Web Radio Petrolândia

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Petrolândia: Feira livre desta sexta-feira aumenta expectativa para inauguração do novo Mercado Público

Claudio dos Calçados'' As mudanças vão trazer mais conforto e estabilidade''
Nice dos Calçados'' não estou otimista com a mudança porque o ponto que me deram é muito pequeno''

Eron ''Antes eu estava com medo, mais agora que eu conheci o meu box onde eu vou trabalhar, eu estou otimista''. 

Paulinho da Sulanca '' Os boxes disponibilizados pela prefeitura não são o suficiente, mais  eu vejo com muito otimismo essa mudança. Todos vão ter mais segurança e conforto''.
Ana Célia'' Não vejo a hora de me transferir para o nosso novo lugar, e só tenho é que agradecer a Deus por esta mudança''
Naldo da Feira '' Sobre essas mudanças, eu só tenho é que elogiar, porque a cidade vai ganhar um novo visual e eu sou totalmente a favor. Agora, pelo outro lado, as distribuições dos boxes teve arrumadinho e vou procurar um advogado para entrar com uma ação pública contra a Prefeitura
Genecy '' Só em imaginar que eu vou ver a minha cidade livre de todas essa barracas, eu já estou alegre. Ver essa ruas livres, calçadas asfaltadas, na verdade, é um sonho de todos que gostam de Petrolândia"

Moradores de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, vivem a expectativa da inauguração do novo Mercado Público da cidade, porém a maior ansiedade é dos feirantes e comerciantes da feira livre do município. Principalmente aqueles que tiveram seus pontos retirados ou relocalizados para a realização da pavimentação asfáltica das ruas Regente Feijó e Coronel Aureliano de Menezes, onde estavam localizadas bancas de frutas e verduras e bares que funcionavam em barracos. O material foi transferido para dentro do Mercado Público.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Rogério Viana, a Prefeitura de Petrolândia pretende realizar a feira livre da próxima semana, na sexta-feira, dia 17, no novo Mercado Público. Os proprietários de bancas, cadastrados em etapa anterior do processo de organização da feira livre e instalação do Mercado Público, irão assinar termo de compromisso e responsabilidade pela ocupação do novo espaço.

Nesta sexta-feira (10), a reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou donos de bancas de confecções e calçados para saber a opinião dos comerciantes sobre as consequências da mudança das bancas para boxes no interior do Mercado Público.

Cláudio, conhecido como Cláudio dos Calçados, disse esperar melhoras porque, segundo ele, o ponto para onde ele vai se deslocar vai lhe trazer mais conforto e menos trabalho para expor e armazenar a mercadoria.

"Eu estou achando que vai ser uma maravilha, porque aqui a gente não tem segurança nem higiene, e o melhor é que quando a gente passar para dentro do nosso box, não vai ser preciso a gente montar e desmontar a nossa banca, como acontece agora. Além disso, lá, as nossas coisas vão ficar guardadas e seguras. Eu estou otimista com a mudança", disse Claudio.

O mesmo otimismo de Claudio não tem a sua vizinha Nice, conhecida como Nice dos Calçados, com quem também conversamos.

"Eu não posso dizer que estou otimista, porque o ponto que me deram é muito pequeno, e não vai dar para eu colocar todas as minhas mercadorias. E, além disso, o que me deixou chateada é que tem gente de fora que não tinha nenhuma banca e vai ganhar box, enquanto outros que negociam já há muito tempo vão ficar com pouco espaço, como é o meu caso e o de outros que eu conheço", disse ela.

Mais à frente, conversamos com Eron, também proprietário de uma banca de calçados. Ele disse que antes estava temeroso, mas agora está otimista com a mudança.

"Confesso que antes eu estava com um pouco de medo dessa mudança, mas agora eu lhe asseguro que eu estou muito otimista, porque eu já visitei o meu box onde eu vou ficar, e constatei que é o suficiente para eu colocar as minhas mercadorias e tocar o meu negócio. Isso sem falar que agora a gente não vai precisar arrumar e desarrumar as nossas bancas diariamente. É só chegar lá, abrir o box e dar inicio aos nossos trabalhos. Eu estou muito otimista", disse Eron.

Ressaltando o contraste de opiniões sobre o assunto, Nildo, também proprietário de banca, disse à nossa reportagem que está chateado com a iminente mudança. Segundo ele, faltou um melhor diálogo entre os encarregados da Prefeitura.

"Eu não estava sabendo de nada sobre a data dessas mudanças. Ninguém da Prefeitura veio aqui falar comigo e, quando eu procurei saber, me disseram que eu vou receber somente uma banca móvel, o que não é suficiente pra mim. Eu negocio aqui há 19 anos, enquanto eu sei que tem pessoas que vão receber box, sem sequer ter banca na feira. Isso é um absurdo!", declarou Nildo, chateado por não ter recebido um box.

Conversamos também com Paulinho, conhecido popularmente como Paulinho da Sulanca. Como um dos líderes do movimento (Associação dos Feirantes), ele disse lamentar o fato de não ter box o suficiente para todos os feirantes.

"O lado negativo nessa mudança é que os vinte e seis boxes disponibilizados pela Prefeitura não são suficientes para todos os comerciantes da feira. Na minha opinião, seriam necessários ao menos uns cinquenta boxes para suprir as necessidades de todos."

Paulinho lamentou o fato de algumas pessoas terem vendido o ponto para outras pessoas.

"Ainda hoje eu recebi reclamação de um cidadão, que me veio reclamar que tinha comprado o ponto de uma outra pessoa, e que agora constatou que o ponto não está cadastrado. O que é que eu tenho a ver com isso? Isso é problema de quem vendeu e de quem comprou. Todos foram avisados de que não poderiam vender o ponto, porque você não pode vender uma coisa que não é sua. De qualquer maneira, eu mando que essas pessoas, que compraram pontos de outras pessoas, procurem a Prefeitura pra ver se eles terão algum direito, porque eu não tenho nada a ver com isso."

Paulinho da Sulanca também falou do lado positivo da mudança para o interior do novo Mercado Público.

"Olha, só em a gente saber que todos os dias vamos chegar no nosso box e encontrar tudo arrumadinho, do jeito que a gente deixou no outro dia, vai ser uma maravilha. Isso, sem contar com o lado de segurança e higiene", disse Paulinho da Sulanca.

Próximo à banca de Paulinho da Sulanca, conversamos com seu Severino, proprietário de uma banca de confecções, que disse negociar em Petrolândia desde o início da nova cidade. Seu Severino se mostrou um pouco pessimista, pelo fato de achar que o movimento lá dentro do novo mercado não será idêntico. Por outro lado, seu Severino disse que o que vai melhorar muito é em relação a segurança e higiene.

Enquanto isso, Vera, também proprietária de uma banca de confecções, disse esperar que a mudança seja boa para todos e destacou a importância do novo visual que ganhará a cidade.

"Bem, o que eu torço e espero é que essa mudança seja para melhor e, outro lado positivo, é a gente saber que a nossa cidade vai ganhar um novo visual logo após essas desocupações ", disse Vera, se referindo à liberação das ruas e calçadas no entorno do Mercado Público.

Quem também conversou conosco e se mostrou otimista foi Ana Célia, da banca Ana Célia Calçados.

"Eu só tenho é que agradecer a Deus por esta mudança para dentro do Mercado, porque agora a gente sabe que vai ter uma melhor segurança, coisa que ninguém tinha aqui, e sem falar que também a gente vai ter os serviços diminuídos. Não é mole, todos os dias, a gente ter que arrumar e desarrumar uma banca como esta. Agora não, a gente vai apenas chegar de manhã para abrir e fechar no final do dia, sem nenhum trabalho. Eu estou contando os dias para que chegue essa nossa mudança", disse Ana Célia.

Para Genecy, proprietário de um quiosque no Mercado Público, o Bar do Genecy, apesar de saber que o seu ponto comercial não vai sofrer mudança, ele disse está muito satisfeito com a realização da Prefeitura.

"Só em imaginar que eu vou ver a minha cidade livre de todas essa barracas que davam uma má impressão para todos, e principalmente para os turistas, eu já estou alegre. Ver essa ruas livres, calçadas asfaltadas, na verdade, é um sonho de todos que gostam de Petrolândia", disse Genecy.

Para finalizar nossa reportagem, conversamos com Naldo, popularmente conhecido como Naldo da Feira. Naldo acredita que a mudança vai trazer muitas melhorias para o visual da cidade, mas, segundo ele, houve "arrumadinho" na distribuição dos boxes, declarando que vai entrar na justiça com uma ação pública contra a Prefeitura.

"Sobre essas mudanças, eu só tenho é que elogiar, porque a cidade vai ganhar um novo visual e eu sou totalmente a favor. Agora, pelo outro lado, as distribuições dos boxes teve 'arrumadinho'. Tem muita gente que não tinha banca na feira e que vai receber box, enquanto eu, que negocio desde a velha cidade, só fui cadastrado para receber uma banca (móvel). A mesma coisa aconteceu com o meu filho, que tem banca aqui na feira há 15 anos, e também só vai receber uma banca, ao invés de um box."

Perguntado pela nossa reportagem sobre as providências que irá tomar, Naldo disse que vai entrar na justiça contra a Prefeitura.

"Eu, junto com outros que também estão prejudicados, vou procurar um advogado para entrar com uma ação pública contra a Prefeitura. O que não pode é gente que não tinha banca na feira ganhar box, e outras pessoas que trabalham há muito tempo na feira ficar de fora", finalizou Naldo.

Visitamos também o interior do Mercado, onde as obras estavam sendo finalizadas. Na oportunidade, estavam sendo finalizados os procedimentos para ligação da energia elétrica, prevista para o final desta sexta-feira.

De acordo com Gilmar Eletricista, cada box tem um contador de energia individual e o proprietário deve procurar a Celpe para fazer o cadastro e solicitar a ligação no box, gerando uma conta de luz independente para cada box.

Para ver mais fotos, clique aqui>Mudança na feira livre e conclusão do Mercado Público

Eletricista Gilmar Vieira

Notícias relacionadas (clique para ler):
>Petrolândia: Asfaltamento chega às ruas da feira livre e alguns dos estabelecimentos são transferidos para o novo Mercado Público
>Petrolândia: Pavimentação asfáltica de ruas e avenidas do centro da cidade é iniciada
>Petrolândia: Pavimentação asfáltica da Avenida Sabino Costa teve início nesta sexta-feira (20)
>Petrolândia: Prefeito Lourival Simões assina Ordem de Serviço para reforma do Matadouro Público
>Petrolândia: Prefeitura autoriza início da reforma do mercado do bode
>Petrolândia: Prefeitura realiza licitação para obra de conclusão do Mercado Público
>Petrolândia: Donos de quiosques no Mercado Público clamam por segurança
>Petrolândia: Comerciantes das imediações do Mercado Público reclamam da falta de segurança

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Funcionários dos Correios de Pernambuco anunciam greve no fim deste mês

Novos contratempos para os usuários dos Correios podem se iniciar no dia 30 de janeiro
Foto: Assis Ramalho

Funcionários dos Correios de Pernambuco anunciaram nesta sexta-feira (10) que darão início a uma greve no dia 30 deste mês. A decisão foi tomada numa assembléia nessa quinta-feira (9) na sede do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Pernambuco (Sintect-PE).

Segundo o sindicato, o motivo da greve da categoria é o descumprimento do acordo coletivo firmado no Tribunal Superior do Trabalho. Segundo , a Empresa Brasileira de Correios e Telégafos (ECT) estaria impondo o Postal Saúde, descumprindo a determinação do TST. 

Plano de saúde é condenado a indenizar usuária em R$ 15 mil por danos morais

A 21ª Vara Cível da Capital condenou a Bradesco Saúde S/A ao pagamento de R$ 15 mil, a título de ressarcimento por danos morais a uma usuária do plano, por ter negado à colocação de uma prótese no quadril da consumidora, alegando a inexistência contratual para o implante de próteses. A sentença, proferida pelo juiz Paulo Torres Pereira da Silva, foi publicada nessa quarta-feira (8) pelo Diário de Justiça Eletrônico (DJe). A seguradora ainda pode recorrer da decisão.

