domingo, novembro 21, 2021

Frente Parlamentar da Educação afirma que o Enem teve a cara do Inep



A avaliação da Frente Parlamentar Mista da Educação, após a aplicação do Enem, é de que a prova teve a cara do Inep e não a cara do governo. Os parlamentares, representantes da sociedade civil e estudantis, servidores e professores que fizeram parte da Blitz do Enem afirmaram que, apesar do clima de insegurança pelo ataque sistemático aos servidores do Inep, órgão responsável pela prova, e à própria instituição, o primeiro dia do exame transcorreu com tranquilidade.

“Tivemos uma importante conquista, ter uma prova que representou muito bem o Inep. Nosso desafio é, agora, preservar a mobilização para defender o Inep como uma instituição do Estado brasileiro”, afirmou o deputado federal Danilo Cabral (PSB), um dos coordenadores da FPME. O parlamentar ressaltou que o acompanhamento regionalizado da prova prosseguirá no próximo documento, quando acontece a segunda etapa do Enem.

O deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), presidente da Frente Parlamentar, corroborou com o colega pernambucano. “A prova ter ocorrido sem problemas é uma vitória, mostra que os servidores resistiram à pressão e mantiveram o padrão da prova”, comentou.

Semiárido Show traz programação com mais de 60 eventos gratuitos e on-line de 23 a 25/11/2021

Entre os dias 23 e 25 de novembro, a Embrapa vai oferecer ao público mais de 60 eventos on-line e gratuitos durante a realização do Semiárido Show. A feira é voltada para a agricultura familiar da região, mas tem programação para todos os gostos: para quem trabalha no campo, para quem formula políticas públicas ou mesmo para quem consome e tem interesse nos produtos locais, em turismo ou gastronomia.

Para participar do Semiárido Show, basta ter um equipamento, como celular, computador ou tablet, com acesso à internet e sem necessidade de baixar aplicativo. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível aqui e, durante os dias do evento, receberão os links para acessar a programação.

Em cada horário serão diversos eventos transmitidos simultaneamente. Assim, o participante escolhe conforme os temas de maior interesse, e também pode assistir posteriormente às gravações daqueles que não pôde acompanhar ou que deseja rever.

Para manter o vínculo com o evento tal como acontecia no campo, a feira on-line será organizada em tendas. Uma delas é a Tenda do Conhecimento, que abriga uma vasta programação de eventos técnicos e capacitações. Ela é dividida em salas, que receberam o nome de plantas da Caatinga (Mandacaru, Jurema, Juazeiro, Aroeira e Umbuzeiro).

Petrolândia: Calendário para marcações de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 22 a 26/11/2021


Calendário Semanal de Marcações de Consultas e Exames na Secretaria Municipal de Saúde, situada na rua Cecília Delgado, em frente à loja D'Leles, no centro de Petrolândia. De 22 a 26 de novembro de 2021. VEJA ABAIXO

Bezerros sedia V Etapa do Circuito Pernambucano de Xadrez 2021

Fotos: Thiago Agnes

A Federação Pernambucana de Xadrez realizou, neste domingo (21), em parceria com a Secretaria de Esportes e Juventude e o Clube Bezerrense de Xadrez, a quinta etapa do Circuito Pernambucano de Xadrez 2021. Os jogos ocorreram na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Monsenhor José Florentino de Oliveira, no Bairro Santo Amaro.

Enxadristas de várias regiões do estado, e do Brasil, participaram do circuito, nas categorias masculina e feminina. Mais de 35 competidores disputaram a premiação do primeiro ao terceiro lugar, melhor da partida e campeão Sênior 50. Agora, o campeonato estadual segue para a sexta e última etapa, que será realizada em Pesqueira, também no Agreste.

Estiveram presentes no evento o presidente da Federação Pernambucana de Xadrez, Yoshio Hiramine, a secretária de Esportes e Juventude do município, Daylma Lima, o presidente do Clube Bezerrense de Xadrez, Carlos Augusto, e a equipe da secretaria de Esportes e Juventude de Bezerros.


Gabriel Galvão/Vitória Carvalho/Imprensa Prefeitura Municipal de Bezerros-PE

CPRH promove II Concurso de Fotografias “Unidade de Conservação no Meu Caminho”

As inscrições podem ser realizadas até às 23h59 da próxima quinta-feira (25). O evento faz parte da programação da V Semana das Unidades de Conservação da Natureza: horizonte de possibilidades

Foram iniciadas nesse sábado (20/11), as inscrições para o II Concurso de Fotografias “Unidades de Conservação no Meu Caminho”, promovido pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio da Unidade de Gestão das Unidades de Conservação (UGUC). O certame vai premiar as melhores imagens sobre as belezas e riquezas das unidades de conservação, administrada pela CPRH. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 23h59, da próxima quinta-feira, dia 25/11, exclusivamente por meio do perfil oficial da CPRH no Instagram @cprh.pe (https://www.instagram.com/cprh.pe/?hl=pt-br.)

