terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Petrolândia: Loja Donna K realiza Live de Aniversário nesta sexta-feira (11/12), com ofertas exclusivas para compras online; Não perca!


A loja Donna K, empresa do Grupo Louana, vai celebrar os 12 anos de elegância e sucesso com uma live nesta sexta-feira, 11/12, a partir das 19h00, no Instagram @donnak_donnak 

O evento virtual da Donna K promete, além de apresentação musical, ofertas exclusivas para quem comprar durante a live. Produtos de grifes renomadas vão estar disponíveis a preços inacreditáveis para compras online.

Quem é cliente não vai perder, por que já conhece a qualidade dos produtos comercializados pela Donna K, e quem ainda não é cliente, esta é a hora de conhecer e aproveitar as ofertas. 

A Donna K, organização de Euda Campos e família, está localizada na Rua Cecília Delgado, próximo à Secretaria Municipal de Saúde. 

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Donna K

Veja quais senadores disputam presidência do Congresso após saída de Alcolumbre


Devem pleitear uma candidatura os líderes do governo no Senado, Fernando Bezerra (PE), e no Congresso, Eduardo Gomes (TO), além do líder do MDB na Casa, Eduardo Braga (AM).

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a possibilidade de reeleição nas Mesas Diretoras do Congresso embaralhou — ainda mais do que na Câmara — o processo de sucessão de Davi Alcolumbre (DEM-AP) no Senado. O atual presidente avisou a aliados que não vai recorrer da decisão e pretende trabalhar por um sucessor independente do governo, do qual era tido como o preferido até então.

Diferentemente de outros anos, a corrida pela eleição do Senado demorou a tomar forma, já que os parlamentares aguardavam a decisão do STF para marcar posição. Caso tivesse aval do Supremo, a vitória de Alcolumbre em eventual votação no plenário era o cenário mais provável, com respaldo de grandes partidos como MDB, PT e PP.

Agora, o mesmo MDB, dono da maior bancada no Senado, com 13 parlamentares, tem pelo menos quatro nomes interessados na vaga, três deles alinhados ao Palácio do Planalto. A candidatura ou não desses senadores pode servir de termômetro para o apoio do governo na Casa. Devem pleitear uma candidatura os líderes do governo no Senado, Fernando Bezerra (PE), e no Congresso, Eduardo Gomes (TO), além do líder do MDB na Casa, Eduardo Braga (AM).

Com perfil mais independente, a senadora Simone Tebet (MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), não é alinhada à cúpula da legenda e já falou com pessoas próximas que vai entrar na disputa mais uma vez — em 2019, ela desistiu de concorrer ao ter o seu nome preterido pelo do senador Renan Calheiros (AL) pela maior parte da bancada do partido. Além de ser um nome que consiga reunir apoio de outras legendas, um dos principais desafios do eventual candidato do MDB será reunir consenso dentro da bancada.

Para um integrante do MDB no Senado, a sigla não pode cometer o mesmo erro de dois anos atrás, quando rachou ao ter que decidir entre Renan e Simone. Há, ainda, dúvidas sobre a possibilidade de o MDB perder votos de grupos como o Muda Senado se insistir num candidato alinhado do Planalto. Simone Tebet, neste cenário, surgiria como solução, embora tenha resistências na sua própria bancada.

Parlamentares que defendem o nome dela destacam que seria a primeira mulher a assumir o Senado. Recentemente, a senadora foi citada como possível candidata à Presidência da República em 2022 pelo presidente da legenda, deputado Baleia Rossi. O discurso faz parte da estratégia da sigla de tentar renovar sua imagem.

Pautas econômicas

Alcolumbre ficou incomodado com o apoio do Planalto ao abaixo-assinado de vários partidos contra a possibilidade de reeleição, que tinha o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), como alvo. Ele considera que a pressão contra uma reeleição do presidente da Câmara e uma posição que seria pouco incisiva de Maia em negar uma nova candidatura acabaram por dificultar sua situação. O presidente do Senado disse a interlocutores que não pretende apoiar nomes ligados ao governo. Um dos nomes que tem sido citados por ele é o do atual vice-presidente da Casa, Antonio Anastasia (PSD-MG), que reluta. O PSD tem hoje a segunda maior bancada do Senado, com 12 congressistas.