Segundo os autos, Pola Berinson Cubits foi diagnosticada em 2005 como portadora de artrose grave na articulação coxo-femural direita, submetendo-se à cirurgia, cuja cobertura só foi alcançada mediante ordem judicial. Recentemente, a autora foi novamente diagnosticada com artrose grave, desta vez no lado esquerdo. Foi recomendado pelo médico o procedimento de artroplastia na articulação coxo-femural esquerda, e o implante de prótese total do quadril.

O plano negou a cobertura do procedimento, alegando a inexistência de cobertura contratual do plano para a implantação de próteses. Com isso, a autora pediu a antecipação da tutela para efeito da empresa ser compelida a arcar com todas as despesas do procedimento da artroplastia coxo-femural, com implante da prótese total do quadril, conforme a prescrição do médico, sem quaisquer restrições e exclusões, sob pena de multa.

MPPE: Prefeitura do Recife terá que evitar atravessadores de jazigos

Diante de fatos apurados pela Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital – com atribuição na Defesa dos Direitos do Consumidor que indicaram ofensa aos princípios da transparência, lealdade e boa-fé referentes às relações de consumo na comercialização de jazigos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação à prefeitura da cidade.

De acordo com o documento, existem casos em que pessoas se comportam como atravessadores e tiram vantagem, cobrando altos valores pelos alugueis de túmulos nos cemitérios.

Para o promotor de Justiça Maviael de Souza Silva, o direito à sepultura é relativo à dignidade da pessoa humana, garantido pela Constituição Federal (art. 1°), sendo consequência imediata do direito à vida. Maviael também alerta para a vedação constitucional de qualquer tipo de relação de consumo que coloque o consumidor em desvantagem (art. 39 da CF).

Aposentadorias acima do mínimo serão reajustadas em 5,56% neste mês


Os aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo (R$ 724 desde o dia 1º de janeiro) terão aumento de 5,56% neste mês. Os 9,5 milhões de benefícios acima do piso previdenciário no país serão reajustados pelo INPC de 2013, divulgado nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O teto da Previdência Social para 2014 passará de R$ 4.190 para R$ 4.390,24. Os segurados que recebem o mínimo terão aumento de 6,78%.

Na próxima semana será publicada uma portaria conjunta dos ministérios da Fazenda e da Previdência Social regulamentando o reajuste. O aumento do salário mínimo atinge 20,8 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais e representa impacto líquido de R$ 9,2 bilhões nos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Já os 9,5 milhões de benefícios acima do piso vão gerar uma despesa de R$ 8,7 bilhões nas contas da Previdência. 

Filho do governador de Alagoas é detido por desacato a polícia durante festa em Penedo

Arthur Brandão Vilela, filho do governador de Alagoas, Teotonio Vilela, foi detido, junto com mais três jovens, por desacatar policiais militares durante a festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Penedo. Nas redes sociais o governador lamentou o ocorrido

Quatro jovens foram detidos, na madrugada desta sexta-feira (10), durante a festa de Bom Jesus dos Navegantes, no município de Penedo. Entre eles, estava o filho do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), Arthur Brandão Vilela.

A Polícia Militar confirmou que os jovens foram detidos por desacato. Foi feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na Delegacia de Penedo e, em seguida, os rapazes foram liberados da delegacia regional.

Em sua página no Facebook o governandor lamentou o ocorrido e afirmou que a polícia agiu corretamente. "Nesta madrugada, durante um show em Penedo, numa confusão entre jovens, o meu filho foi levado com outros amigos para prestarem depoimento à polícia. Como pai, lamento o ocorrido e conversarei sobre isso com o meu filho. Como governador, quero dizer que a polícia agiu corretamente e que, em meu governo, ninguém está acima da lei e da ordem", disse.

Fonte: G1 AL
Foto: Brasil 247

Justiça de São Paulo dá liminar que mantém a Portuguesa na Série A

Héverton, pivô do caso que fez com que o STJD tirasse pontos da Lusa

Um torcedor da Portuguesa conseguiu uma vitória na Justiça contra a CBF, para que a Lusa seja mantida na Série A do Campeonato Brasileiro, revertendo decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) que tirou quatro pontos do clube por conta da escalação irregular do meia Héverton em jogo contra o Grêmio, na última rodada da competição, no dia 8 de dezembro, no Canindé.

Daniel Neves, advogado, obteve uma liminar na 42ª vara cível de São Paulo, com o juiz Marcello do Amaral Perino, o mesmo que havia obrigado a CBF a devolver ao Flamengo os quatro pontos perdidos em julgamento no STJD por caso semelhante ao da Lusa - o Fla usou o lateral André Santos em jogo contra o Cruzeiro, também na última rodada, no Maracanã. A decisão foi publicada no site do Tribunal de Justiça de São Paulo - clique aqui para ver a nota.

A CBF se defendeu em nota em seu site oficial. A entidade divulgou 12 processos movidos por torcedores em que foi réu e as causas acabaram extintas, segundo a nota, por "indeferimento da inicial, ilegitimidade ativa da parte autora e por falta de interesse processual".

Em off, um dirigente da CBF explicou que "as liminares não mudam a tabela ainda porque toda liminar é passível de cassação".

Entenda o caso

TCE julga irregulares contas de gestão da Prefeitura de Betânia de 2011

A Primeira Câmara do TCE julgou irregulares as contas de gestão da Prefeitura de Betânia relativas ao exercício financeiro de 2011. O relator do processo foi o auditor substituto Carlos Pimentel. De acordo com o seu voto, as principais falhas cometidas pela prefeita e ordenadora de despesa, Eugênia de Souza Araújo, foram as seguintes:

Excessos de pagamento “em espécie” repetidamente criticados pelo TCE em exercícios anteriores. O montante destes pagamentos totalizaram R$ 12.850.133,80; Ausência de aplicação financeira dos recursos em caixa, configurando afronta ao Princípio contábil da Eficiência, além de renúncia de receitas;  Irregularidades previdenciárias, não tendo sido recolhidos 68% das contribuições ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e 74% das contribuições ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS); Burla ao concurso público, tendo sido verificada reiterada contratação temporária para cargos de caráter permanente na estrutura administrativa do município.