O concurso faz parte da V Semana das Unidades de Conservação da Natureza: horizonte de possibilidades, evento que ocorre no período de 22 a 28/11. Segundo o diretor presidente da CPRH, Djalma Paes, a ideia é que, por meio, dos registros fotográficos, a população pernambucana seja estimulada a conhecer as áreas de conservação do estado, bem como ser sensibilizada sobre a importância da preservação desses ambientes.

Agricultores e agricultoras de Bom Conselho recebem 207 títulos de acesso à terra do Governo do Estado, por meio do Iterpe


O Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), entregou, nesta sexta (19), 207 títulos de acesso à terra a agricultores e agricultoras do município de Bom Conselho. O ato aconteceu durante evento do Plano Retomada, no Agreste Meridional.

Os documentos foram entregues pelo governador Paulo Câmara e pelo presidente do Iterpe, Henrique Queiroz.

Com os títulos em mãos, as famílias de trabalhadores rurais têm a segurança jurídica e social como elementos fundamentais para sua dignidade e consequente bem-estar social, com o resgate de sua cidadania.

Iterpe

Campanha alerta sobre os riscos do feminicídio

 


Os riscos do feminicídio é o tema da campanha lançada nesse sábado (20), com o slogan “Violência contra a mulher: sua evolução leva ao feminicídio. Observe os sinais. Denuncie”. A iniciativa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), integra as ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A campanha nacional abrange a produção de vídeos, spots para uso em rádio comunitárias e parceiras, cards educativos, enquetes interativas destinadas às redes sociais, cartazes, folders e outras peças de cunho publicitário. Os materiais também têm a proposta de estimular a cultura da denúncia.

O Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher, é uma das principais ferramentas para iniciar o acionamento de toda a rede de proteção às pessoas em situação de violência.

No que se refere aos números do Ligue 180, apenas de julho do ano passado a novembro deste ano, mais de 97,4 mil denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher foram registradas. Outras violações somaram mais de 24,5 mil casos no período.

Fatores de risco

"Sustente-se: o turismo do agora": Turismo como alternativa econômica sustentável é tema de webinar

Webinar, promovido pela Coca-Cola FEMSA Brasil e conduzido pela turismóloga Isabella Ricci (foto), será realizado no dia 30 de novembro, às 19h

No dia 30 de novembro, a partir das 19h, a Coca-Cola FEMSA Brasil vai realizar a segunda edição do webinar "Sustente-se: o turismo do agora", que incentiva a adoção de práticas ambientais sustentáveis na atividade do turismo em Itabirito, Nova Lima, Brumadinho e Moeda. A conversa será comandada pela colunista de turismo e blogueira Isabella Ricci, que receberá o convidado Rafael Sittoni Goelzer, diretor de relacionamento com o mercado da Quinta da Estância, fazenda referência internacional em turismo ecológico, educacional e de eventos corporativos. A participação é gratuita e os interessados podem se inscrever pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/sustente-se-o-turismo-do-agora---2-edicao__1410718).

Nessa edição, a palestra vai abordar as tendências e práticas do setor do turismo a partir da retomada das atividades presenciais, além de debater cases de sucesso na implementação de práticas sustentáveis em empreendimentos turísticos. A primeira edição do evento, realizada em julho, rendeu diversos aprendizados, inclusive com a criação de um grupo de whatsapp para troca de conhecimentos e conteúdos sobre o tema. A programação de palestras integra o Programa de Educação Ambiental da Coca-Cola FEMSA Brasil em Minas Gerais, que tem a sustentabilidade como um dos pilares de atuação.

Petrolândia: Hoje é dia de Baião de 2 no Bar e Restaurante Maria Fumaça; Grupo Club do Samba vai animar a noite do seu domingo a partir das 19h


O Bar e Restaurante Maria Fumaça, do empreendedor Pedrinho, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, está aberto neste domingo (21/11/2021), das 11h30 às 24h00 para servir as delícias do seu variado cardápio, em um ambiente de descontração e lazer para você, sua família, sua turma de amigos.

HOJÉ É DIA DO DELICIOSO BAIÃO DE 2. APROVEITE!

A partir das 19 horas, a animação musical ficará por conta do Grupo Club do Samba

O funcionamento do Maria Fumaça neste domingo é das 11h30 às 24h00.

