segunda-feira, 17 de junho de 2019

São João exige decoração segura e distante da rede elétrica


A Celpe lembra que não se pode utilizar postes nem fios elétricos para instalação de bandeirinhas e enfeites, bem como não se deve soltar fogos em direção à fiação

Com a proximidade dos festejos juninos, os cuidados com a rede elétrica devem ser redobrados. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta para os riscos envolvendo energia elétrica desde a instalação da decoração nas casas e nas ruas até a realização de comemorações no período do São João.

Manter distância de fios elétricos e não soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia são cuidados indispensáveis. Da mesma forma, as fogueiras somente devem ser montadas e acesas longe da rede de distribuição de energia. O calor pode provocar curtos-circuitos e partir a fiação.

Homem é detido com documento falsificado na BR 104, em Caruaru


Veículo apresentava débitos de mais de R$6,5 mil (Foto: Divulgação/PRF)

Um homem de 40 anos foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no domingo (16), ao apresentar um Certificado de Registro de Veículo (CRV) com indícios de falsificação, na BR 104, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O carro em que ele estava possuía débitos de R$6.571,00 em impostos e licenciamento.

Durante a abordagem no quilômetro 57 da rodovia, o motorista apresentou um CRV do ano de 2013, mas foi constatado que o último documento emitido para o carro era de 2009. Ao verificar o automóvel, foram encontrados débitos desde 2015 e notificações da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE).

Sileno Guedes destaca importância de municípios na consolidação de políticas públicas para criança

Secretário Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) participou do encontro de Gestores do Selo Unicef, onde destacou iniciativas do Estado para a infância (Foto: Foto: Marcelo Vidal/SDSCJ)

Para estimular os prefeitos das cidades do semiárido pernambucano a construir estratégias e políticas públicas de garantia de direitos para crianças e adolescentes, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, participou do Encontro de Gestores e Gestoras do Selo Unicef, ocasião em que o Fundo das Nações Unidas para a Infância apresentou as diretrizes para conquistar a meta e abriu espaço para que os administradores municipais pudessem destacar suas potencialidades e problemáticas.

Durante a abertura do evento, Guedes falou sobre a atuação do Governo do Estado na proteção integral das crianças e adolescentes destacando o novo programa estadual, o Criança Alfabetizada, e as ações de enfrentamento ao trabalho infantil durante o mês de junho, encabeçadas pela campanha estadual “Trabalho não é coisa de criança”. O gestor ressaltou a importância das prefeituras na consolidação de políticas públicas para a primeira infância.

Baronesas chegam a reservatório do Canal do Sertão e grupo de universitários faz alerta


Desde o início do ano passado (2018), os pauloafonsinos acompanham com muita preocupação a proliferação das baronesas que invadiram o Rio São Francisco em diversos pontos da cidade como o Balnenário Prainha, Canal da PAIV, Lagos Belvedere e outros. Até o momento, o combate às plantas consiste apenas em tentativas de remoção, porém, quanto mais são retiradas, mais elas aparecem.

Esse problema também tem preocupado um grupo de universitários, graduandos em Ciências Biológicas pela UNIASSELVI de Paulo Afonso. Um desses alunos, morador da cidade de Delmiro Gouveia (AL) procurou a equipe do portal PA4.COM.BR para fazer uma grave denúncia sobre a chegada das baronesas em um dos reservatórios do Canal do Sertão.

Novos promotores de Justiça do MPPE tomam posse em cidades do Sertão nesta terça (18); Tacaratu é uma delas


Dezesseis novos promotores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tomam posse nesta terça-feira (18/06), às 17h. Serrita, Moreilândia, Trindade, Ipubi, Terra Nova, Salgueiro, Cabrobó, Carnaíba, Tabira, Buíque, Inajá, Mirandiba, Floresta, Tacaratu, Flores e Custódia são as cidades que receberão o reforço dos promotores para o enfrentamento da criminalidade, fortalecimento dos Direitos Humanos e promoção da cidadania. A sessão solene ocorrerá no Centro Cultural Rossini Alves Couto, na Boa Vista.

“Em dois anos e meio conseguimos nomear 77 novos membros, reduzindo o déficit de profissionais em todo o Estado. Fizemos um grande esforço institucional e hoje chegamos ao menor índice de ausência de promotores de Justiça no Estado. Nosso quadro de membros nunca esteve tão completo”, disse o procurador-geral de Justiça. Para garantir a entrada dos novos membros, o MPPE procedeu uma série de ações de contingenciamento a fim de reforçar o orçamento.

