quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Petrolândia: Dona Zenilda realiza 11º almoço do dia das crianças no Bairro Nova Esperança


A funcionária pública Zenilda reuniu família e amigas para distribuir 550 quentinhas para as crianças do BNE (Fotos: Assis Ramalho)




Preocupada com as crianças do Bairro Nova Esperança, comunidade reconhecidamente carente da cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a funcionária pública Maria dos Santos, mais conhecida como dona Zenilda, há onze anos distribui almoço às crianças no dia 12 de outubro. A reportagem do Blog de Assis Ramalho registrou a 11ª edição do almoço do Dia das Crianças, nesta quarta-feira (12).

A ação foi realizada na Capela de Santo Expedito, Padroeiro da comunidade. A funcionária pública dona Zenilda, auxiliada pela sua família e amigas, distribuiu quinhentas e cinquenta quentinhas para as crianças que fizeram fila em frente à igreja.

De acordo com a dona de casa Socorro dos Santos, mãe de três filhos, ações como essa são de extrema importância. ''Assim como eu, muitas mães têm dificuldade de alimentar os seus filhos por causa das condições que não são boas. Se todas as pessoas pensassem um pouco nas pessoas carentes, como esse grupo (liderado por dona Zenilda) pensa, o mundo seria diferente, e nós não passava por tantas dificuldades'', disse dona Socorro.


Para Maria Aparecida, mãe de dois filhos, quando se quer tem sempre maneiras de ajudar a quem mais precisa. ''É muito importante a atitude de pessoas como ela (dona Zenilda), que se preocupa com os mais pobres. Muitas pessoas tem a riqueza, são ricos, mas nem se lembram de nós, pobres'', frisou Maria Aparecida, com um dos filhos no braço.


À reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, dona Zenilda disse que, para ela, é uma grande satisfação poder, da maneira que pode, ajudar as pessoas mais carentes.

"Eu não tenho palavras para agradecer a Deus, a Nossa Senhora Aparecida e a quem me ajudou. A alegria de ajudar essas crianças é demais, foi mais um sonho realizado por que eu amo de coração o Bairro Nova Esperança. Moro na Quadra 14, mas tenho um amor muito grande pelo povo desse Bairro", declarou.

Dona Zenilda disse já estar pensando no evento do próximo ano e que o trabalho não lhe cansa.

'Eu dormi hoje e acordei hoje. Fui dormir 1 hora da manhã e acordei 4 horas. Mas isso não me cansa e já estou preparada para fazer de novo, no ano que vem. Hoje foram 550 almoços, mas no próximo ano quero fazer pelo menos 600."

Agradecimento ao Blog pela divulgação.
"Quero agradecer a sua divulgação no Blog, porque ajudou muito. Recebemos muitas doações através de você e quero agradecer a todas as pessoas, todos os comerciantes que me ajudaram, e espero que no ano que vem eles possam ajudar novamente. E os que não ajudaram esse ano, que possam ajudar no próximo ano."

Dona Zenilda fala de seu perfil
''Sou uma simples funcionária pública, ganho um salário mínimo, tenho 9 filhos, e um certo dia, ao receber o PIS/Pasep, eu me deparei que existia gente mais carente do que eu e que precisava de minha ajuda, e então eu resolvi, com aquele dinheiro, fazer um almoço para as crianças carentes do Bairro Nova Esperança. Iniciei em 2005, sozinha, com 150 quentinhas. Continuei fazendo sozinha, mas de um certo tempo pra cá, a partir de 2012, eu comecei a receber colaboração de outras pessoas, inclusive da minha diretora da Escola (Municipal Eudes Gustavo) e colegas de trabalho. Também recebo ajuda de meus vizinhos, minha família, minhas comadres e, agora, de  alguns comerciantes e, se Deus quiser e Nossa Senhora Aparecida, no próximo ano eu quero estar aqui de novo, distribuindo quentinhas para essa criançada que eu adoro. Agradeco a você e espero contar de novo com você. Se Deus quiser, até o próximo ano.

O Blog de Assis Ramalho felicita dona Zenilda e as demais pessoas que se empenharam para realizar esse ato de amor. Também parabenizamos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram com a ação solidário no Bairro Nova Esperança.