Humberto Costa integra comitiva que vai acompanhar situação de Pedrinhas

O senador Humberto Costa (PT) integra a comitiva da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado que irá a São Luís do Maranhão, na próxima segunda-feira (13), para acompanhar a situação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. O local vem recebendo denúncias por diversas violações de direitos humanos. Só em 2013, foram assassinados cerca de 60 detentos.

Na ocasião a comitiva deverá se reunir com membros da sociedade civil, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, além de visitar in loco a situação do presídio. Também está prevista uma audiência com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB).

Perímetro irrigado Nilo Coelho encerra 2013 com valor bruto de produção superior a R$ 700 milhões

O perímetro público é considerado o maior do Brasil

O perímetro irrigado de Nilo Coelho, localizado na cidade de Petrolina, no semiárido pernambucano, é o maior do Brasil em produção. Em 2013, o valor bruto de produção foi superior a R$ 700 milhões, com destaque para a fruticultura. 

Com área irrigável de 18.563 hectares, Nilo Coelho beneficia cerca de 2.200 famílias. O perímetro também prevê a geração de 20 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. Somente em 2012, a produção de alimentos foi de mais de 389 mil toneladas.

A distribuição do cultivo de frutas não atende só o mercado brasileiro, mas também alguns países da Europa, América do Norte e Japão. “A tecnologia intensiva de produção para fruticultura, que abre o mercado internacional, intensificando ainda mais a geração de emprego e renda na região. Além disso, há que se destacar o grau de utilização da terra, com uma grande taxa de ocupação, algo próximo dos 100%”, afirma o gerente da 3ª Superintendência Regional de Irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), José Costa.

Maranhão devolveu quase metade dos recursos recebidos em 15 anos para construir presídios

Apesar de enfrentar, há anos, o problema da falta de vagas em suas prisões, o governo do Maranhão devolveu quase R$ 24 milhões à União por não ter conseguido executar, em tempo hábil, os projetos de construção de um presídio e de duas cadeias públicas. Juntas, as cadeias de Pinheiro e de Santa Inês e o Presídio Regional de Pinheiro acrescentariam 681 vagas ao sistema carcerário maranhense.

De 1998 a 2012, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, e o governo do estado assinaram nove convênios para construção de presídios, entre eles os três que tiveram os projetos cancelados. Juntos, os nove convênios totalizam R$ 50.749.830,00. Subtraídos os R$ 23.962.399,00 devolvidos ao Depen, o governo estadual aplicou pouco mais de R$ 26 milhões dos recursos federais recebidos por meio de contratos assinados nos últimos 15 anos – alguns deles ainda estão em vigor e há obras em andamento. Existem ainda contratos que beneficiam o sistema carcerário maranhense, com o aparelhamento de unidades prisionais, realização de mutirões de execução penal e instalação de centrais de acompanhamento de penas alternativas.

Os contratos não cancelados destinam recursos para as seguintes obras: construção das penitenciárias de João Lisboa (R$ 1 milhão, em 1998) e de São Luís (R$ 2,061 milhões, em 2000); do Presídio Regional de Pedreiras (R$ 1,581 milhão, entre 2001 e 2002). Em 2007, foram assinados os contratos para a construção da Penitenciária de Imperatriz (R$ 6,508 milhões), da Penitenciária Feminina de Pedrinhas, em São Luís (R$ 9,446 milhões), e para ampliação do Presídio de São Luís (R$ 5,641 milhões).

Médicos radiologistas e de diagnósticos por imagem suspendem atendimento à Sulamérica Saúde na Bahia

Médicos radiologistas e de diagnósticos por imagem vão suspender o atendimento aos planos da Sulamérica Saúde por tempo indeterminado, a partir da segunda-feira (13/1), na Bahia. A orientação dos profissionais é que os usuários remarquem os exames ou que paguem como clientes particulares para, posteriormente, cobrar reembolso à operadora. Atendimentos em clínicas de emergência serão mantidos. 

O movimento dos médicos baianos é, segundo a coordenadora da Comissão Estadual de Honorários Médicos (Cehm) do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindmed-BA), Débora Angeli, uma reposta à postura da operadora de, sistematicamente, se recusar a negociar com entidades médicas reajustes nos honorários médicos. “Muitos procedimentos estão sem reajuste há dez anos". No mesmo período, ainda segundo ela, o plano reajustou a mensalidade cobrada aos usuários entre 160% e 180%.

Em nota, a Sulamérica informou que possui relacionamento próximo e aberto com os prestadores médicos. E que em setembro do ano passado aplicou reajuste para os serviços de radiologia. Ressaltou também que a média dos índices de reajustes acumulados nos últimos dez anos é superior à média dos índices inflacionários registrados no mesmo período.

Garanhuns: Vereador solicita implantação de Faculdades Tecnológicas do SENAC e SENAI no municipio

Na intenção de ampliar os investimentos no ensino superior e formação profissional em Garanhuns o vereador Audálio Filho (PSDC) apresentou o Requerimento Nº 766/13 solicitando ao presidente do SENAC, Josias Albuquerque e ao diretor regional do SENAI, Sérgio Portela, a implantação das Faculdades Tecnológicas do SENAC e do SENAI em Garanhuns.

O parlamentar adianta que a implantação dessas faculdades será de grande relevância para Garanhuns e região, pois ofertará cursos de graduação, pós-graduação e extensão voltados aos arranjos produtivos
locais, integrando o ensino superior à qualificação profissional.

“Essas faculdades estão estre as melhores no ENADE/MEC ao passo que estão sintonizadas com a realidade do mercado de trabalho e o desenvolvimento local sustentável, o que contribuirá de forma efetiva na formação de profissionais preparados para abraçar as oportunidades de bons empregos que estão sendo ofertadas.” Pontuo o presidente da Câmara de Garanhuns, vereador Audálio.

Uma vez implantadas em Garanhuns, essas instituições educacionais de ensino superior seriam as primeiras do interior pernambucano ofertando cursos como Gestão de Negócios, Gastronomia, Gestão em Turismo, Gestão e Produção de Eventos, Gestão em Moda e Styling, Segurança do Trabalho, Manutenção e Eletrônica Industrial, Logística e Soldagem.

Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns

Ministro da Integração Nacional será homenageado pelos ‘profetas da chuva’

Francisco Teixeira foi escolhido por seu trabalho desenvolvido na área de recursos hídricos


O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, será homenageado, neste sábado (11), durante o ‘18º Encontro dos Profetas da Chuva’, que ocorrerá no município de Quixadá, no Ceará.