Após a posse os novos promotores de Justiça iniciam curso de formação, passando por diversas atividades com o intuito de prepará-los para o desafio de assumir as Promotorias. Na programação da capacitação estão incluídas palestras com integrantes do MPPE, treinamento no manejo dos sistemas eletrônicos de tramitação de processos, orientações sobre procedimentos de inteligência, perícia criminal e práticas de investigação.

Por MPPE

Petrolândia: Atacado Sanfrancisco - Supermercado avisa que irá funcionar durante todo o dia do próximo domingo (23)



O Atacado Sanfrancisco - Supermercado, localizado na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, na Quadra 12 de Petrolândia, avisa que irá funcionar durante todo o dia do próximo domingo (23), em alusão a véspera de São João. Horário: das 07:30 às 18:30.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação:Assessoria do Supermercado Atacado Sanfrancisco
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


Petrolândia: Domingo de futebol e confraternização entre sócios da AVEPE e familiares


Neste domingo, 16 de junho de 2019, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada de futebol.

Logo após o famoso baba, durante a tradicional confraternização dos domingo, que é realizada na sede da AVEPE, sócios se reuniram em família para uma confraternização, em alusão aos festejos juninos.

Churrasco, bebida, bom papo, resenha, e deu até para alguns sócios soltar a voz e cantarolar algumas 'cantigas' (assista vídeos abaixo).

O presidente da Associação, Rocha, ressaltou a importância da confraternização. De acordo com o mandatário, o objetivo é incentivar as famílias a interagirem mais com o lazer dos sócios.

A AVEPE foi fundada em 1989 com a finalidade de abrir espaço para ex-jogadores do futebol de Petrolândia que muito contribuíram para a sua história. Hoje, após 30 anos de fundação, a instituição possui sede própria de frente para a orla fluvial da cidade, com mais de trezentos metros de área coberta, piso de granito, bar, sinuca, churrasqueira etc.

Todos os sócios desfrutam de lazer nos finais de semana, com direito à tradicional pelada de futebol, bebidas e tira-gostos.

Ver abaixo, vídeos e fotos da confraternização deste domingo, 16 de junho de 2019.

Prefeitura de Tacaratu convida para o VI Arraiá de São Pedro que será realizado em Caraibeiras no próximo dia 29


Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Tacaratu

Petrolândia: Loja Estrela comemora o seu 3º aniversário com festa, lançamentos e promoções

Na sexta-feira passada (14/06/2019) a Estrela, loja de moda masculina e feminina lançou, em comemoração ao terceiro aniversário de funcionamento, na Quadra 02 de Petrolândia, lançamentos e promoções. Na ocasião, os clientes que visitaram a loja foram recebidos com lanches em comemoração ao aniversário do estabelecimento.

Na ocasião, a loja Estrela deixa mensagem de agradecimentos aos seus clientes.

Quero agradecer aos nossos clientes e amigos por acreditar no nosso trabalho poriso chegamos a essa data com muita confiança e a certeza de melhorar cada dia mas vocês são o motivo do nosso sucesso.

Gratidão sempre a Deus e aos meus cliente que é o motivo do sucesso da loja Estrela

A loja Estrela está localizada na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, 569, próximo à Escola Primeiro de Julho e ao PETI, vizinho ao bar de Pedro de Aninha. Contato: 87 99808-6938.

Veja abaixo, fotos

Arcebispo e parlamentares se reúnem no Recife em busca de barrar usina nuclear no município de Itacuruba (PE)

Reunião ocorreu nesta segunda-feira (17) no Recife; Estiveram presentes no encontro o bispo da diocese de Floresta, dom Gabriel Marchesi; o responsável pela Pastoral Social da diocese, padre Luciano Aguiar; e uma comitiva do Conselho Indigenista Missionário e da comissão de pastoral de Pescadores.

O plano de construção de uma usina nuclear no município de Itacuruba, que fica às margens do rio São Francisco, no Sertão de Pernambuco, foi tema de reunião na Cúria Metropolitana do Recife, localizada no bairro das Graças, área central do Recife, nesta segunda-feira (17). O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, convocou para a reunião representantes de movimentos sociais e deputados pernambucanos.

