Postagens

Mostrando postagens de Abril 28, 2015
Publicidade

Justiça determina imediata realização de concurso para a Guarda Municipal de Petrolândia

Imagem
Guarda Municipal de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)
O Juiz Substituto da Comarca de Petrolândia, Dr. Adriano da Silva, em Decisão expedida no dia 04 de março de 2015, determinou a citação do Município de Petrolândia em ação promovida pelo Ministério Público de Pernambuco, para a realização imediata de concurso público para a Guarda Municipal.
Segundo os autos, o Ministério Público de Pernambuco, após constatar a existência de desvio de função de funcionários da Prefeitura Municipal de Petrolândia, que estariam atuando como guardas municipais sem terem sido aprovados em concurso público para essa finalidade, expediu a Recomendação n° 7/2013, para que o Município regularizasse a situação. A Recomendação foi descumprida em parte, vez que não foi realizado o certame público para o cargo de guarda municipal. 
Diante disso, o Município de Petrolândia assinou junto ao MPPE um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no dia 10 de setembro de 2014, firmando compromisso de iniciar o certame no …

STF manda soltar todos os executivos de empreiteiras presos na Lava Jato

Imagem
Os executivos foram presos em novembro do ano passado, por determinação do juiz Sérgio Moro, com base na delação de Paulo Roberto Costa (foto) e Alberto Youssef. Foto: Evaristo Sá/AFP)

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu nesta terça-feira (28) liberdade a todos os executivos de empreiteiras presos na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, em decorrência das investigações da Operação Lava Jato. Os ministros decidiram estender aos acusados os argumentos apresentados para liberar o presidente da UTC, Ricardo Pessoa.

Com a decisão, também serão soltos os executivos da OAS José Ricardo Nogueira Breghirolli, Agenor Franklin, Mateus Coutinho e José Aldemário Filho, além de Sérgio Mendes (Mendes Júnior), Gerson Almada (Engevix), Erton Medeiros (Galvão Engenharia) e João Ricardo Auler (Camargo Corrêa).

Em troca da concessão da liberdade, os investigados deverão cumprir medidas cautelares estabelecidas pelo Supremo. Eles serão monitorados por tornozeleira eletr…

Câmara dos Deputados aprova suspensão de transferência de iluminação pública a prefeituras

Imagem
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o projeto de decreto legislativo suspendendo o artigo 13 da resolução da normativa nº 479/2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que transferia para as prefeituras a responsabilidade pela iluminação pública - incluindo implantação, expansão, operação e manutenção. Com a decisão dos deputados, a administração da iluminação pública segue como atribuição das distribuidoras de energia. O projeto segue agora para o Senado, onde pode sofrer alterações.
Segundo a Aneel, 646 municípios no país ainda não tinham assumido a gestão dos ativos de iluminação pública locais, ou 10,6% dos 5.564 municípios brasileiros. O estado de São Paulo lidera o ranking de municípios que descumprem a resolução da Aneel, com 225 cidades. Na sequência aparecem Pernambuco, com 146 municípios, e o Ceará, com 134.

A Aneel estabeleceu que a gestão dos ativos de iluminação pública fosse transferida das distribuidoras de energia para a administração mu…

Prefeitura de Delmiro Gouveia (AL) realizará Concurso Público para 177 vagas; veja cargos e salários

Imagem
O secretário de governo de Delmiro Gouveia, Jamil Cordeiro, divulgou com exclusividade no programa Radar 89 na (Delmiro FM) na tarde desta terça-feira (28), o número de vagas para o concurso da prefeitura que será realizado nos próximos dias. No total 177 vagas serão disponibilizadas.

Segundo o secretário, o Projeto de Lei criando os cargos será enviado à câmara de vereadores nas próximas horas. A partir daí será apreciado e votado pelos parlamentares, logo depois passa pela sanção do prefeito Luis Carlos Costa e abre-se o processo licitatório para contratação da empresa que ficará responsável pela execução do certame. Jamil acredita que se todo esse trâmite transcorrer normalmente, no máximo até julho acontece o concurso.

Veja vagas, cargos e salários:

Web Rádio Petrolândia apresenta de segunda a sábado das 05:10 às 08:10 o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho

Imagem
Petrolândia já tem um novo canal de notícias, a Web Rádio Petrolândia. A web Web Rádio Petrolândia, que já caiu na preferência do ouvinte, funciona na Internet, através do site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras. Política, economia, cultura, esportes, utilidade pública e muito mais, os ouvintes da Web Rádio Petrolândia terão ao alcance de um clique.

A equipe de profissionais da Web Rádio Petrolândia é formada, em sua maioria, pelos locutores da antiga 102 FM, entre eles, Assis Ramalho, Edson Rosa, Josilda Marques, Hislaine Menezes e Bruno Márcio.

A Web Rádio Petrolândia apresenta de segunda a sábado das 05h10 às 08h10 o programa ''Acordando com as Notícias'', com Assis Ramalho.

O programa ''Acordando com as Notícias'' é recheado de notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manche…

Afogados da Ingazeira: Prefeitura promove mutirão de saúde para trabalhadores da reciclagem de lixo

Imagem
Um grande mutirão coordenado pelas Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social atendeu na manhã desta terça (28) diversos profissionais que atuam na reciclagem do lixo em Afogados da Ingazeira.

A iniciativa aconteceu na sede do Centro Municipal de Referência em Assistência Social (CRAS), situado no bairro Padre Pedro Pereira, próximo à Associação de Moradores. Profissionais de saúde ofereceram exames gratuitos de Aids, Sífilis e Diabetes, e receberam dosagens de hipoclorito de sódio para serem utilizadas na água por eles consumidas. O intuito é diminuir o índice de doenças diarreicas agudas por contaminação da água.

A Secretaria de saúde também vacinou os recicladores contra a gripe influenza. Eles também receberam medicação contra verminoses e sais para reidratação oral. Aos participantes foi oferecido um café da manhã com café, leite, chá, pães e bolos. “Esse é um público bastante vulnerável, que muitas vezes sequer tem tempo para cuidar da saúde. Esse é um momento importa…

Petrolândia: Novinho Taxista Corretor de Imóveis, a sua opção para comprar ou alugar casa

Imagem
Agora não é mais necessário você sair pelas ruas, quadras, beira de rio e agrovila de Petrolândia à procura de casas, apartamentos e terrenos para comprar ou alugar. Petrolândia agora tem Novinho TaxistaCorretor de Imóveis que leva você a esses imóveis e o melhor, com garantia e sem burocracia.
Novinho Taxista
Rua: Avenida Marieta Cavalcante de Souza Nº 299. Quadra 17 - Petrolândia (PE)
Contato: (87) 9991-3226
Novinho também pode ser encontrado diariamente no Terminal Rodoviário da cidade, onde faz ponto como taxista.
Redação do Blog de Assis Ramalho Foto; Assis Ramalho Informações: Novinho Taxista

Oposição comemora inauguração da Jeep e anúncio sobre Arco Metropolitano

Imagem
Goiana - A bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco comemorou nesta terça-feira (28) o anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff da concessão da licença ambiental para o início do processo de execução do Trecho Sul do Arco Metropolitano, entre São Lourenço da Mata e Goiana. A informação foi dada pela presidente durante a inauguração da fábrica da Jeep, no município de Goiana, Zona da Mata Norte do Estado.

Presente ao evento, o líder da bancada, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), disse que o Arco Metropolitano é um tema que une todos os pernambucanos, pois impulsionará ainda mais o desenvolvimento econômico do Estado, em especial o novo polo automotivo, que tem como principal âncora a fábrica da Jeep. “Esta é uma conquista livre de posições políticas, que une governo, oposição, a iniciativa privada e o povo de Pernambuco”, observou, reforçando a contribuição que as bancadas estadual e federal têm dado para destravar a obra viária.

Silvio Costa Filho diz qu…

Moto-taxistas de Afogados da Ingazeira têm até o mês de maio para regularizar situação na Prefeitura

Imagem
Cerco vai ser fechado a partir de 1º de junho
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai apertar o cerco na fiscalização dos moto-taxistas que atuam de forma irregular no município a partir do dia 1º de Junho. Os 175 profissionais inscritos na Prefeitura terão o mês de maio para se regularizar.

“Eles terão um prazo para pagar o alvará municipal de concessão do serviço. O alvará poderá ser pago de 08 a 20 de maio, sem multa. Após esse período e até o dia 30 o alvará também poderá ser pago, só que com multa por atraso,” informou o Secretário Municipal de Finanças, Ney Quidute.

A medida foi anunciada em encontro realizado na manhã desta terça (28), entre representantes da Prefeitura, Polícia Militar e moto-taxistas, na sede da Secretaria de Administração. Enquanto a categoria se regulariza, a PM se comprometeu em fiscalizar os condutores, sobretudo os que sequer possuem carteira de habilitação, conforme denúncias que chegaram às emissoras de rádio e à associação dos moto-taxistas de Afogados…

“A Jeep inaugura um novo tempo na economia de Pernambuco e do Nordeste”, afirma Armando Monteiro

Imagem
Ministro Armando Monteiro na inauguração da Jeep em Goiana (PE)
Goiana (PE) – Confiante no efeito multiplicador que a inauguração da Jeep/Fiat terá sobre a economia de Pernambuco e do Nordeste, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, afirmou nesta terça-feira (28) que o polo automotivo de Goiana inaugura um novo tempo na história do Estado, inclusive em função da implantação de um centro de pesquisa e desenvolvimento que será referência na área de engenharia automotiva no Brasil. “É uma posição de destaque e de vanguarda do Nordeste e de Pernambuco no cenário da economia brasileira”, salientou Armando, única autoridade a falar no evento de inauguração da fábrica da Jeep, em Goiana, Mata Norte do Estado, além da presidente Dilma Rousseff e do governador Paulo Câmara.

“Esse evento inaugura um novo tempo na história econômica de Pernambuco e projeta sobre o futuro do Estado uma certeza: de que haveremos de celebrar novas e importantes conquistas. O …

Secretaria de Educação avalia movimento grevista durante esta terça-feira (28)

Imagem
O levantamento realizado nesta terça-feira (28) pela Secretaria Estadual de Educação nas escolas da Rede aponta que 58% (602 escolas) não paralisaram as atividades, enquanto 36% (376 unidades) paralisaram parcialmente e 6% (67 escolas) aderiram totalmente à paralisação.

Com base no baixo índice de adesão total da greve, a Secretaria de Educação do Estado continua reforçando a solicitação para que os pais e responsáveis encaminhem os estudantes para as escolas a fim de voltarem à normalidade das aulas.

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco/Superintendência de Comunicação

Especialista revela o que é a verdadeira maquiagem 3D

Imagem
Por Mauro Gomes
A maquiagem 3D tem ganho destaque nos últimos anos no mercado de cosméticos. Para a maioria das pessoas, 3D seria um tipo de maquiagem feita com produtos com características específicas para possibilitar o efeito tridimensional. Contudo, segundo o maquiador Henrique Mello, profissional que tem no currículo mais de 500 capas e editoriais de moda e beleza nas principais revistas do país, não são os produtos que dão o efeito tridimensional, mas sim a técnica empregada para valorizar os contornos por meio da utilização de efeitos de luz e sombra, mais cor.

“Tudo isso pode ser feito com os produtos convencionais, não é necessário a utilização de sombras que trazem na embalagem o nome 3D”, explica Mello, que ministrará o workshop “A Verdadeira Maquiagem em 3D”, durante a Feira da Beleza do Nordeste – Hainor 2015, que será realizada de 6 a 8 de junho no Centro de Convenções de Pernambuco.

No evento, ele pretende desmistificar o conceito 3D que, para ele, vem sendo utilizado de …

Radiologistas mantêm suspensão atendimento eletivo aos usuários da Unimed Caruaru

Imagem
Os médicos radiologistas e que trabalham em diagnósticos por imagem, que exercem suas atividades no âmbito do atendimento da Unimed Caruaru/PE, suspenderam as atividades desde ontem (27), devido a ausência de uma contraproposta que traduza o espírito de diálogo e parceria em níveis de equilíbrio entre operadora de plano de saúde e prestadores médicos.

“Essa atitude representa um recurso extremo na busca pelo direito de atuar em condições mínimas de exercício profissional sem continuados prejuízos, condicionados pelos atuais níveis de remuneração praticados pela Unimed Caruaru para a classe radiológica”, afirmou o diretor da Sociedade de Radiologia de Pernambuco (SRPE), Álvaro Campos. Segundo ele, os atendimentos nos casos de emergência, urgência, quimioterapia, radioterapia, hemoterapia, hemodiálise, pacientes internados e afins serão mantidos em respeito aos pacientes.

Os médicos radiologistas e que trabalham em diagnósticos por imagem ressaltam que essa atitude representa um r…

Comissão de Resíduos Sólidos receberá representantes de Associações e Cooperativas de Catadores de Lixo

Imagem
O deputado Rodrigo Novaes (PSD), presidente da Comissão de Resíduos Sólidos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, receberá nesta quarta-feira (29) para mais uma reunião da comissão, representantes das Associações e Cooperativas de Catadores de Lixo do Estado de Pernambuco. "É preciso incentivar a reciclagem. Os catadores precisam ser valorizados, aparelhados, ouvidos. A ideia é conscientizar e diminuir os resíduos que chegam aos aterros.", afirmou o deputado.

