Web Radio Petrolândia

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Petrolândia: Colegas de escola de Dr. Danilo homenageiam o médico e sua mãe Dona Santa, recuperados da Covid-19



Nessa quarta-feira, 17 de junho, o médico urologista Dr. Danilo Santos retornou de Petrolina, onde esteve internado durante mais de 40 dias, vítima da Covid-19. A mãe dele, Dona Santa, também adoeceu e foi internada na mesma unidade hospitalar. Após ter alta, ela retornou a Petrolândia no último final de semana, mas ele voltou apenas ontem e a recepção e homenagens a ambos envolveu grande número de familiares e amigos. Alguns participaram dos eventos na entrada da cidade (em frente a garagem de Melinha), em frente ao Posto Rical ou em frente ao Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima.

Presentes na recepção, amigas de escola de Dr. Danilo, que estudou na velha Barreiras, levaram cartazes para demonstrar o carinho pelos recuperados. Em depoimento à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, Lili, em nome das colegas, transmitiu a mensagem delas a Dr. Danilo e Dona Santa pela superação da doença. 

As colegas, que estudaram juntas da 5ª à 8ª série no Colégio da Velha Barreiras, planejam o reencontro da turma escolar.

Petrolândia tem número crescente de casos de Covid-19: Agora são 27 casos confirmados e 21 suspeitos


O número de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, continua a subir. De ontem para hoje (18/06), o número de casos suspeitos subiu de 17 para 21 e o de casos confirmados foi 26 para 27, número maior que o de casos descartados até agora (26). 

A maioria das pessoas estão em isolamento domiciliar, com apenas um caso de internamento. Dez pessoas estão curadas e, infelizmente, dois óbitos foram registrados no município devido à Covid-19.

Com tendência de interiorização da doença e alta no número de casos confirmados, a cidade entrou esta semana na fase de flexibilização das medidas de enfrentamento à Covid-19. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Paulo Afonso registra o 3º óbito por Covid-19; veja boletim da prefeitura


O Boletim epidemiológico desta quinta-feira, dia 18 de junho, registrou mais dois óbitos por Covid-19 no município de Paulo Afonso. Até ontem (17), segundo a Secretaria Municipal de Saúde havia apenas uma morte por causa do vírus. A prefeitura não deu detalhes sobre os recentes óbitos.

Os dados de hoje trouxeram também um aumento no número de positivados, agora são 103 pessoas infectadas e mais 36 suspeitas. 157 pauloafonsinos estão sendo monitorados e 44 pessoas foram recuperadas.

Centro com 33, Jardim Bahia com 12 e Chesf com 11, são os bairros com o maior número de casos até o momento.


Por Pa4.com.br

"Parecia que estavam prendendo o maior bandido da face da Terra", diz Bolsonaro sobre Queiroz (assista ao vídeo da live)


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) inciou sua live semanal, na noite desta quinta-feira (18), criticando a operação da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo que resultou na prisão do policial militar aposentado Fabrício Queiroz, ex-assessor do seu filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), quando este era deputado estadual do Rio de Janeiro. Para o mandatário, a captura de Queiroz, parte de desdobramento da investigação que apura esquema de "rachadinha" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, foi "espetaculosa".

"Deixo bem claro, não sou advogado do Queiroz e não estou envolvido nesse processo. Queiroz não estava foragido e não havia mandado de prisão contra ele. Foi feita uma prisão espetaculosa, parecia que estavam prendendo o maior bandido da face da Terra, mas que a justiça siga seu caminho. Repito, ele não estava foragido e não tinha nenhum mandado de prisão contra ele", disse o presidente.

Na avaliação do presidente, o ex-assessor teria comparecido "tranquilamente" para prestar esclarecimentos, caso as autoridades tivessem pedido. Bolsonaro disse ainda que Queiroz estava morando em Atibaia para ficar mais perto do hospital onde trata um câncer.

Assista a íntegra da live do presidente na noite desta quinta (18/06)


Vídeo: You Tub - Canal do Brasil

Petrolândia: Projeto “Lagos do São Francisco” entrega das sementes



PROJETO LAGOS DO SÃO FRANSCISCO – ENTREGA DAS SEMENTES

O Projeto “Lagos do São Francisco” pretende viabilizar sistemas de produção agropecuários harmonizados com o meio ambiente, incrementando a produtividade, reduzindo custos e melhorando a qualidade de vida das famílias de agricultores.

A ação é fruto de uma cooperação firmada entre a Prefeitura de Petrolândia, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido) e a Companhia HidroElétrica do São Francisco (Chesf).

Veja vídeo;


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Prefeitura de Petrolândia

Covid-19: Brasil chega a 47,7 mil mortes; veja balanço das últimas 24 horas


O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco; o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia; a diretora substituta do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde, Greice Madeleine Ikeda do Carmo; o diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Marques Macário; participam de entrevista coletiva e falam sobre vigilância sanitária e entregas de insumos hospitalares.

O Brasil teve 1.238 novas mortes registradas em função da covid-19 registrados nas últimas 24h, de acordo com atualização do Ministério da Saúde divulgada hoje (18). Com esses acréscimos às estatísticas, o país chegou a 47.748 falecimentos em função da pandemia do novo coronavírus.

O balanço da pasta contabilizou também 22.765 novos casos da doença, totalizando 978.142.

A atualização diária traz um aumento de 2,6% no número de óbitos em relação a ontem, quando o total estava em 46.510. Já o acréscimo de casos confirmados marcou uma variação de 2,3% sobre o número de ontem, quando os dados do Ministério da Saúde registravam 955.377 pessoas infectadas.

Do total, 448.292 estão em observação, 482.102 foram recuperados e 2.982 mortes estão em investigação.

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 4,9%. A mortalidade (falecimentos por 100.000 habitantes) foi de 22,7. Já incidência (casos confirmados por 100.000 habitantes) ficou em 465,5.

“Quando você olha a inclinação da curva epidemiológica por semana, dá a entender que nós estamos entrando em um platô, que a curva se encaminha para uma estabilidade. Precisamos confirmar se esta tendência permanece com o passar das duas próximas semanas epidemiológicas”, declarou o novo secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo de Medeiros, em entrevista no Palácio do Planalto.

Medeiros acrescentou que no caso da curva de novas mortes, também há uma tendência de estabilização. “Da última semana para cá, houve diminuição do número de novos óbitos. A gente precisa acompanhar os dados mas isso nos mostra uma tendência de diminuição de novos óbitos”, comentou o secretário.

Estados

Os estados com maior número de óbitos são São Paulo (11.846), Rio de Janeiro (8.412), Ceará (5.377), Pará (4.395) e Pernambuco (4.057). Ainda figuram entres os com altos índices de vítimas fatais em função da pandemia Amazonas (2.605), Maranhão (1.607), Bahia (1.263), Espírito Santo (1.217), Alagoas (831) e Paraíba (709).

