quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Floresta-PE: Vice-prefeito Pedrinho Vilarim morre aos 51 anos


Faleceu na noite desta quarta-feira (3) o vice-prefeito de Floresta, Pedro Gomes Vilarim Neto, mais conhecido como Pedrinho Vilarim, aos 51 anos de idade. A morte foi confirmada por parentes e amigos pela reportagem do Blog do Elvis. A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente, mas segundo relatos foi um infarto. A cidade está de luto.

Nascido na cidade de Tacaratu, Pedrinho fincou suas raízes há anos na Terra dos Tamarindos. Ele foi eleito vice-prefeito em 2016 pelo partido (Partido Republicano Progressista – PRP) ao lado do prefeito Ricardo Ferraz.

Em nota publicada no Facebook oficial, o prefeito Ricardo Ferraz escreveu “Neste momento, só consigo pedir a todos os florestanos e amigos que entrem em uma forte corrente de oração. As palavras não saem. Sempre será meu amigo, compadre e IRMÃO!”, disse o atual gestor do município.

Ainda não há informações oficiais do local e horário do velório.

POLÍTICA – Durante a apuração desta notícia acontecia uma carreata do candidato a deputado federal Kaio Maniçoba, de grupo político de oposição. O evento teve seu encerramento antecipado após a confirmação da morte do vice-prefeito em frente ao comitê. Kaio lamentou a morte de Pedrinho e agradeceu a presença de todos na carreata.

Via Blog do Elvis/NE10


Nova pesquisa Ibope para presidente divulgada nesta quarta (3): Bolsonaro, 32%; Haddad, 23%; Ciro, 10%; Alckmin, 7%; Marina, 4%


O Ibope divulgou nesta quarta-feira (3) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa ouviu 3.010 eleitores na segunda-feira (1) e na terça-feira (2).

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 32%
Fernando Haddad (PT): 23%
Ciro Gomes (PDT): 10%
Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
Marina Silva (Rede): 4%
João Amoêdo (Novo): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Alvaro Dias (Podemos): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 11%
Não sabe/não respondeu: 6%


Petrolândia: Ex-prefeito Lourival Simões será entrevistado ao vivo no 'Acordando com as Notícias' nesta quinta (04) na Web Rádio Petrolândia


O ex-prefeito de Petrolândia por dois mandatos, Lourival Simões, será entrevistado ao vivo nesta quinta-feira (04), pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, que deverá ter início a partir das 07h00, Lourival Simões, que também foi deputado estadual por dois mandatos, vai falar sobre assuntos pertinentes ao município, fará avaliação do que se espera para as eleições de 2018, sobre seu futuro político, entre outros temas relevantes à política municipal, estadual e nacional.

O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Posteriormente a entrevista será postada no Blog de Assis Ramalho

Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' de segunda a sábado, das 6h00 às 8h30. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'.

Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar apps, escolha a opção abaixo:
>app Android
>app iOS (iPhone)

A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Ilha de Rarrá avisa que nesta semana funcionará somente no sábado; domingo apenas passeio de catamarã


A direção da Ilha de Rarrá vem por meio desta, informar que nesta semana - excepcionalmente -  o estabelecimento estará aberto somente no sábado (6). No domingo o espaço da Ilha estará fechado, mas o catamarã vai estar disponível para passeios.
A Ilha de Rarrá, que funciona normalmente aos sábados, domingos e feriados também avisa que o custo da passagem, indo diretamente para Ilha, é R$ 20,00. O passeio que inclui a visita às ruínas da Igreja Submersa (Igreja do Sagrado Coração de Jesus), fica por R$ 30,00.

A Ilha de Rarrá, localizada entre Glória (BA) e Petrolândia (PE), é rodeada por praias de água doce e cristalina e enfeitada por dunas de areia clara. A Ilha de Rarrá é um refúgio para lazer e diversão.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Ilha de Rarrá


Petrolândia sai na frente e é contemplada com quase 5 milhões para construção da primeira Unidade de Beneficiamento de Pescado para produtores familiares do Estado de Pernambuco.