As reuniões ocorrem todas as quartas no Auditório da Assembleia Legislativa, às 16h.

A comissão

A comissão foi instalada a fim de acompanhar e facilitar o processo de adequação dos municípios pernambucanos à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Também para trazer formas alternativas de tratamento do lixo e discussão do aproveitamento dos resíduos.
A comissão articula para que a ministério do meio ambiente libere um milhão e meio de reais pendentes de convênio com o governo do estado para a elaboração dos planos munic…

Indonésia fuzila brasileiro e mais 7 condenados

Imagem
Montagem com fotos de seis dos oito executados por tráfico na Indonésia nesta terça (28): acima, a partir da esquerda, os australianos Myuran Sukumaran e Andrew Chan e o nigeriano Martin Anderson. Abaixo, os nigerianos Jamiu Owolabi Abashin e Sylvester (Foto: AFP Photo)

O brasileiro Rodrigo Gularte, de 42 anos, foi executado na Indonésia na madrugada desta quarta-feira (29) – horário local, tarde de terça-feira (28) no horário de Brasília. Ele havia sido condenado à morte por tráfico de drogas, e a pena foi executada por um pelotão de fuzilamento.

Outros sete condenados por tráfico de drogas foram executados. A única mulher condenada do grupo, a filipinaMary Jane Veloso, não foi executada porque a pessoa que a recrutou para transportar drogas se entregou às autoridades. Mary Jane precisa testemunhar neste outro processo, por isso o presidente filipino pediu que sua execução fosse postergada.

O paranaense Gularte foi preso em julho de 2004 depois de tentar ingressar na Indonésia com 6 q…

Miguel Coelho lamenta situação da estrada de Dormentes e cobra recuperação

Imagem
Miguel Coelho (Foto: João Bita)
O deputado estadual Miguel Coelho (PSB) fez um apelo ao Governo do Estado e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para recuperar a PE-635. A via tem 35 quilômetros e dá acesso aos municípios de Dormentes e Afrânio. Segundo, o parlamentar, que esteve in loco na semana passada para ver a situação da estrada, a PE-635 apresenta avançado grau de deterioração com vários buracos.

O socialista lembrou que, no próximo mês, ocorrerá a Caprishow, maior feira de caprinoovinocultura do estado, e o desgaste da rodovia poderá trazer insegurança, além de prejuízo. “A estrada está em situação lamentável e é preciso fazer ziguezague para evitar os buracos. Isso é um perigo. Dormentes realizará uma feira que vai atrair mais de 200 mil pessoas. Muitos caminhões de transporte de animais e picapes vão se locomover por essa estrada e é preciso fazer alguma intervenção”, disse durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa.

Petrolândia; Alimentos arrecadados durante o Campeonato de Futebol Society são entregues na Casa Paroquial

Imagem
Alimentos foram entregues por Bráulio Oliveira aos cuidados da servidora da Casa Paroquial de Petrolândia, Dona Lúcia (fotos: Assis Ramalho)
Na tarde desta segunda-feira (27), o empresário Bráulio Oliveira fez doação de aproximadamente 300 kg de alimentos não perecíveis a Igreja Católica de Petrolândia. Os donativos foram arrecadados durante o Campeonato de Futebol Society, realizado no período do mês de março na Arena Society, de sua propriedade.
Os alimentos foram entregue na Casa Paroquial, tendo como responsável pelo recebimentoa a servidora daquela casa, Dona Lúcia que agradeceu a generosidade do jovem empresário Bráulio Oliveira. ''Temos muitas famílias carentes e que são cadastradas, e a partir de amanhã já iremos começar a fazer a distribuição dos alimentos a essas pessoas, que tanto precisam, disse Dona Lúcia, agradecendo a Bráulio Oliveira.
O Blog de Assis Ramalho parabeniza ao jovem empresário pela bonita iniciativa.

Notícias relacionadas (clique para ler) >Petro…

Petrolândia: Aos sábados, Petroclínica oferece serviço de aferição de pressão arterial

Imagem
A Petroclínica, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, em frente ao Atacado Sanfrancisco, oferece gratuitamente à população o serviço de aferição de pressão arterial, sempre aos sábados. Cuide de sua saúde com a ajuda da Petroclínica. 
A Petroclínica tem atendimento noturno, a partir das 18h00, às quartas-feiras, para realização de exame preventivo, cultura de secreção vaginal e Pré-Natal, com a profissional Joane Barboza.

