segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Inajá comemora 66 anos de Emancipação Política com festa no dia 2 de janeiro


O município de Inajá, no Sertão de Pernambuco, em clima de festas de final de ano, prepara a grande festa de comemoração dos 66 anos de Emancipação Política do município, no dia 02 de janeiro.

A programação organizada pela prefeitura inclui shows em praça pública com Luan Forró Estilizado e Marreta é Massa, além de artistas locais, competições esportivas e apresentações socioculturais.

Com informações de Geniclébio Barros (Clebinho Braiado)

Profissionais liberais terão de identificar CPF de clientes a partir de 2015


A partir de 1º de janeiro, os profissionais liberais terão de informar à Receita Federal o CPF das pessoas para as quais prestaram serviços. A medida consta da Instrução Normativa 1.531, publicada hoje (22) no Diário Oficial da União.

A novidade vale para médicos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, advogados, psicólogos e psicanalistas, que usarão o Carnê-Leão em 2015 para comprovar renda na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016. Por meio de um programa de computador, os profissionais liberais exportam os dados do Carnê-Leão para a declaração de rendimentos.

Segundo a Receita Federal, o preenchimento obrigatório do CPF dos clientes pretende evitar a retenção na malha fina de milhares de declarantes que preenchem a declaração do Imposto de Renda corretamente. Em casos que envolvem pagamento de altos valores, alguns clientes eram obrigados a apresentar documentos comprobatórios ao Fisco.

Mensagem de boas festas do CBHSF


Ascom CBHSF

Petrolândia: Verônica Delgado recebe família, funcionários e convidados na confraternização da Delgado Construções

Verônica Delgado, a irmã Cristiane Delgado e os pais Pedro Oliveira e Maria Stela Delgado (Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier)


Chácara Delgado




A empresária Verônica Delgado, proprietária da Delgado Construções, loja de material de construção e decoração em Petrolândia, recebeu nesse domingo (21), na sua Chácara Delgado, familiares, funcionários, amigos e convidados, como a equipe da Construtora João de Barro. A chácara situa-se próximo ao Projeto Apolônio Sales, às margens do rio São Francisco, na zona rural de Petrolândia.

A confraternização foi animada pelos cantores Chameguinho e Nininho, com participação de Robinho (sanfona e teclado, um show à parte), Sávio Lima e da cantora Márcia, da cidade de Tacaratu.

Entre os convidados da família Delgado, destacamos as presenças de Dr. Rommel Alencar, médico fisioterapeuta, acompanhado de sua esposa, a enfermeira e artista plástica, Joane Barboza.

Também destacamos a presença de José Adauto Carvalho Azevedo (Dadau), ex-prefeito de Tacaratu. Amigo de longa data deste blogueiro - aproveitamos para colocar a conversa em dia - Dadau acompanhou sua esposa, Cristiane Delgado, irmã de Verônica. 

Em um gesto de carinho, Joane Barboza leu um texto de homenagem dos funcionários e amigos a Verônica Delgado, "mulher forte, guerreira e vencedora", como foi descrita na mensagem. Bastante emocionada, Verônica Delgado agradeceu a presença dos convidados e dos funcionários, e em especial, aos seus pais, presentes no evento.

''Eu não tenho palavras para agradecer a presença de todos vocês aqui, mas quero dizer que eu estou muito feliz. Muito obrigada aos nossos funcionários pelo empenho e dedicação à empresa Delgado ao longo do ano, e quero dizer da minha felicidade em ter os meus pais, minha irmã, sobrinhas, enfim, a família Delgado presente aqui nessa confraternização. O meu muito obrigada! Muito obrigada! Muito obrigada!'', finalizou Verônica, emocionada.

Assis Ramalho e Lúcia Xavier, editores deste Blog, agradecem o convite da empresária Verônica Delgado, e desejam boas festas e 2015 cheio de saúde, harmonia e prosperidade à família Delgado Construções.

Ver mais fotos, clique > Confraternização Delgado Construções
Clique > Petrolândia: Delgado Construções está de cara nova e com preços imbatíveis


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Padrasto mata enteados de 6 e 7 anos em Recife


Duas crianças foram assassinadas pelo padrasto na manhã desta segunda-feira (22), na Vila Tamandaré, no bairro da Estância, Zona Oeste do Recife. As vítimas, um menino de 6 anos e uma menina de 7, foram mortos com 25 facadas cada.