Os estados com mais casos são São Paulo (192.628), Rio de Janeiro (87.317), Ceará (82.273), Pará (76.623) e Maranhão (66.091).
Governo organiza licitação para compra de remédios por municípios

O Ministério da Saúde anunciou durante a reunião da Comissão Tripartite hoje (18) que irá organizar uma licitação para aquisição de medicamentos utilizados durante a entubação, como pré-anestésicos, anestésicos e relaxantes musculares.

A medida respondeu a um pleito das secretarias estaduais e municipais de saúde, que apontaram risco de desabastecimento dessas substâncias diante do aumento de pacientes infectados com a covid-19 e de uma estrutura maior de atendimento. Durante a reunião da Comissão Tripartite, os representantes das autoridades de saúde destacaram a gravidade do problema.
Aumento de internações no interior preocupa governo paulista

As regiões de Campinas e de Sorocaba, no interior paulista, estão gerando preocupação no governo paulista pelo aumento da quantidade de internações em leitos destinados para o tratamento de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para tratamento de coronavírus em hospitais públicos da região de Campinas está em cerca de 74%, enquanto em Sorocaba chega a 83%.

Por Agência Brasil



Maia ironiza ida de Weintraub para Banco Mundial: “Já quebrou um banco”


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ironizou a possibilidade de Abraham Weintraub, que deixou o Ministério da Educação nesta quinta-feira (18/06), ser indicado como diretor do Banco Mundial, possibilidade aventada pelo agora ex-ministro e pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Após ser questionado pela reportagem do Metrópoles sobre a indicação, Maia foi irônico. “É porque não sabem que ele trabalhou no Banco Votorantim, que quebrou em 2009, ele era um dos economistas”, afirmou o deputado, seguido de um riso.

Weintraub confirmou, em vídeo gravado ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), sua saída da pasta, dizendo ter sido convidado para assumir alguma posição no Banco Mundial.

Caixa paga terceira parcela de auxílio emergencial para quem tem Bolsa Família


A Caixa começou esta semana a pagar a terceira parcela do auxílio emergencial, exclusivamente para os beneficiários do Bolsa Família que estão aptos ao benefício. O calendário de pagamentos segue a ordem do dígito final do número do NIS, habitual do programa. Os repasses de R$ 600 a R$ 1.200 seguem até 30 de junho.

Os demais beneficiários do auxílio emergencial, que estão no Cadastro Único ou se inscreveram pelo site ou aplicativo, ainda aguardam informações sobre a terceira parcela.

Nem a Caixa, tampouco o Ministério da Cidadania divulgaram as datas da terceira prestação.

A Caixa também realizou pagamento de uma terceira leva de aprovados para receber o auxílio. São pessoas que ainda não haviam recebido a primeira parcela. Cada um desses lotes terá um calendário próprio para as prestações seguintes.

Calendário de pagamento da terceira parcela para quem tem Bolsa Família:

17 de junho - Nis 1
18 de junho - Nis 2
19 de junho - Nis 3
22 de junho - Nis 4
23 de junho - Nis 5
24 de junho - Nis 6
25 de junho - Nis 7
26 de junho - Nis 8
29 de junho - Nis 9
30 de junho - Nis 0

Por G1


Defesa diz que prisão preventiva de Queiroz foi desnecessária

A OAB acompanhou a operação e disse em nota que não foram encontrados documentos que comprovem que o local servia como escritório de advocacia, apesar da placa instalada na fachada do imóvel.

O advogado de Fabrício Queiroz, Paulo Emílio Catta Preta, considerou a prisão preventiva de seu cliente como medida jurídica exagerada e desnecessária. Queiroz foi preso na manhã de hoje (18), em Atibaia, no interior de São Paulo.

Ele disse ainda que pedirá que seu cliente seja transferido para uma unidade prisional da Polícia Militar, já que ele é PM reformado. Catta Preta falou com a imprensa no início da tarde desta quinta-feira, do lado de fora do Presídio de Benfica, no Rio de Janeiro, para onde seu cliente foi levado após a prisão.

“Me parece excessivo uma pessoa que sempre esteva à disposição, que está em tratamento de saúde, que ofereceu esclarecimentos nos autos, que não apresenta risco nenhum de fuga, ela sofra uma medida tão pesada quanto uma prisão preventiva. Mas eu só vou poder fazer um juízo definitivo disso, no momento em que eu tiver a decisão.”

STF conclui julgamento e decide que é legal inquérito que apura fake news e ameaças a ministros



Marco Aurélio Mello proferiu único voto contrário à validade do inquérito (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (18), por 10 votos a 1 pelo prosseguimento do chamado "inquérito das fake news", aberto no ano passado por iniciativa do próprio tribunal, a fim de apurar a disseminação de informações falsas e ameaças a ministros.

O julgamento foi retomado com os votos dos ministros Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Dias Toffoli. Havia sido interrompido nesta quarta-feira (17), com um placar de oito votos a favor da validade do inquérito.

Saiba como votaram os demais ministros

O tribunal analisou uma ação que contesta a legalidade da investigação, apresentada em 2019 pelo partido Rede Sustentabilidade. Há três semanas, o próprio partido apontou uma escalada da difusão de fake news e pediu a extinção da ação. Mas o relator do processo, ministro Edson Fachin, rejeitou o pedido e decidiu remeter o caso para o plenário do Supremo.

Sara Winter passa aniversário presa em cela individual e com banho frio


Transferida para a Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, nessa quarta-feira (17/06), a líder do grupo conhecido como 300 do Brasil, Sara Winter, passa o aniversário atrás das grades. A ativista completa 28 anos nesta quinta-feira (18/06). Ela está presa temporariamente desde segunda-feira (15/06).

Sara foi detida em desdobramentos da Operação Lumus, que investiga atos antidemocráticos e ameaças contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Na Colmeia, a militante está em uma cela individual e não teve contato com as demais presas. Ela também passou por testes para diagnosticar o novo coronavírus, que deram negativo.

Fontes ouvidas pelo Metrópoles dizem que a decisão de mantê-la isolada é estratégica. O objetivo é evitar qualquer tipo de instabilidade dentro da unidade prisional. A bolsonarista também toma banho de sol separadamente no pátio da prisão. “Não há qualquer tipo de regalia. Ela come a mesma marmita oferecida a outras detentas, está em uma cela comum e com banho frio”, disse a fonte ouvida pela reportagem.

Quatro refeições são oferecidas diariamente no presídio: café da manhã, almoço, jantar e ceia. Nesta última, os detentos também recebem uma fruta, ou uma banana, goiaba, maçã ou pera.

Denunciada pelo MP

Sara foi denunciada pelo Ministério Público Federal por ameaçar o ministro Alexandre de Moraes nas redes sociais. Ela disse que transformaria a vida do ministro em um “inferno” após ela ser incluída no inquérito das fake news.

