com os criadores de caprinos e ovinos, que serão atendidos por uma consultoria multidisciplinar, com equipe técnica. Posteriormente, serão ofertados cursos, capacitações, dias de campo, intercâmbio e qualificação profissional, para melhoria da produção dos empreendedores rurais, através do projeto "Sertão Mais Produtivo", que foi contemplado na seletiva do Banco do Nordeste, através do EDITAL BNB-FUNDECI/2018.

Bancada do PSB apresenta projetos que buscam acabar com privilégios

Projeto é de autoria do deputado Danilo Cabral e foi subscrito por deputados do partido

Em meio às discussões sobre a Reforma da Previdência e a busca pelo equilíbrio das contas públicas, a bancada do PSB protocolou, nesta quarta-feira (3), dois projetos de lei que visam criar alternativas para a arrecadação da União. O primeiro institui o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF) e o segundo propõe volta da tributação dos lucros e dividendos pelo Imposto de Renda. O presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, também esteve presente.

“A Reforma do governo não combate privilégios, ela ataca os trabalhadores e não mexe no andar de cima. Nós achamos que a solução da crise é cobrar de quem mais pode contribuir e não dos mais vulneráveis”, afirma o deputado Danilo Cabral, autor das propostas, incorporadas por todo o partido. O parlamentar acrescenta que as duas proposições projetam uma arrecadação de R$ 125 bilhões por ano, valor superior aos R$ 100 bilhões que governo pretende com a Reforma da Previdência.

Frente em Defesa do São Francisco da Alepe anuncia debates em quatro municípios


Lago de Itaparica, Petrolândia-PE (Foto: Lúcia Xavier/BlogAR)

A possibilidade de o Rio São Francisco ser atingido pelos rejeitos da barragem da Vale que estourou em Brumadinho (MG), em janeiro, será discutida pela Assembleia. A Frente Parlamentar criada para defender esse curso d’água convidará especialistas e representantes dos órgãos de fiscalização ambiental para analisar a situação, em encontros a serem agendados nos municípios de Cabrobó, Floresta e Petrolina (Sertão), além de um debate no Recife.

Coordenador do colegiado, o deputado Lucas Ramos (PSB) pontuou que há divergências sobre a contaminação ou não do Velho Chico, que tem como um de seus afluentes o Rio Paraopeba, afetado diretamente com os rejeitos da mineradora. Segundo o parlamentar, relatório da Organização Não Governamental Instituto SOS Mata Atlântica indica que o São Francisco foi atingido, enquanto a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) negam a informação.

'Bolsonaro fez escolha errada ao não confirmar Mozart Neves no MEC', afirma Doria


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aliado político do presidente Jair Bolsonaro, criticou na manhã desta quinta-feira, 4, o mandatário federal por não ter confirmado o ex-secretário de Educação de Pernambuco Mozart Neves como ministro da Educação.

Mozart Neves presidiu diversos órgãos e projetos federais sobre educação e inovação do Instituto Ayrton Senna. Em detrimento de Mozart, Bolsonaro nomeou Ricardo Vélez Rodríguez, que vem protagonizando fatos polêmicos desde que assumiu o comando da pasta da Educação.

Alepe celebra Dia Mundial da Conscientização do Autismo


Por iniciativa do deputado estadual Waldemar Borges, a Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (04.04), às 10h, no auditório Senador Sergio Guerra, um Grande Expediente Especial em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo e à Semana Internacional do Autismo, que será encerrada no próximo domingo (7). Irão participar da discussão, a presidente da Associação de Famílias para o Bem Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo – AFETO, Angela Lira; o psicólogo especialista em terapia do comportamento, Adriano Alves; o advogado Bruno Moury, que vai falar sobre os direitos dos autistas; e Roberto Califi, pai de Diogo Califi, autista que fez as ilustrações da Cartilha – Transtorno do Espectro Autista, publicada pela Alepe. A sessão é aberta ao público.

A importância do tema pode ser constatada pelo número crescente do transtorno. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são autistas. De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein (SP), 150 mil novos casos de autismo são diagnosticados por ano no Brasil. Estima-se que o país tenha hoje cerca de 2 milhões de autistas. Ainda de acordo com a OMS, uma em cada 160 crianças tem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Petrolândia: Evânio Barbosa é atração do Clone de Caipirinha no Maria Fumaça nesta quinta (04)


Venha curtir a quinta-feira mais animada da cidade no Maria Fumaça com o cantor, compositor e poeta Evânio Barbosa. Haverá Clone de Caipirinha!

Bar e Restaurante Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia.

Contato: 87 3851-0376. Acompanhe o Maria Fumaça no Instagram @mariafumaca.oficial.

