segunda-feira, junho 24, 2019

Petrolândia 110 anos: Ex-prefeito Amadeu Souza é entrevistado por Assis Ramalho, em série especial


Seu Amadeu, conhecido na cidade como o prefeito que entrou rico e saiu pobre (Fotos e vídeo: Goret e Paula Francinete)

Nesta segunda-feira (24/06), feriado de São João em Petrolândia, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia deu início a uma série especial de entrevistas em alusão aos 110 anos de emancipação política do município, data a ser comemorada no dia 1º de julho de 2019. O primeiro entrevistado é Amadeu Souza Lima, prefeito de Petrolândia de 1993 a 1996. 

Mais conhecido como seu Amadeu, o ex-prefeito nasceu em Varzinha, no município de Serra Talhada, cidade de onde saiu há 57 anos e, segundo ele, conhece poucas pessoas na terra natal. 

Na política de Petrolândia há cerca de 40 décadas, na entrevista concedida a Assis Ramalho, gravada na Orla Fluvial, Amadeu comenta sua passagem pela Prefeitura de Petrolândia e relembra outras passagens de sua história política na cidade aniversariante. Com descontração e bom humor, o entrevistado ainda comenta o fato de ser citado como o único prefeito que entrou rico e saiu pobre do cargo.

A entrevista está disponível no vídeo abaixo:


Amadeu foi candidato a prefeito de Petrolândia, pela primeira vez, em 1988, derrotado por José Dantas de Lima (Zé Dantas). Em 1992, elegeu-se prefeito na disputa contra o candidato apoiado  pela situação, Marcos Montila. O vice-prefeito na chapa vitoriosa de Amadeu foi o médico Dr. Francisco Simões de Lima. Em 1996, Amadeu apoiou a candidatura de Dr. Simões, eleito prefeito, com Cícero Moura como vice-prefeito. As relações políticas com o sucessor desandaram e Amadeu passou à oposição, tendo sido candidato a prefeito novamente em 2000. Naquele ano, Dr. Simões foi reeleito, com o também médico Dr. Marcos Antonio de Souza (Marquinhos), como vice. Em 2004, Amadeu concorreu nas eleições com Dr. Marcos, reeleito para o cargo que assumiu após o falecimento de Dr. Simões. Em 2008, Amadeu foi candidato a vice na chapa que teve Domingos Sávio como candidato a prefeito. O eleito foi o então deputado estadual, por dois mandatos, Lourival Antonio Simões Neto, filho de Dr. Simões, apoiado pelo prefeito Marquinhos. Em 2010, Amadeu concorreu a deputado estadual, cargo a que também se candidatou em 1998, seu sucesso. 

Nas eleições municipais seguintes (2012 e 2016), Amadeu foi candidato a vereador de Petrolândia, não eleito. Atualmente sem mandato eletivo, o ex-prefeito é um dos vice-presidentes do diretório municipal do PSB e mantém na cidade o estabelecimento comercial da família, um posto de combustíveis.

Próximo entrevistado: Nesta terça-feira, 25 de junho, o entrevistado é o advogado e ex-prefeito de Petrolândia José Dantas de Lima, hoje vereador na vizinha cidade de Jatobá. 

Agradecimentos: O Blog de Assis Ramalho agradece o apoio das irmãs deste blogueiro, Goret e Paula Francinete, na fotografia e vídeo desta reportagem. Agradecimentos também ao entrevistado, sr. Amadeu. 


Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário