domingo, 17 de maio de 2015

Dilma reúne ministros para avaliar cortes no Orçamento

Os cortes deverão ser anunciados nesta semana. 

A presidenta Dilma Rousseff reuniu-se hoje (17), no Palácio da Alvorada, com os ministros da Fazenda, Joaquim Levy; do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Eles chegaram no Alvorada por volta das 15h30. A reunião terminou por volta das 19h. Os ministros e assessores da Presidência deixaram o Palácio da Alvorada sem falar com a imprensa. O objetivo da reunião foi avaliar os cortes no Orçamento para o cumprimento do ajuste fiscal anunciado pelo governo.

O Executivo tem até o fim desta semana para anunciar o valor do contingenciamento orçamentário e onde serão efetuados os cortes que possibilitarão cumprir o ajuste fiscal pretendido. Com esse esforço, o governo pretende criar condições para que, a partir de 2016, o país volte a crescer.

A expectativa é que esse corte no Orçamento da União oscile entre R$ 60 bilhões e R$ 80 bilhões. Por regra, o contingenciamento precisa ser anunciado no prazo de 30 dias contados a partir da sanção presidencial ao Orçamento aprovado pelo Congresso Nacional. O bloqueio das verbas valerá até o final do ano.

Comuns no Brasil, cirurgias plásticas demandam precauções


Diminuir a barriguinha, aumentar os seios e levantar o nariz estão entre os procedimentos estéticos corriqueiros que colocam o Brasil como país com maior número de cirurgias plásticas estéticas em todo o mundo. Mas, apesar de o país ter cirurgiões plásticos conceituados no mundo todo, quem procura por esse tipo de procedimento deve tomar algumas precauções.

Segundo dados Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, enquanto nos últimos dez anos a população brasileira aumentou 10%, o número de cirurgiões plásticos aumentou 90%. Em 2014 foram feitas 1,49 milhão de procedimentos cirúrgicos estéticos.

O professor de psicologia social da Universidade de Brasília, Fábio Iglesias, conta que a busca por essas modificações faz parte de um processo chamado de gerenciamento de impressões, com o qual as pessoas buscam se posicionar em determinados meios. Ele explica que assim como as pessoas procuram se vestir, se maquiar, escolher fotos para as redes sociais pensando em como serão vistas e em serem bem aceitas, elas procuram os procedimentos estéticos com a mesma finalidade. “Essa cirurgia permite que a impressão sobre aquela pessoa seja melhor gerenciada e de uma forma que hoje não é mais tão cara e que também é mais rápida que outros meios”, explica.

Fernando Bezerra Coelho participa da abertura de simpósio da Embrapa em Petrolina na terça-feira (19)

Foto: André Corrêa/Agência Senado

Na próxima terça-feira (19), em Petrolina, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional, participa da abertura do IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, promovido pela Embrapa. Durante o encontro, que vai até o próximo dia 21 com a participação de especialistas no assunto, serão debatidos quadro temas principais: “Funcionalidade do ecossistema”, “Desafios ao melhoramento genético de plantas frente às mudanças climáticas”, “Sustentabilidade para agregação de valor a produtos agropecuários” e “Mudanças climáticas e recursos hídricos”.

Assessoria de Comunicação Senador Fernando Bezerra Coelho

Petrolândia/Brasília-DF: Parabéns à minha linda e querida irmã Dulce pelo seu aniversário

/
Dulce Ramalho, aniversariante do dia 17 de maio
 Dulce e o esposo Fernandes em companhia da filha Camila
 Dulce e o esposo Fernandes em companhia da filha Camila
 

Creio que da mesma forma como eu, assim com toda a nossa família e amigos, achamos você super importante, cremos que também somos importantes para você.

Você também sabe que sempre pode confiar em todos nós, e estamos sempre ao seu lado, apesar de estar morando distante, em Brasília. E hoje, no dia do seu aniversário, quero lhe desejar tudo de bom, pois você merece o melhor. Hoje, e sempre.

