sábado, 3 de agosto de 2019

Moradora de 113 anos será homenageada com o título de Cidadã de Paulo Afonso (BA)


Inocência Vieira de Jesus , moradora em Paulo Afonso considerada a pessoa mais velha do município, completou 113 anos no dia 15 de julho último, cercada por parentes e amigos ). E para comemorar essa data tão importante a Câmara Municipal fará homenagem a Inocência Vieira de Jesus com o titulo de cidadã pauloafonsina. A solenidade de entrega do titulo será definida nesta segunda (5), com a reabertura dos trabalhos Legislativos.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Macário Neto, autor da propositura, destacou a importância da homenagem. “As pessoas idosas muitas vezes ficam esquecidas e em muitos casos acabam se isolando do mundo. “A dona inocência e toda a sua família são riquezas da nossa cidade e é uma honra poder dedicar esse título para uma mulher guerreira, que criou sua família e celebra mais de um século de vida”, justificou o presidente, vereador Macário.

Nascida no dia 15 de julho 1906, no Sítio Barra na também baiana cidade de Glória (antigamente Paulo Afonso, Forquilha, pertencia a esta cidade). Filha de Cícero e Joana Leite da Conceição (falecidos). Casou com Antônio Teotônio (esposo já falecido) e tiveram oito filhos sendo uma adotiva, apenas quatro filhas estão vivas, duas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Paulo Afonso. A mulher mais “velha” do Brasil tem dezesseis netos, trinta e quatro bisnetos, quinze tataranetos e um tetraneto.

*No início do mês de março, a japonesa Kane Tanaka de 116 anos levou o título de mulher mais velha do mundo pelo livro Guinness World Records.

Por PA4.COM.BR - Blog de Ozildo Alves


Preço do gás de cozinha vai cair em até 12% para residências a partir de segunda-feira (5/8), diz Sindigás


O gás de cozinha ficará mais barato a partir de segunda-feira (5/8), divulgou, nesta sexta-feira (2/8), o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás). A Petrobras vai diminuir o preço dos botijões de gás usados em casa e em empresas. O GLP residencial, de embalagens até 13 kg, deve ficar de 6,5% a 12% mais barato. O empresarial terá redução de 11% a 17%, a depender da localidade.

O anúncio significa que o preço médio de venda do botijão pela Petrobras às distribuidoras deve cair de R$ 26,20 para R$ 24,06. Já o repasse ao consumidor final é incerto, porque ainda depende da incidência de impostos e da margem de lucro visada pelas empresas, que é variável.

De acordo com o Sindigás, que se pronunciou em nota, o ágio praticado pela Petrobras está em cerca de 31% em relação ao preço praticado no mercado internacional, “o que vem pressionando ainda mais os custos de negócios que têm o GLP entre seus principais insumos, impactando de forma crucial empresas que operam com uso intensivo de GLP”.

Por Correio Braziliense 

Petrolândia: Em comemoração ao Dia do Soldado, 4ª CIPM realiza Campanha Solidária para arrecadar roupas, alimentos e brinquedos

Divulgação/4ª CIPM

Homem mata companheira e depois comete suicídio em Afrânio, no Sertão de Pernambuco


Um homem, identificado como Lailson Gomes, matou a companheira a tiros e depois cometeu suicídio. O crime foi registrado neste sábado (03), no município de Afrânio, Sertão Pernambucano.

De acordo com informações da Polícia Militar, Lailson ainda chegou a ser socorrido por uma equipe do Samu, mas não resistiu.

A vítima do feminicídio, identificada apenas como Mariane, também foi resgatada com vida e estava entubada para ser transferida para Petrolina, mas veio a óbito horas depois.

Os corpos devem ser encaminhados para o Instituto Médico Legal e depois liberados para o velório e sepultamento.

As informações são do Blog de Edenevaldo Alves

Excursões em PE deverão ser acompanhadas por guias pernambucanos

Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR

A partir de outubro, as excursões turísticas com mais de oito pessoas deverão ser, obrigatoriamente, acompanhadas por um guia de turismo pernambucano. É o que versa a lei nº 16.605, assinada em 9 de julho deste ano. Ela é oriunda de um projeto de lei aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e atende à demanda dos guias, visto que muitos profissionais habilitados perdiam trabalhos pela falta de uma regulamentação.

