quarta-feira, junho 15, 2022

Petrolândia: Arraiá dos Amigos será realizado nesta sexta (17) na Praça da Matriz; confira as atrações

 


Vai ter Arraiá dos Amigos!

Cuida vamos dançar forró na Praça da Matriz, dia 17 de junho, às 20h.
⚠️ Entrada gratuita! ⚠️
Com Forrozão das Antigas, Zé de Almeida e a dupla João Neto e Fabinho.
Realização: associação dos amigos de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho

Informação: Aassociação amigos de Petrolandia

Petrolândia Classificados: VENDE-SE uma casa na Av.Auspício Valgueiro de Barros, no centro da cidade

 

VENDE-SE uma casa situada na Av..Auspício Valgueiro de Barros - de frente para a Escola Delmiro Gouveia, ao lado da Clínica Mais Saúde, no centro da cidade.

Interessados devem entrar em contato pelos tel. (87) 9.9924-9154

Petrolândia: Banda Adolfo Alexandre de Melo completa 84 anos nesta quinta (16/06/2022); conheça sua história contada por José Costa da Silva ''Seu Dedinho''





Nesta quinta-feira, 16 de junho de 2022, a Banda Adolfo Alexandre de Melo, de Petrolândia, completará 84 anos de existência.

Conheça a história dos 84 da Banda Musical Adolfo Alexandre de Melo


 José Costa da Silva ''Seu Dedinho''   Foto/arquivo - Blog de Assis Ramalho

A história da banda musical vem de longos anos, nos relatos de um dos músicos mais antigo José Costa da Silva, popularmente conhecido como o senhor “Dedinho da Banda”, iniciou no ano de 1938, quando chegou na cidade de Petrolândia um circo que tinha o nome Circo Chumbrega, nele acompanhava um trombonista e maestro por nome Edson Silva Porto, este se interessou pela cidade e criou uma associação musical, que era formada por comerciantes e moradores locais, criou-se uma banda composta por 32 músicos, que durou pouco tempo, deixando a sua semente plantada nesta cidade. Logo após foi criada a segunda banda musical pela SUVALE através do primeiro administrador Dr. Djalma Wanderley, que passando pouco tempo o mesmo foi embora, e a banda ficou na lembrança do povo e dos músicos Petrolandeses.

A partir do momento que a mesma foi extinta por autoridades, essa semente plantada permaneceu viva, pois o senhor José Costa da Silva (Seu Dedinho da banda) juntamente com outros companheiros por amor a banda de música criou a banda de Petrolândia, dando assim continuidade as programações festivas do município, e por onde a banda passava, a todos encantava.

Na gestão do prefeito José Araújo da Silva, gostando da banda e dos esforços dos componentes, ampliou a mesma comprando novos instrumentos, e aproveitando alguns instrumentos já existentes que foram doados pela SUVALE, e assim fazendo a alegria do povo Petrolandenses, tocavam nas festas escolares, festas de padroeiro, biblioteca municipal, e outros eventos.

No ano de 1985, gestão do Prefeito Francisco Simões de Lima, quando a banda de música tocava nos jogos escolares, assistindo a sua passagem em frente a Prefeitura, se encantou, e convocando os músicos para uma reunião resolveu ajudar a mesma, com a compra de instrumentos novos, gratificando os músicos, incentivando a todos componentes da banda.

No dia 25 de Agosto de1986, por meio do Projeto de Lei no 491/86 Art. 10 – a banda Municipal foi denominada “Banda Municipal Adolfo Alexandre de Melo”; em homenagem ao notável músico falecido.

No decorrer da história da banda, podemos citar nomes de grandes músicos que em diferentes época, fazem parte da história desse Patrimônio artístico da nossa cidade.

