domingo, fevereiro 27, 2022

Prepare o bolso: Guerra entre Rússia e Ucrânia vai impactar inflação e PIB no Brasil



A invasão da Ucrânia por tropas russas pode produzir impactos econômicos a mais de 10 mil quilômetros de distância. O Brasil pode sentir os efeitos do conflito por meio de pelo menos três canais: combustíveis, alimentos e câmbio. A instabilidade no Leste europeu pode não apenas impactar a inflação como pode resultar em aumentos adicionais nos juros, comprometendo o crescimento econômico para este ano ao reduzir o espaço para a melhoria dos preços e do consumo.

Segundo a pesquisa Sondagem da América Latina, divulgada nesta semana pela Fundação Getulio Vargas (FGV), as turbulências na Ucrânia devem agravar as incertezas que pairam sobre a economia global nos últimos meses. No Brasil, os impactos deverão ser ainda mais intensos. Uma das razões é a exposição maior aos fluxos financeiros globais que o restante da América Latina, com o dólar subindo e a bolsa caindo mais que na média do continente.

A própria pesquisa, que ouviu 160 especialistas em 15 países, constatou a deterioração do clima econômico. Na média da América Latina, o Índice de Clima Econômico caiu 1,6 ponto entre o quarto trimestre de 2021 e o primeiro trimestre deste ano, de 80,6 para 79 pontos. No Brasil, o indicador recuou 2,8 pontos, de 63,4 para 60,6 pontos, e apresentou a menor pontuação entre os países pesquisados.

Grande parte da queda atual deve-se ao Índice de Situação Atual, um dos componentes do indicador, que reflete o acirramento das tensões internacionais e o encarecimento do petróleo no início de 2022. O outro componente, o Índice de Expectativas, continuou crescendo, tanto no continente como no Brasil, mas a própria FGV adverte que o indicador que projeta o futuro também pode deteriorar-se caso o conflito entre Rússia e Ucrânia se prolongue.

Canais

Segundo a FGV, existem diversos canais pelos quais a crise entre Rússia e Ucrânia pode chegar à economia brasileira. O principal é o preço internacional do petróleo, cujo barril do tipo Brent encerrou a semana em US$ 105, no maior nível desde 2014. O mesmo ocorre com o gás natural, produto do qual a Rússia é a maior produtora global, cujo BTU, tipo de medida de energia, pode chegar a US$ 30, segundo disse nesta semana em entrevista coletiva o diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, Rodrigo Costa.

O Brasil usa o gás natural para abastecimento das termelétricas. Para o diretor da estatal, a perspectiva é que a elevação dos reservatórios das usinas hidrelétricas no início do ano possa compensar, pelo menos nesta fase de início de conflito.

Em relação à gasolina, a recuperação da safra de cana-de-açúcar está reduzindo o preço do álcool anidro, o que também ajuda a segurar a pressão do barril de petróleo num primeiro momento. Desde novembro do ano passado, o litro do etanol anidro acumula queda de 24,6% em São Paulo, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo.

As maiores pressões sobre combustíveis estão ocorrendo sobre o diesel, que não tem a adição de etanol e subiu 3,78% em janeiro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que funciona como prévia da inflação oficial.

Petrolândia: Recordar é viver! Há dois anos, no Carnaval de 2020, Bloco da Fraldinha fazia alegria de crianças e adultos com desfile de fantasia no Maria Fumaça


SAUDADE DO CARNAVAL! 

Invisível e letal, um vírus fez o que ninguém conseguiu: silenciar Petrolândia por dois anos, em uma melancolia que “é de fazer chorar”.
 
O governo de Pernambuco proibiu eventos até a terça-feira (1º), devido à pandemia de Covid-19. Com isso, ruas de Petrolândia, antes tomadas por festas, neste domingo (27/02/2022) tem ritmo de um dia como outro qualquer.

O sentimento predomina, é a saudade e a esperança.

Mas se acalme, gente. 2023 é bem alí!

Para matar a saudade, o Blog de Assis Ramalho relembra eventos carnavalescos em Petrolândia no ano de 2020. O último, antes da maldita pandemia. Relembre abaixo!

Petrolândia: Bloco da Fraldinha faz alegria de crianças e adultos e promove desfile de fantasia no Maria Fumaça

Petrolândia: Confira calendário para marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 28/02 a 04/03; Obrigatório cartão de vacina contra Covid-19


Já está disponível o calendário semanal de marcação de exames e consultas da Secretaria de Saúde de Petrolândia, de 28/02 a 04 de março de 2022. Confira mais abaixo.

ATENÇÃO!
A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia informa que está proibido a entrada e permanencia de pessoas sem máscaras nas repartições públicas. Também comunica ser obrigatório a apresentação do cartão de vacina contra a Covid-19 no momento da marcação de consulta e exames.