Mais informações: (87) 9805-0774.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Claudivânia Souza/Petroclínica

Dilma inaugura fábrica que deve gerar 9 mil empregos até o fim do ano em PE

Imagem
Dilma e o governador Paulo Câmara experimentam o Renegade, assistidos pelo presidente-executivo do grupo Fiat Chrysler, Sergio Marchionne, durante a cerimônia. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR) Expectativa é que o empreendimento esteja com 9 mil trabalhadores até o fim de 2015.(Foto: Divulgação/FCA)
O grupo Fiat Chrysler inaugurou nesta terça-feira (28) a fábrica da marca Jeep em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A presidente Dilma Rousseff participou da cerimônia oficial de inauguração, mas a produção local começou em fevereiro, com o SUV Renegade, que já está nas lojas. O local deverá gerar, até o final do ano, 9 mil empregos diretos e indiretos. A presidente descerrou a placa no setor de montagem dos carros. Também participaram da cerimônia o governador Paulo Câmara, o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, o senador Humberto Costa e o presidente-executivo do grupo Fiat Chrysler, Sergio Marchionne.

Essa é a primeira unidade fabril inaugurada depois da fusão global…

No CE, bacharel em Direito é preso ao tentar subornar policiais, diz delegado

Imagem
Um bacharel em Direito foi preso em flagrante ao tentar subornar policiais civis com R$ 11 mil em espécie e uma corrente de ouro, em um restaurante, em Fortaleza. Segundo informações do titular do 30º Distrito Policial, Márcio Gutierres, o homem tentava liberar um casal que havia sido preso transportando 180 g de cocaína e 290 g de crack, na sexta-feira (24).

O delegado conta que o casal foi abordado a caminho da cidade de Aracati, a 185 km de Fortaleza, e preso. No momento da prisão, o telefone que estava com o casal tocou, um homem na linha pediu para falar com os policiais e ofereceu o suborno. “Os policiais fingiram aceitar”, disse Gutierres. Dois policiais civis marcaram o encontro com o bacharel em um restaurante em Fortaleza, enquanto um terceiro agente filmava a ação.

Foram oferecidos aos dois policiais R$ 11 mil em dinheiro e um cordão de ouro avaliado em R$ 14 mil. O homem que ofereceu o dinheiro foi preso e encaminhado para o 30º DP. A polícia apreendeu ainda dois celulare…

Erradicados mais de 23 mil pés de maconha em Belém do São Francisco

Imagem
O plantio foi erradicado e incinerado (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Cerca de 23 mil pés de maconha foram erradicados pela Polícia Militar em ilhas da Zona Rural de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (27) após a denúncia de que moradores cultivavam a planta em suas propriedades. Os policiais apreenderam também armas, munições, maconha pronta, além de sementes da droga.

Na Ilha da Panela foi encontrada uma roça com cerca de 5,6 mil pés da droga, segundo a PM. A operação seguiu na Ilhota do Cajueiro, onde havia dois sítios com, respectivamente, mais de 5,7 mil e 4,8 mil pés da erva. Também foram apreendidos no Cajueiro uma espingarda calibre 36, nove cartuchos intactos e nove vazios.

Hernane Brocador, ex-Fla assina e fica no Sport até final do ano

Imagem
Hernane já realizou trabalhos físicos no centro de treinamento do Sport (Foto: Lucas Liausu)

Depois de mais de uma semana de negociações, o atacante HernaneBrocador enfim já pode se considerar jogador do Sport. O contrato, que tem duração até o final desta temporada, foi assinado na manhã desta terça-feira e a tendência é que ele já comece a treinar com o grupo nesta tarde.

Enquanto o empresário e os diretores do Sport negociavam o contrato, o atacante realizou todos os exames e está liberado para trabalhar com o técnico Eduardo Baptista visando o Brasileirão.

A sua escalação no jogo da próxima quarta-feira, contra a Chapecoense, pela Copa do Brasil, é improvável, já que ele não atua em uma partida oficial há mais de quatro meses.

Fernando Bezerra Coelho quer cancelar depoimento na Lava Jato

Imagem
Fernando Bezerra Coelho em entrevista a Assis Ramalho
A defesa do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) apresentou pedido nesta segunda-feira (27) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para cancelar seu depoimento no curso das investigações da Operação Lava Jato.
O interrogatório está marcado pela Polícia Federal para o próximo dia 5 de maio, mas a defesa alega que o órgão "inverteu a ordem" das diligências previamente definidas pela Procuradoria Geral da República, que tem o comando dos inquéritos junto ao STF.