Nessa quarta-feira (03) nas margens do "Velho Chico" no Serrote do Papagaio - Icó Mandantes - Petrolândia (PE) numa das belas paisagens brasileiras a Prefeita Jane Souza foi anfitriã da assinatura do convênio e empenho de quase 5 milhões para construção da primeira unidade de beneficiamento de pescado familiar de Pernambuco que inclui estrutura para produção de cortes especiais, farinha e óleo de peixe, além de fábrica de gelo.

O encontro reuniu produtores e lideranças da Região de Itaparica, o Diretor Geral do PRORURAL - Fábio Fiorezano e equipe e a Prefeita Jane Souza e equipe.

No evento foi enaltecida pelo Presidente da Cooperativa Agroaquicola de Petrolândia (CAAP) Edizio Cruz a determinação da Prefeita Jane em articular junto ao Governador Paulo Câmara e aos Deputados Augusto Coutinho e Feitosa o passo a passo de mais de 2 anos para o fechamento do projeto.

O Diretor Geral do PRORURAL falou da segurança que tem na capacidade gerencial das associações e da cooperativa para tocar esse projeto e na determinação do Governo de Pernambuco em atender esse justo pleito.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico Rogério Viana destacou a seriedade e o comprometimento do time da Prefeita Jane e do Governador Paulo Câmara na concretização desse sonho.

Finalizando a Prefeita Jane agradeceu pelo compromisso do Governador Paulo Câmara e conclamou que todos possam contribuir ainda mais com a coragem e a vontade que é marca da história do povo de Petrolândia e, que ela, seu time e todos aqueles que produzem ou querem produzir vão construir um município ainda melhor para se viver.

 


Blog de Assis Ramalho


TRE-PE esclarece boato sobre título e voto biométrico

TRE-PE desmente fake news

Mais uma vez se encontra em circulação no WhatsApp notícias de fontes duvidosas sobre o processo eleitoral, desta vez alegando que as pessoas que não fizeram o cadastramento biométrico podem votar normalmente, e que o cancelamento do título seria um boato.

O texto, no entanto, possui meias verdades. Se na cidade onde o eleitor reside ainda não tiver ocorrido o recadastramento biométrico, como é o caso de Jaboatão do Guararapes, em Pernambuco, o eleitor pode se dirigir a urna normalmente, portando seu título e um documento oficial com foto.

Contudo, se o eleitor mora em uma cidade onde a biometria já é obrigatória, como é o caso de Recife e Olinda, e não tiver feito o recadastramento biométrico, o seu título se encontrará cancelado, o que impedirá o eleitor de votar.


Petrolândia: Semana do Bebê tem início na próxima terça-feira (9); confira programação!


Por: Comissão Organizadora

É com grande satisfação que apresentamos a programação da VI Semana do Bebê de Petrolândia. O objetivo da iniciativa é mobilizar gestores públicos e a sociedade para assegurar o desenvolvimento saudável da criança em seus primeiros anos de vida. 

A população em geral ( adultos e crianças ), os gestores e profissionais das áreas de saúde, educação, desenvolvimento social, cultura, indígena, Quilombola, Conselho Municipal dos Direitos da Criança a do adolescentes, Conselho Tutelar, as instituições integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, igrejas, Canto Mãe Coruja, comércio e empresários estarão envolvidos e participando de uma série de ações que acontecerão simultaneamente, em formatos e cores diferentes, com atendimentos na saúde, palestras, oficinas,rodas de diálogo, atividades lúdicas e educativas, apresentações artísticas e culturais.

A realização desses momentos exigirá mobilização, convocação de vontades das pessoas que executarão todas as ações, disciplina, perseverança, adesão e envolvimento da coletividade.

A exemplo de qualquer outro evento, a realização da Semana do Bebê, depende de paixão pelos Bebês de voluntários que dediquem horas e dias à mobilização da comunidade sobre a importância de investir na gestante e no bebê.

As atividades realizadas durante a Semana do Bebê têm por objetivo informar sobre a importância de investir na primeira infância, mobilizando toda sociedade a apoiar as gestantes, promover o vínculo mãe-bebê e estimular o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e afetiva da criança. Será uma oportunidade de atualização dos conhecimentos, de reflexão sobre as práticas das equipes e para consolidação de políticas que venham a assegurar que os direitos da primeira infância sejam cumpridos, respeitados e protegidos.

VI Semana do Bebê de Petrolândia-PE
09 a 12 de Outubro 2018
Com o tema: Infância, Compromisso de todos.