Segundo o organizador do encontro, Hélder Cortez, o ministro foi escolhido por seu trabalho desenvolvido na área de recursos hídricos, carreira que começou no Ceará, como especialista em oferta de água. Em sua trajetória profissional, ele participou de diversos projetos e obras de infraestrutura hídrica no país.

Desde 2012, Teixeira acompanha as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que beneficiará 12 milhões de brasileiros na região Nordeste. Como ministro da Integração Nacional, ele também está à frente de outras grandes obras de abastecimento hídrico, como o Cinturão das Águas, no Ceará; as Vertentes Litorâneas, na Paraíba; e a Adutora do Agreste, em Pernambuco.

18º Encontro dos Profetas das Chuvas

O evento tradicional rural reúne homens do semiárido, que fazem análise da natureza e apresentam suas expectativas quanto ao período de chuvas na região. A programação começa nesta sexta-feira (10), com um festival de violeiros e trovadores. A abertura oficial do evento será na manhã de sábado (11). Outros eventos paralelos estão programados para a data. No domingo (12), um bate-papo com os profetas e atrações culturais encerram o evento.

Assessoria de Comunicação Ministério da Integração Nacional

Artesãos de Petrolândia são pré-selecionados para a XV Fenearte

I Exposição de Artesãs Empreendedoras em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)
Sabonetes artesanais de Ilga Carvalho

As associações de artesanato Artes do Sertão, Artes da Nossa Gente e Café com Arte, da cidade de Petrolândia, assim como a artesã Ilga Carvalho, foram pré-selecionadas para XV Fenearte, evento que se realizará em julho de 2014 no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Parabéns aos artesãos petrolandenses que levarão nossa cultura a um dos mais importantes eventos de artesanato realizados no país.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Fenearte 2014
Fotos: Assis Ramalho e reprodução Facebook Ilga Carvalho

Impasse crônico: Alto custo das tecnologias e o SUS

O elevado custo das tecnologias para tratar o câncer, que em 2030 deve ser a principal causa de morte no Brasil, impõe um sério desafio ao SUS.

Portador de mieloma múltiplo, raro tipo de câncer no sangue, o aposentado Raimundo Bruzzi toma há dois anos Revlimid, remédio prescrito por sua hematologista para impedir o avanço da doença. Sem condições de pagar pelo remédio, ao custo de 10 mil dólares por mês, teve de recorrer à Justiça para ter acesso à terapia. Aprovado em mais de 80 países, o Revlimid não está na lista de medicamentos aceitos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Por essa razão, tanto o seu plano privado quanto o Sistema Único de Saúde se recusaram a oferecer o remédio. Após meses de idas e vindas nos tribunais, um juiz garantiu o fornecimento gratuito, pago pelo Estado. “Fiz dois transplantes de medula. O medicamento não estanca a doença, mas é eficaz no controle e tem menos efeitos colaterais”, afirma. “Como pode um remédio aprovado em tantos países, entre eles os Estados Unidos, ser recusado pelo Brasil?”

A reportagem foi publicada por Carta Capital, 09-01-2014.

A ação de Bruzzi é apenas um exemplo dos mais de 240 mil processos contra o SUS, boa parte por acesso a tratamentos de alto custo. Em 2012, as despesas geradas pelas demandas judiciais para fornecimento de medicamentos e insumos foi superior a 340 milhões de reais. O crescimento das despesas da União com essas ações foi de mais de 1.000% nos últimos cinco anos. Com a transição epidemiológica pela qual o País passa, o cenário tende a se agravar. Enquanto 46% das mortes nas capitais brasileiras na década de 30 do século passado eram decorrentes de patologias infecciosas, como febre amarela e malária, atualmente 72% dos óbitos estão associados a moléstias crônicas, como câncer e doenças cardiovasculares. Os novos casos e a mortalidade não param de crescer, sobretudo em relação aos tumores cancerígenos, cujo tratamento costuma ser extremamente caro.

Programa Nambiquara: Governo de Pernambuco aperfeiçoa tecnologia voltada à inclusão digital de surdos

Novo edital para inclusão de novos usuários será lançado neste primeiro trimestre

Um software que permite aos deficientes auditivos se comunicarem por meio de smartphones transformando texto em voz e vice-versa é a aposta do Governo de Pernambuco para ampliar a inclusão social dos portadores desse tipo de problema. O desenvolvimento do projeto piloto, que vem sendo aperfeiçoado há dez meses, foi iniciado com a distribuição de 621 smarthones dotados do sistema a jovens de todo o Estado. Entrando em sua segunda fase de testes, o projeto, que está sob a responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia, ganhará um segundo edital que ampliará o número de usuários do sistema. A nova chamada do Programa Nambiquara Audição Digital, que prevê acesso ao software, desta vez sem a distribuição dos aparelhos de telefonia e internet móvel, será lançado ainda neste primeiro trimestre e tem como principal alvo os alunos das escolas públicas e privadas. A iniciativa é uma ação conjunta do Governo do Estado, Ministério da Ciência e Tecnologia e da empresa SofitexRecife.

O aplicativo, no entanto, já está disponível gratuitamente no Google Play para os deficientes auditivos que possuem smartphones com sistema operacional 2.2 ou superior. Para ter acesso ao serviço, no entanto, aqueles que baixarem o aplicativo pela internet têm que se cadastrar presencialmente na Secretaria de Ciência e Tecnologia, no Bairro do Recife, para terem seus números incluídos no servidor que dá suporte ao uso do software.

Três assaltantes morrem após troca de tiros com a polícia no interior de Pernambuco


Três assaltantes morreram após uma troca de tiros com a polícia. De acordo com o capitão Pedro Morais, da Companhia Independente de Operações de Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac), os três suspeitos teriam realizado um assalto a uma residência em Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco, e levado celulares e uma quantia de R$ 3 mil em espécie das vítimas. “Recebemos a informação de que quatro pessoas teriam assaltado uma casa na cidade e fomos tentar prendê-los. No caminho encontramos eles em um veículo seguindo para Altinho. Tentamos pará-los, mas eles furaram o bloqueio e ainda avançaram para cima da viatura e começaram a atirar. Foi aí que nós reagimos e começou a perseguição”, afirma.