A Secretaria Municipal de Saúde está situada na Rua Cecília Delgado, em frente à loja DLeles (antiga Minas Calçados). CONFIRA ABAIXO O CALENDÁRIO.

Clínica MAIS SAÚDE em FLORESTA divulga agenda de especialistas que atendem nesta semana, de 28/02 a 04/03; Agende sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada em Floresta, no Sertão de Pernambuco, sediada na Rua Capitão Olímpio de Menezes, 63, divulga agenda de especialistas que atendem nesta semana, de 28/02 a 04/03, 

Confira acima.

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

Petrolândia: EREM Maria Cavalcanti Nunes parabeniza aprovados no Sisu 2022


Por: Diário de Classe da EREM Maria Cavalcanti Nunes - Petrolândia/PE

O SISU trazendo felicidades para essa galera e para nossa escola.

Apesar da Pandemia, das dificuldades como estudantes de escola pública, das condições limitadas que nossa escola ofertou como ensino remoto, com aulas virtuais, muitos sem acesso à internet, vocês são vencedores e vencedoras.

Para ele que é o primeiro de casa a entrar numa universidade, para ela e ele que vai seguir a profissão que possibilitará trabalhar com o que ama, para quem vai ser o primeiro engenheiro, a primeira enóloga, a primeira professora, a jornalista da família, a EREM Maria Cavalcanti Nunes deseja a cada uma e cada uma muito sucesso de um passo muito importante em seus projetos de vida.

Estamos vibrando de felicidade por todos e todas! Que sejam profissionais humanizados e éticos, esse país precisa muito de vocês!

Paulinha Abelha: doença renal prévia por excesso de chás e remédios para emagrecer é a maior suspeita dos médicos

Paulinha Abelha ingressou na banda Calcinha Preta em 1998 Foto: Reprodução/Instagram

A causa da indisposição que levou Paulinha Abelha a ser internada no dia 11 de fevereiro com um quadro de insuficiência renal, que se desdobrou em um problema sistêmico e a levou à morte na quarta-feira (23), apenas 12 dias depois, continuará sendo investigado pelos médicos do Hospital Primavera, em Aracaju. Alguns resultados ainda estão sendo esperados para se fechar um diagnóstico, mas a existência de um comprometimento renal anterior pelo uso abusivo de remédios e chás para emagrecer, além de diuréticos, está no topo da lista. Paulinha teve dois velórios, um em Aracaju e outro em sua cidade natal, Simão Dias, onde foi enterrada na última sexta-feira (25).

Segundo fontes próximas à equipe, os médicos ficaram muito impressionados com a rapidez com que o quadro de saúde da cantora da banda Calcinha Preta foi piorando. "Eles disseram que nunca viram nada igual", contou um funcionário do hospital, que acompanhou o esforço dos médicos para manter a cantora viva. "A situação dela é um dia de cada vez. Nosso interesse é mantê-la viva, e não tem sido uma missão fácil. O nosso compromisso é de manutenção da vida", disse o neurologista Marcos Aurélio Alves na coletiva concedida na véspera da morte de Paulinha.

A vocalista da banda de forró foi internada com enjoo, vômito e dor na hora de urinar. O quadro foi tratado como problema renal. Depois ela teve uma inflamação no fígado que, posteriormente, atingiu a membrana que reveste o cérebro, o que é denominado pelos médicos como encefalite. Isso a levou a um estado de coma grau 3 na escala de Glasgow, o que signfica quadro neurológico grave. Paulinha teve que fazer diálise para filtrar o sangue e eliminar toxinas do organismo. Segundo nota do hospital, ela morreu "em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico".

Quem é Paulinha Abelha

Paula de Menezes Nascimento Leça Viana, mais conhecida como Paulinha Abelha, está no Calcinha Preta desde 1998, quando entrou por indicação de Daniel Diau, cantor que havia ingressado recentemente na banda. Nascida em Simão Dias, pequena cidade de pouco mais de 40 mil habitantes do interior de Sergipe, ela começou a cantar aos 12 anos em trios elétricos. Ainda jovem, fez parte das bandas Flor de Mel e Panela de Barro, mas precisou interromper a carreira por dificuldades financeiras.

(O Globo)

Confira a lista de partidas de futebol que serão transmitidas neste domingo (27)


Corinthians joga contra o RB Bragantino hoje, domingo, 27, às 11h pelo Campeonato Paulista 2022

O domingo (27) de futebol será de bola rolando na Copa do Nordeste, nos Estaduais e nas principais ligas europeias.