Os músicos e seus instrumentos:

Tuba: João Crispim da Silva (João de Boa), Vicente José de Menezes e Antônio Ferreira Nunes.
Clarineta- José de Carvalho Alcântara (Zé Marcelino), Adolfo Alexandre de Melo, João de Oliveira Cruz, Zeca de Cícero (Dé) Francisco Delgado (Chiquinho), José Marques da Silva (Zezinho de Chica, que também foi regente da banda), Francisco Pereira, Izaldo Tomé de Souza. E Djalma Gomes de Menezes tocava Requinta.
Trombone: José Costa da Silva (seu Dedinho da banda), José Delgado (Zequinha), Francisco Alexandre Melo, Abel Soares, e Trombone de vara - Cláudio José de Oliveira.
Saxorne: Valdemar Pereira Lima (Casinho).
Piston - Milton de Pachola, Miguel Pereira de Lima, Jardiel Sandro Cordeiro, José Humberto Cordeiro.
Sax tenor - Divaci Pereira.
Sax alto - José Leite Filho.
Percussão- Cícero Costa, José Pedro de Melo (Dudé), Pedro José dos Santos, Edson Campos dos Santos, Denival Batista;

Os Regentes da Banda no decorrer da história foram: 1° Edson Silva Porto, 2° José Tibúrcio (1940-1944), 3° José Lulu (1944-19450, 4° Cicero Barros (1945), 5° José Marques da Silva (Zezinho de Chica- 1945-1955).

Também foi regente da banda José Clementino de Oliveira, depois a regência da banda foi exercida por José Tibúrcio, onde o mesmo ao ir embora passou a responsabilidade de administrar a banda para José Costa da Silva ( seu Dedinho da banda) que reorganizou os músicos da banda e seus instrumentos. A banda ficou sem regente até 1962 quando passa a ser regente o senhor Josemir Ramalho, e depois de um tempo José Tibúrcio novamente volta a ser o regente.

No ano de 2003 Dr. Antônio Marcos de Souza assume a gestão do município, procurando investir na banda municipal Adolfo Alexandre de Melo, e por pertencer a Secretaria de Educação do Município, a Secretária de Educação Maria do Carmo Lima Pereira através da Prefeitura Municipal renovou a estrutura da banda, com novos instrumentos e fardamentos. E também foi contratado um professor de violão o jovem Manoel Joaquim para ser o maestro da banda, no entanto a sua permanência na mesma foi curta. Em sequência Deison foi nomeado maestro da banda. E sempre presente em todas as programações festivas do município, alegrava os Petrolandenses.

Na história da banda tivemos várias mulheres que contribuíram com esse patrimônio histórico cultural, como Jailma Barbosa, Silvana, Selene , Lucinha Santos, Elisania, Tatiane, Núbia, Jussara.

O ano de 2013 a banda foi desativada, deixando dos músicos a população triste, onde nos eventos festivos era constantemente cobrada a sua presença. Mas os músicos resistentes, mesmo sem apresentações, sempre manteve acesa a esperança de voltar a abrilhantar as festividades com a nossa eterna banda Adolfo Alexandre de Melo.

Blog de Assis Ramalho
Informação; Direção da Biblioteca Municipal Barão de Mauá
Fotos/arquivos: Divulgação rede social

José Costa da Silva ''Seu Dedinha'', em entrevista a Assis Ramalho

''Eu toquei muitos anos. Foram 54 Festas de São Francisco [Padroeiro de Petrolândia], 38 de Nossa Senhora da Saúde [Padroeira de Tacaratu] e 60 carnavais entre Barreiras, Petrolândia e Tacaratu. Então, eu me sinto muito feliz e sempre digo para a minha família que na hora em que eu partir eu não quero tristeza. Eu quero que agradeçam a Deus pela temporada que ele me deu nesta terra e pela felicidade que me deu. Além da família do meu pai que eu criei, eu criei a minha família. Criei 11 filhos, e hoje tenho 18 netos, 3 bisnetos e 10 filhos vivos''.