Outro senador considerado independente ao governo, apesar de ter alinhamento em pautas econômicas, é Tasso Jereissati (PSDB-CE). Enquanto alguns de seus correligionários já anunciaram a sua candidatura, Tasso não formalizou a intenção de disputar a vaga e pode apoiar outro nome, como Tebet.

“Não está cedo nem tarde para trabalharmos o nome de Tasso Jereissati. Nós do PSDB temos 30 dias para mostrar que é o melhor nome nesse momento para aglutinar os apoios necessários”, escreveu o senador Plínio Valério (AM) no Twitter.

Antes mesmo da decisão do STF, os senadores Major Olímpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) anunciaram suas candidaturas, mas têm pouca viabilidade.

Agência O Globo

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, prevê análise de 60 dias e vacina de Oxford em fevereiro



O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, previu nesta terça-feira (8), em reunião com governadores, que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca tenha o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no fim de fevereiro.

O governo destinou R$ 1,99 bilhão para o Ministério da Saúde viabilizar a produção e/ou a aquisição de 100 milhões de doses da chamada vacina de Oxford.

Em reunião com governadores no Palácio do Planalto — parte deles participou por videoconferência e parte presencialmente —, Pazuello foi questionado sobre a etapa de desenvolvimento do imunizante. O Ministério da Saúde anunciou em junho a parceria para a pesquisa e produção nacional da vacina, em parceria com a universidade e a farmacêutica.

"Isso é AstraZeneca, em que fase está? Previsão de submeter à Anvisa (em dezembro). Previsão de registro? Previsão de início no final de fevereiro. Então, se Deus quiser, com tudo pronto, nós iniciaremos a vacinação da AstraZeneca", disse.

De acordo com Pazuello, a vacina de Oxford está na etapa de conclusão da fase 3 dos testes. Em seguida, o processo deve ser submetido à Anvisa, que avaliará se pode conceder o registro. Segundo o ministro, esses documentos devem ser enviados à agência até o fim deste mês.

"Se isso acontecer, nós só vamos ter registro efetivo da AstraZeneca no final de fevereiro, mesmo que tenham chegado as 15 milhões de doses em janeiro. A Anvisa seguirá dentro dos seus critérios técnicos. Com certeza, ela vai fazer o mais rápido possível”, explicou Pazuello.

Segundo o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), que participou por videoconferência, a informação do Ministério da Saúde é de distribuição de 100 milhões de doses da AstraZeneca até junho; início da vacinação em 3 de março; e mais 160 milhões de doses no segundo semestre. De acordo com o governador, o ministério informou que também serão negociadas mais 112 milhões de doses de outros laboratórios

Estiveram no Palácio do Planalto os governadores Wellington Dias (PT), do Piauí; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco; Gladson Cameli (PP), do Acre; Helder Barbalho (MDB), do Pará; e Ronaldo Caiado (DEM), de Goiás. Outros governadores participaram por videoconferência.

Em entrevista antes do encontro, os governadores destacaram a necessidade de definir, junto com o governo federal, um cronograma para vacinação contra a Covid-19.

A reunião do ministro da Saúde ocorreu no mesmo dia em que o Reino Unido começou a imunizar a população contra a Covid-19 com a vacina produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer e pela empresa alemã de biotecnologia BioNTec (veja no vídeo abaixo).

O país foi o primeiro a começar a vacinação contra o novo coronavírus. Aos governadores, Pazuello afirmou que o governo federal negocia a compra de 70 milhões de doses dessa vacina. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (7).

O ministro citou a dificuldade em relação à vacina da Pfizer, que precisa ser mantida em temperaturas abaixo de -70º. Segundo ele, a previsão é o Ministério da Saúde receber 8,5 milhões de doses no primeiro semestre de 2021 e o restante a partir de junho.