A mãe, Edilane Lima Ferreira, de 22 anos, havia saído durante a manhã para trabalhar e deixou as crianças com o padrasto. Horas depois, Edilane recebeu uma ligação de vizinhos informando sobre a tragédia.

O padrasto das crianças, Robson Fernandes dos Santos, que também trabalha como auxiliar de serviços gerais, fugiu do local logo após o crime. O caso está com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

JC Online

Ministério dos Transportes lança campanha de prevenção de acidentes

A campanha será desenvolvida em 11 estados prioritários, que possuem, segundo dados da PRF, trechos com maiores índices de acidentes nas rodovias federais: PR, MG, ES, SC, PE, RJ, CE, SP, GO, BA e DF.

Com o foco na prevenção de acidentes e slogans como “A Imprudência Mata” e “Colocar a Vida em Risco não é Acidente. É Crime”, o Ministério dos Transportes lançou nesta sexta-feira (19), a Campanha de Prevenção de Acidentes 2014.

Haverá a veiculação em todo o País de filme em emissoras de televisão, spots de rádios, anúncios em jornais, painéis eletrônicos e outras mídias até o dia 20 de janeiro. Todo o conteúdo também estará disponível nos perfis do Ministério dos Transportes nas redes sociais.

Conscientização

A campanha publicitária de utilidade pública, integrante do programa Rodovida do governo federal, tem o objetivo de levar os cidadãos a refletirem sobre a gravidade e as consequências causadas pela imprudência ao volante, bem como o fato de ser crime contra a vida e a sociedade.

A ideia é mobilizar a população, principalmente motoristas amadores e profissionais, para a importância e a necessidade de adoção de uma atitude responsável ao volante.

Divulgadas as notas das escolas pernambucanas no Enem. Confira.

Colégio Equipe conquistou o primeiro lugar em 3 das 5 áreas de conhecimento avaliadas. O Colégio de Aplicação da UFPE foi o segundo melhor colocado. O pior desempenho é Escola Estadual São José, de Petrolina, último lugar em 3 áreas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na tarde desta segunda-feira (22), a lista com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escola. Este ano, para cada escola, é possível consultar o seu desempenho médio, percentuais de alunos em cada um dos níveis de desempenho e a média dos 30 melhores alunos.

Em Pernambuco, a escola que teve o melhor desempenho em ciências da natureza foi o Colégio Equipe, com 652,13 pontos. O pior foi a Escola Estadual Regueira Costa, com 413,73 pontos.

Já em ciências humanas o grande colégio vencedor em Pernambuco foi o Colégio de Aplicação da UFPE, que obteve pontuação 695,68. O pior desempenho foi a Escola Estadual São José, de Petrolina, que teve nota 428,96.

Mandatos de políticos eleitos ainda podem ser contestados na Justiça Eleitoral


Com a diplomação dos candidatos eleitos em outubro, os prazos para contestação dos mandatos na Justiça Eleitoral começam a ser contados. Desde sexta-feira (19), o Ministério Público e candidatos derrotados podem denunciar irregularidades cometidas pelos eleitos. Se as denúncias forem comprovadas, os candidatos vencedores poderão ter mandatos cassados. No entanto, as ações não impedem a posse, no dia 1º de janeiro.

Os recursos na Justiça Eleitoral podem ser feitos por meio do Recurso contra a Expedição de Diploma (Rced) e por Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime). O prazo para essas ações é de três e 15 dias, respectivamente, após a diplomação. A Aime serve para impugnar os mandatos eletivos, com base em acusações relacionadas a abuso de poder econômico ou corrupção. O Rced é baseado em alegações sobre falta de condição de elegibilidade.

Corregedoria realiza 40 casamentos e 318 conciliações em Salgueiro


A Semana de Conciliação realizou em Salgueiro, nos dias 15 e 16 de dezembro, 318 audiências de conciliação e 40 casamentos. A iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça é uma parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-PE). O objetivo maior é promover cidadania e realizar mutirões para agilizar processos judiciais.