Beijo e abraço do mano que te ama, Assis Ramalho.

Mobilidade urbana é primeira pauta conjunta de vereadores do Recife e deputados da oposição


Nesta segunda-feira (18), os vereadores e deputados estaduais das bancadas de oposição à Prefeitura do Recife e Governo do Estado, respectivamente, encontram-se pela segunda vez para planejar uma agenda de ações conjuntas de fiscalização, cobranças e propostas às gestões Geraldo Julio (PSB), na capital, e Paulo Câmara (PSB), no Estado. O encontro acontece no escritório político do líder da oposição na Câmara do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT), na Rua do Príncipe, 225, a partir das 16h30.

Na ocasião, será formulado um roteiro de audiências públicas e sessões especiais nas duas Casas Legislativas. A primeira delas já está marcada e acontece nesta quinta-feira (21), na Alepe, quando vereadores e deputados tratam da situação das obras de mobilidade urbana na Região Metropolitana.

“Vamos preparar uma agenda sobre temas como saúde, educação, transporte coletivo, entre outros. A mobilidade urbana, ou a falta dela, exige uma atenção especial, pois é um problema que aflige a todos, do passageiro de ônibus ao motorista do carro particular, ciclistas e pedestres”, pondera o líder da bancada de oposição na Alepe, Silvio Costa Filho (PTB). Segundo o parlamentar, a reunião apontará sugestões de trabalho para o restante do primeiro semestre e todo o segundo semestre.

Campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (22)


A Campanha de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira (22). Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

Crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem procurar os postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

Com apoio de Humberto, UNIVASF estuda Campus em Ouricuri

Fotos: Assessoria senador Humberto Costa

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, se reuniu no último sábado com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Julianeli Tolentino, com comerciantes e lideranças políticas da região do Araripe para discutir a implantação de um novo campus da universidade no município de Ouricuri, a cerca de 200 km de Petrolina. “O Araripe abriga cerca de 350 mil habitantes e tem um grande destaque nacional por conta da sua produção de gesso, então é uma região que precisa e tem potencial para receber uma universidade federal”, afirmou Humberto. Após o encontro, o reitor da universidade se comprometeu a iniciar os estudos de viabilidade do campus, realizar audiências públicas e colocar a solicitação dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIVASF. “Temos que discutir a perspectiva de inserção dessa nova unidade de forma ampla. O primeiro passo a gente já está dando, que é colocar a proposta no nosso PDI deste ano, que vai ser apresentado ao MEC”, assegurou Julianeli.

O senador aproveitou a visita ao Sertão do São Francisco para participar também da inauguração de uma nova unidade de extração e beneficiamento de mel, no município de Santa Filomena. Na ocasião, Humberto destacou a importância do investimento que vai beneficiar diretamente cerca de 100 famílias da região. “É por causa de investimentos como esse que conseguimos tirar milhões de pessoas da miséria. Antes de Lula e Dilma esse tipo de ação sequer chegava a ir para o papel, quanto mais ser colocado em prática. Já são 12 anos mudando a vida das pessoas e garantindo a cidadania da população”, afirmou o petista.

Falta de legislação federal dificulta combate à homofobia


A ausência de leis federais que protejam a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) é um dos principais obstáculos para o combate à homofobia e à transfobia. Até o momento, nenhum projeto de lei que criminalize preconceito e discriminação por causa de orientação sexual ou identidade de gênero conseguiu ser aprovado nas duas casas do Congresso Nacional.

"A gente perdeu o PL 122, eu acho que o grande problema da homofobia são as barbáries cometidas em nome dela, os crimes, as violências, desde a psicológica até a violência física. Isso tudo só vai ter jeito no dia em que criminalizarem a homofobia. A gente perdeu feio quando o PLC 122 foi emperrado”, disse Yone Lindgren, coordenadora de política nacional da Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL).

