24 novembro 2013

Prefeito que não acabar com lixões pode ficar cinco anos na cadeia

 

O prazo para os prefeitos de todo o Brasil acabarem com os lixões e tomarem outras providências relacionadas à gestão do lixo produzido nos municípios que governam está logo ali.

Por determinação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos (nº 12.305/2010), de autoria do Ministério do Meio Ambiente, os gestores municipais devem elaborar, até 2 de agosto do ano que vem, um plano de gestão integrada dos resíduos sólidos, focado no fim dos lixões e construção de aterros sanitários, além de implantar a coleta seletiva e promover a educação ambiental.

A nova lei prevê ainda aos municípios regulares o setor produtivo quanto ao manejo e disposição final dos resíduos e promover a inclusão social dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. 

Charge deste domingão: ''O grande encontro''


Diário de Pernambuco

Após acesso à Série A, Sport é ovacionado por torcida no desembarque no Recife




Milhares de pessoas foram ao aeroporto na manhã deste domingo (24) para receber os jogadores do Sport, que alcançaram o acesso para a Série A na tarde do sábado, no interior de Minas Gerais, ao vencer o Boa Esporte-MG por 3x2, na penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O mar vermelho e preto pinta as ruas da cidade do Recife.

Após o desembarque no Aeroporto do Recife, os jogadores do Sport, seguidos pela multidão, subiram em carro dos Bombeiros. O comboio seguiu pelas ruas da Imbiribeira, na Zona Sul, passando por Afogados, na Zona Oeste, até a grande festa na Ilha do Retiro.

Desde o início dos pontos corridos, em 2003, este é o terceiro acesso do Leão para a elite do futebol brasileiro. Os anteriores ocorreram nos anos de 2006 e 2011. Antes disso, o clube já havia conquistado um título da Segunda Divisão, em 1990.

Nesta temporada, ainda haverá uma outra grande oportunidade de comemorar com o time. No próximo sábado, o Sport entra em campo para enfrentar o Paysandu, na Ilha do Retiro, pela última rodada da competição.

Fonte: Jornal do Commercio

Animais de estimação terão passaporte brasileiro para viajar

Cães e gatos poderão viajar para o exterior do país munidos de passaporte brasileiro. Apesar de o documento estar relacionado a viagens internacionais, o passaporte também poderá ser usado em viagens nacionais. O passaporte começará a ser expedido em fevereiro de 2014, quando serão completados os 90 dias de prazo para a entrada em vigor da instrução normativa (IN), publicada no Diário Oficial da União da última sexta (22) , que estabelece os requisitos e os procedimentos para a concessão, emissão, validade e legalização do documento.

Para tirar o passaporte do animal de estimação, que não tem custo, o dono deverá entrar em contato com as unidades da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Mapa) em portos, aeroportos, aduanas e postos de fronteira do país e solicitar a emissão do documento, entregue em até 30 dias.

Falta de regulamentação facilita comércio irregular de agrotóxicos

A venda descontrolada de agrotóxicos ganhou na internet um novo canal para driblar a lei, dificultando a fiscalização e ampliando o risco à saúde de consumidores e agricultores.

A novidade agrava um cenário em que uso exagerado dos químicos na lavoura - o consumo cresceu muito acima da área plantada -, contaminação da água e dificuldade de identificar eventuais excessos de veneno nos alimentos que chegam à mesa se combinam para elevar o perigo escondido nos alimentos.

Zero Hora flagrou a venda ilegal de agrotóxicos pela internet. A reportagem negociou a compra e a entrega de três produtos com comercialização e uso proibidos no Estado, apresentando-se como agricultor ou dono de agropecuária em e-mails e ligações telefônicas gravadas. Questionado sobre o risco de a carga de ser apreendida, o vendedor, que se identifica como Mauricio, não mostra receio com a venda ilegal:

Polícia apreende 24 carros roubados usados por índios em Águas Belas

Delegado Nelson Souto, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos

A Polícia Civil de Pernambuco apresentou nesta sexta (22) 24 carros roubados que eram comercializados no município de Águas Belas, no Agreste do Estado, para índios da tribo Fulni-ô. Os carros apreendidos - fabricados nos anos de 2010 e 2012 - eram adulterados e vendidos entre R$ 4 e R$ 6 mil. Cinco pessoas foram detidas após as investigações, iniciadas no mês passado.

Os veículos foram recuperados por policiais da Delegacia de Furtos de Veículos nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, São Paulo e Minas Gerais. O delegado Nelson Souto, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e à frente do caso, afirmou que o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) vai continuar com as investigações "para identificar e prender os autores desses assaltos".

Silvio da Conceição Carneiro Dias, 20 anos, e Nelson Alves dos Santos Neto, 26 anos, foram autuados em flagrante pelos crimes de receptação e adulteração de chassis e placas de carros roubados. A dupla foi encaminhada para o Centro de Triagem e Observação Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.

Fonte: NE 10