A entrevista foi concedida no aniversário de 80 anos comemorado em 2015 - veja link abaixo

Petrolândia: Aniversariante do dia, Fran Santos recebe mensagem de parabéns da irmã Adélia

 


Nesta quarta-feira, 15 de junho/2022,  Fran Santos comemora mais um ano de vida. Na oportunidade, a irmã Adélia [em nome da família] felicita a mana com bonita mensagem.

Hoje é o seu dia, é um grande dia. Dias e anos se passaram e você continua especial e querida por todos que a conhecem e a admiram.

Que este dia seja como o Sol, brilhe com toda intensidade, com toda sua plenitude e magia. Eu lhe desejo toda a felicidade do mundo!

Que hoje seja um grande dia, que o amor que nos uniu um dia por laços familiares, possa nos unir sempre. Você é uma grande irmã. Feliz aniversário!

Adélia

Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Maria Fumaça funciona nesta quarta (15/06/2022) até às 23h:00



Bar e Restaurante Maria Fumaça, o mais badalado da cidade de Petrolândia, localizado na Orla Fluvial, funciona nesta quarta-feira (15/06/2022) até às 23:00, para você apreciar as mais saborosas opções da culináriaUsufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor - APROVEITE!

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical

Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor, tem organização do empresário Pedrinho

MPF ajuíza ação civil pública para regularização de comunidade quilombola em Orocó (PE)


O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que União e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) adotem todas as providências administrativas necessárias à conclusão do processo de titulação da Comunidade Quilombola Águas do Velho Chico, localizada a cerca de 20 km de Orocó (PE). O caso é de responsabilidade do procurador da República Rodolfo Lopes.

A titulação das terras já havia sido objeto de recomendação do MPF, expedida em 2021, em que o órgão recomendou que o Incra retomasse o procedimento de regularização a partir da fase em que se encontra, que diz respeito à conclusão do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), e que comprovasse o cumprimento de todas as atribuições administrativas necessárias à finalização das etapas sob responsabilidade da autarquia. Em resposta ao documento, o Incra alegou ausência de recursos orçamentários e financeiros.

No entanto, como reforça o MPF, o processo de regularização fundiária se estende há 12 anos, sem que tenha havido sequer a conclusão e publicação do RTID, primeira etapa do processo, de acordo com o Decreto nº 4.887 de 2003, segundo o qual compete ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, por intermédio do Incra, a identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas pelos remanescentes dos quilombos.

Jovem de 20 anos morre enquanto lavava roupa em Juazeiro/BA; vítima colocou mão dentro da máquina


Jovem de 20 anos é eletrocutada enquanto lavava roupas na Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma jovem de 20 anos foi eletrocutada enquanto lavava roupas na terça-feira (14), em Juazeiro, no norte da Bahia. Segundo a Polícia Civil, a vítima colocou a mão dentro da máquina em funcionamento para pegar algumas peças de roupa.

A vítima foi identificada como Viviane Rodrigues. O caso aconteceu no bairro Argemiro.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi socorrida pelo marido e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas chegou no local sem vida.

O corpo de Viviane foi liberado do Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro e levado para a zona rural de Campo Formoso, município em que os familiares dela moram.

“Eu conheço a família inteira, a mãe [de Viviane] estava trabalhando e foi um desespero. O pessoal da comunidade, que é pequena, deu total apoio, mas, na verdade, eu não tenho palavras para explicar isso”, disse o amigo da família da vítima, Edilson Carvalho de Souza.

O enterro do corpo da jovem será na quinta-feira (16), na comunidade de Gameleira do Di, na zona rural de Campo Formoso. Viviane deixa o marido e um filho de nove meses.