Em oitiva, a bolsonarista ficou calada ao ser questionada sobre o motivo das ameaças e negou participação no ato que envolveu a queima de fogos em direção ao prédio do STF.

De acordo com a defesa da ativista, Sara teria agido “pelo calor do momento” ao disparar contra Moraes. As ameaças foram feitas minutos após a chegada da PF à casa da bolsonarista, no cumprimento de um mandado de busca e apreensão no inquérito contra as fake news.

Nessa terça-feira (16/06), outros três integrantes do grupo liderado por Sara também foram presos. Eles estavam na mira da PF desde segunda-feira e tiveram a prisão pedida junto à de Sara.

Leia a íntegra da nota da defesa de Sara Winter:

Lamentavelmente Sara Winter foi transferida hoje da sede da Polícia Federal para o presídio feminino do Gama, conhecido como “Colmeia”, sem que seu Habeas Corpus fosse sequer apreciado. Em seu depoimento (15/06), Sara deixou claro que vem sofrendo ameaças de morte oriundas de dentro da penitenciária, sendo, inclusive, informado ao delegado responsável e através de petição à Ministra Relatora do HC impetrado, Carmem Lúcia, requerendo a análise urgente da medida liminar para sua imediata soltura, pois entendem que sua prisão é ilegal, arbitrária e política.

A defesa informa que até o presente momento não teve acesso sequer à decisão que motivou a prisão temporária, o que entendemos uma grave ofensa ao exercício da ampla defesa, previsto na Constituição Federal, e prerrogativas dos advogados constituídos. O HC foi impetrado no mesmo dia de sua prisão (15/06), mas, até o presente momento não houve qualquer decisão, o que causa absoluta estranheza pela demora.

A defesa está tomando todas as medidas cabíveis e necessárias para que o direito de Sara Winter seja respeitado, bem como às prerrogativas de seus defensores. Por fim, é relevante informar que apenas os advogados abaixo descritos estão habilitados na defesa de Sara Winter, e aduz-se alerta para pessoas que estão utilizando o nome de Sara Winter para realização de “vakinhas” virtuais, com viés arrecadatório, o que não possui qualquer ligação com mesma, e sequer por ela foi autorizado ou requerido.


Metrópoles

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta sexta [19/06] na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta sexta-feira, 19 de junho de 2020; confira!

Confira abaixo profissionais médicos que atenderão na Mais Saúde de Petrolândia nesta sexta-feira, 19/06/2020. 

Motorista é preso com 39 kg de maconha na BR-232, em São Caetano-PE

 Droga apreendida em São Caetano — Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação

Um homem foi preso na noite da quarta-feira (17) durante fiscalização no quilômetro 145 da BR-232, em São Caetano, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi dada ordem de parada ao motorista do carro, ele desobedeceu e tentou fugir.

As equipes realizaram o acompanhamento e o condutor parou no acostamento. Durante a abordagem foram encontrados, na mala do carro, quatro sacos com 39 kg de maconha e a quantia de R$ 800.

Segundo a PRF, o motorista disse que foi contratado para realizar o transporte da droga de Serra Talhada ao Recife. A droga, o carro e o condutor do veículo foram levados para a Delegacia de Polícia Civil.

Por G1 Caruaru

Em vídeo, ao lado de Bolsonaro, Weintraub confirma demissão do MEC


Envolto em polêmicas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi exonerado nesta quinta-feira (18/06), por ordem do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). A medida foi tomada pelo chefe do Executivo após o titular da pasta se tornar alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), depois de chamar os ministros da Corte de “vagabundos”.

A medida foi anunciada em um vídeo, com os dois lado a lado, publicado no Twitter de Weintraub.
Na segunda-feira (15/06), Weintraub e Bolsonaro tiveram um encontro no Palácio do Planalto para discutir a demissão. Na visão de aliados do presidente, a iniciativa foi essencial para que o Executivo estabelecesse uma “bandeira de paz” com o Supremo, em meio às desavenças crescentes dos últimos dias.

Deputado João Paulo Costa viabiliza recursos para poços artesianos em Tacaratu, e vereador Teno Madeira comemora

O vereador Teno Madeira comemora a parceria com o deputado João Paulo Costa

O deputado estadual João Paulo Costa (Avante) destinou R$ 60 mil reais em emendas parlamentares para o município de Tacaratu, no Sertão de Itaparica. Os recursos são para a perfuração e instalação de poços artesianos. "Não é segredo para ninguém que muitas cidades pernambucanas ainda sofrem por causa da dificuldade em lidar com a estiagem. No ano passado, tivemos mais de 50 cidades em situação de emergência, inclusive Tacaratu. Eu procurei o vereador Teno Madeira e falei que poderíamos ajudar com nossas emendas. Os poços artesianos serão muito importantes para levar água aos distritos da zona rural", declarou o parlamentar.

O vereador comemorou a parceria com o deputado João Paulo Costa. "Quando o deputado nos ligou para conversar sobre como poderia ajudar a nossa cidade, ficamos muito felizes porque lembramos logo das dificuldades do ano passado. E agora, com os poços, a gente vai conseguir se preparar para o período. Nosso grupo em Tacaratu está muito satisfeito com a ação do deputado", comemorou Teno.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Vídeo mostra momento da prisão de Fabrício Queiroz em Atibaia, no interior de SP


Um vídeo divulgado pela Polícia Civil de São Paulo mostra o momento em que Fabrício Queiroz, ex-assessor e ex-motorista do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), é encontrado e preso em uma casa em Atibaia, no interior de São Paulo. O imóvel pertence a Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro.


Após ser preso, Queiroz passou por exames no IML e foi levado ao DHPP. Por volta das 10h, foi transferido de helicóptero para o Rio de Janeiro.


O mandado de prisão foi expedido pela Justiça do Rio de Janeiro, em um desdobramento da investigação que apura esquema de "rachadinha" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Dentro do imóvel

Segundo a polícia, no interior da residencia, foi encontrado um cartaz com menção ao AI-5, uma das principais medidas da repressão adotadas pela ditadura militar no país (1964-1985).

Além do cartaz, bonecos de personagens do filme Scarface também faziam parte da decoração.

Há um ano no local

Segundo o delegado Nico Gonçalves, responsável pela operação em São Paulo, um dos caseiros que estava na casa informou à polícia que Queiroz morava no local havia cerca de um ano.

“O caseiro informou que ele estava por volta de um ano aqui. Tinham dois funcionários no fundo da casa, em uma edícula”, revelou o delegado em entrevista à GloboNews.

Em setembro de 2019, o advogado Frederick Wassef disse ao programa Em Foco não saber onde estava o ex-assessor, e afirmou não ser o advogado dele.

Ainda de acordo com o delegado, dois celulares foram apreendidos pela equipe do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo), além de documentos e uma quantia em dinheiro ainda não especificada.