“Muitos contratam serviços de guias que sequer são treinados”, explica a presidente do Sindicato de Guias de Turismo de Pernambuco (Singtur-PE), Elizabeth Leite. Desde que foi sancionada a lei federal sobre a profissão - nº 8.623/93, assinada pelo ex-presidente Itamar Franco -, o sindicato buscou regularizar a situação no estado. “Quem mora aqui vai saber conduzir melhor o turista do que um profissional de fora. E se a gente deixa de trabalhar, o estado não arrecada”, explica Elizabeth.

Belém do São Francisco: Polícia cumpre mandado de busca e apreensão na casa de suspeito de invasão de sistemas de empresas de provedores de Internet

Materiais apreendidos na casa do suspeito, em Belém do São Francisco — Foto: Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Civil cumpriu neste sábado (3) na cidade de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, um mandado de busca e apreensão na casa de um homem suspeito de cometer crimes cibernéticos. De acordo com a polícia, o suspeito invadia sistemas de empresas de provedores de Internet com a finalidade de causar instabilidade.

A polícia também investiga se houve captura de dados cadastrais dos clientes da empresa. Foram apreendidos na casa do investigado três notebooks, quatro pendrives, e um cartão de memória. O homem foi levado para a delegacia da cidade onde prestou depoimento e foi liberado em seguida.

Por G1 Petrolina

TCEndo Cidadania promove fórum sobre controle social e novas tecnologias em Serra Talhada



O Programa TCEndo Cidadania, da Escola de Contas e do TCE-PE, vai promover o Fórum TCEndo Cidadania no dia 8 de agosto, às 19h, na Faculdade de Integração do Sertão (FIS), em Serra Talhada. Com o tema "Controle Social: as novas tecnologias e o poder do cidadão", a ação vai promover o debate sobre dados abertos na gestão pública e comunicação, trazendo para os participantes alguns casos práticos de como ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para fiscalizar e denunciar irregularidades, contribuindo com os órgãos de controle e combate à corrupção.

Como convidados, estarão presentes Abelardo Lopes, da Controladoria Geral da União, analisando o histórico das legislações para governos mais transparentes no Brasil; Christianne Alcântara, jornalista e mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco, com a palestra "Informação, redes sociais e democracia: o que eu tenho a ver com isso?"; e a experiência com controle social da organização Juventude Ativa de Taquaritinga do Norte.

Lucas Ramos participa de entrega de residências em Gravatá



Famílias do Assentamento Santo Antônio, em Gravatá, realizaram nesta sexta-feira (02) o sonho da casa própria. A prefeitura do município entregou 26 residências construídas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, as primeiras em uma área de reforma agrária. O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) participou da solenidade que marcou uma nova fase vida das famílias gravataenses ao lado do prefeito Joaquim Neto e do superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcos Borges.

Os imóveis contam com sala, cozinha, dois quartos e área de serviço. A área de cada unidade é de aproximadamente 50 metros quadrados. “São casas bem estruturadas, que vão garantir conforto e segurança para os beneficiados. Acompanhamos de perto o esforço do prefeito Joaquim Neto e de sua equipe para que pudéssemos chegar a este momento tão importante para a cidade”, declarou o deputado. Lucas também ressaltou outros investimentos feitos pelo município: “Gravatá dedica todos os esforços quando o assunto é habitação. Já estivemos no bairro Riacho do Mel, onde 194 residências já estão em fase de conclusão e mais 454 vão ser entregues, mostrando que a Prefeitura sempre teve compromisso com a melhoria da qualidade de vida da sua população”, lembrou o parlamentar.

Com homenagem a Lia de Itamaracá, Festival Agosto Cultural 2019 promete ficar na história de São Lourenço da Mata


Lia de Itamaracá e Jairo Chaves na Fenearte, quando Lia oficializou o aceite do convite para ser a homenageada do FAC 2019 (Foto: Gabriel Pontual/Divulgação)

Com uma estrutura maior, um polo inédito e expectativa de receber 35 mil pessoas a mais por dia do que no ano de estreia, o Festival Agosto Cultural (FAC) 2019 promete ficar na história de São Lourenço da Mata. O evento, que acontecerá entre os dias 6 e 11 de agosto, tem como principal objetivo valorizar a cultura popular do município, de Pernambuco e do Nordeste.

Longe se prender a padrões, o Festival Agosto Cultural - integrado aos festejos de São Lourenço Mártir, padroeiro de São Lourenço -, faz questão de contemplar diversas expressões culturais, como o forró, o brega, o maracatu, afoxé, coco, encontro de ursos, mpb, frevo, jovem guarda e ciranda. A grande homenageada desta edição, inclusive, é a cantora Lia de Itamaracá, que há 75 anos dança e encanta com sorrisos, simplicidade e resistência.