Segundo Morais, o veículo dos assaltantes foi localizado no Sítio Pontos, zona rural de Altinho, também no Agreste. “Dentro do carro estavam dois homens baleados, seguimos um rastro e encontramos o terceiro a cerca de 40 metros dentro do mato. Também encontramos os celulares roubados, duas armas, além de máscaras”. O capitão informou ainda que a quarta pessoa envolvida conseguiu fugir e provavelmente levou o dinheiro do roubo.

Os três feridos foram socorridos e levados para o hospital municipal de Altinho, mas não resistiram aos ferimentos. Os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML), de Caruaru.

Segundo a polícia, todos os envolvidos são de municípios de Alagoas. Policiais militares e civis realizam buscas para tentar encontrar o quarto suspeito que também pode estar ferido.

G1 PE
Foto ilustrativa

CBF sorteia confrontos da primeira fase da Copa do Brasil; confira tabela



A CBF sorteou, na manhã desta sexta-feira, em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro, os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2014. Oitenta clubes estão na fase inicial da disputa, incluindo grandes como Corinthians, Fluminense, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. Os seis que vão representar o país na Taça Libertadores deste ano (Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio) vão entrar já nas oitavas de final, a ser disputada no segundo semestre, quando haverá um novo sorteio.

A Copa do Brasil de 2014 começa no dia 12 de março e tem previsão para terminar em 26 de novembro. A CBF vai divulgar os estádios onde serão realizadas as partidas ainda nesta tarde, através de seu site oficial.

Primeiro grande clube a ter o duelo sorteado, o Fluminense estreia na competição contra o Horizonte-CE. O Internacional enfrenta o Remo-PA. O Santos pega o Mixto-MT; o São Paulo, o CSA-AL; e o Palmeiras, o Vilhena-RO. O Corinthians encara o Bahia de Feira de Santana, enquanto o Vasco faz um duelo regional com o Resende. O Coritiba enfrenta o Cene-MS; o Goiás, o Botafogo-PB; o Vitória, o J. Malucelli-SC; e o Bahia, o Villa Nova-MG. O Sport pega o Brasília; e o Náutico, o Sergipe. A Portuguesa pega o Portiguar-RN; e o Criciúma, o Londrina.

Confira tabela:

Caruaru-PE: Vereador Neto, do PMN é procurado pela polícia



O vereador Neto (PMN) ainda não se entregou e nem foi localizado pela polícia, nesta sexta-feira (10). De acordo com o delegado Erick Lessa, responsável pelas investigações do inquérito da operação “Ponto Final” e também pelas medidas diligenciais do caso, o parlamentar continua foragido. “Estamos realizando diligências na tentativa de encontrá-lo, fomos na casa dele hoje pela manhã e a esposa dele informou que ele não irá se apresentar e que irá esperar por uma decisão do desembargador”, disse.

O vereador é procurado pela Polícia Civil de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, desde esta quinta-feira (9), após emissão de mandado de prisão. Segundo o juiz Pierre Souto Maior, Neto e Evandro Silva (PMDB) estariam ameaçando testemunhas que colaboraram com as investigações da Operação Ponto Final.

G1 PE

Sem ciranda: Chuvas provocam desabamento do Centro Cultural de Lia de Itamaracá

Lia de Itamaracá (Foto: NE10)

Com as fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife, o Centro Cultural Estrela de Lia, localizado na Praia de Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá, desabou na tarde desta quinta-feira (09). O espaço, concebido e capitaneado pela cirandeira Lia de Itamaracá, desde 2006, é um ponto de encontro da cultura local que recebe regularmente a tradicional Ciranda de Lia, além de atividades socioculturais gratuitas como oficinas de percussão, cerâmica artesanal, confecção de instrumentos, shows entre outros.

Emocionada, a cirandeira lamentou o ocorrido. "Hoje eu estou aqui na praia e me deparei com meu Centro Cultural, que eu amo tanto, no chão. Eu não sei o que vou fazer pra levantar esse espaço novamente, se não tiver um apoio, se não tiver uma ajuda. Eu preciso levantar esse espaço, porque todo o meu sonho era ter esse Centro Cultural", disse.

Sem o apoio de politicas públicas ou privadas, o espaço vinha se deteriorando e havia diminuído as suas atividades há cerca de um ano. A Secretária de Educação e Cultura de Itamaracá, Maria da Conceição Menezes, disse não ter conhecimento do ocorrido, mas afirmou que convocaria uma reunião na manhã da próxima segunda-feira (13). "A Secretaria irá se reunir para decidir quais medidas podem ser tomadas pelo espaço, tendo em vista a importância cultural de Lia e do centro para a ilha de Itamaracá", afirmou.

Petrolândia: Vereador Juarez Patriota questiona a Compesa sobre elevados valores nas contas de água do município

Vereador de Petrolândia Juarez Patriota (Foto: Assis Ramalho)

O vereador petrolandense Juarez Patriota encaminhou ofício à sede da Compesa, em Recife, solicitando informações sobre os valores elevados das contas de água dos moradores.

"Of. Gab. PRB Nº 008 /2013

À
COMPESA
Recife – PE

O presente expediente, tem como finalidade solicitar informações importantes, bem como qualquer tipo de reparo necessário no que se refere aos motivos que justificam os valores elevados das contas de água dos moradores deste Município.

O pleito em tela fundamenta-se nas reclamações constantes da população, que de fato tem se surpreendido a cada fatura mensal recebida, onde os valores ultrapassam inexplicavelmente o consumo médio comum ao uso da água nas residências.

Trata-se de problemas ou questões que não chegaram ao conhecimento da população, e esta precisa urgentemente ser informada por quais motivos essas taxas abusivas em suas contas.

Vale ressaltar que estamos preocupados com a situação, e por isso buscamos saber as causas deste aumento, que pode estar sendo ocasionado por falhas nos registros dos hidrômetros, ou vazamentos ocultos que estão gerando grandes desperdícios e consequentemente contas altas, prejudicando assim, os consumidores que estão pagando por um valor injusto.