A Semana de Conciliação conseguiu solucionar processos envolvendo crimes de menor potencial ofensivo, aqueles com penas de até dois anos. Nelas, o Ministério Público apresentou propostas de acordo em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCOs). A equipe da Corregedoria reforçou o atendimento durante a ação. "A conciliação é um meio alternativo de solução de conflitos que, além de trazer inúmeros benefícios às partes, desafoga o Judiciário e possibilita uma prestação jurisdicional célere e eficaz, sendo de capital importância a difusão da cultura da conciliação como busca da paz social", explica o corregedor geral da Justiça, Eduardo Paurá.

Pesquisadores brasileiros querem desvendar perfil genético de atletas


Triatletas e maratonistas terão o perfil genético desvendado. Cientistas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) e do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) querem entender quais componentes genéticos influenciam o alto rendimento de atletas em competições e identificar o potencial de cada pessoa para o esporte.

Para isso, os pesquisadores vão estudar duas proteínas relacionadas à absorção de oxigênio pelo organismo: MCP1 e MCP2. Ambas têm a função de transportar o ácido piruvato, que age na transformação de partículas de glicose em combustível para o corpo, ou seja, fazem com que o atleta tire maior beneficio da respiração, gerando mais energia nos treinos.

Os especialistas acreditam que uma alteração genética no consumo de oxigênio pode explicar o alto desempenho de alguns, em comparação com os demais, mesmo quando submetidos ao mesmo treinamento, explica o coordenador do Laboratório de Pesquisa Neuromuscular e de Fisiologia do Esforço do Into, José Inácio Salles. “Essas proteínas que estudamos vão nos ajudar a identificar aquilo que caracteriza essa individualidade, as limitações e possibilidades das pessoas”, frisou.

Projeto em Acessibilidade Praia Sem Barreiras chega à Tamandaré, no litoral sul de PE


A praia de Tamandaré, no litoral sul do Estado, é a mais nova localidade contemplada com o projeto Praia Sem Barreiras, este referente ao Programa Turismo Acessível - Pernambuco Sem Barreiras. Idealizada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), a ação, voltada para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, garantirá momentos de lazer a todos que visitam o local.

Em Tamandaré, o Praia Sem Barreiras fica localizado na Avenida Beira Mar, próximo a Igreja São José. O projeto está instalado em uma área com cerca de 150m² e funciona aos sábados, domingos e feriados, sempre na maré baixa. Os visitantes podem desfrutar, gratuitamente, de uma esteira de acesso ao mar, com 45 metros de comprimento, além de duas cadeiras anfíbias, uma piscina para o lazer de crianças e o banho de mar com o auxílio de profissionais qualificados.

“É uma meta do Turismo de Pernambuco garantir momentos de lazer a todos, residentes e turistas. O projeto vai muito além da instalação de toldos e esteiras, realizamos também a qualificação dos monitores que fazem o banho assistido e dos funcionários do trade turístico do entorno. Acreditamos que todos merecem ser respeitados e bem tratados, pois prezamos por um Pernambuco ainda mais igualitário”, concluiu o vice-presidente da Empetur, Eduardo Figueiredo.

Petrolândia: Felicitações de boas festas da Agroshop Farmácia e Petshop a clientes e amigos

Dr.Tony Ferraz, médico proprietário da Agroshop Farmácia e Petshop

Nota de felicitações de boas festas da AGROSHOP FARMÁCIA e PETSHOP, a sua loja de produtos veterinários de propriedade do médico veterinário Dr.Tony Ferraz,

''É tempo de comemorarmos nossas conquistas em 2014. Mais um anos chega ao fim e gostaríamos de agradecer à todos aqueles que participaram delas, junto conosco.

Que a inovação, a alegria, a criatividade e o otimismo estejam sempre presentes em 2015.  Feliz Natal e um próspero ano novo com muita paz e realizações 

Um abraço do Dr. Tony, Brena e de toda a família do AGROSHOP FARMÁCIA E PETSHOP."