No Agreste, Projeto Gestão Cidadã e TCE promovem capacitação de conselhos e sociedade



Visando regulamentar e planejar conselhos municipais, o Projeto Gestão Cidadã, da Associação Municipalista de Pernambuco - Amupe, em parceira com a Escola de Contas Públicas do TCE, promove durante todo o mês de agosto, a oficina “Regulamentação e planejamento para conselhos municipais”, com o objetivo de fortalecer e implementar essas ferramentas em nível municipal. A primeira edição ocorreu no dia 01/08, em Caruaru, para os municípios de Águas Belas, Bezerros, Caruaru e Gravatá.

A segunda edição acontece, na próxima terça-feira (06/08), no auditório da Controladoria-Geral da Prefeitura de Caruaru. Para este evento estão convocados os participantes do Grupo de Trabalho II: Cumaru, Cupira, Toritama, Machados, Quipapá, Surubim e a sociedade em geral. O Gestão Cidadã, a Amupe e o TCE acreditam que uma sociedade capacitada cobra de maneira mais incisiva as ações de uma gestão pública, melhorando a transparência e fortalecendo a cidadania.

Projeto ‘Domingo no Zoo’ leva atrações especiais para o Parque de Dois Irmãos


Exposição de serpentes e lagartos, contação de história e enriquecimento ambiental são algumas atividades do Parque, neste domingo (04)

Uma série de atividades para crianças e adultos promete movimentar, neste domingo (04), o Parque Estadual de Dois Irmãos, na Zona Norte doRecife. É o “Domingo no Zoo”, projeto da Secretaria de Meio Ambiente e da Agência CPRH, que vai realizar trilhas interpretativas, contação de história, pintura de rosto, demonstrações de falcoaria, enriquecimento ambiental com o Leão (Panthera leo) e com o Chimpanzé (Pan troglodytes), além de levar uma mostra sobre o Projeto Preguiça de Garganta Marrom (IGPM) e a exposição “Mundo dos Répteis”.

“O Domingo no Zoo é uma iniciativa que une diversão e educação ambiental, a cada primeiro domingo do mês. Queremos incentivar a população a reatar seus laços com a natureza, aprender coisas novas sobre o meio ambiente e, consequentemente, ter atitudes mais sustentáveis. Seja por meio de contação de história, exposições ou ainda do acompanhamento de um cuidado especial com os animais, as atividades proporcionam experiências e informações importantes para a conscientização ambiental do público”, comentou o secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti.

MEC homologa novas Diretrizes Curriculares do curso de Medicina Veterinária



Após quatro anos de trabalho e articulação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Ministério da Educação (MEC) homologa as novas Diretrizes Curriculares nacionais (DCNs) do curso de graduação de Medicina Veterinária. A publicação foi feita na edição do Diário Oficial da União de quinta-feira (1) e as Instituições de Ensino Superior (IES) têm dois anos para se adaptar às novas exigências.


Uma das principais alterações é o estágio em formação em serviço, que exige trabalho prático dos estudantes nos últimos dois semestres do curso. “No final do curso, os alunos terão, no máximo, 10% de teoria, sendo todo o resto voltado para formação em serviço, atuando com a presença permanente do professor em diferentes áreas da profissão”, explica o presidente da Comissão Nacional de Educação em Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), Rafael Mondadori.

“Precisamos ampliar a relação do parlamento Estadual com Congresso Nacional”, diz Silvio



O deputado federal Silvio Costa Filho (PRB), visitou a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta quinta-feira (01). O objetivo foi acompanhar a reabertura dos trabalhos legislativos da Casa e conversar sobre a necessidade de ampliar o diálogo entre Alepe e a Câmara dos Deputados, além de discutir pautas de interesse do Estado, como a reforma da previdência, a reforma tributária, o novo pacto federativo, entre outras obras de infraestrutura importantes para Pernambuco.

“É muito importante que a gente possa ampliar a relação entre as duas casas legislativas. Sempre que posso, visito o poder legislativo estadual, uma Casa em que tive o privilégio de exercer, por doze anos, o mandato de deputado estadual e construir grandes amizades. Na visita desta quinta-feira, tive a oportunidade de conversar com o presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros, com o primeiro-secretário, Clodoaldo Magalhães, entre outros parlamentares e líderes, sobre a importância de construirmos uma agenda conjunta para debater temas importantes para Pernambuco e para o Brasil”, destacou Silvio.