Desta forma, uma vez sabedores do compromisso que a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) tem com os pernambucanos, é que justificamos o nosso pleito, motivado pelo qual esperamos uma resposta positiva acolhida a esta solicitação.

Atenciosamente,

Juarez Patriota de Sousa - Vereador – PRB"

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

Frases do dia 10/01/2014: Coletânea IHU On-Line

Tolice

"A nota do PT no Facebook com ataques a Eduardo Campos e Marina Silva revela apenas um tolo': aquele que escreveu o texto” – Marta Suplicy, ministra da Cultura, sobre o texto divulgado na página do PT no Facebook que chama Campos de "tolo" e Marina de "ovo da serpente" – Folha de S. Paulo, 10-01-2014.

Anvisa suspende venda e determina apreensão de tinta para tatuagem

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (10) no Diário Oficial da União suspende a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todas as tintas para tatuagem da marca Supreme, fabricadas por Tseva Indústria e Comércio de Tintas Artísticas Ltda.

O texto também determina a apreensão e a inutilização dos produtos em todo o território nacional. De acordo com a publicação, foi constatada fabricação e comercialização irregular das tintas para tatuagem que, segundo a Anvisa, não têm registro ou autorização de funcionamento.

A resolução entra em vigor na data da publicação.

Agência Brasil

Petrolândia em foco: Foto da petrolandense Lívia Leite (Florena) ilustra catálogo do site UOL Mulher


A petrolandense Lívia Leite (Florena Plantas Ornamentais) tem foto no catálogo do Guia de Compras do site UOL Mulher, exibindo um belo vestido rendado da grife Belas Rendas Nordeste Renascence.

O álbum do catálogo 'renda brasileira mostra o artesanato a serviço da moda' mostra as tendências de moda em peças produzidas com o artesanato brasileiro, mostrando de bijuterias e bolsas a peças de vestuário.

Para ver a navbar completa do Guia de Compras, clique no link abaixo:
>http://mulher.uol.com.br/moda/album/2014/01/09/guia-de-compras-renda-brasileira-valoriza-roupas-e-acessorios.htm

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte/foto: UOL Mulher/Moda Guia de Compras
Informações: Lívia Leite

A mulher que se veste de homem

Por livre e espontânea vontade uma mulher decide assumir uma identidade masculina: corta seu cabelo, passa a vestir-se com roupas masculinas, muda seu nome e passa a viver desta forma pelo resto de sua vida. Maria vira João. Identidade de gênero? Orientação sexual?

A identidade de gênero na territorialidade brasileira atualmente constitui-se através dos atores homem/mulher. Essa percepção é criada por uma gama de fatores, tais quais: distinção de sexo biológico, construção psicossocial, definição de papéis masculino/feminino, comportamento, aparência, vestimenta, etc.

Mais importante que discutirmos a identidade de gênero, precisamos debater como a sociedade e a cultura desta influenciam no processo de construção da identidade do homem e da mulher, bem como seus papeis.

Na Albânia, perdura nas áreas rurais uma tradição iniciada no século 15, onde as mulheres passam a viver como homens para garantirem os mesmos direitos que eles: a liberdade de votar, dirigir, trabalhar, vestir calças e ganhar dinheiro. Para isso, as “burneshas” fazem um voto de castidade que permanece por toda a sua vida. Como são vistas?

Além de possuírem as mesmas liberdades e direitos que os homens, as “burneshas” passam a ser admiradas e são motivos de orgulho em suas famílias. Porque agora são homens.

Não cabe a mim discutir temas como feminismo e machismo e sim como é tênue e fugaz aquilo que entendemos como homem ou mulher e os direitos assegurados áqueles que se identificam com o sexo oposto ao seu biológico.

Recentemente, um grupo de transexuais foi constrangido ao utilizar o banheiro feminino de um shopping na capital Paulista. (link para a notícia:http://revistaforum.com.br/blog/2014/01/transexuais-são-constrangidas-ao-usar-banheiro-do-shopping-center-3/). Ao saírem do ambiente, foram surpreendidas por uma barreira de seguranças do estabelecimento que proferiram palavras de embaraço e humilhação ao grupo.

Artesã petrolandense estará presente na 11ª Feira Fenahall que começa nesta sexta-feira (10) no Chevrolet Hall, em Olinda

Petrolândia presente: A artesã Ilga Carvalho estará em Olinda a partir desta sexta-feira(10) participando da Fenahall-Feira Nacional de Artesanato no Chevrolet Hall representando Petrolândia com os seus famosos sabonetes artesanais 

Com o tema Patchwork, a 11ª Feira Nacional de Artesanatos (Fenahall), começa nesta sexta-feira (10) no Chevrolet Hall, em Olinda, unindo como retalhos artesãos regionais, nacionais e internacionais. Serão mais de 220 estandes com exposição de decoração, roupas, acessórios, brinquedos e culinária abertos até o dia 19 de janeiro, além da programação cultural.

A Fenahall também oferecerá alguns serviços para maior conforto dos visitantes. No Espaço Kids, os pais poderão deixar as crianças para fazer as compras com mais tranquilidade. Outro comodidade é o traslado de ida e volta com saída do Shopping Tacaruna de 15 em 15 minutos.

Petrolândia presente no evento:

A artesã petrolandense Ilga Carvalho exporá no estande 125, seus famosos sabonetes artesanais, com perfumes e formatos de frutas.

Além de Petrolândia, também estarão presentes expositores das cidades pernambucanas de Poção, Pesqueira, Bezerros, Tracunhaém, Gravatá e Passira. Entre os representantes dos outros estados estão Brasília, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Alagoas, Fortaleza, Tocantins e Rio Grande do Sul. Haverá ainda mais 20 artesãos de outros países, como Paquistão, Síria, Índia, Peru, Bolívia, Turquia, Capadócia, Indonésia, Japão, Equador, Chile, Istambul, Filipinas, Grécia, Guatemala e, pela primeira vez, Rússia, Bandagladesh e Argentina.
A expectativa da organização é superar as marcas do ano passado, quando foram movimentados R$ 5 milhões e cerca de 110 mil pessoas passaram pela feira. A feira estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, e sábados e domingos, das 14h às 22h. Os ingressos custam R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada, à venda no local.

