domingo, 19 de novembro de 2017

PM de folga enfrenta assaltantes com o filho no colo e mata dois (vídeo)


Durante os tiros contra Jefferson e o seu comparsa, o policial manteve a criança em seu braço esquerdo.

Um policial militar de folga reagiu a um assalto no sábado, 18, e, segurando o filho no colo, baleou e matou dois suspeitos dentro de uma farmácia localizada na cidade de Campo Limpo Paulista, vizinha a Jundiaí, no Estado de São Paulo.



A ação do sargento Rafael Souza, do 49º Batalhão Metropolitano da Capital, durou 25 segundos e foi gravada pelo circuito interno de câmeras do estabelecimento.No final da tarde de sábado, 18, o policial militar entrou na Bifarma, localizada na Praça Castelo Branco, no centro, com o filho pequeno de colo e a esposa, para comprar medicamentos. Enquanto o balconista atendia a sua esposa, entraram dois assaltantes com capuzes e armas em punho, anunciando o roubo.Segundo relatos, um dos suspeitos, Jefferson Alves, de 24 anos, morador de Campo Limpo, apontou a arma na direção de Rafael, que teria se identificado como policial. De acordo com depoimento do sargento da PM, o suspeito teria tentado disparar contra ele. Na sequência, o policial revidou com a sua pistola.


Precisamos falar de Alzheimer

Doação feita neste mês de novembro de 100 milhões de dólares por Bill Gates e filmes como – Para Sempre Alice- reacendem a discussão para o combate da doença

No dia 13 de Novembro, o dono da Microsoft, fez um aporte de 100 milhões de dólares em estudos que procuram a cura para o Alzheimer. No Brasil já são mais de 1,2 milhão de casos, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer. No mundo este número sobe para 35 milhões de pessoas. A doença acontece pela atrofia lenta e progressiva do cérebro, causando demência e perda da memória. É ocasionada por dois tipos de dano neuronal: acúmulo de proteína beta-amiloide e emaranhado de proteína tau no cérebro. Sabe-se que tem influência genética, porém não é um atestado que o indivíduo desenvolverá a doença. Práticas diárias e estilo de vida podem ajudar no combate e desenvolvimento da patologia.

É fato que não há cura e que os medicamentos existentes ajudam a preservar o que restou da capacidade cognitiva, todavia alguns estudos provaram que boa alimentação, exercícios físicos, e novos conhecimentos, como aprender um novo idioma, podem ser uma boa trinca para as pessoas de todo o mundo minimizarem as chances de contraírem a enfermidade. Jean Carper, jornalista americana, cita esses três hábitos em seu livro – 100 dicas simples para prevenir o Alzheimer e a perda de memória- uma coletânea de pesquisas científicas sobre o tema.A indústria cinematográfica americana também já expôs no filme – Para sempre Alice- o quanto a doença evolui rápida e o drama vivido pela família e a paciente. A película rendeu a Julianne Moore o Oscar de melhor atriz em 2015 e nos faz refletir sobre a gravidade da doença ao mostrar a perda de memória, movimentos, e o impacto dos relacionamentos da personagem.


Rodrigo Novaes comemora o envio do Projeto de Lei Anticorrupção à Alepe

Foto: Lourival Maia/Alepe

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) comemorou, nesse sábado (18), o envio do projeto da Lei Estadual Anticorrupção à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O documento estava no executivo desde maço deste ano e foi encaminhado pelo Governador Paulo Câmara na última sexta-feira (17). A iniciativa desta proposta foi do parlamentar, que presidiu uma Comissão Especial, na Alepe, para a elaboração do texto.

Para o vice-líder do governo, a iniciativa representa um grande avanço no combate à corrupção em nosso Estado. “A lei vem para tornar mais transparente e mais firme o resultado para o público. É uma lei moderna que vai colaborar na apuração com mais agilidade os casos de corrupção em Pernambuco”, afirmou. 