Ver todas as fotos > 11º almoço do Dia das Crianças no Bairro Nova Esperança

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Estudantes do Ensino Médio pernambucano apresentam aplicativo para combate ao Aedes aegypti


O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, recebeu na manhã desta quinta-feira (13.10), no gabinete da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi, alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Desembargador Renato Fonseca. O grupo de estudantes do bairro de Jardim Brasil, Olinda, apresentou aplicativo criado para o combate do mosquito Aedes aegypti. A ferramenta poderá ser utilizada pela população para denúncias de foco dos mosquitos, acesso à informação como sintomas das arboviroses, prevenção, mapeamento dos criadouros e também sobre a malformação da microcefalia.

"É uma satisfação enorme receber jovens que estão colaborando com um projeto tão significativo e de grande importância para o Estado. Estão de parabéns, reconheço o trabalho e a secretaria está de portas abertas para agir em conjunto. Já estamos montando uma estrutura informatizada para que os agentes de saúde também sejam incorporados nesse processo e isso será executado ao longo de 2017", disse o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.


Equipe da rede estadual pernambucana é vice-campeã nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica


A Equipe N@noBit, composta por quatro estudantes da Escola Estadual Escritor José de Alencar, localizada em Paulista, conquistou o segundo lugar nacional, na categoria Nível II (Ensino Médio), da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição aconteceu durante toda a manhã desta quarta-feira (12), no piso L3 do shopping RioMar Recife. O grupo, bicampeão estadual, foi o único representante da rede estadual a chegar na competição nacional da OBR. Ano passado, os estudantes ficaram em quarto lugar na mesma competição.

Os estudantes Edyson Acioli, Hugo César Silva, ambos de 17 anos, Marcus Vinicius Souza e João Albuquerque, ambos de 16 anos, trabalharam na montagem e na programação dos robôs Lego há, pelo menos, dois anos. Até a conquista do vice-campeonato nacional, eles concorreram com 48 equipes de todo Brasil, no Nível II, das quais apenas dez se classificaram para a grande final. Ao todo, 90 equipes disputaram a fase nacional da OBR (42 equipes no Nível I e 48 equipes no Nível II).


AABB-Petrolândia promove festa do Dia das Crianças

A AABB-Petrolândia promoveu nesta quarta-feira (12) a tradicional festa em homenagem ao Dia das Crianças. A organização do evento programou diversas atividades recreativas. Durante todo o dia, crianças e adultos divertiram-se com os palhaços, que distribuiram os tradicionais presentes para a garotada.

Cama elástica, piscina de bolinha, pipoqueira, e algodão doce também fizeram parte do agradável dia das crianças.

O presidente da AABB-Petrolândia, Fabiano Carvalho, ressaltou a importância do evento. "Foi um momento de maior aproximação entre os associados. Um dia diferente, que aumentou a freqüência, principalmente das crianças, na AABB", afirmou o presidente. 

O evento foi animado pelo cantor, tecladista e sanfoneiro Kinho dos Teclados.

O Bar e Lanchonete da AABB é administrado por Patrícia.

Ver fotos>AABB-Petrolândia promove festa das crianças

Localizada em ponto privilegiado, na Orla Fluvial da cidade, a AABB-Petrolândia conta com piscinas (adulto e infantil), bar/restaurante, sala de jogos, quadra esportiva, campo de futebol soçaite, área de lazer para crianças e amplo salão para eventos.


Sensor de irrigação monitora a umidade de hortaliças e jardins

Aplicativo estará disponível para tablets e celulares 

Quem tem um jardim em casa, cultiva orgânicos ou uma pequena hortaliça, sabe das vantagens e benefícios que o contato da natureza traz. Além de harmonizar o ambiente e ser uma atividade terapêutica, o contato com o solo fortalece o sistema imunológico.

Entretanto, esse pedacinho de terra requer cuidados especiais para que se mantenha florido, saudável ou dando os frutos esperados e uma das grandes dúvidas que tira o sono dos produtores é sobre irrigação. Em poucas quantidades, pode ressecar a raiz. Em excesso, também pode comprometer a produtividade, apodrecimento da raiz e carência de nutrientes, além disso, o descuido resulta em desperdício.


Tuberculose matou 1,8 milhão de pessoas em 2015, diz OMS

Foto: Agecom BA

A tuberculose continua a ser uma das dez principais causas de morte em todo o mundo e em 2015 pode ter matado 1,8 milhão de pessoas, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade divulgou hoje (13) um relatório com dados sobre a doença em 202 países e territórios, que representam mais de 99% da população mundial e dos casos globais de tuberculose. Apesar de ainda ser uma das principais causas de morte no mundo, o índice de letalidade da doença caiu 22% entre 2000 e 2015.