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

Covid: 70,7% dos brasileiros com 12 anos ou mais já estão imunizados


Vacinação contra a covid-19 em Petrolândia - Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Em todo o país somando a primeira, a segunda, a de reforço e a dose única, são 300.405.955 vacinas aplicadas no total





Neste sábado (20/11), dados sobre a Campanha Nacional de Imunização mostram que 70,7% da população com 12 anos ou mais no país está totalmente imunizada contra a Covid-19. Ou seja, já recebeu duas doses ou a vacina de dose única. O número corresponde a 128.743.052 dos quase 182 milhões de brasileiros, nesta faixa etária, com o ciclo vacinal completo.

Segundo os dados, 157.781.702 pessoas receberam ao menos uma dose de vacina, o que corresponde a 86,6% da população com 12 anos ou mais.

Já a dose de reforço foi aplicada em 13.881.201 pessoas.

Somando a primeira, a segunda,a de reforço e a dose única, são 300.405.955 vacinas aplicadas no total.

Atualmente o país possui quatro vacinas à disposição no combate à doença. Os laboratórios Sinovac/Coronavac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses de seus imunizantes. Já a Janssen prevê apenas uma aplicação para completa imunização.

CNN

Petrolândia: Documento encontrado de Sebastião Giovani Gomes de Sá



Foi encontrado no centro da cidade de Petrolândia documentos pertencente a Sebastião Giovani Gomes de Sá. Por favor, o proprietário entrar em contato pelo número (11) 948621782

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Bar e Restaurante César da Feijoada informa atendimento normal neste domingo (21)

 

A reforma do nosso estabelecimento já foi concluída! a partir deste final de semana voltamos a receber clientes em nosso reformulado e antigo ponto.Hoje é domingo, é dia de saborear uma boa feijoada -  Seja bem vindo!

É de dar água na boca.. (Fotos: Assis Ramalho)

César da Feijoada, proprietário do tradicional bar e restaurante César da Feijoada, avisa aos seus clientes e amigos que a reforma do estabelecimento já foi concluída! a partir deste final de semana volta a receber clientes no seu reformulado e antigo ponto.

Também avisa que as refeições fornecidas através de pronta entrega (retirada no local) ou por delivery (entrega em domicílio), continua.

A taxa de entrega é de R$ 4,00 na área urbana e de R$ 5,00 no Bairro Nova Esperança. Veja cardápio e preços abaixo

Além da tradicional feijoada, o restaurante também oferece variado cardápio, com duas opções de tamanhos de marmitex, com acompanhamento de feijão tropeiro ou carioca (R$ 16,00 e R$ 20,00) ou feijoada (R$ 16,00 e R$ 20,00).

Pedidos pelo celular 99995-6667. Aceita cartões de crédito e débito.

Localizado na Rua Francisco Soares dos Santos, na Quadra 03, próximo à Orla Fluvial, o Bar e Restaurante César da Feijoada é o ponto ideal para confraternizações, encontros familiares e reuniões de amigos, com a garantia do bom atendimento do amigo César.

Blog de Assis Ramalho
Informação: César da Feijoada

Preservando a história de Tacaratu: O CAFÉ COM MEMÓRIA NA CASA DA CULTURA recebe Dona Marô para contar suas preciosas memórias




O CAFÉ COM MEMÓRIA NA CASA DA CULTURA desta semana recebeu Dona Marô para contar, com muita simpatia e alegria, suas preciosas memórias.

Ela falou da infância e de como era dificil estudar naquela época. Por isso precisou estudar fora de Tacaratu, mas quando voltou pra cidade, foi nomeada professora no Colégio Sérgio Magalhães. Tempos depois passou a ser Diretora do Colégio João Batista de Vasconcelos.
 
Quando criança Dona Marô participou de um momento histórico muito importante de Tacaratu: a construção do Santuário realizada nos anos 30 com a ajuda de toda a população. Muito importante ter um testemunho de quem vivenciou essa construção.
 
Dona Marô tbem falou de D. João de Souza Lima, que era seu primo e que quando estava no municipio também celebrava missa. Lembrou de Padre Henrique, um padre que se preocupava muito com a educação e que por isso construiu o Colégio Nossa Senhora da Saúde para ensinar as crianças e ajudar muita gente com bolsas de estudos.
 
Dona Marô contou que seu pai, Manoel Patricio Faceiro Lima, foi prefeito de Tacaratu, mas que era criança nessa época e não lembra do mandato.

Foi muito bom receber Dona Marô, uma mulher tão querida e admirada por todos, além de tão amada por seus alunos. Em breve divulgaremos pequenos trechos das entrevistas todas do projeto.