A ação tem o propósito de barrar a pretensão do Governo Federal de construir quatro a oito usinas nucleares no Brasil, incluindo a de Itacuruba, como indica o Plano Nacional de Energia 2030, datado de 2006. Segundo dom Fernando, uma usina nuclear às margens do rio São Francisco pode prejudicar muitas pessoas que vivem na área.

“Como Igreja, não podemos ficar indiferente a essa questão. Reunimos pessoas que tenham o poder de barrar esse projeto. Queremos dialogar e conscientizar a população sobre a gravidade da situação", afirmou o arcebispo.

De acordo com o professor aposentado do curso de engenharia elétrica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Heitor Scalambrini, no local previsto para a construção da usina mora uma população indígena e quilombola grande que teria que ser retirada caso fosse instalada.

“O País não precisa de usina nuclear para produzir energia elétrica. Os riscos são muito grandes. Imagine o vazamento de material radioativo no rio São Francisco, que passa por sete estados, atinge 506 municípios e cerca de 20 milhões de pessoas que dependem diretamente do rio!”, afirmou.

Estiveram presentes no encontro o bispo da diocese de Floresta, dom Gabriel Marchesi; o responsável pela Pastoral Social da diocese, padre Luciano Aguiar; e uma comitiva do Conselho Indigenista Missionário e da comissão de pastoral de Pescadores.

Por Folha de Pernambuco

Jatobá: Tem início hoje e vai até o dia 23 o Jatoforró/2019; confira programação


A programação dos festejos juninos da cidade de Jatobá no Sertão Pernambucano foi divulgada, o evento que já é tradicional em toda região contará com uma grade de atrações bem diversificada do Forró Romântico, Forró Eletrônico, Forró de Vaquejada e Pé de Serra.

As festividades iniciam no dia 17 na cidade cenográfica “FORROJÁ” com apresentações das quadrilhas escolares, comidas típicas e shows ao vivo.
Confira abaixo toda grade de programação:

Área Cultural Cidade Cenográfica FORROJÁ:

SEGUNDA 17/06 18HS às 22hs Apresentações de Quadrilhas e das 22hs a 00hs Ary Souza e Banda.

Terça 18/06 18HS às 22hs Apresentações de Quadrilhas e das 22hs a 00hs Beto do Forró.

Quarta 19/06 18HS às 22hs Apresentações de Quadrilhas e das 22hs a 00hs Rosy Gomes.

Quinta 20/06 18HS as 22hs Apresentações de Quadrilhas e das 22hs a 00hs Elys e Elke Forró das Antigas.

Apresentação Festiva Palco Principal

Sexta 21/06 22hs Rei do Cangaço/00hs VICTOR SANTOS.

Sábado 22/06 22hs Banda Vinil/00hs HELINHO VENTURA.

DOMINGO 23/06 21hs Alexandra Muniz/22h30 Jannu Cardozo/00hs ZECA BOTA BOM.

Por Portal Jatobá
ASCOM PMJ

Caruaru está com seleção aberta para contratação de professores


A prefeitura municipal de Caruaru está com vagas abertas para professores. Por meio de uma seleção simplificada, o município visa a conratação temporária de 699 pessoas para atuar com o ensino fundamental. 

A seleção será realizada em três etapas: prova online, prova escrita e análise de títulos. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente através do site. O resultado será homologado através de portaria conjunta, publicada no Diário Oficial do município de Caruaru.

As vagas são voltadas para profissionais das áreas de Pedagogia, Educação Física, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Matemática.

Por Diário de Pernambuco

Petrolândia: Comunidade Terapêutica Peniel promove 1º Seminário de Políticas Públicas sobre Drogas, no próximo dia 28


A Comunidade Terapêutica Peniel, sediada na Agrovila 01 do Bloco 01 de Petrolândia, instituição que trabalha na prevenção, recuperação e ressocialização de pessoas com problemas relacionados ao uso, abuso e dependência química de substâncias psicoativas, está realizando um grande evento, em concordância com a SEMANA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS, comemorada anualmente na quarta semana do mês de junho, segundo a atual Lei de drogas do Brasil, Lei. 13.840 de 5 de junho de 2019.

No próximo dia 28 será realizado, na Câmara Municipal de Petrolândia, o 1º Seminário de políticas públicas sobre drogas com o tema CONHECER PARA PREVENIR.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Ramon Brás - Diretor da Comunidade Terapêutica Peniel


Assista abaixo entrevista com o Diretor da Comunidade Terapêutica Peniel, Ramon Brás, e saiba como funciona a instituição.