CoronaVac

Na reunião, Pazuello também foi questionado sobre as tratativas do governo federal para a aquisição da vacina desenvolvida no estado de São Paulo em parceria do Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Coronavac.

O ministro disse que o imunizante também está no fim da fase três dos testes e, na sequência, deve ser submetido à Anvisa. De acordo com ele, a análise pela agência deve levar cerca de 60 dias.

"O presidente falou claramente isso aí: todas as vacinas que tiverem seu êxito, sua eficácia com seus registros da Anvisa da maneira correta e, se houver necessidade, por que não adquirir? O presidente colocou de forma clara, o resto faz parte do dia a dia das discussões do país", disse.

Por G1

Procura-se casa para alugar em Petrolândia


Procura-se uma casa para alugar em Petrolândia. O pretendente dá preferencia ao imóvel que possuir garagem e um quintal. Interessados entrar em contato com o cel. 87 9.9951-6851

Redação do Blog de Assis Ramalho

PGJ recomenda a promotores de Justiça que alertem organizadores de festas de fim de ano sobre proibições sanitárias de aglomeração


Devido ao aumento de casos de infecção por Covid-19, inclusive aumento de mortes, neste final de ano, e pela divulgação de um grande número de festas, shows e eventos similares com a expectativa de gerar aglomerações de pessoas, o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, recomendou aos promotores de Justiça de todo o Estado, com atribuição na defesa da saúde e criminal, que adotem as providências necessárias para que sejam cumpridas as normas sanitárias definidas pelos governos Federal, Estadual e Municipal, notadamente as medidas de distanciamento social já impostas pelo Estado de Pernambuco.

Assim, faz-se necessário que sejam apurados e coibidos shows, festas e similares, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes públicos ou privados, inclusive em clubes sociais e hotéis, independentemente do número de participantes.

A recomendação se baseia no Decreto 49.891 do Governo de Pernambuco, divulgado nesta segunda-feira (7), o qual sistematiza as regras relativas às medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, conforme previsto na Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. O Decreto também foi elaborado devido à preocupação com os eventos anunciados para as festas de fim de ano.

Segundo o documento do Governo do Estado, permanecem autorizados casamentos, formaturas e eventos sociais similares, observada a limitação de 30% da capacidade do ambiente, com até no máximo 300 pessoas, bem como as normas sanitárias relativas à higiene, ao distanciamento mínimo e ao uso obrigatório de máscara, conforme protocolo específico editado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Mesmo diante da vedação da realização de eventos corporativos, e sociais, devem ser coibidas ações daqueles que insistem no descumprimento das regras sanitárias, conforme amplamente divulgado na mídia”, citou Francisco Dirceu Barros em sua recomendação. “Trata-se de fato público e notório o recrudescimento do número de casos e mortes de pessoas infectadas com a Covid-19, inclusive com o aumento da ocupação de leitos na rede pública e privada, pelo que se mostra necessário garantir que as medidas até agora adotadas sejam efetivamente cumpridas”, explicou o procurador-geral de Justiça.

A recomendação também menciona o art. 268 do Código Penal, que define como infração de medida sanitária preventiva, “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”, com pena de detenção de um mês a um ano e multa. Sendo assim, cabe ao MPPE alertar àqueles que insistirem em descumprir as normas sanitáriassobre aglomeração de pessoas e distanciamento social que responderão pelo desrespeito ao Código Penal.

MPPE

Petrolândia: Secretaria Municipal de Saúde promove Audiência Pública nesta sexta às 8h na Câmara de Vereadores

 


Divulgação/Secretaria de Saúde de Petrolândia

Após ter dengue, cantor Leonardo testa positivo para a covid-19

Foto/arquivo - BlogAR

O cantor Leonardo anunciou nesta terça-feira (8) em uma rede social que está com Covid-19. A mulher dele, Poliana Rocha, e a sogra, Eponina Rocha, também já tinham sido diagnosticadas com a doença. O sertanejo se recuperou há poucos dias da dengue.