Segundo o Relatório Global sobre a Tuberculose, 10,4 milhões de novos casos foram registrados no mundo em 2015, dos quais 5,9 milhões (56%) entre homens; 3,5 milhões (34%) entre mulheres e um milhão entre crianças. Do total de casos, 1,2 milhão eram pessoas com o vírus HIV.


Prefeito eleito arrasta árvore por ruas de cidade da PB causando revolta a professores e estudantes


A comemoração da vitória nas eleições 2016 no candidato Ailton Gomes Medeiros (PTB), no município de Nova Palmeira, no Curimataú paraibano, chamou a atenção de internautas. Um vídeo mostra o candidato e eleitores arrastando uma árvore pelas ruas da cidade. As cenas revoltaram estudantes universitários. O candidato disse que árvore já estava arrancada quando foi usada na comemoração.

Nas imagens divulgadas na internet, um trator arrasta a árvore pelas ruas da cidade. O prefeito eleito aparece no vídeo em cima da árvore, usando uma camisa de listras e óculos escuro. O ato revoltou um grupo de professores e estudantes do curso de biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que acionaram o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para apurar a conduta do prefeito eleito neste caso.


Dia Mundial da Alimentação: Leitura correta dos rótulos contribui para alimentação mais equilibrada e com menos sódio

Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro

Para se ter uma alimentação equilibrada, com consumo balanceado de nutrientes, a leitura dos rótulos dos produtos consumidos é essencial. O sódio é um item importante para se ler com atenção, pois o excesso dele no organismo pode ser um dos responsáveis por causar doenças cardiovasculares, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e hipertensão arterial.

O consumo diário de sal recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 5g de sal por dia. No Brasil, essa média é de 12 gramas per capita ao dia, ou seja, mais do que o dobro; e o sal tem 40% de sódio, portanto, em 1g de sal existem 400mg de sódio. É de comum costume do brasileiro adicionar grande quantidade de sal à comida, nota-se que o sal de cozinha é responsável por 71,5% da quantidade de sódio ingerida no Brasil.


Pesquisador da FGV afirma que salário mínimo seria de R$ 400,00 com a PEC 241


Apontada por diversos especialistas e instituições na área da saúde, educação e economia como maléfica para a população, a PEC 241, conhecida como PEC da Maldade, seria a responsável por um salário mínimo 50% menor do que o que vigora hoje no Brasil. O estudo realizado pelo economista Bráulio Borges, pesquisador associado do Departamento de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), comprova que os brasileiros mais carentes serão os mais prejudicados com a implantação dessa proposta.

“Irresponsável. Isto é o mínimo que podemos afirmar sobre a criação da PEC 241 que congela os investimentos durante 20 anos no País. Serão inúmeros os setores afetados com as consequências de uma ação como essa e que vai levar o Brasil a uma recessão muito pior do que a que estamos vivendo hoje”, analisou o líder do PT no Senado, Humberto Costa.


Ação em São Paulo alerta para perigo da trombose

Dia Mundial da Trombose é comemorado em 13 de outubro

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) promoveu hoje (13), em parceria com um laboratório, uma ação no vão-livre do Museu de Arte de São paulo (Masp), na Avenida Paulista, para chamar a atenção e conscientizar as pessoas sobre a enfermidade. O ato marca a passagem do Dia Mundial da Trombose.

Terceira doença cardiovascular mais comum no mundo, a trombose venosa é uma enfermidade grave, caracterizada por inchaço acompanhado de dor e queimação nas pernas, com mudança na cor da pele. Durante a ação no MASP, homens vestidos de trombo distribuíram para a população folhetos com informações sobre a doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, a doença se dá a partir da formação de um coágulo, chamado de trombo, em uma ou mais veias do corpo. O coágulo pode causar bloqueio ou prejudicar o fluxo de sangue na região, o que leva ao aparecimento dos principais sintomas. Caso o coágulo se desprenda e circule pela corrente sanguínea, pode chegar ao pulmão, processo conhecido como embolia pulmonar. A doença pode ainda causar um acidente vascular cerebral (AVC).


Petrolina: Miguel anuncia equipe de transição de governo nesta sexta


O prefeito eleito Miguel Coelho apresenta nesta sexta-feira (14) os integrantes da equipe que coordenará a transição de governo. A reunião ocorre a partir das 11h30 no escritório da Caixa Econômica, no Park Shopping, no bairro Antonio Cassimiro.

Na oportunidade, Miguel falará os detalhes do processo de transição como prazos, local de trabalho da equipe e as prioridades de coleta de informação. "Escolhemos uma equipe qualificada e com perfil técnico para garantir que todos os dados sobre contratos, obras, finanças sejam analisados com eficiência. Esse trabalho é fundamental para que, ao iniciarmos o novo governo, não percamos muito tempo com adaptação da estrutura de gestão", explica Miguel Coelho.



