sábado, 31 de julho de 2021

Pernambuco recebeu na manhã deste sábado (31) mais 144 mil doses de CoronaVac e 174,3 mil da vacina da Pfizer contra a Covid-19


Pernambuco recebeu, na manhã deste sábado (31.07), mais 318.330 doses de vacinas contra a Covid-19 para proteger a população. Do total, 174.330 unidades são da Pfizer/BioNTech e 144 mil da Coronavac/Butantan. Os insumos, que chegaram pelo Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, foram encaminhados ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem e distribuição às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Estado.

“Com essa nova remessa, superamos a marca de sete milhões de vacinas recebidas em Pernambuco, e seguimos avançando na imunização da população. Já estamos acionando nosso sistema de logística, que tem se mostrado bastante eficiente, para encaminhar essas novas doses na manhã deste domingo (01.08) a todos os municípios. Reforçamos que se chegou a sua vez de tomar a primeira ou a segunda dose, procure os postos de vacinação”, afirmou o governador Paulo Câmara.

A superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo, informou que as novas doses vão reforçar a vacinação dos pernambucanos por faixa etária. “A Pfizer será destinada exclusivamente para a primeira dose, ampliando a população que iniciará sua proteção contra a Covid-19. Já a Coronavac segue para as duas aplicações, ou seja, para o esquema completo dos usuários”, disse Ana Catarina, alertando sobre a importância de finalizar o esquema vacinal.

Prefeitura de Serra Talhada abre Processo Seletivo com 300 vagas nos mais variados cargos


Serra Talhada-PE - Foto/divulgação

A Prefeitura de Serra Talhada lançou Processo Seletivo Simplificado Unificado visando a contratação de 300 vagas nos mais variados cargos. O edital foi publicado no site do governo, na última quinta-feira (29).

Os contratados, em caráter temporário, serão lotados nas secretarias de Serviço Público, Obras e Infraestrutura e Agricultura e Recursos Hídricos. As inscrições começaram ontem (sexta-feira) e terminam no dia 09 de agosto, com a devida entrega de documentação. O último dia para entregar os documentos necessários é até o meio dia do dia 10. Para informações detalhadas acesse o link abaixo:

Faça o download do edital: Clique aqui

Por Farol de Notícias

BNB apresenta linhas de crédito para  Assentamento do INCRA. Belém do São Francisco - PE


O Banco do Nordeste realizou palestra, nesta sexta-feira (30/07), na sede da Associação de Produção Agropecuária do Assentamento Nova Esperança, projeto de Assentamento do INCRA, pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), no município de Belém do São Francisco, Sertão de Itaparica, em Pernambuco. O evento visou apresentar as linhas de crédito para investimentos produtivos para os assentados, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF-A), incluído no Plano Safra 2021-2022. A palestra ministrada pelo Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, contou com apoio do Técnico Eraldo Bezerra, da Empresa de Assistência Técnica CERRADO, que consistiu no debate de investimentos para as atividades produtivas, inclusive assistência técnica para os assentados, com o crédito orientado, como fonte de sustento na geração de renda para as famílias assentadas.

O Assentamento conta com 25 famílias de assentados e o Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo, ressaltou as novidades sobre os benefícios do PRONAF-A, que oferece excelentes oportunidades para financiamento da produção, com juros de 0,5% ao ano, descontos de 42,85% nas parcelas, se houve assistência técnica, ou 40% quando esse serviço não for financiado.

Benefícios do Pronaf A:

Investimento em atividades agropecuárias e não agropecuárias.

Até R$ 30.000,00 por agricultor. Esse valor poderá ser elevado para R$ 31.500,00 quando contemplar verba para Assistência Técnica.

Juros: 0,5% ao ano.

Prazo para pagamento: até 10 anos, incluídos até 3 anos de carência.

Bônus: 42,857% se houver assistência técnica, ou de 40% quando esse serviço não for financiado.


Blog de Assis Ramalho
As informações e fotos são do Agente de Desenvolvimento Adelmo Azevedo, da Agência Floresta - PE.

Petrolândia: Prefeitura reabre Academia de Saúde da Cidade; confira horários de funcionamento


Prefeito Fabiano Marques, Sec. de Saúde Patrícia Jaques e Vice-prefeito Rogério Novaes


Reabertura da Academia de Saúde da Cidade! 

Coisa boa é muita saúde e diversão! O Prefeito Fabiano Marques esteve juntamente com o Vice-prefeito Rogério Novaes, na reabertura da Academia de Saúde, agradecendo a Secretária Patrícia Jaques e toda equipe

Se liga nos dias e horários da Academia!

Todas as terças e quintas às 17h. Com Nutricionista, Fisioterapia, Educador físico e Profissional artístico.