Assessoria de Imprensa deputado estadual Rodrigo Novaes


Casos de hemorroidas na mesma família não estão ligados à genética


É comum ouvir que as hemorroidas são transmitidas geneticamente de pai para filho. Afinal, isso é mito ou verdade? De acordo com a proctologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Maristela Gomes de Almeida, a afirmação não é verdadeira.

Os casos da doença em uma mesma família são classificados como tendência familiar. Apesar de não existir uma causa totalmente conhecida, a médica explica que pode ter relação com os hábitos deste grupo de pessoas, como alimentação com poucas fibras e, consequentemente, ter o intestino preso.

Dois sinais importantes ajudam a identificar a doença, que é caracterizada pela dilatação das veias da região anal. Segundo a médica, sangramento na cor vermelho vivo e a saída das hemorroidas pelo ânus após a evacuação, também denominado prolapso hemorroidário, são características do problema.

"Estes sintomas podem ainda esconder algo mais grave, como o câncer no reto. Por isso, é preciso um diagnóstico correto do especialista antes de iniciar qualquer tratamento", pondera Maristela Gomes.


Deputados Zeca e Júlio unem oposição em Carnaíba e anunciam emendas

Foto: Divulgação

Com o auditório do Posto Vale, em Carnaíba, superlotado, os deputados Júlio Cavalcanti (PTB) e Zeca Cavalcanti (PTB), estadual e federal, respectivamente, participaram no final da manhã desta quinta-feira (16) de um encontro promovido pelo presidente da Câmara de Vereadores de Carnaíba, Irenildo Pereira (Neudo da Itã), do PSB, aonde se reuniu toda a oposição do município em torno dos parlamentares trabalhistas. Os deputados anunciaram uma ambulância, um trator de arado e uma retroescavadeira para o município.

Estavam presentes, além do vereador Neudo da Itã, os vereadores Anchieta Crente (PR), Preguinho (PR), Gleybson Martins (PDT); A vereadora Cristina, Flores; o vereador Zé Negão, de Afogados da Ingazeira; os ex-prefeitos de Carnaíba: José Francisco Filho, o Didi (PTB); José Mário Cassiano Bezerra e Antônio Rodrigues Sobrinho (Tota de Juvenal, do PR); Anderson de Itapetim; os Suplentes de Vereadores Elzir Ferreira (PSL), Missa (PR), Tato da Itã (PTB) e Luan Pereira (PSOL) e lideranças comunitárias.


Petrolândia: Emanuell Henrique completa 3 anos e recebe parabéns da titia Milly


Neste domingo, 19 de novembro, o garotinho Emanuell Henrique completou 3 anos. Sua tia Milly parabeniza o sobrinho com votos de muitos anos de vida, saúde e felicidade. Feliz aniversário, Emanuell!

Blog de Assis Ramalho
Informações e foto: Milly Souza


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 20 a 24 de novembro de 2017


Segunda-feira (20): Neurologista, Nutricionista, Raio X, Exames Laboratoriais, Eletrocardiograma
Terça-feira (21): Nutricionista, Raio X, Eletrocardiograma
Quarta-feira(22): Nutricionista, Raio X,  Exames Laboratoriais, Eletrocardiograma
Quinta-feira (23): Nutricionista, Raio X, Eletrocardiograma
Sexta-feira (24): Nutricionista, Raio X, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/Secretaria de Saúde de Petrolândia


Delação pode destruir Geddel e balançar governo Temer


O assessor parlamentar Job Ribeiro Brandão, funcionário de confiança do ex-ministro Geddel Vieira Lima e de seu irmão Lúcio, deputado federal, foi convocado para uma missão delicada. Graças a um habeas corpus, Geddel, um líder do PMDB, ex-ministro do governo Temer e integrante do círculo de amigos mais próximos do presidente Michel Temer, havia deixado a penitenciária da Papuda, em Brasília, na noite de 13 de julho. De volta a Salvador para cumprir prisão domiciliar, Geddel tinha pressa. Preocupado com a possibilidade de as investigações da Operação Lava Jato o devolverem ao cárcere, Geddel incumbiu Job de destruir documentos, agendas e anotações. Assim fez Job. Papéis foram picotados e jogados na privada; outros documentos foram colocados em sacos de lixo e descartados. Estava limpo o terreno caso houvesse uma nova batida da Polícia Federal.