E quem quiser participar é só marcar com Ângela e Monica na Casa da Cultura ou mandar uma mensagem pro telefone Zap 81.98713.7229 que a gente agenda a entrevista.
Gostaríamos que mais homens participassem!! Você conhece algum que queira participar??
Venha simbora tomar um cafezinho com a gente!! Será uma alegria receber a todos!!!

Confira mais fotos de Dona Marô

Confira manchetes dos principais jornais do país deste domingo, 21 de novembro/2021

 














Blog de Assis Ramalho
Com Rede Brasil de Notícias

PF cita suposto pagamento de R$ 750 mil em propina para desembargadores e juiz de Goiás ao pedir prisão de padre Robson

Padre Robson de Oliveira, em Trindade, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O pedido de prisão feito pela Polícia Federal contra o padre Robson de Oliveira envolve a suspeita de pagamento de propina de R$ 750 mil por parte dele para dois desembargadores e um juiz substituto do Tribunal de Justiça de Goiás. De acordo com o documento, a negociação seria destinada para o ganho de uma ação judicial da compra de uma fazenda.

O pedido de prisão foi protocolado no Superior Tribunal da Justiça (STJ), mas, conforme informações do advogado do padre, Cléber Lopes, o documento ainda não havia sido julgado até a tarde deste sábado (20).

O STJ disse, em nota, que "não divulga informações sobre ações originárias em segredo de Justiça, as quais estão sob o comando dos respectivos relatores, sob pena de prejuízo ao andamento das investigações".

A defesa do padre disse que os fatos usados para fazer o pedido são antigos e que não existe justificativa para a prisão. Além disso, foi feita uma representação contra a solicitação da Polícia Federal.

O pedido de prisão temporária é contra o padre Robson de Oliveira, o advogado Cláudio Araújo Pinho, os dirigentes da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), Anderson Reiner Fernandes e Rouane Carolina Azevedo e o contador da associação José Pereira.

A reportagem tentou contato com os ex-menbros da Afipe e o advogado Cláudio Pinho para solicitar um posicionamento, mas as ligações não foram atendidas.

Suposta propina

Mega-Sena com prêmio de R$ 39 milhões tem um ganhador; veja os demais sorteios da Caixa deste sábado (20) - Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira



A Caixa realizou neste sábado o sorteio do concurso 2.430 da Mega-Sena. O prêmio de R$ 39,6 milhões saiu para uma aposta de Uberlândia (MG). Os números sorteados foram: 19 - 26 - 39 - 45 - 46 - 56.

Outras 37 apostas acertaram cinco dezenas e vão receber cerca de R$ 96 mil cada. Já 4.109 apostadores acertaram quatro números e vão ganhar R$ 1.241.

O próximo concurso acontecerá na quarta-feira, com prêmio estimado de R$ 3 milhões.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira
, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.

É HOJE às 18h:30! live da Loja D´Leles de Petrolândia, antiga Minas Calçados


É chegado o grande dia. Dia que enfim seremos D'Leles. Faremos uma transmissão ao vivo pelo YouTube. Link na Bio.

A loja Minas Calçados, há 14 anos no comércio de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, muda de nome a partir de hoje e passa a se chama D'Leles. 

A loja é administrada pelo casal Eduardo e Rejane.

A Loja Minas/D'Leles está localizada na rua Cecília Delgado, em frente à Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia. .

Não percam!
É HOJE às 18h:30!

Blog de Assis Ramalho

Sargento da PM é assassinado durante troca de tiros com criminosos no RJ

 


O 2° Sargento da PM Leandro Rumbelsperger da Silva, de 40 anos, morreu na manhã deste sábado (20), durante troca de tiros com criminosos no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Leandro era lotado no Grupamento de Ações Táticas do 7ºBPM de São Gonçalo e havia acabado de assumir o serviço.

Segundo o batalhão, a equipe em que o policial estava tinha ido checar uma denúncia de baile funk irregular no local. Ele foi baleado por volta das 05h30, no interior da comunidade.

De acordo com a PM, Leandro chegou a ser socorrido pelos colegas de farda, e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres, no bairro Colubandê, mas o militar não resistiu aos ferimentos e já chegou sem vida na unidade hospitalar.

O Sargento Leandro Rumbelsperger da Silva iniciou a carreira na Corporação em 2006. O policial militar deixa esposa e dois filhos. Em nota, a PM disse que está prestando apoio à família. Até o momento, não há confirmação de horário e local do sepultamento.

Por Portal Rádio Tupy-RJ