"Dois celulares foram apreendidos, alguns documentos que o Gaeco apreendeu que pode ser interessante para eles, e um pequeno valor que foi apreendido com ele, que eu não sei exatamente a quantia", disse Nico Gonçalves.

O delegado também informou que Queiroz estava dormindo no momento da prisão, ficou surpreso, mas não ofereceu resistência. Teria dito apenas que estava doente.

"Ele estava dormindo, tranquilo, se mostrou surpreso, e só falou que está com a saúde muito abalada", afirmou o delegado.

Nico explicou que foi necessário arrombar a porta e cortar uma corrente para conseguir entrar no imóvel. “Nós tocamos a campainha, talvez pelo adiantado da hora, eles não escutaram. Tinha uma corrente, nós precisamos cortar a corrente, e abrir a porta meio forçada para poder chegar até ele.”

Investigação

Policial Militar aposentado, Queiroz movimentou R$ 1,2 milhão em sua conta de maneira considerada "atípica", segundo relatório do antigo Conselho de Atividades Financeiras (Coaf).

Ele trabalhou para o filho do presidente Jair Bolsonaro antes de Flávio tomar posse como senador, no período em que ele era deputado estadual no Rio.

No Rio, a Polícia Civil também fez buscas no início da manhã em um imóvel que consta na relação de bens do presidente Bolsonaro, em Bento Ribeiro, Zona Norte da capital fluminense.

De acordo com a investigação em São Paulo, o imóvel onde Fabrício Queiroz estava, em Atibaia, começou a ser monitorado há 10 dias, a pedido de promotores do Rio.

Informações de um celular apreendido indicava que ele estaria vivendo lá, escondido. O imóvel é uma casa ampla, usada como escritório pelo Fred Wassef. Toda a operação foi conduzida em sigilo.

Justiça do Rio determinou prisão

Os mandados de busca e apreensão e de prisão contra Queiroz foram expedidos pela justiça do Rio de Janeiro, num desdobramento da investigação que apura esquema de "rachadinha" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A prisão foi feita numa operação da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo.

Segundo um delegado que participou da operação, foi preciso arrombar o portão e a porta da casa onde Queiroz estava. Ele não resistiu e só disse que estava muito doente.

O advogado de Flávio Bolsonaro dono do imóvel de Atibaia onde Queiroz estava ao ser preso, Frederick Wasseff, participou nesta quarta-feira (17) da cerimônia em que o presidente Jair Bolsonaro deu posse ao novo ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Em setembro de 2019, quando não se sabia o paradeiro de Fabrício, Wasseff disse ao programa Em Foco não saber o paradeiro do ex-assessor, e afirmou que não é advogado dele.

Movimentação de R$ 1,2 milhão em 2016 e 2017

Queiroz foi assessor e motorista de Flávio Bolsonaro até outubro de 2018, quando foi exonerado. O procedimento investigatório criminal do Ministério Público Estadual do RJ que apura as irregularidades envolvendo Queiroz na Alerj chegou a ser suspenso por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, após pedidos de Flávio Bolsonaro em 2019.

As investigações envolvem um relatório do Coaf, que apontou operações bancárias suspeitas de 74 servidores e ex-servidores da Alerj. Recursos usados para pagar funcionários na Alerj voltavam para os próprios deputados estaduais.

A movimentação atípica de R$ 1,2 milhão na conta de Queiroz ocorreu, segundo as investigações, entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, incluindo depósitos e saques.

Por G1 SP — São Paulo
Vídeo: CNN/via Blog do Magno

Transcione Viagens transporta encomendas Petrolândia/São Paulo todas as semanas

Escritório da Transcione Viagens e Turismo de Petrolândia fica localizado na Rua São Francisco

Com paralização momentânea de transporte de passageiros por causa do isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus, Transcione Viagens e Turismo - empresa que faz a linha Petrolândia/São Paulo, avisa que os transportes de encomendas São Paulo/Petrolândia / Petrolândia/São Paulo continuam normalmente.

O caminhão de carga da Transcione sai para São Paulo todos os sábado, com saída em frente sede da empresa, na rua São Francisco, 74 - Centro de Petrolândia.

O retorno de São Paulo para Petrolândia acontece às terças-feiras, com saída do escritório da empresa, situado na rua Uruguaiana, no Brás.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Transcione Viagens e Turismo

'A verdade prevalecerá', diz Flávio Bolsonaro após prisão de ex-assessor Fabrício Queiroz


O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) afirmou que a "verdade prevalecerá", horas após seu ex-assessor ser preso durante a Operação Anjo no interior de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (18). Ambos são investigados por suposta participação em esquema de "rachadinha" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). "Rachadinha" é um termo utilizado quando funcionários são coagidos a devolver parte de seus salários.

Para Flávio, a prisão de Queiroz é movimento para atacar o seu pai, o presidente Jair Bolsonaro. "Encaro com tranquilidade os acontecimentos de hoje. A verdade prevalecerá! Mais uma peça foi movimentada no tabuleiro para atacar Bolsonaro. Em 16 anos como deputado no Rio nunca houve uma vírgula contra mim. Bastou o Presidente Bolsonaro se eleger para mudar tudo! O jogo é bruto!", declarou o senador no Twitter.

Fabrício Queiroz foi encontrado pela polícia em um imóvel de Frederick Wassef, advogado do senador e do presidente. O ex-assessor parlamentar estava no que seria um dos escritórios de Wassef há cerca de um ano, segundo informou à Polícia Civil um dos caseiros que estava no imóvel durante a prisão de Queiroz, confirmou o delegado Nico Gonçalves, em entrevista à GloboNews. Em setembro de 2019, o advogado disse em entrevista não saber o paradeiro do ex-assessor.

Com o anúncio da prisão de Queiroz, o ministro da Justiça, André Mendonça, foi chamado ao Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente. O ministro teve que cancelar compromissos previstos em sua agenda.

UOL

Volta das celebrações religiosas sem abraço e aperto de mão em Pernambuco; entenda como será o retorno


Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Será sem o abraço e apertos de mão entre fiéis que as igrejas, templos, terreiros e demais espaços de cultos religiosos retomarão o funcionamento a partir da próxima segunda-feira em Pernambuco. A quarta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19, elaborado pelo governo do estado foi divulgado ontem e será estendido por todo território, exceto para aquelas 85 cidades das regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns, que não avançaram para esta etapa. O retorno após o três meses, entretanto, só poderá ser realizado seguindo rígidos protocolos de segurança sanitária para os espaços religiosos e regras de distanciamento para os frequentadores.

Entre as orientações, só será permitida a ocupação de 30% do espaço físico e os assentos devem preservar a distância mínima de 1,5 metro entre os fiéis. De preferência, devem ser disponibilizadas cadeiras e bancos individuais. Para locais com bancos coletivos, estes devem ser reorganizados e demarcados para garantir o afastamento exigido. Há limite de 50 pessoas nos templos com capacidade até mil lugares e 300 pessoas, nos locais com capacidade acima de mil lugares.