Petrolândia: Agradecimentos do vereador Dedé de França ao povo petrolandense


"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez." Thomas Edison.

E assim eu fiz,tentei mais uma vez e foi com o apoio de 820 petrolandenses que consegui essa vitória. Não posso iniciar qualquer agradecimento sem antes me encurvar e louvar a Deus por todas as maravilhas plantadas e colhidas na minha vida. A caminhada não foi fácil mais conseguimos. E hoje quero agradecer a todos que contribuíram para a nossa vitória.                                    

A família que foi a base de tudo: A minha mãe,meus irmãos, a minha esposa, aos meus filhos, primos(as), cunhados(as), foram a sustentação de tudo. As centenas de amigos aos participantes que acompanhavam a nossa campanha pelas redes sociais, ao grupo do whatsApp "Dedé de França", as lideranças políticas do meu grupo pelo apoio, orientações e lealdade, a minha excelente e dedicada equipe de trabalho, ao candidato a prefeito é aos vereadores pela luta, força e uma campanha leal e transparente, enfim a todos! Em maneira especial, a vocês que somaram aos 820 votos obtidos nas urnas o meu muito obrigado.


Petrolândia: Voluntários realizam festa para Crianças do Bairro Nova Esperança



Um grupo de amigos promoveu nesta quarta-feira (12), no Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, festa em comemoração ao Dia das Crianças para a garotada daquela comunidade.

Dezenas de crianças e adolescentes ganharam a presença de voluntários liderados pelos jovens Erivan Feireira, 'Chumbinho', Rivana e Janeide, junto com família e amigos, que garantiram sorrisos, presentes, música, brincadeiras e muita diversão. Antes, foi realizado um momento de oração com a participação de todas as crianças.

''Agradeço a todas as pessoas que doaram de coração pra fazer nossas crianças felizes. Foi o primeiro ano deste evento. Foi muito gratificante e espero que o ano que vem nós possamos contar novamente com todas as pessoas que nos ajudaram'', disse Rivana, uma das organizadoras do bonito e importante evento.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Rivana


Petrolândia: Pisebem Revestimentos comemora 3 anos e contempla clientes com prêmios


No dia 30 de setembro, deste corrente ano, a Pisebem Revestimentos realizou o sorteio de uma Tv Led 32 Polegada para comemorar o aniversário de 03 anos da Loja. Entre os milhares de cupons, a ganhadora foi Elizabete Espíndola, esposa de Luiz Espíndola.

A gereência da Loja avisa que a promoção  continua, a cada R$ 100 em compras o cliente ganha cupom é concorre aos seguintes prêmios;

DiA 31/10/ 01 tablet
DiA 30/11/  01smartphone
DiA 30/12/  01 moto pop 0km

A Pisebem avisa que está com uma mega promoção de argamassaconferir...
Pisebem revestimentos sempre presente na construção dos seus sonhos...

Pisos, revestimentos, porcelanatos, pastilhas, revestimento HD, em vários tipos e padrões, procure na Pisebem Revestimentos, a Loja especializada na área, onde você também encontra azulejos decorativos, frisos e outras peças para sua embelezar sua obra.

Vai construir ou reformar? Consulte na Pisebem Revestimentos os produtos mais indicados para cada ambiente, de acordo com a finalidade da construção (residência, comercial, industrial, área pública) e aproveite as condições facilitadas de pagamento.

Procure a Pisebem Revestimentos em Petrolândia e Delmiro Gouveia e peça um orçamento sem compromisso.

Pisebem Revestimentos
A loja da sua casa
Em Petrolândia/AL: Av. Manoel Borba, 150-A - Centro (ao lado do Bradesco)
Telefone: (87) 3851-1191
Em Delmiro Gouveia/AL: Rua 13 de Maio, 335 - Centro
Telefone: (82) 3641-2112


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Pisebem Revestimentos



Petrolândia: Leitor denuncia envenamento de gatos na Quadra 03

Gatinho Bolacha (Foto: Roberto Oliveira)

O professor Roberto Oliveira reclama da prática criminosa, muito comum em Petrolândia, de provocar envenamento de animais, geralmente gatos. O professor informa que mais um animal foi vítima da crueldade humana, na Quadra 03, porém não é somente nesse bairro que os animais são mortos impunemente. 