Com novas instalações e oferecendo maior comodidade para os seus clientes, a AGROSHOP FARMÁCIA e PETSHOP está localizada em Petrolândia na Rua Arthur Vieira Lima, próximo ao Loja Bazar das Flores, rua que dá acesso a Casa de Peças do empresário Geraldo Melinha.

A Agroshop Farmácia e Petshop, que já era especializado em atendimento clínico e cirúrgico para animais de pequeno, médio ou grande porte, agora também oferece serviços de banho, tosa e hospedagem para o seu animal.

Na Agroshop o pecuarista tem serviços diferenciados, como obtenção de atestados sanitários e atendimento de laboratório veterinário, com exame de Tuberculose, Brucelose, AIE (Anemia Infecciosa Equina) e Mormo.

A loja de produtos veterinários também comercializa rações, medicamentos e ampla lista de produtos de cuidados terapêuticos e cosméticos para animais.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Campeão da Olimpíada Brasileira de Matemática é aprovado em Princeton


Murilo Corato Zanarella, de 17 anos, acaba de ser aceito na Universidade de Princeton, em Nova Jérsei (EUA). Natural de Campinas (SP), ele já participou de 50 edições de diferentes provas de exatas, nacionais e internacionais, conquistando mais de 30

Murilo Corato Zanarella, de 17 anos, acaba de ser aceito na Universidade de Princeton, em Nova Jérsei (EUA). Natural de Campinas (SP), ele já participou de 50 edições de diferentes provas de exatas, nacionais e internacionais, conquistando mais de 30 medalhas em olimpíadas de matemática.

O tal do rio Pajeú que despeja no São Francisco

Rio Pajeú em Serra Talhada (CBHSF)

Além do rio São Francisco, um outro rio importante que banha o estado de Pernambuco é o rio Pajeú, aquele que “vai despejar no São Francisco”. O Riacho do Navio, famoso pela aparição na música de Luiz Gonzaga, é um dos seus principais afluentes.

Pajeú é um termo de origem tupi e significa “rio do curandeiro”. Ele é o maior afluente do rio São Francisco e nasce na Serra da Balança, no município de Brejinhos, divisa entre Pernambuco e Paraíba. O rio Pajeú percorre 353 km até desaguar no Velho Chico, no Lago de Itaparica, formado pela barragem do São Francisco.

A bacia hidrográfica do rio Pajeú é a maior do estado de Pernambuco, com uma área aproximada de 16.685,63km², cerca de 16,97% da área do estado. E, assim como o Velho Chico e muitos outros rios, o Pajeú sofre com problemas como: assoreamento, desmatamento e poluição. Um sinal que precisamos cuidar melhor dos rios e dos lixos que descartamos.

Dilma promete medidas drásticas sem atingir os programas sociais do governo

 Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (22), durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, que o governo terá que anunciar medidas “drásticas”, mas garantiu que “isso não significa os programas sociais. Teremos que ter controle maior sobre outros gastos e fazer algumas reformas”.

Na saída do evento, Dilma Rousseff admitiu que pretende abrir o capital da Caixa Econômica Federal, mas disse que esse é um processo “demorado”. A informação foi confirmada por assessores da Presidência da República.

Ainda sobre os programas sociais, no café da manhã, a presidenta citou o exemplo do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que cria estímulos para diversos setores com linhas de investimento diferenciadas. “É possível balancear, reduzindo a zero o subsídio, mantendo apenas os de áreas melhores”, explicou.

Apesar de antecipar o cenário econômico difícil a partir do próximo ano, a presidenta mostrou otimismo e afirmou ter certeza de que o Brasil sentirá uma recuperação, independentemente dos resultados de outras economias. “A inflação não saiu do controle. O Brasil continua com grandes reservas e estamos tomando providências para melhorar nossa produtividade”, destacou.

Anvisa suspende importação, venda e implante de próteses mamárias


A Superintendencia de Fiscalização, Controle e Monitoramento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a importação, venda e o implante das próteses mamárias de silicone Arion. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (22).

Fabricada pela empresa francesa Laboratoires Arion e registrada por Imact Importação e Comércio, esse produto foi auditado pela agência em abril, ficando constatado que o método de esterilização estava “em desacordo com o que consta no registro do produto”, manifestou, em nota, a Anvisa.