PROGRAMAÇÃO

Na Semana do Bebê, a primeira criança que nascer de parto normal e ou Cesário ( que não seja de cirurgia eletiva ) no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima e a mãe tiver comparecido a no mínimo 07 consultas do pré-natal, ter o cartão de vacina em dia, residente no município de Petrolândia receberá o título de Bebê Prefeito 2018.

A Criança Receberá:
· A visita da Prefeita, Padrinhos e demais membros da Comissão Organizadora.
· Certificado do Bebê Prefeito de 2018- Hospital Municipal;
· Chave Simbólica do Município- Prefeita


Petrolândia: Segunda Carreata pró-Bolsonaro será realizada no próximo sábado (6), véspera da eleição do 1º turno


Neste sábado (06), véspera da eleição do primeiro turno das eleições de 2018, será realizada a segunda grande carreata na cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, em apoio à candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República.

A concentração acontecerá em frente ao Parque de Exposições João Pernambuco, a partir das 17h00. Por volta das 18h00. a carreata iniciará o percurso pelas principais avenidas da cidade.

Notícia relacionada

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Organizadores da carreata


Petrolândia: Prefeita Jane assina documento de repasse de tratores agrícolas e implementos com o Superintendente do Incra, Bruno Medrado.


Na manhã dessa terça-feira (02) a Prefeita Jane assina documento de repasse de tratores agrícolas e implementos com o Superintendente do Incra - Bruno Medrado.

Às máquinas e equipamentos são oriundos da articulação dos Deputados Augusto Coutinho e Alberto Feitosa e tem como destino atender os assentamentos e reassentamentos rurais do município.

"Com apoio desse time estamos investindo no reforço da patrulha mecanizada municipal para atendermos melhore o homem do campo em a ações da porteira pra dentro." Afirma a Prefeita Jane Souza.

Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Sepultamento do corpo de Geni Maria dos Santos ocorre às 16h00


A família da sra. Geni Maria dos Santos, moradora do Sítio Salão, neste município, comunica aos amigos e parentes que o corpo dela será sepultado às 16h00 de hoje (03), no Cemitério São Francisco, nesta cidade.

Agradecem a todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã. 

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 08 a 12 de outubro de 2018


Segunda-feira (08): Neurologista, Nutricionista, Ginecologista, Colposcopia
Terça-feira (09):Dentista, Eletrocardiograma, Nutricionista.
Quarta-feira(10): Clinico Geral,  Exames Laboratoriais, Nutricionista.
Quinta-feira (11): Preventivo, Exames Laboratoriais, Raio X
Sexta-feira (12): Feriado - Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/Secretaria de Saúde


Vitória de Bolsonaro em 1° turno ainda dependeria da queda de rivais, aponta Datafolha


Jair Bolsonaro (PSL) voltou a abrir distância em relação a seus adversários na nova pesquisa do Datafolha, mas ainda não se aproximou de uma vitória em primeiro turno. Por enquanto, o cenário é considerado improvável, mas pode mudar na reta final e dependerá da resistência dos outros candidatos.

O presidenciável do PSL atingiu 38% dos votos válidos. Para chegar a 50% e fechar a disputa no domingo (7), Bolsonaro precisaria esvaziar o eleitorado de seus rivais. Até agora, os adversários do deputado mantiveram trajetória relativamente estável.

Nos últimos dias, Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e os demais continuaram nos mesmos patamares ou tiveram apenas variações negativas dentro da margem de erro.

Nas pesquisas anteriores, as maiores quedas foram observadas para Ciro e Marina. Quem mais se beneficiou, porém, foi Haddad -embora o candidato do PSL tenha atraído uma fatia do eleitor antipetista de Marina.


Petrolândia: Transcione Viagens e Turismo deixa São Paulo bem pertinho de Petrolândia e região


A Transcione Viagens e Turismo, com nova frota de ônibus, também transporta encomendas São Paulo/Petrolândia / Petrolândia/São Paulo e faz turismo para todo o Brasil.

 
Cione - Empresário proprietário da Transcione Viagens e Turismo
 
Kátia - recepcionista da Transcione Viagens e Turismo (Petrolândia)

Vai viajar para São Paulo e deseja ir com segurança e conforto, na companhia de pessoas de sua região? Viaje com a Transcione Viagens e Turismo, a empresa que deixou São Paulo bem perto de Petrolândia e cidades vizinhas.