Vamos lá 


Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: Keven Vip anima a noite deste sábado no Maria Fumaça; amanhã é a vez da banda Pagode Pra Recordar


O eclético Cantor Keven Vip se apresentará neste último sábado do mês no Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla da cidade, a partir das 19 horas.

Bar e Restaurante Maria Fumaça, CADA VEZ MELHOR!



Contratada por multinacional de tecnologia ex-aluna do IFSertãoPE Campus Floresta é exemplo de como fazer uma faculdade pode abrir portas profissionais


Do curso técnico de informática no IFSertãoPE Campus Floresta, para o curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação na mesma instituição, até chegar ao emprego em uma empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing. Essa foi a trajetória de Ana Flávia Resende, aluna egressa do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, que foi contratada pela Accenture, maior empresa de consultoria do mundo, antes mesmo de finalizar a graduação.

Ana Flávia é mais um exemplo de como a educação pode mudar a realidade de moradores do interior e conta como se interessou pelo Curso de Gestão da Tecnologia da Informação: “Minha trajetória não foi convencional, após estar formada no ensino médio comecei a ministrar aulas de língua Inglesa numa escola da localidade. Não muito tempo depois o IF entrou de novo na minha narrativa quando um dos professores me convidou para fazer parte de um treinamento que ocorreria no IF voltado para a preparação do exame TOEFL (exame de proficiência em língua inglesa). Nesse contexto, outro professor que me conhecia do período de ensino médio disse que o curso de GTI fazia sim o meu perfil e me incentivou a cursá-lo. Foi daí que busquei mais informações quanto a grade curricular, conversei com discentes do curso, me interessei por ele e o coloquei como minha primeira opção do SISU”, disse Ana que iniciou o curso superior em 2017.

"Creio que vai além de ser um curso só de Gestão ou só voltado para área técnica, fornece um alicerce para que tenhamos uma visão mais abrangente na prática profissional", afirma sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação.

Na multinacional Accenture Ana Flávia desenvolve aplicativos, a Gestora de T.I, que quer seguir carreira atuando na área de engenharia de softwares, revela que a oportunidade surgiu naturalmente, fruto do interesse e participação dela em capacitações na área tecnológica, incentivadas pelas exigências curriculares do curso de GTI. “Durante o curso, nós temos que cumprir uma carga horária de atividades complementares, tais como eventos presenciais ou on-line, cursos e palestras. Essas atividades, aliadas a prática que adquiri no estágio curricular obrigatório, bem como no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação- PIBITI, me ajudaram a optar pela área do desenvolvimento de software e ter um certo grau de experiência nela, o que contribuiu para minha inserção no mercado de trabalho. Com isso, aprendi a ter uma postura mais ativa com relação ao meu aprendizado, o que permitiu que eu buscasse por programas de mentoria, bootcamps, eventos e participasse de dinâmicas como speed hiring, aos poucos as oportunidades foram surgindo e eu aproveitei da melhor forma cada uma que me era disponibilizada até ser contratada pela Accenture”, explicou.

De acordo com Ana Flávia o profissional de Tecnologia da Informação encontra no mercado diversas oportunidades de trabalho, uma vez que aprende a ter uma visão holística no que diz respeito a tecnologia e seu gerenciamento. “Eu costumo comentar que eu aprendi a enxergar a tecnologia de forma mais humana. Não se trata apenas de códigos, bytes ou equipamentos, são pessoas que utilizam a tecnologia, e ela deve ser desenvolvida ou planejada para elas. De modo que a abrangência das disciplinas permitiu tanto que eu tivesse escolha quanto a que área atuar, quanto tivesse uma bagagem maior para a área escolhida. Há oportunidades para àqueles que se identificam com a parte mais administrativa do curso, como também para os que desejam seguir carreira técnica em diversas vertentes. Tais conhecimentos se complementam e um não necessariamente exclui o outro”.

As inscrições para ingresso no curso superior de Gestão de T.I no IFSertãoPE Campus Floresta, para início ainda no 2º semestre de 2021, no período noturno, estarão abertas no site do Sistema de Seleção Unificada- SISU entre os dias 03 e 06 de agosto. Podem se inscrever candidatos que tenham participado do ENEM 2020 e não tenham zerado a redação. O curso tem 03 anos de duração e une disciplinas da área da administração e informática para formar um profissional capaz de atuar em diversas carreiras, como Gestão de Serviços em T.I, Programador, Desenvolvedor de Softwares, aplicativos e websites; Marketing, Analista de Sistemas, Gerenciamento de Projetos de T.I, dentre outros.

