sábado, 14 de abril de 2018

Imigrantes estão distribuídos pelo interior do Brasil, mostra pesquisa

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Dos 5.570 municípios, 3.432 tiveram pelo menos um registro de imigrante internacional - entre bolivianos, haitianos, cubanos e venezuelanos - entre os anos de 2000 e 2015, mostrando que há capilarização da migração no país. Os dados estão no levantamento feito por pesquisadores do Observatório das Migrações em São Paulo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), financiada pela Fapesp, que deu origem a um Atlas Temático.

Em Sergipe, por exemplo, 43 municípios registraram a presença de pelo menos um imigrante internacional no período e no Ceará, 119 municípios tiveram ao menos um registro em 15 anos. Os 8.437 venezuelanos que registraram residência no Brasil no período estão presentes não só nas regiões de fronteira, como em Roraima.

“Isso rompe com o imaginário de que a rota das migrações internacionais no Brasil passa pelas fronteiras, segue para as metrópoles, principalmente das regiões Sul e Sudeste do país, e se espalha pra outros estados”, disse Rosana Baeninger, pesquisadora do Núcleo de Estudos da População (Nepo) da Unicamp e coordenadora do projeto. No estado de São Paulo, dos 645 municípios, 489 registraram a presença de imigrantes. Em 2016, o número aumentou para 580 municípios.


Deputado Fernando Filho visita Bodocó e pede apoio do Governo Federal para a cidade, após inundação


Neste sábado (14), o deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM) visitou Bodocó, no Sertão de Pernambuco, cidade que sofreu inundação devido às fortes chuvas caídas esta semana. Com a força das águas uma ponte foi destruída, estradas foram danificadas e muitas ruas ficaram alagadas. "Solidário com os meus irmãos sertanejos em virtude dos estragos causados pelas chuvas que caíram na região nos últimos dias", explica o parlamentar.

O prefeito Túlio Alves Alcântara decretou situação de emergência no município, que já conta com mais de 800 pessoas desabrigadas.

"Fiz contato com Ministério da Integração Nacional, pedindo apoio do Governo Federal diante das dificuldades enfrentadas por Bodocó", disse o deputado, ex-ministro de Minas e Energia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Assessoria de Fernando Filho


Janela partidária mexe com 15% dos deputados da Câmara, DEM é o mais beneficiado


Nas últimas semanas, mais de 15% dos deputados federais mudaram de partido, de olho nas eleições de outubro. Impulsionada pelo fato de ter um integrante na presidência da Câmara, a bancada do DEM foi a que mais cresceu durante o período conhecido como janela partidária.

Ao todo, 85 deputados aproveitaram o prazo para se filiar a outros partidos sem correr o risco de perder seus mandatos, o que representa 16,5% dos 513 parlamentares da Casa em legendas diferentes das que iniciaram o ano de 2018.

Os democratas receberam a adesão de 14 deputados e apenas duas baixas. Quinta maior bancada da Câmara, o DEM está agora com 44 deputados, após ter iniciado a legislatura com menos da metade desse número: em 2015, eram 21 parlamentares filiados ao partido.


Mychel Ferraz participa de seminário sobre a importância da conservação dos solos para a produção de alimentos no mundo


Na última quinta-feira (12), o Coordenador Geral de Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) participou do seminário Conservação de solo: Sustentabilidade na produção de alimentos e na segurança hídrica, realizado em Brasília-DF

"Em nossas considerações, destacamos a importância da segurança hídrica; bem como, a necessidade permanente da exploração sustentável desse patrimônio natural, valiosíssimo e escasso, que estrutura a vida em nosso planeta, sendo responsável pela produção de alimentos. O trabalho avança com mais compromisso!", afirmou Mychel Ferraz, após o evento.

Seminário - "O Brasil tem boas práticas na área de conservação de solos, mas é preciso divulgá-las ainda mais entre os agricultores, como por exemplo a integração lavoura – pecuária – floresta. A conservação de solos é um tema chave para toda a humanidade”, destacou o Representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, durante o seminário.

O evento foi promovido pelo MAPA em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, que será celebrado neste domingo, 15 de abril.


Profissionais de saúde sabem pouco sobre Doença de Chagas, diz estudo


Um estudo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a organização Médico Sem Fronteiras (MSF), mostrou que profissionais de saúde sabem pouco sobre métodos de diagnóstico e tratamento da Doença de Chagas no Brasil. O resultado da pesquisa foi divulgado na Universidade de Brasília às vésperas do Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas, lembrado neste sábado (14).

Entre os profissionais de unidades básicas de Saúde ouvidos em seis municípios brasileiros, apenas 32% conheciam os procedimentos de diagnóstico da doença. Quando questionados sobre o tratamento da doença, 41% afirmaram saber que existe um medicamento específico para a doença, mas somente 14% sabiam dizer o tipo de medicamento indicado.

O epidemiologista da Unidade Médica Brasileira do Médico Sem Fronteiras, Juan Carlos Cubides, explicou que o objetivo do estudo era justamente mostrar a negligência com a doença de Chagas no país e documentá-la, pois faltam números oficiais sobre o problema.