"Estou bem, mesmo tendo acabado de passar por uma dengue", afirmou o cantor.

Na publicação, Leonardo também pediu orações para a recuperação da família.

“Peço as orações de todos, para Deus abençoar não só a mim, mas a minha mulher Poliana e minha sogra, que também foram diagnosticadas. Que Deus abençoe todos que estão passando por essa doença e por um momento difícil”, escreveu.

Leonardo afirmou que teve de cancelar o show que seria realizado em Sorocaba, na próxima sexta-feira (11), o qual seguiria todas as regras da Organização Mundial da Saúde, como manter o distanciamento social e uso de máscara. “Espero encontrá-los o quanto antes e, assim que possível, anunciaremos nova data”, completou.

VEJA O  COMUNICADO


Por Vitor Santana, G1 GO

Tacaratu, Inajá e mais trinta e três municípios de Pernambuco recebem Selo Unicef por garantia dos direitos de crianças e adolescentes


Trinta e cincos municípios de Pernambuco, entre eles Tacaratu e Inajá, receberam, nesta terça-feira (08), o Selo Unicef por seus avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes (veja a lista abaixo). Eles fazem parte dos 431 municípios da Amazônia e do Semiárido que conseguiram alcançar os resultados propostos pelo Unicef na edição 2017-2020 do Selo Unicef, colocando os direitos de crianças e adolescentes como prioridade da gestão municipal.

“Nestes quatro anos, cada um desses municípios melhorou muito em relação a ele mesmo, superando dificuldades e alcançando resultados concretos. Eles comprovaram melhoras nas políticas públicas e, com isso, garantiram mais direitos a meninas e meninos", diz Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil.

Os municípios certificados com o Selo Unicef em Pernambuco avançaram mais na garantia do direito de mulheres e bebês ao pré-natal do que a média do País. De 2016 a 2018 (último dado disponível), o percentual de mulheres com acesso a sete consultas de pré-natal no Brasil cresceu 4,6%. Já nos municípios certificados com o Selo Unicef em Pernambuco, o aumento foi de 7%.

Confira abaixo a lista dos Trinta e cincos municípios de Pernambuco (entre eles Tacaratu e Inajá) que receberam, nesta terça-feira (08), o Selo Unicef por seus avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes


Afogados da Ingazeira / PE
Agrestina / PE
Arcoverde / PE
Betânia / PE
Bonito / PE
Brejinho / PE
Brejão / PE
Buíque / PE
Casinhas / PE
Custódia / PE
Flores / PE
Glória do Goitá / PE
Inajá / PE
Itapetim / PE
Itaíba / PE
João Alfredo / PE
Orobó / PE
Panelas / PE
Pedra / PE
Petrolina / PE
Poção / PE
Riacho das Almas / PE
Saloá / PE
Santa Cruz da Baixa Verde / PE
Santa Maria da Boa Vista / PE
Santa Terezinha / PE
Serra Talhada / PE
São Bento do Una / PE
São Caitano / PE
Tacaimbó / PE
Tacaratu / PE
Taquaritinga do Norte / PE
Toritama / PE
Triunfo / PE
Venturosa / PE

Redação do Blog de Assis Ramalho

Morre aos 38 anos vereador eleito em Sanharó (PE)


 Sanharó-PE:  Vítima de um infarto fulminante, o Nunes Rossi Nunes do PCdoB, faleceu hoje, aos 38 anos. Com 600 votos, a campanha de Rossi, foi participativa, o que gerava uma expectativa de um excelente mandato.

O candidato a vereador do município de Bom-Jardim,Cristiano Cabeludo escreveu: “Comunico o falecimento do inesquecível amigo de longas datas Rossi Nunes, segundo Informações o mesmo foi encontrado sem vida por populares em sua residência, Rossi que era vereador eleito no Município de Sanharó, com a votação de 600 votos, um dos seus sonhos era ocupar uma cadeira no legislativo que aconteceria em 1 de janeiro de 2021. Meus sinceros sentimentos a todos seus amigos e famílias neste momento tão difícil, minha solidariedade à família enlutada”.