Mas memória não vai para o lixo. A operação secreta foi revelada por Job, em um depoimento inédito ao qual ÉPOCA teve acesso com exclusividade, e constitui um grave relato de interferência nas investigações, capaz de agravar a situação de Geddel. Job contou um pouco do que sabe ao delegado Marlon Cajado na Superintendência da Polícia Federal da Bahia, em Salvador, na terça-feira, dia 14, como uma mostra de boa vontade e disposição para firmar um acordo de delação premiada com a Lava Jato. A memória de Job é perigosa para Geddel e seu irmão Lúcio. Em prisão domiciliar desde setembro, o ex-­assessor pretende tornar públicas suas lembranças para se livrar da pena.


Saiba como prevenir seus eletroeletrônicos dos danos causados pelas fortes chuvas

Durante o período, alta incidência de raios e quedas de energia podem danificar equipamentos e comprometer a vida útil

Basta o verão se aproximar para voltar a preocupação com os equipamentos elétricos e eletrônicos de maneira geral. Entre os transtornos previstos para a época das chuvas - que se estende de novembro até março do ano seguinte – estão as fortes tempestades que causam as enchentes, quedas e falhas no fornecimento de energia elétrica. Tais incidentes, causados pelo grande volume de chuvas, geram impactos significativos na vida das pessoas e podem ser sentidos principalmente nas grandes cidades.

A ocorrência de descargas elétricas durante o período é alta. O Brasil é líder mundial na incidência de raios, com 50 milhões de descargas por ano, segundo dados disponíveis no site do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), que pertence ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O levantamento realizado pelo instituto aponta ainda que nos últimos seis anos, o número médio anual de raios no Brasil foi de 77,8 milhões. Esse valor é bem superior ao obtido no levantamento feito em 2002, que apontava cerca de 55 milhões de raios. Para este Verão, o Elat - com base nas temperaturas dos oceanos Atlântico e Pacífico, Equatorial e Norte - prevê uma incidência de raios dentro da média histórica nas Regiões Norte e Centro-Oeste e até 10% acima da média nas regiões Sul e Sudeste. Além do fenômeno natural, que aumenta significativamente no Verão, quedas de energia são bastante comuns, provocando prejuízos incalculáveis.


Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e OAB/AL assinam termo de parceria

Foto: Delane Barros/CBHSF

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e a seccional alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são, agora, oficialmente, parceiros para ações em defesa do chamado rio da integração nacional. A proposta lançada há alguns meses, foi oficializada essa semana, com a assinatura do termo de parceria entre as duas instituições. Com isso, a OAB passa a integrar grupos de trabalho e reuniões promovidas pelo CBHSF.

A solenidade de assinatura do documento, na última terça-feira (14 de novembro), na sede da OAB Alagoas, contou com a presença dos presidentes do Comitê, Anivaldo Miranda; da OAB, Fernanda Marinela; o vice-presidente da Ordem, Ednaldo Maiorano; a vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Mayumi Ogata, os membros da comissão, Renato Scalco e Roberto Farias, que é representante da OAB no Comitê.


Guimarães Rosa, recriador da linguagem literária brasileira, morria há 50 anos


Há meio século, em 19 de novembro de 1967, morria o escritor João Guimarães Rosa, apenas três dias depois de assumir a cadeira número 2 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele havia sido eleito quatro anos antes, por unanimidade, em 1963. No auge da carreira, o autor consagrado por sua recriação da linguagem da literatura temia a emoção de tomar posse como acadêmico e, de fato, um infarto o matou aos 59 anos de idade.

Naquele mês de novembro de 1967, os jornais da época destacavam o fato de que, em uma mesma semana, a filha do autor mineiro, Wilma Guimarães Rosa, lançaria seu primeiro livro, Acontecências, no dia 13, e três dias depois, seu pai tomaria posse na ABL.

“Eram duas maravilhosas acontecências em nossas vidas, eu lançando meu primeiro livro e meu pai tendo o coroamento da carreira literária dele. Infelizmente, para nossa tristeza, no domingo, Dia da Bandeira que ele tanto reverenciava, Deus o chamou. Foi uma semana que começou linda, mágica, entusiasmante, e terminou de um modo trágico para todos nós, família, amigos, leitores, admiradores. Porém, resta o consolo da frase que meu pai proferiu, junto com o discurso de posse na Academia Brasileira de Letras: as pessoas não morrem, ficam encantadas”, relembra Wilma, em depoimento na página do Facebook da editora Nova Fronteira, há três décadas responsável pela publicação da obra de Guimarães Rosa.


Petrolândia: Família parabeniza os 95 anos de dona Expedita Ramalho



Neste domingo (20), dona Expedita Ramalho, avó deste blogueiro, recebe os parabéns de suas filhas, netos, bisnetos, trinetos, e demais parentes, na comemoração de seu aniversário de 95 anos.

Parabéns, que Deus a abençoe com muitos mais anos de vida, com saúde e lucidez.

Histórico
Expedita Jacobino Ramalho nasceu em 19 de novembro de 1922, no Sítio Cajazeiras, município de Ibiara, no sertão da Paraíba. Filha de Isaías Jacobino de Souza e Ana Ramalho de Souza, ficou órfã de mãe aos 20 anos de idade.

A convite do pai, Isaías, fizeram um passeio para visitar familiares que residiam na região de Tacaratu-PE. Nessa visita conheceu o jovem Antônio Nunes de Souza, filho único do tacaratuense Pedro Nunes de Souza e de Marcionila Gomes Souza, natural de Floresta-PE. Apaixonados, casaram-se pouco tempo depois.

Antônio e Expedita constituíram família e tiveram 11 filhos: Elita, Maria José, Eliêda, Socorro, Carminha, Aparecida, Naninha, Manoel (falecido), Pedro, Antônio e Isaías.

Antônio Nunes faleceu em 26/11/2001

Blog de Assis Ramalho


MPPE recomenda anulação de concurso da UPE realizado em agosto deste ano

Universidade de Pernambuco, UPE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou, em publicação no Diário Oficial deste sábado (18), a anulação do concurso público realizado pela Universidade de Pernambuco (UPE) em 1º de outubro deste ano devido a suspeitas de fraude. Segundo o MPPE, quatro sobrinhos de membros da comissão de seleção foram aprovados no concurso.

A recomendação da promotora de Justiça Andrea Padilha, direcionada ao "Secretário de Administração do Estado de Pernambuco e ao Magnífico Reitor da Universidade de Pernambuco" e ao Instituto de Apoio à UPE (IAUPE, organizadora das provas) é de que a prova seja anulada no prazo de 10 dias úteis, a contar da ciência da recomendação, de "todas as provas realizadas no concurso público para o cargo de assistente técnico em gestão universitária na função assistente administrativo realizados no âmbito do concurso público visando a nomeação em caráter efetivo para os referidos cargos no âmbito da Universidade de Pernambuco regulamentados pelo edital portaria conjunta SAD/ UPE 045/2017, anulando consequentemente os resultados obtidos para esse cargo/função". Orienta ainda que as provas sejam refeitas a partir da publicação de novo cronograma.


Audiência pública marca o Dia da Consciência Negra na Alepe nesta segunda (20)


O Dia da Consciência Negra será celebrado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com audiência pública, nesta segunda (20), às 9h00, no Auditório Senador Sérgio Guerra do Edf. Governador Miguel Arraes de Alencar, Rua da União – Boa Vista. Promovido pela Comissão de Cidadania, o debate será focado no enfrentamento ao racismo e na construção do povo negro.

Para o encontro foram convidados representantes do Poder Executivo, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Coletivo de Mulheres Negras de Pernambuco, Coletivo Cabelaço e da Rede Mulheres de Terreiro de Pernambuco, entre outros. Reconhecido pelo movimento negro desde 1978, o Dia Nacional da Consciência Negra tornou-se oficial a partir da Lei Federal nº 12.519/2011. A data homenageia Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695.

Alepe


Atividade física e alimentação equilibrada também previnem doenças oculares

O alerta é de especialistas do maior grupo de hospitais oftalmológicos da América Latina, HOBrasil 

A maioria das pessoas liga o sedentarismo e alimentação desregulada apenas a problemas cardíacos e Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas os prejuízos da falta de cuidados com o corpo são muito maiores e podem causar, inclusive, doenças oculares graves, gerando até a perda da visão.

O oftalmologista Marcelo Freitas, sócio-fundador do Instituto de Olhos Freitas, Salvador (BA), um dos hospitais do Grupo HOBrasil, lembra que a falta de exercícios aliada a maus hábitos alimentares e ao excesso de peso, são fatores de risco para o desenvolvimento da Hipertensão Arterial Sistêmica (pressão alta) e do Diabetes Mellitus (DM), principalmente o Tipo 2. “Esse conjunto de situações clínicas aumenta de forma considerável o risco de eventos cardiovasculares e circulatórios, como infartos e tromboses, tendo uma relação estreita e direta com a circulação retiniana, promovendo obstruções vasculares, arteriais ou venosas e retinopatia diabética, ambas apresentando possibilidades reais de perda parcial ou total da visão”, explica Freitas.


Mega-Sena acumula de novo e prêmio vai a R$ 50 milhões na quarta-feira


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.989 da Mega-Sena, que ocorreu na noite deste sábado (20) em Amparo (SP). O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 15 - 22 - 30 - 32 - 40 - 58

A quina teve 47 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 56.106,95. Outras 3.280 apostas faturaram a quadra; cada uma ganhará R$ 1.148,53.

O próximo concurso (1.990) será na quarta-feira (22). O prêmio previsto é de R$ 50 milhões.

Mais Loterias

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.


Confira manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 19 de novembro de 2017





A Tarde

Ex-assessor guardava dinheiro em closet da mãe de Geddel em Salvador

Correio da Bahia
Grupo armado abre fogo em aniversário e fere cinco pessoas em Mata Escura
Tribuna da Bahia
Parceria com Hospital de Barretos vai ampliar rastreamento do câncer na Bahia
O Globo
Brasil se une às buscas de submarino desaparecido na Argentina
O Dia
MP abre inquérito para apurar sete mortes em baile funk em São Gonçalo
Extra
Mulher morre ao ser esfaqueada durante briga de trânsito, em Macaé
Folha de São Paulo
Mortes violentas caem nas capitais e agora aterrorizam interior do país
O Estado de São Paulo
Ministério Público do Rio entra com ação para anular sessão que libertou Picciani
Correio Braziliense

Quase 64% das pessoas sem emprego no país são pretos ou pardos, diz IBGE
Valor Econômico
Juiz de instância condena Renan Calheiros à perda do mandato de senador e direitos políticos por oito anos
Estado de Minas
Suplente de Cristovam Buarque pode perder cargo após denúncia de abuso sexual
Zero Hora
Polícia segue atrás de seis foragidos de operação contra traficante Nego Jackson
Brasil Econômico
Governo revê Orçamento e libera R$ 593 milhões em emendas ao Congresso

Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.



Ação da Codevasf gera emprego e renda em comunidade rural no Norte da Bahia

Foto: Divulgação/Codevasf

Roupas infantis, lençóis e panos de prato são alguns dos itens confeccionados por mulheres da Associação Comunitária e Assistencial dos Pequenos Agropecuaristas de Mônica, povoado a 34 quilômetros da cidade de Morro do Chapéu, município localizado no Norte da Bahia, a 391 quilômetros de Salvador. A produção é resultado de uma ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que estruturou a entidade com um kit de corte e costura.

O investimento do governo federal foi de R$ 14,2 mil – recurso do Orçamento Geral da União, destinado à Codevasf por meio de emenda parlamentar. O kit é composto por máquina portátil de costura 24 pontos, máquina Interlock industrial completa, máquina galoneira, ferro de passar a vapor industrial, mesa retangular para enfesto de tecido, máquina bordadeira computadorizada, duas tesouras industriais e fitas métricas.