Paralelamente às exposições, caboclinhos, maracatus, passistas e orquestras de frevo circularão no espaço sob a direção artística de Alexandre Spain, além dos shows de artistas locais (confira a programação abaixo). A decoração do Chevrolet Hall será assinada por Robson Chagas.

Confira a programação de shows:
10/01 Adilson Ramos
11/01 – Annabela
12/01 – Andreia Luiza (sambista)
13/01 – Como Antigamente
14/01 – Magnatas do forró
15/01 – Sentropê
16/01 – Faringes da Paixão
17/01 – Josildo Sá
18/01 – Los Cubanos

Com informações do NE 10 e Ilga Carvalho

Derley deixa o Náutico e vai jogar nos Emirados Árabes

Em fevereiro de 2012 em entrevista ao Blog de Assis Ramalho, Derley declarou amor eterno ao Náutico e disse querer encerrar a carreira no Clube Alvirrubro.

No mesmo dia em que conseguiu manter o volante Elicarlos, que aceitou reduzir o seu salário para permanecer no clube, o Náutico está perdendo o também volante Derley. Isso porque o Atlético-PR, clube detentor dos direitos econômicos do jogador, acertou o empréstimo do atleta com o Emirates Football Club. Derley já embarca essa semana para a Ásia.

Pela negociação, o Náutico não irá receber nenhuma quantia. "O jogador já pegou as suas coisas no clube e se despediu. No contrato existe uma cláusula de liberação para clubes do exterior. O Náutico só ganharia alguma coisa em caso de venda definitiva, mas esse será um novo empréstimo feito pelo Atlético-PR", explicou o executivo de futebol alvirrubro, Lúcio Surubim.

Vale lembrar que Derley já havia acertado a sua permanência no Náutico, após redução salarial, e vinha treinando normalmente com o restante do elenco. O contrato do volante com o Timbu se encerrava em junho. "Não podemos fazer nada. Para ficarmos com ele, tínhamos que adquirir os direitos econômicos", disse Surubim.

Notícias relacionadas(clique para ler)
> Derley jura amor eterno ao Náutico em entrevista ao Blog de Assis Ramalho



PSB sem consenso na escolha do candidato ao governo do estado de Pernambuco

Tadeu Alencar, Paulo Câmara, João Lyra Neto e Fernando Bezerra Coelho
 são os nomes da bolsa de apostas

O PSB está rachado. Partido que dificilmente leva suas divergências internas à praça pública, agora não esconde a falta de consenso em torno da escolha do nome para concorrer à sucessão do governador Eduardo Campos. Dos nomes que despontam como favoritos, os secretários Tadeu Alencar (Casa Civil) e Paulo Câmara (Fazenda), o primeiro leva uma certa vantagem em relação ao segundo, mas o núcleo duro do governador resiste à sua indicação.

Dizem auxiliares próximos a Eduardo Cmapos que Tadeu Alencar não tem uma trajetória ligada ao partido, é muito ligado a setores empresariais ao invés de ter construído uma “relação com o povo” e que não agregará apoios à sua candidatura. “Eduardo já deu motivo forte para a coesão da oposição a ele. Com Tadeu, ele vai dar motivo à cisão do grupo dele. Reforçar o adversário e dividir as forças é rasgar o manual”, afirmou um eduardista em reserva. Por outro lado, pesam a favor do secretário o apoio de deputados estaduais e de vários prefeitos, além da família do governador. Tadeu Alencar também mantém boa relação com os movimentos sociais. Recentemente, por exemplo, o governador recuou da extinção da Secretaria de Direitos Humanos após uma reunião do secretário com integrantes dos movimentos. 

Vereador Evandro Silva é preso de novo em Caruaru, no Agreste do estado

Edil será encaminhado à Penitenciária Juiz Plácido
de Souza, no município.
 

A Polícia Civil prendeu novamente o vereador Evandro Silva (PMDB), nesta quinta-feira (9), em Caruaru, no Agreste pernambucano. Ele passou por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), no município, e chegou à Penitenciária Juiz Plácido de Souza.

O mandado de prisão foi expedido pela 4ª Vara Criminal e as investigações da Operação Ponto Final continuam sob responsabilidade do delegado Erick Lessa. A polícia ainda não comunicou o motivo da nova prisão.

Operação Ponto Final
Os vereadores Jadiel Nascimento (PROS), Sivaldo Oliveira (PP), Val das Rendeiras (PROS), Cecílio Pedro (PTB), Val (DEM), Louro do Juá (DEM), Eduardo Cantarelli (SDD), Neto (PMN), Evandro Silva (PMDB) e Jajá (PPS) foram presos no dia 18 de dezembro durante a Operação Ponto Final, da Polícia Civil.



Participaram da operação 120 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. A ação foi coordenada pela Chefia da Polícia Civil. As investigações foram efetuadas pela Gerência de Controle Operacional do Interior I.

G1 PE

Bandidos voltam a cercar Grupamento da Polícia Militar e explodir agência bancária em Pariconha-AL

Agência do Banco do Brasil foi explodida na madrugada desta sexta-feira(10)
Crédito da foto: Maisnotícias. net.br

Duas semanas depois de atacarem um posto avançado do Banco Bradesco, bandidos encapuzados e armados voltaram a Pariconha, na madrugada desta sexta-feira (10), por volta das 2h40, cercaram o Grupamento de Polícia Militar (GPM) e explodiram terminais eletrônicos da agência do Banco do Brasil daquela cidade.

Testemunhas contam que pelo menos cinco homens chegaram à cidade em um carro Gol branco, quando uma parte do grupo foi para a agência, localidade no centro, e a outra seguiu para o GPM que fica na mesma avenida, a cerca de 300 metros.

Os criminosos atiraram na viatura policial que estava em frente ao Grupamento Militar, mantenho os militares de plantão encurralados. O bando invadiu o setor de autoatendimento e explodiu terminais eletrônicos com dinamites, depois fugiu do local levando todo dinheiro que estava nos equipamentos bancários. Durante toda ação, foram efetuados vários disparos de arma de fogo por onde o os criminosos passavam. Ninguém se feriu.

Policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Delmiro Gouveia, foram enviados para dar apoio ao GPM na busca pela quadrilha que fugiu tomando destino ignorado. Até o momento ninguém foi localizado.

Fonte: CadaMinuto