Nova parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, Transcione Viagens e Turismo tem ônibus para São Paulo todas as sextas-feiras, com saída em frente sede da empresa, na rua São Francisco, 74 - Centro de Petrolândia.

A viagem de São Paulo para Petrolândia acontece as terças-feiras, com saída do escritório da empresa, situado na rua Uruguaiana, no Brás.

A Transcione Viagens e Turismo, com nova frota de ônibus, também transporta encomendas São Paulo/Petrolândia / Petrolândia/São Paulo e faz turismo para todo o Brasil.

Agende sua viagem na Transcione Viagens e Turismo:
Em Petrolândia, na rua São Francisco, nº 74 - Centro. Contato: 87 3851-1332 / 87 99964-7463
Em São Paulo, na rua Uruguaiana, no Brás. Contato: 11 2081-2692 / 11 96343-7994


Blog de Assis Ramalho
Com informações de Transcione Viagens e Turismo


Por orientação médica, Bolsonaro não participará de debate na TV Globo


Assessores próximos ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) afirmaram, na manhã desta quarta-feira, 3, que o candidato não deverá participar do debate da TV Globo, marcado para esta quinta-feira, 4. O cirurgião Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, que cuidou de Bolsonaro no Hospital Albert Einstein, visitou o candidato, em sua casa no Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 3. O médico avaliou como negativa a participação do candidato no debate pelo nível de estresse que poderia ter reflexos no seu quadro de saúde.

Os filhos e a mulher de Bolsonaro também eram contra a participação do candidato no confronto. Politicamente, as últimas pesquisas, que mostraram o aumento de sua a vantagem em relação ao segundo colocado, Fernando Haddad (PT), também contribuíram para a avaliação de que o comparecimento ao programa da TV Globo seria desnecessário. O candidato tem focado em impulsionar suas redes sociais e gravar "lives" (transmissões ao vivo via Facebook) para ganhar mais eleitores. O presidente do partido, Gustavo Bebianno, também era contra a sua participação. O único que ainda pensava em ir era o próprio Jair Bolsonaro.

As informações são do jornalista Constança Rezende, O Estado de S.Paulo


Petrolândia: 14ª edição do Festival da Jovem Guarda será realizado no dia 03 de novembro na AABB; faça sua inscrição!


Será realizado no dia 03 de novembro de 2018, em Petrolândia, o XIIII Festival da Jovem Guarda, que vai levar o público de volta aos anos 60 e 70  com muitas músicas da época. O evento será realizado por Vicente José da Silva[Vicente do Banco do Brasil] na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

A programação vai ser aberta as 21h com um show de calouros, onde os participantes devem cantar músicas da jovem guarda. A festa segue com um baile animado pela banda Nostalgia.

As inscrições para o show de calouros estão sendo feitas com Silvia (87) 9.9934-5440. A participação é gratuita e os três primeiros colocados no concurso de talento recebem premiação.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Delação de Palocci vira arma contra Haddad


Às vésperas do primeiro turno da eleição, o depoimento do ex-ministro Antonio Palocci à Polícia Federal, relatando o elo dos governos Lula e Dilma com corrupção na Petrobrás, virou arma de adversários do candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad. 

O tucano Geraldo Alckmin afirmou que a delação terá impacto sobre o pleito. "Vamos aguardar a Justiça. O que o brasileiro quer é uma Justiça e uma polícia independentes", disse ele.

O programa de TV de Alckmin destacou nesta terça-feira (2), logo na abertura, trechos da delação de Palocci, na tentativa de atrair o eleitor antipetista e também os indecisos, nessa reta final.

Depoimentos do ex-ministro de Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, hoje preso da Lava Jato, foram divulgados depois que o juiz Sérgio Moro levantou parte do sigilo do processo.

A propaganda do candidato do PSDB mostrou reportagens, enquanto um locutor dizia: "Escândalo. Comprovado o que o Brasil tinha certeza. Lula sabia de tudo sobre a corrupção na Petrobrás. Se o PT voltar, a corrupção vai continuar".


Termina amanhã a propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV

É permitida a divulgação, a qualquer momento, de pesquisas realizadas até sábado (6), para todos os cargos. 