VEJA HORÁRIO E ONDE ASSISTIR AOS JOGOS DE HOJE, DOMINGO (27)

COPA DO NORDESTE
Altos-PI x Sport - 18h - Nordeste FC

CAMPEONATO PAULISTA
Corinthians x RB Bragantino - 11h - Premiere e Paulistão Play
Inter de Limeira x Palmeiras - 16h - Record TV, Premiere e Paulistão Play
Santos x Novorizontino - 18h30 - HBO Max e Estádio TNT Sports
Botafogo-SP x São Bernardo - 20h30 - Premiere e Paulistão Play

Campeonato Carioca
Volta Redonda-RJ x Nova Iguaçu - 15h - Cariocão Play
Flamengo x Resende - 16h - Record TV e Cariocão Play
Portuguesa-RJ x Botafogo - 19h - Cariocõa Play

Campeonato Gaúcho
Ypiranga-RS x Guarany de Bagé - 16h - ge.globo
Novo Hamburgo x Aimoré - 16h - ge.globo
União Frederiquense x Brasil de Pelotas - 19h - ge.globo

Campeonato Alagoano
CRB x Desportivo Aliança - 16h - Sem informação de transmissão
Jacyobá x Murici - 16h - Sem informação de transmissão

CAMPEONATO BAIANO
Juazeirense x Bahia - 18h - Sem informação de transmissão

CAMPEONATO PERNAMBUCANO
Íbis x Sete de Setembro-PE - 15h - Sem informação de transmissão
Afogados x Náutico - 19h - Sem informação de transmissão

Por Diário do Nordeste


Petrolândia/PE: Túnel do Tempo – Recordar é viver! Ai que saudade que eu tenho, dos carnavais de outrora…

 

1989 - Primeiro Carnaval da Nova Petrolândia: Na foto - Edson Madera, Berinho, Tatá Nogueira, Catita,Tuí e Assis Ramalho

"Ai que saudade que eu tenho, dos carnavais de outrora…" Como já diz a tradicional marchinha, os dois anos sem carnaval deixaram saudosos aqueles que são fanáticos pela celebração e colecionam memórias e bons momentos da folia. Diante desse hiato causado pela pandemia da covid-19, as alegrias, roupas e histórias são os meios encontrados por muitos para acalentar a falta das festas nas ruas e da energia proporcionada durante o período.

Saudades dos carnavais dos Clubes da velha cidade nos anos 70 e 80. Saudades do Clube Grêmio Lítero Recreativo de Petrolândia, e do Clube da Barreiras. Sem dúvidas,  fizeram parte da história e da vida de muito petrolandenses/Barreirenses. Nas imagens em foco (abaixo), momentos de animação e as criativas fantasias dos foliões. Tudo isso hoje é passado e sem registro na preservação histórica do município.

Aproveite e identifique as pessoas das fotos

Confira manchetes dos principais jornais do país deste domingo 27 de fevereiro de 2022

SINPOL-PE: Nota de Esclarecimento sobre campanha Salarial e Funcional



O SINPOL-PE agradece a todos os Policiais Civis que se engajaram em nosso movimento por valorização e dignidade funcional e salarial, especialmente aqueles que aderiram em 100% a greve, a entrega do PJES e a OPC, que mostrou para todo Estado de Pernambuco a importância da nossa atuação profissional e quanto carregamos, não só a instituição Polícia Civil, mas também outras categorias, nas costas. Estamos muito longe da valorização justa que merecemos, por isso, é primordial a manutenção perene por parte de cada um de nós no dia a dia de trabalho de uma postura profissional, de acordo com nossa real importância para todo o sistema de segurança pública.
 
A Operação Polícia Cidadã (OPC) deverá seguir firme em todas as unidades da Polícia Civil de Pernambuco. Não vamos ceder à exploração desrespeitosa dos nossos chefes e só faremos apenas o que a Lei nos respalda.

Abaixo, um resumo do que foi a proposta do Governo encaminhada à Assembleia Legislativa:

1 – Salário inicial de R$ 4.700,00;

2 – Salário no final de carreira de R$ 10.930,00;

3 – Todos os Policiais Civis nomeados que ultrapassarem o estágio probatório irão automaticamente do 1-A para 1-D (importando, com esta movimentação, num acréscimo de 28%), passando para R$ 6.200,00;

4 – Subsídio - transformando todas as verbas de natureza salarial do Policial Civil em uma única verba, garantindo que o que for aumentado no salário dos ativos vá também para o aposentado, diminuindo a vulnerabilidade de termos metade de nossa renda baseada numa gratificação. (É importante ressaltar que a transformação em subsídio não trará qualquer acréscimo no valor descontado de Funafin nem de Imposto de Renda, pois tais deduções já incidem sobre TODAS as verbas de natureza salarial, excetuando-se as verbas indenizatórias, como vale-refeição).

SINPOL-PE


Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem nesta semana [de 28/02 a 04/03]; Agende sua consulta


A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta semana, de 28/02 a 04/03.