Segundo ele, o resultado do estudo demonstra a invisibilidade da doença nas unidades básicas de saúde. “Muitas vezes o médico tem um paciente com sintomas de Chagas mas ele não pensa na doença. Não sabe fazer o diagnóstico e nem que medicamento utilizar”, disse. “Isso contrasta fortemente com o que acontece nos Centros de Referência, obviamente, onde 90% dos profissionais conhecem os testes de diagnóstico e o tratamento indicado.”


Campanhas arrecadam doações para desabrigados em Bodocó, Sertão de PE Mais de 800 pessoas ficaram desalojas em Bodocó, no Sertão de Pernambuco.

Arrecadação de alimentos pela empresa Paschoalotto para o Fundo Social de Solidariedade de Agudos (Foto: Divulgação)

Órgãos públicos e empresas privadas estão organizando várias campanhas no Sertão de Pernambuco para arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal. O objetivo é beneficiar mais de 800 pessoas que ficaram desalojas em Bodocó, no Sertão de Pernambuco. As fortes chuvas na região desde a madrugada da sexta-feira (13) encheram riachos e açudes que invadiram inúmeras casas. Essas famílias estão sendo encaminhadas para creches e escolas da cidade.

Estão sendo arrecadados alimentos, água mineral, roupas, sapatos e brinquedos.

Confira os pontos de arrecadação:


Metade do país é contra prisão de Lula, mas 57% acham que ele está envolvido com corrupção, diz pesquisa


Na noite do último sábado (7), quando o ex-presidente Lula chegou de helicóptero a Curitiba, encontrou o bairro onde começará a cumprir sua pena dividido em dois pela Polícia Militar paranaense. De um lado, manifestantes de verde e amarelo favoráveis ao mandado de prisão do juiz Sérgio Moro; do outro, militantes de esquerda e simpatizantes, contrários à ida de Lula para a cadeia.

Agora, a primeira pesquisa de opinião após a prisão do petista mostra que o país inteiro está dividido: 46% dos brasileiros são contra a decisão de prender Lula, e 50% são favoráveis. A diferença está dentro da margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, segundo o IPSOS.

Para 57% dos entrevistados pelo IPSOS, Lula é culpado das acusações pelas quais está preso (32% acham que é inocente). Mais ainda: 69% consideram que o petista está envolvido de alguma forma nos esquemas de corrupção investigados pela Lava Jato.

Os pesquisadores foram às ruas entre os dias 7 e 10 de abril, e ouviu 1.200 pessoas nas cinco regiões brasileiras. E, durante este período, foi difícil achar alguém que não soubesse o que estava acontecendo: 99% dos entrevistados ouviram falar sobre a prisão de Lula.


Prêmio Sebrae de Prefeitos Empreendedores 2018 abre inscrições

Gestores dos municípios pernambucanos devem competir entre si na categoria estadual. Os vencedores vão concorrer com prefeitos de todo o Brasil.

O prêmio Prefeito Empreendedor, que deita luzes sobre o reconhecimento de gestões municipais que desenvolvem políticas de apoio às micro e pequenas empresas, está com inscrições abertas para sua fase estadual em Pernambuco. Todos os prefeitos podem participar, com projetos que incentivem a atividade empreendedora em suas cidades. A intenção do prêmio é reconhecer e valorizar os gestores que, ao apoiarem as atividades dos pequenos negócios, desenvolvem seus municípios.

Aplicar no âmbito do município a legislação nacional que institui o tratamento diferenciado para micro e pequenos empreendedores, assim como reduzir a burocracia para os empresários, são algumas das formas de abrir os caminhos para o desenvolvimento. De acordo com Priscila Lapa, analista da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, o prêmio é uma ação de referência, pela seriedade do processo e pelo estímulo que representa para a melhoria da gestão pública. "O Prêmio Sebrae para o Prefeito Empreendedor está em sua décima edição e tem como proposta difundir a cultura empreendedora, com foco no desenvolvimento local, destacando em âmbito nacional as boas práticas da gestão municipal”, afirma.


Arcoverde: Deputados Júlio e Zeca entregam trator em Serra das Varas



Os deputados Júlio Cavalcanti (estadual) e Zeca Cavalcanti (federal), ambos do PTB, entregaram na tarde desta sexta-feira (13), em Arcoverde, mais uma máquina para ajudar o homem e a mulher do campo. Desta vez foi beneficiada a Associação dos Agricultores Familiares de Serra das Varas.

Presentes ao evento, além dos parlamentares trabalhistas, a presidente do PTB em Arcoverde, Nerianny Cavalcanti; os vereadores Heriberto do Sacolão (Podemos) e Zirleide Monteiro (PTB), que foi uma das responsáveis pela organização da associação dos agricultores. Em sua fala, o presidente da entidade, Lula, disse que sempre acreditou nas promessas dos deputados Júlio e Zeca e o trator não era de uma pessoa ou da associação, mas de todos os trabalhadores e trabalhadoras do campo.