Petrolândia: Domingo tem show ao vivo e bingo no Bar do Lampião, na Quadra 10

 


Blog de Assis Ramalho
Informação: Bar do Lampião - Av. Apolônio Sales, na Quadra 10 de Petrolândia



Petrolândia: Loja D´Leles, a sua loja de calçados, confecções e acessórios, tem preços especiais para você o ano inteiro

 







A loja D'Leles, antiga loja Minas Calçados, situada na rua Cecília Delgado, em frente à Secretaria Municipal de Saúde, informa que tem muitas novidades para os seus clientes andarem sempre na moda, com pagamento facilitado e produtos de excelente qualidade.

Não perca! São preços especiais para você desfilar em grande estilo nos principais eventos

A loja D'Leles tem tudo em moda feminina, masculina e infanto juvenil, com seções de calçados, bolsas, confecções com roupas sociais, esportivas, praia, fitness e roupa íntima. Para você ou para presentear, a loja Minas tem tudo em um só lugar.

Venha para a D'Leles, e descubra algo novo.

>> Visite a página de Facebook da loja D'Leles

A loja D'Leles em Petrolândia funciona de segunda a sexta, das 08h00 às 18h30, e aos

sábados, das 08h00 às 13h00. Em todos os horários, com o atendimento cordial e simpático da equipe da loja Minas

Banco do Nordeste e Camed firmam acordo para operacionalização de microcrédito

 

A Camed Microcrédito e Serviços atuará exclusivamente com os programas de microcrédito do BNB, enquadrados nos critérios exigidos pelo Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO)

O programa de microcrédito produtivo e orientado do Banco do Nordeste, Crediamigo, passará a contar com a Camed Microcrédito e Serviços na sua operacionalização, que contempla a contratação e o acompanhamento de operações. A decisão foi formalizada em acordo assinado entre BNB e Camed Microcrédito nesta terça-feira, 14, na sede do Banco em Fortaleza.

Com a formalização do acordo, a contratação das operações de crédito e a liberação dos recursos ao empreendedor permanecem de competência exclusiva do Banco do Nordeste. A operacionalização do Crediamigo continua baseada nas estratégias, normas básicas e procedimentais desenvolvidas pelo BNB, que disciplina sua metodologia de microcrédito, bem como no Plano de Negócios aprovado pelo Banco, ficando para a Camed Microcrédito e Serviços utilizar e gerir os recursos necessários para a operação.

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira 15 de junho de 2022

 

Collor lança pré-candidatura ao governo de AL e defende gestão com olhar social e visão de futuro


O senador Collor (PTB) lançou, nesta terça-feira (14), a pré-candidatura ao governo de Alagoas. Ele defendeu uma gestão com olhar social, com agenda de trabalho para o presente e visão de futuro.

“Minha gente amiga de Alagoas. Nesta terça-feira, 14 de junho de 2022, confirmo que sou pré-candidato ao governo do estado. Tomo essa decisão por entender que precisamos de um governador de todos, que goste de gente”, revelou o senador.

No anúncio que fez, em um vídeo publicado nas redes sociais, Collor garantiu que a sua missão política nas eleições deste ano conta com o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

“A minha pré-candidatura nasce com apoio do presidente Jair Bolsonaro, que é o presidente do Auxílio Brasil, do Auxílio Pandemia, do Vale Gás, do Programa Casa Verde e Amarela, da transposição do São Francisco, do apoio ao AGRO e à agricultura familiar”, reforçou.

Gazeta Web



Petrolândia: Solenidade celebra 16 anos da Escola Municipal 06 de Março

Fotos: Assis Ramalho/BlogAR



Aconteceram na manhã desta terça feira, 14 de junho de 2022, as comemorações do aniversário de 16 anos da Escola Municipal 06 de Março, localizada na Quadra 11, em Petrolândia.

A solenidade teve inicio às 9h30 da manhã com a execução do hino nacional pela Banda Adolfo Alexandre de Melo e hasteamento das bandeiras do Município, Estado e do Brasil.

