14 abril 2018

Floresta: II Pega de Boi no Mato acontece nos dias 4 e 5 de agosto na Agrovila 6 dos Mandantes

Divulgação

Mychel Ferraz participa de seminário sobre a importância da conservação dos solos para a produção de alimentos no mundo


Na última quinta-feira (12), o Coordenador Geral de Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) participou do seminário Conservação de solo: Sustentabilidade na produção de alimentos e na segurança hídrica, realizado em Brasília-DF

"Em nossas considerações, destacamos a importância da segurança hídrica; bem como, a necessidade permanente da exploração sustentável desse patrimônio natural, valiosíssimo e escasso, que estrutura a vida em nosso planeta, sendo responsável pela produção de alimentos. O trabalho avança com mais compromisso!", afirmou Mychel Ferraz, após o evento.

Seminário - "O Brasil tem boas práticas na área de conservação de solos, mas é preciso divulgá-las ainda mais entre os agricultores, como por exemplo a integração lavoura – pecuária – floresta. A conservação de solos é um tema chave para toda a humanidade”, destacou o Representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, durante o seminário.

O evento foi promovido pelo MAPA em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, que será celebrado neste domingo, 15 de abril.

Profissionais de saúde sabem pouco sobre Doença de Chagas, diz estudo


Um estudo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a organização Médico Sem Fronteiras (MSF), mostrou que profissionais de saúde sabem pouco sobre métodos de diagnóstico e tratamento da Doença de Chagas no Brasil. O resultado da pesquisa foi divulgado na Universidade de Brasília às vésperas do Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas, lembrado neste sábado (14).

Entre os profissionais de unidades básicas de Saúde ouvidos em seis municípios brasileiros, apenas 32% conheciam os procedimentos de diagnóstico da doença. Quando questionados sobre o tratamento da doença, 41% afirmaram saber que existe um medicamento específico para a doença, mas somente 14% sabiam dizer o tipo de medicamento indicado.

O epidemiologista da Unidade Médica Brasileira do Médico Sem Fronteiras, Juan Carlos Cubides, explicou que o objetivo do estudo era justamente mostrar a negligência com a doença de Chagas no país e documentá-la, pois faltam números oficiais sobre o problema.

Segundo ele, o resultado do estudo demonstra a invisibilidade da doença nas unidades básicas de saúde. “Muitas vezes o médico tem um paciente com sintomas de Chagas mas ele não pensa na doença. Não sabe fazer o diagnóstico e nem que medicamento utilizar”, disse. “Isso contrasta fortemente com o que acontece nos Centros de Referência, obviamente, onde 90% dos profissionais conhecem os testes de diagnóstico e o tratamento indicado.”

Sesc Ler Bodocó leva Laboratório de Autoria às escolas

Projeto gratuito celebra a semana do Livro Infantil com contação de histórias entre os dias 16 e 20 de abril

De 16 a 20 de abril, o Sesc Ler Bodocó vai celebrar a Semana do Livro Infantil, levando para várias escolas da cidade o Laboratório de Autoria Literária Marcelino Brígido. Durante toda a semana, serão realizadas contações de histórias com a atriz cearense Thailyta Feitosa.

Os estudantes terão acesso a vários livros, dispostos na refriteca, uma geladeira adaptada como biblioteca itinerante que vai circular pelas escolas. As histórias serão lidas pelos atores do grupo de teatro Artimanha.

Além dos estudantes do Sesc Ler Bodocó, receberão o Laboratório de Autoria os estudantes das escolas São Francisco, Theodósio Leandro Horas e do Colégio Municipal Antônia Lócio da Cruz.

Carro de delegado que estava desaparecido após viagem na BA, é encontrado carbonizado com corpo dentro

O delegado Marco sumiu logo depois que viajou de Barra da Estiva para Vitória da Conquista. Ele dirigia uma caminhonete e levava uma motocicleta na carroceria. No entanto, ele não chegou ao seu destino.

O corpo carbonizado que foi encontrado dentro de um carro entre os municípios de Tanhaçu e Anagé, no sudoeste da Bahia, é do delegado Marco Antônio Torres, da cidade de Barra da Estiva, que estava desaparecido desde desde quinta-feira (12) após sair para uma viagem. A informação foi divulgada pela Polícia Civil, que emitiu nota de pesar pela morte.

O veículo com o corpo foi encontrado em uma estrada vicinal, próximo ao povoado de Sussuarana, que pertence ao município de Tanhaçu. Ainda não há informações sobre as circunstâncias da morte do delegado.

Marco sumiu logo depois que viajou de Barra da Estiva para Vitória da Conquista -- a distância entre as duas cidades é de cerca de 190 km. Ele dirigia uma caminhonete e levava uma motocicleta na carroceria. No entanto, ele não chegou ao seu destino.

O carro com o corpo do delegado foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Vitória da Conquista, para ser periciado.

Um papagaio e 15 pássaros que eram criados em cativeiro são entregues à CPRH

Conscientização ambiental leva técnico em refrigeração e barbeiro a promover entrega voluntária ao órgão ambiental (Foto: Divulgação/CPRH)

Um papagaio-do-mangue (Amazona amazonica) e 15 pássaros de diversas espécies – sibito, sábia-laranjeira, tico-tico, papa-capim e sanhaçu – estão entre os novos animais silvestres acolhidos esta semana pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). As acolhidas ocorreram a partir de motivações pessoais de cidadãos comuns que procuraram a Agência para fazer a chamada “entrega voluntária”, que possibilita a reabilitação de animais criados em cativeiro para, posteriormente, serem devolvidos à natureza.

Uma das iniciativas partiu do barbeiro Alyson Luiz da Silva, morador de Roda de Fogo, na Zona Oeste do Recife. Ele criava o papagaio-do-mangue e um sanhaçu há dois anos. Resolveu pesquisar na internet a forma de regularizar a situação para ficar “certinho com lei”, como disse, mas terminou entendendo que só animal oriundo de criadouros legalizados podem ser criados. A criação de animais silvestres pegos na natureza ou comercializados de forma irregular configura crime ambiental.

Deputada Socorro Pimentel defende prevenção contra febre amarela e leishmaniose


Ao registrar a comemoração do Dia do Infectologista (11 de abril), a deputada Socorro Pimentel (PTB) cobrou, na Reunião Plenária desta quinta (12), a atuação governamental para o combate a doenças infecciosas, como a leishmaniose, a zika e a febre amarela. Sobre esta última, a parlamentar voltou a defender que seja feita uma campanha de vacinação em massa em Pernambuco.

“Com relação à febre amarela, por exemplo, estamos há mais de um ano recomendando a vacinação em massa, enquanto a Secretaria de Saúde diz que não há necessidade”, afirmou. Ela lembrou que o Ministério da Saúde definiu que a recomendação de vacinação contra a febre amarela deverá ser ampliada para todo o território brasileiro.

Cerca de 350 casas estão inundadas em Bodocó, no Sertão de Pernambuco


O prefeito de Bodocó-PE, Túlio Alves, reuniu a equipe de governo e Corpo de Bombeiros na tarde desta sexta-feira (13), para tratar sobre as definições das ações de contingência que serão executadas para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que caíram durante toda a madrugada de hoje no município sertanejo.Trecho da PE-545, que liga Bodocó a Ouricuri foi bloqueado após a pista ceder.

Entre os problemas, estão cerca de 350 casas inundadas, centenas de famílias desabrigadas, acesso impossibilitado a algumas comunidades rurais, além do trecho da PE-545, que liga as cidades de Bodocó e Ouricuri, que foi bloqueado, após a pista ceder.

Todas as secretarias municipais estão mobilizadas em função de ações e medidas para garantir suporte para alojamento, alimentação, medicações e assistência médica e social aos desabrigados.