Por Portal Fala PE

Boletim desta terça (08/12): Pernambuco registra 1.236 novos casos de Covid-19 e 16 óbitos nas últimas 24h


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (08), 1.236 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 44 (3,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.192 (96,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 192.397 casos confirmados da doença, sendo 28.347 graves e 164.050 leves.

Também foram confirmados 16 óbitos, ocorridos entre os dias 13/10 e 07/12. Com isso, o Estado totaliza 9.186 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por Folha de Pernambuco

Saúde Incentivo financeiro pago a agentes de saúde será de R$ 1.550


O Ministério da Saúde definiu em R$ 1.550 o valor do incentivo financeiro a ser pago mensalmente pelo governo federal aos agentes comunitários de saúde. A portaria com o novo valor, que é pago a título de custeio a esses profissionais, foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (8).

Mais conhecidos pela sigla ACS, os agentes comunitários de saúde têm um papel preventivo no que se refere à família, exercendo papel central na ligação entre os domicílios, as unidades básicas de saúde (UBSs) e a comunidade. Ele atua também em espaços comunitários, de forma a promover a prevenção de doenças e a saúde, desenvolvendo, junto à população, ações empreendedoras.

Segundo a portaria publicada hoje, no último trimestre de cada ano será transferida uma parcela extra, calculada com base no número de ACS registrados no cadastro de equipes e profissionais do sistema de informação definido para este fim, no mês de agosto do ano vigente. Os recursos orçamentários terão, como origem, o orçamento do Ministério da Saúde.

Por Agência Brasil

Vítimas de acidente com ônibus em MG são enterradas em Alagoas

Vítimas de Alagoas que morreram no acidente com ônibus que caiu de um viaduto no interior de Minas Gerais — Foto: Arte G1


Sob forte comoção, os corpos dos alagoanos vítimas da queda do ônibus de um viaduto de mais de 30 metros na BR-381 em João Monlevade, Minas Gerais, são enterrados nesta terça-feira (8). Dos 19 corpos, 14 foram levados para Alagoas, nas cidades de Mata Grande, Água Branca, Delmiro Gouveia e Pariconha.

Os corpos de Marcondes Teixeira de Lima, Amanda Lima Rodrigues, Izabel Cristina Melo Lima e Cícero de Oliveira Lima foram velados em cerimônia coletiva no ginásio da cidade de Água Branca (AL), onde foi celebrada uma missa. Parentes e amigos fizeram um cortejo até o cemitério.

Uma equipe da secretaria de Saúde do município fez o controle na entrada do ginásio para evitar aglomeração e exigir o uso de máscaras.

Em Delmiro Gouveia (AL), na noite de segunda-feira (7), ocorreu o sepultamento de Joelson Queiroz dos Santos. Ele tinha 57 anos e era pedreiro. Na manhã de terça, foram enterrados José Ricardo da Silva e Grazy Lima. Os enterros ocorrem no Cemitério Adonias Mafra de Queiroz.

Quatro corpos foram levados para São Paulo pela polícia e um outro foi retirado do Instituto Médico Legal (IML) André Roquete, em Belo Horizonte, pela própria família.

O ônibus da empresa Localima Turismo saiu de um povoado na zona rural de Mata Grande, em Alagoas, na manhã de quinta-feira (3) e ia para São Paulo (SP). A principal suspeita da causa do acidente é de falha no freio do veículo. Além dos 19 mortos, 27 pessoas ficaram feridas. O motorista sobreviveu ao pular do coletivo e nesta segunda (7) se apresentou à polícia para prestar depoimento.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o veículo envolvido no acidente já foi autuado seis vezes em estradas que passam por Minas Gerais.