A determinação vale para as próteses esterilizadas por calor a seco e por óxido de etileno, fabricadas a partir de 28 de abril de 2014. De acordo com a resolução da Anvisa, caberá à Imact fazer o recolhimento do estoque existente no mercado.

Assentamento catarinense é cenário de filme sobre juventude e reforma agrária


Numa tarde em um assentamento rural, um jovem toca rock com sua banda e uma moça aprende a fazer artesanato em argila, ao mesmo tempo em que descobrem como ser jovem no campo, romper preconceitos e seguir seus desejos. Em volta, câmeras, microfones e uma equipe completa de filmagem e, mais ao fundo, trabalhadores rurais atentos e curiosos sobre a produção desta que será uma das cenas do longa metragem Lua em Sagitário, co-produção entre Brasil e Argentina apoiada pelo Incra.

A gravação aconteceu no dia 14 deste mês e a locação foi o assentamento Tracutinga (conhecido como Conquista na Fronteira), localizado no município catarinense Dionísio Cerqueira, no extremo oeste do estado.

O protagonista do filme, que é focado no público jovem, interpreta um assentado da reforma agrária de 18 anos de idade. Na história, Murilo, nascido e criado no assentamento, envolve-se com Ana, que vive na zona urbana de uma pequena cidade de fronteira. Ambos dividem a paixão pela música e partem para uma viagem rumo a Florianópolis, num roteiro que aborda diversos conflitos presentes no meio rural, mas de forma leve, no formato road movie.

“São questões inéditas no cinema jovem brasileiro: o viver na fronteira, em uma região que a maioria dos brasileiros desconhece, a reforma agrária e a luta pela terra e, ainda, o ser jovem dentro desse contexto”, explica Márcia Paraíso, diretora do filme.

Poluição sonora e alfabetização auditiva, artigo de Marden Campos


Em junho passado, fui aos Estados Unidos para participar de um programa de intercâmbio de jovens pesquisadores do “Sul Global”, vindos de países que outrora foram chamados de “em desenvolvimento”, “subdesenvolvidos” ou de “terceiro mundo”. Me espantei quando, em um domingo de folga, ao dirigir-me a moderna biblioteca da universidade em que estávamos, deparei com um tipo de setorização da sala de estudos que nunca tinha visto: por decibéis! Lá, um espaço com poucos livros e muitos computadores, havia um vasto setor que, sobre mesas e cadeiras, via-se uma placa indicando o limite sonoro de 50 decibéis. Mais ao fundo, onde localizavam-se apenas mesas individuais, outra placa o limite de 25 decibéis. No fundo da biblioteca, com apenas mesas individuais, separadas por pequenas divisórias e entremeadas por confortáveis cadeiras para leitura, havia uma taxatória placa em que se proclamava por silêncio absoluto através do texto “00 decibéis”. Minha primeira reação foi de admiração pelo grau de civilidade atingido pela elite de estudantes daquela universidade, notoriamente uma das maiores e mais caras daquele País. Contudo, logo em seguida, quando retornava para o alojamento, passei a pensar se as pessoas dali sabiam, ao menos aproximadamente, qual o volume sonoro e que tipo de barulho equivale a 50 ou a 25 decibéis, já que 00 decibéis, obviamente, qualquer pessoa saberia que significa barulho nenhum! (mais tarde vim a descobrir que 50 decibéis equivalem a uma conversa normal e 25 decibéis a fala sussurrada).

Estação Central Capiba abre suas portas e revela a memória ferroviária de Pernambuco

Foto: Costa Neto/Fundarpe

A Estação Central Capiba abre suas portas para a população, nesta segunda (22), no bairro de São José (Recife). O mais novo equipamento cultural do Governo do Estado abriga o requalificado Museu do Trem, que é considerado o primeiro do Brasil e o segundo do gênero da América Latina. Tendo Gilberto Freyre como patrono, o Museu do Trem foi inaugurado em 25 de outubro 1972 e desativado em outubro de 1983. Para marcar a nova versão, o Governo, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, realiza a exposição Chegada e Partida - A Memória do Trem em Pernambuco. Mais de R$ 2,5 milhões foram investidos nas reformas, requalificações e compra de equipamentos da Estação Central Capiba/Museu do Trem.