Ana Flávia junto ao professor orientador e colegas de curso durante participação em Jornada de Iniciação Científica e Extensão

Ana Flávia acredita que a capacitação na área de Tecnologia da Informação além de ser uma possibilidade para os sertanejos de Floresta e Região é também uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional e que permite aos estudantes alcançar espaços que antes poderiam ser vistos como impossíveis como, por exemplo, trabalhar em uma renomada empresa multinacional. “Percebo que alguns, assim como eu anteriormente, ainda tem uma visão limitada da Instituição e quanto ao que é o curso. Porém esta é uma excelente oportunidade para se desenvolver profissionalmente, além do fato de que tal aprendizado pode nos tornar aptos para ir em busca de alternativas antes vistas como distantes para quem vive no sertão. Digo por experiência própria, que somos os protagonistas que podem definir o rumo que nossa vida irá tomar, nossas escolhas contam muito e diria que GTI foi uma excelente escolha”, afirmou a Gestora de T.I.


Blog de Assis Ramalho

Por: Elidiane Poquiviqui do Nascimento
Jornalista e Radialista
Tecnóloga em Comunicação Institucional no IFSertãoPE Campus Floresta

Morre mais um suspeito de participar de crime contra PMs na Bahia; outros 7 ciganos da mesma família foram assassinados em confronto

Foto/crédito: Correio da Bahia


Por TV Bahia e G1 BA

Mais um cigano suspeito de envolvimento na morte de dois policiais militares em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, morreu na manhã desta sexta-feira (30) em confronto com a Polícia Militar na cidade de Anagé, município vizinho. Ele foi identificado como um adolescente de 17 anos, segundo informações do Instituto Cigano do Brasil (ICB).

No dia 13 de julho, dois PMs, identificados como Luciano Libarino Neves, de 34 anos, tenente, e Robson Brito de Matos, de 30 anos, soldado, foram mortos a tiros no distrito de José Gonçalves. Segundo a polícia, os dois foram cercados por um grupo de seis pessoas, que deflagraram tiros.

O tenente Luciano Libarino Neves (à esquerda) e o soldado Robson Brito de Matos (à direita) foram mortos em Vitória da Conquista — Foto: Arquivo pessoal

Aneel mantém em agosto bandeira vermelha patamar 2, a mais cara



A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta 6ª feira (30.jul.2021) que manterá em agosto a bandeira vermelha patamar 2 –a mais cara– como referência nas contas de energia elétrica. Isso significa que, para cada 100 quilowatts-hora consumidos, serão acrescidos o valor de R$ 9,49. “Em julho, as afluências nas principais bacias hidrográficas do SIN (Sistema Interligado Nacional) continuam entre as mais críticas do histórico. Agosto inicia-se com igual perspectiva hidrológica, com os principais reservatórios do SIN em níveis consideravelmente baixos para essa época do ano”, diz a agência

O sistema de bandeiras é usado para determinar o valor cobrado aos consumidores a partir das condições de geração de energia elétrica. Conforme a disponibilidade de insumos para a produção, a bandeira pode ser alterada em uma escala de verde, amarela e vermelha, sendo a última quando há mais dificuldades....

O Brasil vive a pior crise hídrica desde 1931, o cálculo atual não atende os custos da geração de energia elétrica. Como mais de 60% da matriz elétrica brasileira é hidráulica, a geração de energia está prejudicada e o governo aciona as usinas térmicas, mais caras e mais poluentes.

Apesar da situação, o governo nega risco de apagão ou racionamento de energia elétrica. Em pronunciamento em rede nacional no dia 28 de junho, o ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) pediu, entretanto, economia voluntária por parte dos consumidores....

Na mesma data, o governo editou uma MP (medida provisória) que cria a Creg (Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética) –grupo de ministros que poderá impor medidas de gestão das águas e de energia.

A MP propõe também, mas sem detalhar, que as contratações de reserva de capacidade de energia elétrica sejam realizadas via “procedimentos competitivos simplificados”.

Por Poder 360

Silvio Costa Filho visita municípios e filia ex-prefeito de São João ao Republicanos


O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) cumpriu agenda no Agreste de Pernambuco, nesta sexta-feira (30). Presidente estadual do Republicanos, Silvio abonou a ficha de filiação de Genaldi Zumba, ex-prefeito de São João, além de se reunir com vereadores e outras lideranças do grupo no município. Esse é mais um bom quadro político da reunião que filiamos ao nosso partido", declarou.

O republicano também visitou gestores e lideranças das cidades de Caetés, Capoeiras, Terezinha, Bom Conselho, Brejão e Águas Belas. Em Capoeiras, ao lado do prefeito Pitonho, do ex-prefeito Neném e do secretário estadual de Agricultura, Claudiano Filho, Silvio anunciou emendas para obras de calçamento e pavimentação, além de participar da assinatura de lançamento do programa Água Doce, que vai levar água de qualidade ao povo da cidade.