Padre Airton Freire recebe medalha do Mérito do TJPE



O Padre Airton Freire receberá uma homenagem do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) pelo trabalho realizado à frente da Fundação Terra, que este ano completa 35 anos de atuação. O religioso receberá a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, no dia 13 de agosto, às 17h, no Teatro Santa Isabel. Esse é um reconhecimento que visa agraciar o trabalho de personalidades que contribuem de forma efetiva com a justiça e a melhoria da sociedade, inclusive é a mais alta condecoração da justiça de Pernambuco.

Padre Airton Freire nasceu em 29 de dezembro de 1955, no município de São José do Egito, no Sertão de Pernambuco. Possui formação em filosofia, teologia e psicologia e ordenou-se padre diocesano em 13 de fevereiro de 1982. Ao falar de si, costuma dizer que é um homem vestido com roupa de saco amarrada com uma corda, pois é assim que transita em qualquer lugar.

Amupe parabeniza os Municípios de Serra Talhada e Moreno pelo prêmio Nacional de Boa Gestão


A Associação Municipalista de Pernambuco - Amupe, felicita os municípios de Serra Talhada e Moreno, pelos 2° e 3° lugares respectivamente, no Prêmio Otimiza, por boas práticas de gestão. A premiação é uma iniciativa do portal Meu Município e da Fundação BRAVA, e conta com o apoio de uma série de organizações parceiras, como a AMUPE, SEBRAE e FNP – Frente Nacional de Prefeitos. O evento foi realizado no último dia 31/07 em São Paulo.

O município de Serra Talhada, aumentou em mais de 30% sua arrecadação, somente de 2017 a 2018, investindo no seu servidor e em ferramentas que incentivaram o pagamento dos impostos pelos cidadãos. A qualificação dos profissionais da prefeitura, a ampliação do efetivo e a implantação da Nota Fiscal Eletrônica foram algumas das medidas tomadas.

Entrega de sementes beneficia irrigantes de projetos de públicos em Sergipe



Os produtores dos projetos públicos de irrigação do Baixo São Francisco Sergipano receberam 250 toneladas de sementes de arroz. Nesta semana, o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe, César Mandarino, participou do ato de entrega simbólica das sementes, promovida pelo governador de Sergipe, Belivaldo Chagas. A solenidade foi realizada no distrito de irrigação do projeto Cotinguiba/Pindoba, na zona rural de Propriá.

César Mandarino destacou a importância da parceria com o governo de Sergipe para o desenvolvimento dos projetos públicos de irrigação da região. “Com recursos de uma emenda impositiva da bancada federal de Sergipe, investimos mais de R$ 50 milhões na recuperação de canais, bombas e estradas. E essa parceria com o governo do estado é importante, porque a doação de sementes representa muito para a produção agrícola do Baixo São Francisco”, afirmou.

Preço da cesta básica registra queda em nove municípios, aponta Procon-PE


Goiana tem a cesta mais cara no valor de R$ 381,14 ante a mais barata, que pode ser encontrada no município o de Vitória de Santo Antão, no valor de R$ 344,79 (Foto: Ray Evllyn/SJDH)

Pesquisa realizada pelo Procon-PE, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), durante o mês de julho, indica uma queda no preço da cesta básica em nove municípios pernambucanos. O levantamento revela que a maior redução foi no município de Caruaru, no agreste. No comparativo de junho para julho, o preço caiu de R$ 359,97 para R$ 353,04, diminuição de quase 2%. A cesta com o preço mais alto pode ser encontrada no município de Goiana, no valor de R$ 381,14. A pesquisa tem o intuito de oferecer ao consumidor uma visão mais clara da incidência de cada produto sobre seu orçamento doméstico.

Os fiscais do órgão de defesa do consumidor observaram o preço de produtos de alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal. Os municípios visitados foram: Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Vitória de Santo Antão, Caruaru e Região Metropolitana do Recife (RMR), em um bloco formado por Recife, Olinda, Camaragibe, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. A cesta mais barata é a do município de Vitória de Santo Antão, no valor de R$ 344,79.

O que fazer quando o médico pede exames, mas o plano não aprova


Os planos de saúde não podem recusar a cobertura de exames médicos pelo fato de que o exame não está no rol da ANS ou não está coberto pelo contrato, tampouco em razão do médico solicitante não pertencer à rede credenciada do plano de saúde. 

Recusas neste sentido devem ser levadas ao conhecimento da Justiça através de um advogado especialista em plano de saúde, a fim de que, eventualmente, o exame possa ser realizado imediatamente através de ação judicial com pedido de tutela de urgência (pedido de liminar).

Nos casos onde o paciente pagou por este exame, é possível solicitar judicialmente que o plano de saúde devolva integralmente o valor gasto pelo paciente. A Justiça tem aceitado que os valores gastos pelos pacientes nos últimos 03 anos, pelo menos, podem ser cobrados do plano de saúde.

Professor da UFMG apresenta tecnologia de reciclagem de rejeitos de minério ao CBHSF

Tecnologia desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferece uma alternativa de aproveitamento dos rejeitos de minério armazenados nas barragens a montante, as mais comuns no Brasil, semelhantes às que se romperam em Mariana, Brumadinho e às que ameaçam Barão de Cocais e São Sebastião das Águas Claras, em Minas Gerais.

O material (rejeito) quando processado por uma tecnologia denominada calcinação flash, transforma-se em uma espécie de cimento – pozolana – que serve como base para vários outros materiais, tais como concreto, argamassa e pelotas de minério, que podem ser utilizados na pavimentação de estradas, construção civil, agricultura, piscicultura. A técnica também recupera ferro para fabricação de aço.

O mentor da tecnologia, professor Evandro Moraes da Gama, Engenheiro de Minas, Geólogo de Engenharia e Hidrogeólogo, foi convidado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) para uma conversa sobre o assunto. Segundo o professor, a primeira medida que deve ser tomada pelo poder público é o descomissionamento das barragens a montante. “Há 17 anos, quando começamos a trabalhar com a reciclagem de rejeitos, já alertávamos as mineradoras e a sociedade civil sobre o fato de que não haveria barragem que segurasse a quantidade de rejeitos que estava sendo depositada”, conta Evandro.

Governo avalia novas medidas para reduzir preço do gás de cozinha

Ministério sugere desconcentrar mercado de botijões de 13 quilos

Com a promessa de derrubar o preço do gás natural em até 40%, a nova política para o setor precisará de medidas adicionais para que a redução chegue à cozinha do brasileiro. Estudo divulgado nesta semana pelo Ministério da Economia lista três medidas para melhorar a competitividade do preço aos consumidores residenciais.

Produzido pela Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap) da pasta, o documento defende o fim da política que concentrou o mercado de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) nos botijões de até 13 quilogramas (kg). A medida pode ser implementada ainda neste mês.

O documento também pede que o Conselho Nacional de Política Econômica (CNPE) recomende à Agência Nacional do Petróleo (ANP) um posicionamento sobre duas medidas anunciadas pelo governo: a liberação da venda fracionada de gás de cozinha e o enchimento de um mesmo botijão por diferentes marcas.

Governadores definem Plano de Trabalho do Consórcio Nordeste


Entre as primeiras medidas aprovadas está a criação de central única de compras (Foto: Fernando Vivas/GOVBA)

SALVADOR - O Plano de Trabalho do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste foi definido na última segunda-feira (29/07), durante encontro, na Bahia, que reuniu governadores que compõem o colegiado. O documento, que apresenta o planejamento estratégico da ferramenta, aponta as primeiras ações que serão realizadas nos próximos 12 meses pela associação dos Estados, como a criação de uma central única de compras. O pernambucano Paulo Câmara pontuou que a atuação consorciada contribuirá para a aceleração do crescimento da região.

"A criação do Consórcio e a sua instrumentalização em favor de políticas públicas e de serviços de qualidade vai ajudar muito todos os Estados. E isso vai fazer a Região Nordeste ter condições de crescer mais rápido, diminuir desigualdade e melhorar o que é oferecido à população", destacou Paulo Câmara.

Petrolândia: Secretaria de Educação realiza avaliação de fluência em leitura com estudantes do 2º ano do ensino fundamental


Petrolândia realizou durante esta semana a avaliação de fluência em leitura com os estudantes do 2º ano do ensino fundamental nas escolas. 

A iniciativa da Secretaria Estadual de Educação em parceria com os municípios faz parte do programa Criança Alfabetizada e visa contemplar toda a esfera educacional das escolas estaduais e municipais de Pernambuco com prazo de aplicação válido de 29 de julho a 09 de agosto 2019.

Ver abaixo mais fotos

Petrolândia: Nota de falecimento de José Rocha de Carvalho; sepultamento será hoje às 16 horas


A família comunica a parentes e amigos o falecimento de José Rocha de carvalho, mais conhecido como Zé Rocha, ocorrido na noite de ontem no Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima

O corpo está sendo velado na Rua Manoel da cruz 57 quadra 6 de Petrolândia, e o sepultamento será hoje às 16 horas no Cemitério São Francisco.