Fernando Bezerra Coelho responde à investigação por suposto envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras. A acusação partiu do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa em sua delação premiada.

Em depoimento dado em agosto do ano passado, Costa relatou que, em 2010, Bezerra Coelho pediu R$ 20 milhões para a campanha à reeleição do então governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), morto em 2014 . Na época, Bezerra Coelho era secretário de Desenvolvimento da a…

Indonésia confirma execução de brasileiro a partir das 14h desta terça

Imagem
O procurador-geral da Indonésia, Muhammad Prasetyo confirmou nesta terça-feira (28) que as execuções das nove pessoas condenadas à morte no país por tráfico de drogas será realizada depois da 0h de quarta-feira (29) no horário local – 14h no horário de Brasília. Entre os presos no corredor da morte está o brasileiro Rodrigo Gularte.

“A execução dos nove condenados se levará a cabo depois de meia-noite”, assegurou Prasetyo, segundo a France Presse.

O prazo de 72 horas dado pela justiça indonésia após o anúncio para os prisioneiros de que eles serão executados já terminou. Os nove condenados – oito deles estrangeiros – já estão na ilha onde a pena será executada, e a polícia local informou que tudo está pronto para os fuzilamentos..

A prisão de segurança máxima da ilha, situada ao largo da costa de Java, teve reforço na proteção nesta terça. Conselheiros religiosos, médicos e o pelotão de fuzilamento foram alertados para iniciar os preparativos finais para a execução, e uma dúzia de am…

Tacaratu vivencia a Durante a Semana de 27 a 30 de Abril o Programa de Saúde na Escola (PSE)

Imagem
O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. O Tema abordado em 2015 durante toda a Semana será Alimentação Segura e Saudável.

A articulação Escola e Rede Básica de Saúde são à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós!

Ontem (27) iniciamos nossos trabalhos na Escola de …

Morre Antonio Abujamra, aos 82 anos

Imagem
O ator, diretor de teatro e apresentador Antonio Abujamra morreu na manhã desta terça-feira, aos 82 anos. A morte foi confirmada pela TV Cultura, canal em que ele apresentava o programa de entrevistas "Provocações", desde 2000. Abujamra morreu dormindo e o corpo foi encontrado na casa onde morava morava, em São Paulo.

Nascido em Ourinhos, no interior de São Paulo, em 1932, ano em que a Revolução Constitucionalista tomou o estado, Abujamra era um artista de muitas facetas, se desdobrando em autor, iluminador, tradutor, ator, diretor teatral e apresentador. Era reconhecido por ser pioneiro a introduzir no Brasil os métodos teatrais de mestres como Bertolt Brecht e Roger Planchon, com quem estudou.

Leia mais em O Globo
Fonte: O Globo

Petrolândia: Unidade Móvel da Mulher Rural estará na Agrovila 4 Bloco 2 no dia 29 e Bairro Nova Esperança no dia 30

Imagem
Foto ilustrativa
A Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude e Coordenadoria da Mulher, comunica às mulheres que Petrolândia receberá a Unidade Móvel da Mulher Rural nos dias 29 e 30/04. A Unidade Móvel da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco tem como objetivo atender às mulheres da área rural com informações sobre direitos humanos.

Locais:  Dia 29/04 na Agrovila 04 bloco 2 (Reta), às 14h00, com concentração em frente à Escola Municipal Quixabeira Dia 30/04 no Bairro Nova Esperança, às 09h00, em frente à Escola Municipal Itamar Leite.

Programação:
· Palestra;
· Atendimento psicossocial;
· Cantinho da leitura, oferecido pelo CRAS Municipal de Petrolândia.