Termina nesta quinta-feira (4) a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão do primeiro turno das eleições 2018, com a exibição de programas de candidatos a presidente da República e deputado federal. Os últimos programas dos candidatos a senador, deputado estadual e distrital serão apresentados hoje (3). Foram 35 dias de propaganda eleitoral gratuita.

Ainda segundo o calendário eleitoral, amanhã (4) também é o último dia para propaganda política em reuniões públicas, promoção de comícios e uso de aparelhagem de sonorização fixa, entre 8h e meia noite. Os debates no rádio e na televisão também só podem ocorrer até essa data, mas as transmissões que começarem na quinta à noite, por exemplo, podem se estender até as 7 horas da manhã do dia seguinte (5).


Datafolha: Bolsonaro tem índice de rejeição de 45% e Haddad, 41%


Pesquisa Datafolha para presidente divulgada nesta terça-feira (2) apontou os índices de rejeição dos candidatos à Presidência da República por segmentos de sexo, idade, escolaridade, renda, região e cor de pele.

Para medir a rejeição, o Datafolha perguntou: "Em quais desses nomes você não votaria de jeito nenhum no primeiro turno da eleição para presidente deste ano? E em qual mais?"

Neste levantamento, portanto, os entrevistados podem citar mais de um candidato. Por isso, os resultados somam mais de 100%.

Antes do resultado por segmentos, vamos aos números totais de rejeição:

Jair Bolsonaro (PSL): 45%
Fernando Haddad (PT): 41%
Marina Silva (Rede): 30%
Geraldo Alckmin (PSDB): 24%
Ciro Gomes (PDT): 22%
Henrique Meirelles (MDB): 15%
Guilherme Boulos (PSOL): 15%
Cabo Daciolo (Patriota): 14%
Alvaro Dias (Podemos): 13%
Vera Lúcia (PSTU): 13%
Eymael (DC): 12%
João Amoêdo (Novo): 12%
João Goulart Filho (PPL): 11%
Rejeita todos / não votaria em nenhum: 3%

Votaria em qualquer um / não rejeita nenhum: 1%
Não sabe: 4%


Petrolândia: Odontóloga Dra. Deyse Camilla ensina 3 dicas para ajudar na escolha da escova de dentes



Você é o tipo de pessoa que escolhe a escova de dente pela cor? Ou talvez, pelo preço? A escova de dente é um acessório de grande importância na higienização bucal e sua escolha deve ser feita baseada e alguns critérios. Quero dar 3 dicas para facilitar sua escolha:

1- MACIEZ DAS CERDAS: As cerdas macias e extra maciais são mais indicadas. As de cerdas média e dura podem causar desgaste excessivo do esmalte (camada que reveste o dente) e consequentemente hipersensibilidade dentinária. 

2- TAMANHO E FORMATO DA CABEÇA: Prefira escovas de cabeça pequena e formato arredondado. Elas facilitam a limpeza dos dentes que ficam atrás e evitam que você se machuque durante a escovação.

3-CABO: Os cabos lisos são a melhor opção. Cabos com relevos facilitam o acúmulo de fungos e bactérias.

IMPORTANTE: A escova deve ser trocada a cada 3 meses, antes que as cerdas apresente sinais de desgaste. Após gripes e resfriados também é aconselhável que seja feita a troca.

Ficou com dúvidas? Consulte seu dentista para mais informações!

Dra. Deyse Camilla
Cirurgiã-dentista
CRO-PE: 12415


Após quase dois anos de articulação, MPPE e sociedade conseguem retorno do serviço do Banco do Brasil em Itapetim


Depois de quase dois anos funcionando sem realizar operações com dinheiro em espécie, o Banco do Brasil de Itapetim, no Sertão do Pajeú, vai voltar a oferecer o serviço aos correntistas. A ação foi resultado de uma série de reuniões promovidas pela Promotoria de Justiça local, com a participação da Prefeitura, Polícia Militar, gerente do Banco do Brasil e a população de Itapetim.