Zé Rocha é pai de Alaíde,Acidalia, Toninho do peixe, Alcides, Arnaldo Rocha e José Maria.

Nossos pêsames à família pela grande perda.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e foto: Família

Petrolândia: CMAS e prefeitura realizam X Conferência Municipal de Assistência Social



O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Prefeitura Municipal de Petrolândia realizaram na última quarta-feira (31), a X Conferência Municipal de Assistência Social de Petrolândia.

O evento reuniu representantes dos diversos programas que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia atende, assim como os membros do Conselho, autoridades municipais e usuários desses programas.

A X Conferência Municipal de Assistência Social de Petrolândia também contou com a apresentação dos programas federais aos quais os cidadãos que se encaixam nas exigências têm direito, palestras e apresentações culturais, além de apresentar a prestação de contas referente a entrega dos serviços prestados pela secretaria, esclarecendo dúvidas e contribuindo para a solução de problemas existentes no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Ver fotos abaixo










Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Deputado Gonzaga Patriota defende transporte alternativo e diz que vai apresentar projeto para suprimir lei sancionada por Bolsonaro


Representantes de Associações de Transporte Alternativo dos sertões do São Francisco, Central e Araripe de Pernambuco, além dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, se reuniram com o deputado federal Gonzaga Patriota nessa sexta-feira, 2, em Petrolina. Eles expressaram insatisfação em relação à Lei nᵒ 13.855/2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), classificando como infração gravíssima o transporte de passageiros não regulamentado.

Leia também
>Petrolândia: Contra a Lei nº 13.855/19 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, motoristas de vans bloqueiam a BR-316

Gonzaga disse que o projeto apresentado pelo deputado Daniel Coelho, que originou a lei, foi aprovado irregularmente porque não passou pelos plenários da Câmara e do Senado. Por isso, vai ingressar com um projeto de lei para suprimir a legislação, que ainda não começou a vigorar. “Eu já estou com um projeto pronto para apresentar e suprimir essa Lei que foi sancionada. É importante explicar que essa Lei foi aprovada apenas nas comissões e não passou por votação no Plenário, de acordo com as exigências do Parlamento”, expôs.

Conforme o texto da Lei 13.855, o motorista pego fazendo transporte pirata de passageiros pagará multa, perderá sete pontos na CNH e terá o veículo apreendido. Para Gonzaga, essa legislação sancionada por Bolsonaro praticamente acaba com o transporte alternativo. “Isso, não podemos permitir”, concluiu.

Por Blog Alvinho Patriota

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook deste sábado, 03 de agosto; veja lista


Mudam de idade hoje (Sábado 03 de agosto de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Patricia Silva , Marcondes Torres,  Regis Lima Locutor, Raiiane Emanuella, Daniel James Silva, Cleodon Bezerra, Renata Almeida, Mauriceia Maria Nunes,  Ingrid Rayanne e  Nilza Carvalho. 

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Floresta, Petrolândia, Itacuruba, Belém, Carnaubeira, Inajá, Tacaratu e Jatobá: Rota do Cordeiro no sertão de PE contará com abatedouro frigorífico com certificação federal implantado pela Codevasf

Em reunião realizada entre o coordenador de Desenvolvimento Regional do MAPA Mychel Ferraz, o gerente Regional de Gestão Estratégica da Codevasf em Pernambuco Jaques Souza e o chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da companhia Wellington Lopes foram definidas as diretrizes do projeto

O Polo Itaparica da Rota do Cordeiro, no sertão de Pernambuco, contará com um abatedouro frigorífico com certificação federal. A unidade será implantada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) a partir de recursos de cerca de R$ 3 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A iniciativa atende a uma demanda dos ovinocaprinocultores da região que há mais de uma década reivindicam melhores condições de trabalho para expansão dos negócios.

O projeto de implantação do abatedouro frigorífico, que funcionará no município de Floresta (PE), integra as ações para estruturação da cadeia produtiva da Rota do Cordeiro – Polo Itaparica e estava previsto no Plano Nacional de Desenvolvimento do Projeto Rota do Cordeiro do MDR. O plano traça uma perspectiva do desenvolvimento regional, aproveitando as vocações produtivas regionais e o potencial do setor em um conjunto integrado de iniciativas estruturantes entre instituições públicas e privadas,

Três suspeitos de envolvimento no assassinato de veterinária em PE são presos

Nathalia Guimarães, de 33 anos, morreu depois de levar um tiro durante um assalto em Igarassu, no Grande Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp
Polícia Militar realizou coletiva, no recife, para falar sobre prisões de suspeitos de envolvimento na morte da veterinária — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Três suspeitos de envolvimento no assassinato da veterinária Nathalia Regina de Andrade Magalhães, de 34 anos, foram presos pela Polícia Militar, nesta sexta-feira (2), em Lagoa do Carro e em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O crime ocorreu na terça-feira (30), em Igarassu, no Grande Recife. A vítima levou um tiro no pescoço.

No dia da morte, a Polícia Civil informou que estava tratando o caso como latrocínio, roubo seguido de morte. Os dois homens e a mulher tiveram prisões preventivas solicitadas corporação. Eles também prestaram depoimentos na Delegacia de Carpina.

Canal da Transposição do Rio São Francisco tem rachaduras erosão e mato, denuncia perito do Ministério Público Federal (MPF)

Canal da transposição do rio São Francisco na Paraíba apresenta problemas estruturais, segundo MPF. Imagem: Divulgação/MPF
Rachaduras e problemas no revestimento estão entre os problemas apontados pelo MPF Imagem: Divulgação/MPF.


Uma vistoria técnica feita nas obras do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, constatou que as obras apresentam rachaduras em vários trechos, que podem ter sido causadas por impropriedades na concepção ou execução da obra. O canal está sem receber água há mais de cinco meses após o bombeamento ser suspenso devido a um problema na barragem de Cacimba Nova, em Pernambuco.

A informação técnica da vistoria, feita por um perito do Ministério Público Federal (MPF) e divulgada na segunda-feira (29) tem informações que são contrárias às hipóteses levantadas pelo Ministério de Desenvolvimento Regional que, por nota, sugeriu que as fissuras nas placas do canal teriam sido “em decorrência das altas temperaturas na região durante o dia e constante exposição ao sol, além de baixas temperaturas à noite”.

'Minhas músicas são protestos para que governantes olhem para o Nordeste': Reportagem de O Globo resgata uma entrevista com Luiz Gonzaga, 30 anos após sua morte

Luiz Gonzaga toca em Pernambuco, durante visita do Papa João Paulo II, em 1980 | Agência O Globo/07-07-1980

Luiz Gonzaga toca ao lado do filho Gonzaguinha, durante gravação de especial | Agência O Globo/17-04-1981

O cantor e compositor Luiz Gonzaga foi um dos maiores reponsáveis por disseminar a música e a cultura nordestina pelo país. Autor de clássicos como "Asa branca", "Xote das meninas" e "Olha pro céu", o Rei do Baião faleceu no dia 2 de agosto de 1989, aos 76 anos. Para marcar os 30 anos do filho mais famoso de Exu, no interior de Pernambuco, o Blog do Acervo resgatou uma entrevista exclusiva concedida pelo músico ao antigo GLOBO-Leopoldina. A conversa foi publicada em 31 de junho de 1985, após um show no Pavilhão de São Cristóvão, no Rio, local hoje chamado de Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga.

Seis grupos já tinham se apresentado no sábado quando Tito Santos, um dos mestres de cerimônia da noite, chamou ao palco do Pavilhão de São Cristóvão o homenageado especial do Forró in Rio: "Com vocês, o Rei do forró, Luiz Gonzaga." Sob os aplausos delirantes, entra em cena o mais famoso sanfoneiro do Brasil. Calça vermelha, camisa branca, capa de couro e chapéu de nordestino, Luiz Gonzaga avisa que não está muito bom: uma bronquite e uma "lombeira" causada pela viagem que acabara de fazer de volta do Pará, para onde tinha ido na véspera.

Mas, aos primeiros acordes de sua sanfona prateada, a plateia foi tomada pelo ritmo marcado do forró de Luiz Gonzaga. Ninguém se importava com a voz rouca e cansada do sanfoneiro, nem com as falhas na acústica do Pavilhão. Mesmo sentado em seu banquinho ("Eu sou um velhote e já não aguento ficar de pé durante todo o show"), e cercado pelo balé das "Forró girls", Gonzagão se destacava e abraçava com sua música todo o Pavilhão. Minutos antes de contagiar toda a plateia, Luiz Gonzaga falou de seu papel político no Brasil, de suas esperanças na Nova República, de sua preocupação com o Nordeste e da pouca atenção que os grandes centros dão aos sanfoneiros e à música dos "matutos" que cantam a realidade do Brasil Rural.

Como se sente o rei do forró em mais um show para angariar fundos para o Nordeste?