Por G1 AL

Petrolândia: Com 8 pacientes contaminados pelo coronavírus (1 em internamento), Secretaria de Saúde divulga o Boletim epidemiológico desta segunda (07/12)

Centro de Petrolândia-PE: Foto: Pablo Silva

Com 8 pacientes contaminados pelo novo coronavírus, sete em isolamento domiciliar e outro em internamento, o município de Petrolândia voltou a registrar casos de Covid-19, conforme boletim informativo da prefeitura (veja boletim abaixo). 

A cidade tem 26 casos suspeitos, 445 casos confirmados e 833 descartados. Foram registrados 10 óbitos por Covid-19, desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Confira abaixo Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nesta segunda (07/12)



ATENÇÃO!
A Secretaria de Saúde reforça que a população deve continuar mantendo o isolamento e distanciamento social. Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara

Para efeito de comparação, veja o boletim anterior, divulgado em 05 de dezembo



Redação do Blog de Assis Ramalho

Rafael Moura garante vitória do Goias sobre Atlético-GO; confira classificação do Brasileirão Série A


Na partida que encerrou a 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Goiás foi até o estádio Antônio Accioly nesta segunda-feira (7) e derrotou o Atlético-GO por 1 a 0 graças a um gol do atacante Rafael Moura.

Com este triunfo, o Esmeraldino permanece na lanterna da competição com 19 pontos, enquanto o Drgão fica em 15º com 28 pontos.
Gol no início

O único gol da partida saiu logo aos 25 minutos da primeira etapa, quando Jefferson cruzou da direita, Shaylon escorou de primeira e Rafael Moura chegou batendo de primeira de dentro da pequena área.
Próximos compromissos

O próximo jogo do Atlético-GO no Brasileiro será contra o Ceará no Castelão no próximo sábado (12), mesmo dia no qual o Goiás recebe o Grêmio no estádio da Serrinha.


Por Portal Terra

Caixa começa a pagar hoje abono do PIS em poupança digital; confira calendário


Os trabalhadores com carteira assinada sem conta na Caixa Econômica Federal poderão receber o abono salarial 2020/2021 sem a necessidade de ir a uma agência. A partir de hoje (8), o banco depositará o benefício do Programa de Integração Social (PIS) na conta poupança social digital.

As contas foram abertas de forma gratuita pela Caixa, sem a necessidade de apresentação de documentos. O pagamento pela poupança digital foi autorizado pela Lei 14.075/2020, sancionada no fim de outubro, que autoriza permanentemente o pagamento de diversos benefícios sociais e trabalhistas por meio eletrônico.

O trabalhador poderá movimentar o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de boletos bancários, de contas domésticas e compras em lojas parceiras. O aplicativo também permite até três transferências gratuitas por mês para qualquer conta bancária.

Quem não tiver conta poderá gerar um token (chave eletrônica) no Caixa Tem para saques em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências.
Calendário

Nesta semana, só receberão o abono salarial os trabalhadores nascidos de julho a novembro. O pagamento para os demais meses de nascimento será escalonado até março do próximo ano. O calendário de benefícios será executado da seguinte forma:

Mês de nascimento 

Data do pagamento

Julho, agosto, setembro, outubro e novembro 
8 de dezembro

Dezembro 
15 de dezembro

Janeiro e fevereiro 
19 de janeiro

Março e abril 
11 de fevereiro

Maio e junho 
17 de março

A Caixa esclarece que nada muda para correntistas do banco. Nesse caso, o abono do PIS será depositado normalmente na conta do trabalhador na instituição financeira. Cerca de 2 milhões de trabalhadores que não sacaram o abono salarial 2019/2020 (ano-base 2018) poderão retirar o benefício até 30 de junho de 2021.

Quem tem direito

Com valor entre R$ 88 e R$ 1.045, conforme a quantidade de meses trabalhados com carteira assinada no ano-base 2019, o abono salarial 2020/2021 será pago a cerca de 20,5 milhões de trabalhadores, que receberão R$ 15,8 bilhões. Têm direito ao benefício os empregados formais que:
Receberam até dois salários mínimos, na média, em 2019;
Cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
Com pelo menos 30 dias trabalhados em 2019

Informado corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais/e-Social)

Recebem o abono salarial pela Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público estão inscritas no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e recebem o benefício pelo Banco do Brasil.