Com vários convidados presentes, no pátio da escola foram encenadas apresentações culturais e, a convite especial, o pastor Ricardo Rodolfo (Igreja Batista Missionária de Petrolândia) fez oração de ação de graças e bênçãos aos professores, funcionários e alunos da escola.

O Secretário de Educação do Município, Evaldo Nascimento, e a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Maria Helena, prestigiaram o evento. Por motivo de viagem, o prefeito Fabiano Marques não compareceu.

Fzeram uso da palavra a diretora da Escola, Ana Paula Ramalho Leal, os secretários municipais Evaldo Nascimento e Maria Helena, e as professoras Josenilda e Izabel Cristina. Confira abaixos os vídeos com pronunciamentos.

O evento teve sequência com várias apresentações feitas por alunos da escola, com destaques para o grupo de dança mirim quilombola 'Negros de Betinho', da Agrovila 04 da Reta, e a apresentação da peça de teatro ''Desafios da Educação na Pandemia''.

Também fizeram parte das apresentações o grupo de dança Broken Family, da Escola Estadual Erem Maria Cavalcante, e o grupo de dança de carimbó da Escola Estadual Delmiro Gouveia.

O evento teve ainda a participação do cantor Danilo.

O encerramento, com agradecimentos aos presentes, foi realizado pela Coordenadora Pedagógica, Josenilda.

Parabéns aos diretores, professores e funcionários da Escola 06 de Março pelo bonito evento.

Confira abaixo vídeos e fotos;

Bancos fecham nesta quinta (16) feriado de Corpus Christi; veja como ficam os pagamentos

Agência do Banco do Brasil de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

No feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (16), não haverá atendimento nas agências bancárias de todo o país.

Mesmo nos municípios em que a data tenha sido antecipada e não seja feriado, como é o caso da cidade de São Paulo, não haverá expediente bancário, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Na sexta-feira (17), o dia é normal nos bancos.

As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes nesta quinta, assim como os canais digitais e remotos de atendimento como internet e mobile banking.

Contas de consumo – como água, energia e telefone, por exemplo – que tiverem o dia 16 de junho como vencimento poderão ser pagas na sexta-feira (17), sem acréscimo de juros, quando as agências reabrirão com atendimento normal aos clientes.

De acordo com a Febraban, normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Por Renata Baptista, g1

Paulo Afonso/BA: Homem é encontrado morto ao lado de moto em estrada na zona rural do município






Um homem identificado como Edivanildo Carvalho Cavalcanti, conhecido como “Mocó”, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira, 14, na localidade conhecida como Baixa do Boi, na zona rural do município de Paulo Afonso, Bahia.

De acordo com as informações, Edivanildo saiu de casa no início da tarde de ontem (13) para ir até sua roça. Como demorou para retornar, a esposa dele foi até o local e antes de chegar se deparou com o corpo do marido ao lado de uma motocicleta, em uma estrada vicinal no povoado Baixa do Boi.

No corpo havia perfurações provocadas por disparos de arma de fogo. “Mocó” comercializa carnes em um box localizado no Ceasa do BTN – Bairro Tancredo Neves.

Técnicos do DPT e do Instituto Médico Legal foram acionados e estiveram no local para adoção dos procedimentos cabíveis. A polícia civil investigará o caso.

Por Redação (pa4.com.br)

ADAGRO REALIZA I SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO AGROPECUÁRIA



A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) reuniu representantes de revendas de agrotóxicos, de estabelecimentos de controle de pragas, de laboratório de análise de resíduos e da Vigilância Sanitária Municipal no 1º Simpósio de Integração Agropecuária. O encontro, realizado nesta terça-feira (14) em Caruaru, serviu para demonstrar as potencialidades do Sistema Siapec 3 na integração de informações e procedimentos dos diversos segmentos ligados às áreas de defesa e inspeção vegetal.