Com curadoria do museólogo Aluízio Câmara, a exposição reconstrói parte da memória ferroviária de Pernambuco, o que inclui inovações tecnológicas, com ênfase na Revolução Industrial, a qual trouxe mudanças significativas nas relações econômicas, sociais, culturais, entre outras. A exposição também aborda todo o imaginário que envolve as ferrovias, como a relação tempo/espaço, passado/presente, os sons que envolvem essas mudanças no cotidiano das cidades, como o apito do trem, os sinos da estação, e toda uma visão poética que remete aos trens.

Jatobá: Resultado da pelada dominical da Associação Pó de Serra, de Itaparica

Fotos: Jair Souza

Foi realizada nesse domingo, dia 21, mais uma pelada de boleiros na Associação Pó de Serra, em Itaparica, município de Jatobá. Os resultados do baba foram enviados pelo nosso amigo jatobaense Jair Souza, o popular Jair do Picolé. Confira os resultados: 

Primeiro tempo: Camisa azul 3x1 Camisa Vermelha 
Camisa Azul
Gols: Edson Madeira, Sapatão e Moisés 
Escalação: Miller, Guel, Aricleto, Catinha, Edson Madeira, Nego Van, Sapatão, Gegê, Sílvio e Moisés 
Camisa Vermelha
Gol: Flávio
Escalação: Geraldo, Valdir, Gean, Ivaldo, Juvenal, Jandair, Nego, Elói, Luiz, Flávio e Zinho.

Segundo tempo: Camisa Azul 1x2 Camisa Vermelha 
Camisa Azul
Gol: Nego Van 
Escalação: Elvis, Catinha, Miguel, Nego Van, Edson Madeira, Tales, Amiltom, Aricleto, Silvio e Gegê.
Camisa Vermelha 
Gols: Flávio (2) 
Escalação: Geraldo, Didi, Ronaldo, Pedro, Franklin, Flávio, Nego, Gordo, Elói,
Zinho e Jandair.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza

Petrolândia: Super Mais, o supermercado que oferece conforto e praticidade, novo parceiro do Blog, é inaugurado no centro da cidade


Super Mais, em frente à Celpe, na Av. Auspício Valgueiro Barros (Fotos: Lúcia Xavier)
Jovem empresário Eliakim Almeida Couto e sua mãe, Jeane Almeida

Bom atendimento e ambiente climatizado 


Adega do Super Mais: Bebidas finas e vinhos de excelente qualidade


Cervejas na promoção de inauguração: Nova Skin (Latão, 12x473ml) por R$ 25,99; Skol (Latão, 12x473ml) por R$ 32,49; Skol (Lata, 12x350ml) por R$ 21,49.

Às vésperas do Natal, Petrolândia ganhou um novo supermercado, localizado no centro da cidade, na Av. Auspício Valgueiro Barros, em frente à Celpe. O empreendimento foi inaugurado na manhã desse domingo, 21 de dezembro.

No clima de festas de final de ano, o jovem empresário Eliakim Almeida Couto abriu as portas do Super Mais. O empreendimento une o conceito de loja de conveniência com supermercado, em um ambiente agradavelmente climatizado.

A grande variedade de produtos e marcas é um dos destaques do Super Mais que, além da tradicional seção de bebidas em geral, conta com uma adega, sortida com vinhos de excelente qualidade e bebidas finas. O bom gosto e elegância, diga-se de passagem, é uma marca da loja, decorada com sobriedade e jovialidade, e na prática disposição e exposição de produtos.

Outro destaque, além do amplo espaço de circulação no interior do Super Mais, é o horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7 às 22 horas, aos domingos e feriados das 9 às 19 horas. O funcionamento, portanto, tem horário de shopping center, pensado para atender o cliente no momento de sua melhor conveniência. Em breve, entrará em funcionamento a lanchonete, para oferecer ainda mais conforto aos clientes da loja.

Parabéns ao jovem empresário Eliakim pela realização do projeto e à cidade de Petrolândia, por receber um novo e ousado empreendimento.

O Super Mais, novo parceiro do Blog de Assis Ramalho, deseja a todos um Natal iluminado pelas luzes da solidariedade e da esperança e que o Ano Novo seja de grandes realizações e prosperidade.

Ver mais fotos>Super Mais, novo supermercado em Petrolândia

SUPER MAIS
Av. Auspício Valgueiro Barros - Centro
Petrolândia - PE (em frente à Celpe)
Contato: (87) 9633-9855


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Abertas as inscrições para Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional

 Inscrições até 12 de janeiro

O Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional consolida-se a cada ano como uma das mais importantes premiações ao fazer jornalístico do País. A iniciativa tem como objetivo estimular o debate sobre as mais variadas vertentes do desenvolvimento, processo que se acentua dia após dia no Nordeste.

Melhoria de indicadores de desenvolvimento humano, geração de empregos, elevação do PIB acima da média nacional são reflexos desse ciclo virtuoso, pelo qual passa a região nordestina.

O Banco do Nordeste tem sido fundamental para essa mudança. Grandes obras, ao longo dessas seis décadas, transformaram a imagem do Nordeste e dotaram-no de melhor infraestrutura, possibilitando a chegada de novos investimentos.

Do auxílio aos micro e pequenos empreendedores, seu foco atual, a grandes projetos estruturantes, é possível ver mostras da ação do BNB como agente financeiro, articulador de parcerias e incentivador da cultura em toda a sua área de atuação.

Projeto Relix finaliza ações com entrega das Ciclolix em Pernambuco

Foto: Semas/Divulgação

Papelão, plástico, alumínio, pet, cobre. Todos esses materiais são fontes de renda para os cerca de 20 mil catadores de material reciclável que atuam em Pernambuco. E, pensando na conscientização e bem estar desses profissionais, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade desenvolveu, em parceria com o SESI, o Projeto Relix, que chega agora à sua última etapa, com a doação de 100 Ciclolix, bicicletas coletoras com capacidade de transportar até meia tonelada de material reciclável. Iniciado em setembro deste ano, o Projeto Relix atendeu 25 associações e cooperativas de catadores de material reciclável de 19 municípios de Pernambuco.

As bicicletas foram desenvolvidas para atender o cotidiano de trabalho dos catadores, oferecendo um maior conforto e segurança a esses profissionais que atuam nas ruas coletando materiais recicláveis. As 100 unidades são equipadas com amassador de latinha e garrafa pet, além de possuir divisórias para papel, vidro, plástico e metal. No total, 25 cooperativas e associações serão contempladas com as Ciclolix, em todo o Estado.

O presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável (Acamares), de Sirinhaém, Luciano Gomes, é catador há 35 anos e destaca a importância do Projeto Relix no processo de reconhecimento do catador pela sociedade. "Hoje ainda há muita discriminação com o catador, mas atualmente nós conseguimos trabalhar nas ruas com um respeito maior. Nós podemos dizer que não somos mais invisíveis perante a sociedade".

Teste da linguinha em recém-nascidos passa a ser obrigatório em todo o país


A partir desta semana, hospitais e maternidades das redes pública e particular passam a ser obrigados a fazer o chamado teste da linguinha em recém-nascidos. A determinação foi criada pela Lei 13.002/2014. O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca – também conhecido como freio. A alteração pode gerar a popular língua presa.

A comerciante Eliane Tobar descobriu que o filho mais novo, hoje com 1 ano, tinha o problema quando encontrou dificuldade para amamentar. O diagnóstico foi feito um mês depois do nascimento do bebê. “Eu reclamei para a doutora que na hora em que ele ia mamar, doía muito. A dor era insuportável no braço. Ele mamava a cada 20 minutos, meia hora”.

A fonoaudióloga e integrante da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Roberta Martinelli criou a metodologia para fazer a avaliação de bebês e diagnosticar o problema. “No primeiro momento, o teste veio para detectar a língua presa, que é quando esse fio está fixado mais para a ponta da língua. Só se considera língua presa quando limita o movimento”. Os problemas vão além da dificuldade na fala. No caso dos recém-nascidos a alimentação pode ser prejudicada, já que afeta a sucção. “Tem sido uma das maiores causas de desmame precoce. Ele [o bebê] pode ter dificuldade de passar para a papinha porque tem dificuldade de deglutição. Por volta de um ano e meio, pode ter problemas no processo mastigatório também”.