A proposta original do Projeto de Lei 122 nasceu em 2001, pela então deputada Iara Bernardi (PT-SP). Após cinco anos, foi aprovado pela Câmara dos Deputados, mas, ao chegar ao Senado Federal, o projeto não avançou. Para a relatora a bancada conservadora impediu a tramitação do projeto. “No Senado, essas forças religiosas muito conservadoras conseguiram paralisar o projeto”, disse.

O projeto altera a Lei do Racismo, que prevê a punição para casos de discriminação ou preconceito devido a raça, cor, etnia, religião ou nacionalidade. Para esses crimes, a pena pode chegar a cinco anos de prisão. Se a nova proposta fosse aprovada, seriam incluídos gênero, sexo, orientação sexual e identidade sexual.

Petrolândia: Veja as notícias regionais em destaque na semana de 10 a 16 de maio de 2015 no Blog de Assis Ramalho


Neste domingo, 17 de maio de 2015, o Blog de Assis Ramalho divulga as notícias de Petrolândia e região em destaque na semana passada (10 a 16 de maio de 2015). Para ler, clique na manchete.

Domingo (10)
>Petrolândia: Aulão de Zumba marca comemoração ao Dia das Mães
>Petrolândia: Homenagem do prefeito Lourival Simões ao Dia das Mães
>Petrolândia: Homenagem da Secretaria de Desenvolvimento Social ao Dia das Mães
>Petrolândia: Homenagem da Donna K ao Dia das Mães
>Paulista/Petrolândia: Feliz Dia das Mães para dona Eunice Xavier, em Jardim Paulista
>Petrolândia: Câmara de Vereadores realiza Audiência Pública nesta sexta-feira (15), para tratar de assuntos pertinentes ao município
>Petrolândia: Chega ao fim ocupação na Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga

Sexta-feira (15)
>Petrolândia: Audiência pública sobre merenda escolar será destaque no ''Acordando com as Notícias'' deste sábado (16); na Web Rádio Petrolândia
>Petrolândia: Após batalha judicial, processo licitatório para merenda escolar e alimentos para Hospital é retomado
>Petrolândia: Sandro Ramos vai apresentar músicas de piano na Praça de Alimentação a partir de 22 de maio

>Prefeitura de Tacaratu adere a campanha Maio Amarelo
>Petrolândia: Fabiano Marques, Presidente da Câmara de Vereadores, divulga nota de esclarecimento sobre proposta de modificação da Lei Orgânica do Município
>Tacaratu: Trabalhadores querem mudança no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Tacaratu-PE
>Inajá/Petrolândia: Empresário Armando Rodrigues e Leonardo Martins tomam café e falam sobre presente e futuro de Inajá

Sábado (16)>Petrolândia: Ginásio de Esportes recebe II Encontro de filiais da Nova União, escola de Jiu Jitsu

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa

Entre outros, a foto mostra o amigo Nivaldo Sobreira (roupa branca) durante festa no Grêmio Lítero Recreativo de Petrolândia
Prédio do Coral a Voz do São Francisco; Na esquina, a padaria de Zé deTotô
 Sexta-feira da Paixão  no Serrote do Padre (Cruzeiro); Na foto, entre outros, Zé Adelson, Tico de Curinga, Binho de Valdemar e Rui Sá
Sexta-feira da Paixão, no Serrote do Padre (Cruzeiro); Na foto, o blogueiro e radialista Assis Ramalho

Neste domingão, 17 de maio de 2015, o Blog de Assis Ramalho vai ao fundo do Baú, e mostra mais quatro fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco.

Petrolândia é uma cidade que foi inteiramente submersa nas águas do rio São Francisco. O que era uma cidade hoje fica escondido em nada menos do que 12 bilhões de metros cúbicos de água.