A vereadora Zirleide Monteiro ressaltou sua felicidade pela concretização de um sonho. "Para nós, que a menos de um ano, mais precisamente em setembro do ano passado demos posse a esta associação, hoje está entregando este trator nos enche de alegria e nos dá a certeza de que a partir de agora aqueles homens e mulheres que produzem os alimentos que consumimos não precisarão mais se humilhar à prefeitura para mendigar uma hora máquina", disse Zirleide.


Horta é terapia ocupacional para pacientes do Hospital Ulisses Pernambucano, no Recife


Desenvolvida pelo Governo de Pernambuco, iniciativa proporciona terapia ocupacional para os usuários do serviço de saúde.

Buscando estimular a promoção da qualidade de vida através da orientação técnica sobre horticultura e o consumo de produtos cultivados sem agrotóxicos, o programa Horta em Todo Canto tem envolvido cada vez mais pessoas e conquistado mais espaços para o seu desenvolvimento. Concebido em agosto de 2016, através da iniciativa da primeira-dama Ana Luiza, o sucesso de sua operacionalização permitiu a sua expansão e o aprimoramento da iniciativa em ambientes como a horta cultivada no Hospital Ulisses Pernambucano. Localizado dentro da unidade, o espaço conta com 35 canteiros e possui colheita semanal. Todos os alimentos produzidos são consumidos pelo público interno do equipamento de saúde.

Com ênfase no tratamento dos pacientes, a horta ajuda como terapia ocupacional para os usuários do serviço de saúde. Através do desenvolvimento de atividades como capina, plantio e replantio, o paciente pode sair da rotina do ambiente hospitalar para vivenciar uma experiência social e de integração com o meio-ambiente. "Muitos dos nossos pacientes são de origem rural. Com isso, buscamos também resgatar o que viveram em épocas passadas, trazendo um bem estar natural", explica Minúcio Monteiro, engenheiro agrônomo e membro do Comitê Gestor do Horta em Todo Canto.


Nordeste brasileiro tem apenas 36% do esgoto tratado


No Nordeste brasileiro, somente 36,22% do esgoto é tratado. Já o índice de coleta é de 26,79%. Os dados são do Instituto Trata Brasil – organização formada por empresas interessadas em melhorias do saneamento básico e na preservação dos recursos hídricos.

Um dos estados da região que tem sofrido com esses problemas é Pernambuco. Na visão do senador Armando Monteiro, do PTB pernambucano, investir em saneamento básico é sinônimo de prevenção de doenças. Como uma das soluções para dar mais qualidade de vida aos habitantes do estado, o parlamentar cita os modelos de contrato de parcerias público-privadas, imaginando que assim haveria melhora no serviço prestado.

“O Brasil precisa investir mais nessa área. Agora, como investir mais com o Estado brasileiro enredado nessa crise fiscal profunda? É fundamental criar um marco adequado para estimular as parcerias público-privadas nessa área”, afirmou o deputado.


Privatização do setor elétrico – aumento das tarifas e das demissões - Artigo de Heitor Scalambrini


Heitor Scalambrini Costa
Professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco


Entra ano, sai ano, e os aumentos nas contas de luz dos consumidores brasileiros aumentam escancaradamente acima da inflação. E é justificado, no jargão tecnocrata, como “necessário para manter o equilíbrio econômico financeiro dos contratos das distribuidoras”. O que significa no bom português “garantir lucros exorbitantes, extorsivos para as distribuidoras a custa do consumidor”.

Um exemplo para ilustrar, dos muitos existentes pelo Brasil afora sobre este descalabro, aceito ainda passivamente pela sociedade brasileira, é o caso da Companhia Energética de Pernambuco – CELPE.

Segundo ação recentemente ajuizada contra estes aumentos abusivos na tarifa elétrica, desde sua privatização no ano 2000, há 17 anos, a tarifa teve um reajuste de 195,46%, para uma inflação correspondente neste período de 115,21%. Ou seja, as tarifas aumentaram 80,25% acima da inflação.

O exemplo da CELPE não é muito diferente do que ocorre com outras distribuidoras que foram privatizadas. Lembrando que o discurso oficial justificando a privatização, era de que os consumidores com a privatização, teriam redução nas tarifas, e melhoria na qualidade dos serviços prestados. Mas nada disso aconteceu. Foi uma grande engodo. Afinal, o setor privado não é sinônimo de eficiência.


Operação em Água Branca, AL, termina com dois mortos e três presos suspeitos de roubo a bancos

Armas e explosivos foram apreendidas com suspeitos de ataques a bancos no interior de Alagoas (Foto: Ascom/Polícia Civil)

Três homens foram presos e dois morreram durante uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em roubo a bancos em Água Branca, município do Sertão de Alagoas, neste sábado (14).

A Polícia Civil identificou os presos como Ivo Marcelino Alves dos Santos, Divo da Cruz Santos e Aldean Oliveira Santos. Os que morreram foram Anderson Marinho Gomes e José Cláudio.

De acordo com a polícia, os suspeitos atiraram contra os policiais no momento da abordagem, por isso foram baleados.

A ação é desdobramento de operações realizadas última semana, que resultaram na prisão e na morte de outros suspeitos de roubos a bancos.

As investigações apontam que todos eles estão envolvidos com o assalto a banco realizado no município de Piranhas e também possuem participação na explosão ao carro-forte em Inhapi.


Sesc Ler Bodocó leva Laboratório de Autoria às escolas

Projeto gratuito celebra a semana do Livro Infantil com contação de histórias entre os dias 16 e 20 de abril

De 16 a 20 de abril, o Sesc Ler Bodocó vai celebrar a Semana do Livro Infantil, levando para várias escolas da cidade o Laboratório de Autoria Literária Marcelino Brígido. Durante toda a semana, serão realizadas contações de histórias com a atriz cearense Thailyta Feitosa.

Os estudantes terão acesso a vários livros, dispostos na refriteca, uma geladeira adaptada como biblioteca itinerante que vai circular pelas escolas. As histórias serão lidas pelos atores do grupo de teatro Artimanha.

Além dos estudantes do Sesc Ler Bodocó, receberão o Laboratório de Autoria os estudantes das escolas São Francisco, Theodósio Leandro Horas e do Colégio Municipal Antônia Lócio da Cruz.


Carro de delegado que estava desaparecido após viagem na BA, é encontrado carbonizado com corpo dentro

O delegado Marco sumiu logo depois que viajou de Barra da Estiva para Vitória da Conquista. Ele dirigia uma caminhonete e levava uma motocicleta na carroceria. No entanto, ele não chegou ao seu destino.

O corpo carbonizado que foi encontrado dentro de um carro entre os municípios de Tanhaçu e Anagé, no sudoeste da Bahia, é do delegado Marco Antônio Torres, da cidade de Barra da Estiva, que estava desaparecido desde desde quinta-feira (12) após sair para uma viagem. A informação foi divulgada pela Polícia Civil, que emitiu nota de pesar pela morte.

O veículo com o corpo foi encontrado em uma estrada vicinal, próximo ao povoado de Sussuarana, que pertence ao município de Tanhaçu. Ainda não há informações sobre as circunstâncias da morte do delegado.

Marco sumiu logo depois que viajou de Barra da Estiva para Vitória da Conquista -- a distância entre as duas cidades é de cerca de 190 km. Ele dirigia uma caminhonete e levava uma motocicleta na carroceria. No entanto, ele não chegou ao seu destino.

O carro com o corpo do delegado foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Vitória da Conquista, para ser periciado.


Justiça do Paraná fixa multa diária de R$ 500 mil para manifestantes pró e contra Lula, caso não cumpram ordem judicial de deixar a área



O Tribunal de Justiça do Paraná determinou que os manifestantes acampados nos arredores da sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso, devem pagar multa diária de R$ 500 mil, caso não cumpram ordem judicial de deixar a área. A decisão foi proferida ontem (13) pelo juiz substituto da 3ª Vara da Fazenda Pública, Jailton Juan Carlos Tontiniu.

Os movimentos citados na decisão são: Central Única dos Trabalhadores (CUT), Partido dos Trabalhadores (PT-PR), Movimento Curitiba contra Corrupção, Movimento Brasil Livre (MBL) e o Movimento UFPR Livre. Segundo a prefeitura de Curitiba, cerca de 500 pessoas, favoráveis ou contrárias a Lula, estão acampadas no entorno do prédio da PF “causando transtornos e a precarização na prestação dos serviços públicos aos moradores pelo bloqueio às ruas”.


Quadrilha responsável por ataques a carro-forte e bancos é desbaratada em operação

Arquivo – Radar 89

Uma operação interestadual realizada pelo Serviço de Roubos a Bancos (SERB) do Divisão Especial de Investigação e Captura (DEIC) da Polícia Civil de Alagoas, resultou em várias prisões nas primeiras horas desta sexta-feira, 13, nas cidades de Inhapi, Mata Grande e Canapi no Sertão de Alagoas, além de cidades do Estado de Pernambuco.

A operação é coordenada pelos delegados Mário Jorge, Vinicius Ferrari, Guilherme Iusten e Rodrigo Rocha Cavalcanti, esses de Alagoas e Ariosto Esteves que é de Pernambuco, o Major Anaximandro Tenório e Wilson que comandam o (9º-BPM) de Delmiro Gouveia. Deram apoio o 7º- Batalhão de Santana do Ipanema, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Tigre da PC, Batalhão Especial de Polícia do Interior (BEPI), através do Major Jackson, Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área da Caatinga (CIOSAC), comandada pelo Capitão Pedro Morais, ambas polícias especializadas do Estado de Pernambuco.

Ainda dão apoio a ação, o GAECO antigo Gecoc, o Grupamento Aéreo de Alagoas. A ação é supervisionada pelo Secretário Lima Júnior, o delegado-geral Paulo Cerqueira e o comandante geral da PM, Marcos Sampaio.