Em audiência pública, os presentes decidiram por manter a agência funcionando apenas com dinheiro em circulação no município, ou seja, sem a realização do transportes de grandes valores por meio de carros-forte. A alternativa é considerada pela promotora de Justiça Lorena de Medeiros Santos um meio-termo entre a proposta defendida pelo banco, que era a realização de pagamentos apenas por meio de cartão de débito, e o funcionamento da agência nos moldes tradicionais.


Criminosos explodem agência bancária no Centro de Saloá, Agreste de Pernambuco

Criminosos destruíram uma agência bancária na madrugada desta quarta-feira (3) em Saloá — Foto: WhatsApp/TV Asa Branca/Reprodução

Criminosos explodiram uma agência bancária na madrugada desta quarta-feira (3) na Praça Agamenon Magalhães, Centro de Saloá, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, cinco homens participaram da ação.

Ainda segundo a PM, a quadrilha efetuou disparos de arma de fogo nas ruas do município. Buscas foram realizadas nas proximidades, mas ningupem foi preso pelo crime.

Não foi informado se os criminosos conseguiram levar alguma quantia em dinheiro. O caso será investigado pela força-tarefa da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Por G1 Caruaru


Petrolândia: Quarta do Clone no Maria Fumaça é animada por Bruninho voz e violão


Quarta do Clone é atração especial do Maria Fumaça, na Orla Fluvial de Petrolândia, a partir das 19h00. A música ao vivo é com Bruninho voz e violão. Cada vez melhor, o Maria Fumaça faz a promoção clone de caipirinha. 

Maria Fumaça/Divulgação


Candidatos ao governo de Pernambuco participam de debate na TV Globo


Quatro candidatos ao governo de Pernambuco participaram, na noite desta terça-feira (2), de debate na sede da TV Globo, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. (Veja vídeo acima)

Durante cerca de duas horas, os candidatos apresentaram propostas para áreas como: segurança pública, saúde, educação, mobilidade, habitação e combate à corrupção.

Mediado pelo jornalista Márcio Bonfim, o debate foi realizado nos estúdios da emissora. Participaram os candidatos (em ordem alfabética): Armando Monteiro (PTB), Dani Portela (PSOL), Maurício Rands (Pros) e Paulo Câmara (PSB).

Foram convidados para participar do debate os candidatos de partidos ou coligações que têm cinco ou mais parlamentares no Congresso Nacional, conforme determina a legislação eleitoral.

O debate teve cinco blocos. O primeiro e o terceiro com perguntas de tema livre; o segundo e o quarto com temas determinados por sorteio na hora do debate pelo mediador; e o último para considerações finais de cada candidato.

Os candidatos tiveram 30 segundos para formular as perguntas, dois minutos para as respostas, um minuto e 15 segundos para réplica e um minuto e 15 segundos para tréplica. No quinto e último bloco, cada candidato teve dois minutos para fazer suas considerações finais.

No bloco com temas sorteados, os candidatos responderam sobre estradas, transporte metropolitano, habitação e corrupção.

>Veja vídeos do debate - por: G1 PE

Veja trechos das respostas sobre temas sorteados:


Paulo cresce e chega a 39% na pesquisa JC/Ibope/TV Globo; Armando mantém 27%


O governador e candidato à reeleição pela Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), cresceu na mais nova pesquisa JC/Ibope/TV Globo divulgada, nesta terça-feira (2), em relação ao último levantamento apresentado pelo instituto. Paulo subiu de 35% a 39%. A segunda colocação continua com o senador Armando Monteiro (PTB), que permaneceu com 27%; Julio Lossio, que luta na Justiça Eleitoral para manter sua candidatura pela Rede Sustentabilidade manteve 3%; O mesmo índice de 3% tem o candidato Maurício Rands (Pros), que apresentou crescimento de um ponto em relação à última pesquisa; Já Dani Portela, do Psol, marca 2%; Com 1% aparecem as candidatas Simone Sontana e a ex-candidata Ana Patrícia Alves (PCO); Brancos e Nulos somam 15%; Os indecisos representados por quem não sabe ou não respondeu marcam 8%.

Veja os números:
Paulo Câmara (PSB) - 39%
Armando Monteiro (PTB) - 27%
Julio Lossio (Rede) - 3%
Maurício Rands (Pros) - 3%
Dani Portela (PSol) - 2%
Ana Patrícia Alves (PCO) - 1%
Brancos/Nulos - 15%
Não sabe/não respondeu - 8%

Rejeição


Jarbas e Humberto estão com 33% dos votos; Mendonça tem 20% divulga Ibope


Nesta terça-feira (2), além da pesquisa para intenções de voto para o governo do estado de Pernambuco, o Ibope divulgou também o cenário para o Senado em Pernambuco. Os candidatos pela coligação Frente Popular permanecem entre os primeiros colocados.

Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB) estão empatados com 33% das intenções de votos. Eles são seguidos por Mendonça Filho (DEM), que possui 20% e em quarto lugar está Silvio Costa (AVANTE) com 11% das intenções de votos, depois dele aparece Bruno Araújo (PSDB) com 9%.

Candidato pela Rede, Pastor Jairinho está com 5%, enquanto Adriana Rocha (Rede), Eugênia (PSOL), Hélio Cabral (PSTU) e Albanise Pires (PSOL) estão empatados com 2% das intenções de votos. Lídia Brunes (PROS) e Alex Rola (PCO) estão com 1%.


Pernambuco não proibirá venda e consumo de bebidas alcoólicas durante eleições


Assim como aconteceu em 2014 e 2016, o estado de Pernambuco não vai proibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas durante as eleições deste domingo (7). A informação foi dada na tarde desta terça-feira (2) pelo secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. “Não haverá fiscalização em bares e restaurantes. A princípio não há impacto específico (da questão) no nosso planejamento de segurança e a SDS resolveu não editar nenhuma portaria que faça restrição”, explicou, durante coletiva de imprensa realizada na SDS para detalhar o plano de segurança para as eleições deste ano.

No entanto, o secretário ressaltou que as blitze da Lei Seca continuarão funcionando normalmente. “Uma coisa não retira a força da outra. A lei seca é feita para inibir que o motorista beba e dirija”, disse, sem informar, no entanto, se haverá aumento nas equipes espalhadas pelas estradas de Pernambuco.

Também na tarde desta terça-feira, a SDS anunciou que mais de 17 mil profissionais, entre policiais militares, civis, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes de guardas municipais, entre outros, vão reforçar o esquema de segurança montado pela para o primeiro turno das eleições. Eles serão incrementados ao efetivo que já atua normalmente nos fins de semana para garantir que o processo eleitoral ocorra sem maiores problemas. A um custo de R$ 9,5 milhões, a operação terá um incremento de R$ 1,5 milhões no orçamento em relação a 2016, segundo a SDS, e contará com um efetivo 20% superior no comparativo com a última eleição.


Paulo Afonso: Morre administrador da loja Servilar, após cair do prédio


Morreu nesta terça-feira (02), o empresário pauloafonsino, Tarcísio Costa Ferreira Matos, após cair do 3º andar do prédio onde morava, no Bairro Chame Chame em Salvador-BA.

Filho dos empresários Dorinha Matos e Delcio Ferreira Matos (ambos in-memorian), há aproximadamente seis meses, Tarcísio tomou a decisão de morar sozinho em um apartamento na capital baiana, e de lá, ajudava a administrar a Servilar, uma das lojas da família em Paulo Afonso.

Desde a morte da mãe, em novembro de 2011, Tarcísio vinha sofrendo com problemas de depressão e tomava medicamentos antidepressivos.



Rejeição a Haddad sobe para 41% e a de Bolsonaro vai de 46% a 45%, diz Datafolha


O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, viu a rejeição ao nome dele crescer nove pontos porcentuais, de 32% para 41%, na comparação entre as pesquisas Datafolha divulgadas na sexta-feira (28) e hoje (2).

Já o contingente de eleitores que não votariam de jeito nenhum em Jair Bolsonaro (PSL) oscilou de 46% para 45%.

A rejeição ao nome de Marina Silva (Rede) passou de 28% para 30%; a de Geraldo Alckmin permaneceu em 24% e a de Ciro Gomes (PDT) oscilou de 21% para 22%.

Henrique Meirelles (MDB) tem rejeição de 15%, mesmo índice de Guilherme Boulos (15%).

Cabo Daciolo tem 14% de rejeição; Alvaro Dias (Podemos), 13%; Vera Lúcia (PSTU), também 13%; José Maria Eymael (DC), 12%; João Amoêdo (Novo), também 12%; e João Goulart Filho (PPL), 11%.