Blog de Assis Ramalho

Ratinho e SBT terão de pagar R$ 200 mil a dois padres por reportagem falsa


O SBT e o apresentador Ratinho, Carlos Massa, terão de indenizar dois padres por danos morais por uma reportagem veiculada em 1999.

Tanto a emissora quando Ratinho terão de pagar R$ 200 mil (corrigidos) a dois padres da cidade de Astorga, no Paraná, segundo decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A reportagem falava que uma moradora da cidade havia deixado o marido para viver com o padre que celebrou seu casamento, mas a notícia era falsa. Além disso, as imagens mostraram um outro padre da mesma cidade. Os dois, então, processaram o programa.

A decisão levou em conta "a imprudência dos apelantes ao transmitir ao vivo matéria ofensiva à honra dos apelados, o sofrimento ocasionado às vítimas e a repercussão em cadeia nacional de televisão, em horário nobre", escreveu o ministro. O caso ficou ainda mais grave por envolver padres acusados de infringir o celibato, informou o documento.

Por: Folha Press

Manifestantes deram recado ao Governo Federal: Itacuruba, Petrolândia e demais cidades vizinhas não querem usina nuclear


O fim de semana foi de protesto nas cidades de Mirandiba, Carnaubeira da Penha, Floresta e Itacuruba. Uma caravana formada por movimentos sociais, sindicatos, pastorais, ONG ProVida, ONG Vida e comunidades tradicionais quilombolas, indígenas, pescadores e ribeirinhos percorreu as referidas cidades em repúdio à possível instalação de uma usina nuclear em Itacuruba.

O ato começou na manhã de sábado, 15, com uma caminhada de Mirandiba a Carnaubeira da Penha. Após um protesto público nesta última, os manifestantes partiram em direção à Floresta, onde se reuniram na diocese local para uma roda de conversa sobre o assunto. Ontem o grupo se deslocou para Itacuruba e encerrou o movimento com uma série de atividades.

Todo o percurso foi acompanhada pela ONG Vida de Salgueiro, representada por seu presidente, Alvinho Patriota, que deu suporte através de filmagem e registro de fotos com drone.

O evento também foi aderido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e Associações de Petrolândia.  Algumas lideranças políticas do município, também estiveram presente ao evento.

Ver todas as fotos > Itacuruba não quer usina nuclear 

Veja abaixo fotos da manifestação




Ver todas as fotos > Itacuruba não quer usina nuclear 

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Blog de Alvinho Patriota
Fotos/Divulgação: Cláudia da ProVida

Ministro da Educação visita Petrolina e anuncia investimentos para cidades sertanejas; Petrolândia não está entre as beneficiadas

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, esteve hoje (17) em Petrolina, onde anunciou um pacote de ações para o Sertão pernambucano. Só para Petrolina, foram garantidos R$ 5,7 milhões, que serão destinados para a construção de uma escola municipal e a instalação de sistemas de ar-condicionado em salas de aula.

A nova unidade escolar será erguida no bairro Quati, zona oeste, que até hoje não contava com nenhuma sala de aula municipal. Os demais recursos serão utilizados no programa de climatização de pelo menos vinte escolas de Petrolina e compra de outros equipamentos para o ensino.

Bastante à vontade no município sertanejo, o ministro disse estar impressionado com o desenvolvimento de Petrolina. Weintraub revelou que trinta anos atrás visitou a cidade e, hoje, encontrou uma realidade muito melhor. “Passei aqui de ônibus numa viagem indo de São Paulo para o Ceará. Mudou muito, é outro mundo. Essa é a prova de que a gente pode mudar, que podemos enfrentar as dificuldades“, elogiou o ministro, que no final do discurso chegou até a tocar numa gaita a música “Baião”, de Luiz Gonzaga.

O prefeito Miguel Coelho, por sua vez, falou da relevância dos investimentos trazidos pelo ministro da Educação para dar continuidade à estruturação da rede de ensino de Petrolina. “Em apenas dois anos, já climatizamos mais de metade das salas e hoje o senhor libera mais de R$ 1 milhão para climatizar diversas outras escolas. Numa cidade tão quente como a nossa, isso faz muita diferença para o aprendizado das crianças. E por fim, essa notícia tão importante, que é a construção de uma escola num bairro que nunca teve uma sala de aula“, detalhou o prefeito.