Abaixo, o desabafo do professor:

Assis, continuam envenenando gatos na quadra 03. Ontem (12), mais um gato foi envenenado e nada tem sido feito.

Quem é capaz de envenenar animais é considerado assassino e deve pagar pelo crime praticando, pois quem faz isso também é capaz de envenenar ser humano. Geralmente colocam em algum alimento e jogam nas ruas, fico imaginando se um mendigo passa e come este alimento.

Já não sei o que faço.

Crime de maus tratos


Bandidos fazem ataques a bancos em duas cidades de Pernambuco

Carro foi queimado na entrada de Barreiros para impedir acesso da polícia (Foto: Danilo César/TV Globo)
Lojas também foram alvo da ação dos criminosos em Barreiros (Foto: Danilo César/TV Globo)

Bandidos realizaram ataques a bancos em série, na madrugada desta quinta-feira (13), em Barreiros na Zona da Mata Sul de Pernambuco, distante 102 quilômetros do Recife. Também houve ação criminosa no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana.

De acordo com informações repassadas pelo comando do 10º Batalhão da Polícia Militar, emBarreiros, os assaltantes explodiram caixas eletrônicos do Bradesco e da Caixa Econômica Federal (CEF), na área central da cidade. Também efetuaram vários disparos de armas de grosso calibre e arrombaram lojas.

O ataque começou por volta das 3h. Cerca de 30 homens, de acordo com a PM, chegaram à cidade em vários carros. Primeiro, investiram contra as agências bancárias. Depois, invadiram lojas de empresas de telefonia móvel e de cosméticos.

De acordo com testemunhas, a cidade vivenciou momentos de terror e muitos tiros foram disparados. A PM informou que havia a suspeita de ação contra o Banco do Brasil. Esse crime, no entanto, não ocorreu.


Kaio Maniçoba propõe criação de Frente Parlamentar em Defesa da Vaquejada


O deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB) está buscando meios para que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da inconstitucionalidade da vaquejada seja revista. Na última terça-feira (11), assinou documento que vai permitir a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Vaquejada como Evento Desportivo e Cultural.

O parlamentar explica que o principal objetivo desta Frente Parlamentar será a regulamentação, por meio de Lei Federal, da vaquejada, em todo o território nacional. “É importante lembrar, que este esporte existe há mais de 100 anos em nosso país. Além disso, tem sido fonte de manutenção de 120 mil empregos diretos e 600 mil empregos indiretos, o que consideravelmente ajuda a movimentar a economia brasileira com o aporte de 600 milhões de reais/ano”, enfatiza.

Maniçoba se sente confiante que por meio desta Frente Parlamentar, em breve, estados brasileiros poderão retornar com a tradicional prática da vaquejada.

Assessoria de Imprensa Deputado Federal Kaio Maniçoba
Foto: Divulgação



Prêmio Nobel de Literatura é concedido ao cantor Bob Dylan


O prêmio Nobel de Literatura 2016 foi atribuído a Bob Dylan, por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana, anunciou hoje (13) a Academia Sueca.

Bob Dylan é o nome artístico de Robert Allen Zimmerman, nascido em 24 de maio de 1941 - compositor, cantor, pintor, ator e escritor norte-americano.

Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961.


Estudante pernambucana tem 3ª melhor redação do país em concurso do Senado

No Senado, Humberto Costa comemorou feito da jovem pernambucana (Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado)

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), comemorou a posição alcançada pela aluna Acsa Mendes de Albuquerque, da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra, de Macaparana, na Mata Norte do Estado, no 9º Concurso de Redação do Senado Federal.

Com o texto “Garantir o acesso à prática esportiva é promover a cidadania”, ela ficou em 3º lugar entre as mais de 113 mil redações produzidas por estudantes de todo o país. O tema deste ano foi “Esporte: educação e inclusão” e 27 alunos, um de cada unidade da Federação, foram selecionados para atuar como jovens senadores em Brasília entre 28 de novembro e 3 de dezembro.


Bancos suspendem crédito a aposentados por invalidez


O esforço do governo para estancar o déficit da Previdência está trazendo consequências negativas para a oferta de crédito, já bastante restrita no país. Alguns bancos de médio porte, com forte atuação no segmento de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas, começaram a suspender esse tipo de financiamento a clientes com menos de 60 anos que estão aposentados por invalidez.

Isso porque 1,1 milhão desses benefícios, concedidos há mais de dois anos, estão sendo revisados, e quem for considerado apto a voltar ao mercado de trabalho ou não comparecer à perícia perderá a aposentadoria, segundo informou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).