Por Agência Brasil

Bolsonaro: governo vai ofertar vacina gratuita e não obrigatória


O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (7) que o governo federal vai oferecer vacina contra a covid-19 para toda a população de forma gratuita e não obrigatória.

"Havendo certificação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] (orientações científicas e preceitos legais), o governo ofertará a vacina a todos, gratuita e não obrigatória", escreveu em sua conta no Twitter.

Bolsonaro, que se reuniu mais cedo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou ainda que os recursos para a aquisição dos imunizantes estão garantidos.

"Não faltarão recursos para que todos sejam atendidos".

O Ministério da Saúde tem acordo para a compra de doses produzidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, incluindo um pacto de transferência de tecnologia e produção local da vacina pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O governo federal mantém contato com outros laboratórios estrangeiros que desenvolvem doses contra a covid-19 e que, se aprovadas, também poderão ser adquiridas para imunizar a população.

Vacinação em São Paulo

Nesta segunda-feira, o governo de São Paulo divulgou um plano estadual de vacinação contra a covid-19 a partir de 25 de janeiro, começando por idosos e trabalhadores da saúde.

O governo paulista trabalha com a compra da vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O imunizante ainda não tem registro na Anvisa, etapa prévia necessária para que a dose seja usada na população.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Futura Secretária de Saúde do município, Ana Patrícia Jaques testa positivo para Covid-19 ''estou bem melhor e se Deus quiser vai dar tudo certo''

 
Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Futura Secretária de Saúde de Petrolândia, Dra Ana Patrícia Jaques Marques anunciou em suas redes sociais, na tarde desta segunda-feira (7), que testou positivo para Covid-19.

Gostaria de informar à meus amigos que, semana passada fui ao Recife e lá apresentei um quadro gripal com tosse, que evoluiu com dores no corpo e na garganta.

Desconfiei que podia ser COVID, e resolvi realizar o teste PCR-RT que chegaria em 3 dias. Retornando de Recife fui direto em Paulo Afonso fazer o teste rápido do antígeno, pois tinha medo de chegar em casa sem ter a certeza do que tinha, e, infelizmente deu POSITIVO.

No primeiro instante fiquei assustada, mais depois com os pés no chão, continuei o isolamento, de onde ainda estou, e hoje veio a confirmação pelo PCR-RT.

No mais, estou bem melhor e se Deus quiser vai dar tudo certo

Ana Patrícia


Fernando Bezerra Coelho recebe lideranças do Agreste Pernambucano



O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) se reuniu, nesta segunda (7), no Recife, com prefeitos eleitos do Agreste Pernambucano para conversar sobre as principais necessidades dos municípios. Os futuros gestores solicitaram a ajuda do líder do governo no Senado para a liberação de recursos e para o fortalecimento de parcerias junto ao governo federal.

Prefeita eleita de Casinha, Juliana de Chaparral (DEM) renovou a parceria com Fernando Bezerra e apresentou os pleitos para o município, como a estruturação do hospital e dos postos de saúde, a aquisição de mobiliário para as escolas municipais, a construção de poços artesianos e uma máquina retroescavadeira.

No encontro com Biu Abreu (DEM), o senador ouviu do futuro gestor de Orobó o pedido para a liberação de emendas parlamentares ainda pendentes, além de recursos para saúde e educação e a aquisição de uma máquina patrol para o município. O prefeito Janjão (PL), de Bom Jardim, pediu o apoio do líder do governo para destravar recursos federais para as áreas de educação, saúde e infraestrutura, com prioridade para as obras de abastecimento d’água.