Outras cidades

Além dos recursos para Petrolina, o ministro Weintraub anunciou R$ 2,1 milhões para mobília, instrumentos musicais e climatização de escolas nos municípios de Afrânio, Araripina, Bodocó, Dormentes e Serrita. Ainda foram liberados investimentos para o campus do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE), localizado em Ouricuri.

Por Blog do Carlos Brito

Veja a reportagem completa no Jornal di Comércio
Em Petrolina, ministro da Educação toca gaita e libera R$ 10 mi para o setor

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Moro dá explicações ao Senado sobre caso ‘Vaza Jato’ nesta semana


O ministro da Justiça, Sergio Moro, deve comparecer na quarta-feira (19) à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado para se explicar sobre as conversas que teve com o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato. O pedido de audiência foi feito pelo próprio Moro na 3ª feira da semana passada.

Na época em que as mensagens foram trocadas, Moro era juiz federal. A comunicação entre membros do Poder Judiciário e do Ministérios Público e a troca de informações sobre processos é considerada ilegal pela Constituição Brasileira.

Na última quarta-feira (12), a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados também aprovou um convite para que moro se explique na Casa. O requerimento é de autoria do vice-líder do PT, deputado Rogério Correia (MG). Como trata-se de um convite e não de uma convocação, o ministro da Justiça não é obrigado a comparecer.

De acordo com congressistas, Moro também deve prestar depoimento na Câmara em 26 de junho, antes do recesso parlamentar.

As conversas entre Moro e Dallagnol foram divulgadas pelo site The Intercept e vão do período de 2015 a 2017. Elas mostram o então juiz dando orientações sobre procedimentos da operação.

Em nota, o ministro disse que não viu “nada de mais” no conteúdo da conversa. Moro foi defendido por Bolsonaro, pela cúpula do governo e por grupos na sociedade que apoiam a operação Lava Jato.

Por Poder 360

Petrolândia: Confira atendimentos de profissionais da Climagem esta semana e agende sua consulta e exame



A Climagem-Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem, localizada na Avenida Marques de Olinda, nº 32, próximo à Pousada e Empório Atenize, no centro de Petrolândia, informa os atendimentos profissionais no período de 17 a 21 de junho de 2019.

Dr. Antonio Marcos (Ginecologia, obstetrícia, ultrassonografia)
Segunda (17): 16h00
Quarta (19): 08h00

Dr. Emanuel de Barros (Endocrinologista) 
Terça (18): 08h30

Dr. Paulo Lucena (Mastologista)
Sexta (21): 08h30

Consultas e exames podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164 (whatsapp).


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Climagem

Tacaratu: Clínica e Laboratório Jaques informa atendimento da semana; Confira e marque sua consulta

Divulgação: Clínica e Laboratório Jaques

Agricultor é morto durante ação da PM após tentar agredir policial com foice em Arcoverde


No domingo (16) um agricultor foi morto durante uma ação da Polícia Militar após tentar agredir um policial com uma foice em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.

Segundo a PM, o homem estava discutindo com uma pessoa, quando começou a ameaçá-la com uma foice. Ao perceber a ação do suspeito, a polícia foi acionada e ordenou que o agricultor largasse a arma branca. No entanto, o homem tentou agredir o policial, que se desequilibrou e caiu.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, os outros policiais que estavam no local atiraram contra o suspeito. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Testemunhas que estavam no local informaram que o suspeito sofria de distúrbios mentais. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Por G1 Caruaru

Petrolândia: MedClinic divulga calendário de atendimentos da semana; confira


A MedClinic, situada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima nº 292, na Orla de Petrolândia, informa os dias e horários de atendimento do seu quadro de especialistas médicos para esta semana

Confira

Agende sua consulta pelos telefones: (87) 3851-1879 e (87) 99630-2907
A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Jatobá/Itaparica: Futebol e descontração da Associação Pó de Serra deste domingo 16/06/2019



Neste domingo, 16 de junho de 2019, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá. realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede.

Confira resultados

1ª Pelada (das 7 às 8hs da manhã):

Camisa amarela 6 x 3 Camisa verde
Gols do camisa amarela: Arnaldo (5) e Samuel
Gols do camisa verde: Marcos (2) e Bangu

Segunda pelada (8h00 às 9h00)

Placar: camisa amarela 6 x 0 camisa verde
Gols do Camisa amarela: Almir (3), Welliton, Samuel e Marcos


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza