sábado, 2 de maio de 2015

Jatobá: Moradora cobra novamente providências para problemas de Itaparica

Bueiros sem grades

"Caro Assis Ramalho, mais uma vez recorro ao seu site para cobrar das autoridades competentes a solução para os problemas de nossa cidade.
A falta de proteção nos bueiros entupiu o esgoto e estourou as bocas de lobo provocando sujeira e mau cheiro em frente a nossa residência. Gostaria de saber da administração local da CHESF responsável pelo acampamento que providencias estão tomando para resolver estes problemas.
Nossa rua encontra-se as escuras, a praça pública esta sem iluminação e bastante deteriorada, pagamos taxa de iluminação publica e não temos iluminação satisfatória. Gostaria de saber se é responsabilidade da CELPE, CHESF ou Prefeitura. Já que a Chesf só realizou o conserto na avenida principal.
Isso ocorre em Itaparica, na Travessa Tietê, nivel 2.
As casas populares continuam em total abandono servindo para os usuários de droga e malandros usarem como motel, enquanto a população continua a espera de alguma resolução da Prefeitura.

Segue anexo fotos dos problemas citados.

Antecipo-lhe o meu agradecimento"

Ver fotos>Denúncia de moradora de Itaparica (Jatobá-PE)

Maria Aparecida Melo

Revista IHU On-Line 464: Terceirização e a acumulação flexível

Para ler a IHU On-Line #464, clique na imagem

A radicalização da flexibilidade estrutural do mundo do trabalho

A aprovação do Projeto de Lei 4330, pela Câmara dos Deputados, na primeira quinzena de março de 2015, que radicaliza a possibilidade da terceirização do trabalho inclusive na atividade-fim das empresas e seu impacto no mundo do trabalho é o tema em debate na edição da IHU On-Line de 27/04/2015, na semana em que se celebra o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. A radicalização da flexibilização da legislação trabalhista, em última medida, torna possível a ideia da “corporação de um homem só”, afirmam pesquisadores e pesquisadoras, de diversas áreas do conhecimento, que participam da discussão.

Petrolândia/Floresta: Dia 10, Avepe e Compare F.C. disputam amistoso no João Dioclécio


Em um jogo que o Compare quer apagar a impressão que ficou em Petrolândia, quando perdeu de 4x1 para a própria AVEPE, o resultado não é o mais importante. Todos encaram a partida como uma confraternização de amigos, apesar de saber que os dois times vêm com sede de vitória.

No Compare Futebol Clube, jogadores como Gordo e Fábio Bandeira, que não participaram do jogo de ida, estão confirmados como reforços.

O amistoso está confirmado para domingo, dia 10 de maio, no Estádio Municipal João Dioclécio, em Floresta.

Blog Compare Futebol Clube

Meio ambiente violentado, artigo de Heitor Scalambrini Costa


Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Final de 2014 e início de 2015 foram catastróficos para o meio ambiente no Brasil. Várias notícias na mídia mostram o quanto à natureza tem sido “violentada”. E a eterna contradição entre o discurso e a prática está mais que presente na política brasileira.

Relaciono alguns destes eventos e situações – confira:

– O desmatamento continua crescendo na Amazônia Legal – segundo informações produzidas pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). No mês de janeiro 2015 foram desmatados 288 km2, representando um aumento de 195% superior ao mesmo mês em 2014. Em fevereiro e março foram desmatados, respectivamente, 42 km2 e 58 km2, representando, em relação a 2014, aumentos de 169% e 282%. A devastação acumulada de agosto de 2014 a março de 2015 chegou a 1.761 km2, equivalente a um crescimento de 214% em relação ao mesmo período anterior do monitoramento.

– Na contramão dos esforços internacionais, o Brasil se recusou a assinar a “Declaração de Nova York sobre Florestas”, durante a Cúpula do Clima que aconteceu em setembro de 2014. Esta declaração, considerada como uma carta de intenções foi assinada por mais de 30 países (Estados Unidos, Canadá, União Europeia e outros), além de dezenas de empresas, organizações ambientalistas e povos indígenas. Uma vez implementada poderá reduzir pela metade a derrubada das florestas no mundo até 2020, e zerar por completo o desmatamento até 2030.

Petrolândia: ECC promove feijoada dançante na AVEPE com sucesso de participação





Neste feriado de 1º de maio de 2015, Dia do Trabalhador, o grupo do ECC (Encontro de Casais em Cristo) da Paróquia de São Francisco de Assis, em Petrolândia, realizou feijoada dançante na sede da AVEPE (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia).

A deliciosa feijoada foi bastante concorrida no encontro animado pelos músicos Irmãos Barbosas, e a dupla Meickson e Nick.

No bem sucedido evento, entre outras personalidades, registramos as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Petrolândia Fabiano Jaques Marques e esposa Ana Carvalho (Aninha), além do empresário Geraldo Melinha e do vereador, por Petrolina, Ronaldo Silva.

O evento foi encerrado com as sábias palavras do coordenador Hélio Alves, e as benção do padre Nando, pároco de Petrolândia.

Parabéns a Nelma e Hélio Alves, coordenadores do ECC Petrolândia, e aos casais que se empenharam na organização da feijoada dançante que marcou positivamente o feriado da comunidade. Parabéns também a Júnior, presidente da AVEPE e membro do ECC, por mais uma realização à frente da associação.

Parabéns aos Irmãos Barbosa, e a dupla musical Meickson & Nick pela competência, profissionalismo e simplicidade, assim como pelo vasto repertório de músicas e ritmos. Parabéns, enfim, a todos que prestigiaram e fizeram parte do agradável encontro.

Após o evento, nossa reportagem conversou com lideranças do ECC e com o padre Nando, em entrevista que irá ao ar na manhã da próxima segunda-feira (04) no programa ''Acordando com as Notícias'', transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Web Rádio Petrolândia apresenta de segunda a sábado das 05h10 às 08h10 o programa ''Acordando com as Notícias'', com Assis Ramalho.

O programa ''Acordando com as Notícias'' é recheado de notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública e muito mais,


A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, através do sitewww.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para auxiliar os ouvintes, a Web Rádio Petrolândia já tornou disponível no Google Play um aplicativo para Android, para você escutar a programação no seu smartphone ou tablet.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Para ver fotos, clique >2ª Feijoada Beneficente do ECC na AVEPE

Irmãos Barbosa
Maickson e Nick

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Síndrome de Alzheimer tira Marco Maciel da política


Um dos políticos mais importantes do País, que ao longo de mais de 50 anos de atividade pública ininterrupta ocupou praticamente todos os cargos que alguém possa almejar, de deputado estadual a presidente da República (no caso dele em exercício, substituindo FHC), Marco Maciel está sumido.

Há muito tempo não aparece em público. Sua última eleição que disputou foi em 2010, não conseguindo a reeleição de senador. De lá para cá, o atuante Maciel, que viveu sua fase mais destacada no cenário nacional como vice-presidente de Fernando Henrique Cardoso, eleito no pleito de 1994 e reeleito em 1998, foi saindo de cena aos poucos e ultimamente desapareceu de vez.

Não porque quis, mas por questões de saúde. Maciel desenvolveu a síndrome de Alzheimer e faz tratamento em Brasília, ao lado da família, onde passou a fixar residência depois do insucesso eleitoral na tentativa de renovar o mandato de senador. Familiares e amigos ouvidos pelo blogueiro confirmaram que, infelizmente, o estágio da doença, caracterizada pela perda da memória, se encontra avançado, deixando o ex-senador isolado da cena política.

Habilidoso político, craque na articulação, Maciel talvez tenha sido o político que viveu por dentro e por fora os bastidores mais ricos do processo de redemocratização do País. Foi Maciel que, após a vitória de Paulo Maluf sobre Mário Andreazza, em 1984, na convenção do PDS, abriu uma dissidência no partido, criando a Frente Liberal, embrião do PFL, em apoio à candidatura vitoriosa de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral.

Maciel era o nome preferido de Tancredo para seu vice, mas partiu dele a articulação para consolidar o nome de José Sarney, que pertencia ao PMDB, legenda que não poderia ficar fora da chapa. Filho de José do Rego Maciel e Carmen Sílvia Cavalcanti de Oliveira, Marco Maciel formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco atuando depois como advogado.

Petrolândia: No próximo sábado (09) haverá aula gratuita de zumba no pátio da Praça de Alimentação


Em comemoração ao Dia das Mães, celebrado no domingo (10), a Prefeitura Municipal de Petrolândia, em parceria com a SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude), Casa das Juventudes e Academia Enforma, com apoio do MouraLab e Tonzinho Freire Suplementos, oferece no próximo sábado (09), às 18 horas, aula gratuita de zumba fitness com Alee Medeiros.

A aula acontecerá no pátio atrás da Praça de Alimentação, na Praça dos Três Poderes, centro da cidade.

Participe e entre em forma dançando.

Casa das Juventudes de Petrolândia/Sedes

Petrolândia: Sílvio Ferreira estreia pelo Murici F.C. neste sábado (02) no Campeonato Alagoano Sub-20

 Sílvio Ferreira no Estádio do Murici F.C.

O petrolandense Sílvio Ferreira vai estrear neste sábado (02) com a camisa do Murici F.C. no Campeonato Alagoano Sub 20.

O jogo será contra o CEO (Centro Esportivo Olhodaguense), de Olho d'Água das Flores. A partida tem início às 15h00 no Estádio José Gomes da Costa, em Murici.

Anteriormente, Sílvio integrou o time de base do Salgueiro, o Carcará do Sertão.

Boa sorte ao jovem Sílvio Ferreira em sua nova equipe!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Sílvio Ferreira e FAF
Foto: Reprodução Facebook Sílvio Ferreira

Petrolândia: I Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho promove capacitação de servidores municipais

Fotos: Reprodução Facebook Fabrício Almeida e WhatsApp Andreza Carvalho




A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o grupo de Humanização do Hospital Municipal de Petrolândia, realizou nessa quarta-feira (29) o I Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho.

Com a presença dos funcionários de diversas áreas, o evento foi realizado em alusão da campanha Abril Verde, comemorando o Dia Mundial de Prevenção a Vítimas de Acidentes do Trabalho, celebrado no dia 28 de abril.

O seminário foi ministrado pelos palestrantes Welynadia Alves (coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), Fabrício Almeida (Técnico em Segurança do Trabalho) e Pedro Henrique Nogueira de Souza (Farmacêutico).

O evento teve como objetivo principal, promover a conscientização e capacitação em prevenção de doenças e acidentes de trabalhos. Foram convidados a participar Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Técnicos em Laboratório, Técnicos de Raio X, Auxiliares de Saúde Bucal, Maqueiros, Profissionais de lavanderia, rouparia e limpeza hospitalar, Garis, Jardinagem, Motoristas e Operadores de Máquinas Pesadas.

Ver mais fotos>Seminário Saúde e Segurança no Trabalho

Informações: Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia

Petrolândia: Leitora reclama de insegurança e falta de capinação no Cemitério São Francisco


"Venho através deste informar com tristeza e apelo a todos os internautas e cidadãos da nossa cidade que o nosso cemitério está abandonado e completamente cheio de lixo e matos. Fica até impossível de visitarmos nossos entes queridos.
E também a falta de segurança que não há no local. Fui informada que já houve assalto à luz do dia, drogados frequentando dentro do cemitério. Um perigo a toda sociedade que querem ir visitar seus parentes e amigos já falecidos.
Por isso viemos apelar à prefeitura municipal a limpeza mensal do local e à polícia militar pedimos mais patrulhamento e vigilância.
Desde já agradeço a atenção de todos."

Kaline Souza

Petrolândia: Sábado (09) é o Dia 'D' da vacinação contra gripe na campanha que começa segunda-feira (04)


A Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) começa na próxima segunda-feira, 04 de maio, e a Secretaria de Saúde de Petrolândia, juntamente com o Programa Nacional de Imunização (PNI), comunica a todos os usuários da rede municipal de saúde, dentro da faixa etária e grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde, que no dia 9 de maio (sábado) será realizado o Dia D de vacinação contra a gripe, data em que todos os postos de saúde estarão abertos no horário das 8 às 17 horas. 

Os grupos prioritários para vacinação contra gripe são:
  • Idosos a partir dos 60 anos de idade
  • Crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos de idade
  • Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Trabalhadores da saúde
  • Doentes crônicos (apresentar comprovação da doença)
Atenciosamente agradecem,

Maria Andreza - Secretária de Saúde de Petrolândia
Silvânia Silva - Coordenadora PNI em Petrolândia

Petrolândia: Casa das Juventudes abre inscrições para Curso de Pintura em Tecido


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (SEDES) e Casa das Juventudes, irá realizar o Curso de Pintura em Tecido, destinado a jovens de 15 a 29 anos, oferecido pela Associação Café com Arte.

O curso gratuito terá início no dia 11 de maio (segunda-feira), ministrado por monitores da Associação Café com Arte. O número de vagas é limitado. 

O mercado de trabalho busca jovens qualificados, não perca tempo e garanta já a sua vaga.

O curso é uma realização da Prefeitura Municipal de Petrolândia, em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Social, Casa das Juventudes de Petrolândia e Associação Café com Arte.