Na prática, a Adagro está colocando em funcionamento um módulo de agrotóxicos dentro do Siapec 3, sistema que já é largamente utilizado nas ações da defesa e inspeção animal. A nova ferramenta vai concentrar informações sobre o cadastro de produtos, produtores e revendas, além de possibilitar o controle sobre a emissão de receita, a aplicação dos defensivos nas plantações e a devolução de embalagens vazias.

1º Festival de Quadrilhas do Sesc Floresta começa nesta quinta-feira (16)



O clima junino vai tomar conta de Floresta, no Sertão de Itaparica, a partir desta quinta-feira (16). Até o dia 18 de junho, o Centro Poliesportivo do Sesc vai realizar, em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas e Similares do Estado de Pernambuco – Fequajupe, a primeira edição do Festival de Quadrilhas Juninas do Sesc Floresta. A programação acontecerá sempre a partir das 19h e a entrada é um quilo de alimento não-perecível, para doação às vitimas das chuvas no estado.

O evento visa resgatar e valorizar as tradições juninas locais. Além de troféus, as quadrilhas ganhadoras irão receber premiação em dinheiro no valor de R$ 1 mil, para a 1ª colocada, R$ 700 para a 2ª e R$ 500 para a 3ª colocada. A primeira colocada seguirá para a disputa na competição estadual no Recife.

Para tornar a experiência ainda mais completa, durante os três dias de Festival o público que comparecer ao Sesc, também poderá apreciar peças de artesanato que serão comercializadas por artistas regionais e degustar pratos tradicionais do período junino na Feirinha de Comidas Típicas e Artesanato.

Petrolândia: Quermesse junina do Conselho Pastoral de Comunidade da Ag. 05 dos Mandante será realizada neste sábado (18)

 

Blog de Assis Ramalho
Informação/ Conselho Pastoral de Comunidade da Agrovila 05 dos Mandante

Com maior circulação viral, secretaria recomenda uso de máscara em ambientes fechados em Pernambuco

 

O uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 segue não obrigatório em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou à reportagem, nesta terça-feira (14), no entanto, que recomenda que a população utilize o equipamento em ambientes fechados, especialmente quem apresente sintomas gripais, mesmo que leves, pacientes imunossuprimidos e idosos.

A recomendação, que não é uma obrigação, vem diante de um momento de maior circulação viral, "notadamente com aumento dos casos leves", segundo a SES-PE.

Pernambuco observa um aumento no número de notificações de casos: na semana passada, por exemplo, o Estado voltou a registrar mais de 1 mil casos diários de Covid-19, total que não era contabilizado há quase dois meses. A SES-PE também confirmou a circulação da subvariante BA.4 da ômicron no Estado.

Para conter o avanço da Covid-19 e de outras doenças respiratórias, cidades e estados do Brasil voltaram a recomendar ou obrigar o uso do equipamento - como é o caso, por exemplo, de Belo Horizonte, onde a utilização da máscara em locais fechados será novamente obrigatória entre esta terça-feira e 31 de julho.

Um dia após Senado votar, Câmara aprova texto-base de projeto que limita ICMS sobre combustíveis


Um dia depois da aprovação pelo Senado, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14) o texto-base do projeto que limita as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS, um tributo estadual) incidentes sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.

Pelo texto, esses itens passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, o que proíbe estados cobrarem taxa superior à alíquota geral de ICMS, que varia entre 17% e 18%, a depender da localidade.

Esta é a segunda vez que os deputados analisam a proposta, que teve origem na Câmara. Uma segunda votação é necessária, pois o texto foi aprovado no Senado com mudanças (veja mais abaixo). O conteúdo principal do projeto foi mantido.

Após a aprovação do texto-base, os deputados iriam analisar os chamados destaques (sugestões pontuais de alteração no texto principal), no entanto, devido a um problema técnico no painel eletrônico (que registra os votos), a sessão foi encerrada. Os deputados também não conseguiram concluir a votação para rejeitar parte das sugestões feitas pelo Senado.