VEJA DIA E DATA NO QUADRO ACIMAAgende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

Rússia x Ucrânia: menino de 6 anos morre após ataque em Kiev, diz hospital


Um menino de seis anos morreu na noite de sábado (26) após ser atingido por um ataque da Rússia em Kiev, capital da Ucrânia. Segundo a NBC News, o Hospital Infantil de Okhmatdyt, em Kiev, registrou a entrada de dois adolescentes e três adultos feridos. O menino de seis anos já chegou morto à unidade de saúde.

Guerra na Ucrânia: Quanto mais conheço o ser humano, mais eu amo os animais

O site local Ukrayinska Pravda informou que um adolescente teve lesões nos membros e o outro teve ferimentos leves. Não foi informado o estado de saúde dos adultos.

A gerente de imprensa do hospital, Anastasia Maggeramova, informou à NBC que as vítimas foram levadas ao hospital após serem atingidas por um ataque russo. Não foi explicado como aconteceu o ataque que matou a criança..

"Ouvimos um ataque e depois disso algumas pessoas chegaram em um veículo de emergência", explicou Anastasia, acrescentando que os sobreviventes estavam sendo cuidados. "Agora uma criança está morta por causa do ataque maciço", desabafou a funcionária.

Segundo Anastasia, até o momento, este é o maior número de pacientes que eles já receberam por causa da guerra com a Rússia. 

"Nossos médicos tentaram fazer o possível para salvá-los e ajudá-los", comentou Maggeramova.

A funcionária ainda quis dar um recado ao mundo: "Queremos que o mundo saiba a verdade: os civis estão sob ataque. (...) As crianças estão sofrendo, as pessoas estão sofrendo por causa da guerra, por causa dos ataques, porque coisas terríveis estão acontecendo aqui na Ucrânia"

Colaboração para o UOL, em São Paulo e em Maceió.

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 57 milhões; veja os demais sorteios deste sábado (26/02/2022) - Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira



A Caixa realizou na noite deste sábado o sorteio do concurso 2.458 da Mega-Sena, com um prêmio de R$ 49.781.142, 89. Os números sorteados foram: 15 - 40 - 44 -45 -47 -51. Como ninguém acertou os seis números, o prêmio acumulou e poderá pagar R$ 57 milhões no próximo sorteio.

Ao todo, 79 apostas acertaram cinco números e irão receber R$ 53.045,63. Já 5.279 apostas acertaram os quatro números necessários para ganhar R$ 1.134,03.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira
, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.

Reintegrado ao São Paulo, JonasToró, natural de Belém do São Francisco/PE, ainda espera chance na temporada


Em oito jogos do São Paulo na temporada, e com um rodízio de atletas para evitar o desgaste físico excessivo, o técnico Rogério Ceni já testou praticamente todos seus principais jogadores em campo. Entre os que estão liberados pelo departamento médico para atuar, só um ainda não colocou o pé no gramado: Jonas Toró.

Petrolândia: Em entrevista a Assis Ramalho atacante Toró do São Paulo faz avaliação da temporada e de sua carreira - conheça a história do jogador natural de Belém do São Francisco

Formado em Cotia, o atacante passou 2021 emprestado primeiro ao Sport e depois ao Atlético-GO. Retornou ao São Paulo em janeiro, mas sob expectativa de que teria que encontrar outro destino na temporada – ele tem contrato com o clube até dezembro.

Ceni, porém, surpreendeu ao reincorporar Toró ao elenco principal quando a pré-temporada já havia começado.

O treinador pediu a contratação de um ponta rápido, o que a diretoria não lhe deu. Assim, resolveu oferecer nova chance a Toró para tentar preencher essa lacuna no time.


O atleta de 22 anos foi inscrito no Paulista – na lista A, em que há limite de 26 jogadores –, mas até agora a chance de atuar não veio.

Ele foi convocado para apenas uma partida até agora, o duelo contra a Ponte Preta pela sexta rodada.

Durante a pré-temporada, Toró recebeu sondagens de Coritiba e Athletico, que não prosperaram. Não está nos planos da diretoria são-paulina, por ora, uma negociação para ampliar o contrato do atacante.

Na última quinta-feira, contra o Campinense, Rogério Ceni deu a primeira chance a Luciano, recuperado de lesão. Ele entrou no segundo tempo.

Entre os atletas de linha que fazem parte da Lista A no Paulista, só Luan, ainda em recuperação de uma contusão muscular, não jogou – além dele, há o volante Andrés Colorado e o lateral Nathan, que só foram inscritos na sexta-feira.

O São Paulo volta a campo na segunda-feira, contra o Água Santa, em Diadema, às 15h, pela nona rodada do Paulistão.

O Tricolor tem 11 pontos, no Grupo B, três a menos do que o São Bernardo, que lidera.

Por Redação do ge — São Paulo