Em Caruaru, morre o vereador Joel da Gráfica (DEM)


Faleceu nesse domingo o vereador Joel da Gráfica (DEM). Ele tinha 66 anos e estava internado na UTI do Hospital Santa Efigênia. O parlamentar teve uma embolia pulmonar, após quebrar o fêmur. Ele fez uma cirurgia e teve que colocar platina no local. Joel estava exercendo o mandato em exercício, devido ao afastamento do vereador Evandro Silva, devido a Operação Ponto Final. Sempre polêmico, o vereador fazia oposição ferrenha ao prefeito José Queiroz (PDT).

Na eleição de 2012 ele obteve 1958 votos, ficando na segunda suplência da coligação formada pelos partidos DEM, PSDB e PMDB. Joel exerceu quatro mandatos na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. O velório será realizado no plenário da Câmara.

Fonte: Jornal de Caruaru.com.br

Capitão da PM é morto ao tentar separar briga de casal no interior da Bahia

O militar foi baleado no peito e nas costas ao tentar separar a briga de um casal em um bar da cidade. Atirador morreu em confronto com a PM
Atirador morreu em confronto com a polícia

Um capitão da Polícia Militar foi morto a tiros ao tentar separar a briga de um casal em Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia, neste domingo (21).
O crime aconteceu na parte externa de um bar da cidade, em uma localidade conhecida como Vila Caraípe. De acordo com a Delegacia de Polícia Civil, a vítima estava no bar acompanhado de amigos, quando viu um casal brigando no local por volta das 16h30.

José Roberto dos Santos, subcomandante da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Medeiras Neto, se aproximou do casal e tentou intervir.

"Ele foi apaziguar a situação, mas acabou entrando em luta corporal com o agressor", disse o delegado Kleber Eduardo Gonçalves. Durante a briga, o rapaz conseguiu tomar a arma do militar. O capitão foi atingido no peito e nas costas, e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local. O autor dos disparos, identificado como Jonilso Pereira dos Santos, 36 anos, fugiu em uma motocicleta.

"Depois um ex-patrão o ajudou, dando um outro veículo para ele fugir", relatou o titular da delegacia de Polícia Civil.

Jonilso foi localizado por uma guarnição da Caema, uma polícia militar especializada, e entrou em confronto com o grupo em um posto de combustível localizado às margens da BA-290, na saída de Teixeira de Freitas.

Durante o tiroteio, ele foi baleado e socorrido pela PM para um hospital do município, mas morreu após dar entrada na unidade. A arma do capitão José Roberto, que foi levada por Joilso durante a fuga, foi localizada na rodovia, quilômetros antes do local onde o acusado trocou tiros com a polícia.

Junto com o Joilso estava uma outra pistola. O corpo do capitão da PM está sendo velado nesta segunda-feira (22) em Teixeira de Freitas, onde ele morava com a esposa. O militar tinha 34 anos, e tinha filhos. O corpo dele será levado para Petrolina, em Pernambuco, onde será sepultado ainda hoje.

Correio da Bahia

Petrolândia: Minas Calçados anuncia chegada da Coleção Verão 2015, e faz votos de boas festas para clientes e amigos


Minas Calçados deseja a você os melhores votos de paz, saúde e boas festas.

''Queremos que você continue nos prestigiando com sua preferência e atenção, pois só assim teremos motivos para buscar sempre o melhor para você cliente da Minas Calçados de Petrolândia. Que nesse final de ano você possa somar todas as alegrias e dividir seu entusiasmo de ser feliz. Somos privilegiados porque contamos com sua amizade, apoio e confiança. A nossa meta é oferecer sempre o melhor. Aos clientes, amigos e familiares elevamos o nosso carinho, nosso muito obrigado por tudo e tenham boas festas''.

Feliz Natal e próspero Ano Novo!

Votos da Minas Calçados de Petrolândia, que anuncia a chegada da Coleção Verão 2015; confira



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Facebook da Minas Calçados Petrolândia