Notícia relacionada (clique para ler)
>velha-petrolandia-uma-saudade-que-nao_passa>

Garantia-Safra chegará a mais de 6,6 mil agricultores

Benefício vai auxiliar agricultores familiares de 12 municípios do Nordeste e do Semiárido

Mais de 6,6 mil agricultores familiares receberão o benefício do Garantia-Safra, neste mês de maio. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) autorizou o pagamento para auxiliar agricultores familiares de 12 municípios do Nordeste e do Semiárido que tiveram perdas de safra devido à seca.

Os novos beneficiários foram incluídos para receber a primeira parcela do benefício, referentes à safra 2013/2014. Eles são de Alagoas, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte. A medida está na portaria n° 16 publicada no Diário Oficial da União.

O benefício é pago em cinco parcelas de R$ 170 cada, totalizando R$ 850 por agricultor. Os pagamentos seguem as mesmas datas definidas pelo calendário de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. A cada mês uma nova portaria é publicada incluindo novos beneficiários.

No total, em maio, foram mais de R$ 29 milhões para o pagamento do Garantia-Safra a 172.248 agricultores familiares de 196 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Seca deixa quase 70% das cidades de Pernambuco em emergência



Estiagem no sertão já dura 4 anos. No estado, 68,1% dos municípios sofrem com a falta d'água. Reservatórios estão em situação crítica.

O Jornal Nacional mostrou um problema já bem conhecido dos brasileiros, mas que tem se agravado este ano. É a seca prolongada, que castiga os moradores do interior de Pernambuco. Quase 70% dos municípios do estado estão em situação de emergência. E o período de chuvas já passou em algumas áreas.

Um rio desapareceu. Ficou o leito do riacho que existe só na lembrança.

O sacrifício de buscar água longe de casa está de volta para muitas famílias. A dona de casa Maria José Pereira da Silva e a filha Josiane, de 15 anos, enfrentam meia hora de caminhada para garantir água pra família.

JN: “Quantas pessoas vão usar esta água?”
Maria José: “Oito filhos, eu, o marido, uma neta... onze.”
JN: “Quantas viagens a senhora faz por dia?”
Maria José: “Nós dá 5, 6.”

Quando a água chega ao sítio, os animais correm para matar a sede. Para receber o caminhão-pipa, ela tem que pagar: “Tem que ter R$ 100 ou R$ 120 para comprar um caminhão-pipa para beber e cozinhar”, conta dona Maria José.

Dos 185 municípios de Pernambuco, 126, quase 70%, estão em situação de emergência por causa da estiagem severa.

Polícia Civil prende mulher e cunhada de militar do Exército morto no DF, suspeitas de planejar o crime

 
Local onde o corpo do coronel do Exército foi encontrado (Foto: Danilo Martins/TV Globo)

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu em flagrante neste sábado (16) a mulher e a cunhada dotenente-coronel do Exército Sérgio Murilo Cerqueira, de 43 anos, assassinado na noite desta sexta (15). Elas serão acusadas de terem planejado o crime e vão responder por homicídio qualificado, com pena de 12 a 30 anos. Segundo a polícia, a motivação do crime seria a pensão por morte do militar, prevista em R$ 10 mil.

De acordo com os investigadores, a cunhada confessou ter encomendado o assassinato, em depoimento na noite deste sábado. “Estamos trabalhando na investigação desde ontem à noite, e o crime de latrocínio está descartado”, afirmou o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, em entrevista à TV Globo.

Segundo as investigações, o crime era planejado desde o fim do ano passado. O casal tem uma filha de 13 anos e estaria em processo de separação. Ainda de acordo com a polícia, o militar recebia cerca de R$ 10 mil mensais, mas teria oferecido R$ 2 mil de pensão alimentícia à mulher, que não aceitava o valor.

A mulher chegou a ser rendida junto com o militar, por volta das 20h de sexta, mas foi deixada na Asa Norte e a dupla de suspeitos seguiu com o homem no veículo do casal. O corpo do coronel foi encontrado pela Polícia Militar às 3h com um tiro na nuca no Núcleo Rural Aguilhada, em São Sebastião, a 26 quilômetros de distância do local da abordagem.