Haverá controle no fluxo de entrada e saída e restrição para idosos e crianças menores de 10 anos, que não devem comparecer às missas e cultos. O protocolo pede, ainda, ser evitadas práticas de aproximação entre as pessoas e demais formas de contato físico. De acordo com o governador Paulo Câmara, as atividades religiosas têm um papel fundamental para a sociedade e asseguram o conforto espiritual. “As práticas religiosas são muito importantes, sobretudo em um momento tão difícil como o que estamos atravessando. Mas precisam ocorrer com consciência e a colaboração de todos. A pandemia não acabou e precisamos continuar com os cuidados necessários”, ressalta.

A Arquidiocese de Olinda e Recife, que corresponde a 143 paróquias em 19 municípios, retomará as celebrações presenciais apenas no dia 27 de junho, quando será realizada a vigília da solenidade de São Pedro e São Paulo. A data foi escolhida também pensando no período de adaptação para a nova forma de receber os fiéis. “A população está precisando se reencontrar para celebrar e receber a eucaristia. Vamos reiniciar com muito amor e respeito, tomando todos os cuidados possíveis para evitar qualquer tipo de contaminação”, afirma o arcebispo dom Fernando Saburido.

Para o arcebispo, o retorno foi oportuno. “Acho que foi bom, os dados já mostram uma diminuição de casos e nós não podemos parar por conta da pandemia, precisamos nos adaptar a viver esse novo normal”, pontua. Apesar da possibilidade do retorno, as dificuldades estarão presentes. “Será muito diferente, os fiéis estavam acostumados a assistir as missas quando podiam e agora estarão sujeitos a limite de ho- O decreto do governo estadual restringe a ida de idosos e crianças menores de 10 anos a cultos e missas rário, não poderão ter contato uns com os outros”, destaca.

A orientação da arquidiocese para os sacerdotes é multiplicar as celebrações e encurtar o tempo das missas, evitando aglomerações. Também é preciso fiscalizar as medidas de distanciamento, uso de máscaras e a entrada de fiéis. Quem não puder estar presente, poderá assistir às missas on-line. No período em que esteve fechada, a Igreja passou a explorar as possibilidades digitais e transmitir cerimônias ao vivo.

Igrejas evangélicas com número reduzido de cultos

O retorno também é bastante esperado para os frequentadores da Igreja Batista. As atividades retornam normalmente na próxima segunda-feira nas nove instituições ligadas à Igreja Batista de Jardim São Paulo – Igreja da Família (IBJSP), distribuídas em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife. “Poderíamos manter a programação exclusivamente online, mas sentimos a necessidade do encontro. Só o fato das pessoas poderem irem ao local, assistir ao culto, elas já voltam esperançosas para casa. Sabemos que não vai ser da mesma forma, mas temos que estabelecer um novo normal daqui pra frente”, afirma o bispo Paulo Ortêncio Filho.

De acordo com o líder religioso da IBJSP, a retomada será feita com muita cautela. “Entendemos que é um momento crítico e por isso vamos seguir todos os protocolos e normas recomendadas pelo governo estadual. Vamos ter muita cautela e retomar, a princípio, com menos da capacidade permitida”, destaca. Uma empresa de sanitização foi contratada especialmente para o retorno e será responsável pela higienização do salão antes e depois de cada culto. A Igreja também adquiriu EPIs e termômetros digitais. Os horários dos cultos também foram ajustados. “Tínhamos cultos mais longos, de 1h30, agora será de 40 a 60 minutos”, detalha o bispo.

“A igreja é também um hospital religioso que trata da alma, é tão essencial quanto qualquer outro estabelecimento. Nós, líderes evangélicos, estávamos a lmeja ndo essa volta e pedíamos ao governo que liberasse os cultos. A pandemia tem causado pânico nas pessoas e a procura têm sido muito grande. A retomada é essencial para a sociedade, nós acreditamos no poder da oração”, afirma o vice-presidente da Assembleia de Deus Ebenézer em Pernambuco, pastor Robenildo Lins, responsável por nove igrejas evangélicas na Região Metropolitana do Recife. Elas retomarão as atividades na próxima segunda, seguindo as recomendações do decreto estadual.

Espíritas sem data para retomar encontros

Apesar da permissão, os centros espírita não têm data para retomar as celebrações, reuniões, palestras e atendimentos presenciais. “A princípio não vamos voltar, são muitas restrições e muitos de nossos centros têm capacidades muito pequenas para receber o público, de uma forma que seria difícil manter todos as pessoas em segurança e evitar o contágio com o novo coronavírus. São medidas que precisamos para colocar em prática para fazer o retorno de forma prudente”, explica a presidente da Federação Espírita Pernambucana (FEP), Cristina Pires. A FEP é responsável por 220 centros espíritas, dos 430 em atividade em Pernambuco.

A presidente ressalta, contudo, que a federação não é soberana e a decisão de retorno cabe ao líder de cada instituição. “Nós compartilhamos decisões, sugerimos o que pode ser feito para o movimento espírita, mas deixamos que cada diretoria avalie as condições de cumprir o protocolo”, conta. De toda forma, segundo Cristina, nenhum centro sinalizou a reabertura. Durante os três meses que estiveram fechados, os centros realizaram suas atividades de forma remota.

“Nos adaptamos, seguimos realizando atendimentos fraternos e espirituais por telefone. As palestras doutrinárias, reuniões mediúnicas e vibrações estão sendo realizadas por vídeo. Também continuamos com assistência social e entrega de material e suprimentos para idosos e gestantes”, destaca. Mas, segundo ela, “as pessoas estão sofrendo muito com o isolamento, percebemos no atendimentos e tratamentos que fazemos de forma on-line, mas não podemos colocar em risco a vida de cada um deles”.

Fiéis divididos

O anúncio da reabertura dos templos animou a autônoma Maria do Socorro Cavalcanti. Sem ir aos cultos presenciais desde março, ele comemorou a decisão do governo estadual. “Oh, glória! Jesus é lindo! Obrigado por poder voltar à minha igreja”, escreveu em seu perfil nas redes sociais. Ela integra a Assembleia de Deus, na cidade de São Lourenço da Mata. Apesar da retomada dos serviços presenciais, Maria do Socorro diz que “a liberação foi feita, mas o coronavírus não passou”. E ressalta: “Vigiar vamos de máscara”.

Católica e frequentadora das igrejas da Praça de Casa Forte e da Rua Harmonia, no Recife, Patrícia Fátima prefere ficar em casa mesmo com a reabertura. “Não acho viável ou seguro ir à igreja na atualidade”, disse ao comentar a postagem do protocolo divulgado pela Arquidiocese de Olinda e Recife. Ela disse que continuará assistindo as missas pelo YouTube, pois mora com a mãe, de 80 anos. No geral, entretanto, os católicos aprovaram a reabertura gradual. A reabertura vinha sendo discutida entre o governo do estado e denominações religiosas.