Divulgação/Maria Fumaça

Patronato Penitenciário firma parceria com o Condepe/Fidem


Três reeducandos assistidos pelo Patronato Penitenciário vão atuar na manutenção e limpeza da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). O convênio firmado, na última terça (02), visa garantir a reinserção social dos cumpridores. Eles vão trabalhar seis horas por dia e receber um salário mínimo. O inicio dos trabalhos está previsto para sexta-feira (05).

Patronato Penitenciário de Pernambuco

Deputados instalam frente parlamentar para acompanhar repasses de recursos públicos


Os repasses dos recursos orçamentários repassados a Pernambuco serão acompanhados bem de perto pelos deputados estaduais. Entre as demandas dos parlamentares pernambucanos, estão os saldos às execuções orçamentárias entre 2014 e 2019, o grau e cronograma de execução das emendas propostas por senadores, deputados federais e estaduais e o montante repassado aos municípios por meio de diversos fundos, como o Nacional e Estadual de Saúde, o do Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), o de Participação dos Municípios (FPM), o Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Os responsáveis por esse acompanhamento serão os deputados da Frente Parlamentar de Execução dos Orçamentos, lançada nesta terça-feira (02), na Assembleia Legislativa. Suprapartidário, o colegiado, que conta com dez parlamentares, tem a coordenação do deputado Alberto Feitosa (SD) e a relatoria dos deputados Romário Dias (PSD), acompanhando os recursos estaduais, e Antonio Coelho (DEM), para o recursos federais.

Alepe e TRE-PE alinham ações educativas em parceria


O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros participou de reunião, na manhã de terça-feira (2), com o presidente do TRE-PE, Agenor Ferreira, para discutir a formatação de ideias e parcerias entre a Alepe e o TRE-PE. O encontro foi a oportunidade para promover o diálogo entre o superintendente da Escola do Legislativo (Elepe), José Humberto Cavalcanti, e o diretor da Escola da Justiça Eleitoral (EJE), Delmiro Campos. As duas frentes deverão atuar em conjunto elaborando ações de promoção da cidadania. O grupo aproveitou para conhecer as instalações da EJE, no bairro das Graças, no Recife.

Assessoria Eriberto Medeiros Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco
Foto: Jarbas Araújo/Alepe

Petrolândia: Família convida para missa de 1 ano de Sizenando Alves de Carvalho nesta quinta (4) na Igreja Matriz


CONVITE

A família de SIZENANDO ALVES DE CARVALHO NETO, convida a todos para a missa de UM ANO de seu falecimento a ser realizada no dia 04/04/19 (quinta feira ) às 19 h e 30 min na Igreja Matriz.

A família agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã.

Informação e foto: Família

Ex-prefeito de Inajá Leonardo Martins e prefeito de Manari (Van) participam de audiência com Secretário da Casa Civil em busca de recursos para recapeamento das rodovias que cortam os dois municípios


Ao lado do Prefeito Van (Manari) e do Secretário de Governo, Otaviano Martins, participamos de audiência com o Secretário da Casa Civil Nilton Mota. Apresentamos as demandas de Inajá e Manarí no tocante a projetos via Estado, liberação de recursos do FEM e a questão do recapeamento das rodovias que cortam nossos municípios que estão em péssimas condições de tráfego. Nilton Mota nos garantiu que o Governo do Estado está finalizando um levantamento e que em breve as obras de recapeamento asfáltico serão realizadas. Trabalhar por melhorias para o nosso povo é que motiva nossas constantes ações. #LeonardoMartins

Blog de Assis Ramalho
Informação: Leonardo Martins - ex-prefeito de Inajá

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta quinta-feira, 04 de abril


Mudam de idade hoje (04 de abril de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a Isabela Larissa, Kell Capistrano, Rita de Cássia Viana Barros.  Cristina de Moura Galvão Moura Gilvânia Avelino Viana, Cleidson Germano Morais da Silva, Junior Silva , Isabela Larissa, Pixita Marcivania 
Souza e Yorranne Barbosa.

O Blog de Assis Ramalho presta essa homenagem aos aniversariantes do dia. Felicidades para vocês, neste data tão especial!

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que fazem parte dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Isabela Larissa - Floresta (PE)

Kell Capistrano - de Petrolândia, mora em Feira de Santana (BA)

Rita de Cássia Viana Barros - Petrolândia

 Cristina de Moura Galvão Moura Galvão - Petrolândia

Gilvânia Avelino Viana -  Petrolândia

Cleidson Germano Morais da Silva - Petrolândia

Junior Silva - Petrolândia

Isabela Larissa - Petrolândia

Pixita Marcivania Souza - de Floresta, mora em Petrolândia

Yorranne Barbosa - Petrolândia

Parabéns, que possam ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.