Confira resultados de sábado no Brasileirão Séries A, B e C e estaduais


Coritiba, Goiás e Corinthians vencem no Brasileirão. Botafogo goleia CRB e lidera a Segundona. Rio Branco-ES empata com a Desportiva e é campeão capixaba de 2015; confira resultado dos jogos de sábado

Campeonato Brasileiro 2015 (2ª rodada)
Coritiba 2 x 0 Grêmio
Goiás 2 x 0 Atlético-PR
Corinthians 1 x 0 Chapecoense

Campeonato Brasileiro Série B 2015 (2ª rodada)
Botafogo 4 x 1 CRB
Bragantino 1 x 0 Paysandu
Boa Esporte 0 x 1 Náutico
Oeste 1 x 2 Vitória
Ceará 2 x 0 Atlético-GO
Luverdense 1 x 0 América-MG

Campeonato Brasileiro Série C 2015 (Primeira fase - 1ª rodada)
Confiança 1 x 1 ASA
Tombense 0 x 1 Tupi-MG
Brasil de Pelotas 1 x 1 Juventude

Confira os destaques das principais revistas da semana

Grampos, intrigas e troca de acusações ameaçam a Lava-Jato


Advogados esquadrinham os processos da Lava-Jato em busca de algo para tentar questionar a validade das investigações sobre o maior escândalo de corrupção da história do país. >Veja

MP denuncia Rose Noronha por improbidade
MP pede condenação por ela ter recebido vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo e violado os princípios de honestidade. >Veja

Renan Calheiros, o maior inimigo do governo Dilma


Sentindo-se traído pelo Planalto, isolado no PMDB e acossado pelo Ministério Público, o presidente do Senado parte para o ataque e opera silenciosamente para barrar a nomeação de Luiz Fachin ao Supremo nesta semana. >Leia

Petrobras anuncia lucro de R$ 5,3 bi no 1º trimestre
Após perda bilionária em 2014, estatal tem lucro nos primeiros meses do ano. >Leia

Vidas salvas antes mesmo de nascer


Como cirurgias em fetos, novos tratamentos e equipamentos para prematuros estão elevando a chance de sobrevivência dos bebês brasileiros. >Leia


Os escândalos do padre golpista
Líder de uma das paróquias mais populares do Brasil, Padre Osvaldo é investigado por desviar cerca de R$ 2 milhões dos fieis, comprou uma cobertura duplex em condomínio de luxo, é dono de um empório e de uma pizzaria e casado com uma empresária.> Leia

O empreiteiro, a gráfica fantasma e a campanha de Dilma
Ao aderir à delação premiada, Ricardo Pessoa, dono da UTC, leva a presidente para o centro da Lava Jato. Aos investigadores, o empreiteiro indicou que parte dos R$ 23 milhões pagos à VTPB Serviços Gráficos teve origem no Petrolão.> Leia

Fonte: Rede Brasil de Notícias

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio pode ir a R$ 30 milhões na quarta-feira


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.705 da Mega-Sena realizado neste sábado (16), na cidade de Governador Lidemberg (ES). O próximo sorteio da loteria, que será realizado na quarta-feira (20), terá prêmio acumulado em R$ 30 milhões, aproximadamente.

Veja as dezenas sorteadas: 25 - 27 - 29 - 37 - 50- 51.

A quina teve 60 apostas ganhadoras, que levaram prêmio de R$ 52.107,79 cada uma. Outros 6.095 bilhetes acertam a quarta e levaram R$ 732,79 cada.



Tayrone Cigano faz apresentação em Petrolândia no dia 29 deste mês


O cantor baiano Tayrone Cigano vai se apresentar em Petrolândia, no dia 29 de maio (sexta-feira), no Grêmio. A festa terá início às 22 horas, com Gil Cowboy e Arkilam & Banda também como atrações.

Ingressos antecipados estão à venda na Farmácia Trindade, no centro de Petrolândia. 

Redação do Blog de Assis Ramalho