Contamos com a sua presença!
SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia Coordenadoria Municipal de Políticas para a Mulher CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

OAB-PE recorre de decisão do presidente do TJPE em favor de Guilherme Uchoa

Imagem
Guilherme Uchoa (Foto: Alepe)
A direção da OAB-PE protocolou no início da noite da segunda-feira, dia 27, recurso na Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para reverter decisão do presidente da Casa, desembargador Frederico Neves. No dia 20 de abril, o magistrado suspendeu a medida liminar assinada pela juíza Mariza Borges, titular da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital, que afastava os deputados Guilherme Uchoa e Eriberto Medeiros, dos cargos, respectivamente, de presidente e 4º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A decisão da juíza, anunciada no dia 16 de abril, atendia pleito da OAB-PE, que em fevereiro último, deu entrada na 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, a uma ação civil pública, visando impugnar a eleição da Mesa Diretora da Alepe, que reconduziu ao cargo de presidente, pela quinta vez consecutiva, o deputado Guilherme Uchoa, e ao cargo de 4º secretário, pela terceira vez sucessivamente, o deputado Eriberto Mede…

Frases do dia 28/04/2015: Coletânea IHU Online

Imagem
Mesmo lado

“Os oito ministros que já comandaram a Secretaria de Direitos Humanos, nos governos de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma, vão se reunir na quinta (30) para discutir a redução da maioridade penal. Eles devem se manifestar contra” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-04-2015.

Mesmo lado 2

“Devem participar do encontro José Gregori, Gilberto Sabóia e Paulo Sérgio Pinheiro, do governo FHC, Nilmário Miranda e Paulo Vannuchi, do governo Lula, e Maria do Rosario, Ideli Salvatti e Pepe Vargas, do governo Dilma Rousseff” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-04-2015.

Todos por Pernambuco encerra ciclo de seminários de 2015 na Região Metropolitana do Recife

Imagem
As discussões serão realizadas em Olinda, nesta quarta-feira (29)
O Seminário Todos por Pernambuco chega ao fim, nesta quarta-feira (29), com a etapa da Região Metropolitana do Recife, que acontece, a partir das 8h, no Centro de Convenções. Com esta última rodada de participação popular, o Governo do Estado terá percorrido as 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco, escutando a população para definir, de acordo com as especificidades regionais, as prioridades das políticas públicas que serão implantadas nos próximos quatro anos.

Este já é o maior Todos por Pernambuco da história, com 14.717 participantes até a penúltima rodada, realizada em Palmares, na Mata Sul, no dia 24. Em 2011, 12.078 pessoas se cadastraram nos seminários e 4.530 pessoas participaram em 2007. Os números também já superaram a expectativa da Secretaria de Planejamento e Gestão, responsável pela organização do evento, que esperava a participação de 13.900 pessoas nos 12 Seminários de 2015. Até agora, 15.254 prop…

Facebook faz apelo para arrecadar donativos às vítimas no Nepal

Imagem
O Facebook lançou um apelo aos internautas para ajudarem as vítimas do terremoto no Nepal e propôs oferecer US$ 2 milhões para completar as contribuições que forem feitas. “As pessoas manifestam a intenção de apoiar as vítimas do sismo que assolou as populações do Nepal, India e Bangladesh”, explicou a direção do Facebook.

Na segunda-feira, o Facebook enviou uma mensagem convidando os usuários da rede a fazerem um donativo à Organização Não Governamental International Medical Corps, que enviou equipes de socorro para região da tragêdia.

O Facebook também ativou um sistema de alerta, chamado de "verificação de segurança”, permitindo que aqueles que estão na área onde ocorreu a catástrofe avisem seus familiares e amigos de como se encontram.

Terremoto e misérias humanas

Imagem
Ao lado do grande drama da destruição em massa, desenrola-se o drama menor das barrigas de aluguel.

Em meio aos escombros de Katmandu, desenrola-se um segundo drama humano, menor, é verdade, mas revelador da miséria que predomina naquela parte do mundo.

Trata-se do caso de dezenas de casais israelenses que ficaram prisioneiros do terremoto quando estavam recebendo os bebês nascidos de barrigas de aluguel.

O comentário é de Clóvis Rossi, publicado no jornal Folha de S. Paulo, 27-04-2015.

Segundo o jornal eletrônico "The Times of Israel", há pelo menos 25 recém-nascidos nessas circunstâncias que estão recebendo tratamento médico. Há ainda mulheres prestes a dar à luz, sempre como barrigas de aluguel.

Professores da rede estadual decidem manter greve

Imagem
Os professores da rede estadual de ensino decidiram manter a greve por tempo indeterminado em assembleia realizada nesta segunda-feira (27), no Clube Português do Recife. A categoria deflagrou greve no último dia 10 por melhoria salarial. Nesta terça (28), às 10h, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco tem nova reunião com o governo do estado.

De acordo com o presidente do Sintepe, Fernando Melo, não houve motivo para que a greve fosse encerrada. "A verdade é que não recebemos nenhuma sinalização concreta do governo para que mudássemos de ideia. Não vimos motivo para que a paralisação fosse encerrada", declarou o sindicalista. Ainda segundo Fernando Melo, nesta segunda-feira, a adesão da greve foi de 60%.