Um papagaio e 15 pássaros que eram criados em cativeiro são entregues à CPRH

Conscientização ambiental leva técnico em refrigeração e barbeiro a promover entrega voluntária ao órgão ambiental (Foto: Divulgação/CPRH)

Um papagaio-do-mangue (Amazona amazonica) e 15 pássaros de diversas espécies – sibito, sábia-laranjeira, tico-tico, papa-capim e sanhaçu – estão entre os novos animais silvestres acolhidos esta semana pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). As acolhidas ocorreram a partir de motivações pessoais de cidadãos comuns que procuraram a Agência para fazer a chamada “entrega voluntária”, que possibilita a reabilitação de animais criados em cativeiro para, posteriormente, serem devolvidos à natureza.

Uma das iniciativas partiu do barbeiro Alyson Luiz da Silva, morador de Roda de Fogo, na Zona Oeste do Recife. Ele criava o papagaio-do-mangue e um sanhaçu há dois anos. Resolveu pesquisar na internet a forma de regularizar a situação para ficar “certinho com lei”, como disse, mas terminou entendendo que só animal oriundo de criadouros legalizados podem ser criados. A criação de animais silvestres pegos na natureza ou comercializados de forma irregular configura crime ambiental.


Presidente interina, Cármen Lúcia cria Dia Nacional da Consciência sobre Autismo


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, no exercício interino da presidência da República, assinou nesta sexta-feira (13) o decreto que instituiu o dia 2 de abril como o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. Esse foi o primeiro decreto assinado por ela quando assumiu interinamente a presidência da República.

No mundo inteiro, o dia 2 de abril já é dedicado à conscientização sobre o autismo por uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi criada em 2007.

O autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), gera dificuldade no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social da criança.


Deputada Socorro Pimentel defende prevenção contra febre amarela e leishmaniose


Ao registrar a comemoração do Dia do Infectologista (11 de abril), a deputada Socorro Pimentel (PTB) cobrou, na Reunião Plenária desta quinta (12), a atuação governamental para o combate a doenças infecciosas, como a leishmaniose, a zika e a febre amarela. Sobre esta última, a parlamentar voltou a defender que seja feita uma campanha de vacinação em massa em Pernambuco.

“Com relação à febre amarela, por exemplo, estamos há mais de um ano recomendando a vacinação em massa, enquanto a Secretaria de Saúde diz que não há necessidade”, afirmou. Ela lembrou que o Ministério da Saúde definiu que a recomendação de vacinação contra a febre amarela deverá ser ampliada para todo o território brasileiro.


Anticoncepcional masculino deve ser realidade em poucos anos


Pesquisadores da Universidade de Washington, em Seattle, estão desenvolvendo um anticoncepcional masculino, e os primeiros testes clínicos são promissores. A nova pílula é conhecida pelo nome químico undecanoato de dimetandrolona (DMAU), contém uma combinação de hormônios com o objetivo de inibir a produção de espermatozoides, pela inibição do eixo hormonal hipotálamo-hipófise-gonadal (HHG).

Segundo os estudos, ao contrário das tentativas anteriores de anticoncepcionais masculinos, que provocavam inflamações no fígado e precisavam de duas doses diárias, o DMAU possui um ácido graxo de cadeia longa em sua composição, que garante a sua eficácia com um comprimido por dia.


Pesquisa Datafolha sobre maiores torcidas do país gera discórdia; veja números

Considerando todo o território nacional, a sequência do ranking é a seguinte: Flamengo (18%), Corinthians (14%), São Paulo 8%, Palmeiras 6%, Cruzeiro e Vasco com 4%, Grêmio, Internacional e Santos com 3%, e Atlético-MG com 2%. Bahia, Botafogo, Fluminense e Vitória têm 1% cada. Todos os outros times citados somam, juntos, 8%, e 22% dos entrevistados disseram não torcer para nenhum time.

Estou rindo, mas deveria lamentar. Vi pessoas estressadas por causa da pesquisa Datafolha sobre as torcidas brasileiras. Gente descontente porque, pelo levantamento, o Flamengo é a maior do Brasil, mas perde para o Corinthians no Sudeste. Indignados porque aposta que as maiores são do Grêmio e do Internacional, afinal “tem gaúcho espalhado por todo país”.

O resultado não traz surpresa. Dirija por qualquer estradinha nos confins do Piauí e verá um local com a camisa rubro-negra. Recentemente estive na Amazônia e avistei tremulando num varal duas do Corinthians.

Mesmo assim é interessante ver como dois times do Sudeste são amados em todo o país por gente que talvez nunca tenha acompanhado um jogo in loco ou tido a oportunidade de visitar as cidades onde os clubes são sediados.

Há pesquisas sobre o que leva alguém a torcer por um time, que apontam na mesma direção. A escolha é sempre uma manifestação social. Quando decidem de que lado estarão, tornam-se membros, ainda que não oficiais, da equipe e passam a encarar o sucesso e o fracasso dela como seus. É fácil perceber sofrimento e glória nos torcedores, que não raramente vira fanatismo.