Na Câmara de Vereadores do Recife, a Bancada Evangélica chegou a aprovar um requerimento pedindo ao Executivo a retomado dos serviços nos templos. Isso no dia 9 deste mês, quando liderança da Convenção Batista Nacional, que reúne mais de 800 igrejas, apresentou um protocolo para a retomada dos templos ao governador Paulo Câmara.

Integrante da Bancada Evangélica, Luiz Eustáquio (PSB) disse que a articulação para a reabertura dos templos sempre se fundamentou no respeito às regras de distanciamento social e de higiene e da orientação para pessoas com comorbidades não irem aos cultos. “Vemos que a vida não pode ser como antes e que o governo está entendendo a importância desse setor para o lado social e espiritual da população", afirmou o socialista, ligado à Igreja Evangélica Assembleia de Deus. (Jailson da Paz)

Por Diário de Pernambuco

Reabertura de bares e restaurantes é antecipada em Pernambuco

Foto: Assis Ramalho/BlogAR

A data para a reabertura de restaurantes em Pernambuco foi definida. A partir do dia 6 de julho, os estabelecimentos do ramo poderão funcionar seguindo normas de proteção e higiene. A informação é da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Em nota, a associação afirmou que “após o recuo dos indicadores na contaminação do vírus e dos óbitos e algumas reuniões [do Governo do Estado] com a Abrasel, foi constatado que poderão ser realizados diversos protocolos de segurança e boas práticas para evitar o contágio”.

De acordo com o presidente da Abrasel em Pernambuco, André Luiz Araújo, os representantes do setor enviaram um ofício ao secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach. No documento, os empresários reivindicavam que a reabertura fosse antecipada para o dia 22 de junho, no entanto o pedido não foi atendido e a retomada ficou marcada para a primeira semana de julho.

Segundo Araújo, a solicitação está relacionada ao iminente término dos contratos de trabalho, que, de acordo com o presidente, estão “no limite”, e ao aumento do desemprego. “Não há fluxo de caixa para que o setor faça a frente e honre os contratos e os pagamentos”, afirmou.

“Hoje quem está precisando de respiradores são as empresas. Haja vista que as UTIs já estão liberadas”, completou o empresário.

Araújo afirma que o protocolo sugerido pela associação foi aceito quase integralmente, com poucas exceções. A entidade sugere que bares e restaurantes devem funcionar com até 50% da capacidade total e os funcionários e clientes devem seguir protocolos de segurança específicos. O distanciamento social, com dois metros de distância entre mesas e um metro entre cadeiras, e o uso de máscaras também deve ser obrigatório.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, "Os bares, restaurantes e lanchonetes estavam previstos para reabrir na etapa sete, mas antecipamos para a etapa seis. Eles vão poder funcionar com 50% da capacidade e protocolos específicos”.

De acordo com o presidente da Abrasel, há pendências apenas nas definições dos protocolos de funcionamento dos buffets. Atualmente, a Abrasel representa cerca de 17 mil bares e restaurantes em Pernambuco.

Leia a nota da Abrasel na íntegra:
"O governo do estado de PE anunciou hoje à noite a antecipação da reabertura de Bares e Restaurantes para dia 06 de julho, após o recuo dos indicadores na contaminação do virus e dos óbitos e algumas reuniões com a Abrasel, foi constatado que poderão ser realizados diversos protocolos de segurança e boas práticas para evitar o contágio, assim, constatando que a reabertura trará ações positivas para a crise econômica que estamos atualmente. Essas novas práticas serão divulgadas até a próxima segunda feira nos canais da Abrasel."

Por Folha de Pernambuco

Covid-19: OMS espera produção de milhões de doses da vacina neste ano


A Organização Mundial da Saúde (OMS) espera que centenas de milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19 possam ser produzidas neste ano e dois bilhões de doses até o final de 2021, disse a cientista-chefe Soumya Swaminathan, nesta quinta-feira (18).

A OMS está elaborando planos para ajudar a decidir quem deveria receber as primeiras doses uma vez que uma vacina seja aprovada, afirmou a cientista.

A prioridade seria dada a profissionais da linha de frente, como médicos, pessoas vulneráveis por causa da idade ou outra doença e a quem trabalha ou mora em locais de alta transmissão, como prisões e casas de repouso.

"Estou esperançosa, estou otimista. Mas o desenvolvimento de vacinas é uma empreitada complexa, ele envolve muita incerteza", disse. "O bom é que temos muitas vacinas e plataformas, então, se a primeira fracassar ou se a segunda fracassar, não deveríamos perder a esperança, não deveríamos desistir."

Cerca de 10 vacinas em potencial estão sendo testadas em humanos na esperança de que uma possa se tornar disponível nos próximos meses para prevenir a infecção. Países já começaram a fazer acordo com empresas farmacêuticas para encomendar doses antes mesmo de se provar que alguma vacina funciona.

Swaminathan descreveu o desejo por milhões de doses de uma vacina ainda neste ano como otimista, acrescentando que a esperança de até dois bilhões de doses de até três vacinas diferentes no ano que vem é um "grande se".

A cientista afirmou que os dados de análise genética coletados até agora mostraram que o novo coronavírus ainda não passou por nenhuma mutação que alteraria a gravidade da doença que causa.

Por Agência Brasil

Publicação da CPRH orienta sobre festas juninas


Festas juninas diferentes, com isolamento social, sem fogueiras e sem fogos de artifícios. São medidas que devem ser adotadas por causa da Covid-19, mas também para proteger a vida dos animais silvestres. Para reforçar a orientação, o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), lança hoje (18) o livro digital, “Um balancê diferente”, com um poema alusivo ao momento.

“De acordo com as autoridades da área de saúde, as fogueiras e os fogos podem aumentar a quantidade de pessoas necessitadas de atendimento médico, seja por conta da fumaça ou em decorrência de queimaduras. Tem também a questão dos animais silvestres e o próprio desmatamento para a queima das árvores”, explicou o diretor-presidente da CPRH, Djalma Paes. Na publicação, que está disponível no site da Agência (www.cprh.pe.gov.br), os personagens são animais que falam em favor de vidas humanas e também comentam sobre o próprio sofrimento: o desabrigo, por conta da derrubada das árvores, a fumaça das fogueiras e dos fogos. Estes, inclusive, provocam barulho que são terror à vida dos animais.

Sem fogos de artifícios e sem fogueiras, a alegria das festas juninas pode ser ao sabor das comidas típicas, com o som do forró e a esperança em dias melhores. “Sabemos que a tradição é muito forte. Porém, mais forte que o desejo de manter a tradição viva, deve ser a nossa decisão de viver bem. Não podemos esquecer que a Covid é uma realidade cruel e que cada pessoa é muito importante para combater o aumento da disseminação do vírus”, comentou Djalma Paes.