Estou aqui no Forró in Rio como um profissional. Não me sinto inteirado dessa causa porque não participei dessa promoção e não conheço as pessoas que estão promovendo este show. Faço votos que colha bons resultados, mas depois de 40 anos encabeçando movimentos pelo Nordeste e de tantas decepções ao perceber que os resultados nunca chegavam lá, não quero me envolver mais nesse tipo de promoções. Já sofri muito com isso e agora resolvi trabalhar pelo nordestino lá mesmo, no Nordeste. Isso não significa que eu esteja duvidando das intenções desse Forró in Rio.

Descartadas as festas beneficentes como forma de ajudar os nordestinos carentes, em que se resume seu trabalho em favor de seus conterrâneos?

Meu trabalho é político. Como sanfoneiro, faço política com minha sanfona. Minhas músicas são protestos e advertências para que os governantes olhem para o Nordeste. É preciso que o Brasil tenha consciência do que é o sertão. Através da música, nós, os sanfoneiros, tentamos falar dos problemas da nossa terra e das carências da nossa gente.

O senhor tem esperanças de que a Nova República modifique esse quadro?

Estou muito confiante no governo do Presidente Sarney. Ele, pelo menos, já nos deu um bom sinal de que está preocupado com os problemas do Nordeste e de seu povo, ao anunciar a aplicação de Cr$ 3 trilhões para recuperar a economia e restaurar as áreas nordestinas devastadas pelas enchentes. Acho que neste governo o Nordeste finalmente vai ter vez.

E a cultura nordestina, vai conseguir sair de sua terra natal e ganhar os grandes centros?

Duvido muito. Acho muito difícil mudar isso. O forrozeiro e o sanfoneiro no Brasil são profissionais sem oportunidade de trabalho. Nós nos sentimos marginais porque os grandes centros como o Rio, por exemplo, não têm identificação com a nossa cultura rural, matuta, de roça. Com isso, nossa música raramente é tocada nas rádios cariocas. Mas, por outro lado, os sanfoneiros também são perseguidos no Nordeste porque lá só são valorizados os que tiveram sucesso nos centros. O cara da terra, que fica lá, acaba desprestigiado, porque "se fosse bom, estava nas capitais". Como, para fazer sucesso no Nordeste, tem que ter uma temporada de sucesso aqui, e como aqui ninguém dá vez à cultura dos nordestinos, os pobres dos sanfoneiros ficam no meio do mundo sofrendo. Eu, que sou um sanfoneiro bem-sucedido, não posso contar com os grandes centros. Se você reparar, aqui no Rio só deve ter uns dois forrós, e mesmo assim só na periferia, porque os do Centro da cidade são perfumaria, fachada pura. Você veja só uma coisa: eu sou o criador da música "Asa branca", não sou? Pois bem, aqui no Rio tem uma casa com esse nome, uma gafieira, e eu nunca fui convidado a cantar lá. É uma casa de luxo, com orquestra boa e tudo. Mas forró não tem. O forró representa uma outra cultura que não interessa ao Rio. Agora, por exemplo, que é mês de festa junina, de música caipira, eu já estou com 20 contratos fechados lá na minha terra, mas aqui não me foi oferecido nenhum. Os meus discos de ouro, quem me dá é o Nordeste. Enquanto eu vendo 100 mil discos em Pernambuco, aqui no Rio a faixa de vendagem cai para 10,20 mil

O senhor acha que o recém-criado Ministério da Cultura, embora ainda sem programa, poderia impulsionar a cultura nordestina no sentido de criar uma estratégia que dê mais espaço para ela nos grandes centros?

Sem dúvida, acho que o Ministério da Cultura poderia resolver esse problema de discriminação cultural contra o Nordeste. Mas, infelizmente não creio que a ideia do ministério vá vingar. Acho que vamos ficar mesmo é com uma secretaria e, aí a autonomia do titular vai ser bem menor.

Por O Globo

Saiba como se defender do novo pente-fino do INSS



O INSS pretende analisar até 3 milhões de benefícios com indícios de fraude ou irregularidades no novo pente-fino do órgão, que foi iniciado no dia 12 de agosto.

Neste primeiro momento, a revisão será de forma administrativa, em todos os tipos de benefícios, com exceção dos pagamentos por incapacidade. Mas o programa do governo prevê convocar também aposentados por invalidez e beneficiários de auxílio-doença que não passam por perícia há mais de seis meses.

As notificações serão feitas pelo INSS nas próximas semanas, primeiro por caixa eletrônico, no saque do benefício, e, se necessário, por carta para o endereço cadastrado no órgão.