Votos do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Divulgação/ Facebook

Família de Tacaratu agradece ao Supermercado Açaí de Paulo Afonso por recuperar talão de cheque e dinheiro perdido no estacionamento da empresa


Bom dia Assis Ramalho! Quero destacar e ao mesmo tempo agradecer ao supermercado Açaí, de Paulo Afonso (BA), pelo compromisso e cuidado com seus clientes, isso por que meu pai João Carlos Pereira (foto acima) da cidade de Tacaratu -PE, conseguiu recuperar uma carteira que tinha perdido no estacionamento do Açaí contendo um talão de cheques e uma quantia em dinheiro. A recuperação se deu por conta dos serviços competentes da empresa.

Agradecemos e parabenizamos o Supermercado Açaí de Paulo Afonso.

João Carlos, mais conhecido em Tacaratu por Duda de João Carlos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Pagamento do 13º do Bolsa Família vai ser dividido em três grupos pelo governo de PE


O pagamento do 13º do Bolsa Família pelo governo de Pernambucos erá feito em grupos, divididos entre os meses de fevereiro, março e abril de 2020, segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude Sileno Guedes. A divisão dos grupos é quadrimestral, de acordo com a data de nascimento dos beneficiários. (Veja vídeo acima)

O programa é lançado oficialmente pelo governo estadual nesta quinta-feira (4), em cerimônia no Centro de Convenções, em Olinda. Atualmente, 1.178.450 famílias são atendidas pelo Bolsa Família, o equivalente a 35% da população do estado, segundo o governo.

O 13º do Bolsa Família, pago por Pernambuco, vai de acordo com a parcela que cada família recebe mensalmente, com teto de R$ 150. Ou seja, o grupo que recebe R$ 80, receberá o 13º no mesmo valor. Já os que recebem acima de R$ 150, permanecem recebendo apenas o limite estipulado para o pagamento.

Para o recebimento do 13º do Bolsa Família, o secretário explica que não é preciso qualquer tipo de documentação. "Durante o processo, a Secretaria de Desenvolvimento Social vai divulgar com as prefeituras como as pessoas vão receber o cartão pra receber o beneficio", afirma.

Quem nasceu entre janeiro e abril, deve receber o benefício em fevereiro de 2020. Já os nascidos entre maio e agosto, receberá em março, enquanto os que nasceram nos últimos quatro meses do ano, terá o dinheiro depositado em abril.

Nota Fiscal Solidária

As famílias que não recebem o valor máximo do benefício podem buscar o complemento para chegar a R$ 150 através do programa Nota Fiscal Solidária. Para ter acesso, é preciso colocar o CPF em todas as notas fiscais das compras feitas durante o ano.

Em fevereiro de 2020, os beneficiários receberão 5% de cada nota fiscal acumulada por todos os membros do grupo familiar. Assim como no 13º salário, o teto do benefício é de R$ 150.

A Nota Fiscal Solidária é válida para os beneficiários e dependentes que pagam imposto em alimentos, produtos de limpeza, vestuários ou medicamentos. Todas as compras devem ser feitas em feiras livres e mercados que possuam emissão de nota fiscal.

A apuração dos valores vale desde o dia 29 de março deste ano e vai até o dia 31 de janeiro de 2020. Durante esse tempo, os beneficiários poderão acessar os pontos acumulados no site da Secretaria da Fazenda do Estado.

Por G1 PE e TV Globo

Maior chuva do ano no Sertão do Pajeú faz açudes sangrarem


A maior chuva do ano foi registrada em várias cidades da região do Sertão do Pajeú, em Pernambuco, na noite dessa quarta-feira (3). A água invadiu casas e alagou ruas. Na zona rural, algumas comunidades ficaram ilhadas.

Na comunidade de Covoadas, em Afogados da Ingazeira, a cheia do riacho impediu que alguns alunos voltassem para casa. Alguns chegaram a dormir no carro.

Em Afogados da Ingazeira, foram 63 mm de chuvas. No município de Iguaraci, choveu 120 mm; em Carnaíba, 33 mm. Também houve registro de chuvas em Tabira e Santa Terezinha.


O açude de Carnaúba dos Vaqueiros, que não sangrava há 15 anos, sangrou nessa quarta, assim como os reservatórios de Pintada e Carnaubinha. Na área rural, foram 140 mm de precipitação nas comunidades de Poço da Volta e Pajeú Mirim; 150 mm em Pintada; 130 em Santa Rosa de Ingazeira; 120 em Minador; 110 em Ibitiranga, entre outros.

As chuvas deixam os agricultores esperançosos para o inverno deste ano. A previsão para esta quinta-feira (4) é de que as chuvas continuem no Sertão do Pajeú.

Por NE 10