Por

Boletim desta quinta [18/06]: Com mais 1.180 confirmações e 48 mortes, Pernambuco registra 4.057 óbitos pela Covid-19


Foram confirmados, nesta quinta-feira (18), 1.180 novos casos da Covid-19 em Pernambuco, além de 48 óbitos. Com esses números, o estado chega a 48.626 confirmações de pacientes e 4.057 mortes pela doença provocada pelo novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 87% dos casos confirmados nesta quinta (18) são leves, o que corresponde a 1.028 pacientes. Outros 13% se enquadram na Síndrome Respiratória Aguda Grave, percentual que equivale a 152 pessoas.

Com esse acréscimo, Pernambuco passa a contabilizar, oficialmente, 17.718 casos graves e 30.908 leves. A respeito dos 48 óbitos registrados nesta quinta (18), a SES informou que as mortes ocorreram desde o dia 25 de abril.

Outros detalhes epidemiológicos devem ser repassados até o fim do dia pela SES.

Por G1 PE
Imagem: JC

Petrolândia: Hoje tem 'Quinta Maluca' na Pizzaria Delivery C&J; R$ 10,00 a unidade [três por apenas R$ 24,99] - agende o seu pedido


Querendo saborear uma pizza para um lanche/jantar? Procurando uma opção rápida e prática para esta quinta-feira? Experimente uma das deliciosas pizzas da Pizzaria Delivery C&J.

Os preços desta ''Quinta Maluca'' está de dá água na boca - Unidade ao preço de R$ 10,00 e promoção de três por apenas 24,99.

Agende o seu pedido - entrega a partir das 16h:00 - taxa de entrega 3 reais

Ligue: 9 - 9802-3309 [WhatsApp]

A Pizzaria Delivery C&J avisa que aceita cartão de credito, debito e refeição

A Pizzaria Delivery C&J está situada em Frente a Escola Jatobá.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Pizzaria Delivery C&J

Tacaratu: Secretaria de Saúde intensifica barreira sanitária nas principais entradas da cidade



Equipes da Secretaria de Saúde  do município de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, intensificam barreiras em pontos estratégicos da cidade, o objetivo é prevenir e controlar a propagação da Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2.

Em nota, a prefeitura faz agradecimento ao apoio recebido do Corpo de Bombeiros na organização das barreiras, e parabeniza o empenho a equpe de saúde do município.

''Intensificamos os trabalhos nas barreiras Sanitárias e Educativas. Contando com o grande apoio do Corpo de Bombeiros, auxiliando nossa equipe na organização das barreiras. Continuamos trabalhando para proteger a nossa população. Agradecemos a parceria e dedicação de toda a equipe, que não tem medido esforços para trabalhar em prol do nosso povo. #prefeituratacaratu #todoscontraocoronavírus''

Confira fotos

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta (19/06) a partir das 8 horas; agende sua consulta


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta sexta-feira (19/06/2020) a partir das 8h00 da manhã.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Petrolândia: Morador do Projeto Apolônio Sales reclama de poste sem iluminação há vários meses


Assis Ramalho,

Sou morador no  Projeto Apolônio Sales, venho através deste blog fazer um apelo.  É que o poste aqui em frente a minha casa está sem iluminação há uns 2 ou 3 meses. Fica aqui próximo a casa de Flávio Marquim, na avenida que dá acesso a Escola São Francisco!

Em nome dos moradores da comunidade. peço as autoridades competentes para que seja tomada as devida providências.

Desde já agradeço a atenção!!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Delmiro Gouveia-AL: Mais 17 casos e uma morte foram confirmados nas últimas 24h; veja boletim atualizado


Mais 17 casos e uma morte foram confirmados nas últimas 24h, em Delmiro Gouveia. Desses, sete foram confirmados na área rural do município. O povoado São Sebastião registrou o primeiro caso da doença. No Jardim cordeiro, mais três casos foram confirmados.

Ainda de acordo com o Boletim, 118 pessoas estão sob suspeita da doença e o município tem 61 casos ativos da doença.

Confira o Boletim:

Ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz é preso em Atibaia


Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador e filho do presidente Jair Bolsonaro Flavio Bolsonaro (PSL-RJ), foi preso pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (18/6). Segundo a Rede Globo, o policial militar aposentado estava num sítio em Atibaia (SP) de propriedade de um advogado do senador e deve ser levado para o Rio de Janeiro ainda nesta quinta.

O Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) da Polícia Civil de São Paulo apoia agentes do Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de São Paulo no cumprimento do mandados de prisão e de busca e apreensão em Atibaia.

A Operação Anjo cumpre ainda outras medidas cautelares autorizadas pela Justiça relacionadas ao inquérito. Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a Justiça também decretou medidas cautelares — que incluem busca apreensão, afastamento da função pública, o comparecimento mensal em Juízo e a proibição de contato com testemunhas — contra outros suspeitos de participação no esquema. São eles:

Servidor da Alerj Matheus Azeredo Coutinho;
Ex-funcionários da casa legislativa Luiza Paes Souza:
Alessandra Esteve Marins,ligada ao gabinete do senador Flávio Bolsonaro;
Advogado Luis Gustavo Botto Maia.

A prisão de Queiroz, expedida pela Justiça do Rio, faz parte da investigação da polícia carioca sobre um esquema de "rachadinha" — quando funcionários são coagidos a devolver parte do salário — na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O filho de Bolsonaro foi deputado estadual de fevereiro de 2003 a janeiro de 2019.

Segundo o processo, o antigo Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) aponta que Queiroz teria movimentado R$ 1,2 milhão de forma atípica em sua conta. Em abril de 2019, a Justiça do Rio de Janeiro determinou a quebra do sigilo fiscal e bancário de Queiroz, do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), e de outras 84 pessoas e nove empresas entre 2007 e 2018.

Por Correio Braziliense

Obras no Ceará garantem bom fluxo das águas do Velho Chico


Após 13 anos de uma longa espera - e pelos menos sete prorrogações para o prazo de conclusão - as águas do Projeto de Integração do rio São Francisco (Pisf) finalmente chegarão ao Ceará. A expectativa é de que a operação ocorra até o último fim de semana de junho. Mas, porque essa obra, considerada a maior intervenção hídrica do País, é tão importante? O especialista em recursos hídricos, Hipérydes Macedo, destaca que o projeto vai gerar segurança no abastecimento do principal reservatório do Estado, o Castanhão.

Para obra de tamanha magnitude, portanto, foi preciso realizar outras ações estruturantes no Ceará. Hipérydes acredita que o Estado está pronto para receber as águas transpostas, mas aponta algumas ressalvas, como a perda da água durante o trajeto de quase 300 Km entre a barragem de Jati, no Sul do Estado, e o açude Castanhão.