Os trabalhadores cobram a aplicação do reajuste referente ao Piso Nacional dos Professores, 13,01%, para todos. O projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no dia 31 de março, prevê o reajuste para menos de 10% da categoria.

Terceirização não pode acabar com direitos

Imagem
Presidenta Dilma comentou o projeto de lei que o Congresso Nacional está discutindo e vem sofrendo críticas de entidades como a CNBB
A presidenta Dilma Rousseff fez uma alerta nesta segunda-feira (27) para riscos que podem surgir com a aprovação do projeto de lei da terceirização. Segundo ela, a proposta em discussão no Congresso Nacional pode reduzir a arrecadação de impostos previdenciários e também tirar direitos dos trabalhadores.

“A terceirização tem de estar ancorada em duas exigências: de um lado, o pagamento de impostos, porque não podemos virar um país onde ninguém paga imposto, porque você aceitará uma relação chamada de 'pejotização' que é transformar em pessoa jurídica todos os integrantes de uma empresa. Com isso, você não teria pagamentos de impostos, principalmente de contribuição previdenciária. Transformar em 'pejotização' significa, por outro lado, a perda de direitos trabalhistas importantes conquistados ao longo do tempo”, disse a presidenta, que visi…

Justiça veta itens considerados discriminatórios para entrar no Exército

Imagem
O Tribunal Federal Regional da 1º Região vetou exigências consideradas discriminatórias para o ingresso de candidatos no Exército. Entre os impedimentos, estão a altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres; ter, no mínimo, 20 dentes naturais e não ser portador de doenças autoimunes, sexualmente transmissíveis ou imunodepressoras. A Advocacia-Geral da União já foi intimada e interpôs recurso à decisão.

O Exército declarou em nota que “os editais dos concursos são elaborados em consonância com as normas legais vigentes no País” e que já foi solicitado que a decisão seja revista. Segundo o desembargador federal Souza Prudente, relator da medida, as restrições são inconstitucionais e não têm base legal.“ A Constituição tem como fundamento o combate a todo tipo de discriminação. Não há justificativa para essas exigências, nenhum bom senso”, afirmou. Caso a determinação do Tribunal não seja cumprida, o comandante geral do exército deverá pagar multa de R$ 5 mil por dia.

Nívea …

Bancada de Oposição participa da assembleia dos professores e presta solidariedade

Imagem
Para Silvio Costa Filho (PTB) e Teresa Leitão (PT), greve já é vitoriosa (Foto: Bancada de Oposição/Alepe)
O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), e a presidente da Comissão de Educação, deputada Teresa Leitão (PT), participaram nesta segunda-feira (27) da assembleia geral promovida pelos professores da rede estadual de Pernambuco, em greve pelo cumprimento da lei que obriga os estados a pagar o piso salarial nacional para os docentes.

Os parlamentares reafirmaram a solidariedade à categoria e ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), que têm sofrido com ameaças de multas e até com cortes de salários por parte do Governo do Estado.

Em sua fala aos professores, Silvio Costa Filho reafirmou a disposição da bancada em apoiar a categoria e ajudar na busca do diálogo com o governo estadual. “Desde o primeiro momento estamos solidários à luta, porque é mais do que justo. Há pouco mais de seis meses o govern…

Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira, 28 de abril de 2015

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira, 28 de abril de 2015; Confira

Folha de Pernambuco: Em assembleia, professores da rede estadual de ensino decidem manter greve Diário de PernambucoProfessores decidem manter greve Gazeta de Alagoas: Ex-agente penitenciário mata PM a tiros no bairro do Antares, em Maceió
Diário do Nordeste-CE: MPCE pede afastamento de prefeito de Juazeiro do Norte Correio da Paraíba: Em represália a detenção de menor, dois sofrem atentados e um é morto no litoral da PB, revela PM A Tarde: Deslizamentos de terra deixam 14 mortos em Salvador
Correio da Bahia: Dilma oferece Exército e manda Ministro da Integração socorrer população
Tribuna da Bahia: Famosos pedem ajuda para vítimas do temporal na Capital
O Globo; Para evitar panelaço, Dilma cancela pronunciamento na TV no dia 1º
Folha de São Paulo: Caixa vai financiar apenas 50% do valor dos imóveis usados
O Estado de São Paulo; TSE quer ouvir delatores em ação sobre cas…

Publicidade