Lucicleide Maria dos Santos
Coordenadora da Casa das Juventudes

Petrolândia: Câmara de Vereadores divulga resumo da Sessão de 29/04/2015

André Luiz recebe Moção de Aplausos do vereador Eudes Fonseca pela encenação da Paixão de Cristo na Sexta-Feira Santa (Fotos: Ascom/CVP)
Geraldo recebe Moção de Pesar, apresentada pelo vereador Carlinhos, pelo falecimento de Gilberto Alcântara

O primeiro a se pronunciar na Sessão ocorrida no dia 29 de abril do corrente ano, foi o vereador Eudes, que após cumprimentar os demais colegas e todos os presentes, apresentou indicação solicitando ao Gestor Municipal a abertura de uma Casa da Juventude para o Projeto Icó-Mandantes, visando oferecer uma assistência aos jovens daquela localidade, desenvolvendo o aprendizado e o interesse pelo agronegócio, bem como, demais atividades possíveis. Apresentou também, Moção de Aplausos daqueles que participaram da encenação da Paixão de Cristo durante a Semana Santa, e em nome do coordenador André Luiz, parabenizou o empenho e dedicação de todos.

O jovem André Luiz, em poucas palavras, agradeceu pela Moção recebida, e dedicou ao professor Genilson (falecido recentemente), que muito contribuiu com a criação do grupo e com as atividades deste.

O vereador Sílvio Rogério falou da sua satisfação em receber notícias sobre a instalação dos medidores noturnos, cuja a responsabilidade foi assumida pela Celpe, sabendo que apesar de não ser um investimento do Município, faz parte do orçamento a partir do momento em que se criou o Projeto de Lei para tal feito. Relatando também, a preocupação com a redução dos níveis da Barragem de Sobradinho, e que ainda existe a necessidade de mais liberação de água para o mar, preocupando a todos por ser uma situação que muito cresce sem que sejam encontradas soluções.

Em seguida, o vereador Jorge Viana pautou alguns problemas como transporte e merenda escolar, manifestando ainda, uma indignação com relação a saúde pública do Município, desde a falta de médicos até mesmo aos debates sobre salários e motivos pelos quais existe essa carência. Mostrou ainda a sua preocupação com descasos como a dificuldade de um cidadão para obter uma simples carteira de identidade, que além de fichas limitadas, exigem horários inaceitáveis, como amanhecer nos portões da Secretaria responsável.

MEC diz que vai recorrer de decisão que prorroga prazo de inscrição no Fies


O Ministério da Educação (MEC) informou ontem (1º) que, assim que for notificado, vai recorrer da decisão da Justiça Federal de Mato Grosso que determinou a prorrogação do prazo de inscrição para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O juiz federal Raphael Cazelli de Almeida Carvalho acatou, ontem, em parte, uma ação civil pública movida pela Defensoria Pública da União solicitando “o imediato destravamento do SisFies [Sistema Informatizado do FIES], utilizado para realizar as inscrições para novas contratações” ou a imediata “disponibilização de meio alternativo de efetivação de inscrição no Fies”.

A ação foi motivada pela grande quantidade de alunos que não conseguiram efetivar a inscrição devido a mensagens constantes de erro no sistema.

Em sua liminar, Cazelli determinou que a União e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorroguem o prazo de inscrição por tempo indeterminado para os alunos que tentavam ingressar no programa pela primeira vez e que também corrijam o funcionamento do SisFIES.

O juiz determinou, ainda, multa diária de R$ 20 mil caso o governo não cumpra a prorrogação do prazo. A medida vale para todo território nacional até nova decisão judicial.

Na luta para preservar e promover os direitos dos trabalhadores, diz Humberto Costa em ato no Recife


Cerca de mil e quinhentas pessoas participaram nesta sexta feira (1º) , no Recife, das comemorações em homenagem ao Dia do Trabalhador. O líder do PT no Senado, Humberto Costa, acompanhou de perto o ato que começou logo cedo, com uma grande concentração na Praça Osvaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, local conhecido por sempre reunir grandes manifestações. Uma grande passeata seguiu pelas principais vias pelo Centro da cidade e terminou com uma série de discursos, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco no bairro de Santo Antônio, também região central.

Além de comemorar o 1º de Maio, o ato lembrou os protestos de professores do Paraná, na última quarta-feira, quando mais de 200 pessoas saíram feridas depois que a Polícia Militar, considerada truculenta, reprimiu os grevistas com o uso de bombas de gás, cacetetes e spray de pimenta. A ação foi repudiada ontem por Humberto Costa, durante discurso no plenário do Senado.

"Gostaria aqui de expressar o meu mais profundo repúdio, do meu partido e da nossa bancada ao excesso de força da PM daquele Estado, governado pelo Sr. Beto Richa, do PSDB”, disse o senador durante o discurso. Nesta sexta-feira, o líder do PT voltou a lembrar os protestos na Região Sul, mas citou também a luta dos profissionais da educação em Pernambuco.