"A perda de água no trajeto é uma incógnita, pois vai enfrentar solos sedimentares, perda por infiltração, evaporação e terá de encher as barragens vertedouras em Aurora e Lavras da Mangabeira", reforça o titular da Secretaria de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, ao corroborar a análise de Hipérydes.

Percurso

A partir do reservatório Jati, na cidade de mesmo nome, no Cariri cearense, a água vai seguir no Cinturão das Águas do Ceará (CAC) por uma extensão de 53 Km por meio de canais, túneis e sifões até o riacho Seco, em Missão Velha. Esse é o chamado trecho emergencial do CAC. A obra estruturante foi importante para viabilizar a transposição da água até o Castanhão.

Depois, segue até o rio Salgado, no município de Icó, onde vai desaguar no Rio Jaguaribe indo até o Castanhão. Todo o percurso será de 300 Km, sendo 250 Km em leito natural. Para otimizar a chegada da água, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) vai realizar serviços de desobstrução e fiscalizar o trecho. "Estimamos dois meses para a água chegar ao Castanhão, após atingir a cota de liberação para o CAC", pontua Teixeira.

O CAC foi dividido em cinco lotes. O trecho emergencial que inclui os lotes 1,2 e 5 está pronto para receber as águas da transposição. "Faltam apenas obras complementares, serviços de drenagem", frisou o diretor de Águas Superficiais da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Antônio Madeiro de Lucena.

Os lotes terceiro e quarto não se relacionam com essa primeira etapa emergencial, uma vez que seguem em direção aos municípios de Crato e de Nova Olinda, onde levarão água até o rio Cariús.

Beneficiamento

Com a chegada da água no açude Castanhão, o Estado poderá sanar uma lacuna histórica no abastecimento de diversos municípios. Em tempos de estiagem, como vivenciado entre os anos de 2012 a 2018, o reservatório apresenta limitação para abastecer cidades importantes, como as da Região Metropolitana de Fortaleza. "Vamos usar a água do São Francisco para atender 60 municípios", observa Teixeira.

Hipérydes Macedo explica que em um primeiro momento a concessão de outorga por parte da Agência Nacional de Água (ANA) irá priorizar o abastecimento urbano, mas com a chegada da água do São Francisco poderá haver sobra do recurso hídrico captado no Ceará em tempos chuvosos. "Este fato, por si só, libera as reservas locais para os outros usos, como a agropecuária".

Diante da estruturação das obras executadas no Estado, Hipérydes Macedo se mostra otimista com o cenário vindouro. "Transposição funcionou em todas as regiões do mundo, e aqui não seria diferente", finaliza.

Por Diário do Nordeste

Com resultados promissores, dexametasona está disponível para uso em Pernambuco

André Longo, gestor da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco - Foto: Heudes Régis/SEI

O anúncio de que os testes realizados pela universidade de Oxford com o corticoide dexametasona apresentaram resultados positivos no tratamento de pacientes com quadros mais graves da Covid-19 representou um sopro de esperança em meio à pandemia. Nesta quarta-feira (17), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, disse que droga já era utilizada em alguns casos no Estado e que, agora, passará a compor o protocolo de tratamento de forma definitiva.

Segundo Longo, a corticoideterapia, na qual se encontra a dexametasona, substância utilizada para tratar inflamações, sempre foi opção terapêutica e vinha sendo utilizada especialmente nos casos em que havia resposta hiperinflamatória do organismo no combate ao novo coronavírus.

"Uma parte expressiva dos pacientes com a Covid-19 desenvolve uma tempestade inflamatória. Já havia relatos de melhora com o uso de corticoideteparia, entre eles a dexametasona. Esse entendimento da OMS (Organização Mundial da Saúde), mostrando redução da mortalidade de um quinto entre aqueles que precisam de oxigenioterapia e de até um terço para os que requerem assistência ventilatória, reforça essa impressão que já se tinha no manejo clínico desses pacientes e, sim, será alvo de alteração. Como acontece sempre que há evidência científica robusta, atualizamos o protocolo”, explicou, em entrevista coletiva online realizada na tarde desta quarta.

Diferente do Remdesivir - droga em teste nos Estados Unidos, com resultados positivos na diminuição do tempo de recuperação de pacientes graves, porém sem diferença robusta nos índices de mortalidade -, a dexametasona é uma medicação de mais amplo acesso e custo mais baixo.

"É extremamente dinâmica a Covid-19, estamos todos aprendendo no manejo clínico e toda vez que você tem evidência cientifica robusta no sentido de que uma droga traz melhoria quando utilizada em um determinado espectro de doentes, a gente tem obrigação de colocá-la em prática em nosso protocolo. Essa é uma medicação extremamente disponível, de custo muito barato e que tem na rede estadual de saúde para utilização. Os médicos já estão todos atentos para usar”, disse Longo.

O gestor, no entanto, alertou que a medicação não deve ser administrada por conta própria. "É preciso dizer que deve ser usada no momento certo, prescrito pelos médicos, porque toda vez que tem um anúncio como esse, há uma corrida pela medicação que gera desabastecimento para quem realmente precisa."

Casos leves
Membros da OMS, médicos e cientistas, porém, alertam que a dexametasona, assim como outros corticoides, não devem ser usados sem orientação, sobretudo com intenção profilática ou em casos leves da Covid-19. Isso porque a substância diminui as defesas do organismo e, em uma pessoa com quadro mais brando, poderia até ajudar o novo coronavírus a se espalhar.

Por Folha de Pernambuco

Petrolândia: Clínica e Laboratório Jaques dá boas vindas a Dr Danilo, recuperado da covid-19


A Clínica e Laboraório Jaques, por meio das doutoras  Alessandra Jaques Marques, Cristiane Jaques Marques e Ana Patrícia Jaques Marques, deram boas vindas ao médico Dr. Danilo, que venceu a covid-19.

O urologista e cirurgião geral, junto com a mãe Maria do Socorro Santos [Dona Santa], foram homenageados com grande manifestação de carinho, no final da manhã desta quarta-feira (17/06), em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, por ocasião do retorno à cidade de Petrolândia, após mais de 40 dias internados em Petrolina. Mãe e filho foram vítimas do novo coronavírus (Covid-19).

Com uma faixa escrita '' DEUS é maravilhoso! Nosso Negresco tá de volta! Das suas 'irmãs de coração' Patrícia, Alessandra e Cristiane, elas prestaram homenagem ao médico que faz parte do quadro de profissionais da Clínica e Laboratório Jaques.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho/Blog/BlogAR

Notícia relacionada

 


Da Redação do Blog de Assis Ramalho


Jatobá: Mais dois casos de covid-19 são curados clinicamente; confira boletim atualizado



A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio de boletim. O município não registra casos positivos há duas semanas, isso se deve ao esforço da gestão que juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária não tem medido esforços a fim de conter o avanço do novo coronavírus. Os dois casos que tiveram cura clínica são da Comunidade Bem Querer.

Por Portal Jatobá