Trump agradece cooperação da França e Reino Unido em ataque contra Síria: 'missão cumprida'

Bombeiro sírio apaga chamas em centro de pesquisa científico destruído após ataque de EUA e aliados (Foto: Omar Sanadiki/Reuters)
Trump anuncia ataque em andamento na Síria (Foto: AP Photo/Susan Walsh)

O presidente norte-americano, Donald Trump, agradeceu neste sábado (14) em postagem no Twitter a "sabedoria" e o poder militar da França e Reino Unido no ataque conjunto contra a Síria, realizado na noite anterior. A ofensiva norte-americana foi orquestrada após controvérsias envolvendo o uso de armas químicas pelo regime de Bashar al-Assad.

Por isso, de acordo com os EUA e aliados, a ação teve por dentre seus alvos centros de pesquisa relacionados à produção desses armamentos. Dana White, porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, sugeriu neste sábado (14) que a ação é pontual e que não há intenção dos EUA de entrar no conflito sírio.

Após o ataque, o Exército sírio informou que a ação deixou três civis feridos após alguns mísseis que estavam indo para uma posição militar em Homs serem desviados de sua trajetória. O Pentágono, por sua vez, diz que não há vítimas.

"Um ataque perfeitamente executado na noite passada. Obrigado à França e ao Reino Unido por sua sabedoria e pelo poder de seus excelentes exércitos. Não poderia haver resultado melhor. Missão cumprida!", comemorou o presidente dos Estados Unidos no Twitter.

Trump continuou: "Estou muito orgulhoso do nosso exército que será, depois de investidos bilhões de dólares aprovados, o melhor que o nosso país já teve. Não haverá nada, ou ninguém, sequer próximo!"

Enquanto Trump comemora, a Rússia chamou uma reunião no Conselho de Segurança da ONU, que será realizada na tarde deste sábado (14). Também o presidente russo Vladimir Putin disse em pronunciamento que o ataque foi uma "agressão a um Estado soberano".


Nota à Imprensa: PSB deve respostas aos pernambucanos


O povo de Pernambuco, mais uma vez, foi surpreendido pela veiculação na imprensa de novas denúncias de corrupção e desvio de recursos públicos envolvendo os governos do PSB.

Desta vez, o depoimento do empresário João Carlos Lyra, apontando como operador de esquema de corrupção que beneficiava o PSB, faz referência ao superfaturamento de 20% nas obras em que sua empresa atuou, entre elas a construção Arena Pernambuco, PE- 060, o Pier Petroleiro, a Orla de Jaboatão dos Guararapes, o Canal do Sertão, na BR-101 e a Transposição do São Francisco. Fala ainda que esses recursos seriam repassados ao partido do governador para o financiamento de campanhas eleitorais, incluindo a compra do avião que caiu, vitimando o ex-governador Eduardo Campos e integrantes de seu staff.

Mais uma vez, o Governo de Pernambuco e a direção estadual do PSB se calam diante das denúncias, como já o fizeram em relação às delações anteriores de executivos da Camargo Corrêa, Odebrecht e JBS, assim como em relação a operações da Polícia Federal como Lava-Jato, Turbulência, Vórtex, Torrentes, Fair Play, entre outras


Rússia avisa que ataque conjunto contra a Síria terá consequências


"Os piores presságios cumpriram-se. Não ouviram as nossas advertências. Voltaram a ameaçar-nos. Tínhamos advertido de que estas ações não ficarão sem consequências. Toda a responsabilidade recai em Washington, Londres e Paris", afirmou Antonov numa declaração oficial difundida pela embaixada.

O chefe da delegação diplomática russa em Washington qualificou de "inadmissíveis" as palavras do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a responsabilidade de Vladimir Putin no suposto ataque com armas químicas contra a cidade síria de Douma.

"Os ataques ao presidente [Vladimir Putin] são inaceitáveis e inadmissíveis. Os EUA, um país que têm o maior arsenal de armas químicas do mundo, não têm o direito moral de culpar outros países", assinalou Antónov.

O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou hoje uma ofensiva conjunta com a França e o Reino Unido contra alvos associados a armamento químico na Síria, em resposta a um alegado ataque químico do qual responsabilizam o governo de Bashar Al Asad.


Cerca de 350 casas estão inundadas em Bodocó, no Sertão de Pernambuco


O prefeito de Bodocó-PE, Túlio Alves, reuniu a equipe de governo e Corpo de Bombeiros na tarde desta sexta-feira (13), para tratar sobre as definições das ações de contingência que serão executadas para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que caíram durante toda a madrugada de hoje no município sertanejo.Trecho da PE-545, que liga Bodocó a Ouricuri foi bloqueado após a pista ceder.

Entre os problemas, estão cerca de 350 casas inundadas, centenas de famílias desabrigadas, acesso impossibilitado a algumas comunidades rurais, além do trecho da PE-545, que liga as cidades de Bodocó e Ouricuri, que foi bloqueado, após a pista ceder.

Todas as secretarias municipais estão mobilizadas em função de ações e medidas para garantir suporte para alojamento, alimentação, medicações e assistência médica e social aos desabrigados.