“No momento em que as prefeituras enfrentam dificuldades orçamentárias, é importante firmar parcerias com o governo federal para conseguir os recursos necessários para investimentos em educação, saúde e infraestrutura”, explicou o senador. “Tivemos uma parceria muito bem sucedida com o prefeito Cleber Chaparral, em Orobó, e vamos fazer ainda mais com Biu Abreu e com Juliana de Chaparral, em Casinhas”, acrescentou Fernando Bezerra Coelho, que ainda recebeu a visita do vice-prefeito de Frei Miguelinho, Lindo da Farinha (MDB).

Por Assessoria

Idosa de 90 anos é a primeira a ser vacinada contra Covid no Reino Unido

A britânica Margaret Keenan, de 90 anos, recebeu dose da vacina da Pfizer/BioNTech em um hospital de Coventry, na região central da Inglaterra — Foto: Jacob King/AFP

A idosa Margaret Keenan, britânica de 90 anos, tornou-se a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Reino Unido. Ela recebeu a dose da parceria Pfizer/Biontech em um hospital em Coventry, região central da Inglaterra, na manhã desta terça-feira (8). Na próxima semana, ela completará 91 anos.

"Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19", disse Keenan. "É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de estar sozinha na maior parte do ano."

O Reino Unido começou a vacinar sua população em uma campanha que poder ser o divisor de águas no combate ao coronavírus. O anúncio foi feito pelo ministro britânico da Saúde Matt Hancock. Cerca de 800 mil doses devem estar disponíveis na primeira semana.

Maiores de 80 anos, funcionários de saúde na linha de frente e funcionários e moradores de casas de repouso terão prioridade nessa primeira fase da vacinação. A imunização em massa dos britânicos com mais de 50 anos, além dos adultos com alguma doença pré-existente deve acontecer em 2021.

A imprensa britânica diz que a rainha Elizabeth II e o príncipe Phillip não vão furar fila, mas os dois estão no grupo prioritário. A rainha tem 94 anos e o príncipe vai completar 100 anos.

O Reino Unido comprou, no total, 40 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech. Como cada pessoa precisa de duas doses, 20 milhões de pessoas serão imunizadas.

Quem for imunizado vai ganhar um cartão comprovando que recebeu as doses.

Na quarta-feira (2), o Reino Unido se tornou o primeiro país a anunciar a aprovação da vacina da Pfzer/BioNtech. A primeira remessa da vacina chegou ao país na sexta (4).

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA, na sigla em inglês) do Reino Unido disse, em nota na publicada na quarta, que a aprovação da vacina foi feita com base em uma "revisão contínua" dos dados disponíveis que começou em outubro.

A vacina da Pfizer, desenvolvida em parceria com a empresa BioNTech, é uma das quatro que estão sendo testadas no Brasil. O país ainda não fez acordo para adquirir a vacina, mas, em meados de novembro, o governo recebeu executivos da Pfizer para, segundo o Ministério da Saúde, "conhecer os resultados dos testes em andamento e as condições de compra, logística e armazenamento oferecidas pelo laboratório".

Por G1

Morre o ator Eduardo Galvão, aos 58 anos, vítima de Covid-19


O ator Eduardo Galvão foi mais uma vítima da Covid-19 no país. Aos 58 anos, ele não resistiu ao vírus e faleceu na noite desta segunda-feira, 07. Galvão estava internado há mais de uma semana no Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Com 50% do pulmão comprometido, o ator foi entubado e passou os últimos dias na unidade de terapia intensiva – UTI. A informação foi confirmada pela GloboNews no início da madrugada desta terça-feira, 08, emissora ao qual Galvão dedicou anos de sua carreira.

Entre sua lista de sucessos na televisão brasileira, estão novelas como “Despedida de Solteiro” (1992), “Porto dos Milagres” (2001) e “O Beijo do Vampiro” (2002). Além da Rede Globo, Eduardo Galvão também fez novelas na Record, onde participou da novela “Apocalipse” (2017) e também na TV Bandeirantes, quando fez parte do elenco de “Dance Dance Dance ” (2007). Sua última novela foi “Bom Sucesso”, em 2019, na qual interpretou o Dr. Machado. Amigos de Galvão lamentaram nas redes sociais sua partida.

JP