Emoção do Brasileirão 2018 começa neste sábado; confira tabela

Cruzeiro x Grêmio, às 16h abrem a primeira rodada; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade.

A emoção do Brasileirão está de volta! Com promessa de muito equilíbrio, briga acirrada por posições e bolas nas redes, o Campeonato Brasileiro Série A tem início neste sábado (14). Com 380 duelos programados para os próximos oito meses, a edição 2018 será disputada pelos 20 clubes da elite do futebol brasileiro. Após o fim da 12ª rodada, no dia 13 de junho, a competição fará um pausa até o encerramento da Copa do Mundo 2018.

A grande festa de abertura do Campeonato Mais Equilibrado do Mundo contará com uma programação especial. Na Arena Corinthians, casa do atual campeão, o evento promete uma explosão de sentimentos reunindo: torcida, espetáculo, Rússia 2018, música, paixão, Marcos & Belutti. A celebração está marcada para acontecer às 15h30, antes da bola rolar para Corinthians x Fluminense. A Abertura Oficial será transmitido pelo Sportv e pelas redes sociais oficiais da CBF. (Facebook, Instagram e Twitter).

O Campeonato Brasileiro será realizado no formato dos pontos corridos. O atual modelo de disputa já consagrou sete clubes diferentes. Atual campeão, o Corinthians levantou o troféu quatro vezes nos últimos 15 anos e lidera as estatísticas. Com três conquistas cada, Cruzeiro e São Paulo tentam acabar com a hegemonia do Timão. O Fluminense venceu duas vezes, e Flamengo, Palmeiras e Santos fecham a lista de campeões dos pontos corridos.

Jogos de sábado (14)
Cruzeiro x Grêmio
16:00 - Mineirão
Vitória x Flamengo
19:00 - Barradão
Santos x Ceará
21:00 - Pacaembu

Jogos do domingo (15)


Pastor acusado de estuprar sete crianças é preso no Recife

Ademir Soares, delegado da DPCAFoto: Divulgação/ Polícia Civil de Pernambuco

O pastor Valdênio Gomes da Silva, de 52 anos, acusado do estupro de sete crianças, foi preso nesta sexta-feira (13) depois de comparecer, espontaneamente, ao Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), no Recife. O pastor, líder da Igreja Shalon, no Ibura, bairro da Zona Sul do Recife, negou as acusações de abuso sexual contra as crianças. "Ele se diz vítima de uma armação da enteada, mãe de duas crianças com idades entre 9 e 13 anos que, segundo ela, teriam sido abusadas", afirmou o advogado Anderson Frazão.

O pastor responde a quatro inquéritos com a mesma acusação de estupro de crianças e, no último dia 11, o juiz da Segunda Vara de Crimes contra a Criança e o Adolescente expediu um mandado de prisão preventiva relativo ao inquérito que envolve quatro crianças. Por causa do mandado, Valdênio Gomes da Silva foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para exame traumatológico e de lá seguiu para o Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.


Tenente Coronel da Polícia Militar de Pernambuco preso na Operação Decimus é solto após pagamento de fiança


O Tenente Coronel da Polícia Militar de Pernambuco Pércio Araújo Ferraz, preso na operação Decimus, na última terça-feira (10), por posse irregular de armas de fogo, teve deferido nesta sexta-feira (13) o pedido de liminar em habeas corpus, impetrado pelo Escritório Rigueira, Amorim, Caribé, Caúla & Leitão - Advocacia Criminal, contra decisão do Juízo da 36ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, que tinha condicionado a liberdade provisória ao pagamento de fiança no valor de R$ 300.000,00.

A liminar obtida no TRF-5ª Região, ao reconhecer a abusividade do valor antes arbitrado, reduziu a fiança. O pagamento foi realizado pela família e ele já foi libertado.

Diário de Pernambuco


Confira jogos deste sábado na TV; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade.

Confira os jogos na TV deste sábado (14). Em Petrolândia o torcedor assiste os jogos no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

13h30 - Campeonato Inglês: Liverpool x Bournemouth - ESPN BRASIL
13h30 - Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Borussia Monchengladbach - ESPN
13h30 - Campeonato Espanhol: Las Palmas x Real Sociedad - ESPN+
13h30 - Campeonato Espanhol: Leganés x Celta - FOX SPORTS2
15h30 - Campeonato Inglês: Tottenham x Manchester City - ESPN BRASIL
15h45 - Campeonato Italiano: Atalanta x Inter de Milão - ESPN EXTRA
16h00 - Campeonato Brasileiro Série A: Cruzeiro x Grêmio - PREMIERE
16h30 - Campeonato Brasileiro Série B: Vila Nova x Avaí - SPORTV e PREMIERE
16h30 - Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Goiás - PREMIERE
16h30 - Campeonato Brasileiro Série B: Londrina x Boa Esporte - PREMIERE
16h30 - Campeonato Brasileiro Série B: Brasil de Pelotas x São Bento - PREMIERE
16h45 - Campeonato Italiano: Atalanta x Inter de Milão - FOX SPORTS2
16h00 - Campeonato Brasileiro Série A: Vitória x Flamengo - PREMIERE
19h00 - Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Coritiba - SPORTV e PREMIERE
19h00 - Campeonato Brasileiro Série C: Botafogo/SP x Bragantino - ESPORTE INTERATIVO
19h00 - Amistoso:Barcelona Lendas x Seleção Pernambuco - SPORTV2

Por: Rede Brasil de Notícias
Blog de Assis Ramalho


Procuradoria-Geral da República denuncia Jair Bolsonaro por racismo

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), pré-candidato à Presidência da República (Foto: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados/Arquivo)

A Procuradoria Geral da República apresentou denúncia nesta sexta-feira (13) contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, pelo crime de racismo. O filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) também foi denunciado por ameçar uma jornalista.

O crime de racismo é inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão de 1 a 3 anos mais multa. Na denúncia, Dodge pede que Bolsonaro pague R$ 400 mil por danos morais coletivos.

Por telefone, a defesa de Jair Bolsonaro disse considerar a denúncia "um movimento político" e afirmou que a acusação é "completamente vazia e sem nenhum fundamento". "A defesa vai provar que ele, de racista, não tem nada", disse a defesa.

Já a defesa de Eduardo Bolsonaro disse que "nunca houve nenhum tipo de ameaça feita por ele" e que vai provar a inocência do deputado.

A acusação contra Jair Bolsonaro é referente a supostas ofensas proferidas por ele contra a população negra e indivíduos pertencentes às comunidades quilombolas, durante palestra no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro, em abril do ano passado.


EUA, Reino Unido e França lançam ataque contra a Síria em resposta a suposto uso de armas químicas

Imagem do céu de Damasco nas primeiras horas do dia 14 de abril durante ofensiva dos Estados Unidos (Foto: AP Photo/Hassan Ammar)
Fogo anti-aéreo ilumina o céu de Damasco em resposta ao ataque dos EUA, Reino Unido e França à capital da Síria na madrugada de sábado (14) (Foto: AP Photo/Hassan Ammar)

Os Estados Unidos, o Reino Unido e a França anunciaram na noite desta sexta-feira (13) que lançaram um ataque em conjunto contra estabelecimentos de armas químicas na Síria, em resposta ao suposto ataque químico contra a cidade de Duma no dia 7 de abril. O regime sírio nega o uso de armas químicas, que são proibidas por convenções da ONU.

As forças aéreas e marinhas dos três países lançaram os primeiros ataques por volta das 21h de Washington (22h, no horário de Brasília), durante o pronunciamento do presidente americano Donald Trump na Casa Branca. Os sistemas de Defesa da Síria reagiram, atingindo 13 mísseis em Al Kiswah, nos subúrbios de Damasco.

O Pentágono anunciou que três alvos foram atingidos na Síria: um centro de pesquisa e produção de armas químicas e biológicas em Damasco, um armazém de armas químicas em Homs, a leste de Damasco – em que os EUA acreditam que estavam estoques de gás sarin – e uma base na mesma cidade que também teria armas químicas.

O presidente disse que o uso de armas químicas na cidade de Duma, no último final de semana, foi uma escalada significativa e que as ações de Assad foram ações "de um monstro".

"Esta noite, peço a todos os americanos que façam uma prece por nossos nobres guerreiros e nossos aliados enquanto eles cumprem suas missões. Rezamos para que Deus leve conforto aqueles que estão sofrendo na Síria”, disse Trump.


Confira manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 14 de abril de 2018

 
 
 
Neste sábado 14 de abril de 2018, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país.

A Tarde
Bahia registra 4 mortes por H1N1; campanha de vacinação começa dia 23
Correio da Bahia
Nove empresas disputam a construção do novo Centro de Convenções em Salvador
Tribuna da Bahia
Polícia indicia 3 pessoas por acidente com lancha em Mar Grande
O Globo
Com apoio de Reino Unido e França, Trump ataca a Síria
O Dia
Defesa entra com novo recurso no STF para que Lula deixe a prisão
Extra
De volta ao Rio, Cabral poderá receber pão com ovo e cachorro-quente na prisão
Folha de São Paulo
Procuradora-geral denuncia Bolsonaro ao STF sob acusação de racismo
O Estado de São Paulo
Raul Schmidt, alvo da Lava Jato, é preso em Portugal
Correio Braziliense
Governadora de Roraima vai ao STF para fechar fronteira com a Venezuela
Valor Econômico
Cresce a chance de PT abrir mão da cabeça de chapa presidencial e admite alianças com Ciro ou Joaquim Barbosa
Estado de MInas
Cármen marca para 2 de maio retomada de julgamento sobre foro privilegiado no STF
Jornal do Commercio
Professor suspeito de estuprar alunas em aulas particulares é preso
Diário do Nordeste
Com 255 mm, Icapuí, cidade cearense, tem maior chuva em 30 anos
Zero Hora
Tremor em Santa Catarina assusta população
Brasil Econômico
Motoristas se sentem enganados por postos